Results for 'Teorias clássicas'

1000+ found
Order:
  1. Teoria Clássica dos Conceitos e o Conceito de Deus (The Classical Theory of Concepts and the Concept of God).Ricardo Sousa Silvestre - 2021 - Filosofia Unisinos 2 (22):1-13.
    Ao mesmo tempo que o malogro da assim chamada teoria clássica dos conceitos - de acordo com a qual definições são a maneira apropriada de caracterizar conceitos - é um consenso, a filosofia metafísica da religião parece ainda lidar com o conceito de Deus de forma predominantemente definicional. Podemos então nos perguntar: Seria esse malogro suficiente para inviabilizar uma caracterização definicional do conceito de Deus? Meu propósito central neste artigo é responder essa pergunta. Adoto uma ênfase representacional. Em outras palavras, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Intencionalidade e pano de fundo: Searle e Dreyfus contra a teoria clássica da inteligência artificial.Teodor Negru - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (1).
  3.  4
    La teoria della quantificazione del predicato nell´antichità classica.Mario Mignucci - 1981 - Anuario Filosófico:11-42.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  35
    O comprometimento da identidade com a individuação nas teorias formais clássicas.Jaison Schinaider - 2015 - Filosofia Unisinos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Il ruolo del sistema periodico degli elementi nel caratterizzare la chimica classica come teoria scientifica.Antonio Drago - 2014 - Epistemologia 37 (1):37-57.
  6.  21
    Debate actual da secularização: teorias adeptas versus teorias adversárias.José Pereira Coutinho - 2018 - Horizonte 16 (49):326-355.
    Este artigo tem como objectivo organizar as teorias da secularização de forma diferente, assentando-as em filiações filosóficas/sociológicas e em níveis de análise. Para tal, como método, usa-se a análise comparada de conteúdo das teorias e/ou dos trabalhos mais relevantes dos principais autores. As teorias podem dividir-se em dois grupos principais, adeptos e adversários da secularização. Enquanto os adeptos se afiguram como aprofundamentos e ajustamentos das teorias clássicas à realidade contemporânea, advogando sobretudo a religiosidade individual, os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  59
    Lucia Calboli Montefusco: Exordium Narratio Epilogus: studi sulla teoria retorica greca e romana delle parti del discorso. (Università degli studi di Bologna, Pubblicazioni del dipartimento di filologia classica e medioevale, 1.) Pp. x + 119. Bologna: CLUEB, 1988. Paper. [REVIEW]Ian Rutherford - 1990 - The Classical Review 40 (02):495-.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Lucia Calboli Montefusco: Exordium Narratio Epilogus: studi sulla teoria retorica greca e romana delle parti del discorso. (Università degli studi di Bologna, Pubblicazioni del dipartimento di filologia classica e medioevale, 1.) Pp. x + 119. Bologna: CLUEB, 1988. Paper. [REVIEW]Ian Rutherford - 1990 - The Classical Review 40 (2):495-495.
  9. A Teoria Trivalente da Vagueza e o Problema da Precisão.Sagid Salles - 2019 - In Marcus José Alves de Souza & Maxwell Morais de Lima Filho (eds.), Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 184-200..
    Há pelo menos duas coisas que tornam o fenômeno da vagueza interessante. Primeiro, a vagueza está espalhada por toda a linguagem natural. Uma parte significativa das expressões de nossa linguagem são vagas e podemos encontrar a vagueza em expressões de diferentes categorias lógicas, como termos singulares, predicados e quantificadores. Por razões de simplicidade, contudo, ao longo deste artigo considero apenas o caso dos predicados vagos. Segundo, o fenômeno da vagueza está por trás de um difícil paradoxo, conhecido como Paradoxo Sorites. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    La teoria dello scrigno: una sociologia musicale.Ivan Stillitano - 2020 - Roma: Arcana.
