Results for 'filosofia da mente'

1000+ found
Order:
  1. A abordagem da natureza da mente por Descartes e a crí­tica de Damásio.João Luis da Silva Santos - 2008 - Princípios 15 (24):45-57.
    O estudo da natureza da mente ocupa um lugar de destaque na agenda das investigações da Filosofia da Mente, porque sua abordagem parece fornecer uma explicaçáo da forma pela qual os humanos têm acesso aos dados da realidade. Pretendemos problematizar a teoria cartesiana de natureza da mente a partir de sua concepçáo de idéias inatas produzida a partir de um instrumental matemático, que segundo Descartes, nasce com o sujeito. Para tanto, faremos uma breve explanaçáo do método (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Filosofia da Mente — Uma Antologia.Sofia Miguens, João Alberto Pinto & Diana Couto - 2019 - Oporto, Portugal: University of Porto Press.
  3.  3
    Filosofia da mente.José Avelino Costa - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):89-112.
    O principal objectivo deste artigo é comparar uma figura da história da filosofia contemporânea que poderíamos considerar relativamente distante de nós – Edmund Husserl (1859-1938) – com um autor vivo – John Searle (1932-). Parte-se da filosofia da mente de John Searle, nomeadamente no que diz respeito à intencionalidade e à filosofia da linguagem e explora-se a possível relação com Husserl, tendo por chave o fenómeno da intencionalidade. Outros aspectos analisados são a consciência e a percepção. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaç'o humana.Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues & Angelo Vitorio Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):819-852.
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  10
    Filosofia da mente, ciência cognitiva e o pós-humano: para onde vamos?, de Monica Aiub, Maria Eunice Quilici Gonzalez e Mariana Cláudia Broens.Nivaldo Machado & Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):451-457.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
    Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Candiotto, Cesar. Foucault E a crítica da verdade. 2a ed. belo horizonte: Autêntica, 2010. 174 P. isbn: 9788575264973.Francisco Antonio da Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):109-110.
    Cesar Candiotto, é licenciado em Filosofia pela PUCPR, bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestre em Educação pela PUCPR e doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Além da obra analisada, o autor tem outras obras publicadas, como Mente, cognição, linguagem e Ética: abordagens e perspectivas, e capítulos de livros sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. É professor do curso de (...) e do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  30
    Filosofia, Psicologia e Psiquiatria.Rui Gabriel Da Silva Caldeira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):339-384.
    Partindo de definições de Filosofia, Psicologia e Psiquiatria procura-‑se mostrar que na Antropologia de Hegel há a) a resolução do dualismo clássico corpo/mente, b) uma resposta ao problema dos universais, c) uma filosofia da corporalidade que compreende um inconsciente pulsional que – sui generis do pensamento de Hegel – através do trabalho dialético da razão é integrado na estrutura da psique. Finalmente, d) partindo da liberdade dialético-‑especulativa imanente ao Espírito e das investigações contemporâneas comprova-‑se a irredutibilidade da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Perspectivas em filosofia da mente e da linguagem.César Meurer, Nara Miranda de Figueiredo & Raquel Krempel - 2019 - Sofia 8 (1):1-9.
    Os artigos que compõem este dossiê lidam com temas centrais da filosofia da mente e da filosofia da linguagem. Alguns deles abordam temas clássicos e apresentam panoramas em língua portuguesa, de modo que se fazem úteis a jovens leitores. Outros textos apresentam propostas mais ousadas e prometem incitar debate entre filósofos mais experientes. Desse modo, este volume se equilibra ao oferecer conteúdo para diversos públicos. Esta introdução pretende fornecer uma descrição sintética das contribuições deste volume, para que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Pregnância lógica dos mitos: A via original de Lévi-Strauss.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):511-550.
    Pretende mostrar-se como a interpretação peculiar e original que Lévi-Strauss faz dos mitos, pela conexão estabelecida quer com a linguagem quer com a música, significa a própria actividade lógica, ínsita ao ser humano. Neste sentido. a analise estrutural dos mitos (que se ilustra com La Geste d'Asdiwal e com um breve excurso por Mythologiques), ao mostrar como as narrativas míticas remetem para a arquitectura da mente, traduz, nos nossos dias, um novo esforço kantiano, que confere à pesquisa antropológica um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  21
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars traça (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  4
    ¿Y Si El Empiricismo de Descartes No Fuera Una Broma?Wanderley Dias da Silva - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):1-11.
