Results for 'metapsicologia'

46 found
Order:
  1. Metapsicologia X Monismo Anômico - Uma Leitura Possí­vel?Léa Silveira Sales - 2003 - Princípios 10 (13):41-55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Metapsicologia do perdão.José Luiz Caon - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):81-90.
    SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente e O humor. Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    A Bruxa Metapsicologia e seus Destinos.Guilherme Almeida de Lima - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Investigar a substância epistemológica da psicanálise pressupõe o atravessamento de um conjunto de autores que navegam por essas marés, e que nos convidam a nós leitores a desbravar os mares agitados e taciturnos da jornada psicanalítica. A aventura sobre a qual o leitor é convidado a atravessar em psicanálise certamente é bordeada por um percurso incerto, arriscado, e naturalmente angustiante. No entanto, vez ou outra, as circunstâncias do Real fazem emergir alguns personagens que tornam essa jornada mais fluida e encorajadora, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Metafísica E metapsicologia em confronto: Aristóteles E lacan no seminário VII.Vincenzo Di Matteo - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):111.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Richard Thesein Simanke, 2002: Metapsicologia lacaniana: os anos de formação.Osmyr Faria Gabby Jr - 2004 - Natureza Humana 6 (1):125-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Obra de arte y naturaleza en la lectura trascendental de la metapsicología freudiana de Paul Ricoeur.Adrián Bertorello & Julieta Bareiro - 2016 - Areté. Revista de Filosofía 28 (1):7-30.
    The purpose of this article is to investigate the aporia of the epistemological status of Freudian metapsychology as represented by Ricoeur’s hermeneutics. This aporia centers on the concept of psychic nature as the ultimate target of metapsychological speculation. The question this article addresses is whether the psychic apparatus that emerges from metapsychological speculation responds to a conception of nature that belongs to a physical model or a phenomenological model. This question has an ambiguous answer in Ricoeur’s work. In order to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Representação e consciência na metapsicologia freudiana.Fatima Caropreso - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  47
    Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud.Richard Theisen Simanke - 2007 - Discurso 36:55-94.
    The aim of this paper is to show that Freud’s Conception of aphasia is the first step towards the framing of a doctrine of representation whose main features remain unchanged throughout the further developments of his work. The right comprehension of such a doctrine is a fundamental requirement in the study of Freud’s metapsychology conceived as a naturalistic science of the mind.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  5
    La tensión oculta en la metapsicología freudiana como índice del debate contemporáneo entre los paradigmas humanista y naturalista.Pedro Jesús Teruel - 2013 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 40:379-392.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  3
    A noção de concomit'ncia na metapsicologia de Freud.Monah Winograd - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):453.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Realismo e antirrealismo na interpretação da metapsicologia freudiana.Richard Theisen Simanke - 2009 - Natureza Humana 11 (2):97-152.
    Este artigo discute e contrapõe as leituras realistas e antirrealistas da metapsicologia freudiana. Para tanto, parte de um comentário da interpretação tipicamente antirrealista apresentada no livro O método especulativo de Freud, de Leopoldo Fulgencio. A seguir, discute a possibilidade alternativa de uma interpretação realista da metapsicologia, tomando por base alguns autores que assumem essa orientação e analisando algumas passagens da obra de Freud que parecem poder subsidiar essa leitura. Por fim, procura distinguir algumas implicações e consequências de ambas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Morte, vida e destino em Schopenhauer e Freud: os “fins da natureza” na metafísica da vontade e na metapsicologia.William Mattioli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):348-381.
    Neste artigo, pretendo discutir alguns problemas que emergem da associação, já comum na literatura secundária, entre o último dualismo pulsional freudiano, baseado na oposição entre pulsões de vida e de morte, e as teses schopenhauerianas sobre a vida e a morte derivadas de sua metafísica da vontade. A partir de uma confrontação com as leituras de Marcel Zentner e Stephan Atzert, argumentarei a favor da hipótese de que a diferença mais relevante entre os modelos de Freud e de Schopenhauer não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  10
    A introdução da fantasia na metapsicologia freudiana: A realização alucinatória de desejo E o signo de realidade.Clovis Eduardo Zanetti - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):25.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O debate entre cultura e metapsicologia na obra freudiana.Maria Vilela Pinto Nakasu - 2003 - Princípios 10 (13):23-39.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    A metáfora psicológica de Sigmund Freud: neurologia, psicologia e metapsicologia na fundamentação da psicanálise.Richard Theisen Simanke & Fátima Caropreso - 2011 - Scientiae Studia 9 (1):51-78.
  16.  33
    A função da angústia na metapsicologia freudiana.Lara Cristina D' Avila Lourenço, Milena de Barros Viana & Danúbia Cristina de Paula - 2011 - Natureza Humana 13 (1):65-83.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Criação e Psicose: refazendo a metapsicologia das psicoses.André Martins - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    A linguagem de órgão esquizofrênica E o problema da significação na metapsicologia freudiana.Fátima Caropreso & Richard Theisen Simanke - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):105.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Inconsciente, cérebro e consciência: reflexão sobre os fundamentos da metapsicologia freudiana.Fátima Caropreso - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):271-282.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  17
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, em um segundo ponto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua psicologia. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Aportes ricoeurianos para la transformación metapsicológica del psicoanálisis de D.W. Winnicott: fuerza, sentido y transicionalidad.Julieta Bareiro - 2019 - Areté. Revista de Filosofía 31 (2):283-296.
    El presente artículo se inscribe dentro de la tradición interdisciplinaria e intenta hacer un aporte en el campo de las relaciones entre psicoanálisis y fenomenología hermenéutica. Puntualmente, la contribución se centra en señalar la transformación que Winnicott realiza de la metapsicología freudiana. Para lograr este propósito, se asume como criterio de análisis de la obra de Winnicott las reflexiones fenomenológico-hermenéuticas de la lectura que P. Ricoeur hace de la metapsicología freudiana en _Freud: una interpretación de la cultura_.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    O dualismo pulsional e suas exigências.Oswaldo Giacoia Júnior - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):6-22.
    O principal objetivo do presente trabalho consiste em explicitar como a exigência de manter o dualismo das pulsões na metapsicologia de Freud vincula-se estreitamente ao conceito de pulsão como elasticidade orgânica ou como a expressão da inércia da vida orgânica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1).
    No Projeto de uma psicologia, de 1895, está exposta uma ampla reflexão sobre o conceito de consciência, a qual, embora apresente algumas dificuldades, permite esclarecer como a relação entre a consciência, a representação e a linguagem era pensada por Freud nesse momento. O objetivo deste artigo é circunscrever o sentido da noção de consciência presente no Projeto de uma psicologia e discutir algumas de suas implicações para o modo como a consciência será abordada nos desenvolvimentos posteriores da metapsicologia freudiana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Repetir Sem Elaborar.Leonardo Rodrigues - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):49-68.
    O texto visa apresentar a querela entre Sigmund Freud e Gilles Deleuze acerca da noção de “repetição” – noção fundamental tanto para a metapsicologia do primeiro, quanto para a filosofia do segundo. Através da crítica de Deleuze ao caráter eminentemente negativo e “derivativo” da repetição em Freud (ideia que, no caso de Freud, aparece sobretudo em dois textos fundamentais: “Recordar, repetir e elaborar”, de 1914, e “Além do princípio do prazer”, de 1920), será refeito o itinerário das “sínteses do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Ideas filosóficas subyacentes en el psicoanálisis de Sigmund Freud.Graciela Clément - 1994 - Tópicos 2:84-101.
    El Psicoanálisis freudiano, ya se lo considere como un método para la investigación del inconsciente, una psicoterapia o una teoría psicológica, se sustenta en una concepción metafísica y antropológica. Dichos fundamentos filosóficos no fueron asumidos por S. Freud, lo cual no implica, sin embargo, que no estén en la base de esta cosmovisión que revolucionó la cultura del siglo XX. Se analizan sucesivamente: A. La relación personal de S. Freud con la filosofía. Asume un carácter paradójico y conflictivo, ya que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Life as “Dis-Living” or Schreber, Theorist of the Drives. About Freud’s “Endopsychical Myths”.Felipe Henríquez Ruz & Niklas Bornhauser Neuber - 2019 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 30:322-350.
    Resumen: El llamado “caso Schreber” es uno de los textos más visitados, tanto por la tradición psicoanalítica como por los distintos debates interdisciplinares que se entretejen alrededor de él. En el interior de la abundante riqueza de lecturas filosóficas, literarias, clínicas y otras, hay un aspecto al que, sorprendentemente, se le ha prestado poca atención, a saber, la relación entre el delirio de Daniel Paul Schreber y el forjamiento, del lado de Sigmund Freud, de una teoría no solo de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Do transitar: corpo, envelhecimento e morte em chave freudiana.Carlota María Ibertis - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):252-263.
    O presente artigo examina o fenômeno do envelhecimento no que diz respeito ao corpo, à temporalidade e à morte do ponto de vista tanto de vivências subjetivas quanto da metapsicologia. Para tanto, considera-se a elaboração teórica que Freud desenvolve entre 1914 e 1920 que culmina com a publicação de Além do princípio do prazer.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Freud y Polo: la superación poliana de la propuesta psicoanalítica.Consuelo Martínez Priego - 2005 - Studia Poliana 7:119-142.
