Results for 'Tensão'

145 found
Order:
  1.  3
    Tensão E ambiguidade na filosofia de Jean-Paul Sartre.Thana Mara de Souza - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):147-166.
    Este artigo pretende mostrar como, a partir da noção de “vizinhança comunicante” estabelecida por Franklin Leopoldo e Silva, poderemos compreender os principais temas da filosofia sartriana e a relação entre eles, tais como a relação entre metafísica e história, sujeito e objeto, (liberdade) absoluta e concreta, e ética e estética. Ao estender a expressão inicialmente cunhada para a relação entre filosofia e literatura em Sartre, pretendemos evidenciar que as noções de ambiguidade e tensão são fundamentais para termos uma chave (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  2
    A tensão como um operador hermenêutico para Uma racionalidade política em Hannah Arendt.Geraldo Adriano E. Pereira - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):99-113.
    The arendtian research, with its “sui generis” style of topicing the politcs and pointing out political’s perplexities, it require our eyes one perception its researcheness logical. We are calling this logical as “tension”, it’s one hermeneutic conception which helps us in the comprehension of his work’s political reasonableness. It has been presented in its many political approaches.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Tensão Modernidade/pós-modernidade Como Força Propulsora Das Simbioses Contempor'neas E O Cotidiano Escolar.Leandro Petarnella & Maria Soares - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):165-174.
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo � como representação da modernidade em Fausto e Dionísio � como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A tensão epistemológica no Programa de Pesquisa sobre Cognição Corporificada.Giovanni Rolla - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):290-304.
    Primeiro apresento as linhas gerais do programa de pesquisa sobre cognição corporificada. Em uma posição central nesse programa, está a tese de que a cognição atravessa cérebro, corpo e mundo – e que, portanto, atividades cognitivas não são eventos exclusivamente intracraniais que ocorrem pela manipulação de representações. Eu apresento a gênese histórica desse programa, a saber, o projeto autopoiético dos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela. Desse projeto, é possível atestar um plano de fundo antirrealista e construtivista, segundo o qual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio - como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Tensão Essencial.Thomas Kuhn - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):661-662.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  7.  7
    A tensão indissolúvel: Habermas e a tese da neutralidade sistêmica do capitalismo.Luiz Repa - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo pretende discutir o conceito de capitalismo tardio em Habermas tendo em vista a questão sobre seu lugar em Facticidade e validade. Procura-se defender que um dos principais traços do conceito habermasiano de capitalismo, denominado de tese da neutralidade sistêmica, enfraquece-se nessa obra em função da análise da esfera pública como arena de disputa entre diferentes formas de poder. Em primeiro lugar, o artigo pretende delinear o sentido da tese da neutralidade sistêmica a partir de certas contraposições da teoria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    A tensão entre autonomia política E segurança política no pensamento de Kant.Charles Feldhaus - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:158-176.
    Esse estudo procura mostrar que existe uma relação de concorrência no pensamento político jurídico de Kant entre autonomia política e segurança jurídica. Que ele está preocupado com a legitimidade das normas é algo não controverso; não obstante, a preocupação com o que atualmente denominamos de segurança jurídica é menos evidente. Defende-se aqui que essa preocupação evidencia-se quando ele procura garantir a separação dos poderes e exige a precisão matemática na aplicação das regras jurídicas. Além disso, argumenta-se que essa relação se (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    A tensão republicana entre a universalidade da cidadania e a parcialidade da ação político-partidária: uma perspectiva protestante tradicional.Evaldo Luis Pauly - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Habermas e a tensão entre facticidade e validade imanente à linguagem.Antonio Ianni Segatto - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Pretende-se é elucidar alguns aspectos da teoria pragmática da linguagem de Habermas tal como apresentada no primeiro capítulo de Facticidade e validade relacionando as teses apresentadas nessa parte do livro a teses apresentadas sobretudo na segunda parte de Pensamento pós-metafísico a fim de elucidar com como a teoria discursiva do direito e da democracia apresentada em 1992 tem seu ponto de apoio em uma concepção específica da linguagem. Essa estratégia permite examinar os pressupostos normalmente deixados à sombra nas discussões da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Uma partitura da tensão: dialogismo e poesia em Lavoura arcaica.Bruno Curcino Mota - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):157-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Reinterpretando a pólis democrática: a tensão da justiça no inquérito de Édipo.Ricardo Manoel de Oliveira Morais & Patricio Tierno - 2024 - Aufklärung 10 (3):161-176.
