Results for 'criar'

118 found
Order:
  1. Trabajo y Tecnologia en el Mundo Andino. Santiago de Chile.Criar la Vida - forthcoming - Vivarium.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  39
    O filósofo espinosista precisa criar valores?Homero Santiago - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):127-149.
    Tanto Espinosa quanto Nietzsche promoveram uma análise crítica da moral vigente; ambos terminam por descobrir a falsidade da concepção de valores transcendentes. No caso específico de Nietzsche, tal operação o conduz a determinar a criação de valores como uma tarefa imperativa aos novos filósofos. O mesmo poderia ser dito de Espinosa? Não encontraríamos no espinosismo algo que se aproximasse de uma necessidade de criar valores? Buscamos responder a tais questões mediante uma análise do início do Tratado da emenda do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    Dilatar o tempo, criar espaços: alianças afetivas para adiar o fim do mundo.Letícia Mendes Soares - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    Adiar o fim do mundo é parte das preocupações e reflexões com que Ailton Krenak nos provoca frente aos imaginários e temores que surgem na era das mudanças ambientais. O pensador e autor dos livros A vida não é útil (2020) e Ideias para adiar o fim do mundo (2019) critica de forma profunda a “humanidade que pensamos ser” como um ideal longamente perseguido de configuração de mundo que se sustenta na desfiguração de tantos outros mundos. Adiar o fim do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  41
    Estratégias para criar no trabalho: proposição teórica e validação psicométrica de medida1.Melissa Machado de Moraes & Suzana Maria Valle Lima - 2009 - Paideia (Misc) 19 (44):367-377.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O processo projetual e os desafios de ensinar a criar espaços.Cristina Maria Perissinotto Baron E. Arlete Maria Francisco - 2015 - In Evandro Fiorin, Paula da Cruz Landim & Rosangela da Silva Leote (eds.), Arte-ciência: processos criativos. Cultura Acadêmica Editora.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  77
    CANDOMBLÉ E DIREITOS HUMANOS NA LINHA DE FRENTE DAS LUTAS DO OBÁ DE XANGÔ DA BAHIA: UM CAPÍTULO NOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Cachoeira, Brasil: Portuário Atelier Editorial. Edited by Gildeci Oliveira Leite, Filismina Fernandes Saraiva & Thiago Martins Caldas Prado.
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. Do comissariado de Deus à vontade do princeps': lei, autoridade e soberania no pensamento político medieval tardio.Raquel Kritsch - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    Os problemas da lei e da autoridade marcaram fortemente o pensamento políticomedieval ocidental, e em especial o desenvolvimento da noção de soberania, ponto deconvergência dos grandes conflitos de jurisdição no período. O debate acerca dadistribuição das jurisdições constituiu um dos momentos importantes para a construção damoderna idéia de soberania. Na medida em que se tomava a lei como dada, o sentido daautoridade tinha necessariamente de ser vinculado à idéia de comissão: a autoridade eraum atributo daquele que podia fazer cumprir a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Pierre boulez-Gilles Deleuze: Ideas para Una lógica de la sensación sonora.Ricardo Espinoza-Lolas & Boris Alvarado - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):413-428.
    RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma "lógica da sensação visual" em que o conceito de "Figura" fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, analisado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Política Nacional de Ciência Aberta em Portugal: recomendações do grupo de trabalho sobre Avaliação da ciência.Lígia Ribeiro, Maria Manuel Borges & Diana Silva - 2021 - Arbor 197 (799):a591.
    El 24 de marzo de 2016, por medio de la Resolución del Consejo de Ministros n. 21/2016, el Gobierno de Portugal, a través del Ministerio de Ciencia, Tecnología y Educación Superior, anunció el compromiso de la ciencia con los principios y prácticas de Ciencia abierta. La misma resolución obligó al MCTES a crear un Grupo de Trabajo Interministerial con la misión de presentar una propuesta de Plan Estratégico para la implementación de una Política Nacional de Ciencia Abierta. El grupo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Metáforas, Redescrições e o processo contínuo de construção de novas subjetividades no neopragmatismo de Rorty.Heraldo Aparecido Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):31.
