Results for 'Filosofia Africana, Racismo Epistêmico, Livro Didático, PNLD 2012'

1000+ found
Order:
  1.  6
    Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos.Isis Sousa Longo - 2017 - Odeere 2 (3).
    A pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar discursos e imagens sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas em coleções didáticas selecionadas pelo PNLD - Programa Nacional de Livro Didático. Mediante a investigação dos conteúdos das unidades temáticas dos livros e suas representações sobre o papel de brancos, negros, indígenas e mestiços para a construção da nação foi possível identificar mecanismos implícitos e explícitos da reprodução de valores da hegemonia européia e da perpetuação do mito da democracia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Filosofias africanas: uma introdução.Nei Lopes - 2020 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Edited by Luiz Antônio Simas.
    Filosofias africanas é uma viagem ao pensamento africano pelos ganhadores do Prêmio Jabuti – Livro do ano. Num sentido amplo, o termo “filosofia” designa a busca do conhecimento iniciado quando os seres humanos começaram a tentar compreender o mundo por meio da razão. O termo pode também definir o conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca da existência, dos seres, do ser humano e do papel de cada um no Universo. Na prática acadêmica, é usado para designar o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A avaliação de obras do componente curricular filosofia no PNLD 2018.Gabriele Cornelli, Pedro Gontijo, Rodolfo Lopes & Evaldo Sampaio - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30298.
    O presente artigo é fruto de trabalhos e pesquisas conduzidos pela equipe de coordenação do PNLD 2018 (Plano Nacional de Livros Didáticos), a qual se reuniu por duas ocasiões, juntamente com todos os pareceristas, em seminários exclusivamente dedicados ao projeto. O texto pode, pois, ser dividido em quatro seções, as quais (e cuja divisão) se revelarão suficientemente evidentes para o leitor. Em primeiro lugar, é apresentada uma revisão historiográfica (inédita, tanto quanto sabemos) do ensino de Filosofia no Ocidente, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639 (Resenha).Rodrigo dos Santos - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:98-108.
    Resenha do livro "O ensino de Filosofia e a Lei 10.639" de Renato Noguera.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Pnld 2012.Guia de Livros Didáticos - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Avaliação Dos Principais Livros Didáticos de Filosofia Para o Ensino Médio Existentes No Mercado Editorial Brasileiro.Marcos Camargos Von Zuben, Joelson Silva de Araújo & Izanete de Medeiros Costa - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:157-178.
    Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo a avaliação de oito livros didáticos de filosofia para o ensino médio, selecionados como os principais livros disponíveis no mercado editorial brasileiro. Apresenta o referencial teórico sobre conteúdos e metodologias mais adequadas para o ensino de filosofia no nível médio, expõe a metodologia empregada para a análise dos livros e discute os resultados obtidos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Pós-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais.André Assi Barreto - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):154-165.
    Os físicos Alan Sokal e Jean Bricmont publicaram, em 1998, o livro Imposturas Intelectuais. Na obra, os dois criticam inúmeros autores pós-modernos, apontando deficiências no raciocínio destes filósofos e cientistas sociais e apontam também as falhas do relativismo epistêmico predominante nestes autores. A realização do livro foi motivada por um artigo publicado em 1996, num periódico americano chamado Social Text, onde Sokal fingiu-se defensor do pós-modernismo, escrevendo sem rigor lógico e defendendo o relativismo. Depois, Sokal revelou a todos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A escolha do livro didático de sociologia em Porto alegre.Luiza Helena Pereira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):133-145.
    Dando continuidade à Pesquisa sobre a Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul, examinou­se o processo de escolha do livro didático de sociologia nas escolas públicas de Porto Alegre, pois a disciplina só veio a ser contemplada pelo Ministério de Educação e Cultura ­ MEC, no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD a partir de 2011. Essa escolha gerou uma interessante investigação do ponto de vista sociológico, pois possibilita pensar a vigilância epistemológica sobre nossos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Filosofia Africana e Currículo.Adilbênia Freire Machado - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:4-27.
    O artigo objetiva apresentar um panorama da filosofia africana contemporânea, para isso pensa a filosofia, o contexto, a cultura fazendo uma interface com a educação e o currículo. Apresenta a Filosofia Africana surgida pela motivação, inquietude e necessidade de resolver seus problemas de ordem política, econômica e social. Apresenta-se as correntes filosóficas e a compreensão de que é uma filosofia que prima pelos princípios e valores culturais, que se abre para as possibilidades, resignificando e saindo da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?Cláudia Graziano Paes de Barros & Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):38-56.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  20
    Filosofia da Ancestralidade Como Filosofia Africana.Eduardo David de Oliveira - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:28-47.
