Results for 'Filosofia, Judaísmo, Religião'

990 found
Order:
  1.  17
    A filosofia do judaísmo.Elias Gomes da Silva - 2019 - Horizonte 17 (52):530-539.
    Resenha do livro A filosofia do judaísmo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O judaísmo veterotestamentário a partir da visão maquiaveliana da religião.Marcone Costa Cerqueira - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):17-43.
    Neste artigo intentamos empreender uma leitura do judaísmo antigo, ou veterotestamentário, em alguns de seus aspectos principais, à contraluz da visão maquiaveliana do papel da religião na organização e expansão do Estado. O primeiro passo desta empresa será dado ao expormos os traços fundantes e delineadores da tradição judaica antiga, principalmente nos livros que compõe o chamado velho testamento, demonstrando o uso da religião na ordenação e expansão do Estado, bem como na formação do indivíduo. Em um segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Emmanuel Levinas: Philosopher and Jew.Richard A. Cohen - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):481 - 490.
    Levinas seamlessly unites philosophy and religion via ethics. By doing so he satisfies philosophy's quest for justification by finding it neither in epistemology nor aesthetics (nor in an escapist "fundamentalism") but in the responsibility of each person for each other and for all others. That is to say, the "ground" of meaning emerges neither in intellect nor imagination but in the moral responsibilities one person has for another and, beyond these already infinite obligations, in the justice - law and equality (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Editorial - Dossiê: Judaísmo: religião, cultura e nação.Catherine Chalier - 2019 - Horizonte 17 (52):15-19.
    Editorial - Dossiê: Judaísmo: religião, cultura e nação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Cohen und Rosenzweig: zu Vemunft und Offenbarung.Wolfdietrich Schmied-Kowarzik - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):511 - 533.
    Franz Rosenzweig considerava-se a si mesmo como sendo o verdadeiro discípulo do Hermann Cohen maduro, o qual foi seu professor em Berlim entre 1913 e 1918. Daí a sua preocupação em interpretar o "último Cohen" como estando claramente fora dos parâmetros determinantes do seu neokantismo idealista inicial. Nessa medida, defende o autor do artigo, Rosenzweig coloca à luz. do dia um importante aspecto do pensamento de Cohen, mas ao mesmo tempo não deixa de o violentar. Isso é o que se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
    o artigo reflete sobre a atualidade da filosofia da religião de Kierkegaard tomando como inspiração as comemorações dos duzentos anos de seu nascimento e considerando, especialmente, o contexto atual de leitura da obra do dinamarquês como posterior ao anúncio da morte de Deus. Como uma perspectiva de leitura para a filosofia da religião de Kierkegaard abordarei a interpretação de Gianni Vattimo para o anúncio da morte de Deus. Em seguida analisarei alguns aspectos do conceito de histórico como desenvolvido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Filosofia da Religião.Gabriela Nascimento, Michael Schulz & Norton Gabriel Nascimento - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38760.
    Partindo do pluralismo religioso como um fato europeu, no diálogo inter-religioso encontra-se uma chance para uma espécie de acordo entre diferentes culturas. No presente texto, após intensos debates sobre diferentes correntes religiosas e filosóficas do decorrer da história, o professor Dr. Michael Schulz utiliza especialmente da abordagem dos pensadores Stephan Grätzel e Armin Kreiner para explicar o que significa uma filosofia da religião inter-religiosa e intercultural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Filosofia da Religiao.Michael Tooley (ed.) - 2015 - Sao Paulo, Brazil: Paulinas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  43
    Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. [REVIEW]Julio Paulo Tavares Zabatiero - 2010 - Horizonte 8 (16):12-32.
    Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Filosofia da religião e mal radical em Kant.Aguinaldo Pavão - forthcoming - Kant E-Prints.
  11. Filosofia da religiao.M. A. da Veiga - 1981 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 11 (67-68):16-22.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  27
    Filosofia e religiao na fenomenologia do espírito.Marcelo De Aquino - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):493-500.
