Results for ' Opção'

52 found
Order:
  1.  15
    A opção preferencial pelos pobres diante da aporofobia: reflexões antropológicas para uma atualização da opção de Puebla.Lúcia Pedrosa de Pádua - forthcoming - Horizonte:1479-1479.
    O artigo atualiza um tema fundamental da Conferência de Puebla, a opção preferencial pelos pobres, através do diálogo com o tema da aversão pelos pobres, ou aporofobia, estudado pela filósofa Adela Cortina. Apresenta os significados da opção preferencial pelos pobres, inaugurada em Medellín e solenemente proclamada em Puebla e mostra como esta opção foi assumida pelo magistério posterior, tanto na América Latina quanto no magistério universal; em seguida, sistematiza os aspectos da aporofobia ressaltados por Adela Cortina e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    A opção preferencial pelos pobres diante da aporofobia: reflexões antropológicas para uma atualização da opção de Puebla.Lúcia Pedrosa-Pádua - forthcoming - Horizonte:1479-1479.
    This article updates a fundamental theme of the Conference of Puebla, the preferential option for the poor, through dialogue with the theme of aversion by the poor, of the philosopher Adela Cortina. Presents the meanings of the preferential option for the poor inaugurated in Medellín and solemnly proclaimed in Puebla and shows how this option was assumed by the posterior documents, both in Latin America and in the universal magisterium; then systematizes some aspects of the Aporophobia and, at the end, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    A opção da Igreja Primitiva pela filosofia: o Deus da fé e o Deus dos filósofos em Joseph Ratzinger.Heber Ramos Bertuci - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):196-208.
    El cristianismo es analizado en los días de hoy como un argumento de que pertenece al campo mitológico. Joseph Ratzinger contesta a esto análisis una tesis de Agustín que clasifica el cristianismo como parte de la teología natural, de acuerdo con la clasificación de las tres teologías de Marcus Terentius Varro. La tesis de Agustín confiere al cristianismo la base natural y no mítica, de acuerdo con las otras religiones de la Antigüedad. Esta es una de las razones por las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Minoridade: Opção Fundamental Do Carisma Franciscano.Kleber Moresco & João Henrique Santana - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):79-88.
    Este trabalho visa refletir sobre a minoridade e contextualiza-la dentro do seguimento de Cristo. A minoridade é um valor evangélico muito caro a Francisco de Assis, e apresentada como indispensável para aqueles que desejam ingressar nos grupos franciscanos. Algumas das consequências da minoridade são a pobreza e a dependência, que não são vistas como virtudes ou metas para grande parte das pessoas. Diante disso, é necessário questionar se o discurso sobre minoridade não se tornou anacrônico ou inadequado para a atualidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Uma opção pela educação popular.S. Paulo - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Educação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianas.Gelson Leonardo Rech - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):157-180.
    Resumo: No início do século XX, várias congregações religiosas vieram ao Rio Grande do Sul para atender às necessidades da Igreja Católica, evidenciando, também, o zelo pastoral do clero gaúcho. Particularmente, na década de 1920, em meio a uma retomada da italianidade no estado, capitaneada pelos cônsules, observa-se a opção das autoridades pelas corporações religiosas de origem italiana, na medida em que promoviam as escolas étnicas e a manutenção de cursos de italiano. Os documentos analisados informam que tanto o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    A falsa opção entre renaturalização e hipertecnificação.Celso Reni Braida - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Gestão por competência: uma opção para tornar empresas mais competitivas.M. Rita Gramigma - forthcoming - Dois Pontos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    A perspectiva das duas espécies de justiça em Lutero como resposta crítica às crises contempor'neas: uma opção do pensar teologicamente a justiça em tempos sombrios.Carlos Flavio Teixeira - forthcoming - Horizonte:1279.
    Este artigo trata da perspectiva das duas espécies de justiça conforme esboçada por Martinho Lutero e evidencia sua pertinência como resposta crítica às crises contemporâneas. Para isso, retoma a leitura da exposição de Lutero em seu “Sermão Sobre as Duas Espécies de Justiça”, relembrando os contextos histórico e bíblico de sua abordagem. A partir daí, aponta a crise de justiça como causa central das demais crises, reconhecendo suas possíveis motivações e consequências como condicionantes dos conflitos de justiça ainda vivenciados pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Provocar O estranhamento não obstante O risco de soçobrar: Opção para O ensino de filosofia na licenciatura de educação física.Carmen Lúcia Fornari Diez & Ricardo Marinelli Martins - 2003 - Revista de Filosofia Aurora 15 (17):79.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Metaphysical Dilemma for Dualism.Jason Megill - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):913-926.