    Neste artigo apresenta-se o entrelaçamento da Filosofia da Ancestralidade com a educação comprometida com a cultura afro-brasileira. Resultado dinâmico de múltiplas influências teóricas como a filosofia africana, a filosofia latino-americana, o afrocentrismo, a filosofia intercultural, e a filosofia da diferença, a Filosofia da Ancestralidade visa dialogar filosoficamente com a educação das relações étnico-raciais no Brasil.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  29
    Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros - PNLD 2011.Ana Paula Squinelo - 2011 - Dialogos 15 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Filosofia africana: da traição à tradição.Ezio Lorenzo Bono - 2019 - [Maxixe, Mozambique]: UniSaF Editora. Edited by José Paulino Castiano & Lidia Procesi Xella.
    Este livro poderia de facto definir-se também "Razão e Lógicas da Totalidade do Real na filosofia africana contemporânea". Quatro objectivos, por assim dizer, se vislumbram logo duma leitura atenta deste texto: antes de mais a preocupação dos autores de propor nos nossos dias, uma leitura transversal da filosofia africana moderna e contemporânea a partir, diríamos, do conceito da "razão". Trata-se, neste caso, de introduzir os leitores não na história da filosofia africana como tal, mas somente, como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM.Henrique Evaldo Janzen - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):107-124.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual.Trícia Tamara Boeira D. Amaral & Adriana Fischer - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):5-23.
    Em vista da grande multiplicidade de linguagens e considerando que a alfabetização é uma importante prática de letramento na constituição da criança, este artigo tem o objetivo de identificar o tipo de abordagem dado à imagem em um livro didático do 1º ano, aprovado pelo PNLD. O intuito é discutir em que medida a amostra analisada favorece uma leitura compreensiva e crítica do texto imagético. Para tanto, as ponderações foram realizadas por meio de uma epistemologia interpretativa, à luz (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos.Débora Ventura Klayn Nascimento - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):127-153.
    RESUMO Este artigo convoca as concepções do Círculo de Bakhtin para redesenhar atividades de leitura literária propostas em livro didático brasileiro, tornando-as mais responsivas à vida contemporânea. Tem como base os conceitos de dialogismo e de responsividade, evocados para contribuírem com a percepção da infecundidade do uso do modelo de atividades vigente na formação de leitores e para apontar possibilidades na elaboração de atividades abertas ao diálogo das vivências dos alunos/leitores com os textos literários, bem como convidativas à expressão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Indícios de Uma falta: Sutilezas na ausência negra nos livros didáticos.Maria Aparecida Dias Castro & Antonieta Miguel - 2019 - Odeere 4 (7):199.
    Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Manifestações da ideologia da certeza em livros didáticos de Matemática.Douglas Ribeiro Guimarães, Rúbia Barcelos Amaral & Beatriz Fernanda Litoldo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:220-230.
    Este texto contém um recorte da pesquisa de mestrado do primeiro autor, sob a orientação da segunda. Nele, temos como objetivo apresentar e analisar as formas com que a ideologia da certeza se manifesta em livros didáticos de Matemática brasileiros, em particular, nos capítulos de Geometria. Apesar de ser uma discussão antiga no campo da Educação Matemática, a ideologia da certeza se caracteriza, principalmente, pela compreensão do discurso matemático como puro, generalizador e rico em aplicações, o que vemos como uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático.Aldemir Barbosa da Silva & Celso João Carminati - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):885-924.
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  36
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Uma análise do livro INICIAÇÃO À FILOSOFIA de Marilena Chauí.Thiago Coelho Silveira - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):75-92.
    Este artigo analisa o livro didático “Iniciação à Filosofia” de Marilena Chauí como ferramenta para o ensino de filosofia no Ensino Médio. No Brasil da última década vê-se a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, o que provoca a problematização sobre o que ensinar e como ensinar esta disciplina para adolescentes nessa fase de formação. Assim, autores como Marilena Chauí propuseram livros didáticos a serem adotados pelas escolas, a fim de fornecer um subsídio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura. [REVIEW]Odaleia Alves da Costa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Analisa-se o livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura, livro destinado para alunas das Escolas Normais brasileiras, especialmente as fluminenses, pela Gráfica Editôra Aurora do Rio de Janeiro. Realizar-se-á a investigação levando em consideração a produção deste livro didático, buscando compreender a produção do autor, que publicou 13 diferentes títulos ou mais para a “Biblioteca Didática Brasileira”. Na obra Fundamentos de Educação, 342 páginas, 4 edições, analisar-se-á textos e paratextos. Quanto ao texto, analisar-se-á o índice, composto (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Ceticismo e princípios epistêmicos.Fernando Henrique Faustini Zarth - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):56-66.
