Results for 'Fisiologia da Reprodução'

1000+ found
Order:
  1.  21
    Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação.Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes & Adauto Lopes da Silva Filho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77).
    Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    A fisiologia como complemento do idealismo kantiano.Katia Cilene da Silva Santos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis.Maria da Luz Correia - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):117-126.
    Cruzando uma mensagem singular com uma outra massiva e reprodutível, o postal é ele próprio metáfora da problemática que suscita, a saber, a passagem dos objectos culturais do regime da “ocorrência única” ao regime da “ocorrência em massa” (Walter Benjamin). Objecto de consumo ao serviço das indústrias culturais (das artes plásticas ao turismo) e deflagrando ‘belas imagens’ desde o seu aparecimento, o postal é um instrumento exemplar da “estereotipia da sedução” (Pierre Klossowski).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    O discurso sobre reprodução entre filosofias e pinturas: de Georges Bataille a Francisco Brennand.Tainá Maívys da Silva Santiago & Natanael Duarte de Azevedo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):202-219.
    O erotismo, de Georges Bataille a Francisco Brennand, foi assimilado ao processo da reprodução em discursos que inconscientemente, ou não, garantiram à mulher uma função canônica em todas as sociedades. A mulher, tanto na filosofia de Bataille quanto nas pinturas de Brennand, são celebradas por sua função reprodutora e, com isso, essencialmente eróticas. Neste trabalho discutiremos a construção desse discurso e suas implicações, demonstrando como o conceito de violência e erotismo estabelece dependência entre si no pensamento desses dois homens. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  51
    José Barbosa de Sá's idea of nature, with special reference to plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Non-acquaintance and freedom in the path of a new behavioral science.Robson Nascimento da Cruz - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):465-490.
    Interpretações históricas do percurso científico inicial de Skinner destacam as inovações teóricas, empíricas e instrumentais de seu esboço de uma ciência do comportamento. Apesar desse empenho historiográfico, um aspecto tem sido tratado de modo secundário na análise dessa fase da carreira de Skinner, a saber, os impactos dos contextos institucionais da universidade de Harvard nos rumos de sua trajetória e ciência. O objetivo deste artigo é investigar esse aspecto por meio da apreciação das práticas institucionalizadas dos Departamentos de Psicologia e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Romaria do Bom Jesus da Lapa: reprodução social da família e identidade de gênero feminina.Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - 2018 - Horizonte 16 (49):399-401.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    As contribuições de Bourdieu para a analise do Campo educacional.Tomaz Tadeu da Silva - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):243-247.
    O texto assinala que os estudos e pesquisas de Pierre Bourdieu apresenta uma clara identificação com a educação e com a análise educacional. Observa que no Brasil, até bem pouco tempo, a abordagem desse autor esteve associada com uma de suas obras A reprodução, sendo por isso transformado num pedagogo ou num filósofo educacional, cuja pedagogia devia ser rejeitada em nome de um humanismo otimista, que era justamente o que ele estava criticando. Mais recentemente, no entanto, verifica-se que Bourdieu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  55
    O êxtase de Teresas: o sacro e o profano na Literatura e nas Artes (The ecstasy of Teresas: the sacred and the profane in the Literature and in the Arts) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p843. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2013 - Horizonte 11 (31):843-866.
    No altar da Igreja de Santa Maria della Vittoria, encontramos a bela escultura de Bernini, denominada “O êxtase de Santa Teresa”. Símbolo da entrega ao gozo espiritual, a escultura do artista italiano representa Santa Teresa de Ávila recebendo do anjo a seta do amor divino, reprodução perfeita do êxtase místico e religioso. Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de Teresas na literatura brasileira, como heroínas divididas entre o sacro e o profano. Propomos o estudo do romance Tereza (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    A fisiologia da arte em Nietzsche: entre a décadence moderna e a arte da transfiguração.Clademir Luís Araldi - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240075.
    In this paper I investigate how Nietzsche’s approaches to the physiology of art become operative in the last year of his philosophical production to consummate the critique of modern décadence. Through intoxication, transfiguration, and increased power, the physiology of art could reveal new ways to express the values of ascendant life as opposed to decadential movements. I question, finally, whether the will to power is a satisfactory criterion for the artistic affirmation and transfiguration of existence.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  51
    O uso da reprodução digital no registro e catalogação de figuras de arte rupestre em situações de impacto e alto risco.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar & Jorge Eremites de Oliveira - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de filosofia no Brasil contempor'neo.Suze Oliveira Piza - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):985-1009.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Nietzsche e a fisiologia da arte.Camilo Lelis Jota Pereira - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):177-200.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  38
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  17. Fisiologia delle passioni e filosofie della vita, da Buffon a Diderot (1749-1789).P. Quintili - 2009 - In Paolo Quintili (ed.), Anima, mente e cervello: alle origini del problema mente-corpo, da Descartes all'Ottocento. Milano: UNICOPLI. pp. 133--162.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    O estatuto da linguagem no pensamento do jovem Nietzsche: Reflexões sobre a fisiologia dos fenômenos estéticos.André Luis Muniz Garcia - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    O objetivo do presente artigo, pensado preliminarmente como parte integrante de um estudo mais amplo e sistemático sobre o processo de formação do pensamento do jovem Nietzsche, é discutir o estatuto da linguagem em suas considerações sobre estética, notadamente naquela apresentada nos fragmentos, apontamentos e escritos póstumos preparatórios d’ O Nascimento da Tragédia . Como se poderá notar, o viés de investigação proposto, respaldado em importantes estudos de literatura secundária, primou por uma esmerada, porém não exaustiva, reconstituição do trinômio: linguagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Territorialidades alternativas e hibridismos no mundo rural. Resiliência e reproduçao da sociobiodiversidade em comunidades tradicionais do Brasil e Chile meridionais.Nicolas Floriani, Francisco Ther Ríos & Dimas Floriani - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    Parte-se da idea de que as territorialidades contra-hegemônicas no mundo rural são resultantes de um duplo processo de aprendizagem e/ou adaptación: um interno ao próprio território, resultante da coevolução entre ecosisstemas e comunidades, e outro externo e entre territórios –o que envolve os processos de territorialização do capital sobre territórios tradicionais. Estas dinâmicas adaptativas dos territórios tradicionais e alternativos são expressas em hibridismos de práticas e representações sociais modernas e tradicionais acerca dos atributos reprodutivos da natureza: a fertilidad da natureza (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Meios de comunicaçao na era da desinformaçao, a reproduçao do medo e sua influência na política criminal.Diego Augusto Bayer - 2016 - Ratio Juris 11 (22):117-142.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Schopenhauer e a fisiologia.Tiago Santos Almeida - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):71.
    Desde a publicação, em 1628, do Exercitatio anatomica, de William Harvey, fisiologia e filosofia passaram a manter relações tanto de crítica quando de reforço mútuo. Nesse artigo, examinamos um momento particularmente interessante dessa longa história, a emergência, com Schopenhauer, da interpretação do intelecto como produto do homem físico. Pretendemos, assim, mostrar como o recurso à fisiologia engendrou uma crítica da filosofia kantiana que marcou o lugar de Schopenhauer na história do pensamento filosófico moderno, a saber, entre dois limiares: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  41
    Os esquemas de reprodução de Marx e a crítica não-dialética de Rosa Luxemburg.Jadir Antunes - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo tem como objetivo mostrar o erro de Rosa Luxemburg em sua crítica aos esquemas de reprodução de Marx em O Capital. Em sua obra, O Capital, Marx demonstrava que a reprodução econômica da sociedade capitalista era um processo exclusivamente endógeno, conduzido inteiramente pela classe trabalhadora e pela classe capitalista. Segundo ele, a sociedade capitalista produzia e reproduzia os seus próprios fundamentos sem a necessidade de uma terceira classe social externa ao sistema. Rosa Luxemburg considerava que essa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Sobre a Reprodução Vegetativa no Genero Kalanchoe.F. Rawitscher - 1939 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 2:3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    De la estética como fisiología en Nietzsche a la curación como obra de arte en Gadamer.Lourdes Otero León - 2016 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 13.
    RESUMENPara Gadamer, la medicina es un arte que, a diferencia de las otras artes (las artes de los artistas), no produce obras de arte. Pero en este saber hacer, vacío de arte, «sin obra» radica su valor hermenéutico más propio. Esto da lugar a una declaración gadameriana que, en la época del positivismo científico, parece una ofensiva injuria: «La medicina es un arte». Estos vínculos entre Estética y Medicina nos pueden parecer sorprendentes, sin embargo ya en Nietzsche existen, pero en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. Nietzsche de Agamben e sua crítica à política como fisiologia.Marcia Rosane Junges & Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e45146.
    Neste artigo, analisamos algumas das peculiaridades da leitura que Agamben faz de Nietzsche, isto é, o uso que faz das ideias do pensador alemão para constituir a sua própria filosofia política. Assim, refletimos acerca do tensionamento e da polifonia entre a vontade de potência em sua configuração fisiopsicológica, e a grande política a partir da transvaloração dos valores. Indicamos essa tensão e polifonia tendo em vista o outro tipo de potência ao qual Agamben se inscreve, a aristotélica, para pensarmos sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Teoria crítica da sociedade em Jürgen Habermas.Daniel Valente Pedroso de Siqueira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:94-110.
    O presente texto observa a teoria crítica da sociedade desenvolvida por Habermas a partir da análise das duas teses apresentadas na Teoria da Ação Comunicativa, sobre a modernidade seletiva e sobre o desacoplamento das esferas socais tematizáveis, pretendendo compreender como o avanço dos imperativos funcionais do sistema (a burocracia administrativa estatal e a economia capitalista) têm extrapolado suas áreas de atuação e aumentado ainda mais sua dinâmica sistêmica sobre o ambito da reprodução simbólica nas sociedades capitalistas do século XXI. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Direito à procriação e as técnicas de reprodução assistida.Heloísa Helena Barboza - 2004 - In Eduardo de Oliveira Leite & Adriana Cristine Arent (eds.), Grandes temas da atualidade: bioética e biodireito. Rio de Janeiro: Editora Forense.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Para uma Historia da Psicologia.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - jul-dez 2016 - Ideação 34:355-374.
    A história da psicologia, tal como aparece em algumas obras (E.G. Boring 1950; M. Reuchlin 1957; P. Fraisse e J. Piaget 1963) ou em capítulos introdutórios de alguns manuais (M. Reuchlin 1977), reflete uma adesão — raramente discutida — a uma concepção internalista. Segundo essa concepção, a psicologia seria animada por uma dinâmica própria, um processo evolutivo totalmente endógeno, e seria independente de fatores externos tais como os domínios religiosos, sociopolíticos e econômicos. Além do mais, os partidários dessa história aceitam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Contribuições da psicologia funcionalista de John Dewey à neurociência cognitiva.Leonor Gularte Soler & Neiva Afonso Oliveira - 2023 - Cognitio 24 (1):e62651.
    Este artigo propõe-se a refletir sobre a relação da epistemologia instrumentalista de John Dewey com a neurociência cognitiva, a partir de sua crítica à psicologia tradicional. Realiza-se uma análise da tentativa de John Dewey de relacionar a verdade com a cognição destacando seus argumentos fundamentados no progresso da fisiologia e da psicologia, no avanço da biologia e no desenvolvimento do método experimental. O texto discute a possibilidade de o pragmatismo de Dewey contribuir com a neurociência cognitiva, já que a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
    Que tipo de reflexão a filosofia pode fazer sobre uma pandemia? Em virtude do caráter singular da COVID-19, proponho uma leitura em termos de uma análise funcionalista das crises. Para chegar nisso, faço primeiro uma avaliação mais ampla do que há de comum ao nosso tempo, apresentando-o nos termos de um processo de consolidação e expansão do neoliberalismo como uma “gramática normativa central” para a organização e reprodução dos sistemas de reprodução social e agindo de forma colonizadora sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    The ground between: anthropologists engage philosophy.Veena Das, Michael Jackson, Arthur Kleinman & Bhrigupati Singh (eds.) - 2014 - London: Duke University Press.