    A proposta deste trabalho é mostrar alguns aspectos da contribuição da metáfora para a construção de novas subjetividades mediante a modificação das redes de crenças e desejos humanos na perspectiva do filósofo Richard Rorty. O aporte teórico baseia-se na produção de autores como: Rorty, Davidson e Calder, dentre outros. Rorty sustenta que é a partir da modificação das práticas linguísticas e de outras práticas sociais que novas subjetividades, isto é, novos tipos de seres humanos são produzidos. Nesse processo, somente uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    O desejo de deus pela salvação do homem: Perspectivas histórico-teológicas no antigo testamento.Dr Cézar Teixeira & Antonio Wardison - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):26-40.
    O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a revelação divina que traz, em sua essência, o desejo de Deus pela salvação do homem. O estudo desenvolve o tema sobre a revelação na história e os agentes que tornam presente este acontecimento, por meio de uma consciência que repousa no desejo de salvação, na prática da vida e da justiça. O Deus-Criador é um ser desejoso que, ao criar o ser humano, deixa nesta natureza as marcas do seu desejo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Conhecimento e política.Roberto Mangabeira Unger - 2022 - [São Paulo, Brazil]: LeYa. Edited by Edyla Mangabeira Unger.
    Fazer filosofia, para Roberto Mangabeira Unger, é pensar radicalmente. É insistir em tratar dos assuntos mais importantes, ainda que tenhamos de fazê-lo na fronteira do que seja possível pensar e dizer. Resignado ao colonialismo mental, o pensamento brasileiro não está acostumado a tal ousadia. Neste primeiro livro, Mangabeira leva o leitor pela mão e se oferece como guia de seu despertar para a ambição de compreender o mundo das ideias mais básicas e influentes. Seu alvo é rever tudo em nossos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    A tendência à destruição do domínio público pela hegemonia da razão neoliberal.Francisco Xarão - 2022 - Griot 22 (3):45-54.
    Partindo das distinções arendtianas do conceito de público na condição de aparência, exposição e publicidade e público como compartilhamento de um mundo comum tentarei mostrar como nossa percepção da realidade é dependente do senso comum. Essa característica própria da condição humana submete todas as sociedades ao desafio de criar e manter um domínio público, em que, ao confrontar-se umas com as outras e com o mundo percebido, as distintas opiniões possam elevar-se do nível da opinião própria ao patamar de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a centralidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Educação e Valores.Vânia Dutra de Azeredo - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):73-90.
    Starting from the close connection between formation and values and considering that the evaluation of values is fundamental for educational conceptions and contents, the article proposes to thematize education from Nietzsche's philosophy of values, considering the Nietzschean distinction between philosophical workers and philosophers of the future and the relationship between ethical formation and the way of valuing in social terms since Max Weber.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior.Moises Romanini & Laura Oporto Gumucio - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  75
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  18. Anito e o suborno de jurados (dekázein) nos processos atenienses.Carlos Carvalhar - 2021 - Calíope: Presença Clássica 40:167-188.
    Anito é mais conhecido por ser um dos acusadores de Sócrates, mas este político teve outra proeza: sua sagacidade o fez criar um método obscuro de identificar os jurados e assim saber exatamente a quem subornar em um processo legal, ou seja, ele conseguia identificar quem eram os dikastaí que estariam agrupados no dikastḗrion específico que julgaria determinado caso em um tribunal. Com essa metodologia ele conseguiu se safar de uma condenação em 409 a.e.c., quando por sua falha Atenas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Gestão de talentos, home office e comunicaçao digital.Anabela Félix Mateus - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (4):1-17.
    SARS-CoV-2 veio obrigar ao home office em teletrabalho e adaptação das empresas para conseguirem comunicar com os colaboradores e reterem os melhores. No âmbito da Gestão dos Talentos a sua retenção tornou-se prioridade.Analisando casos reais apurámos que com a utilização da comunicação virtual e ferramentas digitais, o teletrabalho é alternativa por muitos preferida. Plataformas e redes ajudam a estabelecer laços, criar relacionamentos e gerar confiança entre lideranças e restantes colaboradores. Também permitem maior flexibilidade.O trabalho remoto mostra-se atrativo para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Contra a ética da ecologia do medo: Por uma mudança nos objetivos de intervenção na natureza.Oscar Horta - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):165-188.
