Results for 'Fenomenologia. Hermenêutica. Mundo da Vida'

1000+ found
Order:
  1.  5
    fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica.Sandro Roberto de Santana Gomes & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:4-13.
    A fenomenologia no pensamento de Jürgen Habermas e suas contribuições para a hermenêutica representam uma abordagem crítica e engajada na compreensão do Mundo da Vida e da interpretação dos fenômenos sociais. Habermas enfatiza a importância da intersubjetividade e da comunicação autônoma na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele crítica a hermenêutica tradicional por negligenciar a dimensão social da interpretação e propõe uma hermenêutica emancipatória que busca revelar as estruturas de poder e as ideologias presentes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    A religião à luz da fenomenologia hermenêutica heideggeriana (The religion in the light of Heidegger's hermeneutic phenomenology).Paulo Sérgio Lopes Gonçalves - 2012 - Horizonte 10 (26):566-583.
    Objetiva-se neste artigo apresentar a religião à luz da fenomenologia hermenêutica heideggeriana, cujo centro é a faktische Lebenserfahrung , elaborada por Martin Heidegger (1889-1976) nos primórdios de sua obra. Para atingir esse objetivo, serão tomadas três obras do filósofo alemão: Phänomenologie des Religiösen Leben s , de 1920-21; Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles , de 1921-22; e Ontologie. Hermeneutik der Faktizität , de 1923. Delas serão inferidos os conceitos de fenomenologia, de hermenêutica e de facticidade, que fundamentam outros conceitos importantes, tais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Transformación hermenéutica de Kant.Jesús Conill Sancho - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):799-817.
    Entre as diversas linhas de transformação da transcendentalidade kantiana, o autor do presente artigo presta especial atenção à de carácter hermenêutico. Dentro deste âmbito, o artigo centrase sobretudo nas tendências hermeneutizadoras impulsionadas a partir de Dilthey, Heidegger e Gadamer. Qual é o lugar da transcendentalidade na fenomenologia hermenêutica? Pode falarse de um transcendentalismo hermenêutico, seja ele ontológico ou analítico-hermenêutico? O autor perguntase inclusive pela possibilidade de um Kant hermenêutico ou hermeneutizável. Para responder a esta questão o autor do artigo expõe (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Contribuições Fenomenológicas e Hermenêuticas para a Compreensão da Condição Humana.Adelma Pimentel - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (2):71-86.
    Condição humana foi afetada de modo polarizado desde que o projeto iluminista consolidou rupturas entre o senso-comum, a fé, instituindo a ciência e a racionalidade cognitiva como parâmetros balizadores das concepções binárias de sujeito e de intervenções clínicas em contextos de saúde mental. Atualmente a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação adensam o afastamento holístico da condição humana, ao instituir as redes sociais virtuais como meio de ideais de sujeitos. Convive-se com as teses de “morte do sujeito”, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    La fenomenología hermenéutica de Paul Ricoeur: mundo de la vida e imaginación.Tomás Domingo Moratalla - 2001 - Investigaciones Fenomenológicas 3:291-301.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de M. Heidegger na preleção A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):56-73.
    O Trabalho pretende expor os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de Heidegger a partir da crítica realizada pelo autor ao método crítico-teleológico do neokantismo de Baden na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    Aspectos de uma interpretação não redutiva da vida em Heidegger: a hermenêutica da natureza e o fenômeno da vida/ Aspects of a non-reductive interpretation of life in Heidegger: the hermeneutic of nature and the phenomenon of life.André Luiz Ramalho Silveira - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Resumo: Este artigo mostra a abordagem hermenêutica realizada por Martin Heidegger dos conceitos de natureza e vida a partir da ontologia fundamental. Em Ser e Tempo, Heidegger elabora as condições hermenêuticas para que se possa apreender ontologicamente a vida através do que ele chama de interpretação privativa da vida. O desenvolvimento sistemático do sentido de ser da vida é apresentado por Heidegger na preleção Os conceitos fundamentais da metafísica : mundo, finitude, solidão, de 1929/1930. Nela, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  9
    A dimensão afetiva da existência humana à luz da fenomenologia hermenêutica: o caráter revelador das emoções em Ser e Tempo.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):51-60.
