Results for 'Fe'

875 found
Order:
See also
Bibliography: Professional Areas
Bibliography: Professional Areas, Misc in Professional Areas
Bibliography: Professional Ethics in Applied Ethics
Bibliography: Feminist Philosophy in Philosophy of Gender, Race, and Sexuality
Bibliography: Continental Feminism in Continental Philosophy
Bibliography: Feminist Philosophy of Science in Philosophy of Science, Misc
Bibliography: Reference in Philosophy of Language
Bibliography: Afterlife in Philosophy of Religion
Bibliography: Professional Ethics, Misc in Applied Ethics
Bibliography: Feminist Ethics in Normative Ethics
...
Other categories were found but are not shown. Use more specific keywords to find others, or browse the categories.
  1. Repenting of Retributionism.Westminster Presbyterian Church & Santa Fe - 2001 - Contagion: Journal of Violence, Mimesis, and Culture 8:161.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    O Movimento Nacional e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam (...) a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional e PolíticaMF&P, criado em 1989, e constituído por grupos de pessoas atuantes em comunidades eclesiais, movimentos populares, partidos políticos, sindicatos e outros espaços de organização social, surgiu para promover estratégias em favor da justiça social e da dignidade humana. O trabalho é feito através da reflexão, da celebração, do aprofundamento e estudo, em grupos, seminários, retiros e encontros, tendo como lema principal, atualmente, a Cultura do Bem-Viver. O objetivo deste trabalho, a partir do material bibliográfico do MF&P e de outros pesquisadores, foi analisar o contexto do nascimento e o desenvolvimento do MF&P no Brasil. Para isso, identificou a produção editorial e o histórico dos encontros e seminários, das fases do movimento, chegando à época atual, quando, a partir de 2011, o movimento incluiu a Cultura do Bem-Viver como novo horizonte ético e político. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise do material publicado de forma impressa e também na forma digital, no site do movimento, e em publicações de membros que fazem parte do MF&P. Pode-se concluir que, através de sua história, das publicações e dos encontros regionais e nacionais, o movimento abriu perspectivas sobre novas formas de se fazer política, que contemplam e reforçam a atenção para com a ética, o cuidado, a dignidade e a justiça social. É um movimento dinâmico que contribui como um caminho para uma nova sociedade que possa usufruir de seus direitos fundamentais. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  45
    , Razão e Salto no EscuroUma Comparação entre Plantinga e Swinburne.Agnaldo Cuoco Portugal - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):18-31.
    O artigo pretende avaliar criticamente o conceito de e o modo como a cristã é racionalmente justificada por Alvin Plantinga em sua principal obra Warranted (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  12
    Kierkegaard E a transformação do sujeito em si mesmo: Entre a vertigem da liberdade E o paradoxo absoluto da .Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):68-86.
    Atribuindo à ironia a possibilidade de exercício e desenvolvimento da liberdade subjetiva, Kierkegaard sublinha a negatividade absoluta como característica do referido processo em Sócrates, convergindo para assinalar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    A cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2).
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica (...)algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religiosofenômenos próprios do processo de secularizaçãoprovocam um vazio no homem, uma sensibilidade religiosa de caráter funcional e individualista se revelam insuficientes em termos antropológicos e religiosos. De frente a esses desafios, a cristã se apresenta como instância que permite a abertura à verdade ( credo ut intelligam ) e oferece a salvação ao homem, ao reconduzi-lo ao amor de Deus. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O pregador midiático - Marcelo Rossi e o discurso radiofônico em "Nosso momento de ".João Baptista de Abreu - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    O trabalho analisa 10 meses de transmissão do programa Nosso momento de , apresentado pelo padre católico Marcelo Rossi e veiculado diariamente em 95 emissoras de rádio (...) e líder nacional de audiência, com 2,1 milhões de ouvintes por minuto. O objetivo é examinar as estratégias empregadas no discurso radiofônico e sua eficácia no imaginário popular, conjugando a palavra, a música, os efeitos sonoros e o silêncio. Durante uma hora, o apresentador estabelece um vínculo com o ouvinte, baseado nas técnicas radiofônicas, no carisma e na capacidade de oferecer conforto espiritual a um público cada vez mais carente de afeto e esperança. (shrink)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Comunidade ética e religião: A estruturação da kantiana.Carlos Magno Teixeira - 2013 - Horizonte 11 (31):1150-1151.