    O objetivo é analisar algumas interpretações conexas que giram em torno da tensão entre duas concepções da díke em Édipo Rei. Como as tragédias ocupavam um papel privilegiado na pólis ateniense, pode-se dizer que as exibições e festividades trágicas eram uma verdadeira instituição política. Não por acaso se pode afirmar que as peças apontavam para um conflito entre os valores aristocráticos tradicionais e a nova ordem democrática. Tal tensão pode ser evidenciada na investigação promovida por Édipo que se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Kuhn, Thomas S. A Tensão Essencial [the Essential Tension : Selected Studies In Scientific Tradition And Change ]. Tradução De RuiPacheco, Revisão De Artur Morão . Lisboa : Edições 70, 1989. 421 Pgs. [REVIEW]Antônio Martins - 1993 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (3):222-223.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Inf'ncia, Filosofia e Pólis.Walter Omar Kohan - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:335-344.
    Exagerando uma certa tensão existente entre Sócrates e Platão em Diálogos como Apologia de Sócrates, Górgias e A República, este artigo busca pensar uma oposição mais profunda entre duas políticas da educação da infância em nome da filosofia: como conhecimento verdadeiro do bom e do belo (Platão), a filosofia aspira à conversão da infância; como forma de vida questionadora (Sócrates), ela abre um espaço de interrogação para escutar a infância. No artigo, mostramos como o programa Filosofia para Crianças, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Ética e estética. Não como polaridade, mas como diferença | Ethics and aesthetics. Not as polarity, but as a difference.Karl Heinz Bohrer - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):136-150.
    Este ensaio discute a tensão entre ética e estética (que corresponde à oposição da filosofia da arte e da teoria estética) com a ajuda de três pensadores, que interiorizaram a experiência romântico-moderna, sem que se tornassem suspeitos de qualquer idealismo: Kierkegaard, Musil, Adorno.Palavras-chave: Estética. Ética. Kierkegaard. Musil. Adorno. AbstractThis essay discusses the tension between Ethics and Esthetics (which corresponds to the opposition of Philosophy of Arts and Esthetic Theory) helped by three thinkers, who interiorized the modern-romantic experience, without any (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Teoria e história: uma relação tensionada.Marcia M. D'Alessio - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (1).
    Existe uma tensão entre Teoria e História: “[...] a poesia é mais filosófica e de caráter mais elevado que a história, porque a poesia permanece no universal e a história estuda apenas o particular” (Aristóteles, 2007, 43). Esta afirmação de Aristóteles talvez tenha sido a primeira indicação da referida tensão entre as duas formas de conhecimento: a histórica e a teórica. Na citação acima, a filosofia é a referência de um pensamento hierarquicamente superior, sendo que sua legitimação enquanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Existência em crise: as situações-limite em Karl Jaspers.Gerson Brea & Hiroshi Kabashima - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:143-153.
    Querer investigar, num curto ensaio, as diversas facetas das situações-limite, bem como suas consequências para a existência humana, revelaria uma pretensão descabida. O que intencionamos aqui é simplesmente explorar, a partir de indicações fornecidas por Karl Jaspers, alguns momentos que as constituem. Optamos por nos aproximar do tema a partir de cinco perspectivas: o limite, o sentido, o nada, o sofrimento e a finitude. Em o sofrimento, empreenderemos uma breve crítica textual de passagens de duas obras centrais de Karl Jaspers: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Contradição e oposição dialética em Kant.Enrico Berti - 2011 - Revista Opinião Filosófica 2 (1).
