Results for 'Wander Moreira da Costa'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Towards Ontology-Driven Situation-Aware Disaster Management.João L. R. Moreira, Luís Ferreira Pires, Marten van Sinderen & Patricia Dockhorn Costa - 2015 - Applied Ontology 10 (3-4):339-353.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  13
    Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: construção da compreensão ativa e criadora do texto.Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):32-54.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?Cláudia Graziano Paes de Barros & Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):38-56.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4.  11
    Multimodal Genres in Textbooks: Are Students Being Schooled for Visual Literacy?Paes de Barros, Cláudia Graziano & Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):38 - 56.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    A Ontologização da Lógica Em Hegel Como Critica À Critica Kantiana À Ontologia Clássica.Regenaldo Rodrigues da Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):845.
    Durante aproximadamente vinte séculos o que se entendia predominantemente como ciência era a ontologia clássica, entretanto, a partir da modernidade ela começou a perder o status de cientificidade e foi a filosofia crítica de Kant que de forma radical apontou para a sua impossibilidade enquanto ciência. Hegel, porém, acha que a ciência só é verdadeiramente efetiva enquanto ontologia, de modo que ele toma como tarefa de sua filosofia o resgate da ontologia enquanto ciência. Neste horizonte, Hegel através da ontologização da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Transformando o patriarcado? O papel da luta feminista na reconfiguração das categorias marxistas.Marta Nunes da Costa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):125-144.
    Resumo: A partir de uma análise de categorias marxistas, neste artigo, quero trazer para o domínio da visibilidade a "questão da mulher" e defender que esta deve ser o fio condutor no processo de identificação de condições de possibilidade para a transformação do sistema das práticas que visam à emancipação humana, entendida como superação da lógica de dominação.: Based on an analysis of Marxist categories, I attempt in this article to bring into the domain of visibility the 'issue of women', (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  3
    A Maricultura E a Legalização Das Fazendas Marinhas Diante da Urbanização Nas Comunidades da Praia de Fora E Enseada de Brito Em Palhoça.Karina Martins Da Cruz, Francisco Henrique De Oliveira, Isa De Oliveira Rocha & Márcio Ricardo Teixeira Moreira - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):22-38.
    O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que relata a organização espacial das fazendas aquícolas no litoral central de Santa Catarina, nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito, as quais se encontram no município de Palhoça, pertencentes ao Aglomerado Urbano de Florianópolis. As características de ocupação urbana nas localidades supracitadas remontam ao século XVIII, mantendo as atividades econômicas extrativistas e rurais até a segunda metade do século XX. A partir da década de 1960/1970 verificou-se acelerado processo de construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    As vassouras da feiticeira.Jurandir Freire Costa - 2006 - Human Nature 8 (1):133-162.
    Este trabalho é uma réplica ao artigo A psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação, de João José Rodrigues Lima de Almeida. Discuto nele as noções de introspecção, linguagem privada, vida interior, linguagem referencial, sentido, ação intencional, sintomas, critérios, razões causais e objetivos da clínica psicanalítica, todas questionadas pelo autor do artigo. Sugere-se que as críticas feitas às idéias de Márcia Cavell e de Jurandir Freire Costa sobre esses tópicos devem-se a mal-entendidos teóricos e não à incompatibilidade conceitual entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    O Problema da Extensão Do Conhecimento Na Hipótese Regulacionista da Iluminação Em Agostinho de Hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de julgar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  48
    “Como Deus É Ciente Em Sua Essência Divina”: A Presciência de Deus Em Santo Tomás de Aquino E No Livro da Contemplação de Ramon Llull.Ricardo da Costa & Sidney Silveira - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):9-34.
    A proposta deste trabalho é analisar a concepção filosófica depresciência em Santo Tomás de Aquino e Ramon Llull, nas obrasSuma Teológicae O Livro da Contemplação. Para isso, discorremos previamente sobre o conceito deciência, base aristotélica tomista. Por fim, apresentamos a tradução de um extrato doLivro da Contemplação, como base documental para a segunda parte do trabalho. The purpose of this article is to analyze the philosophical conception of prescience in St. Thomas Aquinas in the Summa Theologica and Ramon Llull and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  57
    A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza – e sua consequente fruição estética – variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  33
    As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas.Mariane Brito da Costa - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):93-105.
    Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da escola com as (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Dizer profético e Eleição: a hermenêutica da religião como ética em Emmanuel Lévinas. 2012.Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):412-413.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MOREIRA, Ubiratan Nunes. Dizer profético e Eleição : a hermenêutica da religião como ética em Emmanuel Lévinas. 2012. 136 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Sobre uma fundamentação não reflexiva da mecânica quântica.Newton Carneiro Affonso da Costa, Décio Krause, Jonas Rafael Becker Arenhart & Jaison Schinaider - 2012 - Scientiae Studia 10 (1):71-104.
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  58
    Movimento Lógico da Figura Hegeliana do Senhor e do Servo.André Oliveira Costa & Agemir Bavaresco - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):37-60.
    O presente artigo objetiva discutir a lógica subjacente ao movimento dialético da figura do Senhor e do Servo. Jean-Pierre Labarrière é quem afirma categoricamente a tese segundo a qual há uma Lógica por trás do movimento da Consciência. Ora, a questão fundamental que se coloca, nesse caso,é: qual a lógica que preside o movimento da consciência para a consciência de si, culminado em sua unidade no momento da Razão? A hipótese aqui perseguida, situando-se na esteira da interpretação de Labarrière, é (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: Um estudo crítico-cultural.Anna Karynne da Silva Melo & Virginia Moreira - 2008 - Revista Aletheia 27:51-64.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    História, educação e inf'ncia: uma análise a partir da Pequena História da Educação, das madres Peeters e Cooman.Jani Alves da Silva Moreira & Telma Adriano Pacifico Martineli - 2015 - Dialogos 19 (3):1315-1335.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Review: Luis Neves Real, Kurt Godel e os Problemas dos Fundamentos da Matematica e a Teoria dos Conjuntos. [REVIEW]N. C. A. Da Costa - 1975 - Journal of Symbolic Logic 40 (2):241-241.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Orientação da Política Colonial Portuguesa: Colonos Irlandeses No Brasil e Política Colonial Portuguesa (1643-1650).M. Gonçalves Da Costa - 1958 - Revista Portuguesa de Filosofia 14 (1):65 - 79.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Review: Gottfried Kothe, Sobre a Nao Contradicao da Matematica. [REVIEW]N. C. A. Da Costa - 1975 - Journal of Symbolic Logic 40 (2):241-241.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    A Partilha da Dor E Do Silêncio: Estratégias Meta-Teatrais No Prometeu Agrilhoado de Ésquilo.Gilmário Guerreiro da Costa - 2014 - Humanitas 66:87-107.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Daoismo Tropical: Transplantação Do Daoismo Ao Brasil Através da Sociedade Taoísta Do Brasil E da Sociedade Taoísta SP.Matheus Oliva da Costa - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    O caminho da mistagogia: uma mística para os nossos tempos (The mystagogy way: a mystic for our time) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831. [REVIEW]Rosemary Fernandes Costa - 2012 - Horizonte 10 (27):831-853.
    In the early centuries of the nascent Church, we find a fountain experience lived by the Church at its beginnings: mystagogy. In this period of the Church’s history, the pedagogy which inspires the Church Fathers is mystagogy, that is, the pedagogy of Mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the Church in the 3rd and 4th centuries, one finds a fruitful fountain which may be paradigmatic with regard to the contemporary religious experiences. We invite the reader to (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    A religião sob o domínio da estética.Alberto da Silva Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37).
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Religião politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial.Alberto da Silva Moreira - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    A Dialética Das Duas Cidades Na Teologia/Filosofia da História de Santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1053.