    A identificação e análise de princípios epistêmicos têm possibilitado ganhos significativos no estudo do ceticismo nas últimas décadas, isso não significa que estejamos próximos de um consenso sobre quais princípios devem ser aceitos. Entendendo p como qualquer proposição que geralmente admitiríamos saber, como “aqui há uma mão”, e sk como alguma proposição incompatível, como “estou sendo enganado por um gênio que me induz a crer em coisas que não existem”, o argumento canônico para o ceticismo acadêmico pode assim ser formalizado: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Compromisos epistémicos en el enfoque estructuralista de las teorías.Germán Guerrero Pino - 2012 - Revista de Filosofía (Madrid) 37 (1):7-26.
    Una idea ampliamente extendida es que el programa estructuralista es completamente neutral en cuestiones epistémicas. Por el contrario, el objetivo del artículo es mostrar que el estructuralismo es epistémicamente neutral en el debate realismo vs. antirrealismo, pero que supone un compromiso epistémico en la fundamentación de las teorías. Este compromiso epistémico tiene las características de un coherentismo ;y dos tesis estructuralistas conducen a ello: que una teoría se contrasta empíricamentea través de sus aplicaciones propuestas y que las aplicaciones propuestas de (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Compromisos epistémicos en el enfoque estructuralista de las teorías.Germán Guerrero Pino - 2012 - Revista de Filosofía (Madrid) 37 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  5
    Outras Vozes No Ensino de Filosofia.Wanderson Flor do Nascimento - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:74-89.
    Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Filosofia da ancestralidade (resenha).Flávia Damião - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:90-97.
    Resenha do livro Filosofia da Ancestralidade de Eduardo David de Oliveira.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Filosofia clínica e humanismo.José Maurício de Carvalho - 2012 - Aparecida, SP: Editora Idéias & Letras.
    Este livro aborda a Filosofia Clínica, método criado pelo psicanalista e filósofo Lúcio Packter, que direciona os procedimentos de diagnose e tratamento a partir da metodologia filosófica. A elaboração da obra conta com dois procedimentos distintos - o desenvolvimento de conferências e estudos apresentados sobre o assunto e uma entrevista com a Assessoria Virtual do Instituto Packter. Nesse sentido, o objetivo do autor é mostrar que a Filosofia Clínica consiste em uma técnica de ajuda pessoal, que respeita (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  43
    Filosofia: Uma Introdução por Disciplinas.Pedro Galvão (ed.) - 2012 - Edições 70.
    AUTORES Agnaldo Cuoco Portugal | Aires Almeida | António Zilhão | Célia Teixeira | Desidério Murcho | Iñigo González Ricoy | João Cardoso Rosas | Manuel García-Carpintero | Mathias Thaler | Pedro Galvão | Ricardo Santos | Sara Bizarro | Sofia Miguens | Susana Cadilha | Teresa Marques Sobre os autores Os autores deste livro partilharam o objetivo de conceber um guia de estudo para a Filosofia estruturado tematicamente – i.e. em função de questões, perspectivas e argumentos, sem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  15
    A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina.Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    O conceito schopenhaueriano da vontade: Uma leitura do livro II de O mundo como vontade E representação.Alexander Almeida Morais - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):35-49.
    Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Vontade a partir do estudo detalhado do livro II de O mundo como vontade e representação , no qual Schopenhauer explicita sua Metafísica da Natureza. Para este fim, nós analisaremos a relação entre Vontade e Representação como dois lados constitutivos e inseparáveis do mundo, bem como a ideia de finalismo da Vontade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Resenha do livro: Oeuvres complètes tome I - écrits philosophiques et politiques 1926-1939.Fábio Ferreira De Almeida - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):237-248.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  60
    O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
    Este artigo busca adentrar pelas questões relacionadas à biopolítica do corpo, sobretudo, daquelas ligadas à estatização do biológico e do racismo do Estado, que aparecem nos trabalhos de Michel Foucault e que aqui evocamos para analisar o corpo enquanto objeto discursivo analisável dessa biopolítica em duas produções francesas de horror, - Frontière(s) e em À l’interieur – que exibem imagens dos tumultos de Outubro de 2005, acontecimento marcado pelos protestos contra a política de perseguição aos sans-papiers que vitimou três (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  35.  5
    Descentramento, crítica e transformação.Fernando Danner & Leno Francisco Danner - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Desenvolveremos dois argumentos. Primeiro: a utilização do dualismo antropológico – modernidade e pré-modernidade, pós-tradicional e tradicional – por parte de filosofias europeias como base da constituição do discurso filosófico-sociológico-antropológico da modernidade-modernização ocidental implica na consolidação de uma compreensão exclusivista da modernidade ocidental como europeização, demarcada pela ideia de que ela é um processo basicamente autônomo, independente, endógeno, autorreferencial, autossubsistente e autossuficiente, sem qualquer relacionalidade com o outro da modernidade, completamente separada dele, bem como na anulação e na deslegitimação dos outros (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Teorias atemporais da percepção.Diogo Mesti - 2012 - Dois Pontos 9 (2).
    Resenha do livro: PEIXOTO, M.; MARQUES, M.; PUENTE, F. Visível e inteligível: Estudos sobre a percepção e o pensamento na filosofia grega antiga. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, (p. 151).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    Una aproximación a los caminos del reconocimiento: Paul Ricoeur, Caminos del reconocimiento. Tres estudios.María Eugenia Aguirre - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (1):71-72.
    Arturo Roig inscribe el ejercicio del filosofar en la geografía de su función crítica. Crítica que es comprendida como una forma de pensamiento que se cuestiona a sí mismo y que considera no sólo los límites y posibilidades de la razón, sino también la realidad humana e histórica de un sujeto que se constituye en un "nosotros". La filosofía, así entendida, es un saber de vida. La función utópica se presenta como tarea para este saber de conjetura y para una (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  31
    Tiempos de homenajes, tiempos descoloniales: Frantz Fanon. América Latina.Mariana Alvarado - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (1):69-71.
    Arturo Roig inscribe el ejercicio del filosofar en la geografía de su función crítica. Crítica que es comprendida como una forma de pensamiento que se cuestiona a sí mismo y que considera no sólo los límites y posibilidades de la razón, sino también la realidad humana e histórica de un sujeto que se constituye en un "nosotros". La filosofía, así entendida, es un saber de vida. La función utópica se presenta como tarea para este saber de conjetura y para una (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa.Tânia Maris de Azevedo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):39-55.
    Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológico para a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A vida entre desejo e criação: Renaud Barbaras leitor crítico de Bergson.Débora Morato Pinto - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:31.
    Apresentamos aqui o entrecruzamento de duas filosofias da vida, a de Renaud Barbaras, tema central desse texto, e a da Henri Bergson, que preside o ponto de vista a partir do qual nos interessamos pela fenomenologia contemporânea. Nosso objetivo é expor, de uma forma geral, como a diferença com Bergson desempenhou papel relevante na constituição da obra de Barbaras. Mais explicitamente, buscamos pontuar as referências do livro Le Désir et la Distance a Bergson e mostrar como as críticas à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    A ética dos estoicos antigos e o estereótipo estoico na modernidade.Drayfine Teixeira Moura - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:111.
    Tendo em vista que o estoicismo é a corrente helenística que mais influenciou a Filosofia ocidental, a intenção deste artigo é apresentar e esclarecer alguns dos mais comuns estereótipos que a modernidade cunhou acerca da teoria estoica. Para tanto, fazemos uma apresentação dos principais aspectos da ética estoica e analisamos alguns conceitos que, mais tarde, serão os principais alvos de crítica à escola do pórtico. Acusada de ser uma corrente filosófica que prega o comodismo, a aniquilação dos sentimentos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Resenha: arte e imanência: um bom encontro entre Espinosa e Vermeer.Marcos Ferreira de Paula - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:183.
    Resenha do livro Espinosa e Vermeer: imanência na filosofia e na pintura, de Sara Hornäk, publicado no Brasil, em 2010, pela editora Paulus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Critical Philosophy and utopian function in Arturo Roig.Silvana Vignale - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (1):61-66.
    Arturo Roig inscribe el ejercicio del filosofar en la geografía de su función crítica. Crítica que es comprendida como una forma de pensamiento que se cuestiona a sí mismo y que considera no sólo los límites y posibilidades de la razón, sino también la realidad humana e histórica de un sujeto que se constituye en un "nosotros". La filosofía, así entendida, es un saber de vida. La función utópica se presenta como tarea para este saber de conjetura y para una (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  30
    Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar. Procura-se mostrar (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Denegrindo a Educação.Renato Noguera - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:62-73.
    O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões filosóficas em favor de uma educação antirracista. A proposta pode ser descrita como uma declaração filosófica afroperspectivista, isto é, um exercício que dá visibilidade as pesquisas africanas e afrodiaspóricas. Um ensaio que é atravessado pelo paradigma da pluriversalidade na busca do exercício de denegrir a educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  22
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Vázquez García, francisco: La invención Del racismo. Nacimiento de la biopolítica en españa, 1600-1940, madrid, akal, 2009. [REVIEW]Salvador Cayuela Sánchez - 2012 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 56:201-203.
    Se trata de una reseña sobre el libro de Francisco Vázquez García aquí señalado.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes, Pierre Normando Gomes-da-Silva & Claudiana Soares da Costa - 2012 - Horizonte 10 (26):538-551.
    Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000