    É crescente e plural o interesse filosófico em relação à dimensão afetiva da vida e da experiência humana. Dentre estes interesses destacam-se os recentes e variados esforços em compreender a natureza das emoções, especialmente em sua relação com diversas questões filosóficas envolvendo a agência humana. Na linha destes esforços soma-se a proposta de Goldie que consiste em um duplo movimento de, por um lado, apresentar um amplo e variado conjunto de fenômenos que precisam ser apreciados por quaisquer teorias da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos não reconheceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional.Almir Ferreira da Silva Junior - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-16.
    O presente artigo privilegia uma interface entre hermenêutica e educação considerando os fundamentos da filosofia de Hans Georg Gadamer. Seu objetivo é pensar, de modo propositivo, como a hermenêutica filosófica enquanto “sabedoria prática” pode contribuir para a discussão da experiência formativo-educacional em seu caráter dialógico e transformador. Tendo em vista a crítica hermenêutica dirigida à racionalidade técnico-científica e sua expansão na vida sociocultural, aborda-se alguns núcleos hermenêutico-conceituais (compreensão, experiência, tradição e diálogo) considerados fundamentos relevantes para pesquisas sobre o ensino-aprendizagem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    La hermenéutica en el pensamiento de Wilhelm Dilthey.Yaremis Da Trinidade Hidalgo & Yenisey López Cruz - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):324-341.
    La Filosofía de la Vida tiene su surgimiento y origen en las protestas del siglo XVIII contra el formalismo, el racionalismo y de hecho contra toda forma de pensamiento abstracto que no tenga en cuenta la totalidad de la persona, el vivir, el sentir, la personalidad deseante en su plenitud. La palabra vida en aquellos momentos fue un grito de guerra contra la fijeza y determinaciones de la convención. La vida se refería al conjunto de poderes internos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  2
    A Escrita Do Eu: A Literatura Como Laboratório da Vida.Maria Helena Jesus, Paulo Jesus & Gonçalo Marcelo (eds.) - 2020 - Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Organizado em quatro partes, divididas em dezoito capítulos, este livro articula análise filosófica e hermenêutica literária, apresentando um fio condutor que reside nos processos criativos ou «poiéticos» onde o «si-mesmo» se forma e transforma como configuração de símbolos e obra de linguagem, no atelier da memória e da imaginação (auto)biográficas. O livro evidencia o carácter aberto, exploratório, experimental da literatura, em geral, e das experiências da escrita e da narração, em particular, mas também a característica fugidia, instável, e talvez nunca (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  29
    Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl.Marcia do Carmo Saturnino - forthcoming - Horizonte:1649.
    O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    "Mundo de la vida" en la filosofía hermenéutica de Hans-Georg Gadamer.Cecilia Monteagudo - 2001 - Areté. Revista de Filosofía 13 (1):37-57.
    El artículo que presentamos se propone examinar la presencia operativa del concepto husserliana de "mundo de la vida" en la filosofía hermenéutica de Hans-Georg Gadamer, dentro del marco general de su recepción crítica de la filosofía de Edmund Husserl. Consideramos que, pese a las reservas críticas que tiene Gadamer respecto del método y el proyecto fundacional de la fénomenología, es posible destacar en la lectura que éste hace de laobra de Husserl puntos de encuentro de relevancia para la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A fenomenologia entre o idealismo e a história: Ideias II e Teoria das Concepções de Mundo.Sanqueilo de Lima Santos - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).
    Neste artigo, pretende-se mostrar que a fenomenologia husserliana, em sua fase transcendental, dos anos vinte, e a hermenêutica de Dilthey enfrentam dificuldades comuns, com recursos similares, apesar das diferenças quanto ao método e em relação às propostas centrais da corrente que cada autor estabeleceu na história do pensamento contemporâneo. As diferenças e as convergências entre os autores, no que tange à epistemologia das ciências do espírito, têm como ponto de fuga a problemática do sentido. Será defendido, aqui, que esse tema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    A hermenêutica da facticidade no jovem Heidegger/ The Hermeneutics of Facticity in the Young Heidegger.Alexandre Rubenich - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Na preleção de verão de 1923, intitulada “Ontologia: hermenêutica da facticidade”, Martin Heidegger estabelece seu programa filosófico em termos de uma investigação fundamental, nomeada por ele como hermenêutica fenomenológica da facticidade. De acordo com esta, a interpretação da vida fática não se realiza sem que se tome o ser e o falar como fenômenos privilegiados, ou seja, sem que se recupere o vínculo essencial em que nós, seres humanos existentes, já nos descobrimos sendo no mundo como seres capazes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A fenomenologia e a história de vida.Paulo Roberto Brancatti & Renata Portela Rinaldi - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):489-507.
    A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Compreendendo a noção de experiência corporal em Merleau-Ponty: contribuições para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):347-359.
    A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  30
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  35
    Mundo da vida e racionalidade científica.Marcus Sacrini - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):697-710.
    Este artigo explora alguns aspectos da noção de "mundo da vida" apresentada por Edmund Husserl, de modo a contribuir com o desenvolvimento do modelo da interação entre ciência e valores proposto por Hugh Lacey. Em particular, almeja-se mostrar a fundação das estratégias descontextualizadoras de pesquisa científica nas experiências concretas, compostas de diversos níveis de operações intencionais.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21.  9
    A fenomenologia da percepção a partir da autopoiesis de Humberto Maturana e Francisco Varela.Claudia Castro de Andrade - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):98-121.
    No presente artigo pretendo apresentar a Autopoiesis, uma teoria formulada pelo biólogo chileno Humberto Maturana e pelo médico chileno Francisco Varela. Além de mostrar as similaridades entre o processo orgânico e o processo epistemológico, presentes nesta teoria, busco ressaltar a importância da Autopoiesis não somente no campo científico, como teoria epistemológica, mas também no campo ético e cultural, como uma teoria que ressalta desde a dinâmica interna do ser vivo, enquanto unidade, até a importância de sua interação com o (...) em que vive. Assim, descrevo a formação do processo cognitivo através dos fundamentos autopoiéticos e de conceitos centrais, tais como: fronteira membranosa, metabolismo dinâmico, sistema operacionalmente fechado, acoplamento estrutural e deriva natural. A Autopoiesis demonstra que a experiência cognitiva do observador é intrínseca a sua estrutura biológica, ressaltando, assim, o papel do observador e questionando a validade de suas certezas sobre o que se propôs observar. A proposta deste trabalho será, portanto, trazer a discussão sobre a forma como conhecemos e sobre o processo de aprendizagem do homem e a influência de sua estrutura biológica e toda complexidade de fatores que estão envolvidos na extensa rede da vida que serão considerados aqui, fatores que são, antes de tudo, biológico-culturais. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Mundo Da Vida E Sistema Na Teoria Do Agir Comunicativo.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:27-36.
    Neste ensaio abordam-se dois temas principais: de um lado, o papel eminentemente central e paradoxal do conceito de mundo da vida na construção da teoria habermasiana centrada na atividade comunicativa; do outro, como esta concepção de mundo da vida pretende lançar as bases para uma via de análise da sociedade em geral. Tenta-se mostrar como o conceito de mundo da vida – que se estrutura e diferentes níveis - é fruto de um longo processo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade.Eldon Henrique Mühl - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):97.
