Results for 'Direito romano '

994 found
Order:
  1. Direito Romano E common law.Edilson Pereira Nobre Júnior - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Epidemias, protagonismos e direitos específicos de saúde: a criação do Distrito Sanitário Yanomami e a Política de Saúde Indígena no Brasil (1991-2021). [REVIEW]Adriana Romano Athila - 2022 - Astrolabio: Nueva Época 28:50-82.
    São reconhecidas as condições historicamente desiguais de povos indígenas, em múltiplos determinantes sociais, graus de reconhecimento e acesso a direitos específicos, com especial impacto sobre sua saúde. Estudos contemporâneos evidenciam uma consistente replicação de desigualdades nas condições de vida e saúde de indígenas, quando comparados a não indígenas, na América Latina como em países de diferentes continentes. Através de uma análise sociopolítica e histórica, calcada na etnografia de documentos produzidos sobretudo em meio ao curso das epidemias que exterminariam cerca de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Os Juristas Romanos e Tomás de Aquino: a concepção de um direito subjetivo.Camila Ezídio - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    No que toca a filosofia do direito muitas são as dúvidas que recaem sobre as distintas noções de direito consideradas não só nas reflexões teóricas sobre a jurisprudência, mas também aquelas que surgem pela _práxis_ do sistema jurídico. Michel Villey defende a tese de que a única concepção estrita e exequível de direito é aquela criada em Roma que concebe o direito como uma coisa (_res_) atribuída de modo justo, pelos juristas, aos indivíduos. Qualquer noção subjetiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    A Teologia do Direito Matrimonial nas Alocuções de Bento XVI ao Tribunal da Rota romano.Denilson Geraldo - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  32
    Sacralidade e crueldade no direito natural segundo Hobbes e Agamben.Gilcilene Dias da Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):87-107.
    crueldade no direito natural e na cena política a partir de Hobbes e Agamben. Relaciona o conceito hobbesiano de estado de natureza às figuras do direito romano arcaico, homo lupus (homem lobo) e homo sacer (homem sagrado) em seu duplo processo de inclusão/exclusão da vida nua (zoé) na vida política (bíos). Adentra nos limites da natureza e da condição humana, a fim de perceber as flutuações de sentido implicadas na situação de abandono que acerca um malfeitor ou (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Sacralidade e crueldade no direito natural segundo Hobbes e Agamben.Gilcilene Dias da Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    crueldade no direito natural e na cena política a partir de Hobbes e Agamben. Relaciona o conceito hobbesiano de estado de natureza às figuras do direito romano arcaico, homo lupus e homo sacer em seu duplo processo de inclusão/exclusão da vida nua na vida política. Adentra nos limites da natureza e da condição humana, a fim de perceber as flutuações de sentido implicadas na situação de abandono que acerca um malfeitor ou bando junto à comunidade, com sua (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Vida E direito entre Giorgio Agamben E Yan Thomas.Benjamim Brum Neto - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):559-579.
    RESUMO O presente artigo pretende explorar um tema ainda incipiente na literatura secundária referente ao estatuto do direito em Giorgio Agamben e ao peso do direito romano em seus trabalhos. Para isso lançamos mão do debate entre Agamben e Yan Thomas, um importante historiador do direito romano com quem Agamben teve um contato bastante intenso. Ao longo do artigo pretenderemos mostrar três coisas: em primeiro lugar, a relação de Agamben com a biopolítica, destacando, sobretudo, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Horizontes do direito e da história.Miguel Reale - 1956 - São Paulo,: Edição Saraiva.
    Em linguagem didática e exposição sistemática, esta obra examina a relação existente entre o Direito e a História, permitindo a compreensão de diversos institutos jurídicos. O leitor poderá apreciar temas fundamentais da História do homem, como o Direito na cultura helênica, o Direito romano, o contratualismo e o Direito no Brasil, contando com citações de Rui Barbosa e Silvio Romero. Constitui leitura obrigatória aos cultores das ciências sociais e jurídicas que buscam uma visão aprofundada dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Teoria crítica da Inquisição na doutrina do direito em Tomás de Aquino.Claúdio Pedrosa Nunes - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):86-103.
    O artigo pretende formular uma breve reflexão sobre o pensamento de Tomás de Aquino no campo da ética e do direito romano sobre as oscilações e paradoxos das práticas inquisitoriais na Idade Média. No medievo a Criação e a onipotência de Deus abrigam, enfim, a pensar um poder absoluto adaptado ao mundo senhorial, portanto, a partir do século XII o domínio da Igreja e da monarquia acendem as fogueiras onde se queimam os livros e os homens para extirpar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    O direito e a vida dos direitos.Vicente Rao - 1900 - São Paulo: Editora Resenha Universitária.