    Freud supone el inicio de una escuela psicológica y filosófica. Ambos aspectos estan relacionados en sus escritos. La creacion de una metapsicología, sustituta de la metafísica, como una suerte de hermenéutica, es el núcleo de las observaciones de Leonardo Polo. Sus apreciaciones muestran un profundo conocimiento del psicoanálisis y de sus limitaciones intrinsecas. Ofrece también, sugerencias para abordar el estudio de la psicología como una ciencia coherente con el contexto científico en el que se halla su objeto propio.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  55
    Heidegger and Winnicott.Zeljko Loparic - 1999 - Human Nature 1 (1):103-135.
    O presente artigo apresenta três teses principais. A primeira diz que, nos Seminários de Zollikon, Heidegger desenvolveu projeto de uma antropologia, patologia e terapia daseinsanalíticas no qual ele rejeita a metapsicologia de Freud, mas preserva suas descobertas fatuais e procedimentos de cura. A secunda tese sustenta que Winnicott introduziu um novo paradigma na psicanálise que igualmente rejeita a metapsicologia freudiana e centra a pesquisa e a cura psicanalíticas sobre problemas de amadurecimento pessoal e não mais sobre o complexo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  31.  10
    As especulações metapsicológicas de Freud.Leopoldo Fulgêncio - 2003 - Human Nature 5 (1):129-173.
    Este artigo pretende analisar a natureza e a função da teoria metapsicológica na psicanálise freudiana. Mostra-se que a teoria psicanalítica de Freud é composta por uma parte empírica - a sua psicologia dos fatos clínicos - e outra, especulativa - a metapsicologia. Esta última é considerada por ele uma superestrutura especulativa de valor apenas heurístico, passível de ser substituída por outras superestruturas do mesmo tipo. Sustenta-se, ainda, que sua metapsicologia é fruto do método especulativo, cujos fundamentos foram elaborados (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  32.  18
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    La memoria impedida en Paul Ricoeur.Lythgoe Esteban - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):849-865.
    RESUMEN El objetivo del presente artículo será sostener que la memoria impedida, carente de una dimensión simbólica y ‘sustraída del tiempo', tratada en "La memoria, la historia, el olvido" plantea un límite originalmente no contemplado a la solución narrativa de la aporía del tiempo presentada en "Tiempo y narración". Sin embargo, observamos varios elementos que llevan a desdibujar la diferencia entre la memoria impedida y la manipulada. Nuestra hipótesis es que el recurso a la metapsicología freudiana, y específicamente, su concepto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    Da ontogênese à filogênese: uma velha diretriz metodológica de Freud em "Além do princípio do prazer".Marcelo Galletti Ferretti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):195-211.
    Este trabalho visa a mostrar que se pode identificar uma diretriz metodológica a qual guia as especulações de Freud em Além do princípio do prazer e que foi concebida pelo autor no manuscrito de 1895 Projeto de uma psicologia. Ela se prestou a criar condições para o recurso a explicações de ordem ontogenética e filogenética para os fenômenos detectados pela clínica freudiana. A fim de mostrar esses aspectos, primeiramente se resgata a referida diretriz em Projeto de uma psicologia e se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  52
    O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações metapsicológicas.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):85-108.
    Freud's Project for a psychology presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.No Projeto de uma psicologia, de 1895, está (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  36.  32
    Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise.Zeljko Loparic - 2001 - Human Nature 3 (1):91-140.
    O presente artigo propõe-se a estudar a desconstrução heideggeriana da teoria clínica e da metapsicologia de Freud à luz do método fenomenológico construtivo-desconstrutivo. Depois de caracterizar a teorização psicanalítica como devedora da metafísica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafísica oculta o modo de ser originário dos seres humanos para, em seguida, examinar a crítica heideggeriana dos elementos dessa metafísica, embutidos tanto na teoria clínica como na metapsicologia de Freud.The aim (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  14
    Las lógicas de lo mental.Pablo Quintanilla - 2022 - Análisis Filosófico 42 (2):413-421.
    El psicoanálisis surgió, hacia fines del siglo XIX, como una teoría científica que pretende explicar el aparato psíquico y como una forma de psicoterapia que es una aplicación de ella. Desde entonces, su metapsicología y sus técnicas de intervención han cambiado mucho, sobre todo como consecuencia del contraste permanente con la evidencia clínica. En muchos casos, sin embargo, su epistemología y su filosofía de la mente siguen siendo deudoras de los presupuestos teóricos con los que nació. Eso es doblemente negativo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Can there be a psychoanalytical science without a metaphysical meta-psychology?Leopoldo Fulgencio - 2013 - Scientiae Studia 11 (3):491-510.
