Results for 'razão e fé'

1000+ found
Order:
  1.  28
    A integração entre razão E fé em agostinho.Adelmo José da Silva - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):337-342.
    Agostinho ocupa um papel importante como ponte entre a filosofia antiga e a Idade Média. Sobre Aristóteles, mostrou conhecer as obras Categorias, Tópicos e Da interpretação, traduzidas por Mário Vitorino. Não obstante isso, Agostinho faz uso muito mais intenso da filosofia de Platão e de Plotino. Assim, este pensador cristão considerou possível conciliar preocupação cristã com reflexão filosófica a partir da tradição grega, bastando somente, neste processo, a realização de algumas correções. Deste modo, apresenta-se a forma como Agostinho incorporou a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  58
    Fé, Razão e Salto no Escuro – Uma Comparação entre Plantinga e Swinburne.Agnaldo Cuoco Portugal - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):18-31.
    O artigo pretende avaliar criticamente o conceito de fé e o modo como a fé cristã é racionalmente justificada por Alvin Plantinga em sua principal obra Warranted Christian Belief (2000). Para tanto, o texto parte de uma comparação com a proposta de Richard Swinburne. Após discutir brevemente a epistemologia geral de Plantinga, o texto expõe a sua aplicação à crença em Deus e à fé cristã. A tese de Plantinga de que a fé não constitui um “salto no escuro” e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  13
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma Souza Birchadel - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma de Souza Birchal - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma de Souza Birchal - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    Fé, razão E conhecimento em santo agostinho.José Roberto Abreu de Mattos - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):15-21.
    This article briefly presents the convergent movement of faith and reason in the Augustinian thought, which is necessary, according to the great Doctor of the Church, to get to know, in a deep manner the intelligible realities. In addition, discoursing concisely about one of the triads that form the process of knowledge: memory, intelligence and will, three faculties of the same substance that point out the human soul is one and triune simultaneously. To achieve the knowledge of the Eternal, the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    As verdades da razão e as verdades da fé em Tomás de Aquino.José Da Cruz Lopes Marques - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):216.
    O presente artigo pretende analisar a tentativa de harmonização entre fé e razão, entre teologia e filosofia empreendida por Tomás de Aquino na introdução da Summa contra gentiles. Para tanto, será trabalhada a distinção tomista entre as verdades da fé e as verdades da razão, mostrando como, ao mesmo tempo em que a fé suplementa o conhecimento de Deus ao descortinar as verdades suprarracionais, a razão, por sua, introduz as verdades que também são cridas pela fé.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Razão e apologética no argumento da Aposta de Pascal.Felipe Fernandes - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:144.
    O argumento da Aposta é talvez o fragmento que melhor sintetiza o sentido da apologia que Pascal pretendera realizar nos Pensamentos e a forma de que ele se utiliza da razão para guiar o incrédulo a buscar a fé cristã. A razão parece fornecer somente uma orientação prática ao homem. Impossibilitado de determinar com certeza a existência divina, Pascal pretende demonstrar por meio do cálculo de probabilidade como a aposta cristã é a mais razoável e rentável para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Fé e razão: como a razão pode explicar Deus sem levar ao ceticismo.Rafael Antonio Faraone Dutra & José de Souza Paim - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):287-297.
    The society is in a constant transformation caused by changes in people´s mentality that, as time goes by, feel the necessity and will learn how to question, from the most simple things of life to the most complex ones, which were formerly imposed and accepted by all. With time, something that became an object of investigation is faith. Through reason, several questions are asked with the intention to solve the mysteries of faith. It is certainly true that such questions produce (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    Fé E razão: Intellectus fidei E ratio fidei.Renato Tarcísio de Moraes Rocha - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 40.
    Objetiva-se com este artigo uma breve investigação sobre a relação existente entre Fé e Razão, especificamente no que toca à compreensão do intellectus fidei e da ratio fidei enquanto desdobramento temático. De acordo com a Carta Encíclica Fides et Ratio, a Fé e a Razão se assemelham a duas asas com as quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade. O desejo de conhecimento da verdade e, por conseguinte, de Deus e de si próprio é apontado (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Fé e Razão: uma relação de completude e verdades.Gustavo Augusto da Silva Ferreira - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):144-154.
