Results for ' o biopoder'

999 found
Order:
  1.  2
    Reflexões sobre o biopoder em Belém.Felipe Sampaio De Freitas - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    As pesquisas sobre biopoder e biopolítica, cada vez mais, emergem e sobrevoam altitudes nunca antes vistas. A ressignificação destes termos, por parte de Michel Foucault, denota campos de saberes mútuos, ou, no mínimo, se apresentam sob diversas discussões de níveis acadêmicos variados. Deste modo, o intuito deste artigo é utilizar o aparato conceitual foucaultiano a respeito do biopoder e da biopolítica para analisarmos alguns fatos que acontecem na cidade de Belém do Pará. Para isso, elucidaremos o termo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura , me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade . Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie à l’age (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    El biopoder de la biotecnología O el biotecnopoder. Aportes para Una bio (s) ética.Santiago Díaz - 2011 - Ludus Vitalis 19 (36).
  4.  17
    Do biopoder à psicopolítica.Débora Aymoré - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):101.
    Nossa condição humana contemporânea está inter-relacionada com o avanço do domínio das aplicações tecnológicas para vários aspectos da vida biológica, existencial e política, levantando uma postura reflexiva diante das tecnologias de informação. Se é verdade que o projeto baconiano estimula, a partir do século XVI, o controle sobre a natureza, a partir dos séculos XVII e XVIII, a Europa testemunhou o nascimento de duas formas de poder moderno: o poder disciplinar e o biopoder. Assim, a estratégia adotada para o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Biopoder e Colonialidade.Marcos de Jesus Oliveira & Elzahrã Mohamed Radwan Omar Osman - 2023 - Dissertatio 57:162-187.
    O presente artigo pretende realizar uma aproximação entre os pressupostos do projetoepistêmico decolonial e daquele de Michel Foucault relativamente às suas análises histórico-políticas e àfilosofia como atitude crítica. Para tanto, categorias como Estado e raça deverão ser perscrutadas emambos os projetos visto que congregam conceitos e teorizações importantes sobre a modernidade, obiopoder e a colonialidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Quando transborda o “caldo cultural”: a reação populista contempor'nea e a percepção da imigração no Brasil e nos Estados Unidos.Bradley Safarik - 2020 - Dialogos 24 (1):227-288.
    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, usam discurso e política anti-imigração como ferramenta política para atrair e fortalecer suas bases eleitorais. Nos dois casos, o discurso da campanha foi transmitida à administração. As implicações dessa estratégia na percepção pública dos imigrantes serão examinadas com base nas teorias de Michel Foucault sobre biopoder e biopolítica e sua mobilização através do discurso político e das políticas públicas. O estudo questiona até que ponto essa agenda (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Entre o governo das diferenças e o ingovernável dos corpos: possibilidades de resistências em educação.Pedro Angelo Pagni - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):563-590.
    Resumo: Este artigo analisa o governo das diferenças em instituições como a escola e discute as condições de possibilidade de os corpos ingovernáveis resistirem às formas de dominação representadas pela biopolítica neoliberal. Para isso, recorre ao projeto foucaultiano e aos seus interlocutores com a finalidade de provocar no campo filosófico-educacional uma maior abertura para com o outro e as diferenças que encarnam. Vislumbramos com essa atitude ética e política agenciada pela relação com o ingovernável a possibilidade de resistir aos desdobramentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia.Guilherme de Freitas Leal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):308-321.
    Este artigo teórico consiste na avaliação da investigação jornalística de Daniela Arbex acerca do funcionamento do Hospital Colônia em Barbacena, Minas Gerais, a partir da análise biopolítica do pensador Michel Foucault. O processo de internamento dessa instituição representa, a partir das pesquisas foucaultianas acerca do trato da loucura na Europa moderna, um sólido exemplo do funcionamento da biopolítica no Brasil, mais especificamente no que tange ao fundamento de seu “fazer viver e deixar morrer”. Comparamos o projeto de cuidado terapêutico próprio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Olimpíadas 2016, discursos em torno das favelas e o atual projeto de reforma urbana do Rio de Janeiro.Liv Sovik & Camila Calado - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O trabalho analisa o marketing da candidatura Rio 2016, Live your passion e os discursos em torno da reforma urbana entendida como “legado” para o Rio de Janeiro dos Jogos Olímpicos de 2016. Argumenta que o discurso legitimador das remoções nas favelas começa a ser construído na candidatura com o discurso do legado e, adiante, com o do bom governo da cidade integrada via políticas públicas. Lançando mão da noção foucaultiana de biopoder, conclui que as atuais intervenções urbanísticas legitimam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de teorias político-filosóficas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Apresentação do Dossiê Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis.Pedro Angelo Pagni & Divino J. Da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):511-525.
