Results for ' Desconstrução'

100 found
Order:
  1.  15
    Desconstrução e justiça: uma abertura frente ao outro.Verónica Pilar Gomezjurado Zevallos - 2018 - Horizonte 16 (50):845-863.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação sobre a possibilidade de se pensar a justiça como uma experiência do i m possível. Parte-se da distinção derridiana entre justiça e direito. Essa distinção trará algumas implicações no que tradicionalmente é entendido como ética. Partindo do jogo ou da différance marcada entre a presença/ausência, pretende-se estabelecer um ponto de diálogo entre Derrida e Levinas. O ponto de aproximação é a questão do terceiro na relação do face a face. Nesse sentido, problematiza-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Desconstrução e heterodoxia linguística em Jacques Derrida.Tiago de Fraga Gomes - 2019 - Sofia 7 (2):275-288.
    O presente texto, partindo das ideias de Derrida, pretende levantar um questionamento a respeito da repressão filosófica logocêntrica que quer classificar tudo como voz ativa e voz passiva. A différance derridiana, como diferenciação aberta e imprevisível, não se enquadra nos moldes gramatológicos ortodoxos, denotando uma voz intermediária, prenhe de potência, de possibilidades e de uma anarquia improvisadora. Derrida questiona o status do conhecimento pela desconstrução da escritura, interpelando a própria ordem conceitual, porém, não impondo limites à interpretação textual, mas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  37
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  22
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Hermenêutica e desconstrução: a conciliação de Paul Ricoeur e a aporia de Jacques Derrida.Carlos Cardozo Coelho - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e31264.
    Este artigo pretende apresentar a diferença entre a hermenêutica e a desconstrução e mostrar a implicação de cada uma destas formas de entender o fenômeno do sentido na relação da filosofia com as outras “disciplinas” do pensamento. Para isso colocaremos dois pensadores em embate direto, a saber, Jacques Derrida e Paul Ricoeur. Enquanto Paul Ricoeur, com seu projeto hermenêutico, tenta encontrar uma conciliação entre os diversos saberes das ciências humanas com a metafísica, em uma época em que o estruturalismo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    A desconstruçao : da justiça a ética pela hospitalidade segundo Jacques Derridà.Ramiro Delio Borges de Meneses - 2014 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 41:263-294.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Da desconstrução do logos à via curta do Saber outramente.Nelio Melo - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):703-724.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Nietzsche, o psicólogo da desconstrução do sujeito. A visão de um deus não moral.Adilson Felicio Feiler - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):34-42.
    Por traz das críticas de Nietzsche à moral, ele tem no Cristianismo do movimento messiânico de Jesus um antídoto contra o niilismo. Promotor de um ethos cristão, o Cristianismo, que, em fidelidade ao seu espírito crístico, faz consistir seus ensinamentos não apenas numa lei ou dogma doutrinal, mas principalmente numa prática de vida ao assumir o seu destino com amor. Acolhe o destino de maneira não resignada ou conformista, mas com disposição ativa. O espírito cristão de Jesus consiste na sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    A desconstrução como desconstrução dos humanismos em Derrida.Martha Luiza Macedo Costa Bernardo - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):279-302.
    O artigo propõe apresentar o movimento de desconstrução do humanismo em Derrida em A escritura e a diferença. Parto de um trabalho exegético, na trilha das ocorrências do termo “humanismo” na mencionada obra, com o intuito de determinar seus usos diferentes e em que sentidos a desconstrução derridiana deve ser compreendida já, em seus primeiros escritos, como uma desconstrução do humanismo. Para tal, minha análise se dedicou a três textos centrais no referido livro: Violence et métaphysique, essai (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    A desconstrução da ideia de Lei divina no capítulo IV do tratado teológico-político de espinosa.Marilena Chaui & Daniel Santos - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:279-321.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Deleuze, desconstrução e alteridade.Gonzalo Montenegro (ed.) - 2017 - São Paulo: ANPOF.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A desconstrução do eu: A zerlegung de Freud E a auslegung de Heidegger.Ernildo Stein - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):61-76.
    Desenvolve-se neste ensaio a primeiraetapa do exame da teoria do eu em Freud comodecomposição (Zerlegunr;/J da personalidade psíquicana perspectiva da analítica existencial.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  76
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português (3rd edition).Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  98
    A desconstrução dos PCN de Língua Portuguesa e a questão da identidade docente.Alex Pereira De Araújo - 2010 - Revista Educação e Cidadania 9 (1):61-69.
    Tendo em vista que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”, nossa pesquisa visa refletir sobre a nova identidade docente materializada no discurso dos PCNs de língua Portuguesa. Trata-se de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), analisando e discutindo a(s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  12
    Projeto Emancipatório Moderno: Construção, Desconstrução e Reconstrução.Vicente Zatti - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):341.
    O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e validade universal, o segundo, ancorado na categoria de trabalho desenvolvida em sua doutrina do materialismo histórico. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno/Horkheimer põem sob suspeita tal projeto ao demonstrar seus fundamentos não metafísicos. Tais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens 2 (4):357–388.
    Este trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o diagnóstico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  17.  20
    Regime de constituição de objetos E desconstrução da relação de objeto.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):109-133.
    SÍNTESE - Na tradição filosófica a questão do objeto tem levado a discussões de importância no âmbito da análise do conhecimento. Na psicanálise a expressão relação de objeto herdou as dificuldades que o problema do objeto suscitava na filosofia. O ensaio pretende sugerir um novo tratamento para a questão através do uso de alguns elementos da analítica existencial. É assim que irá tratar do modo de ser-no-mundo e a perturbação da relação de objeto, partindo da questão da finitude do Dasein (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Metafísica da subjetividade E desconstrução: Notas a partir de Jacques Derrida.Denise Dardeau - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):567-585.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  19
    Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise.Zeljko Loparic - 2001 - Human Nature 3 (1):91-140.
    O presente artigo propõe-se a estudar a desconstrução heideggeriana da teoria clínica e da metapsicologia de Freud à luz do método fenomenológico construtivo-desconstrutivo. Depois de caracterizar a teorização psicanalítica como devedora da metafísica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafísica oculta o modo de ser originário dos seres humanos para, em seguida, examinar a crítica heideggeriana dos elementos dessa metafísica, embutidos tanto na teoria clínica como na metapsicologia de Freud.The aim of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20.  10
    O Porvir da desconstrução ou a universidade Por vir?Elida Ferreira - 2006 - In Alcides Cardoso dos Santos, Fabio Durão, Maria das Graças G. Villa da Silva & Michael Naas (eds.), Desconstruções e contextos nacionais. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras. pp. 77.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional..Francisco Ramos Neves - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):161-180.
    O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes, desenvolvida no âmbito da educação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    Meras Coisas e Artes do Espaço: Desconstrução em Obras.Alice Serra - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):111-132.
    RESUMO: Este texto aborda alguns trabalhos contemporâneos em artes visuais que apresentam diferentes relações e disposições de um material dito natural: pedras. Ao retomar as distinções explicitadas por Heidegger, entre meras coisas, utensílio e obra de arte, bem como entre a pedra, o animal e o homem em relação ao mundo, serão discutidos deslocamentos acerca dessas distinções, com base em apontamentos da desconstrução. Pretende-se indicar alguns dos sentidos em que os enfoques desconstrutivos são frutíferos, para se pensar movimentos contemporâneos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    O que é a Desconstrução?José Antonio Vasconcelos - 2003 - Revista de Filosofia Aurora 15 (17):73.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    A lacuna explicativa: a desconstrução pragmática de um mito.Arthur Araújo - 2018 - Cognitio 19 (1):13-34.
    Este artigo apresenta a proposta de abordar o problema da lacuna explicativa na filosofia da mente. De modo alternativo às abordagens tradicionais, analiso o significado da lacuna explicativa segundo o pragmatismo de James em consonância com a perspectiva da filosofia da linguagem comum de Ryle, Austin e Wittgenstein. Como estratégia de desenvolvimento da proposta do artigo, procuro mostrar que a lacuna explicativa resulta de uma má compreensão dos usos dos termos psicológicos. O resultado é uma obsessiva insistência em entificar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  38
    Esboço de ensaio para desconstrução do discurso penal na sociedade do espetáculo, ou... surpreendendo o público em quintais privados.Ricardo Aronne - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):179-192.
    Uma das mais difusas dicotomias ainda presentes no discurso jurídico contemporâneo é a noção de Público e Privado. Essencial ao Liberalismo Clássico, essa dicotomia, revela agora sua crise. Esse artigo, em respeito às suas raízes existencialistas, posta suas lentes desconstrutoras nessas noções, para encontrar por trás delas o homem real (demasiadamente humano). PALAVRAS-CHAVE – Público. Privado. Discurso. Existencialismo. Pós-Modernidade. Humanismo. Arqueologia.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    A formação inicial enquanto espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo.Ana Sara Castaman, Mario Luiz Junges Júnior & Josimar de Aparecido Vieira - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020033.
    Partindo do pressuposto de que os obstáculos epistemológicos, propostos por Gaston Bachelard, provocam situações de imobilidade frente ao conhecimento, impossibilitando, na maioria das vezes, o desenvolvimento científico e bloqueando as capacidades dos sujeitos para uma atuação crítica e questionadora, característica da nova ciência, este artigo tem a finalidade de refletir sobre as contribuições da formação inicial do pedagogo para a desconstrução da experiência primeira. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nos estudos de Bachelard que trata (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Sobre a tarefa da desconstrução e a questão do fundamento negativado: por uma ética da finitude.Thalles Azevedo de Araújo - 2012 - Phainomenon 24 (1):105-124.
    In this paper we shall analyze the possibility of an ethical reading in Heidegger’s fundamental ontology. We shall show in what form the theoretical horizon of Sein und Zeit permits us to think an original Ethics, an Ethics of being-in-the-world the base of which can be no other than human finitude.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    Ética E desconstrução – justiça E linguagem desde “force de loi: Le ‘fondement mystiqye de l’autorité’, de J. Derrida.Ricardo Timm De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):159-185.
    O texto propõe uma leitura da temática da justiça na obra de J. Derrida a partir não somente da interpretação dos textos em si mas também dos contextos de seu surgimento num determinado momento histórico-filosófico de reconsideração do estatuto da racionalidade e das consequências desta reconsideração para a filosofia em geral.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    “Who is there?” Metafísica e desconstrução do intérprete segundo a situação psicanalítica.Nelson da Silva Junior - 2007 - Discurso 36:127-150.
    This paper supposes that the analyst is not concerned in his own practice with the very element that makes it possible – l’écute , or the listening in the hearing. Heidegger finds a similar refusal in metaphysics, a science that does not pose to itself the question of its own possibility. In psychoanalytical terms, this sort of refusal amounts to the impossibility of thinking psychoanalysis as an hermeneutics of the reception of sense . On the other hand, Freud’s own considerations (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Qualquer Coisa a Ver Com a Cegueira: A Desconstrução da Autoridade Do Olhar Em Memórias de Cego, de Jacques Derrida.Bárbara Tortato - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O conteúdo do presente texto refere-se ao (re)pensar a experiência artística, tanto de criação quanto de percepção, sob a proposta da desconstrução da autoridade do olhar sobre a obra de arte, motivando-se, para tal, no livro Memórias de Cego, de Jacques Derrida. A obra em questão nos guia a uma nova hipótese do modelo ótico: Derrida nota que se estabelece uma relação com a obra de arte apenas dentro da possibilidade de relação entre alteridades, o que nos encaminha a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Língua nacional E idioma: Qual o" Lugar" do eu [mof] na desconstrução?Paulo Ottoni - 2006 - In Alcides Cardoso dos Santos, Fabio Durão, Maria das Graças G. Villa da Silva & Michael Naas (eds.), Desconstruções e contextos nacionais. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras. pp. 85.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    “Who is there?” Metafísica e desconstrução do intérprete segundo a situação psicanalítica.Nelson Da Silva Junior - 2007 - Discurso 36:127-150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida.Artur José Renda Vitorino - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):208-224.
    Teoricamente, busca-se expor os pressupostos, quanto às concepções voltadas para o âmbito educacional, de Jacques Derrida. Investiga-se, em seus escritos, se há um liame que permite separar e definir o que faz parte do mundo natural em contrapartida ao mundo cultural e vice-versa, quando nos reportamos ao estudo do homem e de suas ações, porque esta dualidade natureza/cultura é fundamental para saber da possibilidade de modificação do ser humano, pressuposto este, absoluto para a educação. Conclui-se que Derrida, ao defender a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Ernildo Stein 2000: Diferença e metafísica - ensaios sobre a desconstrução.Claudia Druncker & Celso Braida - 2001 - Natureza Humana 3 (2):359-366.
  35.  27
    Ernildo Stein 2000: Diferença e meta-física–ensaios sobre a desconstrução. Porto Alegre, EDIPUCRS. ISBN: 85-7430-160-4.Claudia Drucker & Celso Braida - 2001 - Natureza Humana 3 (2):359-366.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  85
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem da Matéria”, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  52
    Sucedâneos à ética clássica: reflexões sobre o agir humano e o além do homem nietzscheano.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):49-65.
    Baseado nas reflexões de Nietzsche sobre a ação humana e o além-do-homem, este artigo discute sua crítica demolidora à ética clássica à luz do contexto mais amplo do século XIX de desconstrução dos valores éticos enraizados até então. Duas questões são enfatizadas: A suspeita lançada por Nietzsche sobre a ética clássica desencadeou um vazio ético? A efetivação histórico-social da Unwertung seria apenas uma utopia?
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Hegel, Heidegger, Derrida: Desconstruindo a mitologia branca.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):81-97.
    Trata-se de mostrar em que sentido a metaforicidade é inerente à desconstrução de Jacques Derrida e logra articular conceito e metáfora no discurso filosófico, sem reduzir um ao outro, viabilizando uma discursividade sobre a alteridade, como altemativa à dialética hegeliana e sua semiologia de Aufhebung. assim como à própria desconstrução heideggeriana. Mostra-se ainda, à luz da desmitologização empreendida por John Caputo, que a desconstrução derridiana na verdade radicaliza e efetiva a hermenêutica heideggeriana da facticidade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    Sobre um C'none Filosófico Tupiniquim.Lúcio Álvaro Marques - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e44954.
    Após a onda de desconstrução do pensamento que marcou a última década da filosofia entre nós, talvez tenha chegado o tempo do refluxo do pensamento, a saber, o tempo de debater a existência de um cânone filosófico brasileiro, justamente quando a legitimidade da ciência e, sobretudo da filosofia, é posta em questão. O ponto pede atenção: desde o século XVI, há ensino de filosofia nestas terras, então, quais seriam as razões para afirmar ou negar a existência de uma filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Regarding Animals: Kant's Account of Self-Deception and Its Relevance to Animal Welfare Advocacy.Maria Eugenia Zanchet - 2022 - Aufklärung 9 (3):11-30.
    Nas últimas décadas, a desconstrução do paradigma antropocêntrico colocou questões como a exploração animal no centro dos debates éticos e meta-éticos modernos. Este tema tem sido o foco de atenção também no âmbito dos estudos Kantianos. À luz das diferenças fundamentais entre seres humanos e animais e da impossibilidade posta pela teoria de Kant de atribuir deveres diretos aos animais, tornar sua filosofia prática útil para a defesa do bem-estar animal parece uma tarefa impossível. A esta dificuldade soma-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Pós-verdade, fake news e outras drogas.Valéria Cristina Lopes Wilke - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):8-27.
    O advento da sociedade em rede promoveu mudanças significativas na experiência-com-o-mundo. Observa-se nos últimos anos a crescente toxidade no ambiente informacional, marcado tanto pela vivência tóxica da informação que circula legalmente nas redes sociais como por informações que intoxicam os indivíduos e grupos. O objetivo é discutir, em tempos de pós-verdade e da sociedade non-stop, o aspecto tóxico da informação, que ao tornar o ambiente informacional tóxico, adoece indivíduos e também as sociedades democráticas, ao esmaecer a empatia para com os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43.  16
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  35
    Sobre la expresión: ensayo sobre las categorías de la noche y del anochecer.Javier Cumpa - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):227-245.
    En 1931, Rudolf Carnap publicó un artículo titulado "Die Überwindung der Metaphysik durch logische Analyse der Sprache" donde calificaba algunas expresiones de la conferencia de Martin Heidegger, "Was ist Metaphysik?", como 'sinsentidos'. Distinguía así entre expresiones (enunciados) 'con' y 'sin' sentido. Denunció que las que violaran el criterio empirista de significado serían del segundo tipo: 'pseudo-expresiones'. Sin embargo, Carnap reconocía desconocer la fuente exacta de los sinsentidos al comentar que expresaban algo, pero 'como lo hace un artista'. En 1936, Heidegger (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  34
    Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida.Dirce Eleonora Nigro Solis - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):373.
    Considerando os vários sentidos da palavra "tela" em português, tela como resultante do entrelaçamento de fios, tela como tecido, tela de cinema ou de televisão, quadro pintado, ou como questão, pretendo trazer à discussão o despojamento de Jacques Derrida ao propor, sob o prisma da desconstrução, o deslocamento do velho conceito de arquivo para uma noção de arquivo aberta a possibilidades imprevisíveis. Para tanto, seu entendimento do que ele chamou de “impressão freudiana”, sua interpretação da pulsão de morte como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  23
    The God Who May Be: Quis ergo amo cum deum meum amo?Brian Treanor - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (4):985 - 1010.
    This paper takes up Richard Kearney's work The God Who May Be, specifically in the context of postmodern debates concerning epistemological claims regarding the other. Kearney's hermeneutics of religion attempts to forge a middle path between ontotheological philosophies of religion and various quasi-religious manifestations of postmodernism; however, my main concern is to address certain points of disagreement between Kearney and proponents of a deconstructive "religion without religion" principally Jacques Derrida and John D. Caputo. The main issue at stake is just (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    O Ethos democrático contempor'neo: das culturas tradicionais à fusão de culturas/The Contemporary Democratic Ethos: from Traditional Cultures to Fusion of Cultures.Leno Francisco Danner - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):116.
    O artigo defende que, desde a segunda metade do século XX, o processo de evolução de nossas sociedades é marcado pela acelerada fusão e pela cada vez mais intensa miscigenação de culturas, que apontam para o enfraquecimento das culturas e das instituições tradicionais por causa da constituição de uma nova cultura, fundida e miscigenada, afirmadora do pluralismo e do individualismo, bases para o universalismo moral. Além disso, nesse mesmo período, a crítica ao modelo de modernização ocidental, que estaria destruindo formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    A pragmática transcendental como "filosofia primeira".F. Javier Herrero - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):273-285.
    Escolher ou aceitar para uma aula inaugural o tema da pragmática transcendental como "filosofia primeira" poderia parecer totalmente anacrônico. Anacrônico, porque afinal vivemos no século XX, estamos acabando o século, e outros problemas parecem muito mais urgentes. Anacrônico sobretudo, porque quem hoje arriscaria tentar renovar na realidade atual a pretensão originariamente grega da filosofia comei "filosofia primeira", quando isso significa levantar a pretensão de conhecer a totalidade ontológica do real em termos de razão e, portanto, de razão essencialmente metafísica? Afinal, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Editor's welcome.Walter Omar Kohan & David Knowles Kennedy - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):237-242.
    Childhood & philosophy é uma revista que está esperando por nascer pelo menos desde que Sócrates ocupou um lugar singular (pelo menos para nós) na pólis do século v a. C. e fundou uma disciplina. A concepção dessa revista se sustenta, muito mais tarde, no providencial encontro histórico entre a educação da infância e a filosofia. Esse encontro, por sua vez, teve que esperar pelas proféticas declarações de Rousseau no Emílio, enviadas qual manuscrito posto numa garrafa à revolução iminente e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 100