Results for ' sensação'

51 found
Order:
  1.  8
    Sensação inerte e sensação ativa em Diderot.Clara Castro - 2022 - Discurso 52 (1):102-123.
    Este artigo pretende estudar quatro princípios do movimento da matéria (força viva, força morta, força íntima da molécula e força vital) que aparecem no Sonho de d’Alembert (1769), nos Princípios filosóficos sobre a matéria e o movimento (1770) e nos Elementos de fisiologia (1782) de Diderot. Com tal estudo, gostaríamos de mostrar a possibilidade daquilo que chamamos de sensação inerte e de sensação ativa, com base num quinto princípio: a força neural. Nossa hipótese é que o raciocínio que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Razão E sensação em teeteto 201 D -202 C.Anderson De Paula Borges - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (1):13-47.
    The aim of this paper is to make a brief discussion about three aspects that characterize the Socrates's Dream in the Theaetetus . First, I comment the function of the Dream in the context of the third definition of knowledge. Them I move on the text and examine some questions concerning the notion of logos in 201 d -202 c . In the last section I discuss the problem of perception of the stoicheia . At this point I refuse the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Resenha de Razão e Sensação em Aristóteles. [REVIEW]Lucas Angioni - 1998 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 8:189-201.
  5. Ensaio de composição: entre o conceito e a sensação em literatura e arte modernas.Márcio Pizarro Noronha - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não-representativas em Bacon e Deleuze.Cíntia Vieira da Silva - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente anti-representativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Potência da aparência. Um estudo sobre o prazer ea sensação nos Diálogos de Platão.Francisco Bravo - 2013 - Journal of Ancient Philosophy 7 (1):104 - 118.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Türcke, Christoph. Sociedade excitada: Filosofia da sensação. Tradução: Antonio A.S. Zuin... [Et al.]. Campinas: Ed. unicamp, 2010, 323 P. [REVIEW]Patrícia da Silva Santos - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1).
    “O mito já é esclarecimento e o esclarecimento acaba por reverter à mitologia”: a famosa e central tese da Dialética do Esclarecimento dotou o que designamos Teoria Crítica de uma especificidade única. Os engendramentos desse entroncamento provocaram guinadas teóricas bastante complexas, que passam não somente pela perspectiva de que o fetichismo pertence a um período muito anterior ao capitalismo, mas também pela ideia de que a dominação social se relaciona estreitamente à dominação da natureza (tanto interna, como externa).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Consciência e discernimento sensíveis: o sentido comum em Tomás de Aquino.Markos Klemz Guerrero - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Além dos cinco sentidos externos tradicionais, Tomás de Aquino cataloga como potências sensíveis uma variedade de sentidos internos. Dentre os sentidos internos, o sentido comum apresenta um interesse especial, na medida em que sua operação parece ser indissociável do sentir em geral. As operações típicas do sentido comum são perceber que se sente e discriminar objetos sensíveis de sentidos externos diferentes. Em virtude dessas duas operações, ele é fonte de consciência sensível e integra numa mesma unidade as informações advindas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  30
    Óptica. Euclides - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):893-936.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  10
    Direitos.... bem viver, desenvolvimento, espaço urbano e identidade sociopolítica - processos de transformação e produção de vida.Andreia Rosalina Silva - 2023 - Odeere 8 (3):29-43.
    O presente artigo tem origem em pesquisa de doutorado[1] sobre a presença de Quilombolas na Pós-graduação em quatro universidades públicas do Brasil – duas do Centro-oeste e duas do Nordeste, tendo em vista as considerações de seus interlocutores a respeito da luta por cidadania e afirmação de direitos - ao território, seu bem estar e à cidade/universidade. A partir da discussão sobre concepções como pertencimento, bem viver, cidade cognitiva e educação, o artigo traz à reflexão o contexto urbano marcado por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    Russell's Theory of Judgment in Logical Atomism.Guy Stock - 1972 - Revista Portuguesa de Filosofia 28 (4):458 - 489.
    A intenção deste artigo é primàriamente exegética. Não pretende chegar a conclusães filosóficas substanciais nem fazer uma apreciação crítica. Pretende simplesmente esclarecer a versão de Russell quanto ao atomismo lógico, apresentando a sua teoria do juízo empírico num contexto histórico. A maior parte dos comentários contemporâneos falham neste ponto; contudo, afigura-se impossível compreender perfeitamente a teoria de Russell aeerca do conhecimento, bem como a Teoria das Descrições, como parte integrante daquela teoria, se não for encarada como uma tentativa para evitar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da pós-graduação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Juventude, Obsolescência e Autoritarismo.Geraldo Freire de Lima - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    A modernidade, de forma generalizada, nos legou uma concepção de progresso, herdeiro do conceito cristão de esperança, que abriu espaço para um discurso sobre o futuro em detrimento às insígnias do passado. No Ocidente, tal discurso, junto a processos sociais objetivos, como o domínio da sociedade de mercado burguesa, decompôs o saber em conhecimento (tecnocientífico) e sabedoria de vida (moral), questionando e desautorizando saberes ancestrais juntamente com aqueles que os possuíam, os sujeitos mais velhos, promovendo o aparecimento de novas formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    O entre-lugar de Ponciá Vicêncio: O vazio como resistência.Roberta de Araújo Lantyer Duarte - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):182-201.