    Habermas passa a atribuir, a partir de 1990, um papel central ao mundo da vida que, como fonte da racionalidade comunicativa, é capaz de se opor ao processo de dominação sistêmica e manter a autonomia dos indivíduos. O texto explicita os argumentos que levam Habermas a considerar a espontaneidade do mundo da vida como fonte que assegura a validade cognitiva e normativa das ações dos indivíduos em interação e avalia o potencial crítico desse posicionamento na educação. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Mundo da Vida, Ethos Democrático e Mundialização: A Democracia Deliberativa segundo Habermas.Nythamar De Oliveira - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    O artigo procura mostrar em que sentido a democracia deliberativa proposta pelateoria discursiva de Jürgen Habermas dá conta do problema dos reducionismos econômicose juridificantes da mundialização ou globalização, entendida como uma colonização técnico-sistêmica do mundo da vida. Recorrendo a sua concepção de um ethos democráticotransnacional embasado na soberania popular, a teoria habermasiana logra resgatar ocaráter normativo da mundialização através da irredutibilidade de valores humanos como aliberdade, a dignidade e os direitos humanos, inerentes às mais diferentes e incompatíveisautocompreensões de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25.  13
    MUNDO DA VIDA: problema epistemológico ou questão histórica.Ernildo Stein - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):5-11.
    As limitações filosóficas do conceito de mundo da vida mostram-se numa análise que considera sua dupla função: ser um conceito histórico e ao mesmo tempo um conceito epistemológico. Isso termina revelando a dificuldade na pretensão de unidade do conceito de mundo da vida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Mundo da Vida: A apropriação habermasiana de Husserl E Wittgenstein.Nythamar Fernandes De Oliveira - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):133-145.
    Este artigo apresenta algumas reflexõesacerca da concepção habermasiana demundo da vida, seguindo sua apropriação críticados conceitos de Lebenswelt em Husserl e Lebensformem Wittgenstein, de forma a mostrarem que medida Habermas dá conta da fundamentaçãonormativa de uma teoria crítica da sociedade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Racionalização do mundo da vida.Anderson de Alencar Menezes & Antonio Tancredo Pinheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:136-148.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Ética Originária, Hermenêutica e (Bio)Tecnologia: Notas sobre a possibilidade de uma Ética para a sociedade (Bio)Tecnológica em Hans-Georg Gadamer.Maurício Fernandes - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):110.
    Vivemos uma época expressivamente marcada pelo avanço sem precedentes de intervenções tecnocientíficas como resultado de um desenvolvimento histórico de visões naturalistas auto-objetivadoras do homem nos moldes físico-matemáticos das Ciências Naturais. Hans Georg Gadamer nos apresenta em vários momentos da arquitetônica de seu pensamento uma compreensão da experiência hermenêutica como uma proposta ao cientificismo objetificador, fundando-a no mundo-da-vida e reconhecendo-a na prática cotidiana das relações intersubjetivas ultrapassando o campo metodológico da ciência moderna. Analisaremos nas páginas que se seguem a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Nota sobre linguagem e vida em Husserl e Wittgenstein.Márcio Suzuki - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    No segundo livro das Ideias para uma fenomenologia, Husserl introduz pela primeira vez a noção de mundo da vida (Lebenswelt) para descrever o que até então era o solo originário da gênese do sentido. Nas Investigações lógicas, ao descrever os jogos de linguagem, Wittgenstein trabalha com a ideia de que estes são formas de vida (Lebensformen). Sem pretender ser exaustiva, esta nota procura discutir sucintamente o que se entende pelo termo vida nos dois casos, para mostrar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Habermas: política e mundo da vida na transição do século XXI.Silvério da Rocha-Cunha (ed.) - 2010 - Évora: Instituto Superior Económico e Social.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de resolução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  46
    O retorno ao mundo da vida: Merleau-Ponty, Leitor de Husserl.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):11-31.
