Results for 'modernidade'

354 found
Order:
  1.  58
    Hannah Arendt e a modernidade: esquecimento e redescoberta da política.André Duarte - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):249-272.
    Para Hannah Arendt, a modernidade configura um período histórico de obscurecimento das determinações políticas democráticas, pois, onde a política não foi reduzida ao plano da violência, como no caso dos fenômenos totalitários, ela foi reduzida ao plano da administração burocrática dos interesses econômicos da sociedade. Neste artigo, pretendo discutir a constituição argumentativa desse diagnóstico, referindo-o à sua raiz de inspiração, isto é, as críticas de Nietzsche e Heidegger à modernidade. Finalmente, procuro demonstrar que Arendt não se limitou a (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  30
    Gnosticismo e modernidade no pensamento de Eric Voegelin. [REVIEW]Adelaide de Faria Pimenta - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):938-940.
    A proposta deste estudo é abordar de forma teórica o pensamento do filósofo e cientista político, germano-americano, Eric Voegelin, buscando compreender a relação que promove entre o gnosticismo e a modernidade, tendo como foco sua afirmação de que o gnosticismo é o fundamento da modernidade. Para esta pesquisa, são utilizados como base teórica fundamental dois conceitos de sua teoria: religiões políticas e gnosticismo. Divide-se o trabalho em uma introdução ao tema e três capítulos, seguidos da conclusão. Na introdução, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    Heidegger e Foucault, críticos da modernidade: humanismo, técnica e biopolítica.André Duarte - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):95-114.
    Discute-se o diagnóstico crítico da Modernidade proposto por Heidegger e Foucault enfatizando as suas continuidades. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, em Heidegger, é a reflexão filosófica que se assume enquanto essencialmente histórica, ao passo que, para Foucault, é a investigação essencialmente histórica que assume o caráter de reflexão filosófica. No entanto, ainda que a partir de démarches teóricas distintas, ambos consideram que a compreensão a respeito de quem somos, hoje, depende de uma análise da constituição da modernidade (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  70
    A Racionalização das Tradições na Modernidade: o Diálogo Entre Anthony Giddens e Jürgen Habermas.Caroline Kraus Luvizotto - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):245-258.
    Partindo das reflexões de Habermas e sua concepção de modernidade, compreendida como um projeto inacabado, Giddens salienta que, em todas as sociedades, a manutenção da identidade pessoal e sua conexão com identidades sociais mais amplas é um requisito primordial para a segurança ontológica. Para alcançar a segurança ontológica, a modernidade teve que (re)inventar tradições e se afastar de "tradições genuínas", isto é, aqueles valores radicalmente vinculados ao passado pré moderno. Este é um caráter de descontinuidade da modernidade (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  54
    A crise dos sentidos: Modernidade Líquida eo esvaziamento da experiência sensorial.Denis Barros de Carvalho - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):p - 4.
    Este artigo discute o esvaziamento da experiência sensorial como uma das características da Modernidade Líquida, conceito criado pelo Sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A crise dos sentidos ocorre pelo "silêncio olfativo", pela hipertrofia da visão , também pelo atrofiamento da sensibilidade tátil. Somente uma reflexão sobre o embotamento da nossa experiência sensorial pode nos fazer compreender o tempo presente.This article discusses the emptying of the sensory experience as a characteristic of liquid modernity, a concept created by Polish sociologist Zygmunt Bauman. (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  43
    Os nós do individualismo e da conjugalidade na Pós-Modernidade.Érico Douglas Vieira & Márcia Stengel - 2010 - Revista Aletheia 32:147-160.
    O individualismo é uma ideologia presente na Pós-Modernidade que toma o indivíduo como referência. Este trabalho procurou demonstrar como se dá a relação entre as individualidades e a conjugalidade, bem como entender de que maneira os sujeitos convivem com o desmapeamento presente na Pós-Modernidade..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  38
    (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones.Roberto Donizeti da Silva - 2014 - Horizonte 12 (33):255-256.
    SILVA, Roberto Donizeti da. (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones. 2013. 98p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  37
    Weber, Nietzsche e as respostas éticas à crítica da modernidade.Renarde Freire Nobre - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):53-86.
    O artigo consiste num estudo comparativo entre as concepções de cultura de Friedrich Nietzsche e Max Weber, suas análises críticas da modernidade e as respostas éticas que as acompanham. Apesar das importantes afinidades encontradas entre os autores, o artigo procura mostrar que o caráter principal da comparação entre os seus pensamentos é o do desencontro e da incompatibilidade.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  35
    Resenha: BARROZO, Victor Breno Farias. Modernidade religiosa: memória, transmissão e emoção no pensamento de Danièle Hervieu-Léger.Fabiano Victor Campos - 2014 - Horizonte 12 (35):1028-1035.
    Review BARROZO, Victor Breno Farias. Modernidade religiosa : memória, transmissão e emoção no pensamento de Danièle Hervieu-Léger. São Paulo: Fonte Editorial, 2014.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    Modernidade E Alienação Do Mundo Em Hannah Arendt.Thiago Dias - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:217-239.
    Este artigo apresenta certos aspectos da crítica à modernidade feita por Hannah Arendt. O percurso se baseia na exposição das princi-pais razões pelas quais a autora afirma que a característica fundamental da era moderna é a alienação do mundo. Esta alienação tem sua origem no descobrimento da América, na Reforma protestante e, sobretudo, no par formado pela invenção do telescópio e a filosofia de Descartes. De-pois de indicar os tipos de alienação do mundo correspondentes a cada um destes eventos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade - Resenha.Py Fábio - 2016 - Horizonte 14 (44):1659-1664.
    Livro QUERIDO, Fábio Mascaro. Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade. São Paulo: Boitempo; Fapesp, 2016. 199p. ISBN 978-85-7559-483-4.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  26
    Memória, transmissão e emoção: estudo sobre a modernidade religiosa no pensamento de Danièle Hervieu-Léger.Victor Breno Farias Barrozo - 2014 - Horizonte 12 (34):610-612.
    BARROZO, Victor Breno Farias. Memória, Transmissão e emoção: estudo sobre a modernidade religiosa no pensamento de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-Chave: Danièle Hervieu-Léger. Modernidade religiosa. Senso religioso contemporâneo. Memória. Transmissão. Emoção. Keywords : Danièle Hervieu-Léger. Religious modernity. Contemporary religious sense. Memory. Transmission. Emotion.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. “Uma história heroica da modernidade”: comentários sobre O Eu impertinente de Josef Früchtl.Carla Milani Damião, Jadson Teles Silva, Joyce Neves de Campos & Talita Trizoli - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):140-183.
    parte i: modernidade, subjetividade, Hegel e o Western Resumo: Trata-se de apresentar aspectos da teoria de Josef Früchtl sobre a subjetividade moderna, com base em uma associação do “Eu” filosófico e a figura do herói encontrada em alguns gêneros cinematográficos. Neste artigo, o foco será a relação entre a filosofia de Hegel e o gênero do Western, além da introdução aos princípios gerais sobre o fenômeno da modernidade e seus três estratos: o clássico, o agonal e o híbrido.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    A modernidade de Voltaire: pensar o presente.Eliane Martin-Haag - 2012 - Doispontos 9 (3).
    A ideia que avançamos aqui é que Voltaire é de pleno direito o inventor ou um dos inventores privilegiados do conceito de "tempos modernos" ou de uma nova atitude do filósofo face ao presente, compreendido como acontecimento no sentido de ruptura com "a craca e a ferrugem dos séculos" que ainda continuam a pesar sobre os espíritos. Segue-se este paradoxo: o acontecimento da modernidade é ao mesmo tempo um presente efetivo e um simples "crepúsculo" para o advento das Luzes.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Cosmologia e estrutura de longo curso do catolicismo na dinâmica da modernidade (Cosmology and long term structure of catholicism in the dynamics of modernity) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p746. [REVIEW]Marcelo Ayres Camurça - 2011 - Horizonte 9 (23):746-762.
    A tendência de uma sociologia do catolicismo contemporâneo no país nestes últimos anos foi de reduzi-lo a uma instituição política e social movida por interesses de poder no campo religioso e no espaço público, dispensando a mediação de sua cosmologia como pano de fundo de sua atuação. A partir do livro pioneiro de Roberto Romano (1976) que resgata o papel da cosmologia católica na sua intervenção pública, e seguindo os estudos de Sanchis (1994) e Steil (1996) que chamam a atenção (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Pentecostalismos em movimento. O lugar religioso na modernidade.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):433-436.
    Resenha: LEMOS, Fernanda. Pentecostalismos em movimento: o lugar religioso na modernidade. Curitiba: Prismas, 2017. 166 p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.
