Results for 'Cultura escrita'

1000+ found
Order:
  1.  14
    clasificando la cultura escrita guaraní. Un enigmático documento trilingüe de las misiones jesuíticas del Paraguayclassifying Guarani Written Culture.An Enigmatic Trilingual Document from the Jesuit Missions of Paraguay.Fabián R. Vega & Guillermo Wilde - 2019 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    (Des)clasificando la cultura escrita guaraní. Un enigmático documento trilingüe de las misiones jesuíticas del Paraguay(De)classifying Guarani Written Culture.An Enigmatic Trilingual Document from the Jesuit Missions of Paraguay.Fabián R. Vega & Guillermo Wilde - 2019 - Corpus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    De Protágoras a Dante: Iniciación a la cultura escrita.Cabrera Expósito Miguel Ángel - 2019 - Argos 6 (17):102-117.
    La cultura occidental, con la que vivimos y entendemos, nació bajo los auspicios de un triple ente: la conjugación de lacultura arábigo-musulmana, la civilización germano-eslava y el mundo clásico-bíblico; todos éstos vendrían a encajar, en principio, los miembros articulados del hombre moderno occidental. En concreto, las lenguas modernas han resultado un vehículo habitual y pertinente de la cultura clásica, en mayor o menor proporción y la someten a su propio arbitrio, creando una nueva dinámica literaria, determinada por razones (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A passagem da cultura oral à cultura escrita em Paulo Freire : ponderações.Marlos de Barros Pessoa - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Reseña de Letra de Índios. Cultura escrita, comunicação e memória indígena nas Reduções do Paraguai, de Eduardo Neumann. Nhanduti Editora, São Bernardo do Campo, 2015, 240 páginas. [REVIEW]Fabián R. Vega - 2017 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Reseña de Letra de Índios. Cultura escrita, comunicação e memória indígena nas Reduções do Paraguai, de Eduardo Neumann. Nhanduti Editora, São Bernardo do Campo, 2015, 240 páginas. [REVIEW]Fabián R. Vega - 2017 - Corpus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Oralidade, escrita e estilo em Platão e Montaigne.Bruno Alonso - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):124-145.
    A crítica de Platão à escrita se situa em meio ao conflito entre o mundo oral e a cultura escrita. Platão escreveu diálogos que são claramente o retrato de discussões que ocorreram na vida real, tenham ou não acontecido verdadeiramente. Os Ensaios de Montaigne, por outro lado, são monólogos que estabelecem uma interlocução com o leitor. Ambos tentaram de alguma forma superar a artificialidade da escrita trazendo ao texto a mesma versatilidade e vivacidade do discurso oral. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    A adocicação do saci na cultura brasileira ou O saci: oralidade, escrita, cultura de massa.José Carlos Sebe Bom Meihy - 2017 - Odeere 1 (2):90-100.
    Pensando a figura “folclórica” do Saci, a proposta deste texto visou dar forma a tantas ideias soltas, hipóteses formuladas ao longo de anos de suposições sobre a dinâmica de nossa identidade, brasileira, filtrada pelo saber popular, expressa pela indústria cultural. Também buscou-se explicar as transformações do personagem, visto como produto manipulado assumido pelo exercício de transposição de tradições transmitidas oralmente, mas que foram apropriadas como oficiais por meio de longo processo de filtragem de narrativas escritas e ilustradas, e assim, transformadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Modos e práticas leitoras, desafios do digital.Justino Magalhães - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022009.
    Cultura escrita, alfabetização e escolarização assinalam uma longa Modernidade de mais de quatro séculos na História do Mundo Ocidental. A cultura escrita congrega informação, conhecimento, pensamento, acção. A aculturação escrita constituiu condição e factor de conhecimento, cidadania e humanitude. Desde finais da Idade Média com a difusão do papel e a mecanização da tipografia, o mundo da leitura alterou-se, em reflexo da maior divulgação do livro impresso. Na transição do Antigo Regime a leitura e a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita.Cecilia M. A. Goulart & Maria Cristina Corais - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):76-97.
    RESUMO Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. Mergulha-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    Abordagem nietzschiana da cultura na obra “o Nascimento da tragédia”.Maria Lucivane de Oliveira Morais - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):51-61.
