Results for ' atitudes dos professores'

999 found
Order:
  1.  24
    Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.M.-J. Alvarez & A. Marques-Pinto - 2012 - Revista Aletheia 38:8-24.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes ..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  97
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Para uma releitura das relações entre teoria e prática em educação: contribuições de Habermas // Toward a re-reading of the relationship between theory and practice in education: contributions of Habermas.Amelia Escotto do Amaral Ribeiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):119-140.
    Este artigo tem como objetivo principal identificar no pensamento de Habermas elementos que permitam refletir sobre questões referentes às relações entre teoria e prática presentes no discurso educacional, especialmente as relacionadas à formação de professores. Resulta de inquietações provocadas pelo predomínio de um discurso educacional impregnado pela tendência a privilegiar a prática e, de certo modo, negar a teoria, apoiando-se numa ideia de formação restrita a dimensões puramente instrumentais. O lugar da teoria e da prática nos processos de construção (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    As Questões Étnico-Raciais Na Educação e Docência Em Prisões: Percepção Docente Em Intervenção Pedagógica.Antonio Pereira & Juliana Gonçalves dos Santos - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:36-56.
    Esse estudo consiste numa reflexão sobre uma intervenção pedagógica com docentes que atuam na EJA em prisões, trazendo à tona problematizações das questões étnico-raciais, suas percepções, e saberes e realidades da comunidade negra. Discute-se como os docentes da Penitenciária de Serrinha (BA) percebem a questão racial e a própria efetivação da Lei 10.639/03 na sua prática pedagógica. Assim, partimos da execução de uma proposta formativa dialógica dos direitos raciais, da reparação histórica e da inclusão da história da África e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender.Eliana Romão - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):58-89.
    Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos // Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects.Martha Kaschny Borges & Oliveira - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):420-440.
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre as modificações cognitivas e identitárias nos/dos sujeitos da sociedade digital – denominados aqui de sujeitos imersivos, no sentido proposto por Lucia Santaella. Para tanto, considera-se a hipótese de que a compreensão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e virtualização exige, antecipadamente, o resgate do sentido de termos como virtual, real, realidade e atualidade. O marco teórico destaca principalmente os argumentos apresentados por Pierre Lévy e Giles Deleuze. Parte-se do questionamento da fronteira entre mente e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Implicações do Pensamento de Wittgenstein para o Ensino de Línguas.Paulo Oliveira - 2004 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 14 (2).
    Ao contrário da filosofia analítica, e mais especificamente da teoria dos atos de fala, cu­jos reflexos podem ser claramente notados em parâmetros curriculares, materiais, atividades e pro­cedimentos didáticos da área, o legado de Wittgenstein tem encontrado pouca ou quase nenhuma repercussão na pedagogia de línguas estrangeiras. Gräz propõe-se a fazer tal mediação, mas acaba por obter efeito inverso ao proclamado, na medida em que sua argumentação cria confusão conceitual, no lugar de dissolvê-la. Como alternativa, sugiro a mobilização de conceitos como (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    O que a linguagem do Terceiro Reich – como descrito por Klemperer – pode nos ensinar sobre certezas no sentido de Wittgenstein.José María Ariso - 2024 - Aufklärung 10 (3):21-36.
    Victor Klemperer (1881-1960) foi um professor alemão de línguas românicas que ficou famoso especialmente pelos escritos em que ele relatou como os nazis deformaram a língua alemã ao ponto de desenvolver o que ele chamou de “a língua do Terceiro Reich”. Neste artigo, pretendo explicar o que esta língua revela sobre certezas, compreendidas no sentido de Wittgenstein, o que, por sua vez, também pode contribuir para fornecer uma visão mais abrangente da medida em que a língua do Terceiro Reich foi (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Africanidade Nas Escolas Públicas Do Município de Manaus: Avanços e Desafios Para o Desenvolvimento de Uma Educação Integral Antirracista.Soraya Monteiro Neves - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Resumo: A Lei 10.639/03 depositou diante do universo docente o desafio de propalar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, numa perspectiva contrária a visão eurocêntrica predominante até então. Cabia às Secretarias de Educação subsidiar as escolas, o que exigia formação de equipes aptas ao processo, bem como compreensão da lei e mudanças nas concepções de currículo e práxis dos/as educadores/as. O presente artigo vem apresentar justamente a caminhada da Secretaria Municipal de Educação no Município de Manaus/SEMED/MANAUS quanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Escola, Revolução 4.0, Conservadorismo e a Formação Do Professor.Christian Lindberg L. Do Nascimento - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:178-189.