    La Teoria dello Scrigno offre una visione d'insieme dei meccanismi che sono alla base della comunicazione musicale e delle espressioni della cultura, attraverso uno studio sociologico, musicologico e psicologico della nostra comprensione della Musica. Conseguenze della Teoria, discussa ampiamente sotto forma di un modello organizzato, sono, da un lato, lo stimolo rivolto al Musicista verso la creazione di una musica che non si limiti a essere formalmente corretta ma che cerchi, innanzitutto, di comunicare attraverso la ricerca della genuinità; dall'altro, il (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Teoria da consciência em Simone de Beauvoir.Luciane Luisa Lindenmeyer - 2023 - Princípios 30 (61):109-140.
    Neste artigo, busco elementos conceituais presentes em O Segundo Sexo para a formulação de uma teoria da consciência propriamente beauvoiriana. A sua própria teoria da consciência foi, pode-se dizer, ofuscada teoricamente pelas teses de grandes autores como Sartre, Merleau-Ponty e mesmo Bergson. É claro que não é possível dissociá-los por completo do pensamento de Beauvoir. Apesar disso, pretendo rastrear os elementos conceituais próprios da fenomenologia de Beauvoir. Se há uma teoria da consciência especificamente beauvoiriana ela só pode ser caracterizada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Teoria Supervalorativista da Vagueza e o Problema da Precisão.Sagid Salles - 2020 - In Marcus José Alves de Souza & Maxwell Morais de Lima Filho (ed.), Escritos de Filosofia IV: Linguagem e Cognição. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 100-119.
    O fenômeno da vagueza é quase onipresente na linguagem natural. Por um lado, a vagueza abrange variadas categorias lógicas, incluindo predicados, termos singulares e quantificadores. Por outro, é argumentável que a maioria das expressões em cada uma destas categorias, principalmente termos singulares e predicados, é vaga. Isto não seria um problema, não tivesse o fenômeno da vagueza relacionado ao paradoxo sorites, que supostamente mostra a incoerência destas expressões. O Supervalorativismo fornece uma explicação do fenômeno, acompanhado de uma solução do paradoxo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    A tese da veracidade na teoria da informação fortemente sem'ntica de Floridi e o paradoxo de Bar-Hillel-Carnap.Bernardo Gonçalves Alonso - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):123-142.
    Neste artigo defendo que a Teoria da Informação Fortemente Semântica de Floridi – TIFS – está correta ao assumir a Tese da Veracidade, que por sua vez orienta a definição de informação semântica como “p é informação se e somente se p é constituído por dados bem-formados, com significado e verdadeiros”. Argumento que a teoria não é arbitrária, pois dá conta do desembaraço de conundrums filosóficos importantes, principalmente por evitar o paradoxo de Bar-Hillel e Carnap, que é gerado a partir (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  2
    Teoria do direito e do estado.Miguel Reale - 1940 - [São Paulo]: Martins.
    Esta obra traz o estudo correlato da política e do direito, fundamental para a compreensão dessas duas ciências e da democracia. Aqui encontramos proposições como Estado e soberania, Estado e direito e a análise do poder do Estado nos domínios do saber político. Em suma, esta clássica obra representa valiosa contribuição para o pensamento jurídico e político, tornando-se indispensável apar os cultores da ciência jurídica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    Linguagem e pensamento na filosofia grega clássica.José Santos - 2006 - Manuscrito 29 (2):525-550.
    O meu objectivo é apontar as mais relevantes contribuições da Filosofia Grega Clássica para o estudo das relações entre Linguagem e Pensamento. Vejo-as expressas na contínua tarefa de inovação concep-tual que acompanha a tradição grega clássica, desde as suas origens. Co-meço pela concepção de Ser, desenvolvida no Poema de Parménides, mostrando como corresponde à execução de um programa de investiga-ção do real, concebida a partir da evidência proporcionada pela lingua-gem e pensamento. Particular atenção é conferida à emergência da con-cepção de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram analisados os livros didáticos publicados, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Análise da forma literária de Mateus 20,20-28 segundo a teoria de Klaus Berger.Vicente Artuso & Eliseu Pereira - 2016 - Revista de Cultura Teológica 88:197-220.