    TEIXEIRA, C. M. Comunidade ética e religião: A estruturação da kantiana. Dissertação (Mestrado). 2013. 113f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma sensata e responsável.Carlos Palácio - 1997 - Horizonte 1 (1):41-54.
    A nossa situação atual, em termos de cristã, é muito semelhante à do cego de nascença de que nos fala o evangelho (Jo 9,1-41). A (...) experiência de vinte séculos de cristianismo não impede que Jesus mesmo nos dirija também esta pergunta: “Crês no Filho do Homem?” (Jo 9,35). A questão é saber se teríamos a simplicidade do cego para responder: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia?” (Jo 9,36). Porque equivaleria a reconhecer que o conhecemos sem conhecê-lo. E quando aceitamos isso, pode recomeçar o processo de crer. A situação atual do cristianismo repercute no modo de crer e o condiciona. Não podemos continuar a crer por inércia. Aderir à pessoa de Jesus Cristo deixou de ser algoevidente”. Não para as novas gerações ou para os que julgam a cristã incompatível com o mundo moderno. Também para nós. Queiramos ou não, somos afetados por essa situação de desamparo. E o problema não é de linguagem . Trata-se de uma experiência , a experiência de uma vida desconcertante mas fascinante, humana como a nossa masdiferente”. Podem ainda as mesmas e velhas palavras da desencadear em nós a experiência que aqueles primeiros seguidoreshomens e mulheresfizeram diante da existência concreta de Jesus de Nazaré? Aderir a essa vida com a mesma significação que tinha para os primeiros cristãos: isso seria crer em Jesus Cristo hoje. Mas para isso teríamos que sentir o mesmo desamparo do cego de nascença: “Quem é ele, Senhor, para que eu possa crer”? O nosso perigo é sabermos demais. Por isso, para podermos recuperar adiferençacristã no que ela tem de verdadeiramente original é necessário aceitar que sejam questionadas as nossasevidênciase reconhecer que a nossa figura de Jesus foi muitas vezes deformada. (shrink)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Pelas franjas dos santuários: turismo, e religião em flashes etnográficos.Emerson José Sena da Silveira - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):136-165.
    Neste artigo discute-se a relação entre turismo, e religião em torno dos santuários, a partir de três vivências etnográficas revisitadas em forma de flashes multissituados, (...)com revisão bibliográfica parcial. O santuário, em sentido lato, abarca um núcleo central e uma extensa franja, espaciais e simbólicos. Entre o centro e a periferia estendem-se gradações, continuidades e descontinuidades. O santuário, desta forma, é compreendido neste artigo mais por suas sombras e simulacros do que por sua luminosa presença e esplendor, mais pela periferia do que pela centralidade. A questão proposta aqui remete aos espaços intermediários onde religião e turismo se esbarram, se misturam e se contrapõem. Foram três os espaços estudados a partir da metodologia etnográfica, Aparecida, Canção Nova e Ashram-Vrajabhumi. O presente texto defende, portanto, que as franjas dos santuários permitem a reverberação de identidades ambíguas e oscilantes entre uma integridade-unicidade e uma não-integridade/não-unicidade. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Ciência E : Dádivas de deus.Dr Josiney A. Souza - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):18-27.
    Este artigo contém um estudo sobre a Ciência a partir do ponto de vista bíblico, por meio da na revelação divinamente inspirada. A Bíblia revela a (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    E razão: Intellectus fidei E ratio fidei.Renato Tarcísio de Moraes Rocha - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 40.
    Objetiva-se com este artigo uma breve investigação sobre a relação existente entre e Razão, especificamente no que toca à compreensão do intellectus fidei e da (...)ratio fidei enquanto desdobramento temático. De acordo com a Carta Encíclica Fides et Ratio, a e a Razão se assemelham a duas asas com as quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade. O desejo de conhecimento da verdade e, por conseguinte, de Deus e de si próprio é apontado como uma vocação divina colocada no coração do homem por Deus. Embora as questões de possam passar por um tratamento racional, a possui a sua inteligência própria, específica não se limitando a esquemas relativos à razão demonstrativa, científica ou discursiva. (shrink)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Sob o sol de satã no interior mineiro: e Liberdade em Bernanos.Káthia Silva Gomes - 2014 - Horizonte 12 (36):1412-1414.
