Results for ' ficção'

118 found
Order:
  1.  8
    Autópsia de um Mar de ruínas.A. Ficção Na Senda da Historia - 2004 - História 1:221-230.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion).Júlio Cézar Adam - 2012 - Horizonte 10 (26):552-565.
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion). DOI - 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p552 Este artigo tem como objetivo refletir sobre a chamada religião vivida como uma forma de repensar o papel da teologia e das ciências da religião na contemporaneidade. O estudo da religião vivida será investigado na (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    A ficção literária na perspetiva da indentidade narrativa em Paul Ricœur.Fernanda Henriques - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (12).
    O presente texto vai abordar a questão da identidade narrativa de Paul Ricoeur, no sentido de mostrar que ela concretiza a ideia de vulnerabilidade própria do pensamento ricoeuriano e que a sua relação constitutiva com a ficção literária é uma das expressões dessa vulnerabilidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Ficção em Tempos de Pandemia: uma análise de "Um Diário do Ano da Peste" de Daniel Defoe.Italo Lins Lemos - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e13.
    Analisarei o romance Um Diário do Ano da Peste de Daniel Defoe como sendo um experimento mental que nos fornece prescrições consistentes sobre como agir em tempos de pandemia. Para mostrar que obras de ficção não possuem apenas valor estético, mas também um caráter cognitivo, defenderei o cognitivismo crítico e sustentarei desse modo que os ganhos cognitivos que temos a partir de uma obra de ficção acontecem em uma reflexão posterior à experiência imediata com a obra. Em seguida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    A ficção científica: o enunciador hiperperceptivo e a viagem do ponto de vista na referenciação.Stener Carvalho Fernandes Barbosa - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61037p.
    ABSTRACT Science fiction is a literary genre that has spread around the world due, among other reasons, to its popularity; narratives contain exotic characters and fantastic intrigue. It is considered by the circle of scholars and critics, however, a “minor” literature; for discourse linguists, its aesthetic attributes remain in the background. The theory of points of view (POV), for example, can contribute to a better assessment of the genre. This article aims to study this literary genre via enunciation. First, we (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A ficçao de Joao Aguiar: A alquimiz de uma escrita múltipla.Ana Paula Arnaut - 1997 - Humanitas 49:283-306.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Dialogismo e barroquismo na ficção latino-americana no século XX.João Carlos de Carvalho - 2016 - Bakhtiniana 11 (3):40-58.
    RESUMO A partir dos estudos e reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a origem e o desenvolvimento da prosa e do romance no Ocidente, este artigo intenta pensar a sua particularidade em torno das grandes produções literárias de ficção na América Latina, no século XX. Trabalhando basicamente com os conceitos de dialogismo e barroquismo, o artigo investiga, em fragmentos selecionados, aquelas que seriam algumas das principais marcas deixadas desse grande embate com as nossas marcas de fundação.ABSTRACT From Mikhail Bakhtin's studies (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Ficção Como Signo-Cesta.Lethícia Pinheiro Angelim - 2023 - Cognitio 24 (1):e61888.
    O experimento mental como recurso filosófico não é raro ou mesmo recente – podemos pensar no gato de Schrödinger ou na alegoria platônica da caverna. Porém, é incomum que textos ancorados na Filosofia se proponham a analisar objetos ou debater propostas da literatura de ficção, e em especial, da ficção científica. Apressadamente tomada, a relação levantaria um descompasso entre a preocupação filosófica com realidade e verdade e a libertária licença poética da ficção. É como se imaginação filosófica e imaginação criativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Ficção e metafísica.Italo Lins Lemos - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39851.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    'Bacurau': ficção 'weird' e estética aceleracionista de expurgo colonial | 'Bacurau': weird fiction and accelerationist aesthetics of colonial purge.Luise Malmaceda - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):194-218.
