Results for 'infância, rostidade, cinema, diferença'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Ao Rosto Do Adulto, o Gesto de Alice Nas Cidades.Victor Anselmo Costa & Kátia Maria Kasper - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-24.
    One scene from Wim Wenders’ film “Alice in the cities” provokes us to think again about childhood. It’s a fresh polaroid snapshot, where we can see the faces of an adult (Phillip Winter) and a child (Alice) blending and mixing. Starting from this image, this paper makes its way through the movie’s plot, reflecting on the power of freedom that arises from an encounter with children and childhood. First, we examine the relationship between Winter and his job as a photo-journalist, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Cinema dos primeiros tempos, inf'ncia e a entrada na linguagem.Adriana Mabel Fresquet & Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-25.
    A partir de imagens de crianças encontradas no cinema dos primeiros tempos, propomos uma reflexão sobre as relações entre a infância e cinema. Segundo Walter Benjamin (2009), tanto a infância quanto o cinema são invenções da modernidade: o conceito de infância como um período importante de formação do sujeito nasce de forma inseparável das tecnologias de produção e reprodução da imagem que nos dão a ver as crianças de uma forma inédita, primeiro na fotografia e depois no cinema. A partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da inf'ncia no cinema e no cotidiano escolar.Alexandrina Monteiro & Valéria Aroeira Garcia - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):133-154.
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar Resumo: Nos livros imagem-movimento e imagem-tempo, Deleuze analisou o cinema a partir de múltiplas variações possíveis, mas privilegia a perspectiva de um pensamento no qual a articulação de imagens e signos está ligada à expressão de significado ou de uma ideia. Nessa perspectiva, o fluxo de expressão de significados entre o encontro de nossas experiências com os filmes A Guerra dos Botões e As Pequenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Imagens em movimento: uma reflexão teórica e metodológica sobre o cinema como fonte histórica.Bárbara Tikami De Lima - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):84-93.
    O presente texto traz uma breve reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que envolvem o uso de imagens, em especial os filmes, como fonte para a pesquisa histórica. Para tanto utilizamos películas diversificadas para explicar a diferença entre drama de época e filme histórico e para elucidar as especificidades de três tipos de filmes que podem ser englobados nesta última classificação: o documentário de compilação, o drama comercial e o drama inovador.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Filosofia e análise cinematográfica.Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos - 2016 - Discurso 46 (2):201-216.
    A relação entre filosofia e cinema está cada vez mais presente nas reflexões dos filósofos contemporâneos. Muitos deles escreveram livros que unem pensamentos filosóficos e análises fílmicas. Em geral, esta interdiscursividade lhes permitiu pôr na berlinda a concepção de imagem pressuposta tanto na filosofia como no cinema. Trata-se de examinar as teorias e a análise que Gilles Deleuze e Jacques Rancière fizeram de Vertigo, de Alfred Hitchcock, para entender a relação que ambos estabeleceram entre filosofia e prática fílmica analítica. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    A literatura fantástica e a influência do imaginário religioso infantil.Vera Lucia Lins Sant’Anna - 2005 - Horizonte 3 (6):59-76.
    No momento em que oposições seculares – tais como real versus imaginário, razão versus mito, inteligível versus sensível, vida mental versus vida material – se encurtam e o poder passa a ser exercido não só pela coerção material, mas também pela dominação simbólica, percebe-se que, cada vez mais, procura-se conciliar razão e imaginário. Entende-se, assim, que a tradição é mantida através dos mitos e das lendas. O que se deseja, realmente, é manter-se o passado dentro do futuro. A sociedade tem, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    é tão estranho a gente sentir que existe”: Inf'ncia no curta-metragem “Alma.Caroline Trapp de Queiroz - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-19.
    This article aims to present a discussion about childhood from the issues raised by the short film entitled Alma, directed, produced and scripted by the filmmaker André Morais. In the work, we experience a day in the life of a girl who lives with her grandmother and who, throughout the plot, weaves questions about her own existence, the senses of life and the dimensions of the relationships we establish with each other. It is discussed in this article, therefore, the power (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A monstruosidade da Vida contempor'nea.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2017 - Synesis 9 (1):165-179.