    This study was aimed at exposing the proximity and not agonizing and not antagonistic relationship between themes and concepts as popularly known and often mistakenly understood in their relationships, such as "science" and "religion", "faith" and "reason, "" “empirical search” and “subjective understanding”. "For us, the relationship established between these concepts is a relation of completion, parallel, and not in opposition. Through a theistic argument based on history, philosophy, theology and sciences, we intend to present the misconception about the issue (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Fé e Razão Na Introdução Ao Cristianismo de J. Ratzinger.Evanildo Costeski - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):73-89.
    Nesse artigo, buscaremos compreender a categoria de fé de Introdução ao Cristianismo por meio dos conceitos de “salto de fé” e do “Deus da fé e Deus dos Filósofos”. No final, será dada uma atenção ao conceito de amor como síntese do pensamento de Joseph Ratzinger.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  42
    Desafios da fé E da razão na sociedade pós-moderna.Thiago Nunes Barros - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):37-46.
    The article is a summary of the paper presented at the VI Congress of Theology in St. Paul with the theme "Times urban: the challenges of ministry in the big city." The text deals with the relationship between modernity and postmodernity, revealing the challenges which are imposed on faith and reason in contemporary urban space. The ideological challenges based on the fundamental characteristics of this moment in history touching human relationships and pastoral practice because they relate primarily to the truth, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    Reflexão e finalidade: a finitude da razão na Crítica do Juízo.Pedro Paulo Pimenta - 2001 - Discurso 32:193-234.
    Desde Schopenhauer e Nietzsche até os nossos dias, através de interpretações de cunho ontoteológico, a análise transcendental do uso prático da razão é vista como momento em que a radicalidade da Crítica kantiana cederia espaço a uma introdução arbitrária da religião, revelando assim o motivo mais fundamental da filosofia de Kant. Uma análise apurada do “Apêndice à Crítica do Juízo teleológico” pode revelar, ao contrário, que o uso prático da razão não é entendido por Kant senão como momento (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Kant e a Religião Nos Limites da Razão.Antonio Djalma Braga Junior - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):85-101.
    A relação entre fé e razão tem sido um tema central nos debates filosóficos e teológicos ao longo dos séculos. A busca por conciliar essas duas dimensões da experiência humana tem desafiado pensadores de diversas tradições e escolas de pensamento. Nesse contexto, a contribuição de Immanuel Kant se destaca como uma das mais influentes e provocativas. Sua obra Religião nos limites da simples razão (RGV) emerge como um ponto central de análise nesse tema. Neste artigo, exploraremos a visão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    FÉ E RAZÃO - Pronunciamento do Magnífico Reitor da PUCRS, Ir. Norberto Rauch, na abertura do Colóquio Fé e Razão, no dia 1 de junho de 2001, no auditório do prédio 11 da PUCRS. [REVIEW]Norberto Rauch - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):645.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    As aventuras da fé.Aloísio Cardeal Lorscheider - 2003 - Horizonte 2 (3):11-18.
    Parte-se da cristologia presente na Fides et Ratio: a Redenção e a Encarnação. Pela análise desses dois mistérios, percebe-se como a razão entra na esfera do divino, iluminada pela luz dos mistérios dos quais se torna, pela fé, participante. Esse fato não humilha, mas dignifica a razão ao máximo. Purifica-a, eleva-a, aperfeiçoa-a, respeitando a sua autonomia. O próprio ser humano cresce na sua humanidade e na sua personalização. São a fé e a razão celebrando o seu maior (...))
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    A teologia confessante de agostinho a partir Das relações entre fé E razão, no proêmio Das confissões.Cauê Ribeiro Fogaça - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):43-55.
    The theology’s statute as a science is very controversial. For several years, it has been asked about its task and how a study can be considered scientific, starting from a revealed fact and, therefore, a dogmatic one. The Christian theology bases its discourse upon the biblical writings and upon the interpretations of those who are known as the Church Fathers. As Saint Augustine is one of the greatest names on the Latin Patristic period, this study will focuses on the task (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. As relaçoes entre o Deus da razao eo Deus da fé in Filosofia e Teologia.Michel Renaud - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (3):309-329.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  65
    A fé cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2):137-144.
