Results for 'compromisso com o mundo, Arendt, honra, política'

998 found
Order:
  1.  11
    Compromisso com O mundo.Cláudio Boeira Garcia - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):49-69.
    Writings celebrations and honors to authors seem to correspond to distinct dispositions. Celebrations require, above all, that the writings had obtained significant recognition from readers. Honor, sometimes, can be dedicated to writers because they are authors nevertheless, most of the times, honors are towards those writers that – because of the nature of their activity – constantly go apart from the discursive interrelationship with their peers therefore this solitude does not prevent them of an intensesharing of the human common preoccupations (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    O Distanciamento entre filosofia e política, e o sentido da política em Hannah Arendt.Tamíris Moreira Simão - 2021 - Perspectivas 6 (2):319-334.
    Hannah Arendt identifica no pensamento de Platão aquilo que ela designa como “Tirania da Verdade”, ao mesmo tempo em que nos mostra de que modo essa “tirania” se fundamenta a partir de uma cisão entre filosofia e política. Essa cisão causa uma progressiva degradação da política que deixa de ser o espaço do próprio exercício da liberdade para ser meramente aquilo que garante a existência de liberdades individuais e que preserva a reprodução da vida. Ademais, ao ser apartada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Vida (Zoé), mundo e política: uma reflexão sobre os aspectos biopolíticos no pensamento de Hannah Arendt.Fabio Abreu Passos - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):275-306.
    Nos últimos anos, a pesquisa em torno do pensamento arendtiano tem buscado explicitar a existência de elementos biopolíticos, mesmo que estes não apareçam no interior de seu pensamento de maneira evidente. Para tanto, se tem procurado, fundamentalmente, em A condição humana, conceitos biopolíticos que colocariam Arendt no rol daqueles que na modernidade lançaram luz sobre a biologização da política e o esvaziamento da esfera pública. Também acreditamos que há, no interior das reflexões arendtianas, elementos biopolíticos. Contudo, nosso objetivo é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas.Romero Júnior Venâncio Silva & Iuri Ribeiro dos Santos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):5-19.
    Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Literatura à margem: sete conferências de Cristovão Tezza.Cristóvão Tezza - 2018 - Porto Alegre: Dublinense.
    Nesta coletânea de sete conferências apresentadas nos últimos dez anos em eventos literários, universidades e na Academia Brasileira de Letras, e revisadas especialmente para esta edição, Cristovão Tezza discute a criação literária sob uma ampla gama de temas, que abarcam desde a relação da literatura com a psicanálise até as fronteiras entre a ficção, a biografia e o ensaio. Em linguagem clara e pontuada pelo humor, com um rigor conceitual que passa longe do jargão acadêmico, o premiado autor do romance (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Passos, fábio A. O conceito de mundo em Hannah Arendt : Para Uma Nova filosofia política. – 2. ed. rev. E ampl. – Rio de janeiro : Lumen Juris, 2020. 280 P. [REVIEW]Ângelo Rafael Da Silva Pereira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):47-50.
    Fábio Abreu dos Passos é doutor em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos temas relacionados à Filosofia Política Contemporânea, a partir dos seguintes autores: Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben. É autor também da obra A Faculdade do Pensamento em Hannah Arendt:: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Que não pereça o mundo: verdade, memória e política em Hannah Arendt.Natalia Tavares Campos - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):219-232.
    Se verdade e política emergem, inicialmente, na obra de Hannah Arendt, como lados antagônicos em uma oposição aparentemente irresolúvel – oposição marcada, originariamente, pelo conflito entre a verdade do filósofo e as opiniões dos cidadãos –, em seu ensaio Verdade e política, publicado pela primeira vez em 1967, a autora parece colocar em novos termos a relação entre ambas, pensando-a, afinal, a partir de uma outra perspectiva. Considerando este contexto, o objetivo deste artigo é examinar a relação que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Política E diálogo: Reflexões a partir de Eric Weil E Hannah Arendt.Judikael Castelo Branco - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O artigo aborda o diálogo como dimensão política da linguagem. Partimos do fato de que se, por um lado, a relevância do tema é confirmada pelas dificuldades dos debates políticos sobre os problemas comuns de convivência em comunidades multiculturais e plurirreligiosas, por outro, a filosofias de Weil e de Arendt contribuem para recolocar o diálogo como uma real condição de possibilidade para a ação política. Para isso, retornamos à abordagem do diálogo como virtude, em Weil, e como expressão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Ética e política em Hans Jonas e Hannah Arendt.Éric Pommier - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):227.