    Dissertação: GOMES, Káthia Silva. Sob o sol de satã no interior mineiro: e Liberdade em Bernanos. 2014. DissertaçãoPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de (...) Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. (shrink)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Irradiar a cristã na sociedade hoje.Wolfang Gruen - 1997 - Horizonte 1 (1):27-40.
    Irradiar a cristã é um anseio legítimo também hoje, se não resvalar em proselitismo ou manipulação. As motivações de hoje não são as mesmas que levaram (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    As aventuras da .Aloísio Cardeal Lorscheider - 2003 - Horizonte 2 (3):11-18.
    Parte-se da cristologia presente na Fides et Ratio: a Redenção e a Encarnação. Pela análise desses dois mistérios, percebe-se como a razão entra na esfera do (...) divino, iluminada pela luz dos mistérios dos quais se torna, pela , participante. Esse fato não humilha, mas dignifica a razão ao máximo. Purifica-a, eleva-a, aperfeiçoa-a, respeitando a sua autonomia. O próprio ser humano cresce na sua humanidade e na sua personalização. São a e a razão celebrando o seu maior triunfo. São razão e , no respeito mútuo da respectiva autonomia, realizando a mais perfeita simbiose e a mais bela aventura. Palavras-chave: ; Razão; Encarnação; Teologia. ABSTRACT This paper is based on the Christology present in Fides et Ratio: Redemption and Incarnation. Through an analysis of those two mysteries, one may perceive how reason permeates the scope of the divine, illuminated by the light of the mysteries of which it becomes, through faith, a participant. Rather than humiliating, this fact dignifies reason to the utmost, purifying, elevating and perfecting it, while respecting its autonomy. The human being himself grows in humanity and personalization. That is faith and reason celebrating their greatest triumph. That is faith and reason, in the mutual respect for each ones respective autonomy, carrying out the most perfect symbiosis and the most beautiful adventure. Key words: Faith; Reason; Incarnation; Theology <font style="font-size: x-small;" face="Times New Roman" size="2" color="#. (shrink)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Emuna e pistis: a noção de no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade depalavras-princípioEu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Política: uma abordagem teológica (Faith-Politics: a theological approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p13.Francisco de Aquino Júnior - 2009 - Horizonte 7 (15):13-31.
    O artigo aborda teologicamente a problemática-políticaem sua unidade estrutural (respectividade constitutiva) e em sua autonomia relativa (especificidade, dinamismo, estrutura). Começa apresentando e confrontando alguns (...)modos possíveis de seu tratamento (modo reducionista, modo dualista e modo estrutural) e assumindo o que nos parece o mais adequado e o mais conseqüente (modo estrutural). Em seguida, enfrenta-se com a problemática -política, esboçando, quase que a modo de teses, sua estrutura teológica fundamental: a tem uma dimensão política constitutiva sem se identificar com ou se reduzir a ela; a política, em sua relativa autonomia, tem um caráter teologal radical ; tanto a dimensão política da quanto o caráter teologal da política carecem de mediações históricasprecisam ser mediatizados historicamente. E esse é, certamente, o aspecto mais complexo e mais polêmico da problemática. Aqui não faremos, senão, indicar algumas questões que nos parecem relevantes e decisivas nesse processo de mediação: objetividade da mediação, especificidade da missão da igreja, sujeitos eclesiais, caráter social da Igreja, o estritamente político da e a perspectiva dos pobres e oprimidos. Palavras-chave : ; Política; Cristianismo; Teologia Igreja.The present article addresses the theological issue "faith-politics" in its structural unit as well as in its relative autonomy (specificity, dynamics and structure). It begins by presenting and examining three possible ways of approaching the above namedfaith-politicsissue, there is to say, reductionist, dual and structural ones. For that purpose, this article takes the last approach, the structural one, as the more consistent of all of them. Faith-politics issue is then dealt by addressing its basic theological structure. In this way, faith has a constitutive political dimension, nor identifying with politics neither being reduced to any politics interpretation. In its relative autonomy, politics then has a radical theological character. This article also emphasizes that political dimension of faith as well as its theological character of policy needs to be historically mediated. And that is certainly the most complex and controversial aspect of faith-politics issue. In other words, this article wishes to indicate some clues that seem to be relevant and decisive in this process of mediation: objectivity of the above-mentioned mediation, specificity of the mission of the church, social character of the Church, political character of faith and the perspective of the poor and oppressed people. Key-words : Faith; Politics; Christianity; Theology; Church. (shrink)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    A teologia confessante de agostinho a partir Das relações entre E razão, no proêmio Das confissões.Cauê Ribeiro Fogaça - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):43-55.
