Results for ' Liberdade de consciência'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Leitura Fenomenológica e Hermenêutica Ricoeuriana sobre a Liberdade de Consciência no Homem Interior em Santo Agostinho.S. Moraes - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (1):1-16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Laicidade: o direito à liberdade (Secularity: the right to freedom) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p53.Marilia De Franceschi Neto Domingos - 2010 - Horizonte 8 (19):53-70.
    O presente artigo apresenta uma análise baseada em pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo apresentar a relação entre a laicidade e o direito à liberdade de consciência, diferenciando-a da liberdade religiosa. Apresenta uma retrospectiva de pensadores estrangeiros e nacionais que refletiram sobre o tema da laicidade e de fatos que conduziram à separação entre Igreja e Estado na França (considerada a pátria da laicidade) e no Brasil. Esclarece alguns conceitos básicos, inclusive o próprio conceito de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Consciência e liberdade.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e30757.
    Este artigo apresenta um modelo do agente livre compatível com as teorias evolutivas e neurofisiológicas da mente e com base especificamente nas noções de liberdade em situação, de Sartre, e de racionalidade limitada, de Simon. Além disso, a noção de agência de controle de Skinner é generalizada, sendo aplicada também ao caso de estruturas cerebrais. O agente livre é descrito como o indivíduo humano cujo eu consciente escolhe e decide no contexto de múltiplas determinações tanto ambientais quanto neurofisiológicas. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    A liberdade da consciência humana: o que Lutero e Kierkegaard tem a nos dizer?Heloisa Allgayer - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):298-318.
    In this article I try to bring to light the convergences and divergences between the German reformer Marthin Luther and the Danish philosopher Kierkegaard. For this purpose, the text was subdivided into four chapters so that it could be possible to bring the main ideas of the authors. The dialogue between Luther and Kierkegaard, where the author defends freedom of conscience as being a freedom from, as Luther does, since our freedom is only found when we love Christ, with a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A tolerância e sua medida em John Locke e Pierre Bayle.Maria Cecília Pedreira de Almeida - 2010 - Princípios 17 (27):31-52.
    Resumo : Os escritos de John Locke e Pierre Bayle sobre a tolerância contribuíram decisivamente para a formaçáo do discurso filosófico sobre aquele conceito, que será amplamente divulgado no século XVIII. A doutrina de Locke afirma que o indivíduo tem certos direitos, que estáo intrinsecamente relacionados com a sua liberdade e devem ser respeitados pelo Estado. Bayle também foi um defensor da tolerância, exaltando a liberdade de consciência do indivíduo. No entanto há divergências entre estes dois pensadores: (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Sobre a imaginação: de Sartre a Merleau-Ponty.Silvana de Souza Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):28-49.
    O artigo investiga o modo pelo qual Merleau-Ponty compreende a experiência do imaginário ao longo de sua obra. Buscamos analisar dois momentos decisivos. No primeiro, enfatizamos a proximidade com a filosofia de Sartre – a despeito das diferenças que os separam, por conta da centralidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção –, a qual nos convida a pensar a imaginação enquanto exercício da liberdade da consciência. Num segundo momento, Merleau-Ponty se dá conta do idealismo inerente à proposta (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A liberdade como um fato: uma análise sobre a questão da liberdade a partir do terceiro capítulo do Ensaio Sobre os Dados Imediatos da Consciência de Henri Bergson.Edvan Aragão Santos - 2019 - Revista Guairacá de Filosofia 35 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. 3. O “progresso na consciência da liberdade”: Um aspecto ético da Filosofia da História de Hegel.Konrad Christoph Utz - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):82-103.
    Some features of Hegel’s Philosophy of History make it hardly acceptable in the 21st century. It proposes a final destination (Endzweck) of history, together with a principle of rational, dialectic necessity to take it there. In fact, these conceptions are not as absurd as they may seem to contemporary eyes. Nevertheless, the article doesn’t pretend to defend them, but aims to show that there is, behind these two, a third principle which is well worth to be defended –and which, in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Foucault e a Educação.Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):37-52.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética da existência caracteriza-se (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Considerações Sobre o Sentido da Passividade No Pensamento de Sartre: O Paradoxo da Existência Passiva de Uma Subjetividade Espont'nea.Thana Mara de Souza & Tiago de Oliveira Carvalho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):132-156.