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religioso – fenômenos próprios do processo de secularização – provocam (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Identidade cristã e filosofia.Virgilio Melchiorre - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):413 - 432.
    Os eventos da consciência histórica convidam a reflectir novamente sobre o nexo que existe entre fé cristã e filosofia. O autor do presente artigo recorda-nos o debate sobre o tema fé-razão que se desenrolou na Europa na primeira metade do século XX, concretamente entre 1930 e 1935. Facto é que até mesmo filósofos de inspiração cristã reconheceram então que não faz sentido falar de "Filosofia cristã", pois nesse caso estaríamos a falar de um "círculo quadrado". Existe, pois, uma oposição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Imanência e "arte" de interpretar em Spinoza.José Soares Chagas - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    O nosso objetivo é apresentar e discutir o método de interpretar as Escrituras desenvolvido e aplicado por Spinoza. Com efeito, já se encontrando na maturidade de seu pensamento, e envolvido na política a favor de seu pensionista Jan de Witt, chefe do partido liberal, Spinoza interrompe a sua obra suma, a Ética, para escrever o Tractatus thelogico-politicus, no qual irá defender a libertas philosofandi a partir da distinção entre os campos da razão e da fé, de maneira a associar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Huet, Descartes e o Ceticismo.José Raimundo Maia Neto - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):9-37.
    São examinadas as relações pessoais e filosóficas do cético francês da segunda metade do século XVII, Pierre-Daniel Huet, com os principais filósofos seus contemporâneos que apresentaram perspectivas céticas: François de La Mothe le Vayer, Blaise Pascal, Simon Foucher e Pierre Bayle. A longa trajetória intelectual de Huet, aqui resumida do ponto de vista de sua relação com estes filósofos, ilumina a origem da configuração do que é hoje conhecido como ceticismo moderno ou cartesiano. AbstractThe paper is about the personal and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Algumas Outras Palavras sobre Ceticismo e Cristianismo.Rodrigo Pinto de Brito - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:27-37.
    Usualmente se tem tratado a interação entre ceticismo e cristianismo apoiando-se em textos restritos ao contexto da modernidade, e, consequentemente, ao que veio a ser denominado ‘fideísmo’, que consiste em levantar dúvidas céticas acerca de toda e qualquer doutrina ou argumentação racional, com vistas a demonstrar as contradições da razão e propor como alternativa um salto para a fé. Contudo, esse trabalho pretende fomentar a investigação da influência da abordagem e da dýnamis cética pirrônica antiga — portanto, não dubitativa, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Itinerários do pensamento filosófico português.Maria Celeste Natário - 2010 - Sintra: Zéfiro.
    UM PERCURSO PELO PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS DESDE AS ORIGENS DA NACIONALIDADE ATÉ AO SÉC XVIII Prefácio de António Braz Teixeira Distribuído por 22 capítulos, como que síntese ou esquema, cada um deles, de uma aula ou lição, o presente livro assenta a interpretação que propõe do devir histórico da nossa reflexão filosófica, por um lado, na íntima relação da Filosofia com a língua e com a cultura e, por outro, nas relações do pensamento filosófico com os elementos mais significativos e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Verdade e Evidência da Existência de Deus Em São Boaventura.Paulo Martines - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):23-38.
    O tema da existência de Deus é apresentado por São Boaventura a partir de três vias que conduzem o pensamento humano à certeza natural, enquanto adesão firme à verdade que a inteligência conhece, seja segundo as razões eternas, seja por meio de provas demonstrativas. Essas três vias consideram respectivamente, o autoconhecimento da alma; o reconhecimento do mundo exterior, na relação entre as criaturas e o criador; e o plano da evidência imediata e suficiente por si para engendrar a verdade indubitável. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Filosofía e Espiritualidad en el Itinerarium mentis in Deum de San Buenaventura.Manuel Lázaro Pulido - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):105 - 136.