    Traz os diversos sistemas de direito positivo: o sistema romano, sistema germanico, sistema anglo-americano, sistema sovietico, sistema chines, sistema juridico da india, direito muçulmano, direito israelita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Do radicalismo igualitário grego ao universalismo conservador romano: a construção da ideia de república no estoicismo.Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:45-60.
    p { margin-bottom: 0.21cm; } O objetivo do presente artigo é discutir a concepção de Direito, Justiça e Estado no pensamento estoico greco-romano, demonstrando a atualidade do tema e suas conexões com problemas contemporâneos tratados pela Filosofia do Direito, tais como os da legitimidade do poder e do universalismo da ordem jurídica. Em um primeiro momento são apresentados e problematizados elementos centrais da filosofia estoica, tais como as noções de lei natural, liberdade interior, igualdade formal e universalismo. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Hipótesis de conflicto Y casus necessitatis: Tomás de aquino, egidio Romano Y Guillermo de ockham.Francisco Bertelloni - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):393-410.
    Três autores medievais são aquiexaminados a respeito da questão da normalidadee da exceção em teoria politica. Tomás de Aquinoescreveu sua obra voltada apenas para os casosde normalidade institucional. Egídio Romanopergunta-se sobre a caducidade da ordem institucionalo surgimento do poder politico originário noestado de exceção. Guilherme de Ockham trata dacaducidade da ordem legal e do retomo à ordemdo direito natural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Medea, noxium genus – a juridical reading of Seneca’s Medea.Márcio Meirelles Gouvêa Júnior - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:35-43.
    Uma leitura do verso 179 da Medeia de Sêneca sob o enfoque processual do Direito Romano, vinculado às diversas disposições legais relativas às actiones noxalis , permite o alargamento da compreensão do estatuto da protagonista trágica. Nessa nova possibilidade tradutória, Medeia adquiriu, de modo claro, a feição de injustiçada, com o realce da perfídia de Jasão e da tirania de Creonte. Por outro lado, essa leitura processual do texto literário senequiano ainda permite a percepção da prática da contaminatio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  12
    The concept of justice of the Sovran Maxims from Epicurus.João Pereira de Matos - 2012 - Cultura:115-124.
    A partir das máximas que, nas Máximas Capitais, se referem ao conceito de justiça, procede-se a uma circunscrição do que era para Epicuro a justiça e comparam-se as suas concepções sobre o tema com a tradição dominante do direito romano-germânico baseada no ius suum cuique tribuendi do Corpus Iuris Civilis e com os conceitos modernos e contemporâneos contratualistas de Jean-Jacques Rousseau, Thomas Hobbes e John Rawls e da Gevalt de Jacques Derrida e de Hannah Arendt.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    Philosophy and paradigm in Cicero.Ricardo Monteagudo - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):53-65.
    Cicero is one of the sources of texts of Hellenistic thought in the period of the Roman Republic. He updates Greek philosophy and, at the same time, recognizes the superiority of Roman right. The practical and bellicose Roman spirit took distance from philosophy, but new problems demanded reflection. In political and judicial disputes, rhetoric was an essential instrument. The 20th century revival of rhetorical studies allowed some commentators to reconsider the relationship between rhetoric and philosophy, leading to new reflections about (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  18
    João Duns Scotus sobre a escravidão.Roberto Hofmeister Pich - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):291-332.
    Resumo: As contribuições dos pensadores medievais para o debate em torno da escravidão ainda são pouco conhecidas em seus detalhes. Junto com as abordagens na filosofia antiga, na patrística, no direito romano e no direito canônico, elas formam um corpo de textos e de ideias fundamental para se compreender o tratamento da escravidão do século XVI ao século XIX. Neste artigo, busca-se expor e analisar a abordagem que João Duns Scotus dá ao tema, contrastando-a com as visões (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    A racionalização do conflito império X papado no final do século XIII.Cléa Pitt Goldman - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):639-642.
    Transformações na sociedade medieval levaram no século XIII ao fortalecimento do poder temporal. A comunidade cristã, única dirigida pelo papa, era questionada. O conflito que resultou de duas forças - de um lado o poder real e de outro o poder papal - deixou claro que o poder temporal procurava se fortalecer e tomar-se independente do poder papal. Felipe, O Belo de França, que lançava o desafio, teve ao seu lado os legistas que fundamentavam sua argumentação, entre outros textos, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    A normatização do projeto político de Alfonso X: "Las siete partidas".Ana Beatriz Frazão Ribeiro - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):545-558.