    O artigo objetiva resolver uma tensão em Kant entre oposição, oposição real e contradição, que se desenvolve no curso de sua Crítica da Razão Pura e que por não ter sido bem observada por filósofos posteriores ensejou críticas ao princípio da não contradição de modo equívoco, como por exemplo as críticas feitas por Hegel à Kant e ao princípio da não contradição.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    A difícil relação entre realismo E racionalidade na filosofia de Karl Popper / the difficult relationship between realism and rationality in the philosophy of Karl Popper.Adan John Gomes da Silva - 2013 - Synesis 5 (2):1-11.
    O trabalho tem como objetivo mostrar a existência de uma tensão entre duas das principais ideias do filósofo da ciência Karl Popper, sob a luz das críticas feitas por W. H. Newton-Smith, para quem aquele filósofo não conseguiu conciliar suas ideias sobre o método científico com o ideal realista de que a ciência almeja uma descrição cada vez mais verdadeira do mundo, e que por isso ele não foi capaz de sustentar um modelo racional de ciência.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    Que Têmis possa performar: por uma teoria expansiva do “humano” no Direito.Camilla de Magalhães Gomes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32766.
    Guiado pelas teorias da decolonialidade e da performatividade, este artigo pretende discutir as possibilidades de uma teoria do humano no Direito que seja expansiva, rompendo com as leituras cis-heteronormativas e brancas das teorias dominantes sobre Direito e Justiça. Para isso, realiza duas tarefas: primeiro, toma as teorias sobre sexo, gênero e raça como linguagens atribuídas a corpos para usar o corpo como categoria jurídica de análise e, com esse corpo, aprendendo com as travestilidades, compreender o humano como sempre sendo “em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
    Em seus Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel discorre sobre as histórias de Roma na busca do sentido da ação, do saber da política entremeado à prática dos antigos. No proêmio ao primeiro livro e no proêmio ao segundo, o florentino tece algumas considerações a respeito das histórias e de como os modernos as apreendem, o que, para ele, se configura como um problema. Com efeito, para Maquiavel, o acesso ao passado não é imediato, seja pela leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Filosofía y poesía en sentido postrágico: Ortega, Heidegger y Adorno.Antonio Gutiérrez Pozo - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):231-250.
    ESPAÑOL: Frente al positivismo racionalista, que sólo cree en el poder de la razón filosófica y que considera que el mundo es esencialmente racional y justo, y frente al tragicismo, que sostiene que la realidad carece de sentido y orden, y que por tanto sólo la poesía puede comprenderla, la actitud postrágica de Ortega, Heidegger y Adorno, afirma que sólo en la tensión entre filosofía y poesía puede salvarse el ser humano, porque sólo esa colaboración y diálogo le permite acceder (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O jogo do erro e da verdade nos diálogos filosóficos de Voltaire.Stéphane Pujol - 2012 - Dois Pontos 9 (3).
    Tudo se passa como se a escrita filosófica de Voltaire se desenvolvesse em uma dupla oposição: de um lado, ela visa denunciar o palavrório dos fazedores de sistemas e a cacofonia a que ele conduz, opondo-lhes a prudência e a modéstia; de outro, ela pretende restaurar, contra a tentação cética, o direito à busca da verdade. Em Voltaire, o discurso filosófico nasce desta tensão, do desejo de dizer o mundo e da vontade de se calar, tensão que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Uma hermenêutica trágica da experiência do mistério: finitude e esperança em Antero.Eduardo Ferraz Da Rosa - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (2):311-323.
    A Comemoração do I Centenário da Morte de Antero de Quental é momento propício para retomar a interpretação compreensiva dascategorizações específicas da sua pensatividade. O texto dá testemunho de um percurso exploratório. recolhendoe sugerindo como centrais na Obra anteriana umapa Tadigmálica insularidade metafísica (também retomada em VitorÍno Nemésio),uma decisiva eticidade escatológica e esperançosa, e a fundamental tensão apofática do seu sistema, caracterizado comonma expectante e trágica hermenêutica filosófica, teológicae poética. /// La commémoration du Premier Centenaire de la mort d'Antero (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    Mundo No Tempo da Pós-Pandemia.António Tavares - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (5):1-8.
    Após a pandemia, que paralisou o planeta social e economicamente, obrigando os governos a imporem confinamentos o mundo acordou, dois anos depois, com uma “operação militar especial” da Rússia contra a Ucrânia.Este sinal de agressão levantou o fantasma de um conflito mundial tendo como teatro de operações a Europa. A imposição de sanções económicas e o facto da ONU não ter conseguido atuar veio evidenciar que a ordem internacional poderá ter sido posta em causa.A tensão com a NATO e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    Instintos, generatividad y tensión en la fenomenología de Husserl.Roberto J. Walton - 2002 - Human Nature 4 (2):253-292.
    O "Plano para o `Sistema de filosofia fenomenológica' de Edmund Husserl" inclui uma fenomenologia da proto-intencionalidade que, ao mesmo tempo, compreende os proto-impulsos, o inconsciente e a associação como temas de uma fenomenologia progressiva. Enquanto a fenomenologia regressiva parte do dado com o fim de realizar uma análise desconstrutiva, este tipo alternativo de fenomenologia implica uma análise construtiva em relação com o que não é dado na intuição. O artigo procura desenvolver essas questões em quatro passos, seguindo um fio condutor (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  50
    The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology.Alfredo Pereira Jr - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):199-232.
    : The development of the interdisciplinary areas of cognitive, affective and action neurosciences contributes to the identification of neurobiological bases of conscious experience. The structure of consciousness was philosophically conceived a century ago as consisting of a subjective pole, the bearer of experiences, and an objective pole composed of experienced contents. In more recent formulations, Nagel refers to a “point of view”, in which qualitative experiences are anchored, while Velmans understands that phenomenal content is composed of mental representations “projected” to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  28.  11
    Retórica E crítica da linguagem em Nietzsche.Rodrigo Francisco Barbosa - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):253-278.
    O objetivo deste artigo é demonstrar como o reconhecimento de uma “virada retórica” em Nietzsche resulta em uma demarcada “tensão” que caracteriza certa ambiguidade acerca da linguagem em seu pensamento. Deste modo, no âmbito de apresentar essa mobilização em Nietzsche no interior da discussão sobre a linguagem, examinamos três aspectos fundamentais desse direcionamento àquilo que constitui uma _impossibilidade semântica_: primeiro, identificamos a chamada “virada retórica”; em segundo lugar, aprofundamos o tema a partir da análise da adesão de Nietzsche à (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  10
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    A dialética do fim da arte em Adorno: repressão e resgate da sensibilidade recalcada.Bruno Guimarães - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Embora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivode liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora parao conceito de desartificação em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desseconceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e deuma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalhoé examinar a articulação de duas teses em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  22
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. O "Frame Problem": a sensibilidade ao contexto como um desafio para teorias representacionais da mente.Carlos Barth - 2019 - Dissertation, Federal University of Minas Gerais
    Context sensitivity is one of the distinctive marks of human intelligence. Understanding the flexible way in which humans think and act in a potentially infinite number of circumstances, even though they’re only finite and limited beings, is a central challenge for the philosophy of mind and cognitive science, particularly in the case of those using representational theories. In this work, the frame problem, that is, the challenge of explaining how human cognition efficiently acknowledges what is relevant from what is not (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  39
    Entre a Pragmática Linguística e a Hermenêutica Filosófica: Hegel e os Desafios de uma Estruturação Linguística da Experiência.Erick Lima - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):59-86.
    RESUMO: Gostaria aqui de contribuir tanto à compreensão das concepções de Hegel acerca da linguagem quanto para uma apreciação da interlocução entre essas concepções e alguns desenvolvimentos na filosofia pós-hegeliana. O tema mais geral consiste em evidenciar os esforços de Hegel para estabelecer uma relação intrínseca entre experiência e linguagem. Primeiramente, tomando como ponto de partida questões diretivas da epistemologia moderna, gostaria de compreender traços da concepção hegeliana de linguagem no contexto de uma tematização intersubjetivista da validade objetiva. Em segundo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  99
    A Catástrofe do Humanismo: agonismo e perfeccionismo em Nietzsche.Rogerio Lopes - 2013 - In Ruy Carvalho, Gustavo Costa & Thiago Mota (eds.), Nietzsche - Schopenhauer Ecologia Cinza Natureza Agônica. pp. 297-331.