    Seres humanos intervêm frequentemente na natureza por razões antropocêntricas ou ambientalistas. Um exemplo de intervenção consiste na reintrodução de lobos em áreas previamente habitadas por eles com a finalidade de se criar o que é conhecido como “ecologia do medo”. Na primeira parte deste artigo discutem-se as razões que têm sido utilizadas em favor dessa medida, e explica-se por que são incompatíveis com um enfoque não especista. Para tal, expõem-se os motivos pelos quais tal medida prejudica notavelmente animais como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Fight Club, Self-Definition, and the Fragility of Authenticity.William Irwin - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (3-4):673-684.
    Resumo Visto por uma lente existencial, o filme Fight Club impele-nos a criar um autêntico self. Porém, também nos adverte que a criação de um autêntico self é algo que só podemos fazer por nós mesmos. A definitiva ironia no filme Fight Club é que, num esforço por rejeitar a sociedade e cultivar a individualidade, as pessoas acabam por se conformar a um culto e aos seus ditames. A lição é que a autenticidade é frágil, facilmente esmagada e facilmente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Política-Econômica Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    Teodemocracia é a forma de governo apresentada pelo Alvissarismo no segundo selo do quarto tomo de Alvíssara, onde a soberania legislativa deriva do povo e é exercida por ele, através da criação, veto e sanção das leis que regem a sociedade realizadas por via de plebiscitos, telefonia e pela internet. A teodemocracia não se confunde com a teocracia, na medida em que na teocracia o Estado é regido pela religião ou por um sectário religioso, enquanto que na teodemocracia o Estado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Irradiar a fé cristã na sociedade hoje.Wolfang Gruen - 1997 - Horizonte 1 (1):27-40.
    Irradiar a fé cristã é um anseio legítimo também hoje, se não resvalar em proselitismo ou manipulação. As motivações de hoje não são as mesmas que levaram a "impor" a fé como único caminho de salvação. Irradiar a fé visa a um enriquecimento mútuo, dos cristãos e dos outros, acolhendo as diferenças. O diálogo exige a compreensão do interlocutor e de sua motivação. Esta varia pela complexidade das situações socioculturais e pela diversidade das etapas da vida e ainda pela tendência, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Por um mundo menos tolerante e mais hospitaleiro.Luis Alberto Méndez Gutierrez - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):186-198.
    Na atualidade estamos enfrentando uma forte onda de intolerância e tolerância, potencializando e valorizando a Tolerância como sendo um modelo a seguir, e seria a solução para as fortes condutas violentas, discriminatórias e criminosas que estamos sendo vítimas nas relações interpessoais e nas relações entre culturas e países. Tolerar o desigual, o assimétrico é uma luta desigual, do mais forte contra aquele que pela sua realidade social, tem sido enfraquecido. Como formar uma consciência e uma cultura, não do tolerar-aguentar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Comunicação, Música e Territorialidades: repensando a relev'ncia das Cidades Musicais do Rio de Janeiro.Micael Herschmann & Cíntia Sanmartin Fernandes - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    A partir dos estudos de caso das cidades de Rio das Ostras, Conservatória e Rio de Janeiro, vem se avaliando a importância das atividades musicais realizadas ao vivo e nos espaços públicos e privados pelos atores para a ressignificação destas urbes do Estado do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que há uma cultura musical potente nestas localidades, praticada por diversos atores capaz de criar condições não só para a ampliação da sociabilidade, mas também para a ressignificação inovadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    virtudes sociais no pensamento do filósofo e imperador, Marcus Aurelius.Eugénio Lopes - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 117:721-746.
    As virtudes sociais são sem dúvida alguma fundamentais para preservar a harmonia e o desenvolvimento social, bem como a nossa autorrealização. Apesar de nunca ter escrito um tratado filosófico sobre este argumento, recorrendo à sua obra, Mediações, podem-se conhecer as virtudes sociais às quais o filósofo e imperador romano, Marco Aurélio, dá mais importância, a fim de garantir-se o bem-comum. Portanto, neste artigo, exponho estas virtudes sociais, mostrando, assim, como elas fundamentais para criar-se uma sociedade mais harmónica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Measurement and the mathematical role of scientific magnitudes.Roberto de Andrade Martins - 1984 - Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía 7 (2):71-84.