  13. Cristianismo E gnosticismo: A recepção de elementos do helenismo religioso.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):15-30.
    Este artigo visa apresentar o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica em mutação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Por uma Filosofia (da Religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma Analogia com a Música.Agnaldo Cuoco Portugal & Clarissa Pimentel Portugal - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):23-52.
    This article is divided in three parts in order to investigate on the authorial and creative philosophical production in the Brazilian academic environment. In the first part, we show the challenge to authorial production in philosophy in Brazil, starting from the example of recent initiatives in the philosophy of religion. In the second part, by means of an analogy with music, we intend to argue that the plead for a greater promotion of authorial philosophy in Brazil does not mean to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    A filosofia da religião e seu objeto em Paul Tillich e Jean-Luc Marion.Frederico Pieper - 2014 - Horizonte 12 (36).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A Filosofia da religião em David Hume: teísmo, ateísmo ou deísmo?Samuel Dimas - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):449-468.
  18. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  32
    Análise do Discurso baseado em taxonomia de Martin e Rose: um caso para promover o discurso sobre CLIL no Programa de Doutorado em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Religião, teologia, filosofia.Vittorio Hösle - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (4):567-579.
    O autor mostra a necessidade de uma nova reflexão sobre a relação entre teologia, filosofia e religião nos tempos atuais. Para isso, define, primeiramente, esses três fenômenos, para depois apresentar a resposta, tanto no nível descritivo quanto no normativo, à pergunta sobre a relação entre essas três esferas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Comentário a “Por uma filosofia (da religião) Criativa”: o problema da formação filosófica a partir de uma analogia com a música.Murilo Rocha Seabra - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):53-56.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  38
    Teologia, ciência da religião e filosofia da religião: definindo suas relações.Jörg Dierken - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):113-136.
    The essay revisits the complex phenomenon of religion, in light of the articulations and differentiations between theology, philosophy of religion, and religious studies, particularly within the social, cultural context of modernity and the Enlightenment categories of rationality, freedom, and science, in major thinkers such as Max Weber and Ernst Troeltsch.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13-14):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    As contribuições de CS Peirce para a filosofia da religião contemporânea.Robert C. Neville - 2001 - Cognitio 2:134-160.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Perspectivas Semíticas sobre a Relaçao entre Filosofia e Religiao em Contexto de Comunhao Monoteísta.João J. Vila-Chã - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2):311-367.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Deus, consciência e gnosticismo na actual filosofia da religião: algumas orientações tomistas.Jorge F. Teixeira Lopes - 2023 - Revista Portuguesa de Filosofia 79 (3):1193-1220.
    This article intends to address the problem about God, consciousness and gnostic legacy to modernity, whose immanent nature leads to serious philosophical conclusions. Indeed, the most important concept of contemporary idealism, within philosophy of religion, is consciousness, which is related with human’s individualism and self-sufficiency. In a cosmic approach, this doctrine proposes a pantheistic view of the universe and a paradigm of man’s deification and self-redemption, whose mainstream is the New Era’s spirituality without religion. Finally, an outline of Thomist doctrines (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    Übermensch nietzschiano E o cristianismo. Estudos sobre a filosofia da religião em Nietzsche.Eduardo Marcos Silva de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (27):1090-1091.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    Filosofia da arte E arte de filosofar. Arte, linguagem E religião em Fichte E Schelling.Federico Ferraguto - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):473-494.
    RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio. As divergências entre Fichte e Schelling não envolvem apenas problemas especulativos, mas sim variadas implicações e consequências dos seus sistemas filosóficos, que podem ser destacadas por uma análise da função da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. The Contributions of C. S. Peirce to Contemporary Philosophy of Religion: As contribuições de C. S. Peirce para a filosofia da religião contempor'nea. [REVIEW]Robert Neville - 2001 - Cognitio 2.