    ResumoNeste artigo, são analisados filme e roteiro de Bacurau (2019), dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Compreende-se a obra sob a perspectiva da ficção weird pela conjunção entre os elementos de futuridade da narrativa e os conflitos sociais do interior do Brasil, circunscritos a uma realidade histórica. Misturando gêneros cinematográficos em um filme que vai do cangaço ao gore, Bacurau nos coloca frente a uma distopia sobre a proliferação de tecnologias de vigilância e controle e, sobretudo, sobre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Ursa menor: notas sobre ficção científica e fantasia.Marco Antonio Valentim - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    Esse artigo parte da arte, da ficção científica e da literatura fantástica para propor uma outra cosmopolítica, divergente daquela que sustentaria, simultaneamente, realismo literário e etnocentrismo ocidental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Hermenêutica da Narrativa de Ficção: a Intriga como mediação do sentido/Fictional narrative hermeneutics: The plot as mediation of meaning.José Vanderlei Carneiro - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):72.
    O conceito de intriga que tratamos neste artigo estar fundamentado numa epistemologia hermenêutica narratológica, que compreende a literatura disponível nos estudos contemporâneos, na qual se encontram as ciências da linguagem, tais como, filosofia da linguagem, linguística textual e hermenêutica de texto, que abordam os estudos da narrativa de ficção como estratégia de mediação do sentido do texto literário. Observaremos o que é específico de uma narrativa, no que diz respeito a sua ordem de composição como também sua efetivação pragmática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Desfamiliarização e ficção científica: Uma abordagem de base schrödingeriana à construção do objeto literário.Caroline Elisa Murr - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):35-64.
    Resumo O presente artigo aborda a construção dos objetos literários na experiência humana, com base nas ideias de Schrödinger sobre a construção da realidade, publicadas entre 1928 e 1964. Sugere-se relacionar a construção de tais objetos aos processos de resgate de invariantes e de construção de objetos científicos, na abordagem schrödingeriana. No entanto, nota-se que essa abordagem não é suficiente para explicar certos casos. Assim, propõe-se adicionar a conceituação de desfamiliarização, concebida por Shklovsky, em 1917, e revisitada por Banes, em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    Do arquétipo à ficção: a ambivalência da ideia em João de Salisbury.Cristophe Grellard - 2010 - Discurso 40 (40):45-70.
    Do arquétipo à ficção: a ambivalência da ideia em João de Salisbury.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Verdade E ficção em textos utópicos.Bento Itamar Borges - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  28
    A lógica da ficção no "tratado" de Hume.Pedro Jonas de Almeida - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):455-469.
    RESUMO No Livro I, parte IV, do "Tratado da natureza humana", Hume desenvolve aquilo que vamos chamar de lógica da ficção. Não se trata de um simples erro da imaginação enquanto fantasia, mas de uma propensão a criar ideias, entidades e objetos a partir das percepções presentes na mente. O que resulta daí é um sentido rico e novo de ficção que permite a Hume desenvolver uma história natural da filosofia, descrevendo a gênese inevitável de conceitos metafísicos. Partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Zumbis: a ficção do Antropoceno.Stefany Sohn Stettler - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Este trabalho busca relacionar a imagem do zumbi como Antropocênica. Para isto, é abordado o conceito de Antropoceno, definido como o período atual no qual processos e condições geológicas são impactados por atividades humanas. Também, insere-se a figura do zumbi, uma espécie de morto-vivo que retorna à vida por alguma causa sobrenatural ou científica. Por fim, traz-se o conceito de débito de extinção, que acontece quando um habitat natural é modificado ao ponto de não mais comportar a manutenção da vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial eo trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte, São Paulo: Ed. UFMG.Idelber Avelar - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  8
    Metafísica, sonhos e ficção. Kant e os espectros.Walter Menon - 2023 - Discurso 53 (2):60-83.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e seances (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Book Trailers: ficção, autorismo e narrativa transmídia na indústria do audiovisual.Luiza Lusvarghi - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    RANCIÈRE, J. As margens da ficção. Tradução de Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:207-212.
