Results for ' Autocomunicação de Deus'

994 found
Order:
  1. O Significado Filosófico dos Costumes Bantos.João de Deus G. Kamtedza - 1962 - Revista Portuguesa de Filosofia 18 (1):39-67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  42
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Technostress in Spanish University Teachers During the COVID-19 Pandemic.Maria Penado Abilleira, María-Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de Deus & Maria José Mosquera-González - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    One of the measures adopted by the government of Spain during the COVID-19 pandemic has been the elimination of face-to-face classes in all universities, requiring that all teachers had to conduct their classes in an online mode. The objective of this article is to study how this adaptation among university teachers affected their job performance due to the technostress that they may have suffered. Based on the person-environment misfit theory, the sample consisted of 239 teachers from face-to-face and online universities (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  15
    Technostress in Spanish University Students: Validation of a Measurement Scale.María Penado Abilleira, María Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de-Deus & María José Mosquera-González - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  28
    A crítica ontológica de Marx, 180 anos.Leonardo Gomes de Deus & Guilherme de Oliveira E. Silva - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O artigo reexamina a leitura que Marx efetuou, em 1843, do pensamento de Hegel. Depois, são discutidas leituras contemporâneas do texto, além das próprias notas que o autor tomou durante o período. Defende-se a tese de que o texto de Kreuznach é instaurador na trajetória do autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de Goethe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Do crepúsculo dos ídolos à adoração do cotidiano: ciberespaço e idealização do mundo virtual.Adriano Martins das Dores Costa - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O avanço da internet propiciou uma situação em que a visibilidade que alguns indivíduos, grupos e entidades alcançam dentro de determinados círculos, e até mesmo em todo o globo, tem chegado a níveis de idolatria e reverência que só podem ser comparadas a um culto, uma religião ou seita. Essa construção de significados é processada através da chamada “autocomunicação de massa”, termo cunhado por Manuel Castells, na qual os próprios indivíduos estabelecem quem possui algum tipo de poder. E (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  29
    As provas da existência de deus em Descartes.Luciano Marques de Jesus - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):347-364.
    SÍNTESE - O artigo tematiza as chamadas provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. A primeira, propriamente cartesiana, parte da idéia de infinito, presente no eu, para a existência do Ser infinito; a segunda, versão cartesiana do argumento da contingentia mundi, parte da existência do eu contingente que possui a idéia para a existência de Deus; a terceira é uma reedição do argumento ontológico de Santo Anselmo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    O tempo do reinado de deus E do reinado do homem..Jorge Jaime de Souza Mendes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):111-115.
    O autor realça a dicotomia entre asidéias de Homem e de Deus, igualmente enfocadaem J. P. Sartre e em Nietzsche. O conteúdo axiológicoem Deus contém a afirmação absoluta doHomem, logo, não são idéias contrárias, uma vezque o homem tende para Deus. As metas humanasestão contidas na idéias de Deus, portanto,não nos é lícito proclamar "a morte de Deus" antesque o homem se transforme em Deus...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.Luiz Antônio de Araújo - 2015 - Horizonte 13 (40):2311-2312.
    Resumo de dissertação: ARAÚJO, Luiz Antônio de. A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  82
    Niilismo E absurdo: Ecos da “morte de deus”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    A primeira assembleia do povo de deus : uma faceta da recepção do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Belo Horizonte.Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (40):2313-2314.
    Thesis summary: OLIVEIRA, Jotaci Brasiliano Conceição de. The first assembly of the people of God, a facet of the reception of the Second Vatican Council in the Archdiocese of Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Frei Gaspar da Madre de Deus.Carlos Lopes de Mattos - 1979 - In Anna Maria Moog Rodrigues (ed.), Moralistas do século XVIII. Rio de Janeiro: Editora Documentário.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    A questão de deus na história da filosofia.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier (ed.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
  16.  10
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    A relevância do conhecimento de deus para O homem.Ilmário de Souza Pinheiro - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 94.
    This article offers to reflect the matter of knowledge of God in contemporary, while marked by a predominantly secular context. Our theoretical assumption is the human condition, always in search of a vital sense. In principle, we will do an explanation of the foundations of God’s knowledge, a second time, we will discourse on a critical analysis of the speech of God in contemporary times, and finally reflect on the challenge of today's man to know God, even when thought to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    Teilhard de Chardin e a Questão de Deus.Henrique Cláudio de Lima Vaz - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):137 - 158.
    O presente artigo pretende mostrar por que é que a actualidade de Teilhard de Chardin é hoje imune às vicissitudes dos tempos e a sua obra se transformou num verdadeiro clássico do pensamento cristão no século XX. Mostra-se, com efeito, o valor permanente da mensagem teilhardiana, mensagem esta que importa acolher com entusiasmo renovado no momento em que se comemoram os primeiros 50 anos depois da morte do grande cientista e pensador. Neste sentido, o artigo mostra de que modo a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    Niilismo e Absurdo: Ecos da morte de Deus.André Mendes Viana de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Ética demonstrada à maneira dos geómetras Vol. I: Parte I — De Deus.Bento de Espinosa, Joaquim de Carvalho, Spinoza & C. de Deugd - 1968 - Revista Portuguesa de Filosofia 24 (2):239-240.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Deus summe sensibilis: A sensibilidade de Deus no Proslogion de Santo Anselmo.Felipe de Azevedo Ramos - 2013 - Lumen Veritatis 6 (25):89-100.
    No anseio de compreender a verdade divina, Santo Anselmo, em seu Proslogion, desenvolve o célebre unum argumentum a respeito da existência de Deus. Na segunda parte da obra, ao expressar-se sobre os atributos divinos e sobre as antinomias que se lhe apresentam, o Doutor Magnífico surpreende o leitor com a revelação de que Deus é summe sensibilis — sumamente sensível. Parte-se então de duas visualizações: a possibilidade de Deus ser sensível em si mesmo (secundum se), ou em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O crepusculo de Deus nasa guerras dos homens. Uma leitura do In nomine Dei de Josè Saramago.Joao De Oliveira Lopes - 1998 - Humanitas 50:1025-1040.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    A (im)possibilidade do “conhecimento” de Deus em Kant: o Sumo Bem, objeto necessário da razão.Luiz Rohden & Valdinei Vicente de Jesus - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):440-455.
    O sumo bem, tal qual apresentado na CRPr, consiste na união da moralidade com a felicidade. Como esta ligação não pode ser assegurada necessariamente pelo próprio homem durante a sua finita e imperfeita existência, resta que se existe uma síntese; a mesma apenas pode ser elucidada em um suposto juízo sintético a priori que possa unir a vida terrena virtuosa com a felicidade post mortem que é o que parece exigir uma síntese desta natureza. Frente a esta questão, defendemos que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Em busca de Deus e da paz: filosofia.Geraldo de Araujo Vale - 1975 - Goiânia: Editôra Oriente.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor de Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    This article aims to present how the philosopher Emmanuel Lévinas understands the issues of suffering and evil in the world, hardships frequently considered as obstacles to the belief in God. Breaking away from the logic of theodicies, the French-Lithuanian philosopher developed original and instigating perspectives on these themes, placing them in an eminently ethical domain. It concerns an ethic that escapes reciprocity, in a context of asymmetry, with the granting of absolute priority to the other man. Such reflections are particularly (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Idade Média: tempo do mundo, tempo dos homens, tempo de Deus.José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza (ed.) - 2006 - Porto Alegre: EST.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Sem temor e sem angústia diante de Deus.Lydio Machado Bandeira de Mello - 1981 - Belo Horizonte: [S.N.].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Aspectos metafísicos na física de Newton: Deus.Bruno Camilo de Oliveira - 2011 - In Luiz Henrique de Araújo Dutra & Alexandre Meyer Luz (eds.), Coleção rumos da epistemologia. pp. 186-201.
    CAMILO, Bruno. Aspectos metafísicos na física de Newton: Deus. In: DUTRA, Luiz Henrique de Araújo; LUZ, Alexandre Meyer (org.). Temas de filosofia do conhecimento. Florianópolis: NEL/UFSC, 2011. p. 186-201. (Coleção rumos da epistemologia; 11). Através da análise do pensamento de Isaac Newton (1642-1727) encontramos os postulados metafísicos que fundamentam a sua mecânica natural. Ao deduzir causa de efeito, ele acreditava chegar a uma causa primeira de todas as coisas. A essa primeira causa de tudo, onde toda a ordem e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  33
    A renúncia de Deus como experiência místico-especulativa: o apofaticismo do Pseudo-Dionísio e o anúncio histórico da morte divina.Werbert Cirilo Gonçalves - 2014 - Horizonte 12 (34):606-607.
    GONÇALVES, Werbert Cirilo. A Renúncia de Deus como experiência Místico-Especulativa: o apofaticismo do Pseudo-Dionísio e o anúncio histórico da morte divina. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-chave: Renúncia de Deus. Mística-especulativa. Pseudo-Dionísio. Apofaticismo. Morte de Deus. Keywords: Resignation of God. Speculative-mysticism. Pseudo-Dionysius. Apophaticism. Death of God.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    A ideia de Deus na Logique de la Philosophie. Categoria, retomadas, compreensão.Francis Guibal - 2013 - Cultura:163-175.
    « Point tournant du devenir philosophique », la catégorie de Dieu joue un rôle char­nière dans la rigueur logique et la pertinence historique du discours weilien. Ce qui surgit avec elle, en effet, c’est la nouveauté anthropologique d’une liberté qui se montre « sous la forme du sentiment ». Les reprises théologiques ne parviennent pas à donner un langage qui soit en accord avec la tension inhérente à cette expérience, cependant que les philoso­phies modernes ne se l’approprient que sous un (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Este é o livro dos mandamentos de Deus.São Tomás de Aquino & Felipe de Azevedo Ramos - 2011 - Lumen Veritatis 4:119-122.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Prova matématica da existência de Deus.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1973 - [Brasil]:
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Filosofia de deus e da religiāo.Ángelo Agazzi - 1971 - São Paulo,: Biblioteca Filosófica Universitária ; Distribuido pela "Catavento Distribuidora de Livros,".
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  26
    Gênero e poder na Igreja Universal do Reino de Deus.Claudirene de Paula Bandini - 2015 - Horizonte 13 (39):1410-1426.
    From a doctoral research based on the theoretical and methodological construction of the Feminist Sociology of Religion, the referent text presents a discussion about power and domination of gender in the Universal Church of the Kingdom of God. The study adopts the religion as a sociological problem in order to raise some discussion points from the construction process and articulation of the relationship between power and gender resistance in religion. The doctoral thesis researched three major Pentecostal churches and found that (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Simplicidade de Deus e racionalidade do mundo.Ethel Rocha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):173-188.
    Neste artigo, pretendo examinar a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas a partir da conjugação dos atributos divinos que, segundo Descartes, são conhecidos por nós e sua tese de que, entre as verdades eternas livremente criadas por Deus, estão incluídos os princípios lógicos. A partir desse exame, concluo que, até onde o intelecto finito do homem pode conceber, a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas envolve ao menos as seguintes teses: a) Deus, por ser (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    A Palavra de Deus na Bíblia e a Missão Evangelizadora: cinquenta anos depois da Dei Verbum.Johan Konings - 2015 - Horizonte 13 (40):2096-2114.
    Aos 50 anos da Dei Verbum retomam-se alguns textos da última década que atualizam esse documento, especialmente a exortação Verbum Domini de Bento XVI, o Documento de Aparecida, do CELAM, e a Evangelii Gaudium, do papa Francisco. Partindo da consideração da palavra dialogal como espaço para o deixar-ser do outro, sublinha-se o caráter humano-divino da palavra de Deus, criadora e humanada em Cristo. A Tradição viva da Igreja, em cujo seio se configura a Escritura cristã como regra primeira da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    A Prova da Existência de Deus No de Libero Arbitrio de Agostinho.Maurizio Filippo Di Silva - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):11-21.
    O objetivo deste artigo é o de esboçar a prova da existência de Deus traçada por Agostinho de Hipona no segundo livro do De libero arbitrio. Tendo em vista tal fim, na primeira parte desta pesquisa, examinar-se-á o critério indicado pelo Hiponense para provar que Deus existe. Em seguida, isto é, na segunda etapa deste estudo, analisar-se-á a reflexão agostiniana sobre a Verdade como objeto comum e imutável do conhecimento da razão humana. Por fim, na terceira parte desta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    O peregrino e a Glória: um estudo sobre a Assembléia de Deus Brasileira.Elienai de Oliveira Carvalho Castellano - 2007 - Horizonte 6 (11):175-175.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Bataille e a Morte de Deus.Renan Pavini - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):60-72.
    Bataille não apenas ratifica o pensamento nietzschiano longe das interpretações nazistas, mas também se utiliza de Nietzsche para intensificar seu próprio pensamento. Sob esta perspectiva, podemos dizer que um dos temas que atravessam o pensamento de Bataille é o da morte de Deus e do vazio deixado pela sua ausência. Pretendemos, diante disso, trazer alguns conceitos de Bataille, como o Nada, o limite e a transgressão, o erotismo, o possível e o impossível, principalmente em sua inspiração nietzschiana. Por isso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    A Pessoa Humana como objeto do Amor de Deus, manifestado na Criação, na Encarnação e na Misericórdia.Antônio de Pádua Santos - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):168-184.
    This theological argument job has three sections, each of them dealing with one of its aspects. In the first, on the creation, there are the data as presented in the Holy Scriptures, the development of creationist theology and confirmation that science and theology can illuminate each other since respecting each others' differences. In the second, on the incarnation, it is confirmed that God is not unfamiliar to his work because, after creating it, continued veiling about to send his Son to (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    A singularidade da experiência religiosa isl 'mica: contexto histórico, revelação e concepção de Deus'.Carlos Frederico Barboza de Souza - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    Sobre a anterioridade de Deus com relação ao mundo no Trahafut de Averróis.Tadeu Mazzola Verza - 2010 - Discurso 40 (40):237-260.
    Sobre a anterioridade de Deus com relação ao mundo no Trahafut de Averróis.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  53
    A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral.Rose Silvania Figueiredo do Vale - 2013 - Horizonte 11 (30):802-803.
    Dissertação de Mestrado. VALE, Rose Silvania Figueiredo do. A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral. 2012. 132 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Ideias transcendentais. Ilusão. Razão. Moral. Deus. Homem. Key works : Transcendental ideas, Illusion, Reason, Moral, God, Man.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    A questão de Deus nos seminários de Jacques Lacan | The question of God In Jacques Lacan Seminars.Fabiano Veliq - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O artigo tem como objetivo traçar uma visão panorâmica sobre como Lacan trabalha a questão de Deus em seus seminários. Tendo em vista a importância da questão de Deus para Lacan, nosso artigo se mostra como uma tentativa de mapear tal problema nos seminários e evidenciar que o tema sobre Deus perpassa toda a obra de Jacques Lacan, que vai alterando as suas formulações sobre Deus à medida que seu ensino avança.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Princípio de Causalidade, Existência de Deus e Existência de Coisas Externas.Ethel Rocha - 2000 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 10 (1).
    Meu objetivo nesse artigo é o de reconstruir a primeira prova da existência de Deus e a prova do mundo externo como estas são apresentadas por Descartes nas Meditações Metafísicas tendo como fim examinar o modelo de causalidade nelas envolvido. Pretendo mostrar que embora Descartes, nas duas provas, ao recorrer ao princípio de causalidade, expressamente mencione um único e mesmo modelo de causalidade, a saber, o modelo segundo o qual a causa transmite sua essência ou parte dela a seu (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    Religiosidade e interioridade em Agostinho: O caminho para a restauração da imagem de Deus na mente. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horiz. [REVIEW]Leonam Rocha de Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):1084-1085.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Ion Storm.Deus Ex - forthcoming - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 994