Results for ' história do livro e da leitura'

994 found
Order:
  1.  11
    O evangelho de Mateus e a história da leitura em edições bíblicas brasileiras.João Leonel - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e63484p.
    ABSTRACT The gospel of Matthew is one of the most beloved and studied gospels in Christianity, having a rich history of reception. The purpose of this paper is to article study its reading in Brazil from selected intertitles in two biblical versions. The research aims to identify how the gospel has been received by Brazilian editors and readers and how editorial intertitles can provide evidence of such reception. In order to achieve such objective, the history of reading and the history (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Elementos para Uma leitura histórica acerca da obra de proteção E assistência à infância no brasil (1874-1889).Jerusa da Silva Gonçalves Almeida - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):43-57.
    Este artigo é fruto da pesquisa intitulada “O processo de encaminhamento e acolhimento no Asilo de Expostos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: um estudo sobre as origens dos enjeitados e as causas do abandono dos órfãos (1889- 1927).” Dentre os autores que fundamentam a presente pesquisa, destacamos Moncorvo Filho, Russel-Wood, Rizzini, Marcílio, estes autores comentam sobre momentos e pessoas ímpares relacionados à história da infância. O objetivo é analisar aspectos da história da assistência à infância no (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave Keywords : Children’s literature. Storytelling. Reading. : Literatura infantil. Contação de histórias. Leitura..: Storytelling is considered nowadays a proper strategy to encourage children to develop literary taste and reading and it is therefore being broadly practiced within educational spaces. Within this framework the present article deals with 140 reports on storytelling observation in schools for children’s education and first classes. These reports were carried out in different places in Porto Alegre and its surroundings. It was possible to (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):203-214.
    A contação de histórias é considerada, atualmente, uma estratégia adequada para iniciar as crianças no gosto pela leitura, sendo uma atividade generalizada nos espaços educativos. Dentro desse quadro, o artigo discute 140 relatos de observação de contação de histórias na Educação Infantil e anos iniciais, realizadas em espaços da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Assim, observou-se que, malgrado o caráter lúdico das horas do conto � com fantasias, cenários, fantoches �, há nelas uma evidente pedagogização, através de três (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    O Niilismo e a Afirmação Ética: A Leitura Deleuziana de Nietzsche e Foucault.Caio Cesar do Nascimento Paz - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):72-84.
    Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Pensar como uma montanha: a leitura da paisagem por Aldo Leopold (1887-1948).Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias & Fernanda da Rocha Brando - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):141-159.
    Aldo Leopold (1887-1948) foi um professor e pesquisador que contribuiu para o campo da ecologia da vida selvagem, destacando-se no ambientalismo norte-americano do século XX. O objetivo deste artigo é discutir sob uma perspectiva filosófica a conservação da biodiversidade adotada por Aldo Leopold a partir de análise de trechos da sua última obra A sand county almanac and sketches here and there (1949). O livro, elaborado em seus anos de experiência na fazenda da família, apresenta uma série de ensaios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Satyricon E memórias póstUmas de brás cubas : Uma leitura burlesca E cômica acerca dos vícios da sociedade.Ana Paula Vasconcelos - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):69-80.
    Tentaremos analisar o riso burlesco, erótico e satírico da obra de Petrônio, característico da sátira menipéia e do conto milesiano, como nos atesta Enylton Sá Rego na obra O calundu e a panacéia:Machado de Assis, a sátira Menipéia e a tradição luciânica ( 1989) e, também, Ettore Paratore no livro História da literatura latina (1987). A incursão do riso no Satiricon segue um caminho erótico e libertino e, para embasar teoricamente essa questão, buscamos o estudo do filósofo francês (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Histoire du livre.Jean-Dominique Mellot - 2005 - Cultura:27-42.
    A «proto-história» do livro e a história da imprensa foram sobretudo assuntos dos bibliófi­los, dos bibliográficos e dos historiadores da literatura, ou seja, de especialistas ambicionando defender uma identidade, ou de distinguir, na massa da produção impressa ao longo dos sécu­los, o raro, o monumental, o anedótico, o literário... A partir de meados do século XX c com Apparition du Livre (1a Ed. 1958) de Lucien Febvre et Henri-Jean Martin, a história do livro, usufruindo dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Literatura negra feminina: história de resistência antirracista da autora - Conceição Evaristo.Aparecida Dias Terras Gomes - 2023 - Odeere 8 (3):200-216.