    Resumo: Os monstros ocupam um lugar de destaque no ambiente da cultura contemporânea, especialmente no cinema. O objetivo desse artigo é compreender os motivos dessa presença marcante. Em primeiro lugar, podemos observar que os monstros indicam os limites morais e epistemológicos da modernidade. Entretanto, os monstros contemporâneos têm se tornado mais sutis, interiorizando-se ou espiritualizando-se. Podemos notar, então, que eles passaram a representar a potência humana para assumir qualquer vida efetiva – ou a liberdade, entendida como pura indeterminação. Por meio (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  38
    A Etnografia e o Campo Dos Novos Estudos Sociais Das Inf'ncias.Patrícia Maria Uchôa Simões, Douglas Vasconcelos Barbosa & Milene Morais Ferreira - 2023 - Childhood and Philosophy 19.
    O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura teórico-conceitual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Educação infantil na rede pública de Salvador e as relações de gênero: escrevivência quanto à resistência docente e à formação da criança como sujeito.Amanaiara Conceição De Santana Miranda - 2019 - Odeere 4 (7):134.
    Este resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política. Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, como afirma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Qual Foi a Última Coisa Que Fizemos Pela Primeira Vez?Maria Cristina Marques - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Esses escritos compartilham experiências de entrada em campo etnográfico com pesquisas com crianças ciganas do acampamento Mathias, no município de Quissamã, estado do Rio de Janeiro. O estudo, ainda em andamento, se justifica pela urgência em respeitar o povo cigano e compreender suas demandas. Pretendemos também, como nossa pesquisa e através de nossa fotoetnografia miúda, ampliar espaços nos chamados Estudos das Infância. Urge que os grupos ciganos sejam vistos pelos seus valores, seus modos de vida e suas narrativas, incluindo as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Cidades, imagens, olhares da inf'ncia.Alexandre Fernandez Vaz - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40249.
    O trabalho se ocupa da infância como expressão estética em dois filmes do alemão Wim Wenders, Alice nas cidades e Lisbon Story. Para isso procura construir um jogo entre ambos, em que cada uma das obras aparece simultaneamente como testemunho histórico e síntese de questões que dizem respeito à existência e às próprias possibilidades do cinema. Comparecem, portanto, o amor, a amizade, a memória, a reelaboração do passado, as cidades, o progresso e a regressão, bem como as técnicas de captação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da pós-graduação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze.Veronica Miranda Damasceno - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    Este artigo visa introduzir a noção de dramatização em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada, mas dramatizada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Deleuze e a imagem: um problema estético.Danilo Bilate - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (3):153-170.
    Resumo: Este artigo busca investigar possíveis significações da palavra “imagem”, que se depreendam dos textos de Deleuze sobre as artes, através de uma pesquisa filológica que respeita a cronologia de suas obras. Essa noção de imagem, fundamental para a Estética, aparece em seus comentários sobre Proust, o cinema, Bacon e Beckett, principalmente, seja com o uso do termo “imagem”, seja com os termos “signo” e “ideia”, àquele correlatos. Assim, verifica-se um vácuo na década de 70, de modo que, se a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Platão e os irmãos Wachowski.Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:25-28.
    Mais de duas décadas após o seu lançamento, em 1999, o primeiro filme da trilogia Matrix tem neste segundo ano da pandemia do coronavírus uma atualidade atordoante. Em muitos aspectos, a humanidade vive dias muito próximos do enredo surreal descrito nos três filmes, que revi recentemente provavelmente pela décima vez. A diferença é que a realidade sombria vivida por bilhões de pessoas nos quatro cantos da Terra desde março de 2020 não tem uma versão amena como a existente dentro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze.Veronica Miranda Damasceno - 2011 - Doispontos 8 (2).
    Este artigo visa introduzir a noção de dramatização em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada , mas dramatizada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  7
    Do Presencial Para o Virtual: A Implantação Do Ambiente Virtual de Aprendizagem Do Primeira Inf'ncia Melhor (Pim).Cristiane Kessler de Oliveira, Karine Isis Bernardes Verch & Carolina de Vasconcellos Drügg - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo é um relato de experiência do processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, implantada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Entre as atribuições do Governo do Estado está a formação das equipes em mais de 200 municípios. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavirus, a política deixou de realizar formações presenciais e, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Os “Despropósitos” da Inf'ncia Na Poesia de Manoel de Barros.Rodrigo da Costa Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Este ensaio apresenta representações metafóricas da infância na poética de Manoel de Barros (1916-2014) além de falar das relações da obra com a ilustração, do caráter autorreflexivo da poesia, da estética do fragmentário e das encenações do sujeito lírico. Como corpus de análise para essa leitura serão utilizados os livros Exercícios de ser criança (1999), Memórias Inventadas (2008) e Menino do mato (2010), além de outros textos do conjunto da obra do poeta pantaneiro.Palavras-chave: Poesia. Memória. Iinfância. Manoel de Barros.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:26-28.