    The mathematical or theoretical approach to the theory of measurement (opposed to the operational approach) is usually accepted by philosophers, at least in its general lines. Some recent criticimsms against this theory can be answered by qualifying the requirements of the theoretical approach as "desiderata", not as strict impositions or prohibitions. Besides, it is shown that the use of this approach is instrumental in creating mathematically simple quantitative laws and in allowing the development of a "scientific intuition" concerning the relevant (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    O Núncio Alessandro Bavona e a expansão das circunscrições eclesiásticas no Brasil entre 1907 e 1911.Jérri Roberto Marin - forthcoming - Horizonte:206111-206111.
    Este artigo analisa as políticas e estratégias da Santa Sé para criar novas circunscrições eclesiásticas durante a gestão do núncio apostólico Alessandro Bavona, que atuou entre 1907 e 1911. Serão enfocadas as relações entre a Santa Sé, que formulava projetos para reformar, fortalecer e expandir a Igreja Católica, e o episcopado brasileiro, que, muitas vezes, resistiu, colocou obstáculos e retardou o avanço dessas políticas. As fontes foram obtidas no _Arquivo Apostólico Vaticano_ e no _Arquivo Histórico da Sagrada Congregação dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A liberdade como conceito metafí­sico e jurí­dico em Rousseau.Renato Moscateli - 2008 - Princípios 15 (24):59-79.
    O objetivo do artigo é analisar o conceito de liberdade presente na obra de Rousseau e fornecer argumentos para questionar a imagem do homem natural como um ser livre, de modo a sustentar a tese de que a liberdade somente se torna possível com a saída do estado de natureza descrito no Discurso sobre as origens da desigualdade . Assim, o autor pretende mostrar que o surgimento da consciência e da racionalidade é indispensável para que o homem consiga desenvolver suas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A Tensão Modernidade/pós-modernidade Como Força Propulsora Das Simbioses Contempor'neas E O Cotidiano Escolar.Leandro Petarnella & Maria Soares - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):165-174.
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo � como representação da modernidade em Fausto e Dionísio � como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    A Crítica como Ferramenta de Liberdade.Arlindo Rodrigues Picoli - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:31-40.
    Este ensaio problematiza as relações entre a crítica e a liberdade conforme Michel Foucault. Apresenta o resultado de uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas dos textos. A necessidade de desenvolver nos estudantes a capacidade crítica, é uma constante em muitos discursos pedagógicos da atualidade. A utilização da crítica como ferramenta de liberdade nos incentiva a criar novas práticas na escola.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Tropeços da igualdade no caminho da natureza à civilidade.Helena Esser dos Reis - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O tema da igualdade foi tratado ao longo dos séculos das luzes em par com o tema da liberdade, contudo nesta parceria a igualdade é considerada _condição para_, e não algo _a ser buscado por si mesmo_, ao contrário da liberdade. Esse tratamento, que quase tornou a igualdade um mal necessário, exigiu uma série de restrições – ou tropeços - que introduziram nova série de desigualdades entre os membros do Estado. Os tropeços a serem discutidos aqui dizem respeito à diferença (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1.Alexandre Vanzuita & Marynelma Camargo Garanhani - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1583-1622.
    A formação inicial na construção de identidade profissional em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade profissional. A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    O corpo transversal. Notas sobre a estranheza da aprendizagem dos nomes.Eugénia Vilela - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 12:37-45.
    Um livro, uma criança, uma escritora louca, uma língua sem tradução literal: os sentidos descentram-se de um significado despótico. Todos são estrangeiros a todos. Não existe uma figura única do ser estrangeiro. Há, aí, uma condição poética. Aprender é traduzir: viver a irredutibilidade de ser outro. Indefinidamente. Desde um gesto pelo qual a educação se desenha na forma de interrogação das condições de im-possibilidade de leitura e de escrita da vida. Aprender faz-se no gesto de sobreviver, resistir, criar na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas.Renato Noguera - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):1-19.