    A literatura negra feminina é pouco utilizada no contexto escolar da educação básica. Entretanto, ela pode provocar reflexões acerca das desigualdades sociais e do papel da mulher negra na sociedade brasileira. Assim, este artigo objetiva refletir acerca da relevância da literatura de Conceição Evaristo no panorama social e acadêmico, pois seus contos abordam a representação do feminino a partir de mulheres negras e denunciam as hierarquias quanto aos papéis de gênero em uma sociedade marcada pelo patriarcalismo. Portanto, tomaremos como aportes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil.Eliana Rela, Neiva Senaide Petry Panozzo & Juliane Petry Panozzo Cescon - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022008.
    Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”. Ele apresenta uma análise, dentre as muitas possíveis, da condição leitora na obra Cuore, escrita por Edmondo De Amicis, traduzida para o português brasileiro com o título Coração. Centenário, o livro teve sua primeira edição publicada no ano de 1886, na Itália, e tornou-se um grande sucesso editorial, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Políticas do imaginário: História, educação e cultura visual.Cayo Honorato - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):38.
    Neste texto, repasso algumas questões do livro A guerra das imagens, do historiador Serge Gruzinski, enfatizando o caráter contraprodutivo das visualidades indígenas em relação às imagens cristãs. Mas, principalmente, proponho que essa leitura seja considerada em um contexto particular de problemas, que diz respeito às narrativas do ensino da arte que trabalham a partir das premissas de uma virada pictorial ; qual seja: o de um domínio da visão pelas imagens e de um déficit de historicidade das visualidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. As linhas E as cores da história.Mary Murashima - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):17-35.
    Uma leitura da raízes históricas da relação entre pintura e retórica, no seio do discurso clássico, desde a marginalização da imagem na metafísica platônica até a dessublimação da idéia de belo – via influência aristotélica –, chegando ao Ut pictura poesis, de Horácio, tendo em vista a revisitação dos conceitos de história-arte e história-ciência à luz da arqueologia foucaultiana, por meio da comparação entre o quadro A Fábula de Aracne, de Diego de Velázquez, e o livro (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Modos e práticas leitoras, desafios do digital.Justino Magalhães - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022009.
    Cultura escrita, alfabetização e escolarização assinalam uma longa Modernidade de mais de quatro séculos na História do Mundo Ocidental. A cultura escrita congrega informação, conhecimento, pensamento, acção. A aculturação escrita constituiu condição e factor de conhecimento, cidadania e humanitude. Desde finais da Idade Média com a difusão do papel e a mecanização da tipografia, o mundo da leitura alterou-se, em reflexo da maior divulgação do livro impresso. Na transição do Antigo Regime a leitura e a escrita (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Com toda a certeza, se não for mentira.João Pedro Rosa Ferreira - 2017 - Cultura:247-265.
    A ambiguidade do humor torna-o capaz de desvendar a verdade para lá da peta, do ópio, do fingimento, da falsidade – cada um destes sinónimos de mentira está presente, com subtis gradações, nos periódicos de José Daniel Rodrigues da Costa. O próprio conceito de mentira suscita reflexão e é questionado na sua relação com a verdade: “Com toda a certeza, se não for mentira.” O exagero das petas com que “tempera” as verdades chama a atenção dos leitores para a “verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Darwin sobre a Origem das Espécies, de Thomas Henry Huxley – Tradução do texto lido por Schopenhauer, no Jornal Times de dezembro de 1859.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85434.
    O leitor tem em mãos a tradução de um texto escrito por Thomas H. Huxley, publicado anonimamente no Jornal Times de 26 de novembro de 1859 – apenas dois dias após o lançamento oficial do livro Origem das espécies, a que ocupou 3 colunas e ½ de letrinhas miúdas daquela edição, e que, posteriormente fora lido por Schopenhauer, tal como ele mesmo menciona para o discípulo Adam von Doß, em uma carta de 01 de março de 1860, também o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Foucault e Blanchot: um diálogo possível a partir da ausência de obra e do esquecimento.Daniel Verginelli Galantin - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):13-36.