    A espremer sonhos em palavras, o escritor angolano Ondjaki tem desenvolvido uma escrita potente que resulta em títulos para infância de forte carga literária. Dos seus títulos publicados no Brasil destacamos O leão e coelho Saltitão (2009), Ynari, a menina das cinco tranças (2010), O vôo do golfinho (2012) e Ombela, a origem das chuvas (2014a), narrativas curtas que pela sua interlocução com a ilustração podem ser manuseados e lidos pelos pequenos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Era uma vez...de Benjamin Lacombe.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 1:33-36.
    Era uma vez..., de Benjamin Lacombe, é um livro que é arte pura, magistralmente sedutor pela sua arquitetura física e imagens insólitas. Um livro pop-up, com personagens dos contos clássicos para infância (Polegarzinha, Pinóquio, Madame Butterfly, Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, O Barba Azul, A Bela Adormecida e Peter Pan), que desfilam pelas páginas em dobraduras em três dimensões. Talvez Madama Butterfly se distancie das narrativas feéricas, mas por certo, Lacombe a introduziu com perfeição na sua insólita construção.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Introduction: The Hyperreal Theme in 1990s American Cinema Chapter 1. Back to the Future as Baudrillardian Parable Chapter 2. The Alien films and Baudrillard's Phases of Simulation Chapter 3. The Hyperrealization of Arnold Schwarzenegger Chapter 4. Oliver Stone's Hyperreal Period Chapter 5. Bill Clinton Goes to the Movies Chapter 6. Tarantino's Pulp Fiction and Baudrillard's Perfect Crime Chapter 7. Recursive Self-Reflection in The Player Chapter 8. Baudrillard, The Matrix, and the "Real 1999" Chapter 9. Reality. [REVIEW]Television: The Truman Show Chapter 10Recombinant Reality in Jurassic Park Chapter 11. The Brad Versus Tyler in Fight Club Chapter 12. Shakespeare in the Longs Chapter 13. Ambiguous Origins in Star Wars Episode I.: The Phantom Menace Chapter 14. Looking for the Real: Schindler'S. List, Saving Private Ryan & Titanic Chapter 15. That'S. Cryotainment! Postmortem Cinema in the Long S. - 2015 - In Randy Laist (ed.), Cinema of simulation: hyperreal Hollywood in the long 1990s. New York: Bloomsbury Academic, an imprint of Bloomsbury Publishing.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Cinema's Vital Histories: Wabi-Cinema, Forces and the Aesthetics of Resistance.Philip Martin - 2017 - Film-Philosophy 21 (3):349-370.
    Many films, both narrative and documentary, explore the relationship between history and politics or ethics. This may be accomplished when fictional narrative films enact ethical arguments regarding history in cinematic form, when documentary films explicitly seek to uncover lost histories of political oppression, or films may experientially and aesthetically stage ethical experience with respect to historical meanings and contexts. There are some cases where such ethical-historical experience is explored through the specific aesthetic form of the film in relation to its (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Thinking through Cinema.Thomas E. Wartenberg & Murray S. Smith - 2008 - Oxford, UK: Blackwell.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  12
    Della croyance al cinema: a partire da Gilles Deleuze.Patrizia Fantozzi - 2023 - Milano: Mimesis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  35
    Film language: a semiotics of the cinema.Christian Metz - 1974 - Chicago: University of Chicago Press.
    A pioneer in the field, Christian Metz applies insights of structural linguistics to the language of film. "The semiology of film . . . can be held to date from the publication in 1964 of the famous essay by Christian Metz, 'Le cinema: langue ou langage?'"--Geoffrey Nowell-Smith, Times Literary Supplement "Modern film theory begins with Metz."--Constance Penley, coeditor of Camera Obscura "Any consideration of semiology in relation to the particular field signifying practice of film passes inevitably through a reference to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   19 citations  
  29.  6
    L'image-mouvement: cinéma 1.Gilles Deleuze - 1983 - Les Editions de Minuit.
