Results for 'intervenção do Estado na economia'

1000+ found
Order:
  1. O papel do estado na economia no capitalismo contemporâneo: O estado regulador E as agências reguladoras independentes como seu paradigma de organização administrativa.Iago Oliveira Ferreira - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: O ESTADO REGULADOR E AS AGÊNCIAS REGULADORAS INDEPENDENTES COMO SEU PARADIGMA DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Michel Foucault, a gestão dos ilegalismos e a razão criminológica neoliberal.Diego Dos Santos Reis - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    O presente artigo busca analisar de que modo os problemas da segurança e da economia das punições passam a ser centrais no cálculo político-econômico da racionalidade neoliberal. Como propõe Michel Foucault em seu curso Nascimento da Biopolítica, de 1979, a tecnologia de governo neoliberal conceberia o aparato estatal como “efeito móvel de um regime de governamentalidades múltiplas”. É o enfoque econômico, portanto, que permitirá pôr à prova a eficácia da ação governamental, a partir da avaliação do custo-benefício das intervenções (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção.Márcia Elisa Jager, Isadora Esteve Torres, Laís Ismael Freitas & Samara Silva dos Santos - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O objetivo deste artigo é descrever técnicas grupais desenvolvidas nas turmas do 3º e 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. As técnicas tiveram o intuito de intervir em demandas escolares associadas a relações interpessoais e comportamentos desafiadores e opositores tendo como base os pressupostos teóricos e práticos da abordagem cognitivo-comportamental. Os grupos foram homogêneos, com média de 10 estudantes, com objetivo de psicoeducação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Intervenção Estatal Em Prol Das Empresas de Pequeno Porte À Luz da Nova Lei de Licitações e Contratos.Marcus Aurélio Vale da Silva, Marisa Rossignoli & Bruno Bastos de Oliveira - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    Fomentar a atuação das micro e pequenas empresas deve se tornar um dos principais escopos das políticas públicas brasileiras direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico, considerando o tratamento diferenciado previsto no ordenamento jurídico brasileiro, que também prevê legalmente a possibilidade da aplicação de benefícios aos microempreendedores, mas que ainda não atingem os objetivos que transcendem à seara econômica. O estudo almeja trazer reflexões e a compreensão de alguns dos dispositivos de fomento às micro e pequenas empresas à luz da nova lei de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O Poder de Regulamentação Das Agências Reguladoras e o Princípio da Legalidade: Limites e Possibilidades.Maxwel Gomes dos Santos, Hugo Oliveira Veloso & Carlos Victor Muzzi Filho - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):35.
    Este trabalho analisa a Administração Pública e o poder regulamentar das agências reguladoras no Brasil, a partir da Constituição de 1988. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e o método dedutivo. Constata-se que essas agências foram criadas, no Brasil, em um contexto de transformação do Estado, que buscava afastar-se da intervenção direta na ordem econômica e adotar um modelo gerencial, focado mais na fiscalização e regulação dos serviços públicos, do que em sua prestação direta. Os resultados indicam que os limites (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O uso dos direitos humanos como fundamento de intervenção na soberania dos estados.Fernanda Monteiro Cavalcanti - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O USO DOS DIREITOS HUMANOS COMO FUNDAMENTO DE INTERVENÇÃO NA SOBERANIA DOS ESTADOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Sistema do carecimento, economia estatal [system des bedürfnisses. staatsökonomie] nas lições sobre direito natural e ciência do estado em Heidelberg nos anos 1817 - 18 (Conforme o manuscrito de P. Wannenmann - §§ 93 - 108) - HEGEL, G. W. F. [REVIEW]Thiago Ferreira Lion - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):243-264.
  8.  15
    Direitos humanos, propriedade privada e educação.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1985 - Trans/Form/Ação 8:25-28.
    The present text constitutes a summary of a talk given by the author at the III Conferência Brasileira de Educação. It is here claimed that there is a need to discuss the roots of the idea of rights of the individual and of its link, in Locke's founding thought, with property and, moreover, with the freedom and autonomy of the human person. Furthermore, a discussion is made of the liberal-rationalist assumption of the optimum allocation of social resources through the clash (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Impacto da oferta monetária, crédito interno ao sector privado e do investimento no bem-estar econômico em Moçambique.Estêvão Salvador Langa, Luís Eliseu Manjama & Carlota Miguel Nhampule - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:288-306.
    A promoção do investimento responsável constitui a base de atracão de novos recursos e envolvimento do sistema financeiro na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Embora seja fundamental a intervenção do Estado por meio de políticas, investimentos, regulamentações e finanças, importa lembrar que cada transformação necessita de um profundo compromisso e alinhamento do setor privado. Por outro, apesar da importância crítica que o setor empresarial desempenha (empresas e instituições financeiras), ainda existe falta de clareza ou consistência sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Globalização econômica, desmonte do estado social e déficit político transnacional: uma análise crítica a partir de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):99-126.
    Resumo O artigo trata da análise crítica de Jürgen Habermas a respeito das consequências do modelo neoliberal de integração global via mercado, em especial o desequilíbrio entre política e mercado, o fim do compromisso com o Estado social e o déficit democrático no nível transnacional. Para o filósofo alemão, a concepção neoliberal de sociedade desestatizada do capitalismo global atinge o nexo entre Estado nacional, democracia e justiça social, marginalizando o Estado e a política, em favor da privatização (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. As formas de conceitualização do empreendedorismo na economia.Paulo Sergio Marchelli & Rosemeire do Carmo Mota Dias - forthcoming - Lumen: Selected Proceedings From the Canadian Society for Eighteenth-Century Studies.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Intervenção do estado sobre a propriedade privada.Luiz Bernardo Dias Costa - 2003 - Revista de Filosofia Aurora 15 (17):55.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    O Enfraquecimento Do Estado Democrático e a Questão da Predação Estatal.Bartolomeu dos Santos Costa - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):53-66.
    O objetivo deste artigo é fazer uma discussão apontando para o enfraquecimento de Estados Democráticos como resultado de uma _Predação Estatal_. Predação estatal é utilizada aqui para designar um sucateamento e desordens no Estado como resultados de má administração, corrupção, entre outros fatores. Para tal, fez-se uma discussão/síntese inicial sobre a concepção de Estado/sociedade em John Rawls, buscando relacionar sua ideia de estado ideal com a concepção de Estado Democrático de Direito de autores como Rubens Casara, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do continente. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Governance ideas in Kong-Zi Jiayu and their contemporary values.Hua Li & Na Lu - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240003.
    Resumo: Kong-Zi Jia Yu é um livro que registrou muitas conversas e pensamentos de Confúcio e seus discípulos, tornando-se uma fonte indispensável para explorar a cultura e as ideias tradicionais chinesas. Em particular, as ideias de governança apresentadas no livro ainda são altamente relevantes, hoje. Os pensamentos orientados para as pessoas eram o núcleo da sabedoria da governança, a arte da realeza paradigmática e os cortesãos virtuosos eram uma parte sensata da governança, e as ideias da penologia asseguravam ainda mais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    O DIREITO À ALIMENTAÇÃO NA PANDEMIA: O Princípio Jurídico da Fraternidade como garantia de Saúde e Desenvolvimento.Francisco Gerlandio Gomes Dos Santos & Carlos Augusto Alcântara Machado - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):01.
    A pandemia de COVID-19 já levou à morte mais de cem mil brasileiros. A doença impõe um debate sobre o papel do Estado na segurança alimentar e na agricultura sustentável, que foram diretamente atingidas pelo isolamento social. O presente artigo, fruto a pesquisa exploratória doutrinária, objetiva fundamentar atuação do Poder Público durante a pandemia, pelo Princípio da Fraternidade, para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 02 da Organização das Nações Unidas, que prevê metas para erradicação da fome, melhoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Norberto Bobbio: O Existencialismo Na Perspectiva Do Decadentismo Sartriano.Tiago Soares dos Santos & Reginaldo Cesar Pinheiro - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):75-89.
    Este trabalho analisa e o decadentismo bobbiano dialogando-o com existencialismo sartriano. As duas grandes guerras mundiais ocorridas na Europa impactaram significativamente os campos da política, da economia e da cultura europeia. A crise foi vivida pela elite como uma decadência. A crise da filosofia ou filosofia da crise resultou no surgimento do decadentismo, que se constitui em um movimento existencialista que propôs a reflexão sobre a experiência humana no mundo. Amparado no existencialismo proposto por Kierkegaard, Heidegger e Jaspers o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon.Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):96-118.
