Results for 'Currículo Comum'

837 found
Order:
  1. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes.Paulo Sergio Fochi - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:52-72.
    Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil? / Common Curricular National Base for Children’s Education: guarantee or threat to the consolidation of the stage identity?Maria Carmem Silveira Barbosa & Maria Luiza Rodrigues Flores - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:73-110.
    O objetivo do artigo é colocar em evidência algumas disputas em torno da identidade da educação infantil, explorando como tema central os processos de construção e implementação da Base Nacional Comum Curricular para a primeira etapa da educação básica. Para contextualizar nossa argumentação, colocamos a Base em diálogo com outras mudanças no campo das políticas educacionais, que incidem sobre a organização curricular, tais como o Documento Referência para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a Política Nacional de Alfabetização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética.Ester Maria Heuser & Adriana Muniz Dias - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021033.
    Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular. Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente nas “Competências (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    As bases normativas da educação: o lugar da educação na crítica comunitarista do liberalismo.Marcos Rohling - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):555-588.
    Resumo: Pretende-se, neste trabalho, discutir o lugar que a educação ocupa no debate entre liberais e comunitaristas. Com este objetivo, o texto é dividido em três partes, a saber: na primeira parte, apontam-se as dificuldades para que se demarquem os partidários das correntes liberal e comunitarista, de um lado, destacando o liberalismo igualitário e o libertarianismo e, de outro, discutindo as principais críticas que o comunitarismo faz ao liberalismo. Na segunda parte, explora-se o lugar da educação na crítica comunitarista, definindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    As Novas Configurações Para o Ensino de Sociologia Frente a Base Nacional Comum Curricular Para o Ensino Médio.Elizabeth José Campos - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo tem como objetivo analisar os objetivos educacionais quanto ao ensino da disciplina Sociologia, historicamente construídos, e suas possíveis implicações no presente, frente as novas formulações legais para o ensino médio, BNCC (2018), enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidadespara as decisões pedagógicas do ensino. São utilizadas produções teóricas sobre politicas de currículo, assim como as produções de diferentes autores sobrea história da inserção da Sociologia no ensino médio. Tais questões, destaca que a movimentação do discurso curricular, relacionada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  52
    BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Os conteúdos de sociologia nos vestibulares E no enem: Uma discussão sobre conhecimento prévio.Thiago Oliveira Lima Matiolli & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):183-200.
    Em trabalhos anteriores, analisamos as formas pelas quais a sociologia vem sendo cobrada nos vestibulares de algumas universidades em diferentes regiões brasileiras e no ENEM. Além do entendimento de que formas são essas, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, no ENEM, dificilmente há o acionamento de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Entendemos que, por mais que a cobrança na redação e de modo interdisciplinar traga algum reconhecimento ao saber sociológico, a construção de questões (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Práxis pedagógica, ensino de sociologia E desenvolvimento humano: Um estudo sobre os jovens rurais em abelardo Luz (sc).Jaqueline Russczyk - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):210-219.
    A temática do estudo é o ensino de sociologia no ensino médio direcionado aos jovens do campo. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: A práxis pedagógica do ensino de sociologia está embasada no modo de vida dos jovens rurais e dos jovens rurais assentados, contribuindo para o desenvolvimento humano (capacitações)? Para responder a esta questão foram pesquisadas três escolas no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, uma escola em área urbana e duas escolas no assentamento do MST. O estudo teve (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Ensino de Filosofia: tendências e desafios.Silvio Gallo - 2012 - Filosofia E Educação 4 (1):1-9.
    O debate em torno do ensino de Filosofia no Brasil, especialmente na educação média, não é novo. Estudos esparsos e pontuais, embora em número bastante reduzido, podem ser encontrados ao longo da história da educaçãono país, notadamente no século XX, depois da criação da Universidade de São Paulo e de seu Departamento de Filosofia. É, porém, no final da década de 1970 e, sobretudo, durante a década de 1980, que a discussão ganha vulto, mediante a articulação dos Departamentos de Filosofia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    A Bnc-Formação: Uma Lacuna Para a Perspectiva da Formação Permanente.Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    O presente artigo busca problematizar as questões acerca da produção de uma Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, BNC-Formação, (BRASIL, 2019) que ancora a formação docente no Brasil em uma concepção de resolução de problemas e voltada apenas para a aplicabilidade de um currículo como previsto na BNCC. Na perspectiva brasileira de inacabamento do sujeito proposto por Paulo Freire (1992, 2009,2010) e compondo uma compreensão de formação permanente descrita por Gaston Pineau (1985, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  38
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas e aportes teóricos específicos. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica.Marcel Alvaro de Amorim & Victor Alexandre Garcia Souto - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):98-121.
    RESUMO Com base na noção de currículo como uma arena de embates discursivos, este artigo tem por objetivo principal analisar de que modo a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa e Literaturas compreende os conceitos de fruição e de leitor-fruidor. Com efeito, é nossa intenção compreender como a ideia de leitura literária é proposta por esse documento oficial curricular. Para tanto, as habilidades e conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular foram analisados a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Maurício Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):72-79.
    Há de fato, uma diferença entre as duas carreiras docentes, e não é em essência, mas em condições de trabalho, uma para as a realização pessoal e profissional e outra que não oferece a mesma possibilidade. Nesse sentido, desenvolver um ensino de filosofia eficaz, pressupõe não só a utilização dos textos clássicos dos filósofos que fizeram e promoveram a perpetuação da filosofia como apenas mais uma disciplina do currículo, mas como um distintivo que possibilite o desenvolvimento da criticidade dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Percepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia.Fabio Antonio Gabriel & Ana Lúcia Pereira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022023.
    Este artigo, um recorte de pesquisa de Doutorado, objetiva desvelar as percepções de 208 professores de filosofia do Paraná no sentido de buscar evidenciar quais seriam as especificidades da disciplina de filosofia em relação a outras disciplinas do currículo. Inicialmente, disserta-se sobre a intermitência da disciplina de Filosofia no currículo da Educação Básica, com base em Deleuze e Guattari (2010), os quais demarcam o entendimento da filosofia como criação de conceitos. Em seguida, fundamentado em Rodrigues e Gelamo (2019), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar.Sandra Lúcia Ferreira & Luiz Dalmacir da Silveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021039.
    A proposta que se insere neste artigo é a de ampliar a discussão sobre a presença da Filosofia na Educação Básica, a partir das formulações propostas pela Base Nacional Comum Curricular, instituídas a partir do Parecer CNE n. 15/2017 e da Resolução CNE n. 2/2017 e suas relações com o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação e aplicado a estudantes e egressos do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A Etnomatemática e a reforma curricular brasileira.Cassio Cristiano Giordano, Olenêva Sanches Sousa & Claus Haetinger - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:178-188.
    A Etnomatemática, segundo Ubiratan D’Ambrosio, constitui uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática politicamente engajada, voltada para transformação social e para a recuperação da dignidade cultural dos indivíduos. Entretanto, em um dos momentos mais críticos para o povo brasileiro, em plena crise sanitária e econômica da pandemia de Covid-19, por uma infeliz coincidência, atravessamos uma ampla reforma curricular impulsionada publicação da “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, em 2018, documento norteador dos currículos nacionais que ignorou a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Educação Em Religiosidade: Desafios e Perspectivas.Sonia de Itoz - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:184-196.
    O objetivo deste artigo é trazer presente desafios e perspectivas que se colocam para uma educação em religiosidade no contexto da educação básica. O termo religiosidade é compreendido e assumido aqui como condição do ser humano, no aspecto do antropológico, razão pela qual fundamenta-se nos estudos e análises de diferentes ciências sociais. Tomamos como referência, para uma compreensão de religiosidade, estudos da Psicologia do desenvolvimento humano, tendo como parâmetro o desenvolvimento pessoal e moral em Kohlberg, e o desenvolvimento da religiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Artes plásticas.Laís Moura—Duas Artes Primitivas, Homem Comum, M. Silveira & Domingos Crippa—O. Humanismo Marxista - 1967 - Convivium: revista de filosofía 10.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    El currículo de Geografía e Historia en Secundaria.Ramiro de Miranda Y. Aragón - 2022 - Eikasia Revista de Filosofía 99:67-99.
    El currículo de Geografía e Historia en Secundaria.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba.Catiana Nery Leal, Benedito Eugenio & Fatima Moraes Garcia - 2023 - Odeere 8 (3):252-273.
    Este artigo apresenta uma análise sobre o currículo da escola no campo e as relações étnico-raciais no município de Amargosa-Ba, município localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Margarida Maria Alves. As análises foram realizadas por meio da leitura do Projeto Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes. Os documentos curriculares analisados apontam indícios de que a educação no campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    El currículo de las ciencias naturales y la educación en España.José Alsina Calvés - 2022 - Eikasia Revista de Filosofía 99:29-35.
    El currículo de las ciencias naturales y la educación en España.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  56
    Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate.Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico & Lilian Martins - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):137-153.
    O objetivo desse texto é problematizar o trabalho com as datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a educação infantil como fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    Complexidade e currículo:por uma nova relação.Maria Cândida Moraes - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 25.
    Neste ensaio, advoga-se a necessidade de se repensar as questões curriculares a partir da teoria da complexidade, justificando a importância desse instrumento para evitar a visão positivista de currículo, que separa disciplinas, fragmenta objeto do conhecimento, a realidade e a vida. Para tanto, são trabalhados os conceitos de currículo e de complexidade, reconhecida em seus aspectos ontológico, epistemológico e metodológico, bem como a importância da relação currículo/complexidade e alguns de seus possíveis desdobramentos em educação. Observa-se que a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  13
    Do comum à comunidade: A Vida em sociedade na ética IV.Ricardo Polidoro Mendes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:317-338.
    No escólio da proposição IV18, ao falar rapidamente das soluções contra a impotência e inconstância humanas, Espinosa afirma a utilidade mútua entre dois homens no favorecimento de suas potências de agir como uma das soluções à servidão. Esse favorecimento é permitido pelas muitas coisas que os homens possuem em comum entre si, que, por sua vez, podem possibilitar tanto as relações de aumento de potência, na medida em que os homens conduzem-se pela razão, quanto as de diminuição, nas quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  47
    Terapia e Vida Comum.Plinio Junqueira Smith - 1995 - Discurso 25:69-96.
    O artigo traça, em primeiro lugar, uma distinção entre dois tipos de ceticismo, o terapêutico, em que a cura do dogmatismo é a idéia motriz, e o fenomenista, cuja preocupação central é a descrição da vida comum. Em seguida, examinam-se as noções de terapia e de vida comum, na tentativa de depurar ou aperfeiçoar o ceticismo, chegando-se a conclusão de que a terapia cética mais coerente deve restringir-se ao próprio caso e de que a descrição da vida mais (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  29.  8
    Senso comum na Regra XII. O corporal e o incorporal.Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):34.
    Gostaria de discutir a concepção cartesiana do senso comum em geral e a forma que ela toma nas Regulæ, em particular em função de um ponto específico de tradução. Chamo de concepção geral do senso comum em Descartes, uma doutrina que, desde as Regulæ (das quais se conjectura que tenham, ao menos em parte, uma redação muito antiga, anterior a 1628) até as Paixões da Alma (1649), desenvolveu-se em torno de duas teses constantemente reafirmadas: a alma (dualismo metafísico) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Currículo e Ensino.Franco Decarlo & Marcelino Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Uma reflexão sobre o currículo desde a perspectiva althusseriana, buscando criticar os dispositivos ideológicos presentes no contexto educacional.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Imbricación currículo-sensibilidad social en los espacios universitarios/Curriculum and Social Sensitivity Overlapping in University Spaces.Yudith Caldera, José Sánchez & Mercedes Plaza - 2012 - Telos (Venezuela) 14 (1):21-30.
  32.  5
    Curriculo integrado: aportes a la comprensión de la formación humana.Beatriz Marín Londoño - 2008 - Pereira, Resaralda, Colombia: Universidad Católica Polular de Risaralda. Edited by Gonzalo Tamayo Giraldo.
  33.  1
    Por um mundo comum | In defense of a common world.Jean Wyllys - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):330-342.
    'Por um mundo comum' é um ensaio ao mesmo tempo convidativo e provocativo. À luz da intertextualidade, onde imagem e discurso cooperam heuristicamente, Jean Wyllys promove uma conversa entre seus recentes desenhos e montagens e suas reflexões sobre a política. A noção de mundo comum, ou de comum, aparece em sua reflexão como a invenção central da política, ao retomar, por exemplo, o pensamento de Arendt e sua noção de inter homines esse [estar entre os humanos] como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português.Ana Isabel Moreira & Pedro Duarte Pereira - 2023 - Clío: History and History Teaching 49:1-14.
    Este trabalho tem como principal foco de análise o currículo oficial português relacionado com a componente de História, para o Ensino Básico, em particular as ausências que aí mais sobressaem. Estas podem relacionar-se com os conhecimentos substantivos que se apartam da abordagem preconizada por variadas razões (passados incómodos? temas difíceis? grupos não poderosos? …) ou com as competências de pensamento histórico (multiperspetiva, significância, causalidade, empatia, …) que parecem ter sido esquecidas quando se estruturou certo percurso de aprendizagem para estudantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC.Igor Salomão Teixeira & Nilton Mullet Pereira - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):16.
    Resumo Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Currículo nacional.Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):25-38.
    Resumo: O texto tem como objetivo apontar alguns elementos para uma reflexão crítica sobre a mudança curricular, no sentido da emergência de um currículo nacional. Em tempos de reorganização das forças conservadoras, a quem e a que serve a reformulação curricular levada a efeito sob a égide da necessidade da melhoria qualitativa da escola? Palavras-chave: educação; mudança curricular; currículo nacional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.10.William de Goes Ribeiro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):576-597.
    As chamadas políticas de identidade estão hoje enfatizadas entre os debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    O mapeamento no currículo cultural da Educação Física.Marcos Garcia Neira & Mário Luiz Ferrari Nunes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1449-1479.
    No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Currículo, disciplinamiento y gubernamentalidad.José Luís Schifino Ferraro - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):488-499.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. El currículo de filosofía para niños (fpn) como recurso didáctico para optimizar nuestro quehacer filosófico y educativo.Nerexy Rosales de Cárdenas - 2007 - Episteme 27 (1):139-165.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Los currículos de formación socio-humanística en la Educación Superior.Estiven Valencia Marin - 2019 - Pereira, Colombia: Universidad Católica de Pereira. Edited by Carlos Dayro Botero Flórez, José Helio López Soto, Willmar de Jesús Acevedo Gómez & Dario Fernando Arboleda Hincapié.
    El humanismo cristiano constituye un permanente debate desde que el cristianismo entra en diálogo con la cultura y la filosofía en los primeros siglos, cuando recién formadas las primeras comunidades adherentes a la predicación de los apóstoles y, por tanto, anuentes al Evangelio de Jesucristo, surgen en ellas las primeras inquietudes de corte no solo religioso y teológico sino también filosófico, ético y antropológico, que tocan la esencia misma de esa religión a la cual muchos acaban de ingresar por la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    O “comum” na realidade segundo Tomás de Aquino.Thiago Sebastião Reis Contarato - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):213-226.
    Na Idade Média, havia um problema conhecido como “Querela dos Universais”, com a discordância entre o realismo, conceitualismo e nominalismo sobre estatuto ontológico e epistemológico dos universais. Tomás de Aquino é um realista moderado porque admite que o universal tem um ser nos indivíduos, na realidade e fora da mente. Quando falamos de um “universal na realidade”, nós nos referimos a aquilo que é comum a mais de um indivíduo. Depois, os modos de ser do conceito universal do intelecto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Senso comum teórico dos juristas.Fábio Caires Correia & Ednan Galvão Santos - 2023 - Praxis Filosófica 56:231-246.
    O objeto do presente artigo concerne ao exame do conceito de senso comum teórico dos juristas e à investigação a respeito de suas funções sob a égide da Teoria Crítica do Direito desenvolvida por Luís Alberto Warat. Estrutura-se, assim, em duas etapas: a primeira, de caráter semântico, adstrita à conceituação e significação do objeto de pesquisa; e a segunda, de jaez teleológico-funcional, atinente à identificação de regiões e de suas funções ou efeitos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    currículo filosófico en Chile y su contribución al pensamiento complejo y la metacognición.Rosse Marie Vallejos Gómez - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 18 (5):1-13.
    Bajo un paradigma cualitativo-interpretativo, se realizó un análisis de contenido de los planes y programas de filosofía chilenos, respecto de las orientaciones ministeriales acerca del desarrollo del pensamiento complejo y la metacognición contenidos en éstos. A partir de las categorías que emergieron, se procedió a realizar entrevistas a los profesores del nivel, para confrontar la congruencia de los lineamientos con las concepciones y prácticas descritas por ellos.Se constató la existencia de un enfoque académico-racionalista de las concepciones y actividades curriculares, concepciones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Lugar Comum Paradoxal e o Prestígio do Riso.Fernanda Pires Bertuol - 2023 - Princípios 30 (63).
    Interpretar a passagem de Barbara Cassin da ontologia à logologia sofística, do gozo do ser ao gozo do corpo, exige uma secundariedade crítica, na via significante de uma feminilidade sofística. Trata-se de desconfinar o logos da idiotia do privado com seu gozo dito fora do corpo, o mais baixo grau de liberdade. Um desafio decolonial, desvio da relação sexual à relação modernidade/colonialidade, ambas furadas. Como estratégia, nem fórmula positiva e nem negativa, mas uma operação subtrativa. Literalmente, uma saída pelo equívoco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  28
    Por um currículo multicultural.Carlos Odilon da Costa & Rosana Soares - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 393.
    A pesquisa objetivou perceber como a construção curricular e as práticas pedagógicas nos Cursos de Artes–licenciaturas das Universidades Comunitárias de Santa Catarina possibilitam ou não momentos de promoção de igualdade para todos e todas. Após mapear as IES Comunitárias, a análise incidiu sobre os currículos trabalhados por seis Universidades: FURB, UNIVILLE, UNIPLAC, UNOESC, UNC, UNESC, no período de 2000 a 2007. Nos planos de ensino dos professores e na bibliografia recomendada, constatamos a presença de autores que abordam o multiculturalismo. Resta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  55
    As várias maneiras filosóficas de recorrer ao senso comum nas Luzes britânicas.Laurent Jaffro - 2003 - Discurso 33:35-74.
    O artigo analisa os usos e figuras do senso comum na filosofia britânica do século XVIII, de Shaftesbury a Reid. Essa noção, longe de exprimir uma recusa da filosofia, serve para definir o estatuto dos argumentos e conceitos que compõem o discurso filosófico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Saber Comum e Ceticismo.Oswaldo Porchat - 1986 - Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía 9 (1):143-159.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos 80.Solange Zotti - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 65.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 837