    O objetivo geral desse artigo consiste em analisar a obra “ O nascimento da tragédia”, escrita por Friedrich Nietzsche em 1872, destacando sua compreensão sobre a cultura. Nela, foram tecidas análises iniciais sobre a cultura grega conceituando-se o papel do apolíneo e do dionisíaco como impulsos estéticos e cósmicos que originavam a tragédia; de Eurípedes e Sócrates como causadores de sua destruição devido à racionalidade intrínseca a um novo juízo artístico. Assim, as criações modernas emergiam constituídas por (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Itinerâncias de escrita.Joaquim Cerqueira Gonçalves - 2011 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Abordagem nietzschiana da cultura na obra “o Nascimento da tragédia”.Maria Lucivane de Oliveira Morais - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):51-61.
    O objetivo geral desse artigo consiste em analisar a obra “O nascimento da tragédia”, escrita por Friedrich Nietzsche em 1872, destacando sua compreensão sobre a cultura. Nela, foram tecidas análises iniciais sobre a cultura grega conceituando-se o papel do apolíneo e do dionisíaco como impulsos estéticos e cósmicos que originavam a tragédia; de Eurípedes e Sócrates como causadores de sua destruição devido à racionalidade intrínseca a um novo juízo artístico. Assim, as criações modernas emergiam constituídas por valores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Aspectos da cultura Kyikatêjê em uma experiência de ensino de Matemática.Jefferson Tassio Fonseca Santos & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:658-667.
    Neste trabalho apresentamos uma experiência de estágio realizada em uma escola indígena Kyikatêjê, na região norte do Brasil e analisamos aspectos dessa experiência a partir dos conceitos de autoridade e espaço comunicativo transcultural. Para tanto, descrevemos de modo breve o contexto no qual a pesquisa de estágio ocorreu, destacando os objetivos do estágio, o período de realização e os professores envolvidos. Nesse relato, situamos o ponto de interesse que motivou a escrita do presente trabalho. Indicado nosso objeto de estudos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  28
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Sobre o resgate de obras filosóficas escritas por mulheres e algumas implicações pedagógicas.Nastassja Pugliese - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):418-444.
    Neste artigo-ensaio, aponto que a pesquisa sobre as obras escritas por mulheres na filosofia tem implicações práticas que interferem no nosso modo de ensinar filosofia e de vivenciar a prática filosófica acadêmica. Elaborando sobre experiências de aula recentes, pretendo mostrar que o projeto de resgate tem um cunho pedagógico na medida em que deixa explícitos vieses de interpretação histórica e fenômenos sexistas da cultura acadêmica. Finalmente, mostro que o projeto de resgate ensina que a história tem conexões profundas com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Cinematografia e Educação: Contribuições Para o Desenvolvimento da Leitura e da Escrita.Joyce Silva Pontes de Oliveira & Fábio de Sousa Dantas - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Este texto vai explanar as diversas contribuições que as obras cinematográficas podem propiciar para a educação, ferramenta essa que pode ser uma grande aliada dos docentes em sala de aula, visto que os filmes chamam a atenção dos aprendentes, diante da transtextualidade e uso de recursos estéticos que dialogam com outras expressões artísticas, além das refrações histórico-sociais possíveis. Nessa perspectiva, compartilhamos algumas experiências didáticas oriundas do projeto “Cine-CAVN: Recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O espaço da escrita epistolar com um novo significado.José Augusto dos Santos Alves - 2017 - Cultura:229-246.
    O Correio Interceptado, que se compõe de 63 Cartas, fornece ao longo dos seus textos exemplos vários sobre o modo de estar em política. Aí são examinados com crítica espirituosa e intransigente diversos actos do poder político em exercício e tratam-se muitos assuntos de interesse para a história contemporânea. O modelo do periodismo da emigração londrina abriu a via, o arquétipo está agora instalado e projecta-se na produção dos periódicos deste período. Da autoria de José Ferreira Borges, emigrado em Londres, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    A fotografia como dissolução e escrita da memória.Rizzia Rocha - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Na década de 1960 a prática do arquivo se torna frequente na produção artística. O arquivo também surge como metáfora do tempo, da memória e do esquecimento de uma cultura. A imobilização do tempo numa imagem mnemônica é ativada por uma espécie de coação em que as representações entre sujeitos ou entre sujeitos e coisas estão próximas do colapso ou do desaparecimento. “Aquilo que sabemos que, em breve, não teremos diante de nós torna-se imagem”, afirma Walter Benjamin. Nesse contexto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença.William de Goes Ribeiro, Renata Lopes Costa Prado & Silmara Lídia Marton - 2022 - Odeere 7 (3):102-121.