    : The classical North American pragmatists were intrigued by religion and devout in varying ways, all of which were compatible with a secularist outlook. Peirce is the most fruitful to pursue because of the analytical usefulness of his semiotics for interpreting religious symbols. First, his theory shows that symbols make possible and guide engagement with the divine, rather than substitute for it. Second, his theory distinguishes meaning from reference and interpretation, each of which opens new ways to think about religious (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Ética da alteridade e judaísmo em Emmanuel Levinas e implicações para a religião e para os direitos humanos.Abimael F. Nascimento - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):60-74.
    Emmanuel Levinas is of Jewish origin; born in Lithuania, he has lived, for his Jewish condition, the horrors of Second World War. His ethical proposal finds roots in the Jewish atmosphere, what provides him a hard criticism to the western thought. According to him, instead of proposing an ethics, it proposed a philosophy of the power. For him the ethics precedes not only the Philosophy and also the Theology and the Human Rights, so that the implication of Levinas’ thought to (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  19
    Gama, manuel; da mota Alves, josé; Ribeiro mendes, joão; Teixeira Pereira, luís : Peregrinações espirituais E turismo sacro. Atas do I colóquio internacional a religião em movimento, atahca, departamento de filosofía da universidade do minho, Braga, 2014, 236p. [REVIEW]Miguel Ángel Martínez Quintanar - 2015 - Agora 34 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Judaísmo, filosofía e historia. Acerca de la lectura arendtiana de Lessing, Mendelssohn y Herder en los tempranos años 30.Laura Arese - 2020 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 23 (2):217-229.
    El objetivo de este artículo es reconstruir la lectura que realiza Hannah Arendt de Lessing, Mendelssohn y Herder en relación a sus abordajes de la cuestión judía, a comienzos de los años 30. El telón de fondo de esta lectura es la dificultad que, a juicio de la autora, evidencian los judíos europeos desde la emancipación para alcanzar una perspectiva política sobre su propia historia. Sostenemos que, en su lectura de estos filósofos, Arendt identifica una tensión entre razón e historia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Judaísmo y filosofía en el pensamiento de E. Levinas: Lectura de un palimpsesto.J. Alberto Sucasas Peón - 1994 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 21:71-104.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  52
    Filosofia Analítica da Religião como Pensamento Pós-"Pós-Metafísico" (Analytic Philosophy of Religion as a Post-‘Post-Metaphysical’ Thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p80. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal - 2010 - Horizonte 8 (16):80-98.
    Entendendo “pensamento pós-metafísico” no sentido da crítica moderna e positivista à metafísica como forma de conhecimento, o artigo apresenta a filosofia analítica da religião como uma resposta à tese de que a linguagem religiosa não tem sentido porque não se refere a nenhum dado empiricamente verificável ou falseável. Em primeiro lugar, é apresentada a resposta não-realista ao desafio pós-metafísico, especialmente a de D. Z. Phillips, baseada nas ideias de Wittgenstein. Nessa proposta, o sentido da linguagem religiosa não está na (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O conceito de religião no início da filosofia moderna, três exemplos: Maquiavel, Cardano e Bruno // The concept of religion in early modern philosophy, three examples: Machiavelli, Cardano and Bruno.Thomas Leinkauf - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):14-35.
    Este artigo discute o significado e desenvolvimento do conceito de religião no cenário histórico e teórico do início da filosofia moderna. Considerando especialmente as contribuições dos mais importantes filósofos do Renascimento, dentre os quais Nicolau de Cusa, Marsílio Ficino, Maquiavel, Cardano e Bruno, discute as bases metafísicas e antropológicas da religião, bem como sua função política no alvorecer do pensamento filosófico moderno.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Judaísmo y filosofía en el pensamiento de E. Levinas: lectura de un palimpsesto.Juan Alberto Sucasas Peón - 1994 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 21:71-104.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Filosofia, Religião e Secularização.A. G. B. Maia - forthcoming - Philbrasil.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Filosofia, religião e misticismo na Antiguidade tardia: Plotino, Porfírio e J'mblico e as diferentes nuances do neoplatonismo.Ivan Vieira Neto - 2010 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 5:129-135.