    À quelles conditions peut-on, dans un discours réel, utiliser un énoncé comme argument en faveur d’un autre? La réponse semble aller de soi, au moins si l’on assimile l’argumentation à une espèce de raisonnement - peut-être lâche et flou, mais analogue en son fond à la démonstration étudiée par les logiciens. Dans ce cas, l’enchaînement des énoncés se fonde sur les informations qu’ils véhiculent, sur ce qu’ils disent de la réalité. C’est justement l’inverse que veut montrer la théorie des échelles (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   18 citations  
  30.  12
    A potência do educar: coisa singular, diferença e democracia em Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240077.
    The concept of the singular thing and its ethical-political footprints, in Spinoza’s philosophy, guide the following text, which proposes to think together education and civility. With the Dutch philosopher, we learn that union and conflict are not contradictory terms, neither ethically nor politically; framing, therefore, an educational field of action poses the question of democracy as the foundation of a daily fight against fear and servitude. Thus, dealing with destruction - which is not in singular beings but arises in encounters (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  10
    Science and Cinema.Janina Wellmann - 2011 - Science in Context 24 (3):311-328.
    This issue ofScience in Contextis dedicated to the question of whether there was a “cinematographic turn” in the sciences around the beginning of the twentieth century. In 1895, the Lumière brothers presented their projection apparatus to the Parisian public for the first time. In 1897, the Scottish medical doctor John McIntyre filmed the movement of a frog's leg; in Vienna, in 1898, Ludwig Braun made film recordings of the contractions of a living dog's heart (cf. Cartwright 1992); in 1904, Lucien (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  32. Desired Machines: Cinema and the World in Its Own Image.Jimena Canales - 2011 - Science in Context 24 (3):329-359.
    ArgumentIn 1895 when the Lumière brothers unveiled their cinematographic camera, many scientists were elated. Scientists hoped that the machine would fulfill a desire that had driven research for nearly half a century: that of capturing the world in its own image. But their elation was surprisingly short-lived, and many researchers quickly distanced themselves from the new medium. The cinematographic camera was soon split into two machines, one for recording and one for projecting, enabling it to further escape from the laboratory. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  33.  19
    Shadow Philosophy: Plato’s Cave and Cinema.Nathan Andersen - 2014 - New York: Routledge.
    Shadow Philosophy: Plato’s Cave and Cinema is an accessible and exciting new contribution to film-philosophy, which shows that to take film seriously is also to engage with the fundamental questions of philosophy. Nathan Andersen brings Stanley Kubrick’s film A Clockwork Orange into philosophical conversation with Plato’s Republic , comparing their contributions to themes such as the nature of experience and meaning, the character of justice, the contrast between appearance and reality, the importance of art, and the impact of images. At (...)
  34.  3
    The rhetoric of love and self-narrativesin the cinema image: A Peircean approach.Yunhee Lee & Jongseok Soh - 2016 - Semiotica 2016 (213):197-211.
    Name der Zeitschrift: Semiotica Jahrgang: 2016 Heft: 213 Seiten: 197-211.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  5
    Existentialism and contemporary cinema: a Sartrean perspective.Jean-Pierre Boulé & Enda McCaffrey (eds.) - 2011 - New York: Berghahn Books.
    At the heart of this volume is the assertion that Sartrean existentialism, most prominent in the 1940s, particularly in France, is still relevant as a way of ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36. Introduction: Enjoying the Cinema.Todd Mcgowan - 2007 - International Journal of Žižek Studies 1 (3).
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  37.  29
    Apuntes Para Una Representación Político-Escolar de la Infancia En El Chile Del Siglo XIX.Juan Pablo Alvarez Coronado & Felipe Roco Zúñiga - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-20.
    In this paper, we propose to investigate one common adult representation of childhood that will serve both to reflect on and to problematize current and varied representations. As such, our object of study will always be a representation and not a substantialist definition. We propose to analyze the adult concept “child” from a critical perspective by reviewing it through a historical lens—that is, as it is expressed in the political and educational world of 19th century Chile, which, in turn, we (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Realism and the Cinema: Notes on Some Brechtian Theses'(excerpted).Colin MacCabe - 1993 - In Antony Easthope (ed.), Contemporary film theory. New York: Longman.