    The theologys statute as a science is very controversial. For several years, it has been asked about its task and how a study can be considered (...)scientific, starting from a revealed fact and, therefore, a dogmatic one. The Christian theology bases its discourse upon the biblical writings and upon the interpretations of those who are known as the Church Fathers. As Saint Augustine is one of the greatest names on the Latin Patristic period, this study will focuses on the task of the theology, according to his thought, specially about faith and reason relations. The first source for this essay is the proem of his most popular work, Confessions, where the confessional act will be exposed as the theological method of Saint Augustine, wishful for the Truth, which, ultimately, is God itself. Finally, the light of the patristic thought will be reflected over the contemporary need to postulate the theology epistemic statute as a divine science. (shrink)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    Desafios da E da razão na sociedade pós-moderna.Thiago Nunes Barros - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):37-46.
    The article is a summary of the paper presented at the VI Congress of Theology in St. Paul with the theme "Times urban: the challenges of ministry (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    e Razão: uma relação de completude e verdades.Gustavo Augusto da Silva Ferreira - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):144-154.
    This study was aimed at exposing the proximity and not agonizing and not antagonistic relationship between themes and concepts as popularly known and often mistakenly understood in (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    A inculturada: desafio para o diálogo entre a cultura e o Evangelho em Moçambique.Samuel João Bungueia - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):410-412.
    In the context of Christian evangelization, the dialogue between culture and the Gospel has always been a major challenge for the Church. In Africa, particularly in Mozambique, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    , razão E conhecimento em santo agostinho.José Roberto Abreu de Mattos - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):15-21.
    This article briefly presents the convergent movement of faith and reason in the Augustinian thought, which is necessary, according to the great Doctor of the Church, to (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Liturgia: Uma questão de .Prof Dr Valeriano dos Santos Costa - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):20-23.
    To say that the liturgy is a question of faith means that your object is transcendent and has to do with God and with one unique feature, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    PITH: Una Meditación Raigal Sobre la Fe.Alberto Wagner de Reyna - 2005 - Utopía y Praxis Latinoamericana 10 (28):103-111.
    In the relation between man and the creator, the search for sense and the significance of faith has been permanent. From our human nature we devolvein a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    A reconstrução da no enfrentamento do luto: teologia e psicologia em diálogo.Ana Paula Reis da Costa - 2016 - Horizonte 14 (41):200-201.
    This research aims at a dialogue between Theology and Psychology in order to understand the Catholic faith and their possible mobilization within the psychic processo of assimilation (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    e razão: como a razão pode explicar Deus sem levar ao ceticismo.Rafael Antonio Faraone Dutra & José de Souza Paim - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):287-297.
    The society is in a constant transformation caused by changes in people´s mentality that, as time goes by, feel the necessity and will learn how to (...)question, from the most simple things of life to the most complex ones, which were formerly imposed and accepted by all. With time, something that became an object of investigation is faith. Through reason, several questions are asked with the intention to solve the mysteries of faith. It is certainly true that such questions produce evolution and maturing in the construction of the thinking process, however, to which point is this faith beneficial or has a tendency to lead to a skepticism? The subject of this work is faith and reason, aiming to explore where it is reconcilable that the two may walk together, without reason interfering negatively. As an objective, explore the benefits that reason brings to faith, and which are the negative impacts that it can produce, besides defining what is faith and reason, demonstrating how through time reason started to make part of the society. As a conclusion, we try to show that reason and faith are two realities that are not opposed to each other, but both must walk together in the search of the truth. The absolutization of the reason can lead to a skepticism that ignores basic elements of the faith. In counterpart, the speech of faith without the consideration of reason can produce fundamentalist religious practices. (shrink)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    A transmissão da na nova arquitetura da comunicação contempor'nea.Joana Terezinha Puntel - 2017 - Horizonte 15 (46):487-509.
    Evangelization in the present contemporary context, transmission of faith, and the new architecture of communication are this articles central axes. Just as interconnected cogwheels, they need (...)to function together to hand on faith appropriately in todays world. Our society, marked by unprecedented experiences in the field of digital culture, gave rise to anew person”, who lives and relates within a new architecture of communication altogether. In the communicative process of digital culture, the modality of communication has changed from a unilinear mode of transmission to networked, interactive, collaborative forms of interaction. Based on the teachings of the Second Vatican Council, and in an effort to rethink the present modalities of faith transmission, this study concerns both the convergence and continuity of the Magisterium of the Church on evangelization and the urgency for her to engage in a dialogue between faith and culture. This requires an attitude of courage to consider more deeply the relation between faith, Church life, and the current transformations as experienced today. For in the digital culture, a new perception and understanding of faith has grown and developed. New languages have challenged conventional paradigms and prompted us into a change of mentality and pastoral practice. (shrink)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Revelaçao, e Anúncio.José de Souza Paim - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):103-115.
    On the celebrations of the 50th anniversary of the opening of the Second Vatican Council and the 20th anniversary since the publication of The Catechism of the (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Razón o Fe: Una Discusión En Torno a la Disputa Panteísta.Ivanilde Fracalossi - 2017 - Revista de Filosofía 42 (1):9-22.
    Firstly, this article will examine in the text of 1786, Was heisst: sich im Denken orientieren?, the chaining of the argumentation used by Kant to reply to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    La experiencia de la libertad: un salto de fe.Martín Valdez - 2014 - Estudios de Filosofía: Revista del Seminaro de Filosofia del instituto Riva-Aguero 12:154-161.
    This paper seeks to interpret Fear and Tremblings paradox of faith together with Kants examination of the problem of freedom, in order to reconcile Kierkegaards (...) thought with rationalism, but at the same time, to enrich the latter with a more existential language. It argues that, at the ground of all ethics, a certain experience beyond the limits of reason is found, albeit not an irrational one. (shrink)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    Una descarga de fe. Wittgenstein y Temor y temblor en torno a la creencia religiosa.Juan Evaristo Valls Boix - 2017 - Revista de Filosofía 42 (1):95-116.
    Reflections about religion developed in Wittgensteins early personal writings are notably influenced by Kierkegaards Fear and Trembling, particularly concerning the construction of an anthropology of the (...) believer. Religious individual bases his existence in his position before God and in his faith. This basis exceeds ethical generality, and shows how religion is developed beyond the limits of reason and knowledge, in an existential dimension where faith is liken to love. This will imply the rejection of any religious doctrine and the inexpressible quality of faith. (shrink)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    na Resurreição: Uma contribuição de Andrés Torres Queiruga para o diálogo inter-religioso. 2011. XXX folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte[REVIEW]Miracy Monteiro Melo Reis - 2012 - Horizonte 10 (27):1086-1087.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Doutrina E interpretação da .Anderson Bizarria da Costa - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):84-93.
    Search to develop with this paper the Doctrine and Interpretation of the Faith, based on documents of the Church, especially the Second Vatican Council and the approach (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    RUBENS, Pedro. O rosto plural da : da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer. São Paulo: Loyola, 2008. p. 199[REVIEW]Fabiano Victor Campos - 2011 - Horizonte 9 (20):183-188.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    A Integração Entre Razão E Em Agostinho.Adelmo José Da Silva - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):337.
    Agostinho ocupa um papel importante como ponte entre a filosofia antiga e a Idade Média. Sobre Aristóteles, mostrou conhecer as obras Categorias, Tópicos e Da interpretação, traduzidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Unamuno y la fe religiosa.Emanuel José Maroco Santos - 2018 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 28:255-280.
    Resumen: Nos proponemos analizar el concepto defetal como surge en los textos de Unamuno a lo largo de su extenso quehacer intelectual. Con ello, intentaremos (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    Álvaro Pais O. Min. Marsílio de Pádua E o Colírio da Contra as Heresias.José Antônio De C. R. De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):407.
    Em sua obra principal, o bispo franciscano Álvaro Pais elenca as principais heresias contra a cristã. Reserva uma parte significativa a combater trêserrosde Marsílio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  62
    Contemporary Independent Film Producing in the Philippines: The Case of Ang Panggagahasa Kay Fe (The Rapture of Fe).Alvin B. Yapan - 2012 - Thesis Eleven 112 (1):147-155.
