Results for 'Direita'

48 found
Order:
  1.  4
    Linhas direitas: cultura e política à direita.Miguel Morgado & Rui Ramos (eds.) - 2019 - Alfragide, Portugal: D.Quixote.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Resenha de: Aspectos do Novo Radicalismo de Direita (T. W. Adorno).Everton Marcos Grison & Benito Eduardo Maeso - 2023 - Dois Pontos 19 (1).
    Resenha de: Aspectos do Novo Radicalismo de Direita (T. W. Adorno)ADORNO, Theodor W. Aspectos do Novo Radicalismo de Direita. Tradução e apresentação de Felipe Catalani. São Paulo: Unesp, 2020. (Coleção Adorno).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Raízes ultraconservadoras da direita na perspectiva adorniana.Mara Cristina Pereira - 2024 - Aufklärung 10 (3):179-184.
    Na palestra proferida no ano de 1967, Theodor W. Adorno, um dos grandes pensadores da Escola de Frankfurt, começa ressaltando que não intenciona apresentar uma visão da direita radical na completude que o tema exige, mas sim apontar algumas das características de uma nova direita mais radical do que ele havia abordado em uma palestra no ano de 1959. Dessa forma, frente aos novos elementos socioeconômicos da recente queda do nazifascism, o filósofo alemão considerou necessário abordar novos aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    No cruzamento do direita e da ética.Pedro Vaz Patto - 2010 - [Coimbra]: Almedina.
    Neste livro reúno textos sobre temáticas que têm em comum o facto de se situarem num plano de cruzamento entre o Direito e a Ética. São textos de um jurista que procura ir além da análise do direito positivo e reflectir sobre o sentido mais profundo dos princípios filosóficos e éticos que norteiam o ordenamento jurídico. Envolvem opções de princípio que podem considerar-se estruturantes quanto ao modelo civilizacional que queiramos hoje seguir. Apesar de escritos em épocas e contextos bastante diversificados, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    A extrema direita na Argentina pós-peronista entre a sacristía e a revolução: o caso de Tacuara.Daniel Lvovich - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (1).
  6.  7
    A extrema direita na Argentina pós-peronista entre a sacristía e a revolução: o caso de Tacuara.Daniel Lvovich - 2010 - Dialogos 13 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Velhas e novas direitas: a atualidade de uma polêmica - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1075.Pedro Carvalho Oliveira - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Deus é de direita?Yves Congar & Iago Medeiros - forthcoming - Horizonte:799.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Guerra pela eternidade: o retorno do Tradicionalismo e a ascensão da direita populista, de B.R. Teitelbaum.Márcio Gimenes de Paula - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (1):70-75.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Imagens da ideologia punitiva: "nova direita" e hegemonia político-criminal.Samuel Silva Borges - 2022 - Belo Horizonte: Editora D'Plácido.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Ideias sem centro: esquerda e direita no populismo contemporâneo.Alexandre Franco de Sá - 2021 - Alfragide, Portugal: D. Quixote.
  12.  20
    As diferentes tonalidades da extrema direita. Notas sobre o Fascismo e a direita na Argentina, Brasil e Chile após 1945.Jorge Nállim - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (1).
  13.  10
    As diferentes tonalidades da extrema direita. Notas sobre o Fascismo e a direita na Argentina, Brasil e Chile após 1945.Jorge Nállim - 2010 - Dialogos 13 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Alexandre Franco de Sá, Ideias sem centro: esquerda e direita no populismo contempor'neo, com prefácio de Jaime Nogueira Pinto. D. Quixote: Lisboa, 2020, 335 pp. ISBN: 978-972-20-7281-6. [REVIEW]João Diogo Loureiro - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):156-163.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O que é ser uma pessoa de centro em política?Sagid Salles - 2020 - In Rodrigo Reis Lastra Cid (ed.), Uma Ideologia de Centro. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 58-73.
    Meu objetivo neste ensaio é apresentar uma definição do que é ser uma pessoa de centro. De acordo com minha proposta, ser uma pessoa de centro é ser um caso de fronteira entre ser uma pessoa de direita e ser uma pessoa de esquerda. Esta definição envolve três conceitos: os conceitos de pessoa de direita e pessoa de esquerda, e o conceito de casos de fronteira. Deste modo, boa parte da discussão é voltada para uma caracterização dos últimos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  42
    Negacionismo viral e política exterminista: notas sobre o caso brasileiro da COVID-19.Thor João De Sousa Veras - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e45.
    A pandemia da covid-19 ao redor do mundo suscitou na esfera pública uma profusão de discursos negacionistas da parte de lideranças políticas que foram seguidos pela sociedade civil. Ao situar essa manifestação no contexto social mais amplo da emergência de uma nova dinâmica política marcada por regimes de democracias iliberais, o objetivo desse texto é apresentar os aspectos filosóficos que subjazem o discurso negacionista na experiência brasileira mais recente. Tendo como base uma crítica obscurantista do progresso e uma filosofia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    The holy martyrs of Évora.Artur Goulart de Melo Borges - 2010 - Cultura:201-210.
    A 27 de Outubro comemora a Igreja os santos Vicente, Sabina e Cristeta. Conhecidos como os Mártires de Évora, a eles foi erguida no século XV na cidade alentejana, no local onde se dizia terem nascido, uma ermida, ampliada no século seguinte já à conta do Município, que ainda hoje mantém a propriedade. Era-lhes também dedicada, na nave direita da Sé de Évora, uma das capelas laterais desaparecidas após a intervenção da Direcção-geral dos Monumentos Nacionais na década de 40 (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Ética Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    O princípio regulador da prática moral do Alvissarismo é o método do meio-termo, que pode se estruturar em todos os formatos da existência humana: A prática moral e existencial de não extremismo: um caminho de moderação, equilíbrio e harmonia entre os opostos. O meio-termo entre as visões filosóficas, políticas, econômicas e religiosas; ou seja, entre a Esquerda e a Direita, o Alvissarismo representa o Caminho do Meio. Uma explicação da Angelitude ; um estado onde fica óbvio que todas as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    Modernidades alternativas.Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.) - 2008 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Desde o século XVII, começaram as disputas. De um lado, as modernidades liberais. De outro, as modernidades alternativas. Entre as múltiplas tendências, um denominador comum - evitar como possível as tragédias provocadas pelos programas liberais de modernidade. No século XX, propostas - pela esquerda, a social-democracia, o socialismo soviético, os nacionais-estatismos; pela direita, os corporativismos, os fascismos, o nazismo. Este livro trata do intervalo dos projetos alternativos de modernidade em seus itinerários, contradições e impasses.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Niilismo, neoliberalismo e catástrofe.Ronaldo Pelli Junior & Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259.
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, demonstrando que os atuais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Liberais e antiliberais: a luta ideológica do nosso tempo.Bolivar Lamounier - 2016 - São Paulo, SP: Companha das Letras.
    Por um lado, perseguido pela direita, que o levou à prisão política. Por outro, patrulhado pela esquerda. Apesar disso, Bolívar Lamounier sempre manteve a independência intelectual. Neste novo livro, o sociólogo reflete sobre o conflito entre a democracia liberal, o marxismo e o fascismo. Comprovando sua destreza com as palavras, ele enfrenta com coragem os temas mais espinhosos do debate acadêmico brasileiro como o silêncio das esquerdas acerca dos resultados fracassados das revoluções socialistas. Ao final, o livro traz ainda (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  23
    Bolsonarismo: ideologia, psicologia, política e temas afins.Rubens Pinto Lyra - 2021 - João Pessoa: Editora do CCTA.
    O Professor Rubens Pinto Lyra oferece nesse livro um conjunto de reflexões que abarcam temas complexos da ciência política, indo desde questões tratadas em nível teórico mais abstrato, como as ideologias e o conceito de bloco histórico... também analisa as transformações políticas em nossa época, como a emergência de uma extrema-direita proto-fascista, em nível interno (bolsonarismo) e mundial. E, ainda a relação entre religião e política"--Front flap.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Por um mundo comum | In defense of a common world.Jean Wyllys - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):330-342.
    'Por um mundo comum' é um ensaio ao mesmo tempo convidativo e provocativo. À luz da intertextualidade, onde imagem e discurso cooperam heuristicamente, Jean Wyllys promove uma conversa entre seus recentes desenhos e montagens e suas reflexões sobre a política. A noção de mundo comum, ou de comum, aparece em sua reflexão como a invenção central da política, ao retomar, por exemplo, o pensamento de Arendt e sua noção de inter homines esse [estar entre os humanos] como um trabalho de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Orwell à brasileira.José Eduardo Szwako & Matheus Cardoso-da-Silva - 2023 - Dois Pontos 19 (2).
