Results for ' pensamento hispânico'

991 found
Order:
  1.  8
    O espírito histórico-filosófico do pensamento hisp'nico.Carlos Alberto Gomes - 2016 - Discusiones Filosóficas 17 (28):35-46.
    O pensamento filosófico hispânico na segunda metade do séc. XX, potenciou um processo de emancipação cultural e filosófica mais profundas, que destacaram o sentido e o alcance de uma utêntica filosofia, no continente sul-americano. Com tomada de consciência da circunstância americana o que está em causa, é a procura e busca de uma autenticidade da razão latino-americana, a qual na análise que desenvolvo, só terá sentido se integrada numa dinâmica de integração cultural. Esta deverá sempre partir das circunstâncias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    The metaphysics of the human being in José Ortega y Gasset and Juan Ramón Jiménez.Helena Simões - 2012 - Cultura:253-274.
    A metafísica abandona em José Ortega y Gasset e Juan Ramón Jiménez a sua pré-noção enquanto matéria de carácter geral e abstracto, sendo compreendida antes como uma urgência de ordem íntima, radicada na pessoa humana, de resposta aos problemas do ser e da existência. O homem é entendido, para estes autores, na sua dimensão de possibilidade como o fundamento de todo o exercício filosófico, ou do seu próprio ser e viver. Ao questionarmos o sentido da vida na sua consistência transfinita, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  1
    Esteves Pereira: o homem e a obra.Antônio Rodríguez Paim - 2017 - Cultura:403-410.
    Este artigo retoma, numa versão revista e resumida, a apresentação da obra e do pensamento de José Esteves Pereira, elaborada para o Projeto Ensayo Hispánico da Universidade da Geórgia, coordenado por José Luís Gómez-Martínez. Encontra-se dividido em duas partes: uma breve introdução biobibliográfica e uma exposição das linhas principais da epistemologia da História das Ideias, segundo Esteves Pereira.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Bibliografia filosófica brasileira.Antãonio Paim & Centro de Documentaðcäao do Pensamento Brasileiro - 1983 - [Salvador, Bahia]: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro.
    [1] 1808-1930 -- [2] Período contemporâneo, 1931-1980 -- [3] Período contemporâneo, 1981-1985.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  8
    Bibliografia e estudos críticos.Miguel Reale & Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - 1999 - Centro de Documentac~ao Do Pensamento Brasileiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Lo hispánico en los Estados Unidos: Una aproximación bibliográfica.Richard A. Curry & José Luis Gómez-Martínez - 1976 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 3:401-416.
  7.  11
    Peirce y el mundo hispánico: Lo que C.S. Peirce dijo sobre España y lo que el mundo hispánico ha dicho sobre Peirce.Jaime Nubiola & Fernando Zalamea Traba - 2006 - Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra. Edited by Fernando Zalamea.
    La obra de Charles S. Peirce (1839-1914), considerado por muchos como un filósofo del siglo XIX para el siglo XXI, constituye una verdadera mina de aportaciones originales para entender el complejo y cambiante mundo que nos rodea. Gracias a un permanente empeño de colaboración, los autores de este libro han podido observar el conjunto de una situación dada alrededor de Peirce, concentrándose específicamente en el vaivén comunicativo producido alrededor de la díada Peirce-Mundo Hispánico. En la primera parte se contiene la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pensamentos, sentimentos, vontades e afetos: a fisio-psicologia de Nietzsche a partir do aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal.Bruno Martins Machado - 2010 - Princípios 17 (28):185-209.
    O presente estudo busca apresentar como a noçáo de fisio-psicologia proposta por Nietzsche se estrutura sobre o corpo e exige uma alteraçáo particular na determinaçáo da noçáo de vontade. Para realizar tal empreendimento, tomamos como parâmetro principalmente o aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal . Neste texto, Nietzsche apresenta uma releitura da noçáo de vontade a partir da análise da estrutura dos afetos, dos pensamentos e dos sentimentos. A importância desse empreendimento se justifica por abrir espaço para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Pragmatismo Hispánico (review).Bernardo J. Cantens - 2008 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 44 (4):739-747.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  30
    O pensamento de John Dewey.Karine Biasotto - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):209-226.