    O objetivo do nosso artigo é analisar como Sartre articula a relação entre a atividade e a passividade da subjetividade. Em primeiro lugar, argumenta-se que a fenomenologia desenvolvida nos anos 30 não desconsidera os fenômenos nos quais a consciência aparece alienada de sua espontaneidade, tais como o medo, o sonho, a alucinação, etc. Na verdade, notar-se-á que a compreensão da passividade da consciência ocupa um lugar central na totalidade das obras iniciais. Será a partir desse plano de fundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Liberdade e neurociência: como a metafísica de Schopenhauer responderia ao determinismo neurológico?Rogério Moreira Orrutea Filho - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e5.
    Experimentos realizados por neurocientistas como Benjamin Libet e Michael Gazzaniga, sugerem a impossibilidade de haver liberdade nas ações individuais. Embora os dois referidos cientistas tenham elaborado teorias e experimentos um tanto distintos entre si, o resultado geral é o de que o cérebro decide independentemente da consciência do agente. Neste artigo, mostramos que tais experimentos podem ser qualificados como a confirmação empírica daquilo que o filósofo Arthur Schopenhauer, já no século XIX, afirmava a partir de argumentos apriorísticos, baseando-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Consciência e Liberdade Na Era Do Big Data: Paradigmas Do Sujeito Contemporâneo.Bárbara Linda Tavares - 2019 - Revista Guairacá de Filosofia 35 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O projeto fundamental do para-si: uma análise de um possível ser consciente (o em-si-para-si) no pensamento de Sartre.Polyelton de Oliveira Lima - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):108-121.
    In this article we will examine, in Sartre, the imminent need for the for-itself has to be based near his conscience. The question by questioning the fundamental design of the for-itself will allow the analysis of human reality as a conscious being, freedom and marked by the anguish of freedom. So how is it possible and how much power it will find a basis for human reality? Sartre's philosophy reveals the human reality as being characterized from the for-itself. Following this (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Ética de coerência dialética e um renovado conceito de liberdade humana.Sabrina Ruggeri - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):280.
    Este trabalho empreende a tarefa de uma recuperação crítica e comparativa dos dois principais projetos brasileiros de reatualização do pensamento dialético: o sistema do dever-ser de Carlos Cirne-Lima e a dialética do Uno e do Múltiplo de Eduardo Luft. Inicialmente, trata-se de iluminar os pressupostos lógico-ontológicos atuantes em cada um destes projetos, fazendo ver suas principais divergências quanto à radicalidade de um distanciamento do sistema hegeliano: o que um vê como possibilidade de correção, o outro reconhece como a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Subjetividade, liberdade e ação: aproximações entre a ontologia fenomenológica de Sartre e o idealismo transcendental de Fichte.Vinícius dos Santos - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):81-101.
    O artigo visa encontrar pontos de aproximação da definição de subjetividade que Sartre expõe em O ser e o nada à correlata conceituação de Fichte na Doutrina-da-Ciência. Para tanto, a estratégia aqui adotada, primeiramente, é a de analisar como a noção de Eu enquanto fundamento surge no pensamento fichteano e culmina em uma teoria da razão prática que implica no primado ontológico da ação. A partir disso, será possível traçar certos pontos de convergência com a operação sartriana de fundamentação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir das considerações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O Conceito de Liberdade (Freiheit) Como Fundamento da Noção de Educação (Bildung) Em Hegel.André Gustavo Ferreira da Silva - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:3-13.
    Discutimos a relação entre liberdade e educação em Hegel. Primeiramente, apresentaremos a noção de liberdade como sendo processo histórico-dialético. Depois, apresentaremos a noção de Educação em Hegel. Objetivamos demonstrar que, para Hegel, a noção de liberdade fundamenta a noção de Bildung, em que o movimento progressivo da educação (Bildung) ao longo da história da humanidade é uma efetivação do progresso na consciência da liberdade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  39
    Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
    O objetivo deste artigo é mostrar que a concepção de liberdade situa-se no rol da crítica levinasiana à ontologia ocidental e no cenário da ética como filosofia primeira. Levinas concebe, então, a liberdade como acolhimento do Outro. A liberdade deve cessar de manter-se na certeza solitária da supremacia do Mesmo sobre o Outro. Assim, Levinas distancia-se da ontologia e recorre à proximidade não como estado de consciência que conceitua, mas como relação proximal que clama por justiça (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Subjetividade e Educação a Partir da Filosofia Bergsoniana.Luka de Carvalho Gusmão, Sandrelena da Silva Monteiro & Tarcísio Jorge Santos Pinto - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:90-107.
    Bergson concebeu sua teoria do conhecimento fundamentada numa teoria da vida: com base nos dados da experiência, defende que a vida desenvolve potenciais de consciência, liberdade, inteligência e intuição que culminam no ser humano. Neste artigo, após contextualizarmos sua vida e obra, buscamos mostrar como, a partir de sua teoria do conhecimento, delineia-se uma forma inovadora de se compreender a subjetividade e a educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O fato da liberdade: a teoria da vontade livre de Reinhold reconsiderada.John Walsh & Emanuel Lanzini Stobbe - forthcoming - Kant E-Prints:286-304.
    K.L. Reinhold defende uma teoria da vontade livre como a capacidade de escolher por e contra a lei moral. A teoria de Reinhold tem sido frequentemente acusada de ser psicologista devido a seu suposto apelo a fatos empíricos da consciência. Este artigo argumenta que, em vez de meramente considerar a vontade livre como um fato da consciência, Reinhold oferece um argumento em favor da vontade livre como uma condição necessária para a responsabilidade moral. Isso joga nova luz ao (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel.Marcos Lutz Müller - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1255-1294.
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel Resumo: Após uma sucinta caracterização do processo de diferenciação e separação histórico-conceitual entre sociedade civil e Estado, respectivamente, entre o indivíduo burguês e o cidadão como traço principal da modernidade política, empreende-se uma análise concisa dos três registros da “apresentação” do conceito de liberdade, que, no âmbito do espírito objetivo, culmina no desenvolvimento do conceito de eticidade. Em seguida, explicita-se os três momentos lógicos, isto é, os três (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  49
    Consciência humana e absurdidade em Camus.Rita Paiva - 2003 - Discurso 33:153-172.
    Este artigo objetiva tematizar o homem diante da falta de justificação e de sentido para o mundo, tal como problematizado por Albert Camus. Nesse sentido, pretende explicitar de que modo o autor transforma aquilo que seria convite inexorável para a morte em radical e contundente afirmação da vida.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  21
    Considerações sobre a Igreja Católica Romana e a evolução de sua compreensão sobre os direitos humanos.Rodrigo Coppe Caldeira - 2017 - Horizonte 15 (47):770-796.
    O objetivo central do artigo é apresentar alguns aspectos históricos sobre as relações entre a Igreja Católica Romana e os denominados “direitos humanos”. A Igreja, uma das instituições que mais sentiu os impactos da ascensão e consolidação do Estado liberal moderno, visto que não só sua doutrina era combatida, mas também e principalmente seu poder temporal, posicionou-se inicialmente de forma bastante crítica em relação aos “novos direitos” que surgiam, contrapostos a uma visão de mundo marcada particularmente pela noção de que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A liberdade como conceito metafí­sico e jurí­dico em Rousseau.Renato Moscateli - 2008 - Princípios 15 (24):59-79.
    O objetivo do artigo é analisar o conceito de liberdade presente na obra de Rousseau e fornecer argumentos para questionar a imagem do homem natural como um ser livre, de modo a sustentar a tese de que a liberdade somente se torna possível com a saída do estado de natureza descrito no Discurso sobre as origens da desigualdade . Assim, o autor pretende mostrar que o surgimento da consciência e da racionalidade é indispensável para que o homem (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Hegel: o filósofo da liberdade.Diogo Falcão Ferrer - 2021 - Revista Filosófica de Coimbra 30 (59):149-156.
    Nesta entrevista, Klaus Vieweg responde a algumas questões acerca da sua nova biografia de Hegel, intitulada Hegel: O Filósofo da Liberdade, bem como das suas propostas interpretativas e de renovação do pensamento de Hegel. Trata‑se na entrevista, nomeadamente, da crítica, que se espera definitiva, à interpretação errada de Hegel como um defensor de uma acomodação ou mesmo de uma política da restauração pelo estado prussiano; da relação de Hegel com a tradição filosófica, em especial com o paradigma da (...) e com o estado moderno; das teses de Hegel acerca da ética ambiental; e do debate entre interpretações metafísicas e não‑metafísicas de Hegel. (shrink)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    A vital importância da primeiridade na filosofia de Peirce.Ivo Assad Ibri - 2002 - Cognitio 3:46-52.
    Resumo: Este artigo procura caracterizar a vital importância da categoria da Primeiridade no interior da filosofia de Charles Peirce, refletindo sobre o papel da liberdade em um contexto de simetria da relação sujeito-objeto e, mais precisamente, considerando as idéias de consciência e mundo. Tenta-se mostrar, também, como a Primeiridade torna-se fundamental para a consideração de uma filosofia genética, tal qual esta pode ser encontrada no pensamento do autor.Palavras-chave: pragmatismo, Peirce, primeiridade, liberdade, filosofia genética.: This paper tries to (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    O episcopado francês e a lei de Separação. Reflexão sobre um processo de reconhecimento (The French episcopate and the Law of Separation. Reflection on a process of recognition) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p554. [REVIEW]Philippe Portier - 2011 - Horizonte 9 (22):554-582.
    O episcopado francês e a lei de Separação - Reflexão sobre um processo de reconhecimento ( The French episcopate and the Law of Separation -Reflection on a process of recognition - L`épiscopat français et la loi de Séparation - Retour sur un processus de reconnaissance). O “princípio da modernidade” – introduzido pela Revolução Francesa e ratificado por um conjunto de leis durante o século XIX – rompe com o tradicional “princípio do Estado confessional católico” e estabelece o regime de separação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A restante vida escrita: uma leitura da ressurreição em Maria Gabriela Llansol.Jonas Miguel Pires Samudio - forthcoming - Horizonte:206210-206210.
    O presente trabalho parte do pressuposto de que determinadas experiências de escrita se propõem não apenas como estéticas, mas como modos de compromisso que, por meio da forma, talvez reconhecida como artística, perseguem a abertura e a inauguração, no mundo e na realidade, de novas possibilidades de vida, ainda que, como realização, sejam inéditas. Para tal, ele se desenvolve em três movimentos: no primeiro, partimos da consideração de que, no texto de Maria Gabriela Llansol, há uma aposta na união entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    A Educação No Contempor'neo Frente Às Emoções e Sentimentos.Sandra Elisa Réquia Souza & Amarildo Luiz Trevisan - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023033-023033.
    Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    O elogio da toler'ncia em Pierre Bayle.Maria Cecília Almeida - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:115.
    A obra de Pierre Bayle colaborou decisivamente para a formação do discurso filosófico sobre o conceito de tolerância, noção central nas sociedades modernas. Os escritos de Bayle foram essenciais para a disseminação daquela idéia pelos philosophes no século XVIII. Uma das principais teses defendidas por Bayle é que a liberdade de consciência e de opinião deve ser garantida aos indivíduos. O Estado não deve perseguir por motivos religiosos e não deve haver violência quando se trate de opiniões que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  11
    O sentimento moral no contexto das filosofias de Jacobi e Reinhold.Ivanilde Fracalossi - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):45-56.
    O grande número de cartas trocadas entre Jacobi e Reinhold demonstra uma forte relação intelectual entre os dois autores. A frequência dessas cartas se intensifica principalmente nos anos de 1793 a 1800, bem no período em que Reinhold questionava sua própria doutrina da liberdade e se dedicava aos estudos da Wissenschaftslehre, para a qual migra efetivamente em 1797. Menos de dois anos depois, no entanto, converte-se à filosofia de Jacobi, com quem cultiva, na verdade, maior conexão de pensamentos, pois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Contribuciones a las Ciencias Sociales.Conscientização Em Paulo Freire & Transformação E. Liberdade Consciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  47
    O conceito de práxis e a crítica da ética normativa segundo Gyorgy Lukács.Andre Goes Cressoni - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 194.
    Buscamos aqui revisitar a leitura de Gyorgy Lukács em História e Consciência de Classe sobre a questão da ação humana. Tendo a história como ponto culminante onde se resolve a relação sujeito-objeto, Lukács propõe uma epistemologia dialética em que o sujeito interfere no conteúdo do real. A problemática central consiste em teorizar a gênese, a geração do novo. A gênese tem sua determinação concreta na contradição da luta de classes. Isso resultará num novo conceito de sujeito. O indivíduo, isoladamente, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relev'ncia no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia.Marcelo Barreira - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019015.
    O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não-significação de Albert Camus, especialmente em O Mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase deste livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento da absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Olho e a Orelha.Augusto Jobim do Amaral & José Luís Ferraro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1).
    O trabalho pretende, a partir da publicação das “Confissões da Carne”, analisar o impasse que diz respeito a sua não publicação em vida por Foucault, em especial em função da entrada do sujeito como terceiro componente do triângulo arqueológico-genealógico, impondo uma reviravolta decisiva em sua pesquisa. A força aletúrgica do sujeito implica uma definitiva dessoberanização do dispositivo de poder. Por um lado, se a forma moderna prevê a sua transferência de um poder sobre si próprio aos outros, o complexo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  69
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  23
    Lonergan and Art.Glenn Hughes - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):991 - 1000.
    This article examines Bernard Lonergan's account of the meaning, functions, and importance of art, focusing on the chapter on art in his Topics in Education (volume 10 of The Collected Works of Bernard Lonergan), the text derived from his 1959 Cincinnati lectures on philosophy of education. The essay begins by identifying important parallels between Lonergan s analysis of art and selected elements in the philosophies of Aristotle, Saint Augustine, Kant, Hegel, Tolstoy, Collingwood, and Heidegger. It then focuses upon Lonergan's particular (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  38
    Raison d'état em Montaigne.Gilmar Henrique da Conceição - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):499-507.
    Em "Do útil e do honesto" Montaigne indaga se, na defesa do Estado, haveria limites éticos para a ação do príncipe. O príncipe deve pautar-se pelo útil ou pelo honesto? Argumenta que o "devoir publique" é o limite da dedicação do súdito a um príncipe, o qual deve preservar a liberdade de julgamento. Ir além dos limites da consciência no serviço público é arriscar a confiança dos outros na veracidade de suas próprias palavras. Não há razão superior à (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Wie viel Substanz braucht Kant?Georg Sans - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):707 - 730.
    Na primeira analogia da experiência, o locus classicus da sua teoria da substancialidade, Kant introduz a substância como algo que permanece através do tempo, como para compensar a alteração dos estados de consciência. O conflito de interpretações a propósito desta questão é provocado sobretudo pela questão de saber até que ponto Kant identifica este substrato permanente de todas as manifestações com a matéria no sentido físico do termo. Nesse sentido, o autor do presente artigo desenvolve um argumento em ordem (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  58
    Ética, direitos fundamentais e obediência à Constituição.Thadeu Weber - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):96-111.
    Um Estado democrático de Direito fundamenta suas bases em princípios de justiça universalizáveis. Aplicados a uma Constituição, objetivam-se nos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. O dever de obedecer a leis injustas, a desobediência civil e a objeção de consciência pressupõem senso de justiça e uma concepção do bem, capacidades morais de uma “pessoa ética”. PALAVRAS-CHAVE – Direitos fundamentais. Justiça. Constituição. Desobediência civil. ABSTRACT A democratic State of law puts its bases on principles of justice capable of universal validity. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Das modulações do silêncio em Heidegger: uma leitura a partir de Ser e tempo.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2023 - Griot 23 (2):67-78.
    Este artigo explora uma das questões que, embora de maneira discreta, engendra e motiva muitos aspectos da leitura proposta por Heidegger em _Ser e Tempo _a respeito do fenômeno humano tomado da vida cotidiana, isto é, o _Dasein_. Embora não se pretenda uma leitura completamente autoral do tema, há na exploração praticada certo ineditismo. Em suma, procura-se ler a questão do silêncio em suas diferentes _modulações_, isto é, nos diferentes acentos por meio dos quais o filósofo alemão quis tocá-la em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    A educação personalista e a transformação da sociedade: contribuições de Louis Althusser e Emmanuel Mounier.Antonio Glauton Varela Rocha - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):316-326.
    Este artigo apresenta a proposta de Emmanuel Mounier e a crítica de Louis Althusser em relação à educação capitalista e articula um contato entre essas duas posições. Não é um contato que tem como objetivo um consenso entre os dois autores, mas que procura apontar como podemos aliar a consciência do perigo de alienação na educação com a esperança que a educação pode representar se for desenvolvida com os devidos cuidados e tendo em vista uma concepção integral da pessoa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Killing Joke: A Study of the Carnivalesque Discourse in Todd Phillips’ Joker.Mohammadreza Hassanzadeh Javanian & Farzan Rahmani - 2021 - Bakhtiniana 16 (3):39-56.
    RESUMO O filme Coringa (2019), de Todd Phillips, é a representação cinematográfica mais recente do notório príncipe palhaço de Gotham City. Embora as adaptações anteriores do filme usualmente o representassem como um vilão do herói do Batman, esta versão o descreve como um homem solitário que tem de lidar com a depressão e luta para ser aceito e se encaixar na sociedade. Portanto, esta versão do personagem carrega uma aura marcada de consciência sociopolítica. O presente trabalho tem como objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Liberdade de Expressão e Censura Judicial: Uma Análise da Internet.Peterson Pedro Souza Sousa & Jose Claudio Monteiro Brito Filho - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):38.
    A pesquisa analisou a liberdade de expressão e a censura judicial no contexto inserido pela internet. Por meio do estudo bibliográfico e jurisprudencial, buscou-se definir o conteúdo do direito à liberdade de expressão e o seu exercício através da internet. Em seguida, passou-se a examinar o polêmico Inquérito das “fake news” (4.781 DF), do qual emanaram-se decisões colidentes com as garantias conferidas à liberdade de expressão. Por fim, após a discussão dos resultados, buscou-se evidenciar os perigos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  78
    Estados de consciência e níveis do eu em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.
    Plotino foi um grande explorador da alma humana. Sua profunda introspecção, suas experiências supra-racionais e seu gênio filosófico tornaram-no capaz de desenvolver uma noção nova do eu, desconhecida pelos pensadores gregos anteriores, que está intimamente relacionada com as noções de parakoloúthesis, sunaísthesis e súnesis. Alguns estudiosos pensam esse eu plotiniano como uma espécie de eu móvel, mas, pelo contrário, passagens importantes das Enéadas afirmam que o eu é a alma. Tendo essas passagens em mente, nesse artigo, tento pensar o eu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  37
    Modelos Neurais de Consciência: uma Análise Neurofilosófica.Carlos Eduardo B. De Sousa - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):95-128.
    Modelos neurocognitivos têm sido propostos para investigar a consciência. O objetivo é responder à pergunta sobre como o cérebro é capaz de produzir estados conscientes qualitativos. Os modelos são representações teóricas baseadas em algumas pesquisas empíricas. Contudo, a questão central, aparentemente trivial para alguns autores, refere-se à representatividade e confiabilidade dos modelos, i.e., saber se são capazes de explicar como a consciência emerge de processos neurais. Esses modelos são considerados como guia no estudo científico da consciência: os (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Navegar é preciso; viver não é preciso: A liberdade de locomoção na internet.Jair Soares de Oliveira Segundo - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    NAVEGAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO: A LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO NA INTERNET.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000