    Em sua obra A Cidade de Deus, Santo Agostinho procura definir e relacionar dialeticamente os conceitos de Cidade de Deus e Cidade terrena, considerando a origem, natureza, desenvolvimento e fins das duas cidades. É aí que encontramos a sua teologia-filosofia da história, que nos faz identificar as duas cidades com certas realidades históricas: Cidade de Deus como sendo a Igreja, Cidade terrena como sendo o Império Romano. Contudo, Agostinho adverte que estes termos não são sinônimos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  47
    Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel.Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo De Oliveira Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri & Paulo Roberto Konzen - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):251-258.
    Dados da tradução brasileira de HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et alli. Apresentações de Denis Lerrer Rosenfield e de Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  42
    Silva, Geraldo Euclides da. Consequências da liberdade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011. 115 p.Danilo Vaz-Curado R. M. Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    A obra Consequências da liberdade, publicada no ano de 2011 pela Editora Universitária da UFPE, é primeira obra do escritor e filósofo Geraldo Euclides da Silva, e que certamente se firmará no cenário de exegese das pesquisas sobre o pensamento existencialista de corte sartreano.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    A força coercitiva: Um instrumento a serviço da pax temporalis na civitas, segundo santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):5-14.
    Baseado no princípio ontológico da vera justitia, ou da “divina ordem”, segundo a qual é justo que se “subordinem as coisas somente às dignas, as corporais às espirituais, as inferiores às superiores, as temporais às sempiternas” (Ep., 140), o que resulta, na prática, na subordinação dos governados aos governantes, Agostinho introduz em sua doutrina ético-política o conceito de força coercitiva, como instrumento prático garantidor da ordinata concordia ou pax temporalis, na civitas, de forma que, punido pelo reto castigo, o pecador (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Vivências de Uma Atividade Docente Sobre Violência No Espaço Escolar No Curso de Extensão Em Gênero, Raça E Diversidade Sexual/ ODEERE - UESB/BA.Claudia Moreira Costa, Marcos Lopes De Souza & Rita de Cassia Santos Côrtes - 2016 - Odeere 1 (1).
    O relato de experiência a que este texto se refere provém do módulo intitulado Violência no Espaço Escolar, do Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ODEERE. A partir de temas que envolvem raça/etnia, gênero, e sexualidades, foram promovidos debates relacionados a preconceitos e discriminações que se manifestam no espaço escolar voltados para o racismo, sexismo e à homo-lesbo-bi-transfobia. O desenvolvimento da proposta didática pautou-se na abordagem qualitativa à luz da dialética, com o intuito de problematizar incômodos prescritos pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Por Uma Poética Do Olhar: Dos Dilemas da Imagem Na Fenomenologia da Obra de Arte.Solange Costa - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este trabalho examina a questão do olhar na obra de arte a partir da fenomenologia. Investiga, a princípio, os pressupostos que, desde Platão, tornaram a imagem um elemento filosófico por excelência. A abordagem se separa da filosofia platônica e da noção de olhar como epistême e leva a discussão para o âmbito da fenomenologia de Merleau-Ponty, que pensa e compreende a realidade pelo olhar num duplo significado, que vê a si mesmo e também é visto por ele. A obra de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  3
    Após o Fim da Arte Europeia: Uma Análise Decolonial Do Pensamento Sobre a Produção Artística.Rachel Costa - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O presente texto parte de uma analogia com a obra “Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história” de Arthur Danto para pensar perspectivas da produção artística após a decretação de seu fim, ou seja, após o momento em que os modelos tradicionais de pensar e fazer arte passaram a não se enquadrar às próprias obras de arte. A perspectiva abordada traz à tona os contextos de visibilidade e de participação do mundo da arte, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  3
    Para Além da Pulsão de Morte: Absurdo E Revolta Em Albert Camus.Thaís Cristina Alves Costa & Evandro Barbosa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):454-468.
    O objetivo desse artigo é discutir a possibilidade de uma morte feliz, e consequentemente, uma vida feliz a partir da interpretação dos pilares filosóficos de Albert Camus, a saber: o absurdo e a revolta. Enquanto o absurdo diz respeito ao confronto da irracionalidade do mundo com o desejo de clareza e racionalidade que se encontra no homem, a revolta está vinculada ao desejo inconsciente de uma moral que denominamos de moral antiteísta ou moral de atitude por mover-se consciente no âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno.Jean Henrique Costa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):135-154.
    Este ensaio vem problematizar acerca da atualidade do conceito de indústria cultural ( Kulturindustrie ), no projeto da teoria crítica de Theodor W. Adorno, objetivando mostrar que as atuais limitações impostas ao debate derivam mais do fundamento não-dialético dos que apontam sua restrição do que da própria potência da teorização frankfurtiana.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  36
    Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência.Ana Maria Melo de Pinho, Geísa Sombra de Castro, Verônica Morais Ximenes, Carolina Pinheiro Moreira & Gabriela Pimentel Barreto - 2009 - Revista Aletheia 30:27-38.
    A Psicologia Comunitária pode ser defi nida como uma área da Psicologia Social da Libertação (Góis, 2005), voltada para a compreensão da atividade comunitária como atividade social significativa e consciente e para a compreensão dos seus reflexos nas dimensões objetivas e subjetivas. O presente arti..
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Direito E música: Um diálogo entre caballero Harriet E calle 13 acerca da globalização.Thiago Oliveira Moreira - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    DIREITO E MÚSICA: UM DIÁLOGO ENTRE CABALLERO HARRIET E CALLE 13 ACERCA DA GLOBALIZAÇÃO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Uma Leitura Extravagante da Sem'antica Fregeana.Claudio F. Costa - 2011 - Dissertatio 33:275-297.
    Esse artigo contém uma leitura da semântica fregeana na qual sentidos são parafraseados como regras cognitivas e a existência e a verdade em termos da aplicabilidade dessas regras. Nesse contexto ideias objetáveis da semântica fregeana são substituídas por outras mais intuitivas e plausíveis, sendo as consequências disso especulativamente consideradas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    A economia internacional como promotora do desenvolvimento humano a partir da releitura de Amartya Sen sobre a teoria de Adam Smith. [REVIEW]Thaís Alves Costa & Evandro Barbosa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):402-418.
    O presente trabalho tem como objetivo avaliar em que medida a releitura que Amartya Sen faz acerca da obra de Adam Smith permitiria vislumbra a economia internacional como promotora do desenvolvimento humano. Para tal, inicialmente, apresentaremos a releitura seniana da obra de Smith, focando em suas preocupações éticas, para em seguida, apresentar o modelo de justiça de Amartya Sen que visa à promoção do desenvolvimento humano através das liberdades. Para isso, utilizaremos como fio condutor dessa pesquisa as obras On ethics (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Apresentação: A comunicação internacional no contexto da globalização.Sonia Virginia Moreira - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):7-9.
    Os conceitos que tratam do processo de globalização, originários da economia a partir da década de 1980, se aplicam para a comparação e análise de alguns paradoxos ainda hoje presentes no campo da comunicação internacional. Assim como uma ‘nova ordem econômica’ versou sobre a mundialização dos negócios, na área da comunicação o desequilíbrio na circulação de informação entre países industrializados e em desenvolvimento deu origem a intensos debates internacionais que resultaram no documento oficial que tratava de uma ‘nova ordem da (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5. [REVIEW]Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa & Bibiana Barbosa de Souza - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):482-499.
    O presente artigo é marcado por reflexões acerca dos desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. O objetivo geral é identificar os desafios do supervisor escolar quando da elaboração do planejamento participativoescolar. São objetivos específicos: conceituar supervisor escolar, analisar sua previsão legal, suas responsabilidades e atribuições; conceituar planejamento participativo, bem como indicar sua importância na comunidade escolar. O planejamento participativo-escolar é de extrema importância à gestão democrática da escola, que é parte integrante da rede de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Philosophiae Portus E Arx Philosophiae: Apropriação E Superação Agostiniana da Tradição Filosófica Grego-Romana Em Relação À Felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia Cristã", (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Reconhecimento, Crise E Diálogo Na Formação da Identidade Pessoal Em Charles Taylor.Jean Rodrigo Pinheiro & Vitor Hugo dos Reis Costa - 2019 - Revista Missioneira 21 (1).
    O presente artigo quer trazer a pesquisa entorno do pensamento ético/político de Charles Taylor na compreensão das fontes da identidade pessoal. Para isso, a relação entre reconhecimento e identidade é fundamental na construção do self e no reconhecimento de sua originalidade. Reconhecer a identidade pessoal é um movimento contínuo que se desenvolve na troca dialógica, no espaço moral, numa formação positiva ou pela via negativa do reconhecimento da identidade. Por isso, o agente humano deve estar inserido no contexto social e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    “O Messias sou eu”: a hermenêutica da religião em Lévinas (“I am The Messiah ": the hermeneutics of religion in Levinas). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p175. [REVIEW]Márcio Antônio Paiva & Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):175-195.
    A expressão “o Messias sou eu” aplica-se à relação ética como primeiro acontecer do messias. Subjetividade mesma do sujeito. Através de comentários rabínicos do Talmude, Lévinas traz uma hermenêutica que faz recurso à ética como proximidade e responsabilidade inalienável e insubstituível por outrem. Nesse sentido, as noções hebraicas de messianismo e dizer profético , lidas no midraxe da hermenêutica rabínica, permitem avançar na ideia da linguagem religiosa em seu sentido original: ética. Tais noções habitam uma ordem metafórica que permite ao (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A ineficiência do instituto da recuperação judicial a partir de Uma análise sobre as disposições contidas na Lei 11.101/05. [REVIEW]Lumena Maria Nogueira Lopes Costa - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    A INEFICIÊNCIA DO INSTITUTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE SOBRE AS DISPOSIÇÕES CONTIDAS NA LEI 11.101/05.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    A Física da Terminação.José Félix Costa - 2016 - Kairos 16 (1):14-60.
    Sumário Mostramos que, em virtude dos limites teóricos da computação, nem toda a ciência formulada com carácter preditivo pode ser simulada. Em particular, evidencia- se que a Fisica Clássica, nomeadamente a Físíca Newtoniana, padece deste mal, encerrando processos de Zenão.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O inefável sentido da vida.Claudio F. Costa - 2007 - Princípios 14 (22):14-20.
    Neste artigo o conceito de sentido da vida é analisado em termos da felicidade ou do bem que a vida de uma pessoa trás para ela mesma e para as outras pessoas. No curso do argumento essa tese é discutida e justificada em algum detalhe.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Pressupostos para se pensar a questão da técnica em "ser E tempo".Poliana Emanuela Costa - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):21-26.
    Resumo: Partindo do pressuposto que o Ser é notavelmente o escopo de toda a filosofia de Heidegger, este artigo procura indicar traços pontuais daquela que foi considerada o maior labor intelectual de sua vida: Ser e Tempo. Com o intuito de explorar o projeto da analítica existencial, Heidegger lança mão de dois conceitos, o de manualidade e circunvisão . Trata-se de explicitar, a partir desses conceitos contidos na obra Ser e Tempo a contribuição original do filósofo para o diagnóstico crítico (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Debates Contempor'neos da Historiografia Latino-Americana.Luiz Felipe Viel Moreira - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):50.
    Este texto analisa quatro artigos que trataram de debates contemporâneos da historiografia latino-americana, bem como busca apontar possíveis diálogos entre os mesmos. São novos olhares sobre estudos de temáticas nacionais específicas, como no caso guatemalteco e paraguaio, ou no diálogo com a própria teoria. Isto implicou deslocar de uma zona de conforto a própria historiografia nacional para o caso colombiano, ou mesmo para o conjunto das ciências humanas, a partir da constituição de epistemologias vinculadas à descolonização do saber.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Programa de agressores como parte da resposta coordenada da comunidade – a experiência do grupo reflexivo de homens no ministéRio público do Rio grande do norte.Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, Jackeline Costa & Maria Ildérica Castro - 2014 - Revista Fides 5 (1):65-83.
    PROGRAMA DE AGRESSORES COMO PARTE DA RESPOSTA COORDENADA DA COMUNIDADE – A EXPERIÊNCIA DO GRUPO REFLEXIVO DE HOMENS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000