    Após uma análise do final de História da loucura, propomos uma leitura do artigo de Blanchot sobre este livro com o objetivo de explorar um diálogo possível entre ambos os autores. Defendemos que o tema de fundo deste diálogo é a relação entre pensamento e esquecimento. A questão que guia este diálogo concerne à possibilidade da construção de um pensamento que caminharia em direção a um tipo de esquecimento ativo e não de uma falta da memória. Defendemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  12
    Esteves Pereira e a História das ideias.José Mauricio de Carvalho - 2017 - Cultura:391-402.
    Neste artigo encontra-se resumido e comentado o método de estudo da história das ideias desenvolvido por José Esteves Pereira. Mostra-se o diálogo que ele estabeleceu com nomes importantes da cultura portuguesa, como Silva Dias, Miranda Barbosa, Joaquim de Carvalho, e anglo-americana, resumida na leitura crítica e interpretação do livro The History of Ideas. An introduction to Method. Também se comenta o afastamento da chamada Nouvelle Histoire e a proximidade do método desenvolvido com aspectos da filosofia culturalista brasileira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Rules of Conduct and Behaviour in Brazilian Libraries of the 19thCentury.Cláudio DeNipoti - 2008 - Cultura:235-252.
    Este estudo se refere às bibliotecas brasileiras durante a segunda metade do século XIX e as primeiras três décadas do século XX. Neste tocante, podemos pensar na instituição e manutenção destas bibliotecas no Brasil como forma de obtermos acesso a diferentes padrões culturais pelo estudo sistemático da História da Leitura. Algumas dessas bibliotecas apresentam conjuntos de regras de comportamento que, ao olhar contemporâneo, causam estranhamento. Certas proibições ajudam a definir universos representativos em torno do livro e da (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    A historicidade na leitura colonial dos céus dos Tupinambá no século XVII a partir da perspectiva historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio.Deyvid José Souza Santos & Thaís Cyrino De Mello Forato - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:124-135.
    Neste trabalho, argumentamos ser a proposta historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021), presente em seu Programa Etnomatemática, capaz de nos apoiar nos processos de valorização da historicidade e da diversidade cultural brasileiras. Partindo de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizamos alguns aspectos da perspectiva de D’Ambrosio para fazer o estudo de um episódio histórico do século XVII, baseado na tradução de um livro publicado em 1614 por um missionário francês, que participou do projeto de colonização do Brasil (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O contributo para o estudi da recepçao dos textos de Averróis (1126-1198) na Península Ibèrica entre os sècs. XIII e XV numa perspectiva da história do livro[REVIEW]Manuel Dadafaz de Matos - 1998 - Humanitas 50:441-476.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O conceito schopenhaueriano da vontade: Uma leitura do livro II de O mundo como vontade E representação.Alexander Almeida Morais - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):35-49.
    Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Vontade a partir do estudo detalhado do livro II de O mundo como vontade e representação , no qual Schopenhauer explicita sua Metafísica da Natureza. Para este fim, nós analisaremos a relação entre Vontade e Representação como dois lados constitutivos e inseparáveis do mundo, bem como a ideia de finalismo da Vontade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Resenha do livro: BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Márcio Souza Gonçalves, Yuri Garcia & Thayz Guimarães Gonçalves - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    A historiografia medieval e a escrita da História: os objetos impressos do Livro dos Feitos.Luciano José Vianna - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):30.