    Publicado originalmente em 2017, As margens da ficção reúne textos criteriosamente selecionados e ordenados a dar ao livro uma unidade sólida construída em torno de um projeto central, ampliar o projeto iniciado por Jacques Rancière em A palavra muda. Ensaio sobre as contradições da literatura (1998) e A política da literatura (2007), de uma poética da ficção moderna. Como tal, constitui uma possível introdução ao conjunto maior da vertente estética de sua obra. A noção de poética é tomada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    A Quixote mulher - ficção e filosofia.Lívia Guimarães - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):104-116.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A Quixote mulher - ficção e filosofia.Lívia Guimarães - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):104-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    A vida como ficção.Annatereza Fabris - 1976 - Discurso 7 (7):183-185.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Antiga Musa (arqueología da ficção).María del Pilar Fernández Deagustini - 2010 - Synthesis (la Plata) 17:113-116.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Hannah Arendt e a ficção científica.Edgar Lyra - 2010 - O Que Nos Faz Pensar:97-122.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    Reconfigurações da utopia na ficção pós-moderna.Lourdes Câncio Martins - 2004 - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia 1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Incursões no mundo da continuidade: leitura da ficção arcaizante de Midsommar a partir de Bataille.Paulo Augusto de Souza Nogueira & Giovanni Felipe Catenaci - forthcoming - Horizonte:206106-206106.
    Este artigo propõe uma interpretação do filme Midsommar, do diretor estadunidense Ari Aster, que supostamente recria no seu enredo rituais arcaicos nórdicos (Hårga), com cenas de sacrifício, magia e cópula sagrada. Entendemos que o filme, ao contrário da crítica que o considera como pertencendo ao gênero terror, propõe uma ficção arcaizante para questionar o vazio e ausência de sentido das relações contemporâneas. Recorremos aos conceitos de Georges Bataille, _continuidade_ e _descontinuidade_, para provocar uma reflexão sobre essa relação do ser (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    A naturalização da fenomenologia como proposta de solução do paradoxo da ficção.Gustavo Luiz Pozza - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):71-81.
    Partindo do preceito que emoções precisam ser direcionadas a objetos reais, ou ao menos que se acredite serem reais, o paradoxo da ficção aponta a irracionalidade de emoções provindas de narrativas ficcionais. Visto que metodologias diferentes encontram esse dilema e têm se ocupado de sua solução desde sua identificação, uma possibilidade de resolução seria a de associar descobertas e teorias de diferentes correntes na busca por uma solução mais completa do problema. Pela proposta de naturalização da fenomenologia como auxílio (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Este não é um filme de ficção: notas sobre o som em falsos documentários de horror.Rodrigo Carreiro - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Crônica e história: realidade e ficção no discurso jornalístico.Regma Maria dos Santos - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  17
    A Mulher Lésbica e o Habitar Em Risco Na Ficção Pós-Pandemia de “a Extinção Das Abelhas”.Tais Alves Teixeira - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):41-50.