    O objetivo do artigo é elucidar os argumentos centrais da teoria da modernidade de Habermas. Em vez de abandoná-lo, Habermas procura reconstruir o projeto de emancipação moderno através da reconstrução dos fundamentos da racionalidade da ação e da racionalização social moderna a partir: da reconstrução da explicação e superação crítica das interpretações unilaterais e funcionalistas de Max Weber e Talcott Parsons, e da fundamentação de uma teoria da racionalidade comunicativa capaz de se desvencilhar dos pressupostos subjetivistas e individualistas teoria (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Apontamentos acerca do conceito de modernidade nos escritos de Kierkegaard.Gabriel Guedes Rossatti - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):54-71.
    Busca-se neste artigo fazer alguns breves apontamentos acerca do conceito de modernidade na obra do pensador dinamarquês Søren Kierkegaard. Com efeito, argumentarei que ainda que tal conceito não esteja presente em sua produção enquanto tal, sua presença, não obstante, se faz sentir de diversas maneiras, o que, por sua vez, faz de sua produção um dos constructos teóricos mais importantes em termos de uma reflexão crítica acerca desse mesmo tema.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Universalismo entre religiões e modernidade: a fundamentação do universalismo epistemológico-moral por meio da cooperação entre razão e religião.Leno Francisco Danner, Agemir Bavaresco & Fernando Danner - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):436-461.
    This paper has two main purposes, the first is to develop a criticism on the notion of modernity, or Western rationalism, presented in contemporary theories of modernity, characterized by the idea of autonomy and self-sufficiency of reason regarding the foundation of a binding notion of social normativity. The study criticizes the main perception of these theories of modernity, namely, the proposition that profane and secularized rationalism, marked by an impartial, neutral, formal and impersonal perspective in axiological-methodological terms, is enough to (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  71
    BRUSEKE, F. J. A TÉCNICA E OS RISCOS DA MODERNIDADE. Florianópolis, UFSC, 2001.Ana Paula Araújo Lima - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):95-100.
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o acesso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  29
    A questão do sentido e do sagrado na modernidade.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):174-193.
    The paper begins with an understanding of modernity in terms of an anthropological turn that characterizes Western culture from the seventeenth century. The figures of Descartes and Hobbes indicate, respectively, the discovery of subjectivity and the invention of the individual. Then reflects on the problem of God in philosophical discourse: the attitude of faith is thematized in the understanding of man as image of God and the world as rational structure teleologically ordered toward God. Finally, the paper proposes the understanding (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Modernidade filosófica e suas implicações na relação de Transcendência. 2011. XXX folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Analupe Bheatriz Carneiro - 2012 - Horizonte 10 (27):1088-1089.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Resenha: FERREIRA, Valdinei Aparecido. Protestantismo e Modernidade no Brasil- da utopia à nostalgia.César Rocha Lima - 2012 - Horizonte 10 (28):1485-1491.
    A resenha expõe o trabalho do autor - Valdinei Aparecido Ferreira, o qual faz a conceituação de Protestantismo e Modernidades nos principais expoentes da sociologia clássica e contemporânea. Aplicando estes conceitos para o século XX na América Latina e, principalmente no Brasil, trabalhando com a implantação do protestantismo no Brasil e sua influência.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  38
    No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education.Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira & Luiz Fernando Gomes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):120-134.
    O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizados pelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Conservação de Si E Modernidade - Uma Abordagem Crítica Aos Conceitos de Bioéticameio Ambiente E.José Heck - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):82.
    O esforço de perseverar na existência substitui, na Modernidade, o milenar imaginário finalista do desejo governado pela reta razão. Entre nascimento e morte, a conservação de si marca a singularidade humana e tece a irredutível individualidade de nossas vidas. As pesquisas ambientais e os estudos de biótica retornam das nascentes da racionalidade moderna com o mapa da incomensurabilidade dos conflitos e o enigma de uma era perdida. A articulação do presente artigo é feita na contramão da opinião pós-moderna dominante. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade.Jung Mo Sung & Allan da Silva Coelho - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:651-651.