    The guiding inspiration of this book is the attraction and distance that mark the relation between anthropology and philosophy. This theme is explored through encounters between individual anthropologists and particular regions of philosophy. Several of the most basic concepts of the discipline—including notions of ethics, politics, temporality, self and other, and the nature of human life—are products of a dialogue, both implicit and explicit, between anthropology and philosophy. These philosophical undercurrents in anthropology also speak to the question of what it (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Filosofía para desencantados.Leonardo da Jandra - 2014 - Girona, España: Atalanta.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em questão, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    A demanda racional da ética de Kant no início de 1760.Bruno Cunha - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):219-242.
    Meu objetivo nesse trabalho é apresentar uma linha distinta de interpretação do problema moral em duas das principais obras do jovem Kant, a saber, a Investigação sobre a Evidência e as Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime. Em contraposição à leitura tradicional, tento mostrar que, ao analisar a relação entre os aspectos formais e materiais da moralidade, somos capazes de constatar que existe, de fato, uma demanda racional subjacente ao problema ético nesse contexto. Isso mostra, por conseguinte, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    A constituição da subjetividade e a ilusão do finalismo: elementos de uma teoria da ideologia.Alexandre Arbex Valadares - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:113.
    Este artigo propõe estabelecer uma correlação entre a concepção de Spinoza acerca da imaginação e a teoria da ideologia de Althusser. Compreendida em seu modo de funcionamento e nos seus efeitos sobre a percepção dos homens acerca de seu corpo, de suas ideias e das coisas que a afetam, a imaginação, segundo a acepção spinozista, passa a constituiria a forma da consciência subjetiva ao operar no mundo da política. Marcada pela regularidade e previsibilidade dos processos causais e pela reprodução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    Trattati politici: sulla tirannide, sulle costituzioni politiche, sui partiti.Bartolo da Sassoferrato - 2019 - Foligno (PG): Il formichiere. Edited by Bartolo & Dario Razzi.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    As Cores Em Wittgenstein: Da Fenomenologia Aos Jogos de Linguagens e a Fotografia Digital.Claudia Bucceroni Guerra - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):66-79.
    Ludwig Wittgenstein apreciava as cores a ponto de utiliza-las para ilustrar o poder das proposições e seus limites, bem como criando jogos de linguagem relacionados às cores. A complexidade das proposições relacionadas às cores possibilita pensar a subjetividade de reprodução em meio digital das cores. COLORS IN WITTGENSTEIN: FROM PHENOMENOLOGY TO THE LANGUAGES GAMES AND THEDIGITAL PHOTOGRAPHYAbstractLudwig Wittgenstein liked the colors as to use them to illustrate the power of propositions and their limits, and creating language games related to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    O Complexo da Educação Em Lukács: Uma Contribuição Para a Pedagogia Histórico-Crítica.Karla Raphaella Costa Pereira & Frederico Jorge Ferreira Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):186-204.
    Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    Victor Klemperer: a linguagem do mal e a nazificação da sociedade alemã.Marcelo Leandro Dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):150-189.
    Este artigo contextualiza o nazismo como projeto de degradação da multiplicidade humana a partir da instrumentalização da língua alemã e consequentemente da linguagem como experiência humana. Tal contextualização se inicia apresentando os projetos amplamente conhecidos do nazismo, que se dão à sombra de Auschwitz, para, em seguida, partir à análise das observações de Victor Klemperer sobre a aplicação da LTI na sociedade alemã no período que envolveu o entreguerras e o final da Segunda Guerra Mundial, precisamente na cidade de Dresden, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Engajamento e falatório: das redes sociais à filosofia.Ericson Falabretti - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeiraforma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggerianofalatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação dadiferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais doengajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia eu-mulher de Conceição Evaristo.Bárbara Simões Barreto de Araújo, Davi Maia Rocha & Fábio Pessoa Vieira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1917-1937.
    A partir de uma perspectiva decolonial do ensino, este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a dinâmica homogênea do ensino de ciências, a qual se comporta como veículo de reprodução de uma visão de mundo eurocentrada, visando universalizar o conhecimento ocidental em detrimento das demais culturas. Tal objetivo justifica-se na importância de analisarmos o espaço de prestígio que ainda é reservado para a racionalidade científica, a qual é propagada sem a devida contextualização histórico-filosófica. Tomaremos como base a poesia Eu-mulher (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin.Nélio Rodrigues Conceição - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):87-108.
    Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e história, articulações que Benjamin desenvolveu em diversos sentidos. Contudo, não encontramos, nos seus textos, uma filosofia da técnica de princípios claramente estabelecidos. Portanto, o presente artigo visa estabelecer uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Reprodução humana assistida e suas consequências nas relações de família: a filiação e a origem genética sob a perspectiva da repersonalização.Ana Cláudia Brandão de Barros Correia Ferraz - 2009 - Curitiba: Juruá Editora.
    Estudo comparado sobre o tratamento dado à reprodução humana assistida no direito do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Mães Solo: Disputas e Embates da Monoparentalidade Feminina na Contemporaneidade.Claudia de Faria Barbosa, Edmeire Oliveira Pires & Maria de Fátima Araújo Di Gregório - 2023 - Odeere 8 (2):19-40.
    Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que analisa os processos sociais e culturais envolvidos na condição da monoparentalidade feminina, enfatizando jornadas exaustivas e responsabilização pela economia dos cuidados e reprodução social da vida. Objetiva-se analisar como as estruturas opressoras patriarcais afetam e refletem nas vivências de mulheres que exercem a maternidade solo. A investigação se deu a partir da seguinte questão: Como a sobrecarga e os estereótipos promovidos pelo patriarcado colonialista, por meio da divisão sexual do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação.Paulo Sérgio Gomes Soares - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:34-54.
    Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. On Three-Valued Presentations of Classical Logic.Bruno da Ré, Damian Szmuc, Emmanuel Chemla & Paul Égré - forthcoming - Review of Symbolic Logic:1-23.
    Given a three-valued definition of validity, which choice of three-valued truth tables for the connectives can ensure that the resulting logic coincides exactly with classical logic? We give an answer to this question for the five monotonic consequence relations $st$, $ss$, $tt$, $ss\cap tt$, and $ts$, when the connectives are negation, conjunction, and disjunction. For $ts$ and $ss\cap tt$ the answer is trivial (no scheme works), and for $ss$ and $tt$ it is straightforward (they are the collapsible schemes, in which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    A Construção Identitária Dos Adolescentes Pobres de Periferia Na Era da Sociedade de Consumo e da Indústria Cultural.Angela Maria Pires Caniato, Mônica Salci Palelasso & Naiara Valdelaine Balduino - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:19-28.
    O presente trabalho é decorrente do Projeto de Pesquisa Intervenção “Phenix – a ousadia do renascimento do indivíduo-sujeito – fase IV”, vinculado a Universidade Estadual de Maringá. As teorizações aqui realizadas partiram de encontros realizados entre graduandos e pós-graduandos de psicologia com adolescentes pauperizados de uma escola pública localizada na periferia de Maringá-PR, cujo foco foi propiciar uma reflexão crítica acerca do cotidiano desses adolescentes a partir de Psicanálise e de pressupostos da Teoria Crítica de Adorno. A princípio serão apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Claude Bernard, Bergson E o conhecimento da Vida como problema.Rafael Henrique Teixeira - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):501-522.
    RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar, tomando por referência a filosofia de Henri Bergson e a fisiologia experimental de Claude Bernard, dois esforços análogos, ainda que sem relação direta em suas origens, em face de imperativos que se colocam ao sujeito do conhecimento que se ocupa da vida. Tentaremos mostrar, autorizados pelo próprio Bergson, no interior de determinada prática científica representada pela fisiologia experimental de Claude Bernard, uma atitude diante dos fatos orgânicos que não é o monopólio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  27
    Ética mundial e cultura da paz: desafios da Bioética (World-wide ethics and culture of the peace: dialleenges of the Bioethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p31. [REVIEW]Mário Antonio Sanches & Vanessa Roberta Massambani Ruthes - 2009 - Horizonte 7 (14):31-45.
    O projeto de ética mundial, desenvolvido pelo teólogo ecumênico Hans Küng, propõe que somente por meio de um diálogo inter-religioso é possível estruturar princípios básicos que sejam válidos globalmente e que proporcionem a construção de uma cultura da paz. Essa possibilidade no campo da ética estabelece um amplo diálogo com diferentes autores. No entanto, como o próprio autor assume, o projeto possui limitações, sendo que uma delas é a exclusão de temas que envolvem questões de Bioética que são importantes para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000