    Para além do fato de comungarem as suspeitas contra os desenvolvimentos modernos da técnica e os riscos que eles representam para o mundo humano, Hans Jonas e Hannah Arendt se distanciam quanto às condições que permitiriam preservar um tal mundo. O primeiro nos convida a desenvolver uma ética da responsabilidade para com a vida enquanto a segunda desenha uma política da ação humana que escapa do ciclo vital. A constatação dessa divergência serve, no entanto, de pretexto para pensarmos uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  13
    A dimensão política da linguagem na perspectiva de Hannah Arendt.Judikael Castelo Branco & Lara França da Rocha - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):218-239.
    Identificando que o discurso é um atributo essencialmente humano, fundamental para a convivência dos indivíduos e para a constituição de um espaço no qual falamos e somos ouvidos, Hannah Arendt assinalou a importância da palavra para a edificação do mundo, enquanto construção plural. Diante disso, o presente artigo pretende investigar a dimensão política da linguagem na perspectiva arendtiana. Considerando que esta temática nos fornece uma chave de leitura abrangente pela teoria política da autora, assinalaremos a intrínseca relação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  32
    Quando o mundo se movimenta o vivo estremece: narrativas de uma cartógrafa em seu encontro com um coletivo hospitalar.Simone Mainieri Paulon, Débora de Moraes Coelho & Fernanda Luz Beck - 2010 - Revista Aletheia 32:161-173.
    A partir de um personagem conceitual, a cartógrafa, as autoras descrevem e analisam os encontros promovidos por uma intervenção institucional realizada com a equipe de trabalhadores da Emergência de um hospital de grande porte de Porto Alegre. Utilizando o conceito de atenção ao presente, a interven..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    O Significado da ação política em Hannah Arendt.José Eronides de Sousa Pequeno Junior - 2021 - Perspectivas 6 (2):176-189.
    O presente artigo apresenta as principais distinções feitas por Arendt em torno do seu conceito de ação, assim como debate as críticas a respeito da irrelevância do conceito de ação, e seu distanciamento da política real. As críticas ao conceito de ação política debatidas no artigo partiram de Jürgen Habermas e Martin Jay. O primeiro acusa Arendt de equiparar a ação estratégica à instrumental, e, portanto, situá-la fora do âmbito político, o segundo autor vai mais longe e acusa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Hannah Arendt e Gilbert Simondon entre a natureza e a cultura.Diego Paim de Souza - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Este artigo trata de colocar em diálogo as filosofias de Hannah Arendt e Gilbert Simondon no que diz respeito à relação entre a natureza e a cultura. Contemporâneos, mas advindos de tradições distintas, os dois autores elaboraram filosofias preocupadas com a alienação da realidade humana em relação à progressiva transformação tecnológica. Enquanto Hannah Arendt associa o progresso da técnica com o advento do social e, com isso, o esvanecimento da política, Simondon considera que o estágio maquínico da concretização dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Hannah Arendt.Richard de Lima Gazzola - 2024 - Controvérsia 20 (1):134-147.
    Parto de uma conceitualização geral de como o problema do mal fora abordado ao longo da tradição filosófica e religiosa, enquanto problema ontológico e relativo, no mais das vezes, a uma teodiceia que busca explicar a existência do mal no mundo. Em seguida, abordo uma nova forma de se pensar o problema do mal através do pensamento idealista de Immanuel Kant, que movimentou a problemática em uma direção outra àquela anterior, ou seja, afirmando que o mal não era um problema (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt.João Loyola de Freitas - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):1-14.
    Na atualidade e em grau relevante, sobre o mais instruído ao mais desinformado habitante do mundo ocidental, paira uma idéia, um conceito de educação. A educação, por estar essencialmente ligada às crianças ou a idéia de novo, sugere, em nossa imaginação, um caráter de renovação, de transformação das realidades sociais e políticas. Porém, depois de algumas décadas da presença do sistema moderno educacional, em nossa sociedade, não se vê tanta transformação, quanto se esperava. Uma mente reflexiva que se arriscou a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades relativas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    O mundo-fronteira.Paulo Eduardo Arantes - 2022 - Princípios 29 (60):10-32.
    Paulo Arantes explora a imagem original de fronteira que nasce com a modernidade e reflete sobre seus desdobramentos na atualidade geopolítica. O ponto de partida é a tese do sociólogo polonês Zygmunt Bauman de que os atentados de 11 de setembro de 2001 teriam marcado o fim simbólico da “era do espaço” e inaugurado uma era de vulnerabilidade permanente que ele denomina “terra de fronteira global”. Arantes recupera a teoria schmittiana de “nomos da terra” para explicar a transformação em curso. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  35
    La constitución fiduciaria de la libertad política.Jordi Mundó - 2017 - Isegoría 57:433.
    Algunas formulaciones de la filosofía política reciente han descuidado el carácter históricamente indexado de conceptos como libertad política, propiedad o soberanía, propiciando un uso anacrónico e impreciso de su significado. No obstante, su posición académica y social dominante informa el «sentido común» filosófico- político de nuestra época. Locke constituye un ejemplo de cómo la coyuntura interpretativa liberal, que se desplegó en el siglo XIX y se consolidó en el XX, ha oscurecido una parte de la complejidad y pluralidad (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  20.  1
    Por um mundo comum | In defense of a common world.Jean Wyllys - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):330-342.
    'Por um mundo comum' é um ensaio ao mesmo tempo convidativo e provocativo. À luz da intertextualidade, onde imagem e discurso cooperam heuristicamente, Jean Wyllys promove uma conversa entre seus recentes desenhos e montagens e suas reflexões sobre a política. A noção de mundo comum, ou de comum, aparece em sua reflexão como a invenção central da política, ao retomar, por exemplo, o pensamento de Arendt e sua noção de inter homines esse [estar entre os humanos] como um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Poder político fiduciario y soberanía popular. Libertad política, confianza y revolución en la filosofía política de Locke.Jordi Mundó - 2020 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 81:33-48.
    La teoría republicana moderna de la concepción revolucionaria de la soberanía popular tuvo un eslabón fundamental en la filosofía política de John Locke, quien elaboró un argumento en favor de la libertad natural y de la autonomía de juicio de los individuos, y en contra de la sujeción natural y la alienación de la libertad política. Concibe la autoridad política como un poder político fiduciario instituido para el fin del bien público. Cuando los gobernantes actúan para fines (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  55
    O sentido da política em Hannah Arendt.Ana Paula Repolês Torres - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):235-246.
    Buscamos demonstrar que a ação política, na visão de Hannah Arendt, não é meio para atingir qualquer fim, sendo sinônimo de liberdade, o que faz com que a autora problematize a tradicional identificação da política com violência, a partir de uma crítica ao equacionamento, que remonta aos primórdios do pensamento filosófico sobre o tema, de liberdade e vontade, fazer o que se deseja, o que leva a pensadora em questão a trabalhar as duas dimensões da ação política, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  96
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    Hannah Arendt e o espaço público como possibilidade de se pensar a emancipação política das mulheres a partir da figura de Rosa Luxemburgo.Jessica Thainá Ribeiro Viana - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):57.
    Este trabalho tem por objetivo analisar a figura de Rosa Luxemburgo como exemplo de ascensão das mulheres ao espaço público tal qual descrito por Hannah Arendt, e refletir sobre os motivos que permitiram seu negligenciamento histórico. Tendo em vista que apesar de ter tido grandes contribuições teóricas e práticas e ter ascendido ao espaço público, ainda assim Rosa Luxemburgo fora negligenciada, estereotipada por meio da figura ora sanguinária, ora romantizada, e por esses motivos Arendt acredita que a política alemã (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  40
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    O confronto crítico de Arendt com Jaspers e Heidegger.Kherlley Caxias Batista Barbosa - 2017 - Perspectivas 2 (1):18-39.
    A Filosofia Política de Arendt afunda raízes no pensamento existencial de Heidegger e Jaspers. Este trabalho tenta mostrar a apropriação crítica que Arendt faz dos seus mestres, salientando a aproximação e o distanciamento do pensamento arendtiano em relação à filosofia existencial na formação de sua original filosofia política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Política, Democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha à Artêmis? // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.7. [REVIEW]Ester Maria Heuser - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):517-535.
    A partir de algumas considerações a respeito do estado da arte da política, da democracia e da Justiça brasileira, o artigo recorre à literatura kafkiana na descrição que ela faz do funcionamento da máquina judiciária e de como a lei opera atingindo todos, para, então, desmontar os procedimentos jurídicos e, com humor, exibir o ímpeto e a vaidade dos magistrados. Tais aspectos provocam uma metamorfose da própria Justiça, que acaba por se transformar em “Deusa da Caça”, e daí advém (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    A Sociedade de Risco e a Condição Política dos Humanos.Diego Paim de Souza - 2021 - Perspectivas 6 (2):148-175.