    O objetivo deste texto é analisar dois movimentos que tendem a impactar na formação do docente: a uberização das relações trabalhistas e as inciativas educacionais com caráter conservador. O ponto de partida é a atual situação política e educacional na qual se inserem as políticas públicas que visam impactar na formação do professor, marcadas pela Revolução 4.0, pela reforma trabalhista e por propostas educacionais que negam o papel da escola e do professor no processo educativo. Por ser uma pesquisa qualitativa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher's symbolic universe.Anna Rita Sartore & Edna Cristina do Prado - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):150-163.
    O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem como objeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nosso país, por meio de políticas públicas como o Programa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Ética e Autonomia.Marcos Fábio A. Nicolau - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:153-171.
    Em diálogo com Paulo Freire, o artigo enfatiza a condição sine qua non de existir ética para haver docência, afirmando ainda que a ética pode ser ensinada, mas não com base apenas em conceitos, pois somente através da interação e do reconhecer da alteridade pode o professor assumir uma atitude ética, sendo autônomo e gerando autonomia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O trabalho do professor de educação infantil.Júlia de Souza Delibero Angelo - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):59-64.
    Neste artigo, abordarei, por meio da Teoria Crítica, o processo de construção do trabalho do professor de Educação Infantil no Brasil, fazendo um breve histórico da educação infantil, que tem seu início marcado pelo assistencialismo. Também será abordada a enorme feminilização dessa categoria profissional, que permanece muito forte, por meio do mito da “mãe cuidadora”. Por todo esse histórico, a desvalorização do professor de Educação Infantil é maior do que de professores de outros segmentos. A recente profissionalização e a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Doing the Minimum.Professor Michael S. Pritchard - 2001 - Science and Engineering Ethics 7 (2):284-285.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  21
    Placebo and the helsinki declaration — What to do?Professor Bozidar Vrhovac - 2004 - Science and Engineering Ethics 10 (1):81-93.
    The Helsinki Declaration is the ‘gold standard’ — a directive, not a law, on how to conduct controlled studies in humans in conformity with ethical principles. In spite of many discussions about their unsuitability some articles have remained unchanged in the most recent (sixth) revision of the Declaration. The demand to use “the best treatment” excludes use of placebo in the control group and presents an obstacle to the scientific evaluation of a number of drugs and treatments in general. The (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  4
    A Formação Do Professor de Filosofia.Paula Ramos de Oliveira - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:221-231.
    Há muitos modos de se tratar a formação do professor, mas entre as concepções dominantes em relação à formação em geral está a ideia de que há alguém que forma o outro por meio de determinados conteúdos que integram um currículo. Nesse artigo nos propomos a discutir aspectos da formação do professor de filosofia destacando a experiência subjetiva que também integra, ao lado de dimensões mais objetivas, o ato de ser professor e de ser aluno, valorizando em ambos o curriculum (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    A formação política do professor.Evandro Ghedin & Carlos César Macêdo Maciel - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1175-1211.
    A formação política do professor: um olhar sobre a história Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade possibilitar uma compreensão do desenvolvimento dos processos de formação política dos professores no âmago de um corpo social capitalista, objetivando fornecer as condições necessárias para repensar o contexto contemporâneo fundamentado na história. Partindo essencialmente da formação de professores, essa compreensão foi relacionada ao cenário político, econômico e social, uma vez que são as influências políticas reinantes no corpo social que sistematizam os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.William de Goes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):79-92.
    O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A perfomance do professor coordenador na escola burguesa.Marcia Mello & Jose de Almeida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):141-154.
    O presente artigo tem por objetivo examinar a alienação que envolve a atividade do professor coordenador, relacionando esse profissional às expectativas do ideário neoliberal, reproduzido pela escola burguesa e comparar as atribuições destinadas a esse profissional com o seu fazer efetivo. O universo da pesquisa engloba a escola pública do Estado de São Paulo e a atividade do professor coordenador, especialmente as de Ciclo II. O referencial usado é o materialismo histórico dialético, e a categoria de análise é a teoria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no discurso oficial.Maria Helena Fernandes Cardoso - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):45-51.
    […] Este estudo tem como preocupação centrar algumas reflexões sobre a linguagem. E, por objetivo, questionar a consciência do homem quando este produz a linguagem, isto é, a prática do discurso e a reflexão sobre problemas que se originam dessa prática. O texto que constitui o escopo desta análise refere-se aos deveres do professor e do aluno contidos nos regimentos de algumas escolas estaduais de Minas Gerais. Visando à melhor compreensão, dividimos a análise em duas partes. A primeira apresenta uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Avaliação dos Professores pelos Alunos na Universidade.Ilze Mari Dell Silva - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    A edificação modélica do professor cidadão: A imprensa (in)formando um discurso sobre ser docente.Maria Helena Gamara Bastos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):159-163.