  39. Classical Hollywood cinema: Narrational principles and procedures.David Bordwell - 1986 - In Philip Rosen (ed.), Narrative, apparatus, ideology: a film theory reader. New York: Columbia University Press. pp. 17--34.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. The end of cinema : multimedia and technological Change.Anne Friedberg - 2010 - In Marc Furstenau (ed.), The film theory reader: debates and arguments. New York: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  16
    La infancia en filosofía, historia y estética del cine latinoamericano en el siglo XX.Julián Andrés Amado Becerra & Jairo Gutiérrez Avendaño - 2022 - Revista Disertaciones 11 (1):73-92.
    El objetivo de este texto es una aproximación teórica de la infancia en las principales concepciones de la filosofía occidental, la nueva historia social de la infancia en el continente y las principales poéticas estéticas del cine latinoamericano durante la segunda mitad del siglo XX. Para este propósito se analizan las nociones de la infancia desde trabajos con un enfoque histórico-hermenéutico, de análisis crítico de discurso y evaluación de las nociones con base en los aportes de los campos teóricos abordados. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Dreams of Modernity: Psychoanalysis, Literature, Cinema.Laura Marcus - 2014 - Cambridge University Press.
    Laura Marcus is one of the leading literary critics of modernist literature and culture. Dreams of Modernity: Psychoanalysis, Literature, Cinema covers the period from around 1880 to 1930, when modernity as a form of social and cultural life fed into the beginnings of modernism as a cultural form. Railways, cinema, psychoanalysis and the literature of detection - and their impact on modern sensibility - are four of the chief subjects explored. Marcus also stresses the creativity of modernist women writers, including (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  4
    O Arcaísmo da Substancialidade No Escrito da Diferença de Hegel.Luiz Filipe da Silva Oliveira - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (156):729-747.
    ABSTRACT The aim of this paper is to demonstrate that one of the reasons for Hegel’s failure in consummating the project of “construct the absolute for consciousness” presented in 1801 in his Writing on Difference consisted in the patent mismatch between the negativity to which the determinations of finitude would be submitted and the conception of the absolute still substantially thought. Precisely, what we call here the archaism of substantiality would set the tone of this mismatch that still entailed the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. The semiology of the cinema.Peter Wollen - 2010 - In Marc Furstenau (ed.), The film theory reader: debates and arguments. New York: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Juguetes, infancia y educación filosófica.Ciprian Vălcan & Miguel Ángel Gómez Mendoza - 2023 - Revista Disertaciones 12 (2):139-149.
    Nadie ha logrado explicarme de manera convincente por qué a los soldados de plástico de mi infancia todo el mundo los llamaba "indios". Algunos me dijeron que las figuras que representaban a los indios debían haber sido las más numerosas y populares desde el comienzo y que, por esta razón, el término que los designaba se había extendido a toda esta clase de juguetes. Otros propusieron la hipótesis de que el nombre en cuestión había adquirido tanta aceptación debido a que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    The essence of cinema?Noël Carroll - 1998 - Philosophical Studies 89 (2-3):323-330.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  47.  5
    Kolkata turning: Contemporary urban Bengali cinema, popular cultures and the politics of change.Brinda Bose & Prasanta Chakravarty - 2012 - Thesis Eleven 113 (1):129-140.
    This article tries to explore the shifts in contemporary urban Bengali cinema and map and historicize the main trends in relation to changes in the political fortunes of the city. In this context, the article tentatively wishes to accomplish two things: one, to show the main trends in urban Bengali film-making, post-1990s; and two, to read closely two recent Bengali films, in a search for ways of mapping this newness. The article first identifies three new possibilities in Bengali cinema: first, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Existentialism and contemporary cinema: a Beauvoirian perspective.Jean-Pierre Boulé & Ursula Tidd (eds.) - 2012 - New York: Berghahn Books.
    This book is an attempt to redress this balance and reopen the dialogue between Beauvoir's writings and film studies.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. Deleuze e o Eterno Retorno da Diferença.Ovídio De Abreu - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    Estudos sobre a abordagem da história da filosofia por Deleuze ainda serão bem vindos: pesquisas sobre a sua maneira de remontar dos conceitos aos problemas que lhes dão sentido, de indissociar-se dos pensadores que estuda de modo a produzir um campo de intensidades, uma região de indiscernibilidades, lá onde ele próprio, Deleuze, pode criar com eles, retomando, prologando e renovando o pensamento. O objetivo desse texto define-se como a incursão por essa zona de indiscernibilidades e tem em vista um problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe.Claudia Amigo - 2013 - Aisthesis 54:243-254.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000