    A emergência climática e o possível colapso político, ambiental e social que se avizinha nos convida a pensar em futuros possíveis, haja vista que habitar o planeta Terra tem se caracterizado pelo risco constante de catástrofes. Com isso, este artigo visa mergulhar na obra “A extinção das abelhas” de Natalia Borges Polesso, para que possamos compreender o antropoceno como o tempo da perturbação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  33
    Poderia a narrativa do Gyges de Platão ser uma ficção baseada em Heródoto?Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):9-22.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  14
    Dos vícios e virtudes da História na Ficção.Teresa Cristina Cerdeira - 2004 - História 1:153-158.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    O sentido jurídico da vida: a ficção da vida nua entre Giorgio Agamben e Yan Thomas.Benjamim Brum Neto - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O meu interesse é justamente o de pensar o direito enquanto um dispositivo biopolítico. Isto é, não tanto como algo oposto, diverso ou complementar às técnicas de regulação das populações, mas antes pensar o direito em sua articulação com a vida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    E se toda a historia fosse ficção?Jeroen Dewulf - 2004 - História 1:207-212.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Sobre o significado na literatura e o valor cognitivo da ficção.Gottfried Gabriel - 1993 - O Que Nos Faz Pensar:63-73.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  9
    Comentário Experimentos de pensamento e ficção científica.Pedro Pricladnitzky - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):65-70.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. “Uma história heroica da modernidade”: comentários sobre O Eu impertinente de Josef Früchtl Parte III: O Eu híbrido, Nietzsche, Foucault e o filme de ficção científica.Carla Milani Damião, Edson Lenine G. Prado, Fernando Ferreira da Silva, Peterson S. Pessoa & Talita Trizoli - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):188-243.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    As vidas de um gênero: biografia, história, ficção.Maria da Gloria de Oliveira - 2017 - Dialogos 21 (2):22-31.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Michel De Certeau: História e ficção.Rodrigo Castro Orellana - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):5-27.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contempor'neo.Marcelo Dídimo Souza Vieira Correio - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No cinema brasileiro recente, o diálogo entre o documentário e a ficção tem merecido destaque, com produções de baixo orçamento e ideias originais. É o caso de Santiago (João Moreira Salles, 2007) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009), filmes que trabalham esse diálogo de forma sutil e diegética, ressignificando imagens de um arquivo próprio, pessoal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Utopia – realidades possíveis ou possíveis realidades?Luísa Couto Soares - 2017 - Cultura:355-372.
    O pensamento utópico é um modo de vislumbrar as virtualidades ocultas na realidade imediata e de sonhar com uma outra realidade, uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. É a esperança e o desejo de superar o imediato, no qual estamos mergulhados, que alimenta a utopia. Tratar-se-á de mera ficção? Qual a relação entre o real dado e esse mundo outro, idealizado? Será possível o retorno dessas cidades utópicas ao mundo real para o transformar? Se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Propuesta del cine de ciencia ficción para educar en Bioética.Alina Josefina Alerm González & Ubaldo González-Pérez - 2019 - Persona y Bioética 23 (1).
    Science fiction cinema proposal for Bioethic education Proposta do cinema de ficção científica para educar em Bioética Posthumanism state that technologies will eliminate aging, improve cognitive, physical and psychological skills and keep alive human minds by uploading them in machines as artificial intelligence. These beliefs, as constant features in science fiction films, could be useful to educate medical students in Bioethics. We propose some of these science fiction films related with technological changes of humans and the noxious consequences: Being (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Rumor, Lei e Elegia: considerações sobre Propércio 2.7.Paulo Martins - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:43-58.
    Este artigo observa relações entre a ficção das personae poeticae e realidade histórica em Propércio 2.7. Além de seu valor poético, esta elegia de Propércio nos indica precisamente a fronteira entre realidade e ficção em que a elegia romana está situada. De um lado, observamos o aspecto ficcional de suas personae, de outro lado, podemos vislumbrar aspectos referenciais da sociedade romana do período. Entretanto, as personae podem estar impregnadas de características reais, já que não podemos negar a existência (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A Última Coruja.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2013 - São Paulo, SP, Brazil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romance sui generis, sua estrutura narrativa se tece a partir de contos interconectados, sempre eivados de paixões intensas a ponto de pôr em cheque não só os limites entre fantasia e fato, como também a própria noção de realidade. Sua densa trama psicológica, exuberantemente simbólica, toca aspectos profundos da existência humana. Seu título é uma referência à menção de G.W. Hegel à 'Coruja de Minerva', em que afirma que apenas quando as civilizações aproximam-se de sua decadência final, de sua derradeira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin, como experimento de pensamento: uma investigação do fazer literário como fazer filosófico.Bruna Schneid da Silva & Jade Bueno Arbo - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):99-111.
    This essay intersects literature and epistemology in order to understand what it means to take “The left hand of darkness”, as proposed by the author Ursula K. Le Guin, as a thought experiment. As we look at Science Fiction as a literary genre and how it relates to the notion of thought experiment, we conclude that Science Fiction authors, through the imaginary displacement they perform as they create people, worlds, political organizations, and explore the relations between subjects within these imaginary (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 118