    Resumo Os Qualia, ou são “entidades espaciais” – ou seja, estão localizados no espaço como os objectos físicos –, ou não são “entidades espaciais”. Então, o dualismo deve alegar que ou os qualia não-físicos são entidades espaciais, ou que eles não o são. Contudo, qualquer resposta é problemática. Se os qualia não-físicos não são entidades espaciais, então, é difícil de conceber como podem ser atribuídos a cérebros particulares, individualizados uns dos outros, e assim por diante. Mas se os qualia não-físicos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  5
    CÁRITAS E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA uma retomada histórica.Telmo Adams - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):65-70.
    O artigo pretende analisar como a Cáritas Brasileira, uma instituição social do campo religioso católico, vem rompendo com um modelo assistencialista de ação social. Que fatores têm estimulado esse processo de ruptura criando condições para a instauração de uma proposta hegemónica de formação para a cidadania, consagrando gradativamente um modelo organizativo-participativo com opção pela transformação social? Num primeiro momento, situaremos historicamente o surgimento da Cáritas no contexto dos anos 50, quando se definiam os primeiros passos da estruturação do Serviço (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. P. F. Strawson e a Tradição Filosófica.Jaimir Conte & Itamar Luís Gelain - 2019 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    Esta coletânea é um tributo a Peter Frederick Strawson pelo centenário de seu nascimento (1919-2019). Diferentemente de outras coletâneas, esta propõe colocar em relevo a interlocução de Strawson com a tradição filosófica. Em outras palavras, por um lado, queremos evidenciar as discussões que Strawson travou com os seus contemporâneos (Austin, Quine, Russell e Wittgenstein), e, por outro, a influência que recebeu e as críticas que dirigiu àqueles que o precederam na história da filosofia (Aristóteles, Descartes, Hume, Kant). Poderíamos ter enriquecido (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Termos psicológicos disposicionais.Filipe Lazzeri & Jorge M. Oliveira-Castro - 2010 - Princípios 17 (28):155-183.
    Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma reconstruçáo lógico-conceitual e avaliaçáo de três argumentos de Skinner para a tese de que os termos psicológicos comuns sáo, em geral, inadmissíveis em análise do comportamento (a tese da inadmissibilidade). Começamos fazendo uma revisáo da abordagem de tais termos sustentada por Skinner, particularmente sua abordagem das categoriais de termos psicológicos disposicionais. Muito dela é aqui aceito, mas adotamos, como hipótese de trabalho, um desacordo com a premissa de Skinner de que eles sejam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Um estudo sobre três premissas do argumento ateu na peça O berço do herói, de Dias Gomes.Ricardo Cortez Lopes & Lis Yana de Lima Martinez - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):505-525.
    Ascendendo no campo teórico desde a virada do milênio, o ateísmo tem sido considerado uma variedade religiosa de relevância social e acadêmica por razões estigmatizantes. Este artigo apresenta um estudo com enfoque nos espaços da etapa incipiente do ateísmo como opção religiosa. Para tanto, analisamos a peça O berço do herói, de Dias Gomes. Essa peça é inspirada em um caso real que aconteceu durante a Guerra dos Canudos. Nela, é possível observar como Dias Gomes, autor que se afirmou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença.William de Goes Ribeiro, Renata Lopes Costa Prado & Silmara Lídia Marton - 2022 - Odeere 7 (3):102-121.
    O objetivo do presente texto é trançar experiências com o magistério indígena, dialogando com nossas memórias e referenciais. O texto sai então do trivial, abrindo espaço-tempo para outro modo de escrita coletiva. O inacabamento caracteriza nossa opção, ressaltando mais a riqueza do processo intercruzado, tecido a partir de nossos encontros e conversas, a princípio, aleatórios e depois mais estruturados para a condução deste texto. No ano de 2019, tivemos a fecunda e singular oportunidade de, a partir de distintas áreas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
    O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos agentes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Humanismo, Um Tema Ainda Necessário.Edivaldo José Bortoleto - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):103-122.
    Este artigo toma o tema do humanismo como questão central no pensamento que Francisco vem formulando em seu magistério, cujo pontificado iniciou-se em 2013, no contexto da renúncia do papa Bento XVI. John W. O’Malley diz que “ninguém esperava que o novo papa acendesse um entusiasmo quase maníaco e que o fizesse não apenas entre os católicos, mas também entre pessoas de outras tradições religiosas e, ainda mais surpreendente, em pessoas sem qualquer crença religiosa. De repente, uma longa era parecia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  16
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo).Edin Sued Abumanssur - 2014 - Horizonte 12 (33):99-120.
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p99 Tratamos, neste texto, da convivência em um mesmo ambiente urbano de fenômenos aparentemente díspares como é o caso do pentecostalismo de um lado e, de outro, o crime organizado e a violência como seu modus operandi , ambos representando expressões de sociabilidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Ascesis, Gnosis, Praxis: La Sabiduría Religiosa frente al Mal.José Gómez Caffarena - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (3):459 - 483.
    As religiões podem ser consideradas como sistemas simbólicos mediante os quais os seres humanos ao longo da sua história sempre procuraram encontrar sabedoria em ordem a enfrentar o mal Um olhar pela história das religiões oferece-nos dados que podem ser compreendidos a partir de três tipos ideais de atitude básica em relação ao problema: Ascese, Gnose, Praxis. O Budismo originário, o Maniqueísmo e a religião bí-blico-cristã são exemplificações disso mesmo. Mais do que uma opção pela exclusão, os membros da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    O charlatanismo como problema estético-filosófico em Schopenhauer.Danilo Bilate de Carvalho - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):199.
    O objetivo deste texto é o de apresentar as questões filosóficas que giram em torno da acusação schopenhaueriana corriqueira de charlatanismo contra seus adversários. O estudo dessas questões-satélites mostra que o charlatanismo pode ser compreendido como um problema filosófico e não mero xingamento vazio de relevância teórica, como se entende comumente. Elas podem ser resumidas como questões estéticas ou retóricas, porque problematizam o estilo do texto filosófico, o seu uso e sua função comunicativa. Próximo do pedante e do sofista, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  52
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    O leão e o borracho ou a história contempor'nea entre a memória e o Taqlīd.Hermenegildo Fernandes - 2006 - Cultura:259-272.
    No quadro genérico da proposta "Tempo e Temporalidades", aqui num horizonte islâmico, parte-se de um ponto de vista assumidamente fragmentário e regional, intentando alcançar uma posição de observação no interior da concepção do tempo histórico e da memória. Observa-se, assim, a obra e a vida de Ibn Ṣāḥib al-Salāt, proveniente de uma família de notáveis de Beja, procurando seguir os acidentes na formulação de uma memória regional no contexto de uma construção política de modelo imperial como a almôada. No limiar (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Estudos sobre imagens medievais: o caso das iluminuras.Pamela Wanessa Godoi & Angelita Marques Visalli - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):129.
    Campo ainda recente, os estudos das iluminuras medievais tem se apresentado como uma opção importante para pensar a imagem na Idade Média. Nas pesquisas de Jérôme Baschet, a identificação da imagem-objeto é fundamental para pensar os diversos tipos dessas imagens, feitas e vistas pelos homens, e indícios de seus sentimentos. A linguagem visual se apresentou como uma expressão frutífera para a compreensão da sociedade medieval. Com características próprias, as imagens do medievo são chamadas para a discussão a partir da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    A obra de arte segundo Jean-Paul Sartre.Rúbia Lúcia Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):114-133.
    Neste artigo analisamos a arte na perspectiva de Jean-Paul Sartre. A partir de sua obra Que é a literatura? demonstramos como as artes se distinguem e porque o escritor pode ser mais engajado que os demais artistas. Para o filósofo francês é possível dizer de arte significante e arte não-significante. A poesia, a pintura e a escultura são não-significantes enquanto que a literatura, por lidar com signos, é significante. Existe uma escolha comum a todos os artistas, contudo, a opção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Formulação especulativa do pensamento transcendental: A dialética enquanto radicalização do pensamento transcendental.Manfredo Araújo de Oliveira - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):831-844.
    Klaus Hartmann interpreta a Dialética como uma radicalização do pensamento transcendental. A opção ontológica, tal como ela é feita pelo autor, significa que o método transcendental transborda, sai de seus limites clássicos, sai de si mesmo e se constitui como filosofia dialética. As categorias, ligadas umas às outras por relações de negação, só possuem fundamento e legitimação enquanto são mediadas por um grande "sujeito conclusivo", que é o próprio pensamento enquanto ideia absoluta.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Style and iconography – The blessed of Portugal and romanesque painting.Nuno Saldanha - 2010 - Cultura:105-120.
    O século XVII revelou-se bastante positivo no tocante ao enriquecimento do hagiológio lusitano, tendência que se conseguiu manter activa até inícios de Setecentos. Para além da canonização da Rainha Santa Isabel (1625), em 1671, o Papa Clemente X estende o culto de Gonçalo de Amarante (beatificado em 1561) à Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal, com missa e ofício litúrgicos próprios.Seguir-se-ão outros processos de infantas portuguesas, mais prolíferos em termos de produção artística e iconográfica, que decorrem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Ulisses Indeciso: Possibilidades e Limites Do Individualismo Metodológico Na Obra de Jon Elster.Samuel Martins Santos - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):175.
    O artigo enfoca o individualismo metodológico de Jon Elster e suas análises a respeito dos pré-compromissos constitucionais. O problema do trabalho diz respeito as possibilidade e limites da opção metodológica do autor para este debate no contexto dos regimes políticos democráticos. Para tanto, o texto analisa revisões feitas pelo próprio autor no decorrer da sua obra, como também objeções e críticas desenvolvidas a partir do referencial da Teoria Democrática contemporânea.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    A bioética de Francisco: elementos para a construção de uma bioética global cristã.Anor Sganzerla, Leocir Pessini & Diego Carlos Zanella - forthcoming - Horizonte:675.
    Nos primeiros anos de seu pontificado, Papa Francisco fez pouco uso da palavra ‘bioética’. Quando fez menção à palavra, empregou-a no sentido formal, para tratar de alguma comissão, e não para manifestar uma posição. Mas, a partir de 2018, Francisco assumiu uma posição bem definida em relação à bioética, afirmando que os nossos tempos precisam ampliar a visão tradicional da bioética para uma visão de bioética global, pois não é mais possível pensar a saúde, o bem-estar e a realização humanas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Biologização do ser moral em Hans Jonas.Anor Sganzerla - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):155.
    A responsabilidade enquanto princípio ético proposta por Hans Jonas representa uma das reflexões morais indispensáveis à civilização tecnológica. Ao ampliar o universo moral também para a natureza extra-humana, e sua opção em recorrer à biologia como fundamento para o princípio responsabilidade, facilitou a associação do pensador com a moral naturalista. A tese aqui apresentada é de que o autor, embora recorra à biologia, não defende uma moral naturalista, afastando-se assim do que ficou conhecido como falácia naturalista. O “novo” da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  33
    Memórias das mulheres mártires: modelos de resistência e liberdade.Silvia M. A. Siqueira - 2006 - Horizonte 4 (8):60-76.
    Este artigo tem por objetivo destacar a presença feminina nos relatos sobre mártires cristãos nos séculos II e III d.C. Utiliza os pressupostos teóricos e metodológicos da história das mulheres. Destaca as experiências e as ações das mulheres como sujeitos ativos num contexto histórico específico. A documentação contém uma substancial presença de mulheres que ultrapassaram barreiras sociais e religiosas e confessaram publicamente a sua opção de fé. Mais do que uma descrição e um registro da participação feminina, alguns problemas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Isócrates, professor de philosophía.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2018 - Educação E Pesquisa 44:1-13.
    This paper presents the teaching of Isocrates (436-338 BC), Plato’s contemporary Athenian author, and his conceptions about the form and purposes of paideia or education, which he called, as a whole, philosophía. To this end, the list of students Isocrates supposedly had, the popularity of his school and the testimony by other authors of antiquity on his educational influence are described. After that, the isocratic definition of philosophía is discussed: sometimes presented as an intellectual commitment coupled with experience, at other (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Filosofar enquanto cuidado de si mesmo: um exercício espiritual ético-político.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):93-112.
    Resumo: O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  12
    De Diderot a Freud: o tear como metáfora e modelo.Michel Delon & Maria das Graças de Souza - 2022 - Discurso 52 (1):5-14.
    Diderot escreve, na Enciclopédia, um longo verbete, “Tear de meias”, no qual compara o tear a um raciocínio cuja conclusão seria o têxtil. Ele retoma esta comparação na Refutação de Helvétius: ali, é o próprio Leibniz que se torna uma máquina de reflexão, similar ao “tear de meias”. A opção materialista do homem máquina retoma uma tradição que assimila o texto ao tecido. Encontramos a mesma imagem no Fausto de Goethe, que é citado por Freud em A interpretação dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem.Naim Rodrigues de Araújo & Charles Moreira Cunha - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:308-331.
    Este estudo apresenta uma abordagem aproximativa entre as discussões propostas pelo modelo social de deficiência e as concepções filosóficas do médico e filósofo Georges Canguilhem. A partir dos conceitos de doença, patologia, anomalia, normalidade e anormalidade, busca-se aqui, atualizar a discussão dialogando com as preposições do modelo social de deficiência. Elegemos como referencial teórico a obra O normal e o patológico, de Georges Canguilhem e as contribuições de Débora Diniz na obra O que é deficiência; além disso, uma busca na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    A educação humanista para o ensino jurídico.Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Tobyas Maia de Albuquerque Mariz & Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):175-203.
    Este estudo buscou analisar como os currículos se originaram, estabelecendo como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Como resultado, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Conceitos nômades: filosofia química na Ilustração.Ronei Clecio Mocellin - 2018 - Doispontos 15 (1).
    A pluralidade de filósofos que se interessaram pela cultura química da Ilustração indica que os modos de colaboração entre a química e a filosofia eram variados e não induziam a uma única opção filosófica. Neste artigo, teremos dois objetivos. O primeiro será o de apresentar brevemente uma cartografia do território químico da Ilustração. O segundo será o de explicitar a origem de alguns conceitos químicos presentes nos primeiros capítulos do Sistema da natureza de Holbach, a fim de precisar melhor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    A educação em direitos humanos nos cursos jurídicos do Estado de Alagoas e seus reflexos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: um estudo de caso.Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira & Edna Cristina do Prado - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021016.
    O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do Estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da Educação em Direitos Humanos. Partindo-se do pressuposto de que ainda preponderam o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  93
    Ética de la Empresa: No sólo Responsabilidad Social.Adela Cortina - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1/4):113 - 127.
    Depois da viragem do século, podemos dizer que a noção de responsabilidade social está muito em voga no mundo empresarial, muito embora, como é evidente, o conceito possui uma história muito mais ampla e profunda. Tendo isso em conta, o presente artigo procura, antes de mais, mostrar a evolução mais recente do conceito de responsabilidade social, ao mesmo tempo que demonstra como um tal conceito não seña mais do que um efeito de cosmética caso não estivesse fundado numa verdadeira ética (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  41.  5
    Hannah Arendt e o malogro do espírito revolucionário.Odílio Alves Aguiar - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):274-287.
    O texto examina o conceito arendtiano de revolução presente na obra Sobre a Revolução, focalizando, especialmente, a questão do malogro do espírito revolucionário. Nossa leitura guia-se pela hipótese de que a relação entre a necessidade e a liberdade atravessa a obra da autora e ilumina a compreensão arendtiana de revolução. A opção pela necessidade, pelo econômico, por um lado, e pela formalidade jurídica, por outro, em detrimento da liberdade, está na origem, segundo Hannah Arendt, do malogro do espírito revolucionário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  23
    Um "além" que vem do passado: o evolucionismo e o caráter regressivo e patológico das pulsões.Vinícius Armiliato & Francisco Verardi Bocca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):175-194.
    Este artigo traz uma reflexão sobre a influência que a Biologia evolutiva exerceu sobre Sigmund Freud no tocante à teoria das pulsões e à noção de patologia que a acompanha. Também, notadamente quanto às suas tendências regressivas, conforme apresentado em Além do princípio do prazer, publicação pródiga de referenciais evolucionários, especialmente da compreensão filogenética da espécie humana, ou seja, da teoria da recapitulação de Ernst Haeckel, articulada aos fenômenos clínicos e culturais. Amparados em Georges Canguilhem, observamos que a mesma Biologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  37
    O Vaticano II na prática da igreja particular de Goiás - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1341.Tomás Balduíno - 2011 - Horizonte 9 (24):1341-1360.
    Apresenta-se nesse texto as repercussões do Concílio Vaticano II na Igreja particular de Goiás. A fidelidade ao Concílio produziu efetiva participação de todos – presbíteros, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Tomando como referências a vivência e experiência de pastor nessa diocese (1967-1998) e diversos estudos, Dom Tomás mostra os aspectos mais relevantes dessa história: as assembléias diocesanas, com participação de leitos (1968); as CEBs e a concretização da opção pelos pobres; as Escolas Bíblicas; a defesa da posse da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  47
    Crítica científica e modelos interpretativos em Nietzsche.Roberto Barros - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):61-77.
    A partir da denúncia da contraditória presença de pressupostos morais dogmáticos na formulação dos princípios norteadores da atividade científica, Nietzsche concebe uma outra noção de cientificidade, compatível com a opção hegemônica pelo saber, que ele reconhece como presente na cultura ocidental. O presente artigo visa a discutir sob quais parâmetros Nietzsche, no período intermediário de sua produção filosófica, empreende sua interpretação da cientificidade ocidental e como, apresentando-se como seu fomentador, ele formula uma crítica desmistificadora desta.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Nietzsche e a Fidelidade À Terra: A Arte Como Valoração.Eduardo Marcos Silva De Oliveira - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretendemos com este artigo apresentar a arte na filosofia nietzschiana como detentora de afirmação da vida e fidelidade à Terra. Igualmente, descrever como sua manifestação proporciona ao homem novos significados da vida, em razão do seu caráter de criação e valoração proveniente da vontade de poder que o filósofo esquematiza como um valor superior aos valores predeterminados. Como um dos pilares de sua filosofia, Nietzsche ao apresentar a doutrina do eterno retorno como uma opção de formação de caráter, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  33
    Conflitos de gerações: Gustavo Corção e a juventude católica (Generation conflict: Gustavo Corção and Catholic Youth).Christiane Jalles de Paula - 2012 - Horizonte 10 (26):619-637.
    Este artigo aborda o combate que empreendeu Gustavo Corção à juventude católica brasileira nas páginas do Diário de Notícias e d’ O Globo entre as décadas de 1950 e de 1960. No caso em tela, interessa-nos entender as reações de Gustavo Corção às mudanças na sociedade e na Igreja Católica entre 1957 e 1964. A hipótese é que as críticas de Corção explicitam o conflito entre duas gerações de católicos: uma conservadora; a dele; e outra progressista, a das organizações de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  27
    Adorno's essay and the social production of form.Iná Camargo Costa - 1987 - Trans/Form/Ação 9:41-49.
    In order to discuss essay as a form in its relationship to philosophy, we take Adorno's text, "Essay as form", to investigate this formal choice of Frankfurt School. Once we find Adorno's proposition about the object of essay as a detained conflict, we try to suggest some of the social motivations to this choice.Com o objetivo de participar num debate em torno da forma ensaio em sua relação com a filosofia, discutimos essa opção formal da Escola de Frankfurt a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    Os estatutos econômicos dos primeiros cristãos: análise das formas literárias em Mateus 6, 19-34 (The early Christians' economic statutes: analysis of literary forms in Saint Matthew 6, 19-34) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p73. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2009 - Horizonte 7 (15):73-91.
    Este artigo apresenta uma proposta para a interpretação de Mateus 6.19-34 a partir da análise das formas. A atenção dada pelo autor às estruturas poéticas desta unidade textual é aqui destacada para que os textos sejam lidos de acordo com suas próprias exigências estilísticas. Além destes textos, que tratam especificamente do problema econômico dentro do grupo mateano, a estrutura dada pelo autor ao chamado sermão da montanha (caps. 5-7) também é abordada como evidência do esmero formal próprio de Mateus. Ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  40
    Teología de la Liberación 40 años después. Balance y perspectivas (Theology of Liberation 40 years later. Balance and perspectives) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1357. [REVIEW]Victor Codina - 2013 - Horizonte 11 (32):1357-1377.
    Escrever sobre a Teologia da Libertação (TdL), sua evolução e horizontes futuros, não é tarefa fácil. Primeiramente, porque ainda nos falta perspectiva histórica suficiente para observarmos com serenidade e com distanciamento o seu processo; em segundo lugar porque já existe uma vasta literatura sobe esse tema. Mais do que fazer um resumo abstrato desses 40 anos de existência da Teologia da Libertação, o artigo descreve seu desenvolvimento a partir de três eventos teológicos: O encontro Escorial 1972, o Encontro Escorial 1992 (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  28
    Seguir e servir a Cristo pobre: juventude, ideais e renúncias na Toca de Assis (Follow and serve Christ in poverty: youth, ideals and sacrifices in Toca de Assis). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p456. [REVIEW]Rodrigo Portella - 2012 - Horizonte 10 (26):456-475.
    O presente estudo busca compreender a aderência de jovens a um instituto católico – Toca de Assis – que se caracteriza por adotar um estilo de vida configurado por radical pobreza, renúncia a bens e estudos formais, e dependência exclusiva da providência divina, além de desenvolvimento de trabalho com pessoas em situação de rua. Busca entender a opção juvenil por um estilo de vida religiosa rigoroso a partir de propostas de vida contrastivas com a sociedade contemporânea e, de certo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 52