    Walter Benjamin e um setor da Teologia da Libertação, em especial aquele que se articula em torno à Escola do DEI, tem diversas convergências na crítica do capitalismo como religião. Esta proposição desafia pressupostos modernos das teorias da religião exigindo uma revisão conceitual que permita compreender melhor o poder de legitimação/fascínio ou questionamento da economia política capitalista. Neste artigo procuramos refletir sobre esta revisão da teoria da religião e propor uma abordagem que relaciona Benjamin e a teologia da libertação. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Os Territórios da Subjetividade Artística a Partir Do Olhar da Modernidade.Ursula Rosa Da Silva - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):407.
    Este artigo apresenta uma leitura da estética contemporânea a partir de elementos instaurados pelo olhar da Modernidade, tais como o caráter efêmero e uma nova forma de percepção, inquietante e acelerada. Assim, os territórios da arte demonstram que ela revela o Eu e seus vários espaços.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio - como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Modernidade, vita activa e ilusão do desenvolvimento.Renato de Oliveira - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):348-365.
    O problema do desenvolvimento continua sendo abordado à maneira tradicional na semiperiferia da economia mundializada, como um problema de atração de investimentos que agreguem trabalho à economia. Políticas de fomento à inovação científica e à tecnológica são raras, e não atentam para o fato de que, nos países de desenvolvimento original, esse processo coincidiu com amplas agendas de transformação social e cultural associadas à ideia da modernidade. No entanto, a autonomia do campo político, central para a ideia da (...), vem sendo comprometida por interesses definidos no campo econômico, o que agrava as condições dos países semiperiféricos. Este artigo propõe uma reflexão sobre os limites do desenvolvimento na economia globalizada, através de uma síntese entre as abordagens filosófica, sociológica e econômica da questão. Palavras-chave: Modernidade. Globalização. Desenvolvimento. Vita activa. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  26
    A Modernidade em Foucault: uma breve Exposição.Guilherme Castelo Branco - 1997 - Princípios 4 (5):137-145.
    o artigo trata da compreensáo da Modernidade no pensamento de Foucault abordando a dimensáo historica da atualidade na esfera de problematizaçáo socio-politica dos nossos dias. Seu nucleo de argumentacáo concentra-se nas condições de exame da questáo etica atraves da leitura que Foucault faz de Kant do principio da maioridade , do telos da afiio e da autonomia individual. Com isto o artigo propõe um eixo de analise da ideia foucaultiana de uma estetica da existencia a partir da relaçao entre (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas.Leno Francisco Danner - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):798.
    Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Modernidade, inf'ncia e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin.Eloiza Gurgel Pires - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):245-274.
    Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada enquanto corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade E diferença na modernidade recente.Karine Cordazzo & Gustavo Preussler - 2017 - Synesis 9 (2):112-124.
    Jock Young, em “A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente” nos convida a examinar as circunstâncias que contribuíram para a transição da modernidade para a modernidade recente, ou seja, a transição que ocorreu no Primeiro Mundo entre os “anos dourados” do pós-guerra e o período de crise a partir do final dos anos 1960. Ao longo do livro, Young busca evidenciar as mudanças dramáticas que ocorreram nos níveis de criminalidade, na natureza do desvio (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Filosofia e Pós-modernismo Profético: Para uma Pós-modernidade Católica.John D. Caputo - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (4):827 - 843.
    A pós-modernidade sublinha o papel produtivo da diferença, em oposição à predilecção "moderna" ou do Iluminismo pela universalidade, comunalidade, consenso, bem como por aquilo que os modernos chamam "racionalidade". Segundo o autor do artigo, existem duas variedades distintas desta filosofia da diferença, dependendo de qual predecessor do século XIX – Nietzsche ou Kierkegaard – se prefere, de modo que o artigo distingue entre um pós-modernismo "dionisíaco" e outro de carácter mais "profético". A maioria das objecções que se fazem contra (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A crise da experiência na modernidade.Glauber Costa Fernandes - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):34-49.
    O advento do capitalismo industrial abalou a relação do homem moderno com sua tradição histórica e toda experiência plena oriunda dela. Considerando que toda mudança no modo de produção interfere nas relações humanas de maneira positiva e negativa, este artigo pretende analisar, por meio de aspectos do pensamento de Walter Benjamin, a crise da experiência na Modernidade, seguindo a leitura benjaminiana do poeta francês Charles Baudelaire.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Heidegger e a modernidade.Wanderley J. Ferreira Jr - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):113-131.
    A finalidade do presente artigo é mostrar como o conjunto dos temas propostos por Heidegger se insere em uma posição bem clara sobre a modernidade na qual se destacam as noções de ciência e técnica.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A Tensão Modernidade/pós-modernidade Como Força Propulsora Das Simbioses Contempor'neas E O Cotidiano Escolar.Leandro Petarnella & Maria Soares - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):165-174.