    Embora não o desenvolva na exposição que se segue, o argumento subjacente à minha contribuição para este volume é bastante simples: há duas vias pelas quais a filosofia de Nietzsche pode contribuir positivamente para uma revisão do modo como os seres humanos no ocidente definiram sua relação com o não humano: (1) a primeira via é a agonística – a tese agonística pode ser mobilizada para combater o viés especista que caracteriza boa parte da reflexão normativa do ocidente sem que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36. C.S. Peirce On Vital Matters: C. S. Peirce sobre assuntos vitais.Cheryl Misak - 2002 - Cognitio 3.
    : C.S. Peirce is infamous for his assertion that the ideas of truth and belief are out of place in vital or ethical matters. We must go on instinct and custom. But he also asserts that his view of truth is applicable to ethics - a true belief about what is right or wrong is the belief that would stand up to all deliberation, experience and argument. I shall resolve this tension in Peirce's work in favor of the cognitivist reading. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  37.  18
    A questão dos refugiados e a ideia de pertencimento ao mundo em Hannah Arendt.Ricardo George de Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Tradição, Tomismo e Teísmo na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):235.
    Alasdair MacIntyre ao realizar uma série de críticas à moralidade e filosofia moral modernas e contemporâneas defende a tese de que o desacordo moral e a ausência de justificação racional para a moralidade é fruto do abandono do elemento teleológico da ética, especialmente do abandono da ética aristotélica, o que o leva a propor a retomada da ética teleológica de Aristóteles. Essa retomada é justificada com a teoria da racionalidade das tradições, por meio da afirmação de que o modo tradicional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    Literatura, reflexão E semelhança. Uma afinidade entre Benjamin E Ricoeur.Patrícia Lavelle - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):235-253.
    RESUMO Este artigo constrói uma afinidade entre a noção benjaminiana de “semelhança não sensível” e o “trabalho da semelhança” do qual fala Ricœur a propósito da metáfora. Para isso pressupõe uma referência comum: o princípio kantiano das afinidades, que corresponde ao poder de produzir e de perceber ao mesmo tempo a diferença na identidade e a identidade na diferença, constituindo o modo de funcionamento do esquematismo em geral. Seguindo caminhos diferentes, Benjamin e Ricœur tematizam essa tensão comparativa que caracteriza (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    O “interno” E o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein E o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, apresentar a argumentação de Wittgenstein no que tange a identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. E, fazendo uso (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    O alcance do Absoluto pela Consciência mediante a Religião no "Prefácio" da Fenomenologia do Espírito de Hegel.Rodrygo Rocha Macedo - 2022 - Dissertatio 53:25-46.
    O presente trabalho tenciona analisar, a partir do “Prefácio” da Fenomenologia do Espírito de Hegel, qual o papel da religião na condução da consciência ao Saber Absoluto, último e máximo nível de compreensão que o ser humano pode alcançar de si e do mundo. Para tanto, o trabalho ora apresentado indica o propósito de Hegel, a partir de uma descrição panorâmica do citado “Prefácio”, em situar a consciência e a religião dentro do sistema contido na Fenomenologia. Em seguida, é apresentada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Estruturas filosóficas do ensinamento de lutero.Enio R. Mueller - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):249-259.
    O objetivo deste artigo é pesquisar, no subterrâneo do pensamento de Martim Lutero, indícios de uma Denkweise, um modo de pensar que lhe seria peculiar. A hipótese é que há uma consistência filosófica nesse pensamento, mas que suas características o distinguem das razões filosóficas tradicionais da escolástica tardia. Os anos de imersão na Bíblia deram a Lutero não só uma interpretação da justiça da fé que foi revolucionária em sua época, mas também um modo de pensar que revela características do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    A hermenêutica como sabedoria prática: entre Gadamer e Ricoeur.Luísa Portocarrero - 2007 - Phainomenon 14 (1):209-220.
    A presente comunicação procura pensar a ideia de hermenêutica como filosofia prática, a partir das semelhanças que Gadamer estabelece entre a racionalidade hermenêutica e a fronesis aristotélica. A ideia chave é esta: o núcleo fundamental da razão hermenêutica é a unidade de compreensão, interpretação e aplicação; a aplicação é o cerne da racionalidade hermenêutica, que sempre foi susci.tada por casos de tensão entre situações singulares. de vida e textos ou leis com sentido universal, que melhor permitem entendê-las. Neste sentido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Implicações para a prática de pesquisa contempor'nea em ciências humanas analisadas à luz da ética científica // Implications of practice of contemporary research in humanities examined in the light of ethics.Olzeni Costa Ribeiro & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):151-74.
    A reflexão que se desenvolve, aqui, reporta-se ao contexto de um período caracterizado por questionamentos profundos, no que tange à tensão entre as diferentes concepções de ciência, verdade, método, ética científica. O eixo da discussão incide sobre o lugar da ética neste século, exercendo o papel de problematizadora de uma vinculação fetichista a determinada visão acerca da verdade, visão esta que tem mantido as Ciências Humanas refém de um olhar cético em relação à legitimidade do conhecimento que produz. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    A ironia como zona de confronto entre diferentes vozes/dizeres em comentários do Facebook.André Cordeiro dos Santos, Girllaynne Gleyca Bezerra dos Santos Marques & Siane Gois Cavalcanti Rodrigues - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):28-50.
    RESUMO Neste artigo, partindo de discussões da ironia como estratégia discursiva, propomo-nos a analisar se, e como, a ironia serve de zona de diálogo e de tensão entre diferentes vozes/dizeres, evidenciando-se como um discurso de resistência da mulher. Para tanto, partimos do entendimento de linguagem do chamado Círculo de Bakhtin e das discussões sobre ironia como estratégia discursiva, além de considerações sobre a chamada cultura do estupro e os mitos a ela relacionados. Tomamos como corpus comentários de mulheres nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    A Guerra Fria e o inimigo comunista nas telas de cinema norte-americanas dos anos 1980.Mariana G. Alves da Silveira & Vágner Camilo Alves - 2018 - Dialogos 22 (1):60.
    A última década da Guerra Fria foi turbulenta. Seu início apresentou tensão comparável àquela existente nos anos 1950 e princípio dos 1960. A partir de meados dos anos 1980, entretanto, houve distensão, o fim da Guerra Fria e a desintegração do próprio sistema internacional bipolar de poder. O cinema, como outras formas de produção cultural, foi instrumento de propaganda e mobilização durante toda a Guerra Fria. O objetivo deste artigo é analisar como a Guerra Fria se apresentou nos filmes (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    A questão dos refugiados e a ideia de pertencimento ao mundo em Hannah Arendt.Ricardo George De Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Utopismo e antiutopismo, em Bloch e Jonas.Antonio Valverde - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    Aos quarenta anos de O Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas, o ensaio1 procede à sondagem exploratória e à análise da tensão ético-política acerca das concepções de utopia e de antiutopia, dispostas e posicionadas pelas filosofias blochiana e jonasiana. Se para Bloch o que tem movido — e, por certo, seguirá movendo — a humanidade recebe sua identidade da docta spes, sob a forma utopia concreta, fundada na ontologia do "ainda-não consciente"; para Jonas, ao contrário, é necessário suplantar a mentalidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Agente moral expressivista em Nietzsche e avaliação de juízos práticos perfeccionistas.Jorge L. Viesenteiner - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (2):145-189.
    Resumo O objetivo do texto é relacionar a abordagem expressivista do agente moral em Nietzsche com as condições de sucesso de avaliação de juízos práticos perfeccionistas. Como locus da transformação, o agente moral se exprime por meio do potencial transformativo que consegue produzir, e não como entidade por trás das ações. Duas condições podem ser usadas, regulativamente, para avaliar o sucesso de juízos de caráter perfeccionista: por um lado, a maximização de conexões e interrelações no espaço, bem como o endosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 145