    Partindo da ideia de Deleuze que filosofia é criar conceitos, este artigo tem como objetivo apresentar a filosofia afroperspectivista, criando conceitos para articular ensino de filosofia e a educação das relações etnicorraciais. O conceito de denegrir trabalha para problematizar o nascimento da filosofia na busca por uma nova coreografia do pensamento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36. É Possível Evitar Vieses Algorítmicos?Carlos Barth - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 8 (3):39-68.
    Artificial intelligence (AI) techniques are used to model human activities and predict behavior. Such systems have shown race, gender and other kinds of bias, which are typically understood as technical problems. Here we try to show that: 1) to get rid of such biases, we need a system that can understand the structure of human activities and;2) to create such a system, we need to solve foundational problems of AI, such as the common-sense problem. Additionally, when informational platforms uses these (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Percepção e imaginação na estética sartriana.Deise Quintiliano Pereira - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-14.
    A percepção é a maneira como interagimos com o mundo exterior. É a nossa capacidade de receber informações sensoriais do ambiente, como ver, ouvir, tocar e cheirar. Através da percepção, experimentamos o mundo e seus objetos como eles são em sua materialidade. A imaginação, por outro lado, é a capacidade de criar representações mentais e de ir além das informações sensoriais diretas, nos permitindo conceber o que não está presente, recriar o passado, ou até mesmo antecipar o futuro. Baseados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):190-201.
    O presente artigo pretende investigar a arte como um emblemático exemplo da vida como vontade de poder, segundo a perspectiva de Friedrich Nietzsche. Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação. A arte na perspectiva do artista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    O ensino de filosofia no processo de resistência.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):332-346.
    O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    Paulo Freire: retalhos biobibliográficos.José Rubens Lima Jardilino - 2000 - São Paulo: Edições Pulsar.
    O professor Paulo Freire faz da sua experiência a mais importante fonte de aquisição de conhecimento, partindo da análise de suas práticas para compreender as maneiras de enfrentar os problemas complexos da vida escolar, como utilizar o conhecimento e como criar novos procedimentos e estratégias. Para o educador, esse tipo de reflexão é mergulhar no mundo de experiência e sentimentos, carregado de valores intercambio simbólico, correspondências afetivas, interesses sociais e ao mesmo tempo perceber, do ponto de vista teórico, o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    A Física e os novos desafios filosóficos e culturais do nosso tempo.Maria Manuel Araujo Jorge - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3/4):535 - 553.
    Numa época em que as transformações económicas, políticas e sociais têm vindo a criar à física (e às ciências em geral) um novo contexto de investigação, procuro dar conta do modo como estes novos desafios, que se estendem ao domínio filosófico e cultural, estão a ser encarados pelos cientistas. Num momento em que a "ciência de investigação" ("académica", "normal") sofre uma retracção face à expansão duma ciência "pós-normal", "pós-académica", e em que, ao lado da clivagem entre as "duas" culturas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  73
    Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (1):9-25.
    O cristianismo - tanto na versão católico-romana quanto na versão evangélico-protestante - está em crise. Ou está em crise a civilização ocidental que o cristianismo contribuiu para criar? O presente artigo apresenta o fato da crise de plausibilidade, os fatores sócioculturais da crise e as alternativas pastorais: alternativa ético-secular, a religião universal, a onda espiritualizante mística, o fundamentalismo e pentecostalismo e a retomada da experiência fundante do Cristianismo. Propõe-se que essa última alternativa contribua para distinguir o cristianismo e o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro.Adriano Sousa Lima - 2020 - Horizonte 18 (55):248.
    A educação em direitos humanos é essencial para o desenvolvimento pleno da personalidade, para a consolidação da cidadania e para promover a cultura da solidariedade, constituindo um dos principais desafios contemporâneos. Aqui reside o papel fundamental das instituições públicas e privadas, na medida em que as mesmas são desafiadas a criar, promover e fortalecer a cultura dos direitos humanos nos seus espaços de convivência. O texto adota como metodologia a análise de bibliografia especializada. Nessa direção, investiga-se os principais instrumentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisas em educação // Cartography as methodological strategy: inflections for research in education.Marilda de Oliveira & Mossi - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):185-198.
