Results for ' libertarismo, liberdade, arte social, justiça social'

1000+ found
Order:
  1.  37
    On the track of Ferreira de Castro’s passage by the supplement and the magazine of A Batalha (1919-1927). [REVIEW]Maria João Cabrita - 2009 - Cultura:119-137.
    Neste artigo pretende-se elucidar os contornos libertários do pensamento do escritor Ferreira de Castro, através de uma análise dos seus artigos publicados em A Batalha – Suplemento Literário e Ilustrado e na Renovação. Na esteira de uma breve apreciação biobibliográfica, em que se assinala o percurso jornalístico do escritor, sonda-se a sua demora em temáticas como a arte social e a injustiça social.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Ética e justiça social em tempos de pandemia.Filicio Mulinari - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e42.
    Em face de uma possibilidade real de calamidade na saúde pública, junto com uma possível crise econômica posterior, muitas reflexões de fundo ético sobre políticas públicas surgem: devemos estabelecer limites econômicos flexíveis para combater o coronavírus? Até que ponto podemos restringir a liberdade de agrupamento na pandemia? É eticamente aceitável aumentar o risco do grupo mais vulnerável em prol de um melhor equilíbrio da economia? A resposta a tais questões envolve noções de éticas e políticas muitas vezes antagônicas. Tomando por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Hegel e a liberdade social.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):41862-41862.
    Neste artigo eu pretendo apresentar a abordagem de Honneth acerca da liberdade social em Hegel do ponto de vista da eticidade. A pesquisa se concentra na Filosofia do Direito de Hegel e no Direito da Liberdade de Honneth enquanto dois pilares principais de análise. Em um primeiro momento, eu esboço alguns elementos da liberdade social como um terceiro tipo de liberdade pensada como alternativa aos modelos negativo e reflexivo; em um segundo momento proponho aportes metodológicos da liberdade (...) a partir da reconstrução normativa em oposição às “versões kantianas da justiça”; em um terceiro momento apresento uma proposta de “componentes normativo-conceituais” da liberdade social de Hegel a partir da abordagem honnethiana. Na minha análise são três componentes fundamentais: o pressuposto ontológico da cossubjetividade; a tessitura dos processos sociais de reconhecimento mútuo; o componente institucional da vida ética. A tese central subjacente a esta reconstrução é que o indivíduo só vivencia a sua liberdade completa e plena nas relações sociais no interior de instituições justas. Sem isso, a liberdade padece de um déficit de eticidade. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    A teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A teoria republicana da justiça representa a compreensão que os indivíduos, para não serem dominados na vida social e pública, necessitam da estrutura organizacional do Estado democrático de direito para realizarem os seus projetos de vida. A questão da justiça está centrada na implementação social do ideal de liberdade como não-dominação. Ela se refere às relações sociais fundadas sob o princípio da igualdade de tratamento e oportunidades. A teoria política de Philip Pettit propõe a aplicação do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Justiça, Equidade e Liberalismo em Rawls.Matheus Salvadori - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):1-20.
    A teoria da justiça proposta por John Rawls investiga a estrutura básica da sociedade, tendo como base a justiça política, a justiça pública e a justiça distributiva. Rawls propõe uma teoria que representa uma alternativa ao utilitarismo, pois para o autor os direitos não deverão estar sujeitos à negociações políticas ou sujeitos ao cálculo de interesses sociais. É através do contrato social que Rawls busca apresentar a relação entre justiça, equidade e liberalismo político.: The (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    A teoria de Rawls foi e é criticada às vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crítica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta crítica. Com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  67
    Justiça e Reconhecimento: uma interpretação das bases sociais do autorrespeito de John Rawls a partir do debate redistribuição e reconhecimento.Diana Piroli - 2021 - Dissertation, Federal University of Santa Catarina
    The thesis aims to provide an interpretation of John Rawls’ social bases of self-respect from the debate on redistribution and recognition in the current state of the art of theories of justice. The first chapter reenacts the reception of Rawlsian theory in the debate based on three critiques: (a) Iris Young's critique of the allocative-distributive paradigm, (b) Axel Honneth’s critique of the legal-political limitation, (c) Nancy Fraser's critique of the redistributive-reductionism. Far from considering the conception of ‘justice as fairness’ (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Governo e subjetividade: liberdades insurgentes e mundos possíveis.Rafael Rocha da Rosa & Thayana Cristina de Góes Corrêa Netto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):404-420.
    Este artigo tem por objetivo geral investigar, numa perspectiva foucaultiana, as relações entre governo e subjetividade, através das artes de governar e a constituição do Estado moderno. Nessa tarefa, consideramos os cursos ministrados por Foucault, Segurança, Território, População e O nascimento da biopolítica, para tratar da presença do poder pastoral na constituição da governamentalidade. O objetivo específico é investigar outras possibilidades de organização social, associados a princípios democráticos, como solidariedade e autogestão em oposição aos efeitos gerados pelo neoliberalismo, com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  68
    Conflitos climáticos, transição verde e a contenda com as liberdades.Diana Piroli - 2023 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 22 (2):597-622.
    É amplamente reconhecido que para mitigar a mudança climática antropogênica são necessários urgentes esforços institucionais em várias dimensões: tecnológicos, infraestruturais, mas também socioculturais. Isso significa que, para que haja a transição ecológica para uma sociedade mais verde e sustentável, um conjunto de mudanças estruturais econômicas, políticas e culturais deverão ser rearticuladas nos próximos anos. Por um lado, ao passo que é inegável que, para conter a mudança antropogênica, o uso do poder institucional deve ser usado de modo mais incisivo nas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Themis Frente Aos Vícios: O Problema da Inveja Na Teoria da Justiça de John Rawls.Jardel de Carvalho Costa & Layane de Paula Veloso - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):40-52.
    É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Educação como possibilidade de efetivação “Social”: a proposta pedagógica do IEMA enquanto uma realidade transformadora.José Henrique Sousa Assai - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34598.
    A filosofia social ocupa um lugar de destaque no âmbito da teoria crítica: em primeiro lugar, ela possui a tarefa de pensar o “Social” explicitando as contradições em uma determinada realidade; em segundo, ao encetar a reflexão sobre o “Social”, – entendido pelas práticas, relações e instituições sociais enquanto condições constitutivas para o exercício da liberdade –, a pesquisa crítica, sob a perspectiva sociofilosófica, se endereça para a identificação, análise e solução dos problemas sociais. Nesse sentido, a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    A normatividade da teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):115-131.
    O fundamento normativo da concepção republicana de justiça é a liberdade como não-dominação. Esse conceito de liberdade política compreende as relações sociais em igualdade de poder. A não-dominação representa a condição social de não estar submisso a capacidade de interferência arbitrária de outrem. A liberdade republicana pressupõe o desenvolvimento das capacidades humanas em sua plenitude. O potencial de desenvolvimento das capacidades humanas deve ser protegido pela estrutura jurídica do Estado. O Estado tem a função de equiparar os desníveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.
    Axel Honneth desenvolve o conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, de forma a constituir-se no núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais em um sentido amplo. Pretende-se aproximar a concepção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e ao colocar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  5
    O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial.Jorge Benedito de Freitas Teodoro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):120-140.
    Este estudo tem como finalidade analisar a perspectiva da arte como parte do aparato de dominação social, desenvolvida na obra A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse. Para isso, utilizaremos como referência constante as teorias propostas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor W. Adorno e Max Horkheimer no que diz respeito, sobretudo, ao termo “indústria cultural”, cujo conceito aparece no capítulo homônimo de A dialética do esclarecimento. Apoiaremo-nos também na tese de doutorado de Imaculada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Leidenschaften und Interessen: Hegel und die kritische Begründung der politischen Ökonomie.Filipe Augusto Barreto Campello de Melo - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):226-253.
    O presente artigo discute a teoria hegeliana da sociedade civil dentro de um quadro atual, tendo em vista principalmente a tensão entre paixões e interesses encontrada no modelo econômico-político do capitalismo. Esse argumento será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, apresento a contribuição teórica de Hegel a esse debate a partir da concepção de que as paixões se ligam a um conteúdo “particular”, que somente são concebidas como “racionais” através de um processo de formação específico. Eu procuro mostrar que Hegel liga (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  2
    Dilemas e encruzilhadas no pensamento económico português da segunda metade do século XIX.Alcino Pedrosa - 2017 - Cultura:217-228.
    A literatura económica portuguesa da segunda metade de Oitocentos dedica particular atenção ao papel dos agentes económicos no processo de criação de riqueza e bem-estar. A reflexão então produzida procurou chamar a atenção para os problemas associados ao crescente progresso material e aos dilemas e sortilégios de uma civilização “perigosamente” moderna e paradoxalmente decadente. Em muitos casos, estes textos ultrapassaram a simples exposição doutrinária ou o propósito de divulgação, situando-se em aspetos concretos da realidade económica nacional, relativamente à qual se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Crítica social e política pública: rearticulando a ideia de progresso como mediação à justiça social no programa “Mais IDH”.José Henrique Sousa Assai - 2023 - Griot 23 (1):339-347.
    Sob o ponto de vista da teoria crítica e de uma crítica social, e mais recentemente, a ideia do progresso parece se estabelecer em uma ambivalência: de um lado, os postulados de Amy Allen encetaram uma _“Aufklärung”_ da concepção de progresso (ao qual eu chamo de concepção “negativa”) e os seus possíveis desdobramentos para a teoria crítica bem como para a crítica social; por outro, a concepção de progresso pode ser compreendida como uma “forma positiva” na qual se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Libertarismo y justicia social: la libertad como valor político.Mario Solís - 2010 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 48 (125):41-52.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  44
    Art Rethought: The Social Practices of Art.Nicholas Wolterstorff - 2015 - Oxford, GB: Oxford University Press UK.
    Human beings engage works of the arts in many different ways: they sing songs while working, they kiss icons, they create and dedicate memorials. Yet almost all philosophers of art of the modern period have ignored this variety and focused entirely on just one mode of engagement, namely, disinterested attention. Nicholas Wolterstorff asks why this might be, and proposes that almost all philosophers have accepted the grand narrative concerning art in the modern world. It is generally agreed that in the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  22.  10
    Entendimento de Justiça Social Como Emergência da Desordem Informacional e Como a Atualização Ininterrupta Deste Entendimento Impregna Os Signos.Suely Figueiredo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:481-494.
    Tendo em vista que a cognição humana é sistemicamente orientada para configurações que favoreçam uma ordem social de maior adaptabilidade e resistência à degenerescência - orientações essas filosoficamente resumidas na busca pelo certo, harmonioso e justo - podemos inferir que a emergência da justiça social se dá continuamente a partir da desordem informacional, ou seja, da ressignificação simbólica que caracteriza a construção e desconstrução dos signos linguísticos. Dada a compreensão de que os conceitos simbólicos estão em constante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Kant e a Justiça Social.Cleiton Marcolino Isidoro dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):1-11.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a temática da justiça social no pensamento moral e político de Kant, considerando a necessidade de compreender o papel social do Estado na manutenção da sociedade. Para isso, efetua-se uma análise dividida em três partes, na qual se avaliará, num primeiro momento, a justiça social como gênese de um eventual estado de bem estar social no pensamento kantiano; num segundo momento, o papel da moralidade kantiana como fundamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Fanon, jornalista da justiça social e da libertação, e suas aproximações com a Bioética global de Potter.Anor Sganzerla, Ivo Pereira de Queiroz & Rodolfo Stancki Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):185-206.
    Resumo: As grandes corporações de comunicação, no Brasil, operam como construtoras de sentidos, por meio de narrativas sintonizadas com os interesses de grupos e atores sociais, com desprezo para as demandas e os direitos dos setores populares. Uma prática semelhante de comunicação foi vivenciada por Frantz Fanon, na África. No entanto, o ativista conseguiu fazer da sua práxis jornalística um instrumento a serviço da justiça e da libertação de povos africanos oprimidos. Essa prática libertária de Fanon identifica-se com os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Art as a social system.Niklas Luhmann - 2000 - Stanford, Calif.: Stanford University Press.
    Germany's leading contemporary social theorist provides a definitive analysis of art as a social and perceptual system which not only represents an important intellectual step in discussions of art but also an important advance in systems theory. Luhmann insists on the radical incommensurability between psychic systems (perception) and social systems (communication). Art is a special kind of communication that operates at the boundary between the social system and consciousness in ways that profoundly irritate communication while remaining (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  26.  9
    “Mais IDH” e Filosofia Social: Uma questão de justiça social.José Henrique Assai - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):71.
    A gênese constitutiva da pesquisa crítica tem como base a análise da realidade social bem como a orientação à emancipação mediante o diagnóstico das patologias sociais ocorridas no interior de uma determinada realidade. Mesmo diante de tal tarefa e tomando por consideração o “Zeitgeist” hodierno de uma sociedade eivada de contradições, o pensamento crítico não está imune a constantes revisões em seus pressupostos. A exigência de tal posicionamento revisor passa a se constituir como um repto para a própria pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Lo social del arte y el arte social en Juan Mas y Pi.Carmen Rodríguez Martín - 2023 - Ideas Y Valores 71:143-160.
    El objetivo del presente artículo es analizar los presupuestos del escritor, crítico y ensayista español Juan Mas y Pi (1878-1916) sobre la cuestión social del arte. Para ello, me serviré del texto “Arte social”, publicado en 1906 en la revista Germen. Revista popular de sociología, dirigida por Alejandro Sux. Abordaré cuál es el origen, la esencia y la función del arte para que obra, artista y experiencia estética sirvan a la causa del proceso de perfeccionamiento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Kant E o problema da justiça social.Wolfgang Kersting - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):121-136.
    O presente trabalho mostra que o liberalismo Kkantiano encerra em si uma filosofiaembrionária do Estado de bem-estar social. Segundo o autor, essa concepção kantiana do Estado de bem-estar social supera tanto o igualitarismo quanto o libertismo contemporâneos.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  29.  54
    Art as a Social System: The Sociological Aesthetics of Niklas Luhmann.Matthew Rampley - 2009 - Telos: Critical Theory of the Contemporary 2009 (148):111-140.
    The work of Niklas Luhmann represents perhaps the last major body of social theory of the twentieth century. Beginning with Social Theory or Social Technology: What Does Systems Research Achieve? jointly published with Jürgen Habermas in 1971, Luhmann spent the following three decades up until his death in 1998 laying out the basis for a comprehensive theory of social systems.1 The author of some sixty books and three hundred and eighty essays and articles, Luhmann has had (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Conceptual Art, Social Psychology, And Deception.Peter Goldie - 2004 - Postgraduate Journal of Aesthetics 1 (1):32-41.
    Some works of conceptual art require deception for their appreciation—deception of the viewer of the work. Some experiments in social psychology equally require deception— deception of the participants in the experiment. There are a number of close parallels between the two kinds of deception. And yet, in spite of these parallels, the art world, artists, and philosophers of art, do not seem to be troubled about the deception involved, whereas deception is a constant source of worry for social (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  33
    Art, science and social science in nursing: occupational origins and disciplinary identity.Anne Marie Rafferty - 1995 - Nursing Inquiry 2 (3):141-148.
    This paper forms part of a wider study examining the history and sociology of nursing education in England between 1860 and 1948. It argues that the question of whether nursing was an art, science and/or social science has been at die ‘heart’ of a wider debate on die occupational status and disciplinary identity of nursing. The view that nursing was essentially an art and a ‘calling’, was championed by Florence Nightingale. Ethel Bedford Fenwick and her allies insisted that nursing, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  9
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de licitação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Technique, art et mouvement social dans la genèse des théories de la communication.Jacques Perriault - 2007 - Hermes 48:23.
    Depuis le début des années 1960, l'information et la communication font en France l'objet de réflexions et de pratiques dispersées. Elles ont bénéficié à la fois de l'inquiétude des philosophes sur le devenir de la technique et d'apports extérieurs aux sciences sociales, avant que celles-ci ne finissent par les intégrer dans leurs problématiques. Ces apports proviennent notamment de trois milieux : le milieu des techniciens des médias, le milieu artistique et le mouvement social.Since the early 1960s, information and communication (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Justiça, Liberdade e Igualdade no Pensamento Político Moderno.Ligia Pavan Baptista - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):62-69.
    Em sua obra República, Platão define a cidade ideal e, portanto, justa, como aquela construída de acordo com as diferentes características naturais de seus cidadãos. Na Callipolis, os seres humanos estariam divididos em categorias de acordo com suas características naturais e deveriam ocupar na polis diferentes postos, de acordo com tais categorias. A desigualdade natural é o paradigma da análise política, desde a Grécia clássica, permanecendo durante toda a Idade Média, até a modernidade, que introduz, sobretudo no pensamento contratualista/iluminista dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. L'art Comme Manifestation Sociale: Autonomie de l'Art Et Engagement de l'Artiste Selon Andre Breton.Normand Baillargeon - 1993 - Dissertation, Universite de Montreal (Canada)
    Le present travail propose une analyse philosophique de l'esthetique d'Andre Breton. ;Meme si, en raison de l'importance du surrealisme au XXeme Siecle, cette doctrine semble bien incontournable pour quiconque s'interesse a l'esthetique, elle n'a guere fait, a ce jour, l'objet d'une veritable reflexion philosophique. Notre travail repose donc d'abord sur l'hypothese que l'oeuvre de Breton presente un interet du point de vue philosophique, hypothese qui est etablie en introduction. Faisant ensuite etat des difficultes que rencontre tout examen philosophique du surrealisme, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Tradução: Pobreza, igualdade e justiça social: Republicanismo kantiano e contratualismo rawlsiano.Judikael Castelo Branco & Paulo Henrique Oliveira Rocha - 2021 - Perspectivas 6 (2):387-427.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    A busca por reconhecimento e as demandas da justiça social: uma defesa do liberalismo de Rawls | The quest for recognition and the demands of social justice: a defense of Rawls’ liberalism.Lucas Mateus Dalsotto - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    A questão que o presente texto visa avaliar é em que medida duas objeções dirigidas contra o liberalismo criam dificuldades para a versão rawlsiana dessa teoria. A primeira objeção diz que as partes responsáveis pela escolha dos princípios de justiça são demasiadamente individualistas e que o raciocínio prático delas é amplamente instrumental. A segunda afirma que o método rawlsiano de justificação da justiça por meio de princípios enfraquece a prioridade de seu formalismo kantiano ao pressupor um compromisso substantivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Art as a Social System: The Sociological Aesthetics of Niklas Luhmann.M. Rampley - 2009 - Télos 2009 (148):111-140.
  39.  5
    Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):133-149.
    RESUMO: Desde o primeiro capítulo do Livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” Agostinho explica e confronta, ou melhor, explica na intenção de confrontar as várias interpretações dos filósofos acerca do que seria o sumo bem e o sumo mal, com o objetivo de explicitar qual seria o sumo bem mais adequado à Cidade de Deus, e obviamente apontar se a cidade terrena compartilha com a primeira cidade esse sumo bem. Nesse breve artigo, iremos analisar se segundo o hiponense, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Art and the Social Order.Vincent Tomas - 1948 - Philosophical Review 57 (2):196.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  8
    El arte como construcción social o elemento intrínseco de la naturaleza humana.Andrea Lizeth López Flores - 2016 - Luxiérnaga - Revista de Estudiantes de Filosofía 6 (11):14.
    Para llevar a cabo un análisis sobre los elementos que pueden resultar determinantes para la creación artística, así como para la experiencia que la obra o el objeto artístico producen en el espectador, resulta necesario tomar en cuenta aquello que constituye el concepto mismo de arte. La pregunta acerca de qué es el arte, en nuestros días ha sido, en cierto sentido, dejada de lado, dada la gran cantidad de manifestaciones que son concebidas como artísticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Art in the Social Order: The Making of the Modern Conception of Art.Preben Mortensen - 1997 - SUNY Press.
    Seeks to replace the dominant approaches to the question of the nature of art in contemporary English-speaking (analytic) philosophy with a historicist approach that emphasizes localized, cultural-historical narratives.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Was Art as Experience Socially Effective?Roberta Dreon - 2013 - European Journal of Pragmatism and American Philosophy 5 (1).
    The purpose of this paper is to consider Dewey’s influence on American artistic culture between the nineteen-twenties and the nineteen-fifties by focusing on the social and political implications of his approach to art in terms of experience. This entails recapturing, in a concise form, the impact of Dewey’s thought on the development of the Federal Art Project and on Abstract Expressionism. On the basis of the pragmatist assumption that the soundness of a theoretical proposal is to be measured according (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  45
    Art Rethought: The Social Practices of art By Nicholas Wolterstorff.Andy Hamilton - 2018 - Analysis 78 (1):186-188.
    © The Author 2017. Published by Oxford University Press on behalf of The Analysis Trust. All rights reserved. For Permissions, please email: [email protected] this very wide-ranging and absorbing monograph, Nicholas Wolterstorff argues that modern aestheticians ignore the varieties of engagement with art, in an exclusive focus on disinterested attention. This, he argues, is because they assume the ‘grand narrative concerning art in the modern world’. According to Wolterstorff, this narrative holds that in the Early Modern period in the West, members (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Art, Affect, and Social Media in the ‘No Dakota Access Pipeline’ Movement.Robyn Lee - 2023 - Theory, Culture and Society 40 (7-8):179-192.
    Indigenous-led activism against proposed oil pipelines has relied heavily on social media, as in the #NoDAPL campaign against the Dakota Access Pipeline. This paper explores affective engagement in online activism, including the Standing Rock ‘check-in’ campaign on Facebook. Moving beyond dichotomous understandings of embodied vs digital activism, Cannupa Hanska Luger’s Mirror Shields Project employs digital media in order to support direct action at Standing Rock. Patricia Clough draws a direct link between affect and technoscientific understandings of the body in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Imagination: art, science and social world.Ilona Błocian & Dmitry Prokudin (eds.) - 2020 - New York: Peter Lang.
    The authors of the book try to integrate the results of multidimensional research on problem of imagination, image, figurative thinking and symbol in a lot of traditions of European thought and contemporary philosophy and social practices.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Art and the social order.Dilman Walter Gotshalk - 1962 - New York,: Dover Publications.
  48.  32
    Art Rethought: The Social Practices of Art.Garry L. Hagberg - 2017 - British Journal of Aesthetics 57 (3):331-334.
    © British Society of Aesthetics 2017. Published by Oxford University Press on behalf of the British Society of Aesthetics. All rights reserved. For Permissions, please email: [email protected] exists, according to Nicholas Wolterstorff in this deeply engaging and exemplary study, a Grand Narrative that runs through much of our thinking about art. That narrative, emerging from and solidified since the eighteenth century, is in essence that art is created for, and remains in museums and galleries as occasions for, abstract and transcendent (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  41
    Art and the social world: The Frankfurt school.John W. Murphy - 1983 - Studies in East European Thought 26 (4):269-285.
  50.  50
    Reflections on Business Ethics: What Is It? What Causes It? and, What Should A Course in Business Ethics Include?Art Wolfe - 1991 - Business Ethics Quarterly 1 (4):409-439.
    Business ethics courses have been launched with professors from business pulling on one oar, and professors of philosophy pulling on the other, but they lack a sense of direction. Let's begin with the basics: What is an ehtical decision? More fundamentally, why the interest in professional ethics in the first place?There are over 300 centers for the study of appIied ethics in this country-why? The events which face our society today are outside the business-oriented collection of shared beIiefs that set (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
1 — 50 / 1000