    O Livro dos Feitos é uma obra que apresenta as principais conquistas no âmbito da Reconquista realizadas pelo rei Jaime I de Aragão. Os objetos que formam sua tradição textual apresentam não somente as características do primeiro texto produzido pelo rei, mas também destacam as modificações/manipulações que foram acrescentadas aos diversos objetos da tradição textual no decorrer dos séculos. Neste artigo, apresentamos um dos objetos desta tradição textual, especificamente a edição R-15398 da Biblioteca Nacional de España, e analisamos a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    Debating about publishers and their heritage: 2nd dossier.Daniel Melo, Carlos da Veiga Ferreira, Fernando Paulouro Neves & Francisco Pedro Lyon de Castro - 2013 - Cultura:321-345.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto centrado no património dos agentes ligados à produção, circulação e recepção do livro. A partir da história e dos espólios de empresas editoriais e de coleccionadores, bibliófilos e/ou divulgadores, a introdução problematizante e os depoimentos convocam a memória dos agentes e debatem as ameaças que pendem sobre essa herança cultural riquíssima e possíveis soluções. As boas práticas de vários países impõem uma reflexão inadiável para o contexto português: que vias de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  22
    Psicanálise e colonização: leituras do sintoma social no Brasil.Edson Luiz André de Sousa (ed.) - 1999 - Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios.
    Neste livro, psicanalistas procuram mostrar possíveis efeitos da história colonial do Brasil. Foram também convidados a dialogar com a psicanálise intelectuais de outras áreas como a sociologia, a antropologia, a literatura, as artes, a filosofia e a história do Brasil.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo Palavras-chave Keywords : Narrative production. Authorship. Language. Memory. Identity. : This article comprises a detailed report on a project of narrative production, which is being conducted, every semester, with students entering the Languages course, on the Portuguese Language subject.The project consists of a process of production, reading, and rewriting of small narratives, which, at the end of the term, are gathered and organized by each student in order to assemble their own book craftily. The proposal came forth as a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11.Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira & Christianne de Lima Borges Moraes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):598-616.
    O estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):65-75.
    Este artigo constitui-se do relato de um projeto de produção de narrativa que vem sendo desenvolvido, semestralmente, com alunos ingressantes no curso de Letras, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto consiste em um processo de produção, leitura e reescritura de pequenas narrativas com as quais, ao fim do semestre, cada aluno organiza e confecciona artesanalmente o seu próprio livro. A proposta surgiu como estratégia para tentar solucionar problemas relacionados à pouca familiaridade com a escrita e à ausência (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  31
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  14
    Philology and the History of the Book.Artur Anselmo - 2011 - Cultura:15-21.
    A aliança entre a Filologia e a História do Livro é indiscutível, do ponto de vista metodológico, e valiosíssima para a compreensão mesológica de qualquer edição, sendo certo que nenhum livro se publica sem estar inscrito numa dada moldura ecológica da cultura. Por isso mesmo, ultrapassando os limites próprios da actividade bibliográfica, o historiador do livro não pode prescindir da leitura dos textos que se escondem sob a opacidade do objecto livro.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
    Em seus Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel discorre sobre as histórias de Roma na busca do sentido da ação, do saber da política entremeado à prática dos antigos. No proêmio ao primeiro livro e no proêmio ao segundo, o florentino tece algumas considerações a respeito das histórias e de como os modernos as apreendem, o que, para ele, se configura como um problema. Com efeito, para Maquiavel, o acesso ao passado não é imediato, seja pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Horizontes do direito e da história.Miguel Reale - 1956 - São Paulo,: Edição Saraiva.
    Em linguagem didática e exposição sistemática, esta obra examina a relação existente entre o Direito e a História, permitindo a compreensão de diversos institutos jurídicos. O leitor poderá apreciar temas fundamentais da História do homem, como o Direito na cultura helênica, o Direito romano, o contratualismo e o Direito no Brasil, contando com citações de Rui Barbosa e Silvio Romero. Constitui leitura obrigatória aos cultores das ciências sociais e jurídicas que buscam uma visão aprofundada dos fundamentos do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    problema do amor e da dist'ncia em Anne Carson.Rafael Saldanha - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38535.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a rearticulação do problema do amor na obra da classicista e poeta Anne Carson. Em seu livro Eros, the bittersweet, Carson realiza uma reconstrução do problema do amor na tradição helênica. A operação, porém, não se restringe a uma mera reconstrução histórica, visto que as elaborações conceituais da autora acabam pondo o problema do amor como um tipo de situação que tem sua força justamente na transcendência das condições particulares. Analisaremos, portanto, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo (A reading of slavery from the perspective of the challenges of antislavery).Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (29):294-320.