    O artigo apresenta uma análise das formas literárias de Mt 20,20-28, que narra o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu e a resposta de Jesus a respeito do servir. Será aplicado o referencial teórico proposto por Klaus Berger, em As formas literárias do Novo Testamento. Com a aplicação da análise formal a perícope é classificada com um gênero abrangente que contém características de texto simbulêutico, epidíctico e dicânico. Mediante um diagrama são identificados os subgêneros, que são categorias menores em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    DESENVOLVIMENTO COMO JUSTIÇA EM ARISTÓTELES, KANT, RALWS, DWORKIN E SEN: contribuições para a construção de um significado objetivo para a teoria do desenvolvimento.Eline Débora Teixeira Carolino - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):122.
    Esta pesquisa constrói uma definição objetiva para a teoria do desenvolvimento, no âmbito do direito, em detrimento da clássica e utilitarista abordagem econômica. Desenvolve-se uma releitura dessa teoria cuja racionalidade seja justiça, com base em Aristóteles, Rawls, Dworkin e Amartya Sen. Metodologicamente, a técnica de pesquisa é teórica, o método de abordagem é dialético e o método de procedimento é monográfico. O objetivo é demonstrar que a teoria da justiça no direito do ocidente levou à sua conexão com a teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Sobre a Formalização Lógica de Mudança de Teorias e Anomalias Científicas.Ricardo Silvestre - 2017 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 1 (17):72-91.
    Neste trabalho, é apresentada uma investigação do que poderia ser chamado de formalização lógica do processo de mudança de teorias devido a anomalias. Por anomalia entende-se um fato observado que faz parte do escopo explanatório de uma teoria, mas que vai de encontro à previsão da mesma. Uma abordagem clássica para restaurar o poder explicativo de uma teoria ameaçada por uma anomalia é a postulação de hipóteses novas e provisórias que, em conjunto com as demais hipóteses auxiliares originais, sejam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Silogísticas paraclássicas.E. Lógicas Não-clássicas - forthcoming - Principia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Como a história da escravidão pode ajudar a formar uma teoria brasileira do direito? | How can the history of slavery inform a Brazilian theory of law?Paulo Henrique Rodrigues Pereira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):272-291.
    ResumoO direito brasileiro foi articulado em torno das categorias clássicas do liberalismo europeu. Para além do debate da compatibilidade entre liberalismo e escravidão, esse artigo pretende demonstrar como a necessidade de preservar uma escravidão semilegal constituiu institucionalidades que fizeram com que o direito brasileiro operasse problematicamente sob o registro da tradição liberal, mesmo em relação aos seus cidadãos livres. Isso não foi um “erro” do direito, uma falha, mas foi antes uma ação inteligível dos arquitetos das formas e modos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A ciência pós-determinista, supradisciplinar e transparadigmática: reacendendo o debate sobre teoria, analogia e conceito.Leo Peixoto Rodrigues - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):151-172.
    Resumo: Este artigo se inicia discutindo um tema relativamente clássico na epistemologia, qual seja, analogia, conceito e teoria, explorando uma perspectiva contemporânea do fazer científico e, em alguma medida, da filosofia. A partir daí, busca reacender o debate, sempre necessário, sobre teoria, analogia e conceito, à luz da produção do conhecimento científico, destacando abordagens supradisciplinares e transparadigmáticas. Para tanto, socorre-se de diferentes áreas do conhecimento científico, a sociologia clássica e contemporânea, elementos da biologia, aspectos da cibernética, para demostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Sobre a atualidade de Kant: apontamentos de possíveis relações entre as analogias da experiência e alguns aspectos de teorias científicas hodiernamente estabelecidas.Cristiano Rodrigues Peixoto - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (2).
    O objetivo deste artigo é propor um cotejo das posições kantianas expostas em seu texto das Analogias da experiência com teorias científicas amplamente aceitas hodiernamente. Assim, avalia-se, mesmo que de maneira breve, o alcance e a sustentação das teses kantianas expostas no referido texto, tomando como base de reflexão aspectos importantes da relatividade, da termodinâmica e da física quântica. Tal análise revela, por um lado, que a aplicabilidade da primeira e da terceira analogias da experiência, as quais lidam, respectivamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    A historicização da herança geracional segundo a teoria freudiana: um imperativo para os estudos psicanalíticos feministas.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Procuramos expor o pluralismo de leituras da obra freudiana mediante a exploração da hipótese de historicização da formação psíquica dos sujeitos, especialmente relativa ao complexo de Édipo e Supereu. Partindo da perspectiva de estudos feministas, verificamos no corpus teórico freudiano se há a possibilidade de que o avanço sócio-histórico seja um fator de modificação de concepções que, na leitura freudiana clássica, seriam lidas como imutáveis, fixas e rígidas cultural e historicamente. Madelon Sprengnether, Nancy Chodorow e Judith Butler serão retomadas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Bernheimer's antique arts.Antique Jewelry & Arte Classica - 1991 - Minerva 2.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    L'uomo antico e la natura: atti del Convegno nazionale di studi: Torino, 28-29-30 aprile 1997.Renato Uglione & Associazione Italiana di Cultura Classica (eds.) - 1998 - Torino: Celid.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Retomando a discussão sobre o papel dos valores nas ciências: a teoria econômica dominante é (pode ser) axiologicamente neutra?Brena Pm Fernandez - 2006 - Episteme 11 (23):151-176.
    Dentre os problemas tradicionais da Epistemologia, uma das controvérsiasmais persistentes é a questão da inserção versus isenção de valores naciência. Filiando-se a uma longa tradição crítica, o filósofo Hugh Laceydesenvolve um exame contundente acerca dos fundamentos da ciência emsua interação com a sociedade, questionando a noção tradicional deneutralidade científica. Pretendemos nesse trabalho estender a crítica deLacey às ciências sociais, e especificamente à Economia. Argumentamosque a ortodoxia da ciência econômica moderna , atravésda incorporação do paradigma mecanicista da física clássica, bem comode (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
    Este trabalho pretende verificar como a questão do duplo expressa já no mito de Narciso é revisitada e reelaborada no conto machadiano O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana, e a partir desta, o conceito de identidade é discutido.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Sústava vied O kultúre a filozoficko-historickä teória kultúry.Teória Kultúry - 1987 - Filozofia 42:35.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Usos murales de la literatura 47.Las Teorias & U. S. O. Literatura - 1993 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 61:47.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Revista Venezolana de Investigación Marítima Venezuelan Journal of Maritime Research.Teoría Y. Metodología - 2012 - Telos (Venezuela) 14 (3):456.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Eugeniusz szumakowicz.Teoria I. Praktyka Porozumiewania Się - 1998 - Studia Semiotyczne 21:241.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Utopía y Praxis.Teoría Social - 1999 - Utopía y Praxis Latinoamericana 4 (6-9).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Alfred gawroński.Teoria Prawdy & Od Metajęzyka Do Metatekstu - 1998 - Studia Semiotyczne 21:209.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Uma teoria da justiça para um mundo globalizado A Theory of Justice for a Globalized World.Uma Teoria da Justiça Para Um - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Definitivamente no estaba ahí.de la Teoría la Ausencia, Natural En de la Selección, A. Apartarse de Las Variedades & Gustavo Caponi - 2009 - Ludus Vitalis 17 (32):55-73.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  38. Z vedeckého života.Todor Pavlov A. Teória Odrazu - 1977 - Filozofia 32:94.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A questão do sentido na filosofia atual 3.Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma, Expansionismo Soviético E. Segurança Continental, E. TÉCNICA, A. Corte Interamericana Dos Direitos Humanos & Gilberto Freyre - 1980 - Convivium: revista de filosofía 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    Miscslams á.Evolučná Teória Poznania U. K. Lorenza - 2000 - Organon F: Medzinárodný Časopis Pre Analytickú Filozofiu 7 (2):227-238.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    Sémantika vlastných mien (I).Má Teória Významu Vlastných Mien Význam - 2000 - Organon F: Medzinárodný Časopis Pre Analytickú Filozofiu 7 (3):257-280.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Dl3kusi£-pol£ miky.Mäkkýše A. Teória Evolúcie Piaget - 1997 - Organon F: Medzinárodný Časopis Pre Analytickú Filozofiu 4 (3):297-301.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Umlvei-idiq nacional de colcmbi.Benson Latin, Refutacion de Borges, Nota Critica El Idealismo Trascendental Kantiano, Frente Al Problema Mente-Cuerpo, Modales de Los Contextos, Putnam Y. La Teoria Causal de & U. Cabeza la ReferenciaDel Arquitecto - 1994 - Ideas Y Valores 43 (95):1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Michael Bacharach, Kenneth Binmore, Steven Brams, David Gauthier, Peter Hammond, John Harsanyi, Aiain Haurie, Alan Kirman, David Kreps, Jean-Jacaues Laffont, Jean-Fran~; ois Mertens, Fioravante Patrone, Ariel Rubinstein, Piero Tani, Stephanus Tij $.Centro Interuniversitario di Teoria Dei Giochi & E. Applicazioni - 1990 - Theory and Decision 28 (378).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Vom Gott der Aufklärung zum Gott der Religion: Franz Rosenzweigs Brief an Rudolf Ehrenberg vom September 1910 und sein Kampf gegen die Geschichte als Theodizee.Roberto Navarrete AlonsoCorresponding authorDptode Historia de la Filosofía Estética Y. Teoría del Conocimiento & N. - 2016 - Naharaim 10 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    Iniciação à estética.Ariano Suassuna - 2004 - Rio de Janeiro, RJ, República Federativa do Brasil: J. Olympio Editora.
    São raros os criadores também dotados de fôlego teórico e crítico. Mas em Ariano Suassuna, junto com a paixão do teatro reconhecemos o carisma do mestre, do estudioso que sabe transmitir ao leitor a sua vasta cultura humanística elaborada em longos anos de pesquisa e educação. 'Iniciação à estética' é mais do que um manual, trata-se de um percurso que não se esgota no universo da informação. O leitor é convidado e entrar nas grandes teorias clássicas e modernas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  43
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    A Fundamentação Contratualista Dos Direitos Humanos.Marcelo de Araújo - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (3):9-23.
    O contratualismo moral procura fundamentar a moralidade a partir do auto-interesse. No entanto, nem as teorias clássicas na tradição do contrato social, nem os representantes do contratualismo moral procuram oferecer uma fundamentação dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é justamente apresentar uma tal fundamentação. Direitos humanos – essa é a tese central deste artigo – são tipos específicos de direitos morais de que os indivíduos podem lançar mão em sua relação com o Estado.Moral contractualism aims at a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  33
    A Rational Approach to Soft Rationality.Moti Suess - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (2):349.
    A vagueza é comumente representada pela adoção de significados imprecisos na linguagem natural. Ela é analisada como um caso limítrofe e formalizada de diversas maneiras pelas suas teoriasclássicas”. Este trabalho propõe uma abordagem diferente do tema através da adoção do conceito de Racionalidade Soft ( Soft Rationality ), elaborado por Marcelo Dascal, e da sua interpretação como o uso da “semelhança” ao invés da “análise” para a compreensão dos termos da linguagem natural. Aqui será feita a sugestão (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  26
    Diálogo entre autores: Berkeley e Bergson.Maria Adriana Camargo Cappello - 2008 - Discurso 38:61-90.
    Neste artigo, proponho interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos, subjacente a essa redução, e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000