    O objetivo do presente texto é trançar experiências com o magistério indígena, dialogando com nossas memórias e referenciais. O texto sai então do trivial, abrindo espaço-tempo para outro modo de escrita coletiva. O inacabamento caracteriza nossa opção, ressaltando mais a riqueza do processo intercruzado, tecido a partir de nossos encontros e conversas, a princípio, aleatórios e depois mais estruturados para a condução deste texto. No ano de 2019, tivemos a fecunda e singular oportunidade de, a partir de distintas áreas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura.Enock Da Silva Peixoto - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):320-330.
    O texto a seguir é fragmento de um trabalho de doutorado e abordará um período específico da vida do jovem Nietzsche, quando ele atuou como soldado-enfermeiro na guerra franco-prussiana. Foi o momento da escrita do seu primeiro livro O nascimento da tragédia. A luta pela cultura figurou como a arma utilizada para vigorar a favor de sua elevação. Visava-se que ela retomasse os clássicos da Antiguidade e da Alemanha como horizontes para orientar um pensamento como “instrumento de combate”. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Literatura e cultura na formação de uma nacionalidade em "bênção paterna".Valdeci Resende Borges - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Identidades Nerd/Geek na web: um estudo sobre pedagogias culturais e culturas juvenis // Nerd/Geek Identities on the web: a study on cultural pedagogies and youth culture.Angela Dillmann Nunes Bicca, Ana Paula de Araújo Cunha, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas & Max de Lima Jahnke - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):87-104.
    Neste texto analisamos blogs da Internet como espaços educativos nos quais se produzem/constroem as identidades juvenis de indivíduos que buscam se inserir no grupo cultural conhecido como nerd/geek. Inseridos nos Estudos Culturais, na sua vertente pós-moderna e pós-estruturalista, valemo-nos da noção de Representação Cultural para analisar como as identidades são constituídas com a escrita/leitura de blogs disponibilizados na web. Destacamos que a forma como se dá o agrupamento dos jovens que escrevem/leem os blogs é efêmera e espontânea, baseada no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Do circo à estação de rádio: música e cultura popular urbanas em Uberlândia - décadas de 1910-60.Newton Dângelo - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Um periódico juvenil: civilidades nas páginas de O Clarim.Dóris Bitencourt Almeida - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):123-144.
    O trabalho investiga a revista O Clarim, produzida pelos alunos de uma escola, em Porto Alegre/RS, entre os anos de 1945 e 1965. A história de O Clarim constitui-se em uma rica documentação de história da educação, pois revela um pouco das representações da cultura juvenil daquele tempo. Aqui interessam os significados da difusão dos discursos difundidos pelo periódico, nos processos de subjetivação provocados pelos textos e suas possíveis influências na construção das identidades daqueles jovens. A pesquisa identifica-se com (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Leitores, tipógrafos e filólogos.João Luís Lisboa - 2011 - Cultura:9-11.
    Filologia será uma palavra forte. Em todo o caso, como se procura demonstrar e como a tradição nos impõe, é apropriada para caracterizar uma das dimensões dos estudos sobre o livro. O conceito remete o leitor para estudos textuais, onde a língua é com frequência elemento central. Será também vista como disciplina que procura a “autenticidade” dos textos. Mas há outro mundo a considerar. Para os estudos sobre os livros, as leituras, a história da cultura escrita, o olhar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Un reloj por un escudo: Diálogo epistolar entre José Ingenieros y Ricardo Rojas.María Carla Galfione - 2014 - Cuyo 31 (2):63-86.
    La transmisión de la filosofía al continente americano puede rastrearse materialmente por medio del examen de las redes comerciales que procuraron la numerosa llegada de libros que alimentaron a las primeras bibliotecas coloniales. En ellas se resguardaron variadas obras filosóficas y humanísticas que fueron fundamentales en la promoción y el desarrollo de la cultura escrita y la educación. Al revisar algunos aspectos centrales del comercio, el control librario y la colección de obras afines en las primeras bibliotecas privadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    Somos quizá ante todo animales poéticos.Michèle Petit - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 29 (1):024001-024001.