    Esperamos que este dossiê possibilite aos leitores uma reflexão sobre a problemática geral do governo das diferenças e dos corpos ingovernáveis, particularmente, que encontrem nesse conjunto de artigos algumas respostas para o enfrentamento da face obscura do biopoder no presente. Nossa expectativa também é a de que os eventuais impactos que esses corpos e suas alianças com a arte produzem na formação humana e em sua educação filosófica, tragam tanto à filosofia da educação quanto ao ensino de filosofia alguma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. El hombre empresa como proyecto ético político. Lecturas de Michel Foucault.Adán Salinas - 2010 - Hermenéutica Intercultural (18-19):95-139.
    El artículo pretende explorar la categoría de hombre-empresa, que Foucault propuso como uno de los dispositivos o interfaces claves del poder en el contexto del neoliberalismo. A través de esta categoría se muestra una particular forma de poder sobre la vida, o biopoder, que es distinto al tipo de poder de la sociedad disciplinaria, aunque tiene relaciones de continuidad con este último. En tal sentido el artículo maneja la hipótesis de la superposición o coexistencia, de las formas del poder, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  20
    A microfísica reativa procrustiana, corpos transexuais e o trans-dialogismo educacional.Filipe Lima Silva & Claudia Glavam Duarte - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022011.
    A Proposta de uma Cartografia dos Descostumes envolve o mapear de deslocamentos de pensamento atinentes ao itinerário ético da educação em processo de violência e conflito direto com o cis-tema, uma vez que aborda as potências _queer_ atravessadas por forças e devires, processos e movimentos, encontrados nas fendas da realidade. A palavra “diálogo” importa na união do prefixo grego “dia” que significa “através”, num sentido de ponte, travessia. O sufixo grego “logos” é etimologicamente significado como palavra ou relação. O transdialogismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    As tecnologias de poder no diagnóstico da pandemia da COVID-19.Simã Catarina de Lima Pinto - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):49-61.
    Este artigo retoma os conceitos de poder disciplinar e biopoder em Michel Foucault para, então, fazer um diagnóstico do contexto pandêmico causado pela Covid-19. Ao se considerar que mais da metade da população mundial foi orientada ao isolamento social, bem como à alteração de hábitos cotidianos a fim de diminuir a propagação do vírus SARS-CoV-2, é possível perceber em Foucault as medidas da técnica disciplinar e da tecnologia biopolítica, ambas direcionadas à preservação da vida da população. Considera-se que o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida | Reflections on Biopolitics: Subjectivation, Bare Life and Life Forms.Oswaldo Giacóia Junior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Psychiatric discourse and Hygienism-Normalization and Liberalism in Latin America from Michel Foucault.João Barros - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (4):141-158.
    Resumo: O objetivo deste texto é refletir sobre a produção de anormalidades. de um ponto de vista histórico-hermenêutico. Partindo do marco teórico proposto por Michel Foucault, será possível ver como o binômio normalidade-anormalidade, seja de modo disciplinar, seja biopolítico, serve à produção de indivíduos mediante relações de saber-poder. Nesses termos, observa-se como se dá a produção de anormalidades na obra de Foucault. Na segunda seção, verifica-se como a discussão sobre o biopoder pode ser utilizada no intuito de problematizar situações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Merleau-Ponty, Foucault e a violência na URSS.Beatriz Viana de Araujo Zanfra - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):14-23.
    Michel Foucault, no curso Em defesa da sociedade, explica a relação entre o biopoder e o racismo. Dentre as modalidades de racismo praticadas desde o século XIX, Foucault inclui o socialismo, sendo que neste há um racismo de tipo evolucionista, biológico, que funciona plenamente em relação aos doentes mentais, aos criminosos, aos adversários políticos etc., que foi necessário sempre que o socialismo teve de insistir no problema da luta contra o inimigo e da eliminação do adversário no interior da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente.Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):45-71.
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente Resumo: Na sociedade de desempenho, atribui-se a cada indivíduo a responsabilidade de fazer render seu corpo, seu tempo, sua criatividade e sua imaginação. Nesse jogo, a vida foi submetida ao cálculo administrativo, visando a eliminar a negatividade, os riscos e modos de resistências que impedem a realização do capital e de sua comunicação. É dessa perspectiva que a alteridade do deficiente, a qual resiste ou retarda a nova ordem, é negada, pois sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  16
    El medio y el dispositivo de seguridad: consideración desde el pensar foucaultiano.Jorge Vélez Vega - 2016 - Hybris, Revista de Filosofí­A 7 (1):109-128.
    El ensayo tiene el propósito de dilucidar la relación establecida por Michel Foucault entre el medio, los dispositivos de seguridad y la población. Elementos que pueden ser anexionados o circunscritos en el ejercicio del biopoder en la Modernidad. Al exponer la relación de estos elementos preguntamos por la existencia dada del organismo o del viviente en su medio, lo cual conlleva conocer la emergencia del concepto medio y, a su vez, saber cómo se dio su desbloqueo epistemológico en el (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    Cultura, poder y rol de los intelectuales: El dilema de la batalla en el campo.Claudio Esteban Merino Jara - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    El siguiente trabajo se circunscribe en los dilemas que vivencia el profesional, el intelectual que se posiciona en una trinchera del conocimiento que tiene causa común con el enfrentamiento del modelo económico-social actual. Analiza la pugna que existe entre la satisfacción de necesidades de la institución donde trabaja y aquellas necesidades explicitas y latentes del grupo humano donde materializa el ejercicio disciplinario La finalidad, entonces, es sumarse al proyecto social que llama a la militancia en el campo, a la resignificación (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Da Biopolítica À Necropolítica Contempor'nea: Implicações Do [Neo]Liberalismo Na Governamentalidade e a Tarefa Descolonial No Brasil.Leonardo Marques Kussler - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (27):67-79.
    O tema da política sobre a vida é marcado por uma mudança na forma de governo exercida na institucionalização do biopoder, especialmente a partir da entrada do capitalismo como elemento balizador da governamentalidade. No presente artigo, o objetivo principal é mostrar como a biopolítica governamental, notadamente proposta pelos estudos de Michel Foucault, nos anos 70, desdobra-se e lastreia a tese da necropolítica de Achille Mbembe e suas implicações práticas na contemporaneidade. Para isso, comparo alguns excertos de textos de Foucault, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles.Marcos Carneiro Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):38-55.
    O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica.Lourdes de Fátima Bezerra Carril - 2023 - Odeere 8 (3):9-28.
    Este trabalho pretende analisar a implementação do Art. 26-A (Lei 9394/96), na escola pública brasileira, buscando contribuir com os debates sobre os desafios que impedem a presença ou não da cultura africana, afro-brasileira e indígena, nos currículos escolares. Analisamos que os pensamentos se transformam em práticas de governamentalidade, para a qual a geopolítica associa-se ao biopoder, catalisando estratégias de controle social. Nesta questão, valemo-nos do conceito da colonialidade do poder para discutir as identidades demandadas e articuladas, e de como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Breves considerações sobre os impactos da racionalidade neoliberal no Estado, na democracia e na liberdade individual: a import'ncia dos pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu para a compreensão do Estado Contempor'neo.Marco Anthony Steveson Villas Boas - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:120-135.
    O presente artigo, a partir de uma abordagem prospectivo-reflexiva, apresenta aspectos pontuais de pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, cujo objetivo é trazer a lume os conceitos de governamentalidade, biopoder, biopolítica, campo, habitus, capital e violência simbólica, para a compreensão do neoliberalismo e do seu impacto no Estado, na democracia e na liberdade individual. Tais conceitos servem aqui como ponto de partida à apresentação de perspectivas descendentes das primeiras, desenvolvidas pelos teóricos Giorgio Agamben, Wendy Brown e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Da formação de nossas almas ou da razão de nosso status: A concepção de poder em Foucault.Augusto Bach - 2013 - Dissertatio 38:247-268.
    O artigo pretende iluminar a significativa pesquisa de Foucault sobre o poder no fim dos anos setenta. A interação entre diversos eventos históricos, disciplinas e subjetividade fornece a dimensão da incipiente noção de biopoder em sua obra. Com o fito de compreender o objetivo maior de Foucault nesses anos, ele também faz uso da diferença estabelecida entre duas concepções de poder: o medieval poder de matar e seu contraste com a moderno poder de fazer viver. Tal disparidade coloca em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Aborto: da demonização da mulher na Idade Média à criminalização no ordenamento jurídico contempor'neo.Carla Letícia Domingues - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    O presente trabalho pretende demonstrar o papel da mulher no contexto da acumulação primitiva, com ênfase na transição do sistema feudal para o sistema capitalista, situando a vida sexual e reprodutiva da mulher como objetos do mecanismo de controle do Estado e da Igreja para alcance de seus interesses e perpetuação de seu poder. Analisamos o fenômeno da caça às bruxas dentro da obra Calibã e a Bruxa (2004), de Silvia Federici, pautando a questão da criminalização do aborto na legislação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  39
    A Psicanálise para Foucault: ontologia ou Hermenêutica?Carolina de Souza Noto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):57-76.
    RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o estatuto que Foucault confere à psicanálise. Em As palavras e as coisas, de 1966, Foucault condena todo tipo de reflexão que procura conferir estatuto ontológico à finitude humana. Nesse sentido, faz-se necessário investigar se a crítica que Foucault endereça à psicanálise depois de 66 se dá nos mesmos termos que a crítica feita às analíticas da finitude. Ou seja, trata-se de entender se a acusação de que a psicanálise não passa de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Os usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia / Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía.Óscar Emerson Zuñiga Mosquera - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020003.
    O presente trabalho trata dos usos que destacados filósofos italianos têm dado à noção de biopolítica. O estudo é a continuação do diálogo transdisciplinar entre a filosofia da educação e a agroecologia. P arte da pesquisa de doutorado na área de educação, onde se analisaram as práticas pedagógicas da agroecologia, o qual denominamos como agroecopedagogia. Utilizando a ferramenta arqueogenealógica, a pesquisa indagou pelas relações de poder veiculadas em ditas práticas. Aqui apresentamos parte dessa discussão, incorporando também a chamada ecopedagogia. Como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Biopolitics and Agonistics: From Foucault to Negri and Hardt.Thiago Mota - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):491-514.
    RESUMO O artigo reconstrói a discussão acerca da biopolítica nos pensamentos de Foucault e de Negri e Hardt, a fim de ressaltar a importância que pode adquirir, nesse contexto, a noção de agonística. De início, abordamos de maneira introdutória os conceitos de biopolítica e governamentalidade em Foucault, bem como sua relação com o liberalismo e o neoliberalismo. Também examinamos as ambiguidades que marcam as práticas de liberdade e as possibilidades de resistência em um mundo governado pelo biopoder. Em seguida, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Disciplina, controle e as novas servidões e sujeições do capitalismo.Vladimir Moreira Lima Ribeiro - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):144-161.
    Este trabalho tem o intuito de discutir a relação entre capitalismo e subjetividade na atualidade. Assim, a proposta é realizar um percurso marcado por dois grandes momentos do capitalismo observando a relação retroalimentar que este teceu com os processos de subjetivação. De início, caberia explorar as análises de Michel Foucault no que diz respeito ao momento de consolidação do capitalismo, isto é, sua necessidade de se constituir como uma “sociedade disciplinar” e de funcionar hegemonicamente a partir de uma nova tecnologia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Da Arquitetura da Inclusão (Sociedade Disciplinar) à Engenharia da Exclusão (Biopolítica): uma Análise a partir da Arqueologia/Genealogia do Poder em Michel Foucault.Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth & Mateus de Oliveira Fornasier - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A partir da análise da arqueologia/genealogia do poder de Michel Foucault, o presente artigo propõe-se a discutir a evolução do conceito de poder disciplinar para o conceito de biopolítica, com base na transição que o filósofo identifica, no que se refere à organização do espaço urbano, da arquitetura e do urbanismo para a engenharia. Procura-se responder, com o artigo, à seguinte objeção: em que medida a arquitetura da sociedade disciplinar a partir da concepção de estruturas de disciplinamento dos corpos com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Foucault e a Educação.Letticiae Pontes Bittencourt - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:25-35.
    Neste trabalho, é proposta a discussão das possibilidades da educação como agente normalizador ou libertador dentro do sistema biopolítico de manutenção do capitalismo, sob o domínio do qual vivemos desde os últimos séculos. Há que se considerar ainda o surgimento da pedagogia nesse contexto histórico-social e a sua utilização como um poder-saber que age também em função da normalização.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    (Re)Pensando Políticas e Culturas Identitárias No Currículo.Laura Cristina Vieira Pizzi & Walter Matias Lima - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:162-172.
    Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Políticas de la Vida y Estética de la Existencia En Michel Foucault.Silvana Vignale - 2014 - Praxis Filosófica:169-192.
    En sus últimos años Foucault dedicó su trabajo a los aspectos de una ética de sí en las relaciones entre sujeto y verdad en la Antigüedad Clásica y Grecorromana, y presentada como una “estética de la existencia”. Este es un giro en la obra de Foucault hacia el plano de la subjetivación, es decir hacia los procesos mediante los cuales el sujeto se constituye a sí mismo, en una relación de sí consigo. Abordaremos esta cuestión tomando la noción de bios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A normalização da sociedade: uma questão de poder.Maria Rita Medeiros Fontes - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):38-49.
    Este artigo tem por objetivo ampliar a compreensão daquilo que Michel Foucault definiu como a “função-psi” e suas influências na instauração do poder. Esse poder se refere ao desenvolvimento de um saber sobre o comportamento humano, cujo conhecimento foi e vem sendo utilizado pelo que Foucault chamou de “normalização” da sociedade. É também objeto deste trabalho buscar o entendimento do “poder disciplinar”, surgido a partir dos estudos do comportamento humano pela Psicologia, para entender como esses estudos promoveram a patologização das (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Do espetáculo ao encarceramento: os destinos da morte na filosofia de Foucault.Fábio Luís Ferreira Nóbrega Franco - 2017 - Doispontos 14 (1).
    O presente artigo pretende analisar o processo que, de acordo com Foucault, levou ao abandono da morte pelo poder durante a transição do poder soberano para o disciplinar, na virada do século XVIII para o século XIX. Para tanto, assumindo a perspectiva das práticas punitivas, privilegiada pelo lósofo francês, buscaremos compreender, primeiramente, o papel assumido pela morte na justiça soberana. Em seguida, acompanharemos as transformações nas táticas punitivas motivadas pela consolidação do capitalismo, no bojo das quais o encarceramento emerge como (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training.Robson Carlos Loureiro & Luciana de Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008.
    A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    As reviravoltas de um conceito: a crítica do “poder” em Michel Foucault.Renato Alves Aleikseivz - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):83-97.
    Nesse artigo, empreenderemos uma reflexão sobre a analítica do poder em Michel Foucault. Nossa intenção é percorrer a produção foucaultiana a partir de meados dos anos setenta até início dos anos oitenta, buscando compreender os deslocamentos ou “reviravoltas” pelos quais o conceito de poder sofreu ao longo do tempo. Procuraremos mostrar que é possível identificar três momentos na pesquisa de Foucault. Em primeiro lugar, ao tentar se afastar da tradicional compreensão jurídica-discursiva do poder, ele introduz uma análise inédita a respeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Neoliberalismo y el deber de morir: perspectivas biopolíticas y psicopolíticas.José Luis Guerrero Quiñones - 2023 - Isegoría 68:e29.
    El objetivo de este artículo es explorar y ofrecer diferentes hipótesis que puedan dar cuenta de una adecuada comprensión del deber de morir y su relación con la biopolítica desde dos enfoques olvidados. En primer lugar, se analizará la muerte desde una perspectiva biopolítica para comprender el papel crucial que tiene para el biopoder. En segundo lugar, la atención se centra en la implicación doble que tiene la muerte para el biopoder, ya que podría ser bien un desafío (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    De la Biopolítica a la Psicopolítica: Comunicación, Poder y Subjetividad a Partir de Michel Foucault.Pedro Cerruti - 2017 - Astrolabio: Nueva Época 19:144-165.
    Se plantea un trabajo de problematización socio-filosófica de la dimensión mediática de nuestros modos contemporáneos de coexistencia que retoma la perspectiva analítico-crítica formulada por Michel Foucault. En primer lugar, se considera la problematicidad de la ausencia de una indagación en profundidad al respecto en su obra; y se enfocan los escasos lugares en los que él mismo se refirió a la temática, especialmente sus indicaciones relativas a la emergencia de la noción de “público” como una dimensión particular de la población. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  55
    La imbricación vida-poder en las filosofías de Michel Foucault y Giogio Agamben.Marcelo Raffin - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 50:961-967.
    Esta ponencia pretende hacer explícita la particular relación que Michel Foucault y Giorgio Agamben postulan entre la vida y el poder como una relación de imbricación por la cual el poder siempre ha dado forma a la vida, en el sentido de lo viviente, apresándola bajo modalizaciones específicas y, por esta vía, propone asimismo una hermenéutica de las formas contemporáneas del sujeto a partir de la relación señalada. A tal fin, se revisará la forma particular en que la vida en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  38
    Ética e política em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):157-175.
    Pretende-se analisar como, no pensamento de Michel Foucault, a investigação em torno da ética do cuidado de si pode ser lida como desdobramento da ideia de governamentalidade, problematizada a partir de 1978; procura-se indicar, ainda, que essa ética do cuidado de si é a condição do governo político dos outros, na leitura da tradição socrática, o que possibilita uma revisitação da política. Mas, desde a avaliação que Foucault faz da figura de Sócrates em relação à política ateniense até seu diagnóstico (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  49
    Da biopolítica a necropolítica e a racionalidade neoliberal no contexto do COVID-19.Rogério Luis da Rocha Seixas - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e50.
    Neste artigo, desenvolveremos algumas considerações gerais, referentes a noção de biopolítica e biopoder de Michel Foucault relacionadas com a teoria da Necropolítica, enquanto política de morte e o exercício do necropoder, proposta pelo pensador camaronês Achille Mbembe e como essa se relaciona ao fenômeno de pandemia da Covid-19. Pretendemos assim problematizar, à luz dos aportes teóricos tanto da reflexão perpetrada por Michel Foucault, a partir do conceito de Biopolítica, quanto da noção de Necropolítica proposta por Mbembe, as questões políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Vida e poder – reflexões acerca da pandemia atual.Davi Maranhão De Conti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e44.
    Este artigo se divide em quatro partes. Inicialmente apresentamos a noção de biopolítica de modo introdutório, considerando a relação entre poder soberano e biopoder. Voltamo-nos para a elaboração foucaultiana do termo de modo a esclarecer, em linhas gerais, seu sentido. Essa breve análise da noção de biopolítica encaminha-nos para o conceito de tanatopolítica, que aparece, na segunda parte do texto, como epíteto da derivação funesta da biopolítica. Na terceira parte, a partir de uma perspectiva biopolítica, lançamos luz sobre a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Corpos (in)dóceis.Renan Pavini - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    Neste artigo, pretendo refletir, partindo do entendimento do último Foucault sobre Baudelaire, de que o estilo de vida cínico, que o filósofo francês encontrou entre os gregos, é algo raro e singular entre os modernos e, por isso, a vida artista, como apresentada em Le courage de la vérité, torna-se essencial na medida em que ela seria o exemplo mais forte, na modernidade, de luta e de resistência. Mesmo assim, o que tentarei mostrar é que Foucault ainda parece dizer o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  40
    Self-Knowing Agents * By LUCY O'BRIEN.Lucy O’Brien - 2009 - Analysis 69 (1):187-188.
    How is it that we think and refer in the first-person way? For most philosophers in the analytic tradition, the problem is essentially this: how two apparently conflicting kinds of properties can be reconciled and united as properties of the same entity. What is special about the first person has to be reconciled with what is ordinary about it. The range of responses reduces to four basic options. The orthodox view is optimistic: there really is a way of reconciling these (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   88 citations  
  47. A stimulus-response analysis of anxiety and its role as a reinforcing agent.O. H. Mowrer - 1939 - Psychological Review 46 (6):553-565.
  48.  54
    Habit strength as a function of the pattern of reinforcement.O. H. Mowrer & H. Jones - 1945 - Journal of Experimental Psychology 35 (4):293.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   55 citations  
  49.  40
    Anxiety-reduction and learning.O. H. Mowrer - 1940 - Journal of Experimental Psychology 27 (5):497.
  50.  16
    Two-factor learning theory reconsidered, with special reference to secondary reinforcement and the concept of habit.O. H. Mowrer - 1956 - Psychological Review 63 (2):114-128.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   30 citations  
1 — 50 / 999