    Históricamente, la teoría fisiológica de Descartes a la interacción mente-cuerpo - también conocida como la teoría de la glándula pineal - ha encontrado mucha resistencia, ridículo y, por qué no, cierto grado de distorsión. Entre los muchos detractores de Descartes estaba Espinosa. Pero ¿qué hay, exactamente, a los ojos de Espinosa, tan malo en el modelo fisiológico de Descartes? ¿Por qué cree que la teoría de Descartes es tan oscura? Al repasar estos temas, espero indicar lo que veo como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Se Nietzsche tivesse domado leões..Ronel Alberti Da Rosa - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (4):647-650.
    Quando me propus plasmar em música uma homenagem aos cem anos demorte de Friedrich Nietzsche, tinha em mente que era imprescindível que a composiçãodeveria conter, ainda que de forma simbólica, alguns elementos da filosofiado autor do Zaratustra. Considerando que esta forma de simbolismo de caráterjá abriga uma larga tradição na história da música ocidental, tendo seu ápice noEgmont de Beethoven, fui buscar não na pessoa de Nietzsche, mas em seus escritos, o impetus para a elaboração do meu trabalho.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars traça (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Novas direções na filosofia da mente.Gabriel Jucá de Hollanda - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):173-186.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    O antirrepresentacionismo em Richard Rorty um debate filosofico.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):45-63.
    Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar a crítica de Richard Rorty à filosofia representacionista, buscando apresentar uma resposta de Rorty ao representacionismo. Rorty se opõe as ideias tradicionais em filosofia, oriundas de uma tradição mentalista, descritas por meio dos conceitos de “essência”, “natureza” e “fundamento”. Ao contrário deste vocabulário, ele apresenta a ideia de antirrepresentacionismo, etnocentrismo e liberalismo. Nesse sentido, o projeto tomará por base a obra clássica de Rorty: A filosofia e o espelho da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Consciência e autoconsciência em Leibniz.Edgar da Rocha Marques - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):67-83.
    Resumo: Discuto, no presente artigo, a concepção leibniziana da mente, mostrando que as percepções e as sensações podem ser compreendidas como constituindo uma série contínua, mas que as apercepções forçosamente introduzem uma descontinuidade no sistema, o que torna essa concepção incompatível com o princípio da continuidade, igualmente assumido por Leibniz.Abstract: I discuss in this article the Leibnizian conception of the mind, showing that perceptions and sensations can be understood as constituting a continuous series, but that apperceptions forcibly introduce a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  29
    AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de Janeiro: Wak, 2009. 184 p.José Maurício de Carvalho - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):321-330.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  55
    Quatro perspectivas contemporâneas em filosofia da mente.Everaldo Cescon - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:321-335.
    The philosophy of mind approaches the epistemological questions that are behind the scientific research on the mind, using the speculative method (with mental experiences) and taking into consideration the results achieved in the empirical research. One of the approached basic problems is the problem mind-brain, about which the theoreticians normally follow one of four perspectives: new mysterianism , reductionism, functionalism and phenomenology.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Haidt, Jonathan. A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. [REVIEW]Walter Valdevino Oliveira Silva & Iago Pereira da Silva - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023001.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Leis de ponte na Filosofia da Mente e nas Ciências Físicas.Osvaldo Pessoa Jr - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):405-420.
    In the debate on the reducibility of mind over body, we argue that it is not plausible to assume that such a reduction can be made only over the basal physical conditions, but rather that one must also take into account the psychophysiological bridge laws. This position is usually considered in the Philosophy of Mind to be antireductionist, but we prefer to call it “inductive reductionism”, due to the analogy with two other forms of determination in the Physical Sciences: causal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Subjetividade ontológica na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
    This paper contains an analysis of a famous criticism from John Searle on materialist tradition. This tradition uses to ignore or even refuse the subjectivity of mental phenomena. This paper examines Searle’s strategy to defend this subjectivity, refusing the essential character of behavior to the mental aspect (section II), distinguishing subjective and objective in epistemic and ontological senses (section III) and showing his solution to the problem of other minds (section IV). However, his attempt to obtain an indirect access to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  28
    Considerações sobre a teoria do cérebro triuno e sua relev'ncia para uma filosofia da mente e das emoções.Gabriel José Corrêa Mograbi - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):222-241.