    Neste artigo pretendo explicitar dois sentidos básicos dados ao termo "metapsicologia" na história da psicanálise: como teoria sobre o desenvolvimento psicoafetivo do ser humano, que considera as determinações inconscientes, e como um conjunto de conceitos auxiliares, que servem como uma superestrutura especulativa teórica da psicanálise. Depois, procurarei mostrar porque é possível afirmar que Winnicott tanto rejeitou como refundou a teoria metapsicológica psicanalítica. Com tal tipo de análise, pode-se esclarecer em que sentido Winnicott usa conceitos abstratos (tais como "necessidade de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Kant e as especulações metapsicológicas em Freud.Leopoldo Fulgencio - 2003 - Kant E-Prints 2 (9):1-31.
    Este artigo pretende analisar a natureza e a função da teoria metapsicológica napsicanálise freudiana. Mostra-se que a teoria psicanalítica de Freud é composta por umaparte empírica – a sua psicologia dos fatos clínicos – e outra, especulativa – ametapsicologia. Esta última é considerada por ele uma superestrutura especulativa de valorapenas heurístico, passível de ser substituída por outras superestruturas do mesmo tipo.Sustenta-se, ainda, que sua metapsicologia é fruto do método especulativo, cujosfundamentos foram elaborados por filósofos e epistemólogos anteriores a Freud, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  24
    A realidade como questão em Heidegger e Winnicott.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2005 - Natureza Humana 7 (1):95-128.
    Com este artigo pretende-se investigar como, para Heidegger, o problema da realidade é colocado sem recurso tradicional à intuição interna, ou seja, não é colocado em moldes metafísicos, mas retomado como problema ontológico a partir da analítica existencial do Dasein. Pleiteia-se, também, apontar o quanto a psicanálise winnicottiana nos lega uma forma não metafísica de entender a experiência humana, na medida em que não a reduz a um campo de relações pulsionais entre objetos internos e externos, em que não entende (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  14
    O conceito freudiano de pulsão e o estatuto epistemológico da psicanálise: o olhar de Heidegger e de Ricoeur.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):300-327.
    Com esse artigo pretendemos examinar duas posições distintas em relação ao conceito metapsicológico de pulsão e à identidade epistemológica da psicanálise. Ao investigar as bases ontológicas da metapsicologia, o filósofo Martin Heidegger encaixa a psicanálise freudiana no rol das ciências da natureza. Para Heidegger, ao usar o conceito de pulsão para descrever as nossas urgências e ímpetos, Freud estaria usando um constructo teórico carregado de uma objetividade não-humana. Ricoeur, por sua vez, advoga que o conceito de pulsão teria o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  34
    The concept of consciousness in Freud's Project for a psychology and its metapsychological consequences.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):85-108.
    Freud's Project for a psychology presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.No Projeto de uma psicologia, de 1895, está (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  18
    "Além do princípio de prazer": monismo ou dualismo pulsional?Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):23-40.
    O problema com o qual nos defrontamos no presente texto é o da necessidade dos dualismos pulsionais freudianos, especialmente aquele apresentado em “Além do Princípio de Prazer”. Tal problema persiste como uma marca da Überbau metapsicológica freudiana e, do ponto de vista deste artigo, reivindica uma análise mais pormenorizada, no sentido de sabermos, afinal, se essa marca dualista das teorias se sustenta efetivamente, ou se, inadvertidamente, Freud possa ter criado condições para que ela pudesse ser questionada, e, nesse caso, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. Inconscio e mondo. Freud testimone di un'epoca.Riccardo Martinelli - 2010 - Esercizi Filosofici 5 (2):102-111.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    Las pasiones y sus destinos. El examen de las emociones en las Lecciones de antropología de Kant.Nuria Sánchez Madrid - 2013 - Ideas Y Valores 62 (S1):109-132.
    Este trabajo analiza, por un lado, el examen de las pasiones que Kant realiza en la Antropología de 1798 y en los cursos sobre esta materia, en los que la pasión y el cultivo de la razón práctica mantienen una ambigua relación, hasta el punto de pensar que quizás ninguna cultura moral pueda suprimir enteramente la perversión que consiste en proyectar los enunciados del egoísmo como punto de vista universal. Por otro lado, examina la asociación que la antropología kantiana establece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Estrutura conceitual e impasses teóricos em "Além do princípio do prazer".Fátima Caropreso - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):41-61.
    A teoria elaborada por Freud em Além do Princípio do prazer apresenta uma série de impasses, muitos dos quais tampouco são solucionados em sua obra subsequente. Em especial, as hipóteses da oposição entre as duas classes de pulsões e do caráter regressivo das pulsões de vida apresentam inconsistências que fragilizam a teoria do segundo dualismo pulsional. Nesse artigo, é realizada uma análise passo a passo das principais ideias apresentadas no texto, com o objetivo de discutir algumas das questões que permanecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark