O presente estudo se propõe analisar como a produção de conhecimento, em dois periódicos locais em Duque de Caxias: a Revista Hidra de Igoassú e a Revista Pilares da História, abordam a temática das culturas afro brasileiras. Assim, o objetivo é identificar como os agentes de produções estão conectadas as agências na cidade de Duque de Caxias e como articulam as produções para projetação e divulgação de ações patrimoniais na cidade. Palavras-chave: Baixada Fluminense, Culturas afro brasileiras, História Local.
O objetivo deste artigo é entender a medida ou a importância da ética na concepção teórica de Jeremy Bentham. Para que fosse identificado o espaço desse tema nos escritos do autor, foi necessário estabelecer os limites entre a ética e a legislação, uma vez que, para alguns casos, quando a tendência geral do ato é má, torna-se desvantajosa a aplicação de penas formais restando espaço para as regras da ética, por meio da sanção moral. Em outras palavras, será possível compreender (...) que estudar o espaço da ética no sistema teórico de Bentham requer que sejam estabelecidos os limites entre a ética e a legislação. É tese deste trabalho que o próprio princípio de utilidade coloca a fronteira entre ambos os campos, pois, em última instância, é sempre efetuado um balanço entre prazer e dor ou custo e benefício para decidir sobre a necessidade de se formular regras para punir os agentes. Ou seja, a aplicação de punição a determinadas transgressões tende a gerar custos sociais mais elevados do que o benefício auferido, fazendo com que para alguns tipos de ofensas a legislação não deva ser aplicada, mas apenas as regras da ética. (shrink)
O propósito do presente trabalho é construir ou, pelo menos, provocar acerca do potencial que as imagens possuem de estabelecer mediações entre sujeitos/grupos acerca do que os faz se sentirem próximos e capazes de identificar pontos que os diferenciam de outros sujeitos ou grupos nos processos possíveis de contato por eles estabelecidos. Neste sentido, cabe situar o entendimento que trazemos acerca de linguagens visuais e Relações étnicas situando-as naquilo que propõem. Organizado em seis tópicos mais as referências, o texto traz (...) uma Introdução que situa acerca do fio condutor da discussão; nos tópicos seguintes os títulos vão enunciando as discussões que propõem: Imagem e produção visual; Recursos visuais e atividade de ensino; Imagens: produção/reflexão no espaço da festa; Recursos visuais: convergências de ensino, pesquisa e extensão; e Considerações finais. Neste último tópico o texto procura, a partir de uma revisita ao título proposto, estabelecer possíveis entrelaces entre linguagens visuais e relações étnicas. Palavras-chave: Imagens, Festa, Ensino. (shrink)
O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada na cidade de JequiéBa, com o objetivo de problematizar a ausência de educadores do sexo masculino nas creches desse Município, sendo realizado entrevistas como as diretoras das creches e aplicado um questionário com os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, faremos ainda uma abordagem a cerca da feminização do magistério.
O presente artigo pretende analisar a ideia de pessoa entre os yorùbás da África Ocidental, a partir da conceção de orí , i. e., a cabeça, entendida entre eles como portadora de personalidade e destino, ideia amplamente difundida pela literatura sobre a matéria da personalidade humana e sentidos de destino. A partir do orí , adentrar-se-á pela problemática da predestinação entre os yorùbás e o sentido do ritual de alimento à cabeça, o b ọ rí, entre os yorùbás, com referência (...) aos afro-brasileiros do Candomblé. A problematização conduzir-nos-á à constatação da pluralidade interpretativa do objeto, ao mesmo tempo que nos deixará diante da questão linguística da tradução dos conceitos, facto que influi na própria construção teológica. Ao mesmo tempo estaremos diante da construção histórica da religião yorùbá, notoriamente uma religião dinâmica e mutável que se fabrica nos diálogos com o cristianismo e islamismo. Processos de transformação que, aliás, são transponíveis para o Brasil, onde a celebração do orí se apresenta de modo diferenciado face à realidade autóctone africana. Palavras-chave : Yorùbás. Concepção de pessoa. Orí. Predestinação. Bọrí.The present paper aims to analyze the idea of person among the Yorùbá people of Western Africa, taking into account the conception of orí , i.e., the head, which is understood by them as the bowl of human personality and destiny. Those ideas are clearly present in the plural literature concerning the human personality and its destination among the Yorùbá people. Taking the orí as starting point, I shall problematize the predestination idea among the Yorùbá and the meaning of the b ọ rí , the ritual presented as ‘feeding-the-head’. Such process will be extended to Afro-Brazilian religious system named Candomblé. The problematization will guide my observation to the dramatic plurality of interpretations concerning destiny, while it will spell out the linguistic dilemmas around the translation of concepts. Those dilemmas influence, clearly, the theological construction of the object. At the same time, the paper will deliver us to the evidence of the historical construction of Yorùbá religion, which is a mutable and dynamic religious expression, highly crossed with Christianity and Islam (in African contexts). Those processes of transformation are also clear in Brazil, where the celebration of orí has different religious attitudes comparing to African native ones. Keywords: Yorùbá. Idea of person. Orí. Predestination. Bọrí. (shrink)
As teorias feministas de gênero passaram nas ultimas décadas de uma concepção pós-marxistas a partir dos novos estudos de cultura e identidade, baseando-se no movimento de redistribuição, para o de reconhecimento. Este artigo mostra esse processo de mudança de paradigma. Nele não se procura uma análise de gênero ampla o bastante para abrigar todas as variedades das preocupações feministas. Mostra a concepção de justiça de Nancy Fraser que abrange tanto a redistribuição quanto o reconhecimento, pois reparar a injustiça certamente requer (...) uma política de reconhecimento. Traz a ideia de Reconhecimento de Axel Honneth que estabelece os padrões de reconhecimento inter-sugestivo: o amor (que gera autoconfiança – amizade, relações no trabalho), o direito (auto-respeito) e a solidariedade (auto-estima - reconhecimento, interação social). Conclui-se com uma tentativa de conceitos de redistribuição e reconhecimento de Fraser e Honneth para contribuir na correção da má redistribuição ou o não reconhecimento de gênero. (shrink)
Resumo : Este texto, bem como as pesquisas que realizamos, tem como meta dar visibilidade às leituras literárias destinadas ao público infantil e juvenil, que enfatizem o tema étnico-racial, ou ainda, títulos que incluam a real participação de personagens negras, costumes afro-brasileiros e informações culturais produtoras de identificação entre o leitor e a narrativa, contribuindo, assim, com as mudanças atuais na história da educação brasileira. Neste texto, apresentamos seis títulos da Editora SM, que, em seu catálogo editorial para 2008/2009, dos (...) 173 títulos publicados, 20 títulos trazem a presença da cultura africana e afro-brasileira. Dos 20, optou-se pela análise de cinco títulos. Da análise desses títulos, constatou-se, acima de tudo, que um dos caminhos para o entendimento e a consciência acerca da pluralidade cultural está também na apropriação da leitura literária produtora de identidade e inclusão social. Palavras-chave : Literatura infantil. Cultura africana. Cultura afro-brasileira. Étnicoracial.: This text, as well as research we have conducted, aims to promote literary readings meant for children and youngsters which focus on racial and ethnic issues, or titles which effectively include black characters, Afro-Brazilian customs and cultural information leading the reader to identify with the narrative and, consequently, helping promote changes in the current Brazilian education history. To pursue these goals, we present six titles published by Editora SM , whose 2008/ 2009 catalog contains 20 titles (out of 173) incorporating elements of the African and Afro-Brazilian culture. From the 20 titles, we selected five to be analyzed. The main finding is that one way of gaining understanding and awareness of cultural plurality is also by incorporating literary readings which promote identity and social inclusion. Keywords : Children’s literature. African culture. Culture afro-brazilian. Racial and ethnic issues. (shrink)
Este trabalho tem como objetivo formular comparação entre as concepções de ética e direito dos autores Bentham e Kant. A posição assumida neste artigo ressalta que tanto para Kant quanto para Bentham o direito se baseia nos mesmos princípios que fundamentam a ética. No caso de Kant, é o imperativo categórico que fundamenta a ética e o direito e, no caso de Bentham, é o princípio de utilidade. Embora ambos os autores possuam apenas um princípio para fundamentar a ética e (...) o direito, há inúmeras diferenças entre ambos os campos do pensamento, bem como entre as teorias, que se pretende apresentar neste artigo. Entre elas estão a origem epistemológica dos princípios e o que cada um deles prescreve. The aim of this work is to formulate a comparison between Bentham’s and Kant’s conceptions of ethics and law. The position taken in this paper is that, for Bentham and Kant, law is grounded in the same principles which are the basis of ethics. For Kant it is the categorical imperative which is the basis of ethics, while the principle of utility is the basis of Bentham’s theory of law and ethics. Although both authors have established only one principle on which to ground ethics and law, there are several differences between the two fields and between the theories of the two philosophers. Among these differences, we mention the epistemological origin of principles and their prescriptions. (shrink)
A síndrome de burnout é um fenómeno psicossocial que resulta de uma tensão emocional crónica, vivenciada pelos profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas que necessitam de algum tipo de cuidado. O objectivo deste estudo foi comparar a prevalência e os factor..
Este artigo apresenta três teses fundamentais desenvolvidas por Friedrich Schelling em seu sistema de Filosofia da Natureza : A primeira responde à questão levantada por Kant sobre a possibilidade da construção na filosofia; a segunda baseia-se na interpretação do jovem Schelling sobre a teoria platônica sobre a criação da natureza; a terceira afirma a produtividade da natureza, com inspiração no conceito spinosana de natura naturans.
Notes de Lecture.CristinaFerreira - 2017 - Alter - European Journal of Disability Research / Revue Européenne de Recherche Sur le Handicap 11 (4):282-285.details
Most studies investigating the relationship between cultural constructs and ethical perception have focused on individual- and societal-level values without much attention to other type of cultural constructs such as social beliefs. In addition, we need to better understand how social beliefs are linked to ethical perception and the level of analysis at which social beliefs may best predict ethical perceptions. This research contributes to the cross-cultural ethical perception literature by examining the relationship of individual-level social cynicism belief, one of five (...) universally endorsed social beliefs, together with individual social dominance orientation and the perception of unethical behavior. By means of two studies, we examine these relationships across societies that significantly differ on societal-level social cynicism belief. Using 371 business students from Russia and the U.S. in Study 1 and 268 professionals from Portugal and the U.S. in Study 2, we found that individual-level social cynicism belief was positively associated with social dominance orientation. Social dominance orientation, in turn, mediated the relationship between individual social cynicism belief and the perception of unethical behavior. Although we found significant societal-level differences in social cynicism belief in both studies, the relationships between individual-level social cynicism belief, social dominance orientation, and the perception of unethical behavior were structurally equivalent across societies in both studies, suggesting that societal-level differences did not significantly affect these relationships. Implications for cross-cultural business ethics research and practice are discussed. (shrink)
O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que se constitui na necessidade (...) de uma realização pessoal que permita a ascensão da mulher do espaço privado para o público através do exercício da docência. Tratamos da profissionalização do magistério enquanto oportunidade de liberdade e autonomia financeira das mulheres/professoras do Instituto de Educação Régis Pacheco e as contribuições que o processo educacional trouxe para estas professoras. Apresentamos as trajetórias de duas mulheres/professoras, reconhecendo a importância de perceber a história das mulheres através do ponto de vista de quem de fato, faz parte desse processo histórico. (shrink)