    Este artigo estabelece algumas relações fundamentais entre evolução, a teoria do cérebro triuno e a relevância que esta pode ter para a fundamentação empírica de uma filosofia da mente e das emoções. Inicialmente, será especialmente considerada a posição do filósofo Ronald de Sousa no seu já clássico artigo “The Mind’s Bermuda Triangle: Philosophy of Emotions and Empirical Science”, parte do Oxford Handbook of Philosophy of Emotions. A segunda seção discute a validade da teoria do “cérebro triuno” como abordagem (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Subjetividade ontológica na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
  28.  12
    Subjetividade ontológica na filosofia da mente de John Searle.De Athayde Prata Tárik - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  56
    As controvérsias entre dualistas e materialistas na filosofia da mente contemporânea.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2001 - Episteme 12:77-98.
    O presente trabalho efetua um exame do problema mente-corpo por meio do seu rastreamento no campo da Psicologia e, em especial, na Filosofia da Mente contemporânea. O trabalho mostra que o problema mente-corpo é determinado pela forma como uma dada teoria concebe a noção de qualidade e que as abordagens dualistas da mente tratam desta noção em termos de propriedades intrínsecas, ao passo que os materialistas adotam uma teoria da propriedade extrínseca. São exploradas as características (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A natureza comportamental da mente: behaviorismo radical e filosofia da mente.Diego Zilio - 2010 - São Paulo, Brazil: Cultura Acadêmica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    O “interno” E o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein E o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, apresentar a argumentação de Wittgenstein no que tange a identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Prof. Dr. José sérgio Duarte da Fonseca: Rememorando os estudos sobre filosofia da mente E a constituição do self.Alexander Almeida Morais - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):27-28.
    Este pequeno texto é uma singela homenagem que dedico para o meu exprofessor da graduação em Filosofia e meu orientador no mestrado em Ética e Epistemologia da UFPI. Trata-se de um texto rememorativo e de agradecimentos pela convivência e aprendizagem que tive com o professor Dr. José Sérgio D. da Fonseca. A grata oportunidade de conhecer o professor Dr. José Sérgio ocorreu-me por volta do ano 2009 em uma disciplina de seminário, na qual o professor José Sérgio ministrou um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Resenha: The dialogical roots of deduction.Mayk Silva & Marcos Antônio da Silva Filho - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    Filosofia, História, Psicologia, Ciências Cognitivas e Práticas Matemáticas: este é o horizonte investigativo muito seminal no qual o livro The Dialogical Roots of Deduction se encontra situado. Catarina Dutilh-Novaes, por meio dessa obra, buscou defender a tese de que a dedução tem raízes dialógicas. Mais que isso, a lógica estaria ligada às práticas humanas, interações sociais, cultura e sociedade. Não estando, assim, vinculada com algum âmbito de formas platônicas, de representações da mente ou do sujeito transcendental. A lógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Da possibilidade de responsabilização moral do agente por resultados não desejados no curso de uma ação intencional: Estudo sobre ações intencionais e ações moralmente imprudentes conscientes no 'mbito da filosofia da mente.Antonio Sanches Sólon Rudá - 2023 - Aufklärung 10 (2):177-186.
    In this work, I investigate some questions pertaining to intentional actions and consciously morally reckless actions, seeking to answer the question whether it is possible to morally hold the agent responsible morally for the unwanted results arising from his intentional actions. The first conclusion reached was that the result of an action that was not the object of the agent's intention is a mere consequence of the main action, however, the action that provoked it can be characterized as a consciously (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Consciência, subjetividade e o problema do inconsciente na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):6-26.
    Resumo: John R. Searle articulou uma filosofia da mente de acordo com a qual a consciência é o mais importante dos fenômenos mentais, sendo essencialmente caracterizada por uma subjetividade de seu modo de existência. O problema é que a existência de fenômenos mentais inconscientes coloca essa concepção em dificuldades, pois fenômenos inconscientes existem sem serem vivenciados, ou seja, existem de forma objetiva. Para escapar desse problema, Searle propõe uma teoria disposicional do inconsciente, mas a tese do presente trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência - D. Dennett e os debates da filosofia da mente.Sofia Miguens - 2002 - Campo das Letras.
  37.  23
    O “interno” e o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein e o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. E, Fazendo uso dos escritos de Wittgenstein, tencionamos estabelecer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Cognição Humana Versus Inteligência Artificial: Uma Abordagem Heideggeriana Sobre o Projeto Do Primeiro Juiz Robô Na Estônia.Paulo Roberto Fontenele Maia, Stefani Clara da Silva Bezerra & Helio Rios Ferreira - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):54.