    Esse artigo tem por objetivo entender a conexão entre democracia, educação e ciência em Dewey. Primeiramente apresenta-se a proposta de democracia como um modo de vida associada que pressupõe interesses em comum e liberdade. Algo que representa um equilíbrio desejável. Em um segundo momento, destaca-se o histórico da formação da democracia americana e a educação como um elemento que promove a manutenção da sociedade democrática e como essa forma de vida e de governo é impactada pela economia e pela ciência. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  82
    O pensamento de Marx sobre a subjetividade.Eduardo F. Chagas - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):63-84.
    O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa, e, no Brasil, particularmente, carece ainda de um estudo amplo, explícito e sistemático. Meu artigo pretende esboçar uma reflexão mais completa de sua filosofia sobre a subjetividade humana, insistindo não somente na crítica, mas também, e especialmente, na compreensão da referida questão, a partir de uma leitura imanente e estrutural de suas obras, no original. Vale ainda ressaltar que minha investigação se apoia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  26
    Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    Estilos de pensamento, personalidade e bem-estar subjetivo: avanços e polêmicas.Zanon Cristian & Claudio Simon Hutz - 2010 - Revista Aletheia 32:80-91.
    O objetivo deste artigo é apresentar algumas possíveis relações entre ruminação e reflexão com sexo, Neuroticismo/ajustamento emocional e bem-estar subjetivo (BES), decorrentes de uma análise crítica da literatura científica da área. O pensamento ruminativo, cujo conteúdo é negativo e desadaptado à ..
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva & Azeredo - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade.Vilmar José Both, Maristela da Silva Souza & Ecléa Vanessa Canei Baccin - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 141.
    Procuramos apontar as implicações do pensamento pós-moderno para a Educação Física diante do contexto atual de mundialização do capital que vem provocando mudanças significativas no mundo do trabalho. A partir do materialismo histórico e dialético, analisamos o que propõe o pensamento pós-moderno e concluímos que tal pensamento não apresenta avanços no que se refere às necessidades históricas colocadas à Educação Física. Apontamos para a importância do marxismo como ferramenta para compreender os aspectos contraditórios que se apresentam na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Papa Francisco e o pensamento decolonial.Marcia Koffermann - 2023 - Teología y Vida 64 (3):299-320.
    Este artigo apresenta uma análise do Magistério do Papa Francisco em confronto com o pensamento decolonial latino-americano. Tendo como fundamento as bases epistemológicas que emergem do contexto latino-americanos por meio de pensadores como Educardo Restrepo, Axel Rojas, Erick Torrico Villanueva e Catherine Walsh, é realizada uma análise de duas encíclicas e duas exortações apostólicas de Papa Francisco. O objetivo da análise é identificar como e em que aspectos o pensamento de Papa Francisco é influenciado pelo pensamento decolonial. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Pensamiento pre-hispánico y filosofía e ideología en Latinoamérica.María Luisa Rivara de Tuesta - 1994 - Areté. Revista de Filosofía 6 (1):103-115.
    Las culturas maya, azteca e inca habían desarrollado hasta el S. XVI originales y complejas estructuras de pensamiento. La superposición de la cultura europea hizo posible el traslado de la filosofía, que tiene ya una presencia ininterrumpida de más de cuatro siglos y medio. Sin embargo, ese proceso filosófico, visto desde la perspectiva de la problemática indígena actual, evidencia que no ha podido lograrse todavía, a través de la reflexión, una síntesis armoniosa que exprese los legados culturales indígena y occidental. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Los estudios hispánicos en algunos países de América del Sur. Tendencias actuales de la investigación y perspectivas futuras.Melchora Romanos - 2001 - Arbor 168 (664):533-549.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Pensamento Singular e Atos de Pensamento Episódicos.Soutif Ludovic - 2018 - Manuscrito 41 (1):93-113.
    No debate acerca da singularidade de, pelos menos, alguns de nossos pensamentos sobre o mundo, assume-se corriqueiramente que o responsável pela natureza singular do episódio mental não é o próprio episódio e, sim, a proposição singular expressa quer por um proferimento assertórico de sentença singular autônoma, quer pela cláusula complementar em um relato de atribuição de atitude proposicional. As rotas semânticas padrão assumem que a singularidade do episódio mental (conceitual) é por assim dizer “herdada” da singularidade do conteúdo. Argumento que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    O pensamento político de Rousseau à luz do debate liberal-comunitário.Renato Moscateli - 2019 - Doispontos 16 (1).
    No debate entre liberais e comunitaristas, colocam-se perspectivas distintas sobre temas políticos cruciais, à medida que se busca definir a relação mais apropriada entre o indivíduo e a coletividade, ora salientando-se o valor da autonomia pessoal, ora enfatizando-se a importância da inserção identitária dos sujeitos no contexto social. Embora os escritos de Rousseau precedam a discussão entre essas correntes de pensamento, eles abrangeram temas sobre os quais as duas se debruçam. O autor toma o indivíduo como base para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.Manoel L. Vasconcellos - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):613-615.
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Arte E política no pensamento de Jean-François Lyotard.Rafael Silva Gargano - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):123-142.
    Trata-se de investigar, em um primeiro momento, as raízes das discussões estéticas na filosofia de Lyotard. Essas raízes são políticas. É somente a partir da compreensão do desconforto político de Lyotard em relação à teoria marxista de sua época que podemos compreender seu recurso à estética para compreensão dos novos modos de organização política. Tal investigação se fará, sobretudo, a partir da relação que Lyotard estabelece entre arte e política, principalmente aquela elaborada no ensaio Notas sobre a função crítica da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Máxima aportación del pensamiento hispánico a la culura: El "sentido universalista".Enrique Rivera - 1984 - Revista de Filosofía (México) 51:465-490.
  28.  10
    O pensamento [do Ser] da Técnica em Heidegger – I/The Thought (of the Being) of Technology in Heidegger – I.José Ricardo Barbosa Dias - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (10):110.
    O que se pretende com o título: O Pensamento [do Ser] da Técnica em Heidegger é enfatizar o pensamento. Isso porque, mais do que dar um diagnóstico definitivo para a questão da técnica atual, Heidegger pretendeu acentuá-la como questão que faz pensar o pensamento, isto é, o próprio homem em sua possibilidade de se relacionar livremente com aquilo que é seu destino: a técnica. Como se relacionar livremente com a técnica sendo ela nosso destino? Se há uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Peirce y el mundo hispánico: Lo que C.S. Peirce dijo sobre España y lo que el mundo hispánico ha dicho sobre Peirce.Jaime Nubiola - 2006 - Barañain: Ediciones Universidad de Navarra. Edited by Fernando Zalamea.
  30. O pensamento dos fracos. Tradução Carina Barres.G. Vattimo & P. Paterlini - 2007 - A Parte Rei 54:1 - 2.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Do pensamento à poesia: Heidegger e Hölderlin.Marco Aurelio Werle - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):97-112.
    O autor investiga as várias referencias de Heidegger à concepção poética de Hölderlin para mostrar como ela é decisiva para determinar o conjunto da compreensão de filosofia e de linguagem heideggerianas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    O livre-pensamento: um entusiasmo da razão?Pascal Taranto - 2004 - Doispontos 1 (2).
    A acusação de entusiasmo é um dos temas mais paradoxais da polêmica entabulada por Berkeley no Alciphron contra o livre-pensamento. Com efeito, o entusiasmo designa tradicionalmente uma forma de iluminação religiosa aparentemente incompatível com as pretensões do livre-pensamento à racionalidade crítica. Ora, essa acusação não se dirige aos principais deistas como Toland e Collins (antes qualificados como racionalistas obstinados) mas principalmente a Shaftesbury, cuja análise inovadora do entusiasmo como paixão universal, criativa ou destrutiva segundo o temperamento do indivíduo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  23
    Pensamento e ação em Hannah Arendt.Maria de Fátima Simões Francisco - 1996 - Trans/Form/Ação 19:163-175.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    Pensamento ameríndio: cosmopolítica contra o etnocídio.Gustavo Fontes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):391-417.
    Neste texto propõe-se primeiramente uma definição do conceito de Cosmopolítica, alertando para suas implicações filosóficas e epistêmicas, e em seguida empreende-se uma problematização da relação do pensamento ocidental com o pensamento ameríndio, a partir de alguns marcos históricos, jurídicos, teorias antropológicas e filosóficas; afim de construir uma janela para se pensar a densidade desta relação, índios e não-índios, na contemporaneidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2011 - Princípios 18 (30):163-179.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo é apresentar a crítica levinasiana à identificaçáo da subjetividade com a consciência, assim como sua concepçáo de subjetividade de origem anárquica. Para tanto, iniciaremos com a crítica de Levinas ao conceito de Eu, pensado em grande parte da filosofia ocidental e as noções de Ideia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Pensamento coreográfico: com um texto também se dança.Maria Dolores Sosin Rodriguez - 2023 - Odeere 8 (1):131-151.
    O movimento, aqui transcrito enquanto coreografia, atua como metodologia para refletir sobre o papel do corpo na produção do conhecimento em sentido amplo: teórico-artístico-científico. Levando-se em consideração as relações entre dança, palavra e literatura, assim como as relações com outras artes, realizam-se considerações variadas, a partir de críticas da literatura e da cultura, buscando interpretações para um pensamento coreográfico negro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    O republicanismo e o pensamento político de Hume.Cicero Araujo - 2022 - Discurso 52 (2):166-189.
    Este texto enfoca as percepções de Hume sobre os eventos políticos e político-econômicos de seu tempo. Ancorado na análise de J. G. A. Pocock, o artigo explora os modos pelos quais o pensamento político humeano pode ter sido influenciado pelo assim chamado “republicanismo britânico do século XVIII”, dado o contexto de difuso mal-estar com uma intrusão sem precedentes do poder econômico sobre a política. A despeito das muitas contribuições que a história social e a história do pensamento político (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. ESTADO E GOVERNO NO PENSAMENTO DE MARSÍLIO DE PÁDUA: RAÍZES MEDIEVAIS DE UMA TEORIA MODERNA.J. L. Ames - 2003 - Ética and Filosofia Política 6 (2):0-0.
    This study brings light to the concepts of State and Government in the thought of Marsilio de Padua pointing out to profoundly modern institutions present in the reflection of this medieval philosopher. We attempt to show that Marsilio de Padua reflects based on Aristotle´s categories, but proposes a State and Government conception different from that common place of medieval politics as he insists on the need of the popular consent as a criterion of political legitimacy. -/- O estudo explicita os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Polémica Judeo-cristiana en los Reinos Hispánicos.Carlos Carrete Parrondo - 1996 - Revista Española de Filosofía Medieval 3:31-36.
    En los antiguos Reinos hispánicos hubo grandes controversias entre cristianos y judíos. Las dos religiones fundamentan sus creencias en el Antiguo Testamento, pero los cristianos añaden también el Nuevo Testamento. Otra diferencia estriba en la distinta manera de interpretar la tradición textual: los cristianos emplean el método alegórico y los judíos el método literal.In the old spanish Kingdoms there were big controversies between Christians and Jews. The two religions based their own credencies on the Old Testament, but the Christian one (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. Alberto G. Ibáñez, El Sacro Imperio Romano Hispánico. Una mirada a nuestro pasado común para una nueva Hispanidad. Córdoba, Editorial Sekotia, 2023. [REVIEW]Carlos Leáñez Aristimuño - 2024 - Araucaria 26 (56).
    El autor explica por qué el verdadero sucesor de Roma es el Sacro Imperio Romano Hispánico, constituido por lo que fue el Imperio español, y no el Sacro Imperio Romano Germánico. Recupera así para la hispanidad una "marca de prestigio". Por otra parte, introduce la noción de historioterapia e insiste en estar alerta ante los relatos, el lenguaje y las imágenes provistas por la guerra cultural: saturan nuestra conciencia de representaciones colectivas inhabilitantes. Propugna y practica, mediante la historioterapia, una mirada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  40
    Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação.Jairo José da Silva - 2012 - Manuscrito 35 (2):312-319.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas.Luiz Antonio de Castro Santos - 2017 - Rio de Janeiro: EdUERJ.
    Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  73
    Pensamiento pre-hispánico y filosofía e ideología en Latinoamérica.María Luisa Rivara de Tuesta - 1994 - Areté. Revista de Filosofía 6 (1):103-115.
    Las culturas maya, azteca e inca habían desarrollado hasta el S. XVI originales y complejas estructuras de pensamiento. La superposición de la cultura europea hizo posible el traslado de la filosofía, que tiene ya una presencia ininterrumpida de más de cuatro siglos y medio. Sin embargo, ese proceso filosófico, visto desde la perspectiva de la problemática indígena actual, evidencia que no ha podido lograrse todavía, a través de la reflexión, una síntesis armoniosa que exprese los legados culturales indígena y occidental. (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Pensamento pós-colonial, gênero e poder em María Lugones: multiplicidade ontológica e multiculturalismo.Guilherme Paiva de Carvalho - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):311-338.
    Resumo: O artigo objetiva refletir sobre as concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, analisando o modo como sua teoria se associa ao pensamento pós-colonial. Para tanto, aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder, considerando o sistema moderno/colonial de gênero. As teorias pós-coloniais criticam o paradigma epistemológico do Ocidente e a hierarquização baseada na distinção entre humanos e não humanos, colonizador e colonizado. Em sua análise do sistema moderno/colonial, María (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    O pensamento pedagógico de Sampaio Bruno: a ideia de educação para a República.Sara Marques Pereira - 2007 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  47.  5
    Pensamento parcial e total.Stanislavs Ladusãns (ed.) - 1977 - São Paulo: Edições Loyola.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    O Pensamento Político de Hannah Arendt: Uma Revolução Copernicana?Lídia Flgueiredo - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (2):379 - 400.
    No Encontro Anual da American Political Science Association, em Nova Iorque, realizado de 8 a 10 de Setembro de 1960, Hannah Arendt apresentou uma comunicação intitulada "Action and the "Pursuit of Happiness"" (A Acção e a "Procura da Felicidade") em que se condensam elementos essenciais do seu pensamento politico. Neste texto evidencia-se o que se depreende também do conjunto dos numerosos escritos arendtianos: que Arendt se propõe realizar na teoria política, tal como pretendia Kant na metafísica, nada menos que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A existência no pensamento de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):125-142.
    Este texto trata do conceito de existência a partir do pensamento fenomenológico, ontológico-fundamental e ontológico-histórico, de Heidegger. De início, trata do conceito metafísico de existência e de sua transformação na época da consumação da metafísica, especialmente em Kierkegaard. A consumação da metafísica apela por outro princípio do pensar. “Ser e Tempo” inaugura a tentativa de operar uma passagem para este outro princípio. O empenho do pensamento se volta então para a tarefa de pensar a diferença ontológica e de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Pensamento feminista: conceitos fundamentais.Heloísa Buarque de Hollanda & Audre Lorde (eds.) - 2019 - Rio de Janeiro RJ: Bazar do Tempo.
    Um livro que reúne alguns dos mais representativos textos que moldaram o que podemos chamar pensamento feminista. Uma obra de referência capaz de oferecer um repertório fundamental para os estudos de gênero e também para o ativismo. "A missão deste livro é, portanto, a de mostrar o caminho no qual os conceitos centrais do pensamento feminista foram se desdobrando, sendo questionados e dando origem a novas formas de pensar e definir identidades, gênero, subjetividades e sexualidades. A sinalização desse (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991