    Neste artigo, busco elucidar a noção de política segundo Hannah Arendt a partir de um questionamento proveniente da sociologia de Ulrich Beck. Na medida que H. Arendt pensa a política como uma condição dependente da continuidade material assegurada por um mundo artificialmente construído, e U. Beck identifica na modernidade de risco o surgimento de uma série de instabilidades naturais socialmente iniciadas, pergunto em que medida tal transformação do mundo humano afeta a política tal como foi pensada pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Sintonizando com o mundo: uma abordagem ecológica das habilidades sensoriomotoras.Eros Carvalho - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Teresina: pp. 81-108.
    In this chapter, I put forward and sustain an articulation of the notion of bodily skill based on ecological psychology, and I show how it is relevant for the debate between Dreyfus and McDowell about skillful coping and also for the debate about whether know-how is reducible or not to propositional knowledge. The right metaphor to understand bodily skills is not the computer metaphor but the radio metaphor. These skills result from a process of organism attunement to its environment.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  30.  17
    O Brasil nas ruas e longe do mundo: como a crise político-econômica levou ao colapso da política externa brasileira.Guilherme Casarões - 2021 - Aisthesis 70:439-473.
    Após uma década de crescente envolvimento e projeção internacionais, que levaram o Brasil a ser considerado uma potência emergente, desde 2013 o país vive um prolongado período de retração internacional. Neste capítulo, argumentamos que a política externa passou a ser conduzida não mais pelos objetivos e interesses de longo prazo do país, tendo em vista as possibilidades globais, mas pela conjuntura doméstica imediata. É possível identificar três grandes fases nesse processo, que coincidem com as estratégias dos governos de turno: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    O Pacto Educativo Global Do Papa Francisco: Interlocuções Com o Brasil.João Felipe Silveira Ribeiro, Diego Carlos Zanella, Márcio Paulo Cenci & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):79-90.
    Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica tem motivado o progresso social da humanidade em prol de uma educação que envolva o “bem comum” e o “direito universal”. O Papa Francisco propõe a celebração de um Pacto Educativo Global, unindo toda a sociedade para que se renove o amor por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações. Através de políticas públicas coerentes com as múltiplas realidades, valorizando uma educação centrada na pessoa em consonância com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Passos, fábio A. O conceito de mundo em Hannah Arendt : Para Uma Nova filosofia política. – 2. ed. rev. E ampl. – Rio de janeiro : Lumen Juris, 2020. 280 P. [REVIEW]Ângelo Rafael Pereira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):47-50.
    A presente resenha trata da obra O CONCEITO DE MUNDO EM HANNAH ARENDT: Para uma nova filosofia política. Nesta, seu autor, o professor doutor Fábio Abreu Dos Passos aborda um conceito importante do pensamento arendtiano procuramdo mostrar que tal conceito é útil para a superação do abismo entre filosofia e política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros.Alexsandro Rodrigues & Leonardo Lemos De Souza - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):103-131.
    Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros Resumo: Este artigo é resultado de conversas afiadas e tecidas nos inconformismos e rebeldias desde as margens dos buracos negros de vidas em dissidências. O texto busca tensionar os buracos fechados pela polícia do sistema sexo-gênero na manutenção de seus privilégios e que não nos permite, via políticas públicas, acessar histórias em gêneros e sexualidades diferentes das tradicionais narrativas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    A difícil arte de "deslizar sobre o mundo" ou Montaigne, um político discreto ("De poupar a própria vontade" - III, 10).Andre Scoralick - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):509-525.
    De 1581 a 1585, Montaigne foi prefeito de Bordeaux. Foi acusado por detratores de não se ter aplicado o bastante e de não ter feito nada de marcante durante seus dois mandatos. Ao responder às acusações no ensaio "De poupar a própria vontade" (III, 10), o autor encontra a ocasião para uma crítica das paixões em geral e, em particular, das que pertencem ao contexto político. Isto porque ele visava, com sua aparente falta de aplicação aos deveres de prefeito, evitar (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Apontamentos para o estudo de comunidade política na hermenêutica de H.-G. Gadamer.José Wilson Rodrigues de Brito - 2023 - Cognitio 24 (1):e60702.
    O presente texto tem como objetivo apontar, a partir de suas obras mais recentes, que na hermenêutica da práxis de Gadamer há elementos suficientes para ser fundamentada uma teoria da comunidade política enquanto espaço propício ao desenvolvimento do engajamento por parte dos cidadãos nos compromissos éticos e políticos no contexto das sociedades democráticas contemporâneas. Apesar de ainda não ser tão explorada pelos teóricos atuais a dimensão política da hermenêutica gadameriana, a originalidade desta pesquisa se dá a partir da análise da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Por modos de vida outros: o mundo plural.Cassiana Lopes Stephan - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A estética da existência, com todo o seu caráter propriamente foucaultiano, possui uma dimensão cosmopolítica que muitas vezes escapa às nossas tentativas de definir o que seria a ética da cultura de si. Com base nisso, busco caracterizar a importância da experiência do mundo plural para a ética do cuidado de si em três atos. Em primeiro lugar, reflito sobre a falta moral do Humano de bem. Em segundo lugar, indico o caráter heterotópico do mundo plural. Em terceiro lugar, problematizo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Ceuta não foi conquista mas começo dela.João Marinho dos Santos - 2017 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    À medida que vamos desenhando (desde há séculos, se não milénios) o mapa-mundi da globalização, cada Povo, cada Nação também mostra interesse em ir vincando a sua carta nacional. Neste esforço de definir e reforçar cada identidade colectiva, claro está que não se esconde qualquer perigo desde que não se confunda “individualização” com “individualismo”. Ao comemorarmos uma vez mais (agora em 2015) a “Conquista de Ceuta”, nós Portugueses não pretendemos apoucar os então vencidos, já que é o “encontro” com os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Ação politica e temporalidade nas leituras contempor'neas de Maquiavel: notas para um diálogo entre Althusser, Arendt e Merleau-Ponty.Mariana Larison - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:69.
    No presente trabalho tentaremos apresentar, em um primeiro momento, os aspectos gerais da leitura que Althusser fez da obra de Maquiavel, com o fito de compreender de que modo nosso autor entende o momento político da fundação do Estado. Em um segundo momento, objetivamos contrapor essa posição com outros dois modos de entender a instituição ou fundação do político, embora também a partir de Maquiavel, considerando as propostas de Hanna Arendt e de Maurice Merleau-Ponty. Por fim, esforçar-nos-emos por extrair algumas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O Sócrates de Hannah Arendt: as considerações arendtianas sobre Sócrates.Daiane Eccel - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):50-71.
    O nome de Sócrates aparece com certa freqüência na obra de Arendt. Tanto em seus escritos da década de 50 quanto nos escritos póstumos, Arendt volta até Sócrates para investigar a relação que ele mantinha com a política e com o pensamento. Ela tece elogios para Sócrates na medida em que ele valorizava a esfera pública e participava dos encontros na àgora e nos ginásios, bem como percebia os homens no plural e vivia entre eles. A idéia da pluralidade (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  35
    La teoría política de Arendt o cómo lo sólido se desvanece en el aire.Christián Matamoros Fernández - 2015 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 25 (1):65-75.
    En las últimas décadas, las reflexiones filosóficas de Hannah Arendt han tenido profundas influencias en la filosofía política, la sociología, la ciencia política y la teoría política. Sin embargo, a estas reflexiones les subyace un componente restrictivo que no ha sido considerado a la hora de abordar dichas influencias. Es por esto, que en el presente escrito se busca mostrar que la connotación que Arendt le asigna a la política es restrictiva, lo cual permite diferenciarla de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Sociedade de consumidores e o desinteresse pela esfera pública: escravização invisível e a política instrumental em Hannah Arendt.Kelly Janaína Souza da Silva - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):218-229.
    Erigir o aumento da riqueza e da abundância como um objetivo primordial para a vita activa já se desenhava como premissa axiomática da economia política clássica, além do sonho idealizado dos pobres e despossuídos. Havia, no entanto, certa esperança utópica de que, ao viver em uma sociedade com maior abastança, as pessoas cidadãs buscariam mais plenamente o desenvolvimento de apropriada abstenção consciente do trabalho e do consumo em seu tempo livre, ou seja: que isento da dor e do esforço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Da pintura.Eduardo Lourenço - 2017 - Lisboa: Gradiva. Edited by Barbara Aniello.