  33.  4
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente subjetivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Redução performativa e medialidade. A janela da Fenomenologia Meôntica.Giovanni Jan Giubiato - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O presente artigo apresenta um estudo detalhado sobre a dimensão performativa implícita na redução fenomenológica a partir de uma análise das obras de Edmund Husserl e da sua reinterpretação nas contribuições de Eugen Fink. Atribuindo à função do espectador transcendental a estrutura de janela, estrutura esta previamente desenvolvida nas pesquisas sobre os atos das presentificações em geral e sobre a consciência de imagem em particular, Fink consegue demonstrar a medialidade característica da redução, verdadeiro centro operativo da fenomenologia. Essa função medial (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Mundo da vida e Direito Natural. Uma Fundamentação Fenomenológica dos Direitos Humanos?Ana Paula Loureiro de Sousa - 2011 - Phainomenon 22-23 (1):441-454.
    The justification of Natural Law is a very controversial issue, not only after the Positivist’s rebuttals, but since its very anthropological foundations in the early modern age. In this paper, I try do give an account of Natural Law and natural rights in terms of a phenomenological description of the background of normative intentionality. Taking a genetic stance, I go from the positive norm and the intentionality that constitutes it to the underling pregiveness that supplies the condition of its possibility. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O mundo da vida e a generalização da crise.José Manuel Santos - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):99-114.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  35
    "O Mundo para Todos": Universalidade e Lebenswelt no Último Husserl.Jocelyn Benoist - 1998 - Discurso 29:209-238.
    O objetivo deste artigo é discutir a fundação husserliana da universalidade da ciência na universalidade do Lebenswelt, analisando o significado da descrição do mundo da vida como "mundo para todos". Tenta-se mostrar que o sentido desta última expressão não pode ser reabsorvido por alguma teoria do núcleo intuitivo, antecipadamente dado como unviersal, ao contrário do que podem sugerir alguns prejuízos correntes na leitura de Husserl.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  8
    Hermenêutica e Foucault: a criação de modos de resistência e reexistência.Maria Claudia Dal’Igna & José Pascoal Mantovani - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):195-208.
    Este trabalho, apresentado em forma de ensaio filosófico e pedagógico, propõe experimentar modos outros de escrever e interpretar os conceitos de Michel Foucault. Para desenvolver a analítica, parte-se de três conceitos basilares: saber, poder e subjetividade. A tese que se instaura é que a interpretação se dá na articulação entre movimentos recíprocos de interioridade e exterioridade do sujeito –constituído pelos discursos, pelos jogos de poder e pelas tecnologias de si – que, para significar o mundo, dá nomes e, assim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    “a Vida É Apenas Um Espelho” – O Conceito Crítico De Vida De Schopenhauer.Matthias Kossler - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):17-30.
    Schopenhauer é considerado o precursor ou o primeiro representante da filosofia da vida, desenvolvida posteriormente por Dilthey, Nietzsche, Bergson e outros. Em contraste com a filosofia clássica da vida e com as concepções éticas a ela relacionadas, a vida em Schopenhauer não é vista como um fim, mas como um meio para um outro fim, ou seja, para a ética, que culmina na negação da vontade de vida. Já nas primeiras anotações manuscritas, Schopenhauer usa diversas metáforas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Nova camada de encobrimento do mundo da vida.Nathalie de la Cadena - 2021 - Fragmentos de Cultura 31 (1):136-153.
    Resumo: neste artigo pretendo estender a evidenciação do encobrimento do mundo da vida formulada por Husserl ao uso das tecnologias disruptivas da 4ª Revolução Industrial, mais precisamente o uso da inteligência artificial (IA) nas plataformas sociais. Primeiro, apresento o conceito de mundo da vida que se mantém consistente ao longo das obras de Husserl; em seguida, apresento seu encobrimento derivado da matematização da natureza e do rompimento com o telos, o que originou a crise da humanidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  36
    Narrar Deus - entre tradição e tradução: traços da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur (Narrating God – between tradition and translation: traces of biblical hermeneutics of Paul Ricoeur) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1589. [REVIEW]Walter Ferreira Salles - 2013 - Horizonte 11 (32):1589-1604.
    Este trabalho aborda a narração de Deus como fonte de sentido para vida no contexto das tradições religiosas que se fundam na leitura e apropriação de textos tidos como sagrados. A partir da hipótese de que a fé monoteísta é fundamentalmente uma “fé textual”, o presente trabalho toma por referencial teórico o pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur. O objetivo a que me proponho é apresentar de forma sintética traços de sua hermenêutica bíblica a partir da articulação entre interpretação, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  23
    Crença e razão na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):33-52.
    O texto analisa o conceito de crença [Glaube]e sua relação com a razão na fenomenologia de Husserl, sob três aspectos. Primeiramente, a partir da concepção da razão como essência e telos do homem e da concepção da filosofia como o modo de vida que lhe corresponde e que exige a crença na razão. Em segundo lugar é analisada a crença como posição de ser e a sua legitimação pela razão. O último aspecto analisado é o da implição da crença (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
    Que tipo de reflexão a filosofia pode fazer sobre uma pandemia? Em virtude do caráter singular da COVID-19, proponho uma leitura em termos de uma análise funcionalista das crises. Para chegar nisso, faço primeiro uma avaliação mais ampla do que há de comum ao nosso tempo, apresentando-o nos termos de um processo de consolidação e expansão do neoliberalismo como uma “gramática normativa central” para a organização e reprodução dos sistemas de reprodução social e agindo de forma colonizadora sobre os processos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Matematização da natureza, mundo da vida e crise da razão em Husserl.Scheila Cristiane Thomé - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    The main objective of this article is to explain the subjective-relative aspect as being the essential constituent of the structure of the lifeworld in the Husserl’s work Crisis of the European Sciences and Transcendental Phenomenology. To this end, it will be analyzed, in a first moment, what consist the crisis of European sciences diagnosed by Husserl and how the process of mathematization of nature took place, which configures the objectivist scientific orientation. Finally, it will be possible to analyze the subjective-relative (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  28
    Lições do mundo-da-vida: o último Husserl e a crítica ao objetivismo.Marcus Sacrini Ayres Ferraz - 2004 - Scientiae Studia 2 (3):355-372.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Estrutura e sentido do Mundo da Vida in Edmund Husserl.Af Morusao - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (3):367-381.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Estrutura e sentido do "Mundo da Vida".Alexandre Fradique Morujão - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (3):367 - 381.
  48.  4
    Hermenêutica de Rilke.Sidney Martins - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):87.
    Franz Xaver Kappus foi um aspirante à poeta que pediu conselhos e sugestões ao renomado escritor Rainer Maria Rilke. Estes pedidos se deram por meio de cartas ao qual Kappus não recebe nenhuma sugestão quanto à estilística, métrica ou composição de poemas, mas sim, vários conselhos na perspectiva de construção de uma obra através das experiências mais singelas da vida. Após o falecimento de Rilke a coleção destas epistolas direcionadas a Kappus foi compilada em um livro, com o sugestivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino.Bento Silva Santos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34367.
    O artigo destaca a noção de temporalidade com base na interpretação fenomenológica do texto paulino de 1 Cor 7,29-31 na segunda parte da preleção friburgense do semestre de inverno de 1920/1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião. Heidegger volta-se para o que unicamente faz do cristianismo um evento originariamente histórico, a saber: a fé cristã. Dentre os três fenômenos temporalmente eminentes presentes na segunda parte do curso destacamos a partícula grega hōs mē de 1 Cor 7,29-31 como atuação autêntica do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  55
    Reflexión y evidencia: Aspectos de la transformación hermenéutica de la Fenomenología en la obra de Heidegger.Ramón Rodríguez García - 1996 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 13:57-74.
    Se analiza la Idea de Sujeto desde su relación con la Idea de Mundo, reconstruyendo esta relación a partir del concepto de «mundo de la vida», entendido como un «apriori» que comprende otros aprioris con cretos: corporeidad, intersubjetividad, historicidad y expresividad. A par tir de aquí, se hace una crítica de la fenomenología transcendental del último Husserl (Crisis), en cuanto pretendida «reflexión total», que, tras el análisis del mundo de la vida, conduce al concepto de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000