    This article chronicles the material conditions of producing a film in the Philippine independent film scene which has experienced a marked resurgence at the turn of the (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    Entre Aristóteles e a : Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Boa- E validade dos contratos em Hobbes: Uma interpretação a partir de Rawls.Delamar José Volpato Dutra - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):385-408.
    RESUMO O texto acalenta a hipótese de que as razões pelas quais Hobbes justifica a desobediência e mesmo a resistência ao soberano possam ser compreendidas a partir (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Nucleation Behaviour and Anomalous Eutectic Formation in Highly Undercooled Fe 2 O 3 -La 2 O 3 Eutectic Melts.Mingjun Li, Kosuke Nagashio & Kazuhiko Kuribayashi - 2003 - Philosophical Magazine 83 (9):1095-1109.
    Employing an aero-acoustic levitator, the Fe 2 O 3 -16.5 mol% La 2 O 3 eutectic alloy was levitated, melted, undercooled and then solidified under a (...) containerless condition when a continuous laser beam heating system was incorporated. By revealing the surface and cross-sectional microstructures, copious nucleation is confirmed to take place in the undercooled melts solidified by either an external seeding or spontaneous crystallization. The nucleation behaviour of eutectic alloys is summarized, indicating that copious nucleation may be an intrinsic attribute of a eutectic system with the exact eutectic composition in unconstrained solidification. Considering the complexity level of crystal structures of eutectic oxide phases in the Fe 2 O 3 -La 2 O 3 alloy, the linear kinetic constants are approximately estimated and the growth kinetics are discussed. The sluggish growth kinetics of the perovskite-type phase, that is LaFeO 3 with a higher complexity level in a unit cell leads to a decoupled growth within a single eutectic colony when the melt is undercooled to exceed the critical undercooling &#106 T = 125 K. It is the decoupled growth that results in the formation of anomalous eutectics. The present concept based on the kinetic constant of different phases can also be applicable to account for the growth behaviour of other oxide eutectics when considering the stable and metastable eutectic reactions in different solidification conditions. The nucleation behaviour and growth modes in some oxide eutectic systems have been predicted in the free solidification from an undercooled state. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  42
    Creating the Film Music in The Rapture of Fe: The Poetics of the Tambuleleng's Resonances.Jema M. Pamintuan - 2012 - Thesis Eleven 112 (1):156-162.
    The process of conceptualization and creation of a film score heavily depends on the collaboration between the film director and composer. The harmony of the directors (...)and film composers ideas should provide an impetus for the synchronization of literature (the script and film narrative) and music (film score). This was mainly used as a guide in crafting the film score for the independent film Ang Panggagahasa kay Fe (The Rapture of Fe, 2009) directed by Alvin Yapan. This article explores how the music is deployed to resonate with the mythic and folkloric sensibility of the film narrative. We chose to use the tambuleleng, a native lute instrument/chordophone from Bukidnon, Southern Philippines, that is a modern adaptation of three traditional instruments. In its invention, its crafting, and in the sounds it produces, the tambuleleng is an artful blending of tradition and modernity. The tambulelengs composition, its symbolism and function in native life and rituals, aside from the sound it creates, all became material in conveying the folkloric narrative, and articulating the issues presented in the film. Some concerns on Philippine film musical scoring are also tackled, mainly focusing on the constraints, as well as the liberties involved when operating within a limited budget for an independent movie production. (shrink)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Una Aportación Regeneracionista de Los Jesuítas Españoles: la Revista Razón y Fe (1901).Rafael María Sanz de Diego - 1998 - Anuario Filosófico 31 (60):147-178.
    The review of the Spanish Jesuits Razón y Fe started in 1901. Although its gestation began before the crisis of the 98, logically it was influenced by (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  1
    A Reflexão Dialética E a Perceptiva Em Merleau-Ponty.Jayme Paviani - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):223.