    A autora retoma a sua trajetória, o que aprendeu ao longo de mais de trinta anos, interessando-se pelas formas como seus contemporâneos leem (ou não leem). Com as reflexões de Michel de Certeau como referência teórica, ela lembra como se colocou ao lado dos leitores, esforçando-se para prestar atenção às suas formas de apropriação e representação de um livro, um texto escrito ou uma biblioteca. Narra como aprofundou a análise da importância da literatura desde a infância, construindo um espaço para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    El comercio librario y la transmisión de la filosofía a Hispanoamérica.Abel Aravena Zamora - 2014 - Cuyo 31 (2):33-61.
    La transmisión de la filosofía al continente americano puede rastrearse materialmente por medio del examen de las redes comerciales que procuraron la numerosa llegada de libros que alimentaron a las primeras bibliotecas coloniales. En ellas se resguardaron variadas obras filosóficas y humanísticas que fueron fundamentales en la promoción y el desarrollo de la cultura escrita y la educación. Al revisar algunos aspectos centrales del comercio, el control librario y la colección de obras afines en las primeras bibliotecas privadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Obra reunida.Marcelo Velarde Cañazares - 2014 - Cuyo 31 (2):87-93.
    La transmisión de la filosofía al continente americano puede rastrearse materialmente por medio del examen de las redes comerciales que procuraron la numerosa llegada de libros que alimentaron a las primeras bibliotecas coloniales. En ellas se resguardaron variadas obras filosóficas y humanísticas que fueron fundamentales en la promoción y el desarrollo de la cultura escrita y la educación. Al revisar algunos aspectos centrales del comercio, el control librario y la colección de obras afines en las primeras bibliotecas privadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019006. [REVIEW]Dóris Bittencourt Almeida & Julia Poletto - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019006.
    O presente artigo toma como objeto de análise cadernos produzidos por Romana Bragatti, entre os anos de 1934 a 1936, estudante do Curso Complementar do Colégio São José, localizado em Caxias do Sul/RS. O estudo investiga esses suportes de escrita, suas materialidades e enunciados, na tentativa de compreender os usos dos artefatos e os discursos constitutivos da formação docente. Como respaldo teórico, são referenciados António Viñao Frago, Castillo Gómez e Jean Hébrard, autores que trabalham com a história da (...) escrita, exploram aspectos gráficos, apontam para caminhos metodológicos e sinalizam possibilidades de produção historiográfica em torno desses dispositivos. Por meio desses aportes, a pesquisa busca contribuir com a análise desses artefatos da cultura escolar e expressar caminhos de investigação para quem se arrisca a desenvolver pesquisas inscritas nessas perspectivas. Como escrituras disciplinadas, cadernos escolares, em tese, não permitem a expressão da espontaneidade dos escreventes, entretanto, alguns registros produzidos pela aluna, aparentemente sutis, realçam transgressões sobre esse material e sobre o processo de escolarização que vivenciava, possibilitando perceber marcas da autora. Os assuntos que comparecem nesses cadernos versam sobre temas de “História Universal” e de “Pedagogia”, saberes considerados importantes para a formação das estudantes, apresentados descritivamente. Especialmente o Caderno de Pedagogia, para além da descrição, manifesta também um caráter explicativo/prescritivo, constituindo-se, supostamente, em referência de leitura, notadamente de orientação teórica e metodológica. Ao examiná-los, observa-se uma espécie de mimetização dos manuais escolares vigentes. Infere-se que as alunas copiavam textos desses manuais, que eram ditados ou exibidos no quadro-negro pelo professor, considerando o pouco acesso aos livros naquela temporalidade. Em relação ao Caderno de Pedagogia, o que mais se destaca são, por um lado, indicativos de códigos de conduta moral considerados adequados à professora, em conformidade ao processo de feminilização da docência naquele contexto. Por outro, percebem-se indícios de que a futura professora esteve em contato com o escolanovismo, que instituía a Pedagogia em bases científicas, enfatizando a importância da Psicologia Experimental. Palavras-chave : Cadernos escolares. Cultura escrita. Escola Nova. (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    Trincheras de tinta. La escritura de la Historia patria en Colombia, 1850-1908, de Patricia Cardona Zuluaga (2016). Medellín: Fondo Editorial EAFIT, 380 p. [REVIEW]Gabriel Samacá Alonso - 2018 - Co-herencia 15 (58):325-330.
