Results for 'Heine, Filosofia da Religião, Teísmo, Deísmo'

1000+ found
Order:
  1.  12
    A Filosofia da religião em David Hume: teísmo, ateísmo ou deísmo?Samuel Dimas - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):449-468.
  2. A transformação do deísmo protestante em deísmo na alemanha de Heine.Raphael Santos Lapa - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):10-17.
    O tema central do artigo que se segue diz respeito a uma abordagem que Heinrich Heine faz quanto à religião e seu encontro com a filosofia, em específico o tratado no Livro II da obra Contribuições à História da Religião e Filosofia na Alemanha publicada em 1835. Nesse sentido, será explicitada em um primeiro momento uma espécie de fideísmo heiniano que serve como instrumento para a motivação de sua tese da realização do declínio religioso quando aliado à (...). O método empregado pelo poeta utiliza-se da análise de elementos sócio-históricos observando a conjuntura de diversos momentos, dentre eles a revolução filosófica como resultado do protestantismo luterano. Por fim, como pretende-se demonstrar, a religião desfrutada na Alemanha contemporânea de Heine, qual seja o cristianismo, tem uma destituição de seu caráter teísta, fazendo com que a religião se transforme em um puro deísmo. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Filosofia da religiao.M. A. da Veiga - 1981 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 11 (67-68):16-22.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    A filosofia do judaísmo.Elias Gomes da Silva - 2019 - Horizonte 17 (52):530-539.
    Resenha do livro A filosofia do judaísmo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
    o artigo reflete sobre a atualidade da filosofia da religião de Kierkegaard tomando como inspiração as comemorações dos duzentos anos de seu nascimento e considerando, especialmente, o contexto atual de leitura da obra do dinamarquês como posterior ao anúncio da morte de Deus. Como uma perspectiva de leitura para a filosofia da religião de Kierkegaard abordarei a interpretação de Gianni Vattimo para o anúncio da morte de Deus. Em seguida analisarei alguns aspectos do conceito de histórico como desenvolvido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13-14):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Filosofia da Religião.Gabriela Nascimento, Michael Schulz & Norton Gabriel Nascimento - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38760.
    Partindo do pluralismo religioso como um fato europeu, no diálogo inter-religioso encontra-se uma chance para uma espécie de acordo entre diferentes culturas. No presente texto, após intensos debates sobre diferentes correntes religiosas e filosóficas do decorrer da história, o professor Dr. Michael Schulz utiliza especialmente da abordagem dos pensadores Stephan Grätzel e Armin Kreiner para explicar o que significa uma filosofia da religião inter-religiosa e intercultural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o debate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  22
    Subjetividade E poética no pensamento de Kierkegaard.Gabriel Kafure da Rocha - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):34-44.
    A maneira como o movimento kierkegaardiano coloca a subjetividade como verdade se opõe à sistematização da massa e traz a questão de uma visão valorativa da poética como possibilidade de uma ética. A questão que permeia essa ética é o que é o real, este não pode ser mais simplesmente o idealismo racional, mas uma realidade poética histórica da subjetividade que faz possível ver que o homem exercer a liberdade da escolha como auto-construção de si. O homem encontra uma incapacidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    Deus existe?Elias Gomes da Silva - 2017 - Horizonte 15 (45):305-313.
    A propósito do Livro SWINBURNE, Richard. Deus Existe? Tradução de Agnaldo Cuoco Portugal. Brasília: Academia Monergista, 2015. 192p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Filosofia da Religiao.Michael Tooley (ed.) - 2015 - Sao Paulo, Brazil: Paulinas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Krassuski, Jair Antônio. Crítica da religião e sistema em Kant: um modelo de reconstrução racional do Cristianismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. [REVIEW]Daniel Omar Perez & Jorge Vanderlei Costa da Conceição - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):211.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Filosofia da religião e mal radical em Kant.Aguinaldo Pavão - forthcoming - Kant E-Prints.
  18.  7
    Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano.Amarildo Luiz Trevisan & Gary Camargo da Luz - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021042.
    This illustration aims to present the contributions of religion, as an alert, to the distancing from different types of criminality. It identifies which benefits the religious experience, more specifically, the feelings of faith and religiosity. It brings to the person who is in a situation of delinquency and the margin of society, due to his acts committed against the norms established for the harmonious coexistence of society. In addition, it seeks to present social factors intertwined with the criminality situation, that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30758.
    O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    A filosofia da religião e seu objeto em Paul Tillich e Jean-Luc Marion.Frederico Pieper - 2014 - Horizonte 12 (36).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá. [REVIEW]Elivaldo Serrão Custódio & Célia Souza da Costa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):96-117.
    O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do quilombo do Mel da Pedreira, localizado no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante nessa localidade tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo são abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    A secularização E a religião como essenciais ao homem.Genildo Ferreira da Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):75-103.