    Este artigo tem como objetivo fomentar uma discussão teórica acerca das concepções de Estado e suas possíveis relações com a educação tendo como base os estudos de Hobbes e Rosanvallon. Para isso, apresenta uma breve historicização dos dois autores e discute a partir de uma análise comparativa de suas obras na perspectiva de apresentar oposições e aproximações entre seus conceitos. Conclui que ambos os pensadores, expoentes em suas trajetórias, contribuem com a compreensão acerca da formação e organização do (...), Hobbes defendendo o Estado protetor e Rosanvallon ressaltando a crise e possibilidades de superação do Estado-providência. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A responsabilidade do estado na terceirização: Um paralelo entre O direito à verba alimentar do trabalhador E a promoção do estado segurador do segmento privado.Paulo Vitor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA TERCEIRIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE O DIREITO À VERBA ALIMENTAR DO TRABALHADOR E A PROMOÇÃO DO ESTADO SEGURADOR DO SEGMENTO PRIVADO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX, conhecido como o “filósofo da vontade”, aborda a questão sobre o que é justiça e qual o papel do Estado em alguns parágrafos da sua obra ‘O mundo como vontade e representação’. Ele trata sobre conceitos morais e menciona o direito positivo como regulador da sociedade, mesmo tendo um embasamento no direito natural. O presente artigo pretende evidenciar qual a visão do filósofo sobre o conceito de vontade e como ela influencia diretamente na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. No (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Kant e a Justiça Social.Cleiton Marcolino Isidoro dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):1-11.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a temática da justiça social no pensamento moral e político de Kant, considerando a necessidade de compreender o papel social do Estado na manutenção da sociedade. Para isso, efetua-se uma análise dividida em três partes, na qual se avaliará, num primeiro momento, a justiça social como gênese de um eventual estado de bem estar social no pensamento kantiano; num segundo momento, o papel da moralidade kantiana como fundamento do dever ético de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    A educação em direitos humanos nos cursos jurídicos do Estado de Alagoas e seus reflexos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: um estudo de caso.Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira & Edna Cristina do Prado - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021016.
    O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do Estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da Educação em Direitos Humanos. Partindo-se do pressuposto de que ainda preponderam o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    As Práticas Adultocêntricas Nas Políticas Públicas Destinadas Às Inf'ncias No Brasil: Pistas Para Aproximações de Um Devir-Erê.Matheus Magno Dos Santos Fim & Janaína Mariano César - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-26.
    This article problematizes work practices with children, analyzing especially adult-centric practices and the ways in which they characterize public policies aimed at childhood in Brazil. Our study was based on the cartography method, which made it possible to monitor the uncertain psychosocial landscapes caused by the Covid-19 pandemic. It used methodological concepts from Institutional Analysis and the Sociology of Childhood, which intersected with elements of Afroperspectivist philosophy, such as represented among the Ibeji and the Erês. The methodological tool adopted was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Rousseau, um democrata radical?Helena Esser Dos Reis - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Inúmeros autores afirmam que Rousseau é um democrata radical, entretanto, ele mesmo, não parece apoiar um governo democrático. Instigados por esta situação buscaremos elucidar em qual sentido podemos considera-lo um defensor da democracia. Para isso, procuraremos seguir o pensamento político de Rousseau reconstituindo as condições originárias da existência humana, discutiremos as condições do pacto de associação e a investigaremos a manutenção do estado republicano por meio da ação política de legislar. Tentaremos, finalmente, elucidar o problema proposto, em primeiro lugar, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Estado democrático de direito, estado pós-democrático E sua relação com O neoliberalismo.Bartolomeu dos Santos Costa & Vanessa Cristina Silva Neco - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):124-128.
    Rubens Casara possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes, mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes e doutorado em direito pela UNESA/RJ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: processo penal, hermenêutica, poder judiciário e sociedade brasileira. É também juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia, membro da Associação Juízes para a Democracia e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de teorias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal de Alagoas; (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Educação e epistemologias.Manoel Francisco do Amaral - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):65-91.
    O texto tem como objetivo desenvolver reflexão atualizada em relação à pedagogia das competências como tendência pós-moderna à luz da pedagogia histórico-crítica. É apresentado em três partes além da introdução e conclusão. Na primeira, pretende-se caracterizar a pedagogia histórico-crítica; segunda, algumas críticas à pedagogia das competências; terceira, revelar a relação entre a pedagogia das competências e a educação do estado de São Paulo; na conclusão, a necessidade urgente de resgatar a concepção de educação pautada na totalidade, superação da visão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Economia política aristotélica: cuidando da casa, cuidando do comum.Armando de Melo Lisboa - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):36-72.
    A sociedade não se iniciou com a civilização grega, porém fundamentou a civilização ocidental. Pretende-se fazer uma reflexão sobre as questões econômicas do mundo antigo, quando Aristóteles anteviu crescente inserção mercantilista na sociedade e tratará a polis com uma grande autonomia humana. A sociedade grega clássica está centrada na cidade-estado, a polis, a qual era, para os gregos, o estágio final e completo da vida social, a única forma possível de existência civilizada. O conceito aristotélico de economia como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    A Desigualdade de Gênero Na Política e a Sub-Representação Feminina Nos Parlamentos: Uma Discussão Ainda Necessária.Maxwel Gomes dos Santos & Marcelo Barroso Lima Brito de Campos - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):55.
    Este artigo propõe-se a discutir, sob o paradigma do Estado Democrático de Direito, em que medida a aplicação da cota de gênero contribui para fomentar a representatividade feminina na política. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e o método jurídico-dedutivo. Os resultados sinalizam que não há uma correlação necessária entre o preenchimento da cota de gênero e o incremento do número de candidatas eleitas. Os resultados apontam que a superação dessa desigualdade requer a discussão de outras possibilidades, tais como reserva de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  94
    John Locke e o Argumento da Economia para a Tolerância.Antônio Carlos dos Santos - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):9-24.
    O objetivo deste texto é analisar o argumento da economia que justificaria a tolerância como um dos maiores fatores para o desenvolvimento dos povos, no século XVII, segundo a interpretação de Locke. Expressando de outro modo, este texto pretende responder a seguinte questão: qual o lugar da dimensão econômica na teoria lockiana sobre a tolerância?
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  16
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    As Questões Étnico-Raciais Na Educação e Docência Em Prisões: Percepção Docente Em Intervenção Pedagógica.Antonio Pereira & Juliana Gonçalves dos Santos - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:36-56.
    Esse estudo consiste numa reflexão sobre uma intervenção pedagógica com docentes que atuam na EJA em prisões, trazendo à tona problematizações das questões étnico-raciais, suas percepções, e saberes e realidades da comunidade negra. Discute-se como os docentes da Penitenciária de Serrinha (BA) percebem a questão racial e a própria efetivação da Lei 10.639/03 na sua prática pedagógica. Assim, partimos da execução de uma proposta formativa dialógica dos direitos raciais, da reparação histórica e da inclusão da história da África e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol.Guilherme Fragosso do Prado & Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    O beisebol, em pouco tempo, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Nos anos 1960, o novo jornalismo, mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. John Updike, representante do novo jornalismo e autor da crônica trabalhada nesta pesquisa, encontraram no beisebol uma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    Pampsiquismo.Anderson Luiz do Vale Fonseca - 2023 - Cognitio 24 (1):e60528.
    O presente artigo traduzido de Thomas Nagel, originalmente, foi publicado pelo autor no livro Mortal Questions (1979), obra em que se encontra alguns dos seus principais escritos. No entanto, somente após a publicação de The Conscious Mind, em 1996, de David Chalmers, colocar o Pampsiquismo no cerne da discussão envolvendo o problema da consciência, que o artigo de Nagel parece ter ganho notoriedade. Desde então, a leitura deste texto se tornou essencial para examinar o Pampsiquismo e suas premissas, como as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Cinco ensaios de The Philosophy of Style, de Herbert Spencer.Thaís Fernandes dos Santos - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):596-625.
    Herbert Spencer (1820-1903) foi um proeminente escritor e um dos maiores intelectuais europeus do movimento positivista do século XIX. Filósofo, sociólogo, biólogo, educador e cientista, fortemente influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, foi também autor de prolíficas obras filosóficas e educativas, como Os Princípios da Sociologia, A Educação Intelectual, Moral e Física. Do livro intitulado The Philosophy of Style, publicado originalmente na Inglaterra, em 1852, apresenta-se as traduções de seis ensaios filosófico-literários ao português brasileiro, nos quais Spencer discorreu (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A Formação Socioespacial e Histórico-Cultural do Alto Uruguai Rio-Grandense.José Antonio Moraes do Nascimento - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):54-72.
    A formação socioespacial e histórico-cultural do Alto Uruguai rio-grandense foi pautada pela ação do Estado, em especial pela atuação da Diretoria de Terras e Colonização. Ao mesmo tempo, os vários grupos sociais envolvidos reagiram e resistiram, interferindo no curso do processo desencadeado pelos diferentes governos. A região era coberta por uma densa floresta, com presença de ervais, que servia de moradia e sustento para caboclos e indígenas. Grande parte das terras era devoluta, na ótica governamental, públicas. Por isso, o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    A matriz africana no espaço do terreiro de candomblé como exemplo de topofilia.Sandro dos Santos Correia & Regina Suama Ngola Marques - 2023 - Odeere 8 (3):101-118.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a tradição de matriz africana e afro-brasileira presente no espaço do Terreiro de Candomblé pode ser considerado como um exemplo de Topofilia. É um estudo de Pós-Doutorado desenvolvido no CCS, no NEPPINS, na UFRB. O lócus ocorre na cidade de Cachoeira, no estado da Bahia. A metodologia adotada foi a do trabalho de campo e da observação participante, utilizando-se de publicações locais específicas sobre a temática. Os principais dados demonstram que o espaço (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno.Jéverton Soares dos Santos & Robson da Rosa Almeida - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):427-452.
    O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, “Ästhetische Theorie”, presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA.Telma Gonçalves Santos & Valdineia Oliveira Dos Santos - 2016 - Odeere 1 (1).
    O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um acervo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    A import'ncia das mulheres do candomblé no desenvolvimento de Cachoeira, BA.Sandro Dos Santos Correia - 2017 - Odeere 2 (3).
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das mulheres no fortalecimento do candomblé por meio de suas variadas atuações desde a sacerdotal, a ritualística, a comercial, até a política. A metodologia utilizada está calcada no trabalho de campo e investigação participante em alguns terreiros e diálogo com lideranças religiosas no território de Cachoeira, no estado da Bahia; concentrando a análise na função destas mulheres na organização de festas públicas como a da Boa Morte e a de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  39
    A Coroa e a Mitra no espaço público: representação de poder nas festas e cerimônias litúrgicas do século XVIII em Minas Gerais (The Crown and Miter in public space) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p64. [REVIEW]Patrícia Ferreira dos Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):64-82.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo Este estudo analisa, por meio das cartas produzidas pelos prelados do século XVIII, o emprego dos ritos litúrgicos e festas oficiais em prol da afirmação da autoridade da Igreja e do Estado na capitania de Minas Gerais. Àquela altura, a engrenagem do governo colonial, que envolveu atividades administrativas, econômicas e militares; não prescindiu de um aparato de representação pública dos poderes. Tratados sobre a doutrinação dos gentios circulavam pela Europa; os ritos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Alagação: quem salvará nossa cidade?Felipe dos Santos Durante - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85579.
    Este artigo tem como objetivo, a partir da leitura e interpretação das Vorlesungen über Ethik (Lições Sobre Ética), da coletânea de conferências Não somos de Arama Rígido de Ernst Tugendhat e da análise dos dados oficiais compilados pelo Governo Estadual do Acre e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), analisar a catástrofe ocorrida na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, no ano de 2023. Nos meses de maio e abril a cidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    Surveillance e as “novas” tecnologias de Controle biopolítico.Augusto Jobim do Amaral & Felipe da Veiga Dias - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e33427.
    O presente estudo tem como tema o surveillance e a sociedade do controle biopolítico, sendo dada ênfase à conexão com o sistema penal e as tecnologias dispostas nas práticas de segurança. Tem-se como problema de pesquisa como e de que forma operam os “novos” mecanismos de surveillance em prol da segurança no modelo biopolítico do Estado penal? Conclui-se que o modelo de controle atual baseado em riscos e algoritmos emprega o surveillance em uma atuação securitária seletiva, adotando o discurso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. The Marquis of Pombal and the shift of Paradigm.José Augusto dos Santos Alves - 2006 - Cultura:177-192.
    Num século "ideofágico" e "mitofágico", em que "desconhecidos" agitadores, anti-escolásticos e defensores de ideais subversores, aparentemente não coniventes com o poder, lançam a discussão no seio do Estado e da Sociedade e tentam o centro, o meio-termo, à boa maneira de um eclectismo pontual que não esquece a visão conservadora, mas mantendo-se abertos às inova­ções, o pombalismo aparenta-se a um marco miliário que apresenta características transforma­cionais e, muitas vezes, polémicas ao nível das várias esferas, como a literária, por vezes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica.Geyso Dongley Germinari - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):188.
    Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da Diálogos aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000