    O uso da inteligência artificial no Poder Judiciário ainda encontra fortes limitações à luz da compreensão representacional-computacional da mente. A exemplo do projeto pioneiro do juiz robô na Estônia, a dificuldade reside na incapacidade de apreensão da narrativa subjetiva da máquina. Logo, através da experiência do ser-aí-no- mundo de Heidegger, define-se um contraste entre cognição humana e funcionamento computacional. Partindo de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, busca-se demonstrar a complexidade de conceber dispositivos puramente físicos com inteligências aptas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Wittgenstein: Notas Sobre Lógica, Pensamento e Certeza.Juliano Santos do Carmo, Eduardo Ferreira das Neves Filho, Alexandre Noronha Machado, Darlei Dall'Agnol, Janyne Satler, João Vergílio Gallerani Cuter, Jonadas Techio, Rogério Saucedo & Victor Krebs - 2014 - NEPFIL online | Dissertatio's Series of Philosophy.
    O objetivo desta publicação é incentivar a produção filosófica de excelência por parte de pesquisadores notadamente influenciados pela filosofia de Wittgenstein e cujos temas possam suscitar um debate aprofundado. Além de desafiar o empreendimento filosófico contemporâneo, os temas aqui apresentados abordam questões que muitas vezes estão além daquelas consideradas por Wittgenstein em seu tempo. O leitor encontrará neste volume questões relacionadas ao ceticismo semântico e epistêmico, ao relativismo ético, às leituras literárias de Wittgenstein, ao problema das outras mentes e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  23
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41. O Problema da consciência no cenário contemporâneo da filosofia da mente: o debate entre John Searle e Daniel Dennett.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2002 - Episteme 14.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Comentário a “Leis de ponte na filosofia da mente e nas ciências físicas”.José Gladstone Almeida Júnior - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):421-426.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    John R. Searle E os impasses epistemológicos Das argumentações do dualismo E do materialismo monista referentes à filosofia da mente.Kleber Bez B. Candiotto - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (22):93.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    A virada informacional na Filosofia: alguma novidade no estudo da Mente?Maria Eunice Quilici Gonzalez, Mariana Claudia Broens & João Antonio De Moraes - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):137.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Filosofia da Linguagem.Teresa Marques & Manuel García-Carpintero - 2012 - In Pedro Galvão (ed.), Filosofia: Uma Introdução por Disciplinas. Edições 70.
    A filosofia da linguagem dedica-se ao estudo da linguagem natural. Não se dedica ao estudo de línguas particulares, tal como o português, o castelhano ou o inglês, mas sim ao estudo filosófico de características gerais da linguagem e da nossa capacidade e proficiência linguística enquanto seres humanos. A investigação do desenvolvimento da linguagem é uma tarefa a ser desenvolvida pela ciência – a paleontologia, a neurologia, etc. Mas a ciência ocupa-se de algo de que temos um conhecimento intuitivo prévio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  44
    Os significados pragmáticos da mente eo sinequismo em Peirce.Lucia Santaella - 2002 - Cognitio 3:97-106.
    Resumo: O sinequismo é o pensamento que insiste na idéia da importância primordial da continuidade na filosofia. No seu aspecto metodológico, o sinequismo aponta para a necessidade de se levantar hipóteses que envolvam uma verdadeira continuidade. O principal motivo para isso é evitar hipóteses de que isto ou aquilo seja inexplicável, pois o sinequista defende que a única justificativa para uma hipótese é a de que ela forneça uma explicação para os fenômenos. O objetivo deste trabalho é explorar o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  47.  6
    Filosofia das Tecnociências: com quantas mãos se faz uma plantação?Ronei Clécio Mocellin & Débora Aymoré - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Se na filosofia e história do corpo os posicionamentos são agrupados entre os que consideram haver substância única (Espinosa) ou dupla (Descartes) que conformam diferentes aspectos dos indivíduos (alma/mente – corpo), na filosofia da ciência nos confrontamos com a o terceiro excluído nestes dualismos com consequências existenciais: trata-se da técnica ou, para utilizarmos um termo mais preciso, das tecnologias. Neste sentido, a máquina é um corpo, não do tipo que nasce naturalmente: as máquinas nascem de um parto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    Operações sociais da mente.André Leclerc - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):108-125.
    Thomas Reid introduced the notion of social operation of mind in the theory of mind and language. Hhis friend James Gregory developed this notion and gave it a meaningful role in classical Uuniversal Grammar, especially in the General Theory of the Mmoods of Vverbs. Bbefore Reid and Gregory, the classical Philosophical Grammar presupposes, inter alia, that the mind is self-contained; in other words, that mental contents and operations are all independent from the natural and social environment. Ssome of these operations (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  7
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  37
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000