Results for ' Platão, República'

1000+ found
Order:
  1.  14
    A república de Platão,impondo a pauta da discussão política.Gonzalo Armijos Palacios - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):39-60.
    Neste artigo procuro mostrar o alcance de vários e fundamentais lampejos da República de Platão.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Platão ea poesia na República.Maria da Penha Villela-Petit - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):51-71.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  18
    Platão e a poesia na República.Maria Penha Villela-Petidat - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):51-71.
  4. A pólis ideal da república de platão E a constituição de esparta.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):21-27.
    Como sabemos, a República de Platão tem como um dos pontos cardinais a busca pela Justiça. Os temas abordados ao longo do diálogo convergem para o desejo do ateniense de construir uma cidade calcada no modelo que ele considera justo. Platão encontra inspiração para seu conteúdo político na Cosntituição de Esparta, formulada pelo legendário legislador Licurgo no século IX a.C.. As semelhanças entre a obra platônica e o conjunto de leis espartanas tornam-se inevitáveis se cotejarmos ambos os textos. A (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Averróis exposição da república de.platão.Luis Alberto De Boni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):693-702.
    A intenção deste tratado é a exposição das doutrinas científicas atribuídas a Platão e contidas na República, prescindindo da argumentação dialética. Queremos ser muito concisos para assim poder falar sucintamente de todo ele. Sem embargo, e em razão do bom andamento expositivo, cremos que era necessário um prefácio introdutório, no qual o objeto de estudo se apresentasse na ordem devida, já que Platão escreveu este livro somente depois de haver concluído outros escritos acerca desta ciência. Também indicaremos, sempre que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    O sentido do termo eleuthería, similarmente a muitos outros conceitos na obra de Platão, não é unívoco. Mesmo se nos restringirmos ao diálogo República, encontraremos nele uma ampla gama de concepções que vão desde a acepção popular de ‘dizer e fazer o que se quer’, até a significação, mais propriamente filosófica do termo; vale dizer também daquela que envolve uma dimensão psicológica e moral, na qual o homem deve buscar agir de acordo consigo mesmo. Esta atividade ética, que Platão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Recensão a: Platão-«A República». Livros I, II e III.Américo da Costa Ramalho - 1966 - Humanitas 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Notas preliminares sobre o conceito de justiça no Livro I da República de Platão.Fernando Dala Santa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):433-445.
    This article aims to analyze the discussion of justice in Book I of Plato's Republic. At first, it should be noted that the way Book I is built makes it very close to the Platonic dialogues of the youth, the controversy remaining in relation to its writing as an independent text or preface deliberately elaborated. In Book I Plato maps the common meanings of justice and deconstructs them in an intellectual path that responds to the traditional notions of morality and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    A Forma da Cama na República de Platão.Luca Pitteloud - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:51-58.
    A principal tese que pretendo defender aqui é que, apesar de a Forma da Cama, na discussão da República, ser considerada inteligível, não é intenção de Platão incluir Formas de objetos artificiais em sua hipótese metafísica. A consideração do contexto permite entender por que a Forma da Cama é necessária para a argumentação do livro X, ainda que, como tal, não se deva assumir como parte da família das Formas. Em vez disso, sugiro que a crítica das artes imitativas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  23
    Educação E persuasão na república de platão.Guilherme Domingues da Motta & Alexandre Schimel - 2014 - Synesis 6 (1):128-141.
    Ao longo da descrição da paideía pela mousik é e gymnastik é proposta por Sócrates na República , mais de uma vez foi considerado que ela concorre para a persuasão dos homens sobre certas crenças que eles deveriam ter. Porém, mais do que as referências explícitas às relações entre poesia e persuasão, o que se deve de ter em vista é que a poesia dirigida aos que são educados na cidade é moldada pelo conhecimento que Sócrates demonstra ter dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Arte e educação ético-política e religiosa na república de Platão.Jayme Paviani - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):70-81.
    Platão, na República, condena a arte. Essa condenação, inicialmente, é de natureza pedagógica e moral e não estética, no sentido moderno da teoria estética e, em segundo lugar, por motivos metafísicos. No contexto de uma reforma ético-política e de uma reforma educacional, podemos nos indagar se os argumentos de Platão atingiriam hoje a poesia de Fernando Pessoa e a pintura de Pablo Picasso. As acusações contra a arte fundam-se em dois tipos de argumentos. Nos livros II e III, Platão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Educação, costumes e leis como bases para a promoção das virtudes cívicas no Protágoras e na República.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-112.
    No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das virtudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República mostrará (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  14
    O acordo legal justo proposto no livro II da "república" de platão.Diogo Norberto Mesti - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):45-64.
    RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a justificativa para o contrato no início da história do pensamento político grego, tendo em vista o estatuto do acordo no livro II da "República" de Platão. Pretendese avaliar como Glaucon apresenta o contratualismo da maioria das pessoas como um desdobramento da tese de Trasímaco de que o justo é o vantajoso para o mais forte e em conexão com os valores que levam as pessoas a admitirem a necessidade do contrato em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    Considerações sobre a psyché no livro VII da república de platão: O phronesai do logístico.Rachel Gazolla - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):677-688.
    Este artigo trata da importância dophronésai como uminstrumento da alma que se estrutura enquantoponto de intersecção da dialética ascendente eda descendente. Para a educação do filósofodialético, tanto a contemplação noética quanto oconhecimento para a melhor atuação dos homensna vida em comum são expostos por Platão desdeo livro IN, ao apresentar os homens que têmphrónimos. O tema é aprofundado no livro VII, naexposição do movimento específico de um órga-non do logístico, o phronésai.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A duplicidade na educação da areté em "A República" e em "Protágoras" de Platão.Barreira Marcelo - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):320-341.
    O artigo compara duas propostas de educação da areté nos textos de Platão: o “mito de Prometeu” no Protágoras e o “mito da caverna” no Livro VII de A República. Isso se deve à ambiguidade do termo areté, que pode ser virtude moral ou competência. Esse debate se traduziu, acompanhando a terminologia de Francis Wolff, numa abordagem complementar da “verdade jurídica” defendida pelo personagem de Protágoras em contexto democrático, com a “competência técnica” do personagem Sócrates, na segunda perspectiva. Debate (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Sobre a educação do filósofo-rei e o argumento central da República de Platão/On the education of the philosopher-king and the central argumentoOf Plato’s Republic.Henrique Gonçalves de Paula - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):136.
    Neste artigo pretendemos demonstrar como o argumento central da República de Platão que institui o filósofo como o indivíduo virtuoso por excelência e chefe político da cidade justa pode ser lido de modo a evitar a crítica de recentes estudiosos da obra que pretendem que a caracterização geral da educação filosófica descrita no plano pedagógico da República é incapaz de fornecer ao filósofo o elemento indispensável ao seu alto posto moral e político: a sabedoria prática para dirigir sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  38
    Averróis e a República de Platão.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3):104-116.
    About the Republic is the only commentary left by Averroes, the Commentator, so called on behalf of his commentaries on Aristotle’s work. Although the original in Arabic is lost, there is a medieval version in Hebrew and two later translations in Latin from the Hebrew version. Averroes’ Commentary on the ‘Republic’ – divided in three Books – can be considered an original work as only 1/3 of it corresponds to the platonic treatise. Averroes presents in it aristotelic concepts drawn from (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    A consistência das teses de Trasímaco sobre a justiça no livro I da República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03001.
    A discussão entre Trasímaco e Sócrates no Livro I da República de Platão dá vigor à questão da justiça iniciada com Céfalo. Trasímaco é um personagem importante da obra, pois vai relacionar a justiça ao governo da cidade. Isso faz com que a justiça saia da esfera individual e entre na esfera pública. Em nosso artigo, pretendemos verificar as teses de Trasímaco sobre a justiça e se estas são consistentes entre si. O problema da consistência das teses é antigo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Aproximações à ideia de bem em A República de Platão.Jayme Paviani - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):2-11.
    O texto apresenta de algumas características básicas da ideia de bem em A República, com algumas referências gerais a outros diálogos, a partir da leitura do texto platônico e de algumas contribuições de comentadores, tendo em vista a presença dessa ideia na filosofia e na ética de Platão. Palavras-chave: Platão. Bem. Virtude. Justiça.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  25
    Nova interpretação da passagem 359d da República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):29-39.
    Gyges was the first tyrant reigning in Lydia by the Mermenadae's around the seventh century BC. He was also the first great barbarian whom the Greeks made contact to. His complex character has made the development of several stories about him, and the most famous was the one which tells how he came to power. His glory traveled the Greek world and influenced the lyric poetry of his age. Thereafter, history, philosophy and rhetoric were likely influenced, mostly about his power (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Nova interpretação da passagem 359d da República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):29-39.