    Clearly a Late Antiquity’s phenomenon, the Neoplatonism represented to the ancient men the last bastion of its old traditions, the religion of their ancestors and classical culture. Especially the neoplatonic philosophy of Plotinus, that had engendred precepts which, by its meanings, resounded through the last voices of paganism and survived the Middle Ages into the scholastic philosopy. Although the ideas of Plotinus achieved such later importance, it were the main problem conceiving the conflicts between the philosophers Porphyry and Iamblichus. That (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Filosofia da transcendência nas ciências da Religiao.F. Soarez Gomez - 1979 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (63-64):209-243.
  42.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Resenha - GUTTMANN, Julius. 4 Filosofia do Judaismo — A História da Filosofia Ju- daica desde os Tempos Bíblicos até Franz Rosenzweig, São Paulo: Perspectiva, 2003. [REVIEW]Ricardo Timm De Souza - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):625-627.
    Rsenha da obra: GUTTMANN, Julius. 4 Filosofia do Judaismo — A História da Filosofia Judaica desde os Tempos Bíblicos até Franz Rosenzweig, São Paulo: Perspectiva, 2003, 480 p., Trad. de J. Guinsburg, Apresentação do Tradutor e Prefácio à edição Brasileira de Roberto Romano, Posfácio de Fritz Bamberger, ISBN 852730530-5.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045.
    O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  39
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da personagem Magdá (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    Liberdade e religião: Reflexões Kantianas sobre a não coercitividade, a veracidade e a publicidade na relação entre religião e política.Joel Thiago Klein - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):222-251.
    De acordo com a filosofia kantiana existem três princípios que deveriam regular a forma como a política se relaciona com a religião, quais sejam, o princípio da não coercitividade da crença religiosa; a exigência moral da veracidade nas profissões de crença e a incapacidade de máximas com conteúdo religioso se conformarem com o princípio político-jurídico da publicidade. O objetivo deste artigo é apresentar, explicar e justificar a aplicação desses três princípios com relação à religião e indicar como eles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Judaísmo enoquita: pureza, impureza e o mito dos vigilantes no Segundo Templo.Kenner Roger Cazotto Terra & Abdruschin Schaeffer Rocha - 2019 - Horizonte 17 (52):148-166.
    The article proposes to discuss the categories of "purity" and "impurity" as tools for structuring reality and constructing identities in the context of Enochic Judaism in the Second Temple period. Investigate them, in a special way, from the Myth of the Watchers narrated in the Book of the Watchers, which composes the apocalyptic literature of 1 Enoch. Both the homogeneity verified in the lineage guaranteed the purity of the race and, consequently, the establishment of the identity, as well as the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Liberdade e Religião: Uma Reflexão a Partir da Filosofia de Jürgen Habermas.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):119.
    O objetivo deste artigo é, ao fazer memória dos cem anos da Escola de Frankfurt e assumindo como interlocutor Jürgen Habermas, discutir dois temas importantes para nosso contexto: as questões da liberdade e da religião. Em primeiro lugar, trata-se de verificar o que significa dizer ser livre em sentido próprio. Veremos que para Habermas apenas a autonomia da vontade torna possível afirmar a liberdade em sentido próprio. Em seguida, considerando o papel da religião da esfera pública, trata-se de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Desvelando a máscara da religião: uma reflexão desde a filosofia de Nietzsche.Junot Cornélio Matos - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  58
    Psicologia E religião em Viktor Frankl: A relação entre ciência E espiritualidade na logoterapia.Me Julio Cezar Lazzari Junio - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 60-75.
    A logoterapia é a terapia do sentido da vida e a sua aproximação com a teologia e a filosofia é muito clara. Suas bases são constituídas por elementos espirituais, em sua maioria, e tal fato faz de Viktor Frankl, seu criador, alguém que tentou separar a barreira entre religião e ciência. Partindo do princípio de que o homem é um ser espiritual, a logoterapia contempla o indivíduo como alguém autônomo diante de sua existência, capaz de decidir por onde caminhar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990