    O texto apresenta a apropriação feita pela extrema-direita brasileira ao redor da obra de George Orweel, em especial, de '1984' e 'Animal Farm'. Argumentamos que a adjudicação 'conservadora' é inadequada para tal apropriação. Os intelectuais e editoriais implicados na circulação atual de Orwell nas redes bolsonaristas permite ver como clássicos do pensamento conservador ocidental são aqui canonizados em chave, mais que conservadora, reacionária. Além disso, o duelo de distopias empunhados pelos ideólogos da extrema-direita dá também acesso a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Dossiê Estoicismo.Antonio Tarquínio - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22).
    O dossiê estoicismo desta edição contém trabalhos apresentados no 1 Colóquio Epicteto, que ocorreu em Aracaju em fevereiro de 2016. Na capa desta edição temos foto de defesa de dissertação de Valter Duarte (à direita), sendo questionado por Antônio Tarquínio (à esquerda).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Alma e política: um regime para seu partidarismo.Nilton Bonder - 2018 - Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
    Autor de mais de uma vintena de livros, entre eles o bestseller A alma imoral, o rabino Nilton Bonder reflete, no inédito Alma & política, sobre o lugar da política na evolução humana e o sectarismo presente no cenário político atual, no Brasil e no mundo, a partir da sabedoria judaica. Traçando um paralelo entre dois antigos conceitos da tradição judaica – Mekil, mais brando e flexível, e Machmir, mais intransigente – e as duas linhas preponderantes de pensamento político – (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Theodor W. Adorno e a psicanálise: algumas notas sobre o agitador fascista.Fábio Caires Correia - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):102-114.
    Examina-se aqui um estudo realizado por Theodor Adorno acerca das locuções radiofônicas do ativista político de extrema direita nos EUA, o pastor Martin Luther Thomas, à década de 30. Detendo-se nestes discursos por meio do método da análise de conteúdo, Adorno buscava entender os motivos que levaram os indivíduos a perpetuarem as mesmas relações econômicas que suas forças haviam superado, em vez de substituí-los por uma forma de organização social superior e mais racional. Passados mais de 70 anos, este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial. Edited by Henry Bugalho.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e seus (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  57
    Desinformação, negacionismo e a pandemia.Ernesto Perini-Santos - 2022 - Filosofia Unisinos 23 (1):1-15.
    Para qualquer tema sobre o qual não se é especialista, deve-se deferir a quem sabe mais. A deferência aos outros entra em conflito com expectativas de autonomia epistêmica e de divisão democrática do saber. Uma solução para esta tensão é ceder a estas expectativas, o que é equivalente a abandonar o conhecimento. Uma outra solução consiste em restringir seus efeitos a temas sobre os quais temos algum interesse prático. Esta proposta é instável, porque o interesse prático pode se estender a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Paulo Freire e a pedagogia libertadora.Danillo Silva Feitosa, Geisa Ferreira dos Santos & Sandra Regina Paz da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):201-221.
    O presente artigo objetiva apresentar alguns dos fundamentos da Pedagogia freiriana, a fim de compreender as justificativas para os constantes ataques que esse autor tem sofrido por parte da extrema direita do país. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte problemática: quais as principais perspectivas e os fundamentos da Pedagogia freiriana que ameaçam a extrema direita do Brasil? Para tanto, buscamos responder às seguintes questões norteadoras, a saber: quem foi Paulo Freire? Em qual contexto emergiu a Pedagogia libertadora? Qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    O horizonte político da Medeia de Eurípides.Maria do Céu Fialho - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:21-25.
    Medeia representa a mais antiga das peças euripidianas em que o panegírico de Atenas como espaço de harmonia e espelho de valores gregos está presente. Tendo em conta o horizonte histórico da sua representação – o início da Guerra do Peloponeso e uma das suas causas próximas, os confrontos bélicos com Corinto - o contraste Creonte/Egeu confere a esse panegírico uma natureza publicitária. Nesse horizonte sobressai a crítica euripidiana ao comportamento ético grego, na figura de Jasão, que transgride juramentos, pactos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    POR QUE O LIBERALISMO FRACASSOU? (Patric J. Deneen).Anderson Paz - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):111-114.
    Why Liberalism Failed é uma obra publicada em 2018 nos Estados Unidos da América pelo professor de ciência política da Universidade de Notre Dame, Patrick J. Deneen. O autor articula uma ampla crítica à ideologia liberal abrangendo tanto o liberalismo clássico, identificado à direita republicana no cenário americano, quanto ao liberalismo progressista, identificado à esquerda democrata americana. A tradução da obra foi publicada no Brasil pela Editora Âyiné, em março de 2020, sob o título Por que o liberalismo Fracassou?. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    A imaginação totalitária: os perigos da política como esperança.Francisco Razzo - 2016 - Rio de Janeiro, RJ: Editora Record.
    Um livro que abalará todas as suas crenças – Martim Vasques da Cunha Com o rigor de um scholar e a força argumentativa de um polemista, Francisco Razzo expõe uma tese perturbadora- esquerda, direita ou centro, somos todos responsáveis pelas jaulas voluntárias de nossas ideologias. A imaginação totalitária é a estreia promissora de um escritor que quer nos perturbar sem fazer nenhuma concessão. E, sobretudo, o relato de um exorcismo pessoal de alguém que também quer expulsar os demônios que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    O valor volta á política: discutindo a política a partir da filosofia e da história.Renato Janine Ribeiro - 2023 - São Paulo: Edições Sesc.
    Quais são as causas do descontentamento das pessoas com a política, pergunta-se o filósofo Renato Janine Ribeiro na abertura de O Valor Volta à Política, coletânea de artigos escritos entre 2011 e 2015, num momento de forte otimismo com um país que, após consolidar a democracia, parecia destinado a fortalecê-la e se desenvolver. O retrocesso que o atingiu - assim como a outros países - substituiu a política pelo ódio. Mais que o antipetismo, o maior triunfo desse furor foi a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    DA MALOCA AO ASSENTAMENTO: territorialidades e trajetórias dos Migueleno no contexto da sobreposição da REBIO Guaporé.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):104.
    O objetivo do trabalho é analisar os processos relacionais entre os indígenas Migueleno, o território e o Estado brasileiro na região do atual Estado de Rondônia. O SPI Pautado na teoria da aculturação, no ano de 1928, considerou os Migueleno como grupos extintos, alegando a sua integração à sociedade nacional. A partir desse período, parte do grupo passou a constituir moradia na Vila do Limoeiro, a margem esquerda do rio São Miguel. Em 1982, o Governo brasileiro criou a Reserva Biológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    democracia segundo Niklas Luhmann.Guilherme Preger - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:529-541.
    Este artigo apresenta a concepção de democracia adotada pela Teoria dos Sistemas Sociais na versão de Niklas Luhmann. Embora seja um tema pouco frequente na obra do sociólogo, ela foi exposta com clareza no artigo The Future of Democracy, publicado em 1990. Neste artigo, a concepção é apresentada como uma hipótese histórica que foi capaz de prever e explicar algumas características da democracia ocidental após a queda do bloco soviético. O artigo avança um desenvolvimento dessa concepção democrática para entender melhor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  28
    “Zurück zu Kant”.Mario Ariel González Porta - 2005 - Doispontos 2 (2).
    A filosofia alemã do século XIX posterior a Hegel está bastante estudada em três direções. A primeira, que surge da luta entre hegelianos de esquerda e direita, acaba por conduzir ao materialismo e ao marxismo; a segunda, que se expressa na vertente irracionalista e anti-sistemática, passa por Schopenhauer, Kierkegaard e Nietzsche; a terceira é constituída pelo neo-kantismo e suas derivações, cuja versão oficial teria suas raízes fincadas pelo famoso discurso inaugural de Zeller e pelo livro de Otto Liebmann, que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  20
    Depois da união europeia: reflexão sobre uma experiência inédita de dominação política.Philippe Claude Thierry Lacour - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A União Europeia está morta, mesmo que ela ainda não o saiba. Vários autores expressaram efetivamente ideias parecidas em relação ao esgotamento desse projeto político original. Crise econômica de 2007, crise migratória, crise política nas instituições, Brexit, crescimento das extremas-direitas... Há inúmeros indícios de um enfraquecimento do edifício. Enquanto alguns agentes pensam “fundar” novamente o projeto, o ceticismo está crescendo do lado dos povos, particularmente, no Sul da Europa. O momento, então, é perfeito para estabelecer um diagnóstico vital sobre essa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Democracia e educação em direitos humanos no Brasil.Helena de Assis Mota - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O presente artigo aborda a Educação em Direitos Humanos – EDH e seu desenvolvimento na esfera educacional brasileira. Proposta formalmente no Brasil pelo PNEDH - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a EDH é incompatível com a plataforma política da extrema-direita em ascensão nacional e internacionalmente. No ambiente escolar também pode ser considerada problemática por modelos de gestão não-participativos e produtivistas, já que promove o questionamento explícito de pilares como hierarquia, democracia e liberdade dentre os educandos, além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Marketing existencial: A produção de bens de significado no mundo contemporâneo.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Três Estrelas.
    Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. Neste século XXI, a difusão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Geografia, (des)interesse e (des)conhecimento em períodos de ultradireita.Rosalvo Nobre Carneiro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:277-291.
    A Geografia se institucionalizou na segunda metade do século XIX, na Alemanha e na França, como uma ciência empírico-analítica. Entre 1950 e 1970 se constituiu como uma ciência histórico-hermeneútica e, em seguida, como uma ciência crítica. No Brasil, o saber geográfico atravessou diferentes períodos históricos marcados pela ultradireita. Diante disso, procura-se interrogar em que medida, com o retorno ao ultraconservadorismo pós-Golpe de Estado de 2015 no Brasil, o interesse emacipatório que orienta as ações na área da Geografia acadêmica e escolar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Herança fascista: o integralismo no tempo presente.Pedro Carvalho Oliveira - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):201.
    Resenha do livro "Chauvinismo e extrema-direita: Crítica aos herdeiros do sigma", de Jefferson Rodrigues Barbosa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    O Brasil nas ruas e longe do mundo: como a crise político-econômica levou ao colapso da política externa brasileira.Guilherme Casarões - 2021 - Aisthesis 70:439-473.
    Após uma década de crescente envolvimento e projeção internacionais, que levaram o Brasil a ser considerado uma potência emergente, desde 2013 o país vive um prolongado período de retração internacional. Neste capítulo, argumentamos que a política externa passou a ser conduzida não mais pelos objetivos e interesses de longo prazo do país, tendo em vista as possibilidades globais, mas pela conjuntura doméstica imediata. É possível identificar três grandes fases nesse processo, que coincidem com as estratégias dos governos de turno: a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Depois da união europeia: reflexão sobre uma experiência inédita de dominação política.Philippe Claude Thierry Lacour - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A União Europeia está morta, mesmo que ela ainda não o saiba. Vários autores expressaram efetivamente ideias parecidas em relação ao esgotamento desse projeto político original. Crise econômica de 2007, crise migratória, crise política nas instituições, Brexit, crescimento das extremas-direitas... Há inúmeros indícios de um enfraquecimento do edifício. Enquanto alguns agentes pensam “fundar” novamente o projeto, o ceticismo está crescendo do lado dos povos, particularmente, no Sul da Europa. O momento, então, é perfeito para estabelecer um diagnóstico vital sobre essa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Hipocrisia Cínica Ou Cinismo Hipócrita? A coragem da mentira e as estratégias de manipulação política na contemporaneidade.Gustavo Costa - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):60.
    Este artigo visa a matizar alguns aspectos relativos às noções de cinismo ehipocrisia que habitam a esfera da ética, buscando elementos para uma análise do cenário político contemporâneo, marcado, dentre outros aspectos, por um recrudescimento das pautas conservadoras e pela ascensão dos partidos de direita ultraconservadora. Tal análise sugere uma aproximação entre elementos próprios ao cinismo e as formas políticas de manipulação e engano, confluindo para discursos que, embora se mostrem factualmente inverossímeis, e portanto, diretamente conflitantes com a referência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Debanalization of Evil: on the Meaning of Cruelty Today.Felipe Catalani - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (3):159-167.
    This text is about testing the hypothesis of a "debanalization of evil" that occurs with the contemporary rise of new fascist tendencies. We seek to take into account a new cruelty, that has its social ground in the experience of social suffering with the transformation of labor in the last decades.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    SEDGWICK, Mark. Contra o mundo moderno – o tradicionalismo e a história intelectual secreta do século XX. Tradução de Diogo Rosas G. Belo Horizonte–Veneza: Âyiné, 2020. [REVIEW]Hernandez Eichenberger - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):175-179.
    O presente texto apresenta a resenha do livro "Contra o Mundo Moderno" de Mark Sedgwick. Apresenta-se uma reconstituição geral das ideias centrais enfatizando-se a importância do perenialismo e da noção de inversão como aspectos centrais do tradicionalismo. Aponta-se criticamente algumas carências teóricas no livro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark