Results for 'Projeção'

37 found
Order:
  1.  22
    Religião E projeção em Freud. Elementos para O debate entre psicanálise E religião.Fabiano Veliq - 2016 - Synesis 8 (2):49-65.
    O presente artigo visa a ser uma contribuição para o debate entre Religião e Psicanálise a partir do conceito de projeção formulado por Freud. Freud várias vezes é colocado como defensor de um ateísmo do qual não se pode escapar na contemporaneidade e em poucos momentos é pensada a “sobrevivência” da religião apesar das críticas de Freud. Neste artigo procuraremos trabalhar a noção de religião no pensamento freudiano a partir do conceito de projeção mostrando que a crítica de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado.Fábio César Junges, Tiago Anderson Brutti & Adair Adams - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):817-843.
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado Resumo: O presente texto, de caráter bibliográfico, discute o problema da consciência histórica com o objetivo de pensar o sentido dessa expressão na atualidade e as variações que esse conceito adquiriu ao longo da história das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase no século XX. A hipótese é que a discussão a respeito da consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    O Ponto Ómega de Teilhard de Chardin. Do Contraponto com o Átomo Primitivo de Georges Lemaître à Projeção em Teorias Cosmológicas (Teilhard de Chardin’s Omega Point. From the Counterpoint with the Primitive Atom by Georges Lemaître to Projection in Cosmological Theories).João Barbosa - 2020 - Revista Portuguesa de Filosofia 76 (4):1743-1760.
    This article focuses on the Omega Point, an essential concept in Teilhard de Chardin’s evolutionary metaphysics. In certain passages about the Omega Point, Teilhard mentions the primeval atom hypothesis, a theory about the beginning of the universe proposed by Georges Lemaître, another contemporary Jesuit priest who was also a scientist. Although Teilhard and Lemaître are essentially evolutionists, besides being Jesuit priests, their evolutionary metaphysics and their philosophies of science are radically divergent, and two important differences are presented here – about (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    A Ciência Jurídica e Seus Dois Maridos, Colocando as Verdades Fora Do Lugar: Uma Projeção da Teoria da Carna V Alização Literária No Direito.Marta Regina Gama Gonçalves - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):155.
    Este trabalho objetiva tecer reflexões acerca dos efeitos da proposta de Luis Alberto Warat de projetar no campo do Direito os aportes da Teoria da Carnavalização literária de Mikhail Bakhtin e da constituição do que ele denominou Epistemologia Carnavalizada. A partir das diversas linhas abertas pela sua obra A ciência jurídica e seus dois maridos, atravessada pelos conceitos bakhtinianos de carnaval, carnavalização, polifonia, dialogia e polissemia, intenta-se construir uma genealogia intermitente que coloca a própria obra como autêntico ato de carnavalização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    A pulsão de onipotência e seus destinos.Diogo Barros Bogéa - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (1):20-35.
    Empreende-se nesse artigo a tentativa de compreender as bases psíquicas do autoritarismo político contemporâneo. Através dos conceitos freudianos de “pulsão de poder” (Bemächtigungstrieb) e projeção, oferecemos uma hipótese para o inquietante fenômeno contemporâneo da adoração a líderes autoritários.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Projeções da Revolução Mexicana na América Latina no pós 1917: o caso brasileiro.Natally Vieira Dias - 2018 - Dialogos 22 (2):04.
    Este artigo analisa a projeção continental do México revolucionário no pós 1917 a partir do caso brasileiro. Após a eclosão da Revolução Russa, o modelo bolchevique passou a rivalizar indiretamente com o protagonismo que o México revolucionário pretendia exercer no cenário latino-americano. Assim, a ideia de um “autoctonismo continental” passou a ser enfatizada na propaganda mexicana como elemento que faria da Revolução Mexicana um modelo mais apropriado de transformação social para os países latino-americanos. Discutimos neste artigo os aspectos tomados (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  78
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9.  50
    The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology.Alfredo Pereira Jr - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):199-232.
    : The development of the interdisciplinary areas of cognitive, affective and action neurosciences contributes to the identification of neurobiological bases of conscious experience. The structure of consciousness was philosophically conceived a century ago as consisting of a subjective pole, the bearer of experiences, and an objective pole composed of experienced contents. In more recent formulations, Nagel refers to a “point of view”, in which qualitative experiences are anchored, while Velmans understands that phenomenal content is composed of mental representations “projected” to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  10.  99
    O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da atividade especulativa. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Imagens da Revolução Mexicana no Brasil 1920 1950.Carlos Alberto Sampaio Barbosa - 2018 - Dialogos 22 (2):19.
    O objetivo desse artigo é analisar a projeção visual do México Revolucionário no Brasil entre os anos de 1910 e 1950. Essa projeção ocorre através da fotografia, pintura mural e gravura. Essas imagens conformam um patrimônio visual que constitui uma plataforma de propaganda política e busca de legitimidade do México Revolucionário. Analiso as imagens como um vetor de intercâmbio do imaginário latino-americano, possibilitada por publicações, exposições e redes de sociabilidade de artistas e intelectuais.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Afetividade e Criatividade em Filosofia para Crianças.Fernando Bento - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):383-399.
    A prática filosófica com crianças permite que elas construam e cumulativamente reconstruam significados enquanto formam a consciência de si, mobilizando simultaneamente elementos dos domínios afetivo, cognitivo e recreativo, presentes na esfera da sua experiência. Nesta dinâmica, habilidades de diálogo e de pensamento consolidam-se sobre competências crítico-reflexivas, sensíveis a critérios razoáveis de afirmação das competências intencionais de interpretação desta sensibilidade em ambientes educativos profícuos privados e públicos, tais como a família e a escola. Sendo a vida infantil um processo de mútuo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Estabelecendo os Marcos da história da sociologia como disciplinas escolar. Entrevista com Celso de souza Machado.Anita Handfas & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):223-237.
    Celso de Souza Machado publicou, em 1987, um artigo intitulado “O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar”, escrito quando ainda era aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da USP. Esse artigo se tornou referência na área e talvez seja a primeira iniciativa de trabalho científico de que se tem conhecimento sobre o ensino de sociologia no Brasil. Nesta entrevista, o autor relembra o processo de elaboração dessa pesquisa que ganhou projeção por remontar a trajetória (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Os posicionamentos do Arcebispo de Cuiabá, D. Francisco de Aquino Corrêa, e a defesa do patriotismo cristão.Jérri Roberto Marin Roberto Marin - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):155.
    O artigo analisa os posicionamentos de D. Francisco de Aquino Corrêa, arcebispo de Cuiabá, sobre o Brasil e a defesa do patriotismo cristão. Como um dos porta vozes da hierarquia eclesiástica brasileira e da Santa Sé, conquistou grande projeção e influência social entre as décadas de 1910 e 1940. As referências empíricas são os discursos e as cartas pastorais do período de 1920 a 1940. D. Aquino repensava e defendia novas formas de participação e de valorização da Igreja Católica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    A literatura fantástica e a influência do imaginário religioso infantil.Vera Lucia Lins Sant’Anna - 2005 - Horizonte 3 (6):59-76.
    No momento em que oposições seculares – tais como real versus imaginário, razão versus mito, inteligível versus sensível, vida mental versus vida material – se encurtam e o poder passa a ser exercido não só pela coerção material, mas também pela dominação simbólica, percebe-se que, cada vez mais, procura-se conciliar razão e imaginário. Entende-se, assim, que a tradição é mantida através dos mitos e das lendas. O que se deseja, realmente, é manter-se o passado dentro do futuro. A sociedade tem, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    A processão em plotino.Reinholdo Aloysio Ullmann - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):157-164.
    Este artigo ocupa-se dos aspectos essenciais do processão plotiniana, com base nas Enéadas e em intérpretes de projeção mundial, como Giovanni Reale e Werner Beierwaltes. A processão de Plotino trata da origem das coisas, a partir do Uno, o qual se identifica com Super-Ser, divino, eterno, perfeito e imutável, não podendo ser entendido como conceito abstrato universalíssimo. O trabalho pretende mostrar que Plotino não é emanatista, nem panteísta, mas panenteista. Há mesmo quem o considere criacionista. É abordada, especialmente, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    How to investigate perceptual projection: a commentary on Pereira Jr., “The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology”.Max Velmans - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):233-242.
    : This commentary focuses on the scientific status of perceptual projection-a central feature of Pereira’s projective theory of consciousness. In his target article, he draws on my own earlier work to develop an explanatory framework for integrating first-person viewable conscious experience with the third-person viewable neural correlates and antecedent causes that form conscious experience into a bipolar structure that contains both a sense of self and a sense of the world. I stress that perceptual projection is a psychological effect and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  35
    Metontology and Heidegger’s concern for the ontic after being and time: challenging the a priori.Cristina Crichton - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):33-58.
    Resumo: A Kehre (viragem) no pensamento de Heidegger foi amplamente discutida e debatida. A introdução da noção de metontologia (Metontologie), em 1927, informou proveitosamente esse debate, uma vez que implica uma preocupação com o domínio ôntico, por parte de Heidegger, que não está presente em trabalhos anteriores. O fato de essa noção desaparecer logo após ser introduzida, porém, desafia sua contribuição para esse debate. Neste artigo, mostra-se que o desaparecimento da metontologia não significa o desaparecimento da preocupação de Heidegger com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  8
    Metafísica, sonhos e ficção. Kant e os espectros.Walter Menon - 2023 - Discurso 53 (2):60-83.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Two paradoxes of projection.Whit Blauvelt & Clare E. Mundell - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):183-198.
    : Recently developed projective models of consciousness and its contents challenge received schemas in which all contents of consciousness are held to be well contained in the skull. Working our way into this from several angles, it becomes evident that there are inconsistencies in how we frame classes of mental contents which are arguably equivalent in being. Particular examples of imagery, of dancing and of words, are brought forward to highlight the clash in our apprehensive assumptions, focusing on possible cognitive (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  32
    Pós-Modernismo: entre a Crítica e a Ideologia.Gustavo Moura de Cavalcanti Mello - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):233-258.
    RESUMO: O objeto deste artigo é a noção de pós-modernismo, em torno da qual se travou um amplo debate que, num passado recente, alcançou grande projeção, e arrefeceu de modo algo abrupto. Buscaremos demonstrar que uma consideração crítica acerca do referido debate amplia nossa compreensão a propósito do capitalismo contemporâneo e, nesse sentido, por um lado, será realizado um esforço de apreensão conceitual, com o intuito de fixar as principais determinações do pós-modernismo. Por outro lado, tentaremos ancorar historicamente o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    O Estranho e o Oriente: Horizontes da Hermenêutica da Coexistência Cotidiana de Martin Heidegger.Bráulio Marques Rodrigues & Arnin Rommel Pinheiro Braga - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    Já em Ser e Tempo (1927), Martin Heidegger enuncia como a tarefa do pensamento que corresponde a um modo de pensar que deve partir do diálogo imediato com outros, promovendo uma abertura cognitiva e hermenêutica que exercita uma nova forma de enxergar no pensamento. O objeto de interpretação neste trabalho é o poema O estranho, de Max Martins, no qual se busca enxergar como se dá essa relação com o outro onde o estranhamento pode ser característico de um encontro com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    O Estranho e o Oriente: Horizontes da Hermenêutica da Coexistência Cotidiana de Martin Heidegger.Bráulio Marques Rodrigues & Arnin Rommel Pinheiro Braga - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (1).
    Já em Ser e Tempo (1927), Martin Heidegger enuncia como a tarefa do pensamento que corresponde a um modo de pensar que deve partir do diálogo imediato com outros, promovendo uma abertura cognitiva e hermenêutica que exercita uma nova forma de enxergar no pensamento. O objeto de interpretação neste trabalho é o poema O estranho, de Max Martins, no qual se busca enxergar como se dá essa relação com o outro onde o estranhamento pode ser característico de um encontro com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial. Edited by Henry Bugalho.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Segredos da mímese.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:17-22.
    A mímese foi fundante na tradição judaico-cristã por causa da crença de que Jeová teria feito o homem “à sua imagem e semelhança”. Isso poderia ter sido entendido que o homem teria sido feito semelhante a si mesmo, mas ele preferiu acreditar que era parecido com Deus. Não entendeu que a divindade poderia ser parecida com ele, uma projeção cósmica. Descartes observou que Deus e homem seriam antitéticos: um seria eterno, o outro finito; um onisciente, outro de parco saber; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Hannah Arendt, pensamento, persuasão e poder.Celso Lafer - 1979 - Rio de Janeiro: Paz e Terra.
    Apresenta, interpreta e reflete sobre o jogo arendtiano entre a liberdade do pensar e a inserção do pensamento nos vínculos da filosofia ocidental. O livro espelha a trajetória do autor que recupera ensaios antigos, cujo vigor não esmoreceu com a passagem dos anos, com uma projeção de atualidade, cuja fecundidade está na sua própria experiência como professor e diplomata, pensador e político.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    A filosofia no ensino básico: Diagnóstico E perspectivas nas escolas Urbanas de teresina.Luis Andrés Castillo - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000,objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    O Brasil nas ruas e longe do mundo: como a crise político-econômica levou ao colapso da política externa brasileira.Guilherme Casarões - 2021 - Aisthesis 70:439-473.
    Após uma década de crescente envolvimento e projeção internacionais, que levaram o Brasil a ser considerado uma potência emergente, desde 2013 o país vive um prolongado período de retração internacional. Neste capítulo, argumentamos que a política externa passou a ser conduzida não mais pelos objetivos e interesses de longo prazo do país, tendo em vista as possibilidades globais, mas pela conjuntura doméstica imediata. É possível identificar três grandes fases nesse processo, que coincidem com as estratégias dos governos de turno: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    A causa final nas Disputas metafísicas de Francisco Suarez.Cesar Ribas Cezar - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):93-114.
    Resumo: Nas Disputationes metaphysicae Francisco Suarez tenta mostrar que a causa final não é uma projeção do intelecto humano, mas algo real nas próprias coisas e que sem ela não é possível dar uma explicação satisfatória dos fatos observados na experiência. Ele mostra como a causa final age no ser humano, em Deus, nos chamados ‘agentes naturais’ e no universo como um todo. De fato, a causa final supõe a existência de algo capaz de conhecer um fim e de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    A ressignificação da percepção e a intersubjetividade em Merleau-Ponty.Renato dos Santos - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):196-2012.
    O objetivo desse artigo é mostrar como a questão da intersubjetividade é pensada por Merleau-Ponty em termos de percepção do outro. Todavia, para que isso seja possível, se faz necessário, primeiramente, contrapor as concepções clássicas da percepção, as quais trataram o fenômeno da percepção ora como um ato da consciência, ora como uma mera ferramenta do corpo. Para Merleau-Ponty, inversamente, a percepção é para nós a fonte da inteligibilidade, é ela a condição de possibilidade para a estruturação do conhecimento. Ademais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Ética E política em Don Juan Manuel.Maria Guadalupe Pedrero Sánchez - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):659-666.
    Don Juan Manuel foi uma das personagens de maior relevo no século XIV em Castela, tanto pela sua obra literária quanto pela sua participação ativa ·na política da época. Era nobre, guerreiro e ao mesmo tempo tinha uma consciência clara de escritor. Preocupa-se por conciliar o que pensa e propõe, e o que vive intensamente. Detectar as linhas mestras e os conceitos presentes no pensamento do autor assim como a projeção dessas ideias na sua prática política, é o objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    A Carta de Utopia: uma análise bioconservadora a partir do pensamento de Norberto Keppe.Leandro Alves Da Silva - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Este artigo tem como objetivo efetuar uma análise bioconservadora da Carta de Utopia (2008), de autoria de Nick Bostrom, tendo como fundamento teórico o pensamento de Norberto Keppe. O transumanismo é um movimento que defende a utilização das novas tecnologias (nanotecnologia, biotecnologia, ciência da informação e ciências cognitivas), para uma transformação da natureza humana. Dessa intervenção tecnológica surgiria uma nova espécie transumana (ou pós-humana), dotada de inteligência, empatia, saúde e longevidade superlativas. O filósofo da ciência Nick Bostrom redigiu uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Modelos científicos em tempos de pandemia.Alexander Maar - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31.
    A pandemia de COVID-19 deu maior visibilidade ao trabalho de epidemiologistas, e em particular ao uso de modelos epidemiológicos. Projeções da expansão da doença, número de casos e o seu pico esperado, são amplamente divulgadas na mídia. Políticas de saúde pública, como medidas de isolamento social, são justificadas à população com base na necessidade de se ‘achatar a curva’, e evitar o colapso do sistema de saúde. Mas o público não é informado sobre os usos e limitações dos modelos. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Evaluación de la política pública para el sector pesquero en el noroeste mexicano. Análisis económico y prospectivo.Elizabeth Olmos Martínez - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 32.
    El presente estudio se desarrolla en el Noroeste Mexicano en las comunidades de Guaymas, Sonora y Puerto San Carlos, Baja California Sur. Dichas comunidades representan la pesca de sardina en el Proyecto denominado “Unidades Representativas de Producción del Sector Pesquero y Acuícola” desarrollado por SAGARPA y AGROPROSPECTA, tiene como objetivo evaluar políticas públicas gubernamentales en los mercados agroalimentarios de México incluyendo recientemente al sector pesquero. Los datos se obtuvieron por medio de paneles de información donde participaron productores de sardina con (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina.Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Europeus e norte-americanos no litoral Sul da Bahia: branquitude e novas colonizações no paraíso tropical?Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):257-279.
    Este texto aborda a migração para a Vila de Serra Grande, distrito do munícipio de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, considerando a projeção do Brasil paraíso tropical, assim como a suposta cordialidade inerente ao contato com o povo brasileiro. O território da vila é também abordado a fim de enfatizarmos as relações históricas, políticas, econômicas, culturais e raciais, enfim, as relações de identificações e diferenças, que fazem do Litoral Sul da Bahia um eminente território de riquezas, poderes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Pressuposição E derivação.Róbson Ramos Dos Reis - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):175-186.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise do conceito de pressuposição, queaparece na afirmação de que todo encontro comentes pressupõe uma compreensão de ser. A teseé examinada no contexto da gênese ontológicado comportamento científico, apresentada porHeidegger em Ser e Tempo. A pressuposição dacompreensão de ser que torna possível os atosbásicos instituidores do comportamento científicotem o sentido da projeção de si mesmo comocapaz de.desempenhar um papel socialrecognitivoespecífico: o de reagir aos objetoscom asserções e com práticas inferenciais (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark