Results for 'Do&Breve'

605 found
Order:
  1.  15
    A noção escolástica de cosmo: uma breve reflexão sobre Sacrobosco, Alberto Magno, Boaventura e Christine de Pizan.Evaniel Brás dos Santos - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente estudo investiga a seguinte questão: a natureza definida por Aristóteles na _Física _e no _De caelo_ como princípio intrínseco e causa de movimento, especialmente da locomoção, de fato, é o princípio e a causa da locomoção cósmica, para Alberto Magno, Boaventura de Bagnoregio e Christine de Pizan? A hipótese estabelecida aqui sustenta uma resposta negativa. Para tanto, primeiro contextualizarei brevemente o surgimento da cosmologia universitária parisiense, o que é feito mediante a articulação entre as noções de _machina mundi_ (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  88
    Debates Contemporâneos em Filosofia da Memória: Uma Breve Introdução.César Schirmer dos Santos, André Sant'Anna, Kourken Michaelian, James Openshaw & Denis Perrin - forthcoming - Lampião.
    Neste artigo apresentamos, de forma concisa e em português, alguns elementos-chave dos principais debates contemporâneos na filosofia da memória. Nosso principal objetivo é tornar essas discussões mais acessíveis aos leitores de língua portuguesa, fornecendo uma atualização importante para esforços anteriores (Sant’Anna & Michaelian, 2019a). Começamos introduzindo a noção de viagem no tempo mental, a qual estabelece a base empírica para a metodologia empregada em trabalhos recentes, antes de apresentar dois debates centrais. Primeiro, o debate entre causalistas e simulacionistas sobre a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que os sistemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Breve histórico sobre a concentraçâo de terras no brasil.André Souza dos Santos - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):43-65.
    The role of this article is to present a historical analysis of how the expropriation occurred and concentration of land in Brazil it has been since the arrival of the colonists to the present day. Evaluate how this event influenced, as a rule, expulsion and enslavement of indigenous peoples in their own lands, the enslavement of black Africans, in the Brazilian rural exodus, the swelling of the cities in recent decades; hunger in the field, the shortage of food commodities in (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig wiesengrund Adorno (1903-1969) E a indústria cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da indústria cultural conforme (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Heidegger: origem e finitude do tempo.Róbson Ramos Dos Reis - 2004 - Dois Pontos 1 (1).
    resumo Neste artigo apresento os traços gerais da doutrina heideggeriana da temporalidade, em Ser e Tempo. Além de destacar os aspectos ontológicos que caracterizam tal abordagem, acentuo uma característica central da assim chamada cronologia fenomenológica, a saber: a identificação de modos do tempo e o a determinação de uma relação de dependência explicativa entre eles. A finitude da temporalidade e a gênese dos modos do tempo a partir da temporalidade originária do Dasein são analisadas com maior ênfase. O artigo é (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Influéncia sa filosofia francesa nos escritos filosóficos de antero (Breve Apontamento).Maria Do Céu Patrão Neves - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (2):375 - 385.
    Antero nos seus escritos foi-se afastando progressivamente da influência germânica ficando a depender cada vez mais da filosofia francesa, embora não de maneira estruturante. Podemos reduzir a três os traços fundamentais dessa dependência: o eclectísmo, de espírito superior, que se estrutura a partir do ponto de vista superior do espírito; o espiritualismo queacompemhaa evolução da natureza de sentido finalista projectando-se para uma dimensão metafísica; o realismo da consciência -humana - em que a natureza e o espírito convivem, o espírito e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Alienação E controle social: Um breve diálogo entre Marx E Marcuse.Bartolomeu dos Santos Costa - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):59-61.
    Anderson Alves Esteves é pós-doutorando em Sociologia pela USP, doutor em 2016 e mestre em Filosofia pela PUC-SP em 2010, especialista em Sociologia pela FESPSP em 2001, bacharel em Filosofia pela USP em 2005 e em Ciências Sociais pela Fundação Santo André em 2000. É professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba, e autor de livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Sociologia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  25
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  27
    Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl.Marcia do Carmo Saturnino - forthcoming - Horizonte:1649.
    O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A pesquisa em educação das relações étnico-raciais na educação matemática brasileira.Washington Santos dos Reis - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:535-543.
    O objetivo deste trabalho reside na elaboração de um breve apanhado das discussões acadêmicas acerca das relações étnico-raciais no âmbito da educação matemática brasileira. Em especial, pontuarei um dos tópicos que as pesquisas indicam como necessidade urgente para que haja avanços nessa área: a implementação de um debate profícuo na formação de professoras/ies/es que ensinam matemática. Pretendo, neste trabalho, chamar atenção para a necessidade das/des/dos pesquisadoras/ies/es em educação matemática lançarem um olhar para os currículos da formação inicial de professoras/ies/es (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Rubem Fonseca: da moldura à ekphrasis.Murilo Eduardo dos Reis - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):438-461.
    O tema do artigo são as representações de moldura e ekphrasis em A santa de Schöneberg, conto de Rubem Fonseca que tem como centro a vida e a obra do pintor EgonSchiele. O objetivo é verificar como tais procedimentos são realizados pelo narrador e de que maneira eles contribuem para o desenvolvimento da trama. Assim, tomamos como apoio teórico textos de estudiosos que tratam de moldura, da ekphrasis, da obra fonsequiana e de aspectos das narrativas breves, tais como Ortega y (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon.Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):96-118.
    Este artigo tem como objetivo fomentar uma discussão teórica acerca das concepções de Estado e suas possíveis relações com a educação tendo como base os estudos de Hobbes e Rosanvallon. Para isso, apresenta uma breve historicização dos dois autores e discute a partir de uma análise comparativa de suas obras na perspectiva de apresentar oposições e aproximações entre seus conceitos. Conclui que ambos os pensadores, expoentes em suas trajetórias, contribuem com a compreensão acerca da formação e organização do Estado, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. The Marquis of Pombal and the shift of Paradigm.José Augusto dos Santos Alves - 2006 - Cultura:177-192.
    Num século "ideofágico" e "mitofágico", em que "desconhecidos" agitadores, anti-escolásticos e defensores de ideais subversores, aparentemente não coniventes com o poder, lançam a discussão no seio do Estado e da Sociedade e tentam o centro, o meio-termo, à boa maneira de um eclectismo pontual que não esquece a visão conservadora, mas mantendo-se abertos às inova­ções, o pombalismo aparenta-se a um marco miliário que apresenta características transforma­cionais e, muitas vezes, polémicas ao nível das várias esferas, como a literária, por vezes mora­lizadora (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  35
    Quine E a teoria deflacionária da verdade.Daniel Ramos dos Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):1-9.
    Resumo : O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame às sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Madalena e Mirtes: “Por que as mulheres negras são as últimas da fila depois de ninguém?”.Marília do Amparo Alves Gomes & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):84-108.
    Este artigo suscita uma reflexão sobre a condição que muitas mulheres negras ainda vivem na sociedade brasileira. Nesta breve análise examinamos as memórias coletivas dos grupos dominantes e dominados desde o contexto da escravidão brasileira até a sociedade atual tomando como base a teoria da memória de Maurice Halbwachs e Michael Pollak, recorremos também aos estudos de algumas feministas negras, a exemplo de Grada Kilomba, Bell Hooks, Sueli Carneiro e Chimamanda Adichie e também da feminista Heleieth Saffioti, que abordam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    A fenomenologia e o paradigma naturalista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):270-296.
    Trata-se de um breve e parcial recenseamento do paradigma naturalista em desenvolvimentos clássicos e recentes da filosofia fenomenológica. Em um primeiro momento, tentar-se-á estabelecer elementos mínimos acerca do que pode ser considerado um “paradigma filosófico”. Em seguida, será mostrada uma presença improvável e discreta da física enquanto imaginário privilegiado na ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Também será explorada a resistência de Paul Ricoeur ao reducionismo neurobiológico, bem como uma improvável presença de um enquadramento naturalista na base de sua antropologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  40
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969) e a Indústria Cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    Resumo : O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram - a definição da indústria (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  35
    Análise do diálogo judaico-cristão: Desafios E perspectivas.Adriano Sousa Lima, Lucas dos Santos Ferreira & Roberto Monteiro de Castro Filho - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):87-95.
    O presente artigo busca fazer uma análise do diálogo inter-religioso entre o judaísmo e o cristianismo, duas religiões monoteístas, com origens semelhantes, mas separadas por questões históricas e algumas divergências doutrinárias. Inicialmente se propõe relatar a importância do diálogo entre as duas religiões, baseando-se nos trabalhos de Alberto Milkewitz, Edwin Arteaga Tobon, e Frederico Laufer. Após isso, procurou-se identificar os aspectos divergentes e convergentes entre o cristianismo e o judaísmo, para verificar a viabilidade do diálogo. Consultou-se para este momento os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  30
    Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Giseli do Prado Siqueira - 2020 - Horizonte 18 (55):33-33.
    A presença do componente curricular Ensino Religioso – ER na escola, de modo especial na escola pública, é marcada pela controvérsia. O Brasil viveu sob o manto da confessionalidade, mesmo depois do decreto n. 119A, e a separação legislativo-jurídica entre Igreja e Estado não pôs fim ao problema. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste artigo é refletir sobre a configuração atual do Ensino Religioso na escola pública, a partir de breve referência inicial aos antecedentes históricos e aos aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Dos breves ensayos sobre los problemas fundamentales de la Ciencia.Héctor Martínez Sanz - 2006 - A Parte Rei 47:11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Notícia da edição brasileira do "breve tratado de deus, do homem E do Bem-estar", de B. de Spinoza.Mauricio Rocha - 2013 - Cadernos Espinosanos 1 (28):147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Sobre la inocencia de la metaética. Dos breves reflexioness a partir del punto de vista de la filosofía del derecho en el realismo escandinavo.Oscar Vergara Lacalle - 2006 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 2:289-304.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Breves considerações sobre a origem social das normas jurídicas e morais e a fundamentação da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen.Rubin Souza - 2012 - Jus Navigandi 1 (1):1-10.
    Com este artigo procura-se introduzir a questão da origem social das normas morais e jurídicas a partir da obra de Hans Kelsen e solucionar, de forma breve, o problema da conciliação do método lógico-transcendental da Teoria pura com a filosofia positivista e empirista do autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Breves ponderações acerca do instituto da delação premiada após a Lei nº 12.850/2013.Andreo Aleksandro Nobre Marques - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    BREVES PONDERAÇÕES ACERCA DO INSTITUTO DA DELAÇÃO PREMIADA APÓS A LEI Nº 12.850/2013.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Breves considerações críticas acerca do método para uma filosofia intercultural de Raúl Fornet- Betancourt.Rubin Souza - 2014 - CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa Em Pós-Graduação Em Direito 1 (1):1-22.
    O artigo investigou o método para uma filosofia intercultural a partir da Ibero-América, de Raul Fornet-Betancourt. Partiu-se especificamente do texto do autor para posteriormente fornecer considerações críticas aos seus posicionamentos. Nesse sentido, analisou-se a originalidade do tema, a filosofia da libertação como modelo de diálogo intercultural, seus pressupostos hermenêuticos e epistemológicos e, por fim, o pensamento ibero-americano como base para uma filosofia intercultural. No final do trabalho apresentou-se seis críticas ao texto estudado – o problema da arrogância e dissimulação filosófica, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Breves considerações sobre os impactos da racionalidade neoliberal no Estado, na democracia e na liberdade individual: a import'ncia dos pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu para a compreensão do Estado Contempor'neo.Marco Anthony Steveson Villas Boas - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:120-135.
    O presente artigo, a partir de uma abordagem prospectivo-reflexiva, apresenta aspectos pontuais de pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, cujo objetivo é trazer a lume os conceitos de governamentalidade, biopoder, biopolítica, campo, habitus, capital e violência simbólica, para a compreensão do neoliberalismo e do seu impacto no Estado, na democracia e na liberdade individual. Tais conceitos servem aqui como ponto de partida à apresentação de perspectivas descendentes das primeiras, desenvolvidas pelos teóricos Giorgio Agamben, Wendy Brown e Achille (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Breve ensaio sobre o problema do ensino de filosofia.Thiago Oliveira - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):105-122.
    In this article, I intend to discuss the teaching of philosophy as a genuinely philosophical problem, but one that is neglected as such in a good part of the degree courses in philosophy, as well as in a good part of the so-called philosophical production in Brazil. I establish a fundamental relationship between philosophical practice and classroom teaching. I defend teaching in philosophy as a philosophical call that summons teachers and students as thinkers, even if this does not take place (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Breve Apresentação de “A transcendência do ego - esboço de uma descrição fenomenológica”, de Jean-Paul Sartre.Alexandre De Oliveira Torres Carrasco - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:173.
    O ensaio “Transcendência do ego – esboço de uma descrição fenomenológica” pode ser considerado o marco zero da identidade filosófica de Sartre. Tal afirmacão, como é de se imaginar, não se deve apenas às razões cronológicas – o primeiro texto propriamente filosófico e de larga visada escrito pelo autor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Breve Ensaio Genealógico Sobre o Currículo Do Ensino Médio Integrado.Reginaldo Santos Pereira & Judácia da Silva Pimentel Carvalho - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:272-295.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar um ensaio genealógico da natureza histórica e discursiva sobre a educação profissional no Brasil, refletindo sobre a construção dos regimes de verdade do currículo do ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais e as relações de poder estabelecidas nesse processo. As considerações apresentadas dialogam com as teorias pós-críticas do currículo e com o movimento pós-estruturalista ao problematizar algumas condições históricas e discursivas do currículo do ensino médio integrado e observar de que maneira padrões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Breve Exame do Conceito de Tempo na Tradição Filosófica e Cultural do Ocidente até a Idade Média.Márcio Chaves-Tannus - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):5-10.
    […] Desde sua mais remota época a filosofia do ocidente se ocupou com a problemática expressa por um par de conceitos: os conceitos da permanência e da mudança. Conceitos opostos, mas que para nós humanos, apenas são concebíveis, psicologicamente captáveis, passíveis apenas de definição por um movimento, que refere um ao outro. De fato: por um lado, aquele que afirma a permanência, suprime no mesmo ato a ideia secular de tempo, a ideia do tempo trifásico: o tempo passado, o tempo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  73
    Uma breve análise da constituição do sujeito pela ótica das teorias de Sartre e Vygotski.Maria Fernanda Diogo & Kátia Maheirie - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:139-151.
  35. Breve consideração sobre a crítica de Hegel à teoria moral de Kant nos Princípios da Filosofia do Direito.J. F. M. Borges - 2013 - Controvérsia 9 ( 3).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Dos epigramas de Filodemos. Traducción y breve comentario.Miguel Ángel Spinassi - 2017 - Argos 40 (2):56-61.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Do discurso à práxis: uma breve discussão.Yara Pires Gonçalves - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura.Daniel Marcolino Claudino De Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):1-16.
    Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  59
    Um breve estudo explicativo do livro "O movimento sofista" de G.B. Kerferd.Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):93-100.
    A referente resenha busca fazer uma análise mais detalhada acerca do livro: "O Movimento Sofista" de George Kerferd. Objetivamos explicitar os pontos basilares ressaltados pelo autor em contrapartida a análise tradicional dos sofistas ao decorrer da história.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  29
    Breve biografia do líder leigo católico mexicano-americano césar chavez.Flávio José Rocha da Silva - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):125-126.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Comunhão: breve estudo da utilização do termo koinonia na cultura helênica e sua incorporação no 'mbito cristão do Novo Testamento e Patrístico.Rodrigo Antônio da Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):321-328.
    The term communion, coming from the Latin translation of the Greek word koinonia is used as the basis for many concepts in Christianity and, more specifically, in the Catholic tradition. This article aims, althoug very briefly, conduct the study of the term, since its Hellenistic origin and its incorporation, with different nuances, in the Christian tradition. Therefore, in addition to resort to the etymology of the word, briefly covers its use in various environments of ancient Greek culture to raise possible (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A proteção dos direitos humanos no continente europeu: Breves apontamentos.Anna Paula Grossi & Luciano Meneguetti Pereira - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CONTINENTE EUROPEU: BREVES APONTAMENTOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  61
    Resenha: ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.Lindomar Rocha Mota - 2014 - Horizonte 12 (35):1024-1027.
    Review ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.São Paulo: Autêntica, 2011.175p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Para Ler Parmênides: Uma Breve Introdução À Questões Estruturais Do Texto.Raul Mendes de Barros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):300-319.
    Como é possível extrair filosofia de um texto de quatro ou cinco páginas, arbitrariamente montado ao longo de mil anos de citações na Antiguidade, cujo tamanho original se desconhece, e suas partes, precariamente conectadas, juntam-se a partir de critérios e suposições tardias? Normalmente, nem se quer refletimos sobre questões desse tipo quando tratamos de estudar o pensamento de um autor, pois é comum que o estudo de um filósofo não passe pela história da obra em questão, quando e de que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Disciplina e poder: breves considerações sobre a questão do corpo na filosofia de Michel Foucault.Leandro Sousa Costa & Leonardo Nunes Camargo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):127-138.
    Este artigo tem por finalidade apresentar alguns aspectos relacionados à questão do corpo na filosofia de Michel Foucault. Para isso, a nossa investigação se dará em dois momentos: no primeiro momento analisaremos a relação do corpo com a medicina para percebermos como a visão deste saber sobre o corpo se modificou a partir do século XVII, veremos que há uma relação entre o olhar médico e o corpo em si. O segundo momento será dedicado a uma explicitação acerca da relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O governo de si, dos outros e das almas: um breve estudo sobre técnicas disciplinares.Elisete Medianeira Tomazetti, Jéssica Erd Ribas & Gilberto Oliari - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021013.
    The present article proposes an analysis of the foucauldians studies concerning the disciplinary techniques and its relation with the government of individuals and collectives conducts. To this end, this article focus in demonstrated, throughout the works “Discipline and Punish: The birth of the prison ”, “The order of discourse ”and “Micro-physics of Power ”, how the discipline, understood as a technology of power, operates in the conduct of the subject practices.Thus, we will follow an analytical path of differentiation of the (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  27
    Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191.
    Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    O direcionamento humano: uma breve contribuição da filosofia e uma leitura do mundo técnico.Itamar Soares Veiga - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):139-155.
    This article is about the conception of “us” or that identifies the set of humans and highlights them ahead others living beings. Thus, a discourse about “us” always needs a base of support and points in a direction. This point implies, even if minimally, a direction of the human being projected in a future. To discuss about this human direction and would verify as its characteristics, in the first section we expose some opinions of philosophy through contributions of Heidegger and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral.Milton Luiz Torres & Aimê Heloína Cândido da Silva Santos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019037.
    O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação e o Programa Mais Educação São Paulo, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi valer-se da contribuição do filósofo e de sua analítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A agostinizaçao do pensamento de Descartes. Precedida de uma breve genealogia do agostinismo nos séc. XVI e XVII in Santo Agostinho. No XVI Centenario da sua Conversao e Baptismo. [REVIEW]A. Menezes Veloso - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):127-161.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 605