    Exame introdutório das condições depossibilidade de recuperação da racionalidade daexperiência sensível posta de lado, desde o inicioda filosofia, por Platão e Aristóteles, e do papelda reflexão dialética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Resenha "La filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem (...)o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em sua busca do fundamento e, especificamente na última, considera os seus desafios e riscos contemporâneos. E destaca numa das conferências o homem, grande tema da filosofia contemporânea, propondo abordá-lo por inteiro. Nesse empreendimento trata do homem para além de seu componente material e vital, tendo por mais importante a liberdade e a construção histórica. Com construção original da atividade filosófica, apresentada como abertura ao transcendente nos limites do fenômeno,Jaspers aproxima, em síntese criativa, a noção metafísica do ser da filosofia transcendental de Kant. Essas duas perspectivas foram por Kant contrapostas.Jaspers também pensa a realidade da tensão que é estar no fenômeno, mas aberto ao que está além do seu limite. E para falar dessa tensão entre o aqui e o além, ele cunha o conceito de englobante para designar de onde brota essa tensão. Englobante ou abarcador é de onde provém a consciência e o objeto na consciência intencional. O seu resultado é o objetivável, mas a inspiração é transcendente. Não se deixa de enxergar nessas análises a influência da tradição neokantiana e fenomenológica que marcavam a filosofia alemã na primeira metade do século passado. É, nessa perspectiva, que ele retoma o valor de verdade total, discute o significado de tradição filosófica, reavalia a ideia de progresso na Filosofia e na Ciência diferenciando-as, esclarece a importância da comunicação da verdade como forma de livrá-la do misticismo e obscurecimento. A fazer tal avaliação da razão humana e do valor do autoconhecimento apresenta uma reflexão nova e soluções inovadoras. Também foi fundamental o propósito de retomar a discussão kantiana do problema do conhecimento, ampliando a investigação para além da lógica ou da analítica de linguagem para onde a conduzia o neopositivismo. A verdade, portanto, esclarece não é apenas um encadeamento lógico ou uma relação entre signos. Essa é apenas uma das formas pelas quais a verdade aparece. Ao dialogar com a revelada ele não se fecha ao que considera fundamental, isto é, a exigência absoluta da moral mosaica e o caminhar da verdade pela história do Deus Bíblico. Porémele diferencia a na revelaçãoda filosófica, que não abre mão do esforço racional e nem vai para além dos limites da razão. Nessa obra onde se apresentam considerações amplas sobre Religião, Filosofia, Ciência e até sobre Estética, falta a noção de cultura capaz de articular esses esforços humanos que o filósofo considera fundamentais no desvendamento da verdade. Contudo, ficam esclarecidos os conceitos de Filosofia e o desafio de pensar o sentido da existência para livrar o homem do auto esquecimento, inconsciência alimentada pelo mundo da técnica. Essas conferências pelos comentários acima apresentados merecem ser estudadas pelos interessados na filosofia contemporânea e, em especial, pelos que se dedicam à fenomenologia existencial. No livro encontramos a exposição dessa filosofia por um de seus mais notáveis representantes. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Patrimônio de e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão).Ivan Rêgo Aragão - 2013 - Horizonte 11 (31):1018-1041.
    Patrimônio de e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil. (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Fe y Conocimiento Del Misterio de Cristo: Perspectiva de Los Comentarios Bíblicos Del Aquinate / Faith and Knowing the Mystery of Christ: the Perspective of Biblical Commentaries of Aquinas.Piotr Roszak - 2016 - Cauriensia 11:797-810.
    En este artículo se analiza la noción de la fe explicita y la fe implícita que desarrolla santo Tomás de Aquino, al hacer la referencia al modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith).Mary Rute Gomes Esperandio & Alexsander Cordeiro Lopes - 2012 - Horizonte 10 (26):476-499.
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Acercamiento al pensamiento de Unamuno: La Tía Tula y la lucha entre fe y razón.Monika Stenstrom - 2007 - Revista de Filosofía (Venezuela) 55 (1):35-54.
    La intención de este trabajo consiste en perfilar algunos de los fundamentos filosóficos que envuelven la agonía existencial que se percibe a lo largo de la obra (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Fe y razón según Ramón Llull: el Liber de convenientia fidei et intellectus in obiecto.Diana Angélica Fernández - 2014 - Circe de Clásicos y Modernos 18 (1):57-79.
    En este trabajo ofrecemos la traducción del latín al español del Liber de convenientia fidei et intellectus in obiecto de Ramón Llull, con introducción y notas. Se (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Kant en la polémica del spinozismo: La racionalidad crítica como superación de la dicotomía entre razón y fe.Ileana Paola Beade - 2016 - Dianoia 61 (77):109-130.
    Resumen: Este trabajo examina la posición que adopta Kant en la polémica del spinozismo, la cual involucró a importantes figuras de la Ilustración alemana en un debate (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 875