O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...) para os entendimentos elaborados pela Geografia Crítica, uma reflexão que propõem a necessidade de se politizar os sujeitos por intermédio do ensino, com destaque para os conteúdos geográficos ensinados por seus respectivos professores desde os primeiros anos do ensino fundamental. A busca aqui foi a de confirmar a capacidade que a Geografia possui em se utilizar do próprio espaço geográfico na qual os alunos estão inseridos enquanto materialidade para uma concepção própria de mundo, sendo que através desta conquista, se permite compreender e pensar a construção de uma sociedade pela e para a própria coletividade envolvida. É esta a grande questão discorrida no presente ensaio, pensar uma proposta de ensino na geografia que politize os sujeitos, permitindo assim a formação de sujeitos ativos e cientes do seu papel no mundo. (shrink)
O artigo se propõe apresentar alguns elementos da cosmovisão umbandista para que possamos entender de que maneira esta legitima e ressignifica os espaços de inclusão social de parte da população brasileira. Esta cosmovisão recria e dá sentido às vidas e identidades das pessoas e, ao mesmo tempo, evidencia as exclusões sofridas ao longo das décadas. O texto busca uma compreensão dessas dinâmicas antropológicas e sociológicas baseado em algumas teorias que se debruçaram sobre a umbanda. Desde cedo afrodescendentes transitam entre universos (...) simbólicos distintos e lançam mão de sua espiritualidade para reelaborarem suas tradições criando possibilidades de jogar com papéis e identidades diversas. A Umbanda, por ser constitutivamente plural, é, muitas vezes, julgada por não ter identidade própria. Por isso alguns elementos que compõem o arranjo da cosmovisão umbandista foram levantados na expectativa de apresentar um eixo compreensivo dessa identidade religiosa. Entretanto, faz-se necessário apontar traços marcantes da Umbanda justamente para que seu caráter identitário não fique à margem de outras denominações religiosas afro-brasileiras. Palavras-chave : Umbanda. Espiritualidade. InclusãoThis article presents some elements of Umbanda worldview to a better understanding of how this religion legitimizes and reframes the spaces of social inclusion of a portion of the Brazilian population. This worldview recreates and gives meaning to the lives and identities of people and at the same time, highlights the exclusions suffered by this people over the decades. Since their early years, Brazilian Afrodescendants move between different symbolic universes and use their spirituality to redesign their traditions, creating possibilities to play with different roles and identities. Umbanda, being constitutively plural, is often judged not to have its own identity. Thus, some elements that comprise Umbanda worldview were raised with the purpose of presenting an axis understanding of this religious identity. However, it is necessary to point out some relevant features of Umbanda, so that their identity features do not stay on the sidelines of other african Brazilian religious denominations.Finally, it seeks an understanding of these anthropological and sociological dynamics, based on some theoretical currents that investigate the Umbanda. Keywords : Umbanda. Spirituality. Inclusion. (shrink)
Socio-economic status and mathematical performance seem to be risk factors of mathematics anxiety in both children and adults. However, there is little evidence about how exactly these three constructs are related, especially during early stages of mathematical learning. In the present study, we assessed longitudinal performance in symbolic and non-symbolic basic numerical skills in pre-school and second grade students, as well as MA in second grade students. Participants were 451 children from 12 schools in Chile, which differed in school vulnerability (...) index, an indicator of SES. We tested an explanatory model of MA that included SES and longitudinal performance in basic numerical skills as predictors. The results showed a direct effect of SES on MA and a mediating effect of performance in symbolic and non-symbolic comparison tasks in pre-school. However, in second grade, only performance in symbolic comparison significantly mediated the SES-MA relationship. These findings suggest that performance in non-symbolic comparison plays an important role in explaining MA at initial stages, but that its influence is no longer significant by the time children reach formal instruction in second grade. By contrast, as children’s formal educational experience in mathematics increases, MA becomes linked primarily to symbolic numerical tasks. In sum, SES affects MA and this is due in part to the effect of SES on the development of numerical learning in pre-school, which in turn has an impact on subsequent, more complex learning, ultimately leading to differences in MA. We discuss the implications of these findings for preventing and acting upon the emergence of MA. (shrink)
A questão da clareza e objetividade dos critérios utilizados na avaliação e interpretação dos testes psicológicos é uma das preocupações dos profissionais da Psicologia que trabalham com a avaliação psicológica. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar em que medida os critérios de avaliação..
O recasamento tem ocorrido com bastante frequência, principalmente como decorrência do número de separações e divórcios. Nesta pesquisa, buscou-se compreender a percepção dos filhos ante as mudanças ocorridas em suas vidas devido ao recasamento, de um ou de ambos os genitores, especialmente, no que ..
Este texto, bem como as pesquisas que realizamos, tem como meta dar visibilidade às leituras literárias destinadas ao público infantil e juvenil, que enfatizem o tema étnico-racial, ou ainda, títulos que incluam a real participação de personagens negras, costumes afro-brasileiros e informações culturais produtoras de identificação entre o leitor e a narrativa, contribuindo, assim, com as mudanças atuais na história da educação brasileira. Neste texto, apresentamos seis títulos da Editora SM, que, em seu catálogo editorial para 2008/2009, dos 173 títulos (...) publicados, 20 títulos trazem a presença da cultura africana e afro-brasileira. Dos 20, optou-se pela análise de cinco títulos. Da análise desses títulos, constatou-se, acima de tudo, que um dos caminhos para o entendimento e a consciência acerca da pluralidade cultural está também na apropriação da leitura literária produtora de identidade e inclusão social. (shrink)
Apresentam-se os resultados clínicos principais de uma primeira investigação efectuada a familiares de doentes sob tratamento paliativo no domicílio da área de Lisboa, com o instrumento de medida da satisfação SERVQUAL Modificado. Dos 58 familiares/doentes que responderam ao questionário apenas uma minona estava insatisfeita (uma classe de 5 indivíduos mostra-se francamente insatisfeita), uma classe de 15 estava moderadamente satisfeita, havendo 38 individuos fortemente satisfeitos com a qualidade e prontidäo dos serviços prestados. Porém urna percentagem elevada de doentes, segundo a opinião (...) retrospectiva dos cuidadores, faleceu com sintomatologia agravada, nomeadamente dores (60%), obstipação (67%) e depressão/ansiedade (43%). Discute-se a consistência e validade do questionáno SERVQUAL Modificado, contextualizam-se os resultados no que é o standard da prática da MCP e integram-se na promoção da dignidade humana no fim da vida. We present the main clinical findings of research on palliative home care, carried out among relatives of patients in the Lisbon area. An adapted version of SERVQUAL was used. Of a total of 58 carers surveyed only a small number (5) was unsatisfied 15 were only moderately satisfied. 38 family carers were strongly satisfied with the services. Yet, a high percentage of patients, as viewed in retrospect by their relatives died with some aggravated symptoms: 60% with more pain, 67% constipation, and 43% anxiety/depression. We discuss the consistency and validity of this adapted SERVQUAL tool and the main results are contextualized beanng in mind the standard practice of palliative medicine and the pursuit of human dignity in death. (shrink)
Efforts have been dedicated to the understanding of social-ecological systems, an important focus in ethnobiological studies. In particular, ethnobiological investigations have found evidence and tested hypotheses over the last 30 years on the interactions between human groups and their environments, generating the need to formulate a theory for such systems. In this article, we propose the social-ecological theory of maximization to explain the construction and functioning of these systems over time, encompassing hypotheses and evidence from previous ethnobiological studies. In proposing (...) the theory, we present definitions and two conceptual models, an environmental maximization model and a redundancy generation model. The first model seeks to address biota selection and its use by human populations. The second emphasizes how the system organizes itself from the elements that were incorporated into it. Furthermore, we provide the theoretical scenario of plant selection and use from an evolutionary perspective, which explicitly integrates the phylogenetic relationships of plants and human beings. (shrink)
Efforts have been dedicated to the understanding of social-ecological systems, an important focus in ethnobiological studies. In particular, ethnobiological investigations have found evidence and tested hypotheses over the last 30 years on the interactions between human groups and their environments, generating the need to formulate a theory for such systems. In this article, we propose the social-ecological theory of maximization to explain the construction and functioning of these systems over time, encompassing hypotheses and evidence from previous ethnobiological studies. In proposing (...) the theory, we present definitions and two conceptual models, an environmental maximization model and a redundancy generation model. The first model seeks to address biota selection and its use by human populations. The second emphasizes how the system organizes itself from the elements that were incorporated into it. Furthermore, we provide the theoretical scenario of plant selection and use from an evolutionary perspective, which explicitly integrates the phylogenetic relationships of plants and human beings. (shrink)