    Alfonso X, o sábio, monarca castelhano do século XIII. patrocinou uma produção intelectual de grande envergadura em todos os campos do conhecimento. No grupo de obras políticas, destaca-se como sua produção mais importante 'Las Siete Partidas'. Influenciada pelo Direito Romano, esta obra visa constituir um código legal com amplitude superior aos antigos fueros locais. Objetivamos estudar como 'Las Siete Partidas' desvelam as aspirações políticas do Rei Sábio, ou seja, o reforço do poder real, sua autoridade como monarca, através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Filosofia e paradigma em Cícero.Ricardo Monteagudo - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):53-65.
    : Cícero é uma das poucas fontes críticas de textos do pensamento helenístico durante o período da Roma republicana. Ele atualiza a filosofia grega e, concomitantemente, reconhece a superioridade do direito romano. O espírito prático e guerreiro do povo romano afastava a filosofia, mas a emergência de novos problemas exigia reflexão. Nas disputas políticas e jurídicas, a retórica era um instrumento indispensável. O reaparecimento de estudos retóricos no século XX permitiu que alguns comentadores reconsiderassem a relação entre (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  11
    Análise sobre a concepção de vida nua: por uma política vital.Enock Da Silva Peixoto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):93.
    O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se restringe a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  50
    Interview With Claude Romano.Ruslan Loshakov & Claude Romano - 2017 - Horizon-Fenomenologicheskie Issledovaniya 6 (1):241-264.
    What is the event? How the phenomenology of event is possible if the "event" is not the phenomenon in the classical meaning of this word? French philosopher Claude Romano discusses these questions with his Russian colleague Ruslan Loshakov. The interlocutors consider the concept of event in different contexts, paying special attention to the relationships which connect the phenomenology of event with Husserl, Bergson, Heidegger and Levinas' ideas.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Il vocabolario Della "natura" Nel de mysteriis di giamblico.Francesco Romano - 1993 - In H. J. Blumenthal & Gillian Clark (eds.), The divine Iamblichus: philosopher and man of gods. London: Bristol Classical Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Musica e psiche.Augusto Romano - 1999 - Torino [Italy]: Bollati Boringhieri.
    Le stanze del canto. La musica e l'indicibile ; Il linguaggio degli angeli ; Musica e utopia ; Musica e prassi analitica ; Un sogno musicale -- Variazioni sul tema. Musica, mistero e mondo femminile in E.T.A. Hoffmann ; Thomas Bernhard e l'estetica del narcisismo ; I tragitti di Orfeo -- Coda : Dialogo di Eusebio e Florestano -- Appendice : La principessa nascosta : psicoterapia e fare poetico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Reflexive predictions.George D. Romanos - 1973 - Philosophy of Science 40 (1):97-109.
  25.  8
    Must phenomenology remain Cartesian?Claude Romano - 2012 - Continental Philosophy Review 45 (3):425-445.
    Husserl saw the Cartesian critique of scepticism as one of the eternal merits of Descartes’ philosophy. In doing so, he accepted the legitimacy of the very idea of a universal doubt, and sought to present as an alternative to it a renewed, specifically phenomenological concept of self-evidence, making it possible to obtain an unshakable foundation for the edifice of knowledge. This acceptance of the skeptical problem underlies his entire conceptual framework, both before and after the transcendental turn, and especially the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  26.  1
    The meaning of Quine's philosophy.George Romanos - 1980 - Metaphilosophy 11 (3-4):210-228.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    The death of Socrates.Romano Guardini - 1948 - New York,: Sheed & Ward. Edited by Basil Wrighton.
    We are republishing these classic works in affordable, high quality, modern editions, using the original text and artwork.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Le contingent, le libre le nécessaire.Claude Romano - 2006 - Revue Philosophique De Louvain 104 (1):75-103.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Minimal Personhood.Giacomo Romano - 2010 - Iris. European Journal of Philosophy and Public Debate 2 (3):183-195.
    In the following article I present a basic proposal that is intended to provide the ground for a broader program in which I attempt to explain and characterize the foundations of the normativity generally regarded as implicit in the notion of a "person." I intend to argue that these foundations are natural in the sense that they are derived from basic behavioral and cognitive patterns which are particularly characteristic of human beings especially during their infancy. Among these basic patterns I (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Landscape and Society.Ruggiero Romano - 1968 - Diogenes 16 (61):1-15.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    3. Die Weltlichkeit der Welt und ihre abgedrängte Faktizität.Romano Pocai - 2003 - In Thomas Rentsch (ed.), Martin Heidegger. Sein und Zeit. Peeters Press. pp. 49-64.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Looking beyond the Visible.Carlin Romano - 1993 - In Mark Rollins (ed.), Danto and His Critics. Malden, MA: Wiley-Blackwell. pp. 267–282.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Lettere di Benedetto Croce e Giovanni Gentile a Giuseppina Fumagalli.Romano Nanni - 2007 - Giornale Critico Della Filosofia Italiana 3 (3):508-526.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Sobre o valor filosófico de uma autobiografia.Romano S. Zattoni - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (3):273-278.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Der Tod des Sokrates.Romano Guardini - 1943 - [Düsseldorf]: H. Küpper.
  36.  2
    Freedom, grace, and destiny.Romano Guardini - 1961 - [New York]: Pantheon Books.
  37. La mort de Socrate. Interprétation des dialogues philosophiques: Eutyphron, Apologie, Criton, Phédon.Romano Guardini & Paul Ricœur - 1956 - Les Etudes Philosophiques 11 (3):500-500.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    An introduction to the logic of the sciences.Romano Harré - 1983 - New York: St. Martin's Press.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Die Rechtsordnung.Santi Romano - 1975 - Berlin: Duncker Und Humblot.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    Idéalisme/réalisme : une distinction métaphysique?Claude Romano - 2023 - Phainomenon 36 (1):77-93.
    In this article, I intend to show, first of all, that the metaphysical neutrality of the Logical Investigations leads to untenable consequences and even threatens the coherence of Husserl's project. In truth, Husserl's distinction between phenomenology and metaphysics and its corollary, the pure and simple exclusion of metaphysical problems - such as that of the reality of the so-called external world - from the field of nascent phenomenology, make it impossible to give a satisfactory form to a problem as central (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    L’ipséité et non le moi : promesses et potentialités d’un concept.Claude Romano - 2019 - Phänomenologische Forschungen 2019 (1):135-156.
    Does Heidegger really have a “theory of the self ” in the same way as, say, Descartes, Locke or Husserl? This is what has often been concluded bymany interpreters of Being and Time, and it is that view that this paper challenges. Heidegger not only rejects the supposition of a substantial ego, along the lines of Descartes’ conception, but he also repudiates, more generally, any “self ” understood as a present-at-hand being, an inner core of Dasein, as he insists on (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    L'ordre juridique =.Santi Romano - 1975 - Paris: Dalloz.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Lo stato moderno e la sua crisi.Santi Romano - 1969 - Milano,: Giuffrè.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Ontologia del Valore.Pietro Romano - 1951 - Revista Portuguesa de Filosofia 7 (1):100-101.
  45. The Wave-Function as a Multi-Field.Mario Hubert & Davide Romano - 2018 - European Journal for Philosophy of Science 8 (3):521-537.
    It is generally argued that if the wave-function in the de Broglie–Bohm theory is a physical field, it must be a field in configuration space. Nevertheless, it is possible to interpret the wave-function as a multi-field in three-dimensional space. This approach hasn’t received the attention yet it really deserves. The aim of this paper is threefold: first, we show that the wave-function is naturally and straightforwardly construed as a multi-field; second, we show why this interpretation is superior to other interpretations (...)
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   35 citations  
  46.  11
    The Time of the Flesh and the Memory of the World.Romano Khan - 2005 - Chiasmi International 6:237-250.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Mögliche probleme im zusammenhang ait dem stammzellgesetz und dem embryonenschutzgesetz.Romano Minwegen - 2006 - Rechtstheorie 37 (4):513-531.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Simone Weil: una aproximación filosófica y social al trabajo.María del Sol Romano - 2018 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 45:305-322.
    Este artículo busca mostrar que en la filosofía de Simone Weil es esencial la reflexión sobre la noción de trabajo. La autora ve con claridad que cuando el trabajo se vuel-ve alienado conduce a la opresión social. Y esto es terrible para el trabajador, ya que le priva de su propia dignidad. El trabajo alienado es consecuencia de la racionalización del trabajo y del maquinismo. De este modo, hace que quienes lo sufren experimenten un sentimiento de esclavitud y pérdida de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Multi-field and Bohm’s theory.Davide Romano - 2020 - Synthese (11):29 June 2020.
    In the recent literature, it has been shown that the wave function in the de Broglie–Bohm theory can be regarded as a new kind of field, i.e., a "multi-field", in three-dimensional space. In this paper, I argue that the natural framework for the multi-field is the original second-order Bohm’s theory. In this context, it is possible: i) to construe the multi-field as a real-valued scalar field; ii) to explain the physical interaction between the multi-field and the Bohmian particles; and iii) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  50.  4
    Le corps existe-t-il?Claude Romano - 2024 - Revue Philosophique De Louvain 120 (2):207-225.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994