    Discutir o tema secularização significa obrigatoriamente tratar do comportamento humano em seu relacionamento social. Nos últimos três séculos, tal acepção remete ao ideal da modernidade de conceber uma sociedade com o direito de organizar a vida civil tendo como recurso apenas a razão livre da tutela da autoridade religiosa. Rousseau, tendo apresentado no Contrato social elementos como a defesa da Soberania e da Vontade Geral, não deixa de causar estranheza que no fim da obra apresente uma proposta de Religião civil. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A tese do “Fim da Arte” e o caráter de atualidade do Belo: Reflexões Hermenêutico-Filosóficas.Almir Ferreira da Silva Jr - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):193.
    Discute-se a importância da tese do fim da arte, anunciada por Hegel em suas Preleções sobre a estética, como condição de possibilidade para uma reflexão hermenêutico-filosófica sobre a atualidade do belo. Mesmo considerando-se o conjunto de críticas hermenêuticas dirigidas à estética hegeliana, quando se trata de pensar a arte moderna a tese do “ fim da arte” sobressai como paradigmática, seja no que se refere a interpretação das mudanças das configurações artísticas, seja no tocante à sua ressignificação enquanto um acontecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    O Leviatã hobbesiano e o medo de poderes invisíveis: reflexões filosóficas durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  42
    Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. [REVIEW]Julio Paulo Tavares Zabatiero - 2010 - Horizonte 8 (16):12-32.
    Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a tecer (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Do crepúsculo dos ídolos à adoração do cotidiano: ciberespaço e idealização do mundo virtual.Adriano Martins das Dores Costa - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O avanço da internet propiciou uma situação em que a visibilidade que alguns indivíduos, grupos e entidades alcançam dentro de determinados círculos, e até mesmo em todo o globo, tem chegado a níveis de idolatria e reverência que só podem ser comparadas a um culto, uma religião ou seita. Essa construção de significados é processada através da chamada “autocomunicação de massa”, termo cunhado por Manuel Castells, na qual os próprios indivíduos estabelecem quem possui algum tipo de poder. E são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Religião e Cultura Periféricas: A Representação Do Islamismo Na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fabio Gomes da Silva - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):86-120.
    Analisa a representação de informações referentes à identidade e a religião islâmica no esquema de classificação bibli-ográfica mais utilizado do mundo. Investiga a existência de desvios na representação de assuntos referentes a culturas não alinhadas à cultura ocidental na 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD23). Conceitua Organização do Conhecimento em sentido restrito como organização das informações em registros bibliográficos e, em sentido amplo, como a organização social do trabalho mental. Define Sistemas de Organização do Conhecimento, enquanto sistemas conceituais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Reconstruindo a Era Secular em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):89-104.
    Resumo: Este artigo discute como Charles Taylor reconstrói a era secular. A tese de Taylor é que a era secular não pode estar restrita à ideia da saída da religião do espaço público, nem apenas pode significar a diminuição de crenças e práticas religiosas. Taylor propõe uma nova leitura da era secular, segundo a qual o pluralismo de crentes e não crentes seria a melhor descrição para um mundo que se seculariza, mas que, ao mesmo tempo, as doutrinas de fé (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Comentário a “Por uma filosofia (da religião) Criativa”: o problema da formação filosófica a partir de uma analogia com a música.Murilo Rocha Seabra - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):53-56.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Por uma Filosofia (da Religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma Analogia com a Música.Agnaldo Cuoco Portugal & Clarissa Pimentel Portugal - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):23-52.
    This article is divided in three parts in order to investigate on the authorial and creative philosophical production in the Brazilian academic environment. In the first part, we show the challenge to authorial production in philosophy in Brazil, starting from the example of recent initiatives in the philosophy of religion. In the second part, by means of an analogy with music, we intend to argue that the plead for a greater promotion of authorial philosophy in Brazil does not mean to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Do Jardim do Éden ao martírio do estado civil.Genildo Ferreira da Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):36-47.
    Sem a ambição de expor todas as aproximações e contradições entre o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean Jacques Rousseau, e o Livro da Gênesis Bíblica, o presente texto tem por finalidade realizar um estudo comparativo entre essas duas obras, visando propor uma reflexão em torno do mito do jardim do Éden, assim como se encontra exposta tal história na Bíblia, em contraponto com a obra do iluminista Jean-Jacques, ressaltando os elementos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Haidt, Jonathan. A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. [REVIEW]Walter Valdevino Oliveira Silva & Iago Pereira da Silva - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023001.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    Übermensch nietzschiano E o cristianismo. Estudos sobre a filosofia da religião em Nietzsche.Eduardo Marcos Silva de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (27):1090-1091.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Filosofia da arte E arte de filosofar. Arte, linguagem E religião em Fichte E Schelling.Federico Ferraguto - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):473-494.
    RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio. As divergências entre Fichte e Schelling não envolvem apenas problemas especulativos, mas sim variadas implicações e consequências dos seus sistemas filosóficos, que podem ser destacadas por uma análise da função da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  31
    Análise do Discurso baseado em taxonomia de Martin e Rose: um caso para promover o discurso sobre CLIL no Programa de Doutorado em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se torna essencial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    As contribuições de CS Peirce para a filosofia da religião contemporânea.Robert C. Neville - 2001 - Cognitio 2:134-160.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Deus, consciência e gnosticismo na actual filosofia da religião: algumas orientações tomistas.Jorge F. Teixeira Lopes - 2023 - Revista Portuguesa de Filosofia 79 (3):1193-1220.
    This article intends to address the problem about God, consciousness and gnostic legacy to modernity, whose immanent nature leads to serious philosophical conclusions. Indeed, the most important concept of contemporary idealism, within philosophy of religion, is consciousness, which is related with human’s individualism and self-sufficiency. In a cosmic approach, this doctrine proposes a pantheistic view of the universe and a paradigm of man’s deification and self-redemption, whose mainstream is the New Era’s spirituality without religion. Finally, an outline of Thomist doctrines (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  38
    Teologia, ciência da religião e filosofia da religião: definindo suas relações.Jörg Dierken - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):113-136.
    The essay revisits the complex phenomenon of religion, in light of the articulations and differentiations between theology, philosophy of religion, and religious studies, particularly within the social, cultural context of modernity and the Enlightenment categories of rationality, freedom, and science, in major thinkers such as Max Weber and Ernst Troeltsch.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Filosofia da transcendência nas ciências da Religiao.F. Soarez Gomez - 1979 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (63-64):209-243.
  45. The Contributions of C. S. Peirce to Contemporary Philosophy of Religion: As contribuições de C. S. Peirce para a filosofia da religião contempor'nea. [REVIEW]Robert Neville - 2001 - Cognitio 2.
    : The classical North American pragmatists were intrigued by religion and devout in varying ways, all of which were compatible with a secularist outlook. Peirce is the most fruitful to pursue because of the analytical usefulness of his semiotics for interpreting religious symbols. First, his theory shows that symbols make possible and guide engagement with the divine, rather than substitute for it. Second, his theory distinguishes meaning from reference and interpretation, each of which opens new ways to think about religious (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Desvelando a máscara da religião: uma reflexão desde a filosofia de Nietzsche.Junot Cornélio Matos - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    "Criação Universalismo e Democracia: A Filosofia Política de Bergson Em as Duas Fontes da Moral e da Religião" de Nadia Yala Kisukidi.Natália Santos de Jesus - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):221-240.
    Apresentamos a tradução para o português do artigo de Kisukidi, o qual aborda de maneira inovadora a questão política encontrada no último grande livro do filósofo francês Henri Bergson. Este artigo aponta como a filosofia política que surge em As Duas fontes da moral e da religião é relevante ainda hoje.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Filosofia e Religião no Pensamento português contemporâneo.António Braz Teixeira - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (1):43 - 85.
    Começando por salientar a importância eo relevo que, no pensamento português contemporâneo, apresenta o problema das relações entre razão e fé, filosofia e religião, o A. passa, depois, a considerar as formas como o mesmo foi tratado em sete pensadores que reputa mais significativos. Assim, inicia a sua investigação pelo racionalismo de Raul Proença(1884-1941) e de António Sérgio (1883-1969), prosseguindo, depois, pelo estudo do modo como, no pensamento de Teixeira Rego (1881-1934) e de Aarão de Lacerda (1890-1947), se compreende (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  52
    Filosofia Analítica da Religião como Pensamento Pós-"Pós-Metafísico" (Analytic Philosophy of Religion as a Post-‘Post-Metaphysical’ Thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p80. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal - 2010 - Horizonte 8 (16):80-98.
    Entendendo “pensamento pós-metafísico” no sentido da crítica moderna e positivista à metafísica como forma de conhecimento, o artigo apresenta a filosofia analítica da religião como uma resposta à tese de que a linguagem religiosa não tem sentido porque não se refere a nenhum dado empiricamente verificável ou falseável. Em primeiro lugar, é apresentada a resposta não-realista ao desafio pós-metafísico, especialmente a de D. Z. Phillips, baseada nas ideias de Wittgenstein. Nessa proposta, o sentido da linguagem religiosa não está na (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    A fenomenologia na geografia da religião E a espacialização hierofânica.Karina Cruz Arroyo - 2016 - Synesis 8 (2):149-166.
    A Geografia da Religião configura-se no cenário acadêmico da Geografia Cultural como um subcampo dotado de potencialidades profícuas à apreensão do fenômeno religioso. Espacializar o rito, a prática cotidiana que se espraia em redes de informações fluídicas, repletas de subjetividades capazes de construir territórios e demarcar identidades é o objetivo principal deste campo do saber. É no tempo e no espaço que o sagrado se manifesta e semiografa indelevelmente como um mapa permanente as fronteiras entre o eu e o outro. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000