    O presente artigo está dedicado ao estudo das relações entre Filosofia e Espiritualidade no pensamento de S. Boaventura a partir de uma análise da obra Itinerarium mentis in Deum. Na base do estudo está a discussão do problema da relação entre Fé e Razão no pensamento Boaventuriano, problema esse cuja solução, defende o autor do artigo, tem de ser procurada no carácter sapiencial do pensamento de S. Boaventura. A obra Itinerarium mostra sobretudo até que ponto a Espiritualidade tem uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  85
    A correspondência entre Espinosa e Burgh.Paulo Vieira Neto - 2000 - Discurso 31:463-496.
    O artigo procura analisar a correspondência entre Espinosa e A. Burgh, um recém-convertido ao catolicismo. Além de alguns aspectos teóricos da correspondência, são tratados os argumentos que Burgh apresenta em favor da autoridade dos artigos de fé e da Igreja, e da necessidade de conversão religiosa de Espinosa, contrapostos aos argumentos racionais baseados no que Espinosa chama de "minha filosofia” ( mea philosophia ).
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Nova Era: seus desafios à fé cristã.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (2):7-16.
    Os movimentos espirituais tem atravessado o Primeiro Mundo e as camadas ilustradas do Terceiro Mundo ocidental. tanto mais surpreendentes quanto mais os profetas da Morte de Deus da década de 70 tinham anunciado um silêncio sepulcral a respeito de Deus. No seu diagnóstico, o mundo moderno se cansara dos discursos de Deus e na sua audaz autonomia ia desfazendo, um por um, os rincões habitados pelo Divino. Nada acontece na história por puro acaso, apesar de fatores aleatórios. Os abalos sísmicos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  39
    Dissertações e Teses v.2 n.4.Alexandre da Costa, Amauri Carlos Ferreira, Davidson Sepini Gonçalves, Aurino José Góis & Paulo Antônio Couto Faria - 2004 - Horizonte 2 (4):159-164.
    COSTA, Alexandre da. Fundamentos da bioética: estudo sobre o pensamento de Hugo Tristram Engelhardt Jr. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência e memória da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG, anos 80. GONÇALVES, Davidson Sepini. O Panóptico de Jeremy Bentham: por uma leitura utilitarista. GÓIS, Aurino José. Parque Municipal de Belo Horizonte: público, apropriações e significados. FARIA, Paulo Antônio Couto. Teologia no limiar da filosofia: a modernidade e o encontro fé e razão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
    SÍNTESE - Toda antropologia agostiniana gira em torno do problema da busca da felicidade do homem, que só será alcançada em Deus – a verdade. Assim sendo, o problema do homem converte-se na busca da verdade. Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência. Além disso há um quarto grau (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Vita spirituale e riflessione filosofico-teologica: Bonaventura e il paradigma francescano e antoniano della riedificazione mediante le virtù.Andrea Di Maio - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):73-103.
    Ponto de partida do artigo é a consideração de que o problema da relação entre Filosofia e Espiritualidade, ainda que problemático, é filosoficamente pensável e pode ser historicamente reconstruído. Com efeito, o artigo mostra de que modo o problema foi objecto de uma sistematização paradoxal, ainda que coerente e exemplar, por parte de S. Boaventura, cuja reflexão, tematizando a espiritualidade minorítica, radica em S. Francisco de Assis, ainda que também através da mediação de Santo António de Lisboa. Segundo S. Boaventura, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Faith and Reason: From Habermas to Hegel.Miguel Giusti - 2013 - Ideas Y Valores 62 (153):125-135.
    RESUMEN Los conflictos interculturales de diverso tipo, prácticos y teóricos, que se aprecian en la escena internacional han vuelto a poner sobre el tapete la vieja disputa entre la razón y la fe. En el presente artículo se analiza la interpretación que, en ese marco, Jürgen Habermas ha hecho del atentado contra las Torres Gemelas, evocando una obra temprana de Hegel. La vinculación entre ambas aproximaciones permite esclarecer el trasfondo filosófico de la disputa. ABSTRACT The different types of practical and (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Kierkegaard and the Limits of Reason: Can There Be a Responsible Fideism?C. Stephen Evans - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1021 - 1035.
    This paper argues that Kierkegaard is not an irrationalist, but a "responsible fideist." Responsible fideism attempts to answer two important philosophical questions: "Are there limits to reason?" and "How can the limits of reason be recognized?" Kierkegaard's account of the incarnation as "the absolute paradox" does not see the incarnation as a logical contradiction, but rather functions in a way similar to a Kantian antimony. Faith in the incarnation both helps us recognize the limits of reason and also to a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  38.  1
    La fête de la pensée: hommage à François Fédier.François Fédier, Hadrien France-Lanord & Fabrice Midal (eds.) - 2001 - Paris: Lettrage distribution.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    La fête de la pensée: hommage à François Fédier.François Fédier, Hadrien France-Lanord & Fabrice Midal (eds.) - 2001 - Paris: Lettrage distribution.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    O sujeito político: entre razão e subjetividade.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):124-136.
    Pretende-se centrar um argumento em torno da constituição do sujeito político a partir da reflexão desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz é no sentido da incorporação das noções traçadas pelo filósofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial à formação do político numa perspectiva da relação do ‘Eu’ com o ‘Outro’. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expõe acerca da razão e dos sentimentos de humanidade e virtude em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    John Dewey: a favor da ciência ou lições anti-negacionistas.Edna Magalhães do Nascimento - 2022 - Cognitio 23 (1):e58538.
    No processo de reconstrução da filosofia, está colocado para John Dewey o desafio da articulação entre filosofia e ciência e, como consequência disso, a mudança no método de operar da primeira. Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra, cuja influência advém do naturalismo darwinista. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, conferir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Razão e Democracia — Uso Público da Razão e Política Deliberativa em Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativado uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Eudaimonia, Razão e Contemplação na Ética Aristotélica.Marco Zingano - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):9-44.
    Resumo: Neste artigo, intento reconstruir o argumento aristotélico da felicidade como necessariamente envolvendo duas etapas. Na primeira, se trata de determinar que a razão (prática) tem uma função central na determinação das ações morais que levam à felicidade. No segundo passo, Aristóteles tenta mostrar que a contemplação, por satisfazer em máximo grau as propriedades das ações morais que levam à felicidade, é ela própria causa da felicidade primeira, introduzindo deste modo uma hierarquia entre a vida contemplativa e a vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Praxis política: pensamientos y acciones para la libertad.Félix E. López Ruiz, Rebeca Moreno Zúñiga, Tirso Medellín Barquín & Severo Iglesias (eds.) - 2016 - Monterrey, N.L., México: Comunidad Filosófica Monterrey A.C..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  70
    Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas[ign] [title language="en"]Reason and democracy[ign]: [subtitle]Public use of reason and deliberative politics in Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):149-176.
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativa do uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  36
    A teologia como sapientia fidei Interfaces entre teologia e espiritualidade.(Theology as "sapientia fidei" Mutual influences between theology and spirituality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p510. [REVIEW]Paulo Sérgio Carrara & Solange Maria do Carmo - 2014 - Horizonte 12 (34):510-533.
    O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e razão; a experiência de fé, no entanto, é anterior à reflexão racional que, em última (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Écrits et lettres politiques.François de Salignac de La Mothe- Fénelon - 1920 - Paris,: Éditions Bossard. Edited by Charles Urbain.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  28
    Ciência E fé: Dádivas de deus.Dr Josiney A. Souza - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):18-27.
    Este artigo contém um estudo sobre a Ciência a partir do ponto de vista bíblico, por meio da fé na revelação divinamente inspirada. A Bíblia revela a origem e a plenitude da Ciência no ato da criação do Universo e a apresenta como uma dádiva especial de Deus aos homens. As Escrituras também demonstram que a Ciência genuína existe para glorificar a Deus, sendo a sua instrumentalidade uma forma excelente de comunicação divina.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Razão e ciência após os desafios céticos.Gustavo Leal Toledo - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):609.
    O presente artigo visa dar continuidade ao debate levantado no livro Razão Mínima, no qual diversos autores abordam o papel da razão a partir das críticas céticas. A partir de uma explicação do papel das crenças no ceticismo pirrônico, pretende-se analisar qual conceito de razão e de ciência poderiam sobreviver a tais críticas. Será defendida, então, uma visão comunitária de razão e ciência. Nela, o que consideramos racional só pode ser entendido a partir de uma perspectiva (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000