    O presente artigo objetiva refletir acerca de possíveis inflexões ofertadas pela proposta metodológica amplamente conhecida como Cartografia. Procurando cumprir tal intuito, primeiramente explanaremos minimamente de que se trata a perspectiva cartográfica e em que ela difere de outros modos de fazer pesquisa, baseados, sobretudo, pelo impacto epistemológico conduzido por Deleuze & Guattari – propositores desse conceito – no campo da filosofia e que acaba por respingar no que concerne à produção investigativa na área das Ciências Humanas em geral e especialmente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A filosofia de Deleuze a partir da imanência, do acontecimento e do conceito.Carlos Machado - 2023 - Griot 23 (1):28-38.
    Célebre por um tipo de filosofia que se caracteriza pelas linhas de fuga e pela desterritorialização de um pensamento nômade, Deleuze se reconhece como um filósofo sistemático. Como todo sistema, uma filosofia sistemática se define por um conjunto de elementos que se compõem e se alinham de modo a conferir a ele uma coerência. O presente artigo pretende demonstrar como o conjunto da filosofia de Deleuze confere uma organicidade e verosimilhança a seu sistema de pensamento a partir da articulação entre (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Percepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia.Fabio Antonio Gabriel & Ana Lúcia Pereira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022023.
    Este artigo, um recorte de pesquisa de Doutorado, objetiva desvelar as percepções de 208 professores de filosofia do Paraná no sentido de buscar evidenciar quais seriam as especificidades da disciplina de filosofia em relação a outras disciplinas do currículo. Inicialmente, disserta-se sobre a intermitência da disciplina de Filosofia no currículo da Educação Básica, com base em Deleuze e Guattari (2010), os quais demarcam o entendimento da filosofia como criação de conceitos. Em seguida, fundamentado em Rodrigues e Gelamo (2019), entre outros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A Estratégia Institucional do Supremo Tribunal Federal no Processo Legislativo.Fernando Bentes Bentes - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):132.
    A Constituição Federal brasileira fixou um desenho estrutural de competências que permite uma ampla atuação do Supremo Tribunal Federal sobre a vida social e os ramos de governo. No entanto, a análise da teoria institucionalista estratégica sobre os julgados relativos ao processo legislativo federal demonstra que não há um panorama assimétrico entre os departamentos estatais. Na verdade, o jogo entre poderes pode criar cenários conjunturais que libertam decisões baseadas na preferência individual dos julgadores ou que restringem a autonomia da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Entre a Filosofia e a Vida.Denis Domeneghetti Badia & Paula Ramos de Oliveira - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:59-68.
    O presente texto trata das relações que podem existir entre filosofia e vida. Ao lado de uma filosofia do imaginário que procura o reencantamento da cultura escolar pela arte, é possível criar um novo imaginário da filosofia com a instauração de um outro “logos” que se afaste do paradigma clássico e do racionalismo. Michel Onfray, com seu “projeto existencial” e a criação da Universidade Popular, aparece como um exemplo dessa possibilidade que é aqui apresentada.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A estudante E a professora fugitiva... Um encontro necessário.Lisete Bampi & Miriam Telichevesky - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):459-476.
    A palavra-chave é encontro, ou, talvez sua estranha intenção: a impossibilidade de expressar uma experiência que certos modos de classificação, ou uma tradição, impedem de ver o que é. Experiência que resiste ao acabado e inicia um processo de reconhecimento para dar lugar à expressão de seus vazios. Como criar esse percurso que se apodera de singularidades que a constituem? Deparamos-nos com a expressão de um ser em potência: toda vez que se tenta apreendê-lo, ele se deixa unir novamente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Deleuze: Uma filosofia para além da dívida.Milla Benicio - 2015 - Synesis 7 (2):110-118.
    Gilles Deleuze se apropria do conceito nietzschiano de dívida, ou, em alemão, Schuld, em sua dupla dimensão de promessa e culpa, para criar uma filosofia da potência, da pluralidade e dos agenciamentos. Aqui, não apenas o universo conceitual deleuziano é marcado pela demanda de emancipação da dívida, com noções como rizoma, desterritorialização ou corpo sem órgãos: a própria irreverência dessa filosofia investe na descontinuidade e no devir.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 118