Results for 'Transformação do conceito'

1000+ found
Order:
  1. Dos Fenômenos Mentais às Atitudes Proposicionais: A Transformação do Conceito de Intencionalidade de Brentano para Chisholm.Luis Niel - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):101-121.
    O artigo apresenta uma comparação histórica mas principalmente conceitual de duas visões (bastante) diferentes da intencionalidade: uma introduzida por Franz Brentano e baseada em uma perspectiva descritiva-psicológica da vida mental, e outra conduzida por Roderick Chisholm e regida por um ponto de vista lógico-linguístico. Apesar das contínuas referências de Chisholm a Brentano, afirmarei que o primeiro rompe conceitualmente com o segundo, pois ele introduz várias ferramentas conceituais (claramente não-brentanianas) principalmente emprestadas da filosofia de Bertrand Russell, que exerceram uma influência decisiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  34
    A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene.Leyla Mariane Joaquim & Charbel Niño El-Hani - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):93-128.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson.Zamara Araújo dos Santos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 8 (8/9):66-75.
    O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. «Άλήθεια» algumas 'influências'greco-helenísticas na construção de um antigo conceito nas tradições literárias do cristianismo primitivo.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):27-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Construção Histórica do Conceito de Hegemonia e Contra-Hegemonia no Pensamento Político de Antonio Gramsci.Jefferson Carriello do Carmo - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    A necessidade metafísica do homem a partir da problematização do conceito de experiência em geral.Juliana Dos Reis Cuenca - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):123.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    Tomás de Aquino e a metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. De conceitos a perguntas, de perguntas a conceitos. [REVIEW]César Schirmer dos Santos - 2023 - Trans/Form/Ação 46:141–146.
    Comentário a “Para Velhas Perguntas, Novas e Melhores Respostas: Da Engenharia Conceitual ao Aprimoramento Erotético”, de André J. Abath.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. «Άλήθεια»algumas 'influências' Greco-helenísticas na construção de um antigo conceito nas tradições literárias do cristianismo primitivo.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):27-44.
    Este artigo disserta, sob o ponto de vista dos estudos de ‘exegese bíblica’, sobre um antigo e intrincado conceito que foi transmitido ao Cristianismo Primitivo, no primeiro século cristão, pela tradição hebraica, através da famosa tradução da “Septuaginta”, no IV século a.C. no Egito Ptolomaico, onde vivia e rezava uma grande Comunidade Judaico-Helenista. A Verdade’ constituiu-se um conceito-chave para as experiências religiosas desde o Mito até as mais sofisticadas pretensões de revelação divina, como o Judaísmo, o Cristianismo e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    Heidegger: a vida como possibilidade e mistério.Róbson Ramos dos Reis - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):481.
    O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica,que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destacoalguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial depossibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da subst'ncia: diálogos de Butler com Nietzsche.André Luiz Dos Santos Paiva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):130-143.
    O artigo discute como a teoria de gênero de Judith Butler, principalmente a partir do que a autora denominou de metafísica da substância, opera uma desontologização das experiências de sexo-gênero. Para isso, expõe-se como Butler opera a desontologização do sujeito generificado, através de sua crítica feminista acerca da ideia de sujeito concebida a partir do marco da diferença sexual. Posteriormente, dedica-se ao que Butler denominou de “metafísica da substância”, vista como o que sustenta, no marco do sistema de sexo-gênero binário, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    O conceito de material didático como aula na ead.José Matias dos Santos Filho - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    A partir do Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/2005, inicia-se o processo histórico de consolidação da Educação a Distância no Brasil a nível superior, ocorrendo mudanças Legislação educacional e novas diretrizes para a avaliação da qualidade da educação, sendo o item material didático um indicador de extrema importância a ser avaliado. Diante deste contexto abordamos os elementos que fundamentam o conceito de material didático como aula na Educação a Distância - EAD a partir dos processos educativos, organização (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  72
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  36
    O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2004 - Natureza Humana 6 (1):53-77.
    O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte existencial como um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  18. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do continente. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  45
    Possibilidades da educação física na formação do trabalhador.Jorge Oliveira dos Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 297.
    A problematização das práticas da Educação Física curricular em uma instituição federal de ensino profissional é o foco deste texto. Investigaram-se as concepções de educação física dos grupos de professores da disciplina e administrativo-pedagógico da instituição. O conceito marxiano de corpo e toda a análise da pesquisa deu-se com base no materialismo histórico e dialético. Concluímos que a subsunção da instituição às leis do mercado de trabalho e a ausência de politização na condução pedagógica nas práticas dos grupos estudados, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    Verdade E indicação formal: A hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger.Róbson Ramos Dos Reis - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):607-620.
    No presente artigo, é apresentado um aspecto central da concepção heideggeriana da fenomenologia nos escritos posteriores a 1919, que, à luz dos textos disponíveis na Gesamtausgabe de Martin Heidegger, revela um componente dialógico específico do método filosófico. A tese de que os conceitos e enunciados próprios da filosofia têm um caráter indicativo-formal conduz a uma noção de verdade filosófica, que tem na recepção produtiva e conversacional das sinalizações formais o seu traço definitório. Associada com a noção especulativa de jogo, apresentada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX, conhecido como o “filósofo da vontade”, aborda a questão sobre o que é justiça e qual o papel do Estado em alguns parágrafos da sua obra ‘O mundo como vontade e representação’. Ele trata sobre conceitos morais e menciona o direito positivo como regulador da sociedade, mesmo tendo um embasamento no direito natural. O presente artigo pretende evidenciar qual a visão do filósofo sobre o conceito de vontade e como ela influencia diretamente na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    (In)visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na assistência social: proteção social a quem necessitar?Luciara Fontana, Marília do Amparo Alves Gomes & Simone Santos da Silva - 2020 - Odeere 5 (10):304-319.
    Esta análise objetiva entender se existe reconhecimento às conjugalidades/parentalidades LGBTQIA+ pelo conceito de família da Política Nacional de Assistência Social e se há subsídios satisfatórios para abonar proteção estatal as genealogias e/ou pessoas LGBTQIA+ por meio dos benefícios, serviços, planos, programas e projetos da Norma Operacional Básica de 2005. Com a análise documental da referida legislação, evidenciou-se que o conceito de família ainda não superou o modelo patriarcal, inserido no sistema capitalista de minimalismo das políticas públicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  61
    Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê.Sueli Souza dos Santos - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25 (25):35-48.
    Este artigo é resultado de um pequeno recorte da investigação em andamento de minha tese de doutorado em Educação na UFRGS. Trata sobre as questões de inclusão, linguagem e subjetividade de cegos. Fundamenta-se na Psicanálise de Freud e Lacan, desenvolvendo os conceitos de narcisismo, o Outro e a pu..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Comentário a “Para velhas perguntas, novas e melhores respostas: da engenharia conceitual ao aprimoramento erotético”: de conceitos a perguntas, de perguntas a conceitos.Cesar Schirmer dos Santos - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):141-146.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    O problema da interpretação das obras de arte no pensamento de Arthur Danto.Charliston Pablo Do Nascimento - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação das obras de arte no pensamento dantiano. Em um primeiro momento, abordaremos a relevância do conceito de interpretação das obras de arte, principalmente na era pós-histórica da arte. A seguir, apresentaremos a concepção dantiana de interpretação de superfície e sua crítica às correntes hermenêuticas como afirmadoras de klêdons teóricos. Por fim, questionaremos os problemas concernentes à relação entre a tese da interpretação de superfície e supremacia da autoridade do autor para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Pressuposição E derivação.Róbson Ramos Dos Reis - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):175-186.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise do conceito de pressuposição, queaparece na afirmação de que todo encontro comentes pressupõe uma compreensão de ser. A teseé examinada no contexto da gênese ontológicado comportamento científico, apresentada porHeidegger em Ser e Tempo. A pressuposição dacompreensão de ser que torna possível os atosbásicos instituidores do comportamento científicotem o sentido da projeção de si mesmo comocapaz de.desempenhar um papel socialrecognitivoespecífico: o de reagir aos objetoscom asserções e com práticas inferenciais (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  39
    O ens realissimum e a existência: notas sobre o conceito de impessoalidade em Ser e Tempo, de Martin Heidegger.Róbson Ramos dos Reis - 2001 - Kriterion: Journal of Philosophy 42 (104):113-129.
  31.  15
    A contribuição da noção de tecnoestética de Gilbert Simondon para o projeto de transformação da tecnologia de Andrew Feenberg.Jairo Dias Carvalho - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: O objetivo do artigo é explicitar o projeto de transformação da tecnologia de Andrew Feenberg a partir do conceito de design e da noção de tecnoestética de Gilbert Simondon. Queremos entender qual seria o papel da tecnoestética na transformação do design da tecnologia. O uso das categorias tecnoestéticas, como prazer no uso dos objetos técnicos e a incorporação deste uso ao sentido do eu, pode fornecer um critério para a intervenção democrática na constituição do design dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Uma apologia do diálogo: Claude Geffré lendo Paul Tillich.Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2015 - Horizonte 13 (40):1870-1895.
    O objeto deste artigo é a leitura que Claude Geffré faz de Paul Tillich em De Babel a Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. O autor recorre à teologia de Tillich para desenvolver uma “hermenêutica do diálogo inter-religioso”, a fim de responder ao desafio do pluralismo religioso para a teologia cristã. O argumento que Geffré encontra é que apenas a partir do paradoxo cristológico, à luz do conceito de “revelação final” e “preocupação última”, a teologia cristã pode responder ao pluralismo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    A morte como transformação: Uma aproximação entre Dom Quixote e a Ética de Espinosa.Giselle Cristina Gonçalves Migliari - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:155.
    Miguel de Cervantes, no último capítulo de sua obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, retrata o falecimento de seu protagonista, decorrente de uma profunda tristeza. O cavaleiro, depois de vencido, sente-se obrigado a retornar ao seu povoado e a renunciar à cavalaria andante, o que lhe causa a transformação de sua realidade e de seu estado mental - da loucura à cordura -, além do seu direcionamento à morte. Assim como faz Cervantes no início do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Considerações acerca da noção de história no conceito de genealogia nietzschiano.Fernanda dos Santos Sodré - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):215-226.
    The general objective of this article is to discuss the concept of genealogy created by Friedrich Nietzsche. Our hypothesis is that Nietzsche allies himself to a certain notion of history to create this concept. It is then a matter of investigating to what extent Nietzsche takes history as a hieroglyphic writing and how this conception of history cannot be thought of from his understanding of origins. Thus, the relationship that Nietzsche establishes with history is another, which does not belong to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  26
    Modalidade existencial e indicação formal: elementos para um conceito existencial de moral.Róbson Ramos dos Reis - 2000 - Human Nature 2 (2):273-300.
    No presente artigo são examinadas duas noções centrais da fenomenologia-hermenêutica apresentadas em Ser e tempo de Martin Heidegger: os conceitos de indicação formal e de possibilidade existencial. Ambas as noções são postas em conexão com a problemática da filosofia moral, ou seja, sustenta-se a tese de que um conceito existencial de moral contém problemas e uma metodologia específica, originados da indicação formal da estrutura ontológica do Dasein enquanto possibilidade existencial. O autor também afirma que a modificação existencial da inautenticidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  6
    Empoderamento docente e educação matemática crítica.Mariana Dos Santos Cezar - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    O objetivo desse artigo é apresentar os desafios e as possibilidades de se desenvolver – em contextos formativos que discutem o ensino da matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica – um processo de empoderamento docente por intermédio de uma prática educativa libertadora com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal propósito, é apresentado um recorte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação, desenvolvida com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano.Felipe dos Santos Durante - 2019 - Sofia 7 (2):94-102.
    Este artigo tem por objetivo, a partir da leitura do célebre livro de Rudolf Malter – O pensamento único: introdução à filosofia de Arthur Schopenhauer, em especial da seção intitulada Característica conclusiva: Pessimismo – um conceito crítico –, apresentar a hipótese hermenêutica de um dos mais eminentes interpretes da filosofia schopenhaueriana, a qual versa sobre o pessimismo enquanto conceito crítico, e que pode ser entendida como um dos pontos de sustentação para a justificativa de interpretação da filosofia schopenhaueriana (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    A importância da "potentia Dei absoluta" para a gnosiologia de Guilherme de ockham.Antonio Raimundo Dos Santos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):361-368.
    Ockham foi o medieval que mais sevaleu da noção de potentia Dei absoluta. Cabeexaminar o significado deste conceito no desenvolvimentoda 9nosiologia do autor, para quem,em Deus, deve-se recusar toda espécie de necessitarismo.Sob o aspecto gnosiológico o argumentoserve tanto para fundamentar e justificar aproposição negativa como para a própria essênciado conhecimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Gênero mulher negra: como (re)existir?Jorge Luís Rodrigues Dos Santos & Tatiana Costa de Souza Pereira - 2020 - Odeere 5 (10):157-181.
    O que é ser “mulher”? Como se reconhece alguém que se identifica como mulher? Há diferenças entre mulheres? O significado da palavra mulher “do latim mulĭer, uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Trata-se de um termo que se utiliza em contraste a homem, conceito que nomeia o ser humano do sexo masculino”. A construção da mulher parece depender da existência do homem, a quem se opõe. Mulher: “pessoa do sexo feminino que já tendo chegado à sua puberdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Um vazio paradoxal? Entre pascal e a psicanálise.Abel dos Santos Beserra - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:191-219.
    O presente artigo procura desvelar como Pascal e a abordagem psicanalítica, em sua vertente freudiana e lacaniana, pensaram a experiência de um ser humano finito diante de uma situação paradoxal. Com efeito, as propostas da psicanálise e de Pascal, embora separadas por mais ou menos dois séculos, apresentam pontos comuns que talvez ajudem a elucidar suas próprias posições. Nesse cenário, a hipótese que discutimos a seguir é a de que tanto Pascal quanto a psicanálise tecem suas categorias a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    O Enfraquecimento Do Estado Democrático e a Questão da Predação Estatal.Bartolomeu dos Santos Costa - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):53-66.
    O objetivo deste artigo é fazer uma discussão apontando para o enfraquecimento de Estados Democráticos como resultado de uma _Predação Estatal_. Predação estatal é utilizada aqui para designar um sucateamento e desordens no Estado como resultados de má administração, corrupção, entre outros fatores. Para tal, fez-se uma discussão/síntese inicial sobre a concepção de Estado/sociedade em John Rawls, buscando relacionar sua ideia de estado ideal com a concepção de Estado Democrático de Direito de autores como Rubens Casara, que, a princípio, dialoga (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    A experiência de pensar conceitos E o filosofar na inf'ncia na perspectiva de Matthew Lipman.Sandra Dos Santos Alves & Darcísio Natal Muraro - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-36.
    This research seeks to understand the relationship between philosophy and the formation of concepts in childhood from the perspective of Matthew Lipman. As our own research in the area of philosophy of education, we pose the following question as a problem to be analyzed: how can philosophy contribute to the concept formation process in childhood according to Lipman? The development of this problem was organized in five stages. A first seeks to understand and deepen Lipman's conception of Philosophy for Children, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  31
    A besta desamarrada..Róbson Ramos dos Reis - 1999 - Natureza Humana 1 (2):265-282.
    Neste artigo, o autor examina a abordagem da ciência e da técnica que foi apresentada por Martin Heidegger no seu curso de inverno de 1928, intitulado Introdução à filosofia. A tese central examinada é a de que a ciência e a técnica mostram a impotência originária do ente humano. O conceito de impotência é circunscrito pela determinação concreta da transcendência do Dasein, a cujas determinações negativas acrescenta-se, ainda, aquela que resulta da interpretação ontológica do conceito de jogo.In this (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  7
    Aplicação Do Percurso Temático e Figurativo Em Literatura de Cordel.Charlene Maria dos Santos & Fabio Assis Pinho - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):109-121.
    Esta é uma pesquisa sobre representação temática de folhetos de cordel, utilizando a o Percurso Gerativo de Sentido e seus processos. O objetivo geral é propor a aplicação da análise de assunto - leitura técnica e extração de conceitos - em cordéis de J. Borges, com base nos procedimentos semânticos de tematização e figurativização do percurso gerativo de sentido. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental com abordagem qualitativa, tendo como lócus, o Memorial J. Borges. O corpus da pesquisa foi (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O boieiro E a lebre: Um enfoque conversacional.Aline Chagas dos Santos - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):49-58.
    As narrativas fabulísticas foram transmitidas, no início, oralmente, pelos antigos. Assim que o homem começou a falar e a observar o que acontecia à sua volta, sentiu a necessidade em expor, através das fábulas, o comportamento humano. A presente pesquisa tem como objeto a exposição de alguns instrumentos, na fábula de Fedro “O boieiro e a Lebre”, que possibilitam em maior ou menor grau aproximar-se da oralidade. Julgamos que o texto, apesar de todas as limitações, não deixa de sugerir alguns (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    Toda terra é Karbala, todo dia é Ashura: a pedagogia do martírio nas narrativas xiitas e a construção de uma identidade de resistência. 2018. Tese – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.Patrícia Simone do Prado - 2019 - Horizonte 16 (51):1427.
    Propõe-se nesta tese analisar como as narrativas sobre o martírio de Imam Hussein no deserto de Karbala no ano 680 d.C, pode constituir um tipo de pedagogia, entre os xiitas, e como essa pode influenciar a construção de um tipo de identidade entre eles. Estruturada em cinco capítulos, buscou-se compreender e interpretar a construção da identidade xiita, como religiosa e política, a partir do ensino e aprendizagem da narrativa sobre o martírio de Imam Hussein. Através da pesquisa de campo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol.Guilherme Fragosso do Prado & Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    O beisebol, em pouco tempo, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Nos anos 1960, o novo jornalismo, mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. John Updike, representante do novo jornalismo e autor da crônica trabalhada nesta pesquisa, encontraram no beisebol uma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000