    Internacionalmente, la historiografía colombiana es conocida y recordada por un sugerente trabajo de Germán Colmenares titulado Convenciones contra la cultura: ensayos sobre la historiografía hispanoamericana del siglo xix. Quienes han incursionado en este tipo de estudios se ven enfrentados a su lectura obligatoria, así como a tomar posición respecto a la tesis “discursiva” del colonialista en el estudio de las historias patrias hispanoamericanas. La historiadora antioqueña Patricia Cardona no ha sido la excepción, aunque a lo largo de su trayectoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar. [REVIEW]Dóris Bittencourt Almeida & Julia Poletto - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    O presente artigo toma como objeto de análise cadernos produzidos por Romana Bragatti, entre os anos de 1934 a 1936, estudante do Curso Complementar do Colégio São José, localizado em Caxias do Sul/RS. O estudo investiga esses suportes de escrita, suas materialidades e enunciados, na tentativa de compreender os usos dos artefatos e os discursos constitutivos da formação docente. Como respaldo teórico, são referenciados António Viñao Frago, Castillo Gómez e Jean Hébrard, autores que trabalham com a história da (...) escrita, exploram aspectos gráficos, apontam para caminhos metodológicos e sinalizam possibilidades de produção historiográfica em torno desses dispositivos. Por meio desses aportes, a pesquisa busca contribuir com a análise desses artefatos da cultura escolar e expressar caminhos de investigação para quem se arrisca a desenvolver pesquisas inscritas nessas perspectivas. Como escrituras disciplinadas, cadernos escolares, em tese, não permitem a expressão da espontaneidade dos escreventes, entretanto, alguns registros produzidos pela aluna, aparentemente sutis, realçam transgressões sobre esse material e sobre o processo de escolarização que vivenciava, possibilitando perceber marcas da autora. Os assuntos que comparecem nesses cadernos versam sobre temas de “História Universal” e de “Pedagogia”, saberes considerados importantes para a formação das estudantes, apresentados descritivamente. Especialmente o Caderno de Pedagogia, para além da descrição, manifesta também um caráter explicativo/prescritivo, constituindo-se, supostamente, em referência de leitura, notadamente de orientação teórica e metodológica. Ao examiná-los, observa-se uma espécie de mimetização dos manuais escolares vigentes. Infere-se que as alunas copiavam textos desses manuais, que eram ditados ou exibidos no quadro-negro pelo professor, considerando o pouco acesso aos livros naquela temporalidade. Em relação ao Caderno de Pedagogia, o que mais se destaca são, por um lado, indicativos de códigos de conduta moral considerados adequados à professora, em conformidade ao processo de feminilização da docência naquele contexto. Por outro, percebem-se indícios de que a futura professora esteve em contato com o escolanovismo, que instituía a Pedagogia em bases científicas, enfatizando a importância da Psicologia Experimental. Palavras-chave : Cadernos escolares. Cultura escrita. Escola Nova. (shrink)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Textualidade, oralidade e materialidade: reflexões sobre hermenêutica e arqueologia.Roberto Wu - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-14.
    Quais os limites da contribuição da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer aos estudos arqueológicos? Tal questão, aparentemente marginal e de somenos, pois suscitada pela sua aplicabilidade em outra área de conhecimento, toca, segundo nos parece, as esferas fundamentais da realização da linguisticidade (textualidade, escrita, oralidade, corporeidade e arte) e conduz a uma reflexão sobre o estatuto do vestígio (ou rastro), tema que parece mostrar certos entraves em sua proposta filosófica. Uma análise sobre a abordagem gadameriana de vestígio mostra que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  32
    Argumentar En Dos Disciplinas Universitarias: Una Aproximación Toulminiana a La Argumentación Académica En Letras y Biología.María Elena Molina & Constanza Padilla - 2013 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 23 (1):62-79.
    Toulmin (2001) sostiene que la invención de las disciplinas,un cambio iniciado en el siglo XVII, involucró factores tantointelectuales como institucionales. Intelectualmente, el uso dela geometría cartesiana como modelo de conocimiento proveyólos fundamentos; institucionalmente, la división del trabajo enprofesiones y disciplinas hizo el resto. Sin embargo, este cambiose produjo lentamente y sólo alcanzó su apogeo durante el sigloXX, con la conformación de lo que Snow (2012) reconoce comolas dos culturas: las Humanidades y las Ciencias Naturales.Focalizando esta distinción, proponemos reflexionar sobre laargumentación (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Ecofictions and Imaginay of Water and its importance for cultural memory and sustainability.Eloy Martos Núñez & Alberto Martos García - 2013 - Alpha (Osorno) 36:71-91.