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo � como representação da modernidade em Fausto e Dionísio � como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Entre a Décadence Ea Rangordnung: Anotações Sobre a Crítica de Nietzsche À Modernidade.Antônio Edmilson Paschoal - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    A constituição do self E a fragmentação da moral na modernidade: Uma interface entre Taylor E Macintyre.Aléssio da Rosa - 2016 - Synesis 8 (2):1-18.
    O presente artigo busca refletir sobre a fragmentação da Moral na contemporaneidade a partir da obra de Charles Taylor, denominada As Fontes do Self. A partir da obra After Virtue, procura também presentificar as ideias de Alasdair MacIntyre, autor que destaca a situação atual da moralidade. Para Taylor, a sociedade contemporânea sofre de um agudo mal-estar que tem suas raízes no individualismo, manifestando-se numa perda de sentido da vida e na fragmentação da moral. Para MacIntyre, a moral, desde a (...), está em profunda desordem, pois possuem-se apenas fragmentos de um esquema conceitual que, juntos, não formam mais um todo coerente. Mediante as diferentes visões dos dois filósofos, o estudo pretende localizar as bases comuns em seus argumentos bem como certos distanciamentos em se tratando da estreita ligação entre Self e Moral. Suas pesquisas estão fundamentadas em autores clássicos, como Platão e Aristóteles, cujas influências ultrapassaram o horizonte histórico de suas épocas e se fazem perceber na contemporaneidade. Palavras-chave : Self. Ética das virtudes. Moralidade. Dependência. Contemporaneidade. (shrink)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Vaza-Jato, a Modernidade, a Correlação de Direito E Política: O Direito Ainda Como Médium Entre Sistema E Mundo da Vida?Leno Francisco Danner - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):34729.
    Argumentamos e correlacionamos dois pontos, no texto. Primeiro, que, na filosofia política e no direito contemporâneos, a imparcialidade, a impessoalidade, a neutralidade e o formalismo metodológico-axiológicos das e por parte das instituições público-políticas, dos e por parte dos sistemas sociais direito e política, são a única base garantidora e fiadora do caráter antifascista, antitotalitário e antimassificador das instituições direito e política; da separação, da autonomia e da sobreposição dos sistemas sociais direito e política em relação às concepções abrangentes de mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Experiência Religiosa Na Pós-Modernidade. O Evento da Subjetividade Como Caminho de Nossa Humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o fenômeno do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  42
    Lídia Maria POSSAS, Mulheres, trens e trilhos : modernidade no sertão paulista, Bauru, São Paulo, EDUSC, 2001, 462 p.Suely Gomes Costa - 2004 - Clio 19:256.
    Thèse d'histoire, ce livre traite des itinéraires humains dans le réseau ferré qui, au début du XXe siècle, se répand et s'avance de l'Ouest de l'Etat de São Paulo vers celui du Mato Grosso, la Bolivie et le Paraguay, dans un projet d'intégration économique régional et de modernisation de l'intérieur du Brésil. Il existe déjà beaucoup d'études sur le chemin de fer et le rail au Brésil, mais ce livre est le seul à évoquer des expériences féminines. Des documents administratifs (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    [Recensão a] Mário Vieira de Carvalho, Lopes‑Graça e a Modernidade Musical.Margarida Teixeira Neves - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (55):267-275.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Uma modernidade perdida: da melancolia à alegria racional na antropologia do homem superior, segundo D. Duarte.Mário Santiago de Carvalho - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (43):187-205.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  20
    Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento.Terry Shinn - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):43-81.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  67
    Ceticismo e religião no início da modernidade. A ambivalência do ceticismo cristão.Luciana Maria Azevedo de Almeida - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):601-608.
    Montaigne, no "De l'art de conferer", discute critérios que permitem distinguir os homens segundo suas capacidades (suffisances). A "maneira" de discursar ocupa o centro desta questão e entre suas qualidades se destaca a "ordem", que nos é apresentada, sobretudo, a partir dos desvios da "tolice" (sottise) e "obstinação" (opiniastreté), símbolos do dogmatismo e de uma errônea lide com os saberes que se apoiam na memória. Procura-se mostrar que a ordem se funda na assimilação e penetração do julgamento nas matérias que (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 354