    Gyges was the first tyrant reigning in Lydia by the Mermenadae's around the seventh century BC. He was also the first great barbarian whom the Greeks made contact to. His complex character has made the development of several stories about him, and the most famous was the one which tells how he came to power. His glory traveled the Greek world and influenced the lyric poetry of his age. Thereafter, history, philosophy and rhetoric were likely influenced, mostly about his power (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    A natureza dos números na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Jr - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):459-471.
  23.  9
    Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Junior - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:27-36.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A presença e a ausência do costume na moralidade: uma leitura da Antígona de Sóflocles e da República de Platão a partir de Nietzsche.Vânia Dutra de Azeredo - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):275-302.
    Resumo: Neste artigo, partindo do conceito nietzschiano de eticidade do costume, apresentaremos duas visões de ética na antiguidade grega, quais sejam, a que prescreve o respeito à tradição, em que vige a incondicionalidade da obediência e a que se segue e suplanta a anterior mediante a transposição do valor ao plano imaginário. Surge, então, a incondicionalidade da norma.: In this article, starting from the Nietzschean concept of custom ethics, we will present two visions of ethics in the Greek antiquity, which (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  41
    A analogia entre cidade e alma na república de Platão: uma discussão com leo Strauss.Guilherme Domingues da Motta - 2010 - Synesis 2 (1):48-71.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    O Problema da Classificação dos Bens na República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Journal of Ancient Philosophy 14 (2):99-129.
    Plato’s division of goods performed by Glaucon in the Republic involves three kinds of goods: the first kind would be desirable for their own sake; the second, desirable in themselves and in their consequences, and the third kind, only desirable in their consequences. The problem to understand it is thus presented: in which of these kinds is justice observed, and which one provides happiness to men. According to Socrates, justice should be placed on the second kind of good if men (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    A vida justa e a invisibilidade do filósofo na República de Platão.Carlos Luciano Silva Coutinho - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    De Platão a Rubem Alves: Eros na educação contempor'nea.Luiza de Freitas Nunes - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):101.
    O amor é um tema presente nas mais diversas obras platônicas, das quais constitui grande referência: Fedro, Lísis, República e, o mais importante e especialmente dedicado ao tema, Banquete. Para Platão, o amor é a base da educação. O mesmo dirá Rubem Alves na contemporaneidade. Interessa-nos, então, entender esse amor platônico que leva o nome de Eros - a partir, sobretudo, das obras Banquete e Fedro - e apontar, seguindo o caminho da pedagogia rubemsiana, sua importância como instrumento e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Heidegger e Platão.Ernildo Stein - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):23-30.
    O artigo pretende explorar, em traços amplos, o papel que representou para Heidegger e leitura de Platão. O filósofo abordou obras centrais de Platão em duas perspectivas: de um lado, é tentada uma leitura surpreendente a partir de Aristóteles, o que passa a revelar um ângulo inusitado e muito produtivo para a obra de Heidegger. De outro lado, este recorre a Platão para uma interpretação diacrônica de toda a metafísica ocidental. Temos, assim, o autor da República situado nas origens (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A forma da cama na república de platão.Luca Jean Pitteloud - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. A atualidade dos mitos presentes na obra de Platão.Izabela Aquino Bocayuva - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:115-120.
    Platão elabora uma censura aos mitos tradicionais em sua obra capital A República . Isso é necessário exatamente porque segundo seu modo de pensar esses mitos podem proporcionar consequências nefastas na educação dos jovens gregos que não têm ainda discernimento para entrar em contato com a maneira em que neles é exposto o comportamento de deuses e heróis. Quer dizer que o mito, secular, continua sempre atuando atualmente. Isso não acontece apenas no caso de Homero. Os mitos que o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  10
    A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):943-957.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Platão: crítica e censura a poesia.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Eliete da Silva Cruz - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):37-55.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a questão sobre a natureza da arte, em específico da poesia trágica, seus efeitos sobre os indivíduos e a censura da poesia, segundo a concepção de Platão na obra República, especificamente nos livros II, III e X. Na República, Platão ao censurar, condenar e rejeitar a poesia como um instrumento para a formação dos indivíduos, vai de encontro ao modelo tradicional grego de educação. Sua crítica adentra na tradição de seu povo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):01-20.
    A filosofia política que se desenvolveu no mundo islâmico, entre os séculos IX e XII, apropriou-se de conceitos da filosofia grega, principalmente de Platão e de Aristóteles. A República e as Leis, de Platão, e a Ética Nicomaqueia, de Aristóteles, foram os textos que fundamentaram as concepções políticas dos filósofos de expres são árabe , desde as virtudes a serem buscadas individualmente até a ideia do melhor regime político. Com base nos textos gregos traduzidos para o árabe, esses filósofos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Tópicos de Filosofia Política em Platão: um enfoque contemporâneo.Carlos Carvalhar - 2023 - Dissertation, Ufba
    Esta é uma tese que segue a trilha indicada por Mario Vegetti, ao compreender a figura do Platão político em relação às questões ideológicas que incidem na interpretação do próprio texto platônico, utilizando principalmente três diálogos, a República, as Leis e o Político. Devido a essa chave crítica, a primeira parte faz um breve levantamento dos principais argumentos criticados desde a Antiguidade, da comédia de Aristófanes e a refutação de Aristóteles até o neoplatonismo e o período Bizantino, mas saltando (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A crítica ética ao realismo estético em Platão.Carlos Carvalhar - 2022 - Revista Dissertatio de Filosofia 1 (56):213-241.
    Defende-se que, em Platão, haveria um ataque ao estilo de arte realista, uma novidade à época. Será apresentada uma definição do que seria esse realismo, apresentando exemplos da arte visual, mas também, brevemente, da poesia. Será destacada a comunhão de áreas filosóficas na crítica platônica, pois não só a estética, como a epistemologia, a ontologia e a ética estão presentes no ideário que define a arte como um simulacro do real. Será abordada a questão da mímēsis e a diferença de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    As tékhnai na República.Jean Farias - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):160-194.
    Na República Platão assume que a τέκνη é um fator fundamental para agregar as pessoas dentro de uma vida em comum e organiza as relações de modo que a cidade tenha o melhor sistema político possível, onde cada um exerce o ἒργον que lhe cabe. Para tanto o filósofo defende que a função exercida por cada membro da pólis esteja de acordo com a sua natureza. É a partir dessa premissa que se torna importante verificar dentro do texto platônico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
    Quando Platão trata das “afecções e as formas que ela [a alma] tem na vida humana”, ele a descreve segundo um esquema tripartite, tal como aparece também na exposição dos seus gêneros na República. No Timeu, ao tomar a via mais longa para expor a natureza da alma, Platão apresenta a Ideia da alma cósmica como uma mistura de três Ideias intermediárias procedentes de um princípio bipolar. Assim como na alma do mundo, também a alma humana possui uma estrutura (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  13
    Mímesis em república III : Uma flutuação semântica de vocabulário.Roberto Bolzani - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (2):245-265.
    Este texto procura analisar uma passagem do terceiro livro de A República de Platão, que trata dos tipos de poesia e de elocução. Observa-se certa variação de emprego do vocabulário associado à ideia de imitação que parece conduzir a algumas dificuldades de entendimento do sentido e dos objetivos da doutrina. A seguir, a análise tenta propor uma forma de explicar e solucionar o que parece ser uma espécie de flutuação semântica desse vocabulário, com base em teses já estabelecidas anteriormente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    O “platonismo” matemático de Platão.Rodrigo Ferreira - 2023 - Griot 23 (3):1-10.
    Diversos filósofos e matemáticos contemporâneos admitem que existe uma vertente da filosofia matemática denominada “Platonismo”, segundo a qual, em síntese, os entes matemáticos – números, pontos, retas, planos, _etc_. – são coisas que existem no mundo independentemente de nós. Na literatura especializada é recorrente a compreensão de que essa tese filosófica tem origem na teoria das formas de Platão. Entretanto, a assertiva de que os entes matemáticos existem em si mesmos não é encontrada na filosofia desse filósofo ateniense, observada a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Composição dramática e maiêutica no Teeteto de Platão.Dennys Garcia Xavier - 2007 - Princípios 14 (21):175-194.
    Neste artigo, submetendo a breve análise a digressáo sobre a maiêutica “socrática”, tentamos demonstrar em que medida a escolha dos personagens do Teeteto de Platáo determina a natureza do debate desenvolvido ali. Inspirados pelo critério hermenêutico da escola de Tübingen-Miláo , julgamos que a recomposiçáo dos perfis dramático-biográficos daqueles personagens, em plena harmonia com a teoria do escrito-jogo de Platáo apresentada na parte conclusiva do Fedro e completada, em seu aspecto dramático-compositivo pelo livro III da República , seja elemento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Sonhos tir'nicos e uma poção mágica para as opressões na cabeça de Cármides no diálogo (homônimo) de Platão.Bianca Vilhena Campinho Pereira - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):134-148.
    Sabendo que Cármides sofria com dores na cabeça pela manhã, Sócrates se oferece para curar a enfermidade do jovem e, em busca do fármaco para o tratamento, conta que, enquanto esteve em Potideia, recebera o ensinamento de certas práticas mágicas de um discípulo de Zalmoxis. Possíveis causas para as opressões na cabeça de Cármides já foram aventadas, como, por exemplo, a ressaca da embriaguez e a própria intemperança, objeto de análise do diálogo. O nosso propósito neste artigo é, além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Notas sobre a metafórica da pintura na República VI e X.Loraine Oliveira - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:121-134.
    Este trabalho tece algumas considerações concernentes a metáforas pictóricas na República de Platão, especialmente nos livros VI e X. Na primeira parte, se estabelece o conceito de metafórica da pintura, a fim de propor uma metodologia de abordagem das metáforas propriamente ditas. Na segunda parta, situa-se a aparição do pintor na cidade ideal, a fim de mostrar um caso em que a pintura tem um uso imagético, mas que não é metafórico. Na terceira, analisa-se a metafórica da pintura no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  44.  5
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Ciência inspirada E inspiração científica: Platão Pensa a poesia no íon.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):89-94.
    O presente artigo pretende uma reflexão acerca da relação entre filosofia platônica e poesia no século V a.C.. Mesmo que Platão tenha como objetivo banir as manifestações poéticas da pólis utópica, cuja teoria descreve magistralmente na República, o filósofo ateniense sabe da força que este tipo de representação ainda possui na formação do homem grego. No diálogo Íon, objeto deste estudo, percebemos a tentativa estratégica de Platão de desqualificar a poesia em nome do conhecimento. Para o cidadão ateniense de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    O Mito da Caverna de Platão e a Indústria da Beleza: Diagnóstico de Intervenção Em Sala de Aula.Antônia Carla Victor de Paiva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):123-132.
    Este artigo tem como objetivo abordar uma intervenção realizada nas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Ipu-Ceará no ano de 2018, na disciplina de filosofia, com o tema ''Mito da caverna de Platão''. Assim, foram feitas leituras em sala de aula de alguns trechos do livro A República de Platão que aborda o tema, juntamente com o livro didático Filosofando: Introdução à filosofia das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O mundo como arquétipo e como sombra: sobre a assimilação de Schopenhauer da teoria das ideias de Platão.Guilherme Marconi Germer - 2019 - Sofia 7 (2):128-160.
    Nos propomos nesse artigo a contribuir à apreciação da assimilação de Schopenhauer da teoria das Ideias de Platão, por meio da comparação da interpretação schopenhaueriana dessa doutrina com sua exposição platônica. Para tanto, partiremos do roteiro de leitura da teoria das Ideias de Platão recomendado por Schopenhauer em suas preleções na Universidade de Berlim, e que destaca trechos de Filebo, A República e O Banquete. Após sua análise, defenderemos que Schopenhauer assume e ressignifica a distinção platônica entre o mundo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Como devemos viver? Duas formulações do tema a partir do livro I da “república”.Olímpio Pimenta - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):651-669.
    RESUMO Tendo o Livro I da “República” de Platão como seu horizonte de referência, este artigo pretende, enquanto apresenta sumariamente as posições defendidas por Sócrates e Trasímaco sobre a justiça, examinar suas principais implicações para nós, no sentido de estabelecer algumas pistas sobre como responder à pergunta feita em seu título, a saber, “como devemos viver?”. ABSTRACT Having Book I of Plato's "Republic" as its reference horizon, this paper intends, while briefly presenting the positions on justice, as held by (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  40
    A visão sensível como imagem da visão dos inteligíveis.Alice Bitencourt Haddad - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):3-20.
    O artigo pretende explicitar em que consiste a visão (ópsis) na República de Platão, usada pelo filósofo como imagem que ajudaria a fazer compreender o que ele entende por conhecimento de Ideias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O que é metafísica.Jaimir Conte & Oscar Federico Bauchwitz - 2011 - Natal, RN, Brasil: Editora da UFRN.
    Atas do III Colóquio Internacional de Metafísica. [ISBN 978-85-7273-730-2]. Sumário: 1. Prazer, desejo e amor-paixão no texto de Lucrécio, por Antonio Júlio Garcia Freire; 2. Anaximandro: física, metafísica e direito, por Celso Martins Azar Filho; 3. Carta a Guimarães Rosa, por Cícero Cunha Bezerra; 4. Ante ens, non ens: La primacía de La negación em El neoplatonismo medievel, por Claudia D’Amico; 5. Metafísica e neoplatonismo, por David G. Santos; 6. Movimento e tempo no pensamento de Epicuro, por Everton da Silva (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000