    Este texto reflete sobre alguns resultados da pesquisa - Imprensa Periódica e Pedagógica do Rio Grande do Sul: análise de discursos e práticas educativas. Enfoca a imprensa como dispositivo de orientação - intelectual e moral - do magistério, ou seja, de formação contínua de professores como autênticos cidadãos trabalhadores. Analisa a produção de uma retórica laudatória de idealização da docência, que não se traduz numa melhora da situação socioeconômica dos professores.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Relações étnico-raciais, escola e formação continuada de professores: uma experiência na comunidade do Curuzu-Salvador/BA.Sandro dos Santos Correia - 2022 - Odeere 7 (2):35-49.
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência pedagógica na comunidade do Curuzu por meio da coordenação pedagógica na Especialização Lato-Sensu intitulada “Metodologia dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros” das Faculdades Integradas Olga Mettig em 2007. O Objetivo Geral foi a capacitação de profissionais de educação e áreas afins sobre a lei 10.639 e sua operacionalidade no trabalho pedagógico, seja ele, realizado em sala de aula ou em outro espaço coletivo de aprendizagem. Os Objetivos específicos foram: fornecer subsídios pedagógicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A perfomance do professor coordenador na escola burguesa.Márcia Natália Motta Mello & José Luis Vieira de Almeida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O presente artigo tem por objetivo examinar a alienação que envolve a atividade do professor coordenador, relacionando esse profissional às expectativas do ideário neoliberal, reproduzido pela escola burguesa e comparar as atribuições destinadas a esse profissional com o seu fazer efetivo. O universo da pesquisa engloba a escola pública do Estado de São Paulo e a atividade do professor coordenador, especialmente as de Ciclo II. O referencial usado é o materialismo histórico dialético, e a categoria de análise é a teoria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Evidence for the effectiveness of peer review.Professor Robert H. Fletcher & Professor Suzanne W. Fletcher - 1997 - Science and Engineering Ethics 3 (1):35-50.
    Scientific editors’ policies, including peer review, are based mainly on tradition and belief. Do they actually achieve their desired effects, the selection of the best manuscripts and improvement of those published? Editorial decisions have important consequences—to investigators, the scientific community, and all who might benefit from correct information or be harmed by misleading research results. These decisions should be judged not just by intentions of reviewers and editors but also by the actual consequences of their actions. A small but growing (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  28.  5
    A performatividade docente do Professor Gilles Deleuze/The teaching performativity of professor Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):262.
    Procuraremos pensar com esse trabalho a especificidade da performance docente de Gilles Deleuze. Tomando como vetor relatos esparsos acerca de suas aulas, abordaremos a concepção de ensino de filosofia forjada pelo filósofo francês ao longo do exercício de sua atividade docente. Deleuze, em suas aulas, optava por seguir uma linha pedagógica muito distante daquela consagrada pelas academias, adotando como aporte privilegiado para expressar o seu pensamento – bem como o de outros filósofos – o espaço literário ao invés da história (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    The General Theory: Volume 1.Professor Geoffrey Harcourt & Peter Riach (eds.) - 1997 - Routledge.
    Keynes always intended to write 'footnotes' to his masterwork _The General Theory_, which would take account of the criticisms made of it and allow him to develop and refine his ideas further. However, a number of factors combined to prevent him from doing so before his death in 1946. A wide range of Keynes scholars - including James Tobin, Paul Davidson and Lord Skidelsky - have written here the 'footnotes' that Keynes never did.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    A Second Edition of the General Theory: Volume 1.Professor Geoffrey Harcourt & Peter Riach (eds.) - 1997 - Routledge.
    Keynes always intended to write 'footnotes' to his masterwork _The General Theory_, which would take account of the criticisms made of it and allow him to develop and refine his ideas further. However, a number of factors combined to prevent him from doing so before his death in 1946. A wide range of Keynes scholars - including James Tobin, Paul Davidson and Lord Skidelsky - have written here the 'footnotes' that Keynes never did.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O agir do professor e suas reflexões sobre o ensino da resenha crítica.Gabriela de Paiva Gomes Albuquerque & Abuêndia Padilha Pinto - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A capacitação do professor no" programa de filosofia para crianças" de Matthew Lipman: O professor como.Trabalhador Alienado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:55.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    There is no such thing as environmental ethics.Professor P. Aarne Vesilind - 1996 - Science and Engineering Ethics 2 (3):307-318.