    Ênio José da Costa Brito apresenta Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo . Trata-se de minuciosa nota bibliográfica sobre a obra de Seymour Drescher: DRESCHER, Seymour. Abolição: Uma história da Escravidão e do Antiescravismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011, 736p. ISBN 978-85-393-0184-3.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  76
    Maria no desígnio de deus E a comunhão dos Santos na história E na escritura – controvérsia E conversão.Pe Rodolfo Gasparini Morbiolo - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):141-143.
    GRUPO DE DOMBES. Aparecida: Santuário, 2010. O livro apresenta-se em duas partes. A primeira terá como tema uma leitura ecumênica da história e da Escritura, enquanto a segunda trabalhará as questões mariológicas controversas no diálogo ecumênico entre as Igrejas e, em quais pontos se é possível falar de conversão das denominações envolvidas.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Martins Sarmento Society Library.Fernando Pinto dos Santos - 2006 - Cultura:137-150.
    Quantas vezes nos deslocamos para tão longe, à procura dos segredos da nossa história local, quando temos bem próximo de nós a resposta, se não na totalidade, pelo menos de forma par­cial. É isso que pretendemos mostrar neste artigo sobre a Sociedade Martins Sarmento, enquan­to espaço privado de leitura pública, marco que deixou marcas na história local de Guimarães e que, rapidamente,conseguiu que o seu reconhecimento ultrapassasse fronteiras. Porque surgiu? Como surgiu? São perguntas a que este artigo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Michel Foucault e a sexualidade grega.José Ternes - 1996 - Philósophos - Revista de Filosofia 1 (1):72-97.
    Este texto é uma leitura do segundo livro da História da sexualidade de Michel Foucault. O artigo explora os traços fundamentais da Moral sexual Clássica da Grécia Antiga e os três recortes realizados pelo autor em sua História.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História e suas implicações curriculares.Célia Cristina de Figueiredo Cassiano - 2004 - História 23:1-2.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  46
    O futuro da república - Sobre a leitura contratualista da história em Hobbes e Kant.Karlfriedrich Herb - 2003 - Discurso 33:75-88.
    O artigo examina a relação entre saber e poder em Hobbes e em Kant a partir de três questões. A primeira diz respeito à conciliação entre a idéia de contrato e a história. A segunda concerne ao conceito de paz perpétua. A terceira remete ao tema do futuro da república.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. “A História do Futuro”“The History of the Future”: Jesuit Mobile Prophecies from Naples to India to Brazil.Inês Zupanov - 2007 - Cultura:119-154.
    Através de uma leitura densa das fontes hagiográficas jesuítas que celebraram a vida de um jesuíta napolitano, Marcelo Mastrilli (1603-1637), procuro mostrar que as visões e narrativas proféticas foram importantes lugares de comunicação social, memória colectiva e mobilização política. O reposicionamento profético foi uma linguagem específica da tecnologia do eu, a partir da qual o sujeito fabricava a sua própria identidade, dentro e contra os limites externos da autoridade e das instituições. Marcelo Mastrilli – que viajou pela Itália, Espanha, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”.Fernando Ripe & Giana Lange do Amaral - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1379-1408.
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático.Aldemir Barbosa da Silva & Celso João Carminati - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):885-924.
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    Análise do livro de ester: A ação política do cristão brasileiro E a experiência de deus.André Anéas - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):67-79.
    Chama-nos a atenção a relação político-religiosa desenvolvida por cristãos no ambiente laico da política brasileira. O portal de notícias Último Segundo destacou que o nome de Deus foi citado 59 vezes, quase a mesma quantidade de vezes que o termo “corrupção”, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Será que as experiências de fé destes políticos os impulsionam para estes tipos de declarações – ou seu Deus assim os exige? Ou então, será que os ensinamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberl'ndia, MG).Astrogildo Fernandes da Silva Júnior & Maria Joana Costa Muniz de Resende - 2024 - Odeere 9 (1):123-143.
    Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, quando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994