Food choices are influenced by many factors, such as emotional. When people eat, driven by emotional factors, they often lose control, which may lead to eating disorders. Therefore, this work aimed at studying the influence that emotional determinants had on people’s food choices. It was undertaken a descriptive cross-sectional study by means of a questionnaire on a non-probabilistic sample of 1314 participants. The data was collected among a sample of the Portuguese population and measured if people´s food choices were influenced (...) by emotional determinants. The results revealed that the participants’ food choices were, in general, slightly influenced by emotional determinants. There were found significant differences in all of the variables under study. The participants, who already experienced an episode of binge-eating, were the ones that obtained the highest mean score, meaning that in this case those participants’ food choices were influenced by emotional determinants. These results support the premise that emotional determinants are influenced by the characteristics of each individual and also the existence of a positive association between emotional eating and the presence of eating disorders, especially, binge-eating. (shrink)
A série de textos que ora apresentamos constituem um dossiê que é resultado dos trabalhos do II Colóquio de Ontologia e Metafísica, realizado pelo Departamento de Filosofia da UFU, entre os dias 16 a 19 de novembro de 2011, nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. O evento foi uma realização do Núcleo de Estudos em Filosofia e Humanidades e contou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais , entre (...) outros. Para este evento foram convidados eminentes pesquisadores de universidades brasileiras que proferiram conferências sobre o tema “Física e Metafísica no pensamento antigo e medieval”. (shrink)
Este artigo trata de um dos rituais mais importantes do Islã, que é a realização do Hajj (peregrinação à Meca) e da Umrah (peregrinação menor). O Hajj é o quinto pilar da religião e deve ser feito se a pessoa tiver condição física e econômica para empreender a peregrinação de acordo com o calendário islâmico. A realização do percurso se dá em cinco dias, que devem ser cumpridos à risca. A Umrah é recomendável e pode ser feita em qualquer (...) período do ano: trata-se a apenas da visita à Caaba. O percurso do Hajj prefigura tempos, símbolos e gestos . Esses elementos podem consubstanciar o rito como performance religiosa, pois determinam um tempo que se repete, como apontou Leach (1971), o que torna o muçulmano um outro , após participar deste ritual. Após fazer o hajj, o peregrino torna-se um hajji, muda de vida, assim como podemos verificar nas transformações apontadas por Schechner(1985): a pessoa não é a mesma depois desta experiência religiosa. A Umrah embora não seja peregrinação, propriamente dita, e sim uma visita, também é carregada de simbolismo e provoca uma transformação no fiel, como é possível perceber em um dos relatos deste artigo. Palavras-chave : Antropologia da performance. Transformado e transportado. Hajj . Comunidade muçulmana no Brasil.This article deals with one of the most important rituals of Islam, which is the realization of the Hajj (pilgrimage to Mecca) and Umrah (lesser pilgrimage). The Hajj is the fifth pillar of the Islam and should be done if the person has physical and economic condition to undertake the pilgrimage according to the Islamic calendar. The completion of the course takes place over five days, which shall be fulfilled to the letter. The Umrah is recommended and can be made at any time of the year: it is just a visit to the Kaaba. The journey of Hajj prefigures times, symbols and gestures. These elements may involve a religious ritual as performance; they determine a time that is repeated, as pointed out by Leach (1971), which makes the Muslim another individual after attending such ritual. After making the hajj, the pilgrim becomes a hajji and then his life is changed, as we can see through the transformations indicated by Schechner (1985): the person is not the same after this religious experience. The Umrah is not, strictly, a pilgrimage, but a visit, full of symbolism that provokes changes in the faithful, as one can see in one of the reports of this article. Keywords: Anthropology of performance. Processed and transported. Hajj. Muslim community in Brazil. (shrink)