    Engineers and scientists, whose professional responsibilities often influence the natural environment, have sought to develop an environmental ethic that will be in tune with their attitudes toward the non-human environment, and that will assist them in decision making regarding questions of environmental quality. In this paper the classical traditions in normative ethics are explored in an attempt to formulate such an environmental ethic. I conclude, however, that because the discipline of ethics is directed at person-person interactions, ethics as a scholarly (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Quem somos nós? A identidade do professor nos PCN e nas orientações Curriculares sob a perspectiva discursivo-desconstruitiva.Alex Pereira De Araújo - 2019 - S/L: Exu Edições Virtuais.
    Esta obra apresenta uma reflexão sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa. Este estudo foi motivado, porque em tais documentos curriculares há uma imposição de uma nova postura teórico-prática que acaba forjando uma nova identidade a tais profissionais. O autor utilizou a abordagem discursivo-desconstrutiva apresentada por Coracini em reflexões que tratam da mesma temática. A obra gira em torno da questão kantiana “quem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  15
    O papel do professor na educação moderna.J. Bowen & P. Hobson - 2008 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    A inf'ncia do professor: Currículos vividos no despertar da experiência.Silmara Lídia Marton & Allan de Carvalho Rodrigues - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (30):385-405.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  23
    A identidade em parâmetros curriculares: em questão a subjetividade do professor de Português.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2011 - Revista Eletrônica de Educação 5 (2):96-123.
    Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da (s) identidade (s) e competências construídas para os professores neste discurso, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38. O perfil do professor de língua portuguesa : realidade e perspectivas em países Lusófonos.Maria José de Matos Luna - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Franklin," Palavra do Professor.E. Silva Leopoldo - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    A influência da tecnologia nas escolhas didatico-pedagógicas dos professores pré-servico de língua inglesa.Patricia Vasconcelos Almeida - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    O objetivo deste trabalho é apresentar as diferentes posturas didático-pedagógicas dos professores pré-serviço de língua inglesa, quando tiveram que criar tarefas utilizando diferentes artefatos de ensino (tecnologias). A necessidade de se usar a tecnologia como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, vem proporcionando a realização de trabalhos invest-igativos concernentes a observação de formas apropriadas para utilizá-la na educação. Warschauer e Healey (1998) e Nardi (1996) defendem que a inserção dos computadores e da internet no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  74
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português (3rd edition).Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  50
    Percepção, identificação e comportamento dos professores da ULBRA/Canoas frente ao uso de drogas na universidade; The ULBRA professors perception of drug abuse at the university.Adria Daniel, Carmen Freitas, José Vicente Lima Robaina, Lauraci Dondé da Silva, Loreci Menna Barreto & Lúcia Zelinda Zanella Felizardo - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:53-61.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O Papel dos Professores na Primeira Reforma da Instrução Pública Paulista (1892-1896).Lidiany Cristina de Oliveira Godoy - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Competência Pedagógica do Professor Universitário: Uma nova Abordagem a partir do Planejamento da Aula e Avaliação da Aprendizagem.Luiz Roberto Gomes & Fernanda Oliveira Simon - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    A epistemologia do professor: o cotidiano da escola.Fernando Becker - 1993 - Petrópolis: Vozes.
  46. A capacitação do professor no" Programa de filosofia para crianças" de Matteew Lipman: o professor como trabalhador alienado.Renê José Trentin Silveira - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 3 (1):p - 55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia.Ana Maria de Oliveira Cunha - 2008 - Educação E Filosofia 17 (33):93-110.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
    As reflexões realizadas aqui, tomam como foco o discurso oficial a partir da Lei Darcy Ribeiro sancionada em 20 de dezembro de 1996, particularmente, dos discursos veiculados como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática aos professores. Trata-se, nesse trabalho, de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), identificando a (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. As relações de assimetria presentes nas fábulas de fedro sobre a prepotência.Aline Chagas dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):73-86.
    A presente pesquisa tem como objeto a análise de algumas fábulas de Fedro sobre a prepotência, um dos costumes da sociedade na época do autor, que apresentam uma relação de assimetria entre os personagens. Julgamos que nas fábulas, veem-se refletidos os costumes corrompidos da vida humana, representados através das atitudes dos animais. Neste trabalho, serão feitos alguns comentários históricos, literários e estilísticos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Apontamentos sobre o papel social do professor de filosofia.Daniel Benevides Soares - 2024 - Perspectivas 8 (3):89-105.
    Partindo do tratamento da questão sobre a função social do filósofo, constroem-se os aportes teóricos para direcionar alguns apontamentos para uma temática semelhante: a função social do professor de filosofia. Serão propostas quatro funções sociais para o filósofo como aportes para a discussão a respeito do papel social do professor de filosofia. É para chegar a esses aportes que a investigação é dividida em dois momentos. No primeiro a função social do filósofo é discutida com amparo das reflexões de Franklin (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999