Results for ' comédia à portuguesa'

1000+ found
Order:
  1.  12
    Um sonho cor-de-rosa.Bruno Marques - 2016 - Cultura:289-333.
    O objetivo deste artigo é compreender o fenómeno da propaganda indirecta no cinema enquanto dispositivo ideológico de controlo da vida privada, identificando a forma como foram tratados os papéis do feminino e do masculino no que à intriga amorosa conducente ao casamento diz respeito.Para o efeito, foram analisados, à luz do contexto sociocultural e político das duas primeiras décadas do Estado Novo em Portugal, sete filmes de ‘comédia à portuguesa’ marcantes do chamado ‘período de ouro’ do cinema português.A (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    A. López Eire: La lengua coloquial de la comedia aristof´nica. Pp. 211. Murcia: Universidad de Murcia, 1996. Paper, no price given. ISBN: 84-7684-705-X. [REVIEW]A. M. Bowie - 2000 - The Classical Review 50 (1):273-274.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    O Darwinismo na universidade portuguesa (1865-1890).Carlos Almaça - 1999 - Lisboa: Museu Bocage, Museu Nacional de História Natural.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    O projecto cultural de Manuel de Azevedo Fortes: um caso de recepção do cartesianismo na ilustração portuguesa.Luís Manuel A. V. Bernardo - 2005 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Edited by António Braz Teixeira.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  17
    A reacção contra o positivismo e o movimento da renascença portuguesa.Maria Celeste Natário, António José de Brito & Renato Epifânio (eds.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
    A reacção anti-positivista, não assumindo a uniformidade ou quase uniformidade da concepção de que se dizia antagonista, não deixou de assumir posição destacada, estando na origem do renascimento especulativo no nosso país nas duas últimas centúrias Merece, assim, ser estudada seriamente O positivismo foi uma corrente filosófica nos finais do século XIX, de tal modo dominante que se tornou uma espécie de moda Penetrou, profundamente, nos es elecimentos de ensino, no jornalismo, na política, recebendo, em certos planos, uma aberta consagração (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A divina comédia: Conexões entre Dante E Agamben.Célio Antonio Sardagna - 2014 - Synesis 6 (2):21-48.
    A Divina Comédia, de Dante Alighieri, é uma obra influenciadora, já que, no decorrer do tempo, continua sendo relida, revisitada e reproduzida de diferentes maneiras: filmes, pinturas, best-sellers, teatros entre outros modos. Graças à vastidão de seu sentido, muitos estudiosos dela se valem para criar outras obras, a exemplo do filósofo Giorgio Agamben, que se valeu de aspectos a ela subjacentes para retomá-la e efetuar estudos filosóficos. Por ser continuamente lida, relida, retomada, ser influência para inúmeros autores e instigante (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Leyendo a Platón: entre comedia y tragedia en el Cratylus.Juan Manuel López - 2024 - Revista Internacional de Filosofía Teórica y Práctica 2 (1):143-158.
    Este artículo es una discusión con el concepto platónico de diálogo entendido como comedia, Plato’s Cratylus: The Comedy of Language (Ewegen, 2014. No hay traducción al español) fue usado como el recurso central de este artículo, el cual provee la base para diferentes interpretaciones en América Latina como las que defiende la profesora Buarque (2011) en nuestra región y, de manera mucho más general Gregorio Lury et al. (2018) en Ibero America. Sumado a ello, a diferencia del trabajo mencionado, este (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Iniciación a la filosofia: Desde Sócrates a Bergson.A. E. Baker - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (1):119-120.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Ainda O problema da filosofia portuguesa recordando joaquim de Carvalho, no centenário do seu Nascimento.Amândio A. Coxito - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):299-308.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    [Recensão a] Ganho, Maria de Lourdes Sirgado , Dicionário Crítico de Filosofia Portuguesa.Mário Santiago Carvalho - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (50):458-462.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A Insuficiência das Leis: uma Reflexão sobre o Pensamento de Antifonte.Cristiane A. De Azevedo - 2021 - Revista Portuguesa de Filosofia 77 (1):235-250.
    In the 5th century BC, in Athens, Antiphon reflects on the relationship between physis and nómos in a way quite different from most sophists. Indeed, one of the particularities of sophist thought is to minimize physis so that thinking focus itself on nómos, on what man can, through thinking and debate, establish in regard to the common good and justice in the pólis. However, Antiphon takes up this relationship between nature and law to direct it to another path. In an (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Contribuic̣ão para a história da filosofia portuguesa.Lothar Thomas - 1944 - Lisboa,: Depositaria: Livraria Classica Editora.
    1. v. A história da filosofia portuguesa desde o seu coméc̣o até ao final do século xvi (exceptuada a restaurac̣ão da escolástica).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Crítica à retórica na comédia de Aristófanes.Maria de Fátima Sousa Silva - 1987 - Humanitas 39:40.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Ethical Theories. A Book of Readings.A. I. Melden - 1974 - Revista Portuguesa de Filosofia 30 (4):406-406.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. De nueva generacion. Architectura Portuguesa, 2G, nr 20/2001.J. Belo Rodeia, D. Castro Lopes & A. Mateus - forthcoming - Nexus.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Leonardo Coimbra e a I República: percurso político e social de um filósofo.Fernando Mendonça Fava - 2008 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    A obra cultural, política e social de Leonardo Coimbra é a temática principal deste livro. De permeio é dada nota dos grandes traços e momentos da história da Primeira República Portuguesa, isso na justa dimensão em que tal ajuda à contextualização e melhor compreensão do objecto principal. O estudo desta extraordinária e multifacetada personalidade – filósofo, homem de ciência, escritor, orador exímio, pedagogo, político – e a análise da sua relação crítica com os poderes instituídos durante o período histórico (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A ética do Cuidado à Luz da Fábula/MIto de higino e da Tragédia Filoctetes de Sófocles.J. A. Zagallo Cardoso & António Sá da Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):81-88.
  20.  13
    A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa.Cláudia Duarte - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1659-1694.
    A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa Resumo: Com as Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define o seu lugar entre os filósofos que dedicaram os seus pensamentos à educação dos mais novos. Mas ao contrário de Locke, Rousseau ou Martinho de Mendonça, Sanches reorienta a sua atenção para a educação pública abrindo um caminho diferente de reflexão no âmbito da pedagogia e tornando mais clara a ligação entre educação e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Leão Ramos Ascensão and the Integralismo Lusitano.A. Paulo Dias Oliveira - 2012 - Cultura:237-262.
    Este artigo pretende, num primeiro momento, através de algumas fontes históricas, compreender o modo como o fenómeno do Integralismo Lusitano tem sido estudado no nosso país. Num momento posterior, tentar-se-á pôr a claro a vida de Leão Ramos Ascensão e o seu contributo para o movimento monárquico e para o movimento do Integralismo Lusitano. O momento final levar-nos-á ao conhecimento deste movimento desde a sua fundação à volta da revista Alma Portuguesa, editada em Lovaina, na Bélgica, em 1913, até (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Introducción a la Psicosociología.Jean Maisonneuve & A. Guerra - 1975 - Revista Portuguesa de Filosofia 31 (2):218-219.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    A Essência Da Matéria Prima Em Averróis Latino.Mário A. Santiago De Carvalho - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1-4):197-221.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A parábola humana.Jorge A. Coutinho de Abreu - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1):243-251.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Study in Behaviour.S. A. Barnett - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (2):217-217.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  26.  6
    Contemporary Philosophical Alternatives and the Crisis of Truth: A Critical Study of Positivism, Existentialism and Marxism.G. A. Rauche - 1970 - Springer.
    The function of philosophy may be circumscribed as consisting in ma king a keen analysis of the peculiar nature of the crisis-situation, as it has existed among mell throughout th~ centuries of human history, and as it manifested itself in definite ways at the various stages of this his tory. That is to say, philosophy may be regarded as the discipline which, again and again, will have to determine the authenticity of man's ex istence in the light of the changing (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Part time wife (esposa a medias) (1930) de Leo mccarey: Una película precursora de las comedias rematrimonio de Hollywood.José Alfredo Peris Cancio - 2016 - SCIO Revista de Filosofía 12:247-287.
    Part Time Wife es considerado el primer largometraje de Mc- Carey en el que aparecen sus rasgos más propios. Por su temática y por su relación con The Awful Truth (1937) puede considerarse una comedia de rematrimonio de Hollywood. En ella pueden distinguirse dos núcleos temáticos: el conflicto matrimonial o la amenaza del divorcio y el rematrimonio como retorno al Paraíso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    A comédia desclassificada de Martins Pena.Iná Camargo Costa - 1989 - Trans/Form/Ação 12:01-21.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  98
    A desconstrução dos PCN de Língua Portuguesa e a questão da identidade docente.Alex Pereira De Araújo - 2010 - Revista Educação e Cidadania 9 (1):61-69.
    Tendo em vista que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”, nossa pesquisa visa refletir sobre a nova identidade docente materializada no discurso dos PCNs de língua Portuguesa. Trata-se de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), analisando e discutindo a(s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30. Symbolism: It's Meaning and Effect.A. N. Whitehead - 1927 - Revista Portuguesa de Filosofia 18 (1):97-97.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   22 citations  
  31. Reflexiones en torno a la universalidad poética de la comedia aristofánica.Raúl Alexander Murcia Barón - 2012 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 22:99-108.
    This analysis comes from a philosophical glance at Aristophanic comedy, where the problem seems to move towards universality of poetry. The common manner to face this problem is getting close to the concepts of learning and inference, introduced in the field of a sort of action or a sort of character without consideration for the Aristotle’s horizon of the poetic research télos, érgon, oikeía hedone and katharsis, or the Greek theatrical-poetic representation as an autonomous form of universal mythos. The underestimation (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A "HArmonie Universelle", de M. Mersenne.A. de Lena - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (2):180-181.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Pensar a cultura portuguesa: homenagem ao Prof. Doutor Francisco José da Gama Caeiro.Francisco da Gama Caeiro (ed.) - 1993 - Lisboa: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    O presente volume reune quase uma trintena de artigos com temas culturais, de consagrados autores portugueses e brasileiros, que assim pretenderam homenagear o Professor. oordenada por Joaquim Gonçalves, a obra é estruturada em 4 partes. As três primeiras agrupam as intervenções, consagrando-se a quarta à vida e obra do homenageado.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    A Concepção Social da Investigação Científica segundo Thomas S. Kuhn.Luiz Henrique de A. Dutra - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):93 - 120.
    Este artigo investiga a concepção de Thomas Kuhn acerca do desenvolvimento científico como base para uma teoria social da investigação. Nesse sentido, o autor procura explicar o papel desempenhado pelas comunidades científicas na constituição da prática científica. Esta consiste na investigação dirigida por padrões compartilhados, tais como valores e modelos, que também dirigem e dão forma ao comportamento individual dos cientistas. Desse ponto de vista, o comportamento na investigação das comunidades científicas precede e é mais fundamental do que o dos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Iconographic variations in Antonian representations.D. Carlos A. Moreira Azevedo - 2010 - Cultura:41-55.
    A intervenção percorre a história dos atributos antonianos, iniciando-se pela figura e suas vestes: Menino de coro, Cónego regrante de Santo Agostinho e Franciscano. Analisa a evolução das vestes franciscanas e o caso único com adereços de Doutor. As primeiras representações portuguesas mostram António com o atributo da cruz, reveladora de um seguidor de Cristo pobre e crucificado. O livro aparece aberto ou fechado e caracteriza um depositário da doutrina evangélica. O Menino Jesus é atributo preferido desde o século XV. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    A integração entre Filosofia e Ciência segundo M. Merleau-Ponty.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):461 - 487.
    O presente artigo constitui, antes de mais, uma exposição da tentativa feita por Maurice Merleau-Ponty de sistematização de um método psicológico convergente com algumas das principais metas estabelecidas pela Fenomenologia de inspiração husserliana. Constatando de que modo o autor da Fenomenologia da Percepção considera os diversos âmbitos da cultura, a começar pela arte e pela psicanálise, como indicadores da decadência do cartesianismo, o artigo analisa o estatuto da ciência justamente como uma das esferas culturais das quais é possível extrair categorias (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Contemporary Philosophical Alternativos and the Crisis of Truth. A Criticai Study of Positivism, Existencialism and Marxism.G. A. Rauche - 1973 - Revista Portuguesa de Filosofia 29 (2):225-226.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Notes, Inéditos e Documentos.A. L. & I. K. L. - 1946 - Revista Portuguesa de Filosofia 2 (4):405 - 417.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Questões matemáticas E científicas.A. Morão - 1965 - Revista Portuguesa de Filosofia: Suplemento Bibliográfico 31:45.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Uma Obra Inédita de Suárez.A. Leite - 1948 - Revista Portuguesa de Filosofia 4 (4):409 - 412.
  41.  5
    Do positivismo ao agnosticismo panteístico, no poeta Feijó.A. Da Costa Lopes - 1972 - Revista Portuguesa de Filosofia 28 (2):173 - 196.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Theory of Knowledge.A. D. Woozley - 1953 - Revista Portuguesa de Filosofia 9 (2):221-221.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43.  10
    Kafka y la comedia: una lucha formal contra la opresión.Guillermo Héctor López - forthcoming - Araucaria.
    A partir del estudio del comportamiento de los protagonistas en la obra de Franz Kafka, intentaremos mostrar los mecanismos de control de las autoridades administrativas, proponiendo al mismo tiempo un antídoto contra la sumisión acrítica. Una observación detallada de la configuración de las situaciones diegéticas permitirá invertir las situaciones de sometimiento forzoso para ofrecer, en la voz de las figuras teóricamente secundarias, una comprensión crítica que posibilite la recuperación de la libertad individual. Palabras-clave: Kafka, comedia, política, ley.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    A alusão a romances nas letras portuguesas dos séculos XV-XVII.Teresa Araújo - 2014 - Arbor 190 (766):a109.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Essays on Philosophy and Other Pleces.A. D. Ritchie - 1959 - Revista Portuguesa de Filosofia 15 (3):329-330.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Verdade E Liberdade: Um tema de M. Heidegger em "Vom Wesen der Wahrheit".A. Nóbrega Rodrigues - 1968 - Revista Portuguesa de Filosofia 24 (2):215 - 221.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Sur le Problème Cosmologique — Théorie de la Gravitetion Généralisée.A. Einstein - 1954 - Revista Portuguesa de Filosofia 10 (1):93-94.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. El Cristianismo y las Filosofías.A. Sertillanges & C. Sánchez Gil - 1967 - Revista Portuguesa de Filosofia 23 (1):96-96.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Perspectivas e actualidade da filosofia augustiniana.A. De Miranda Barbosa - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):3 - 15.
    Se é o transcorrer do tempo que nos permite medir a justa grandeza dos homens, quando o génio se eleva as alturas demiúrgicas de modelar uma civilização, a sua grandeza só pode avaliar-se na larga perspectiva da História. É este o caso de Agostinho. Sendo o mats profundo e duradoiro influenciador da nossa cultura, dezasseis séculos o restituem vivo e presente à nossa admiração como Doutor do Ocidente.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Historia de la Filosofia.A. González Álvarez - 1949 - Revista Portuguesa de Filosofia 5 (3):361-362.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000