    La cultura del agua debe ser vinculada de forma especial a las manifestaciones del patrimonio cultural intangible de los pueblos, como las tradiciones orales o escritas, la simbología o los rituales, que conforman lo que llamamos los Imaginarios del Agua. Estos deben ser analizados y deconstruidos a la luz de los nuevos paradigmas, como la hermenéutica y la ecocrítica. De este modo, la mitografía ayuda a perfilar el significado profundo de la cultura del agua ante las nuevas demandas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    El legado filosófico español e hispanoamericano del siglo XX.Manuel Garrido (ed.) - 2009 - Madrid: Cátedra.
    Este libro cuenta la historia de pensamiento filosófico y científico español e hispanoamericano desarrollado a lo largo del recién pasado siglo XX. Su propósito es ser un companion, una guía o compañero, que introduzca y oriente en esta materia de una manera eficaz, atractiva e interesante. La primera de sus cuatro partes se ocupa de la llamada Edad de Plata de la cultura española, que comienza en los últimos años del siglo XIX y termina con el estallido de la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38. Lugar, sujeción y mirada: relaciones entre imágenes y palabras en las artes visuales contemporáneas centroamericanas.Pablo Hernández Hernández - 2010 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 48 (123):107-113.
    El siguiente texto contiene una presentación resumida de la investigación doctoral del autor. Tomando como ejemplo la producción de las artes visuales centroamericanas del período inmediatamente posterior a la firma de los acuerdos de paz en la región se analizan las relaciones entre imagen y palabra en las obras del arte visual en que se experimenta con diversas dimensiones de la palabra escrita. Para realizar ese análisis ha sido necesario construir un aparato conceptual y un esquema de análisis que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    Transcendence of educative ideology of Felix Varela in Letters to Elpidio.Irma Niurka Falcón Fariñas - 2015 - Humanidades Médicas 15 (1):23-45.
    En este trabajo se analiza la vigencia del pensamiento educativo de Félix Varela en Cartas a Elpidio. En particular se estudian sus ideas acerca del método científico en la enseñanza y de la subordinación del bien individual al bien común. Asimismo se toman en consideración las condiciones y el momento histórico en que fue escrita, su alcance local, nacional y latinoamericano en correspondencia con el actual ámbito de la Universidad de Ciencias Médicas y otras personalidades de la cultura. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Las bases subjetivas de la violencia política en Atoyac, Guerrero (México). Una interpretación del proceso insurreccional de la guerrilla del Partido de los Pobres en los años sesenta del siglo XX.Francisco Ávila Coronel - 2019 - Ratio Juris 14 (29):267-290.
    El presente artículo busca explicar el proceso de insurrección de la guerrilla del Partido de los Pobres, liderado por el maestro rural Lucio Cabañas Barrientos en Atoyac, Guerrero. El enfoque de esta investigación busca estudiar las violencias culturales y sociales cotidianas, como parte de un proceso histórico que formó parte del fenómeno de la violencia política-caciquil. El problema-eje de esta investigación será la contrarreforma agraria iniciada durante los años cuarenta del siglo XX, que hacia los años sesenta producirá en Guerrero (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools.José Edimar de Souza - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):441-459.
    Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs, pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Propuesta de una evaluación integral para el Bachillerato de la enseñanza del inglés en la Escuela de Literatura de la Universidad Nacional de Costa Rica.Natin Gerardo Guzmán Arce & Mayra Loaiza Berrocal - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (2):17-28.
    La propuesta que se presenta en este artículo tiene como objetivo principal establecer una coordinación evaluativa de las materias de los diferentes cursos impartidos en el Bachillerato de la Enseñanza del Inglés (BEI) de la Escuela de Literatura y Ciencias del Lenguaje (ELCL) de la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA). Esta propuesta de Evaluación Integral tiene el fin de lograr un vínculo entre los instructores, objetivos de los cursos y el aprendizaje del idioma per se. La evaluación integral busca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Averroes: una biografía intelectual.Pacheco Paniagua & Juan Antonio - 2011 - Córdoba: Editorial Almuzara.
    El objeto de este libro es mostrar quién fue, qué pensó y cual es el sentido, para nosotros, del pensamiento de Abu al-Ualíd Muhammad ibn Ahmad ibn Muhammad ibn Ahmad ibn Ahmad Ibn Ruxd, en adelante Averroes, nombre que deriva de la latinización del apelativo Ibn Ruxd, nacido en Córdoba en 1126 y muerto en Marrakex en 1181. Su impronta en la cultura de su tiempo le hizo figurar nada menos que entre el auténtico canon onomástico de la teología (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Ecumenism with Pentecostals. Analysis from the recent Spanish language bibliographic evidence.Patricio Merino Beas - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:129-144.
    Resumen: Este artículo presenta un análisis del ecumenismo entre católicos y pentecostales en América Latina, a través, de la revisión de obras recientes e importantes, por su envergadura y seriedad metodológica, escritas en lengua castellana. La panorámica que nos presentan las obras recientes que intento relacionar, ofrecen categorías que abren un camino esperanzador para el diálogo ecuménico entre católicos y pentecostales. Ciertamente, con dificultades y desafíos, pero con bases y experiencias interdisciplinarias e interconfesionales de mucha riqueza. En el análisis y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A formação de Roma E os primórdios da literatura latina.Airton Ceolin Montagner - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):9-17.
    Se os romanos começaram a desenvolver tardiamente sua literatura, é porque, desde os primórdios, necessi-taram firmar-se como nação e solidificar princípios e valores que se perpetuariam em sua cultura. De início, cuida-ram da expansão e da organização da urbs e da civitas. Com a anexação de outros povos e novas culturas, tomaram conhecimento de outros valores, os quais foram submetidos ao gênio da assimilação e da universalização, sua marca inconfundível. Foram capazes de desenvolver um sistema de escrita que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos acervos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  21
    A naturaleza humana: obsoleta ou civilizada?Daniel Serrao - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):483-504.
    Resumo Ensaio expositivo e interpretativo das perguntas sobre a natureza humana e das respostas que o pensamento moderno, em Merlin Donald e outros, vai dando. A perspetiva fisicalista, neurobiológica, é analisada a partir de Joseph LeDoux, e outros, comentando as suas teses principais. É dada ênfase particular à evolução das capacidades da mente humana na transição da cultura mimética para a cultura oral, a criação mítica e o advento da escrita e das outras formas de cultura (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. La sociedad del espectáculo de Guy Debord: 50 años después.José Ramón Fabelo Corzo - 2019 - In Mayra Sánchez Medina & José Ramón Fabelo-Corzo (eds.), Coordenadas epistemológicas para una estética en construcción. Puebla, Pue., México: Colección La Fuente. pp. 259-274.
    En 1967, el francés Guy Debord escribía un resonante texto, La sociedad del espectáculo, en el que nos ofrece una penetrante y aguda reflexión sobre la sociedad de consumo —cuya experiencia directa vive en la Francia de la posguerra—, donde florece la economía de la abundancia, la industria del ocio, la generalización de los medios de comunicación audiovisual y la propagación del llamado american way of life. Anclado fuertemente en las ideas de Marx sobre la alienación y el fetichismo mercantil, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    Des-clasificar a Pinocho.Esther Charabati - 2023 - Childhood and Philosophy 19.
    ResumenLas aventuras de Pinocho es uno de esos pocos cuentos que no solo ha resistido al paso del tiempo, sino que se incorporó a la cultura y 139 años después, sigue recreándose en versiones literarias, cinematográficas, teatrales, plásticas, incluso pedagógicas. En este artículo tratamos de levantar algunos de los velos con los que Disney cubrió una parte importante de la historia dejando fuera, por ejemplo, el tema de la pobreza. Hoy nos preguntamos si un producto cultural como Las aventuras (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Leer a Maquiavelo, traducir el Corán: Muhammad, príncipe y legislador en el Alcorano di Macometto (Venecia, 1547).Pier Mattia Tommasino - 2012 - Al-Qantara 33 (2):271-296.
    Este artículo se centra en L'Alcorano di Macometto, escrito por Giovanni Battista Castrodardo de Belluno (1517 ca.-1588 ca.) e impreso por Andrea Arrivabene en Venecia en 1547. Aunque hoy sea considerado como una torpe paráfrasis de la traducción latina del Corán de Roberto de Ketton (1143 AD), un examen atento demuestra que L¿Alcorano costituyó una práctica y exitosa enciclopedia de bolsillo sobre la historia del islam y del Imperio otomano. Siguiendo una intuición de Alessandro D¿Ancona (1889), analizo los textos históricos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000