    Um novo livro da colecção "Obras de Eduardo Lourenço" que a Gradiva tem vindo a editar e que desta vez entra pelo mundo da arte, com a pintura em destaque. O percurso de Eduardo Lourenço na descoberta da arte é uma viagem abrangente, em que apresenta uma multiplicidade de pontos de vista e de abordagens, numa obra organizada em três secções: Estética, Exposições, Pintores. Tendo a pintura como pano de fundo, o filósofo revela uma enorme sensibilidade, uma elevadíssima capacidade de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  26
    O Sócrates de Hannah Arendt.Augusto Bach & Juliano Orlandi - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (4):201-222.
    Resumo: Com o fito de compreender as noções de história e juízo político, este artigo pretende mostrar a peculiar interpretação que Hannah Arendt faz da mais conhecida e discutida personalidade filosófica: Sócrates. Assim como outras ideias, tais como a de banalidade do mal, a natureza do terror totalitário e de espaço público, sua estrita pintura do filósofo grego nos demanda a tarefa de discriminar a diferença entre pensamento e ação. Seria acaso o juízo a ponte entre as atividades de pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    La comunidad de nos-otros: repensar el ser en común en Hannah Arendt a partir de la acción y la pluralidad.Londoño Becerra & María Victoria - 2011 - Bogotá D.C., Colombia: Universidad de los Andes, Facultad de Ciencias Sociales-CESO, Departamento de Ciencia Política.
    La mayoría de interpretaciones sobre la noción de comunidad en Hannah Arendt, han pasado por alto el esfuerzo por parte de la autora de deslindarse de lo que ella considera -la tradición de la filosofía política-. Arendt encuentra que dicha tradición ha sido incapaz de reconocer la pluralidad y contingencia propias de los asuntos humanos. Este libro se propone buscar en el pensamiento de la autora una posible noción de Comunidad que conciba la pluralidad como -ley de la tierra-, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    O conceito de massas no pensamento de Hannah Arendt.Francis Kanashiro Meneghetti & Jelson Roberto de Oliveira - 2023 - Griot 23 (2):20-34.
    Este texto reflete sobre o constructo teórico de massas e a concepção de homem massa como fundantes e estruturais na compreensão dos totalitarismos nazista e stalinista, presentes na obra Origens do Totalitarismo (ARENDT, 1989) de Hannah Arendt. Conclui-se que o totalitarismo é uma organização de massa, que possui características específicas e que as massas são manipuláveis a partir de determinados aspectos específicos dos movimentos totalitários. Analisa-se o que é homem de massa e como tal concepção é fundamental para compreender outros (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Hannah Arendt sobre Marx e o marxismo.Elvis de Oliveira Mendes - 2024 - Controvérsia 20 (1):34-57.
    Neste artigo, pretendo analisar alguns pontos centrais que culminam no amadurecimento da reflexão de Arendt em relação ao pensamento de Marx e ao marxismo. Para tanto, será analisado a leitura de Arendt a partir dos excertos presentes em Karl Marx and the Tradition of Western Political Thought, escrito no início da década de 1950, texto que é uma espécie de complementação do The Origins of Totalitarianism (1951) e fazia parte de um projeto pensado por Arendt de escrever um livro sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    O domínio da arte no pensamento de Hannah Arendt.Thiago de Castro Leite - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):548-563.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do domínio da arte na perspectiva de Hannah Arendt. A partir da análise do pensamento da autora, de seus esforços em problematizar a relação dos homens com o âmbito da arte e das inúmeras vezes em que convoca produções artísticas para examinar a experiência humana no mundo, vislumbra-se identificar as especificidades atribuídas por ela às linguagens artísticas, bem como compreender a relevância da arte na constituição de um legado humano material, imaterial e simbólico, um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    O social, o político e as necessidades: Interfaces entre Hannah Arendt e Nancy Fraser.Enrico Bueno - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):13-30.
    O artigo visa identificar as contribuições de Nancy Fraser para repensar e qualificar a crítica de Hannah Arendt à instrumentalização do político pelo social na modernidade – com ênfase nas diferentes compreensões que as filósofas propõem para as necessidades. Identificando inicialmente que o problema das necessidades na política se refere a um aspecto dilemático no pensamento de Arendt, o artigo encaminha um contraste com a teorização de Fraser a respeito do mesmo tema. Por fim, discute-se as convergências e divergências (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 998