    Este artigo discute a imagem do vazio da personagem Ponciá Vicêncio no romance de mesmo nome, escrito por Conceição Evaristo. A sensação de vazio da personagem será pensada como resistência a partir da ideia de banzo, um estado em que o tempo do sujeito não é o tempo opressor da sociedade capitalista. Além disso, na narrativa, esse estado de alma permite a rememoração das dores e lutas dos antepassados de Ponciá – pensados a partir do personagem Vô Vicêncio. Por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Um vazio paradoxal? Entre pascal e a psicanálise.Abel dos Santos Beserra - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:191-219.
    O presente artigo procura desvelar como Pascal e a abordagem psicanalítica, em sua vertente freudiana e lacaniana, pensaram a experiência de um ser humano finito diante de uma situação paradoxal. Com efeito, as propostas da psicanálise e de Pascal, embora separadas por mais ou menos dois séculos, apresentam pontos comuns que talvez ajudem a elucidar suas próprias posições. Nesse cenário, a hipótese que discutimos a seguir é a de que tanto Pascal quanto a psicanálise tecem suas categorias a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Il gusto alimenta l'eros // The taste feeds eros.Rosalia Cavalieri - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):23-37.
    Como é sabido, comida e eros são duas fontes de prazer, indissociavelmente ligadas. Não é uma coincidência que o termo ‘apetite’ denota tanto a sensação que acompanha a necessidade de se alimentar, como, em geral, a tendência natural para satisfazer os desejos físicos e especialmente sexuais. Os prazeres do paladar, bem como os sexuais, estão em grande parte relacionados com multissensorialidade que os perpassa. São, portanto, experiências totalizantes, prazeres difusos que satisfazem todos os nossos sentidos, contribuindo de modo nada (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    A crítica do jovem Leibniz ao materialismo hobbesiano a partir do conceito de conatus.Celi Hirata - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:65-87.
    Neste artigo, pretende-se indicar como o jovem Leibniz, em textos do início da década de 1670, como no Theoria Motusi e nas correspondências a Johann Friedrich e a Hobbes, apropria-se do conceito de conatus e da teoria da sensação de Hobbes para defender a existência de mentes incorpóreas, seres verdadeiramente indivisíveis, em oposição à redução hobbesiana da realidade a corpos e seus movimentos. Ademais, uma vez que a essência do corpo reside no movimento e não na extensão — como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    A metamorfose das ideias: os sentidos das impressões em Hume.Guilherme Müller Junior - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):253-269.
    O cerne da problemática empirista de Hume está na questão do estatuto da experiência. Esse conceito se desdobra, em sua filosofia, nas distinções que ele faz entre as diferentes impressões, entre os diferentes processos originários de ideias. Sejam elas simples ou complexas, de sensação ou de reflexão, cada impressão produz uma determinada ideia. Cada impressão, portanto, corresponde a um processo específico de produção das ideias. O presente artigo tem como propósito investigar o estatuto das impressões em Hume, bem como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Riqueza, imagem E expectativa na filosofia de Thomas Hobbes.Álvaro Lazzarotto - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:297-315.
    Para elaborar sua filosofia civil, Thomas Hobbes preliminarmente se dedicou ao exame daquilo que constitui a república: o homem. Em sua análise da dinâmica afetivo-cognitiva humana, tecida a partir dos conceitos de sensação, imagem, linguagem e paixão, o conceito de imaginação é apresentado como um resíduo da experiência sensível no corpo. Como tal, uma imagem estará sujeita a se eclipsar sob a luz de imagens mais fortes ou mais recentes, que podem apagá-la da mente tomando o seu lugar. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  32
    Psychogenic amnesia: implications for diachronic sense of self.Beatriz Sorrentino Marques - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):129.
    Tradicionalmente, a questão da identidade pessoal é considerada a questão a respeito ao que faz uma pessoa ser a mesma ao longo do tempo. Recentemente, porém, atenção à experiência fenomênica trouxe uma nova perspectiva ao debate. À luz dessa mudança de perspectiva, Klein sugere que indivíduos com amnésia episódica retrógrada retêm uma noção de quem são, além de terem senso de continuidade. Ele, portanto, argumenta que a memória episódica não é necessária para se ter sensação de si mesmo diacrônica. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Pensar Com a Arte.Diego Marques - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O propósito deste artigo é o de pensar sobre uma estética a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trata-se de uma estética da imanência, ou seja, a filosofia deve pensar com a arte e não sobre a arte. Nesse sentido, em um primeiro momento, discutiremos como a filosofia inventa conceitos, em seguida, detalharemos o conceito de bloco de sensações como produto do encontro da filosofia com a arte. Por fim, assumiremos a hipótese de que o conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    Euclides e a geometria do raio visual.Guilherme Rodrigues Neto - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):873-892.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Depuração dos sentidos e ascese no Livro VI do Diálogo sobre a música de Santo Agostinho.Nilo César Batista Silva - 2020 - Sofia 8 (2):145-157.
    RESUMO: o artigo visa propor uma breve reflexão sobre a doutrina das sensações em Santo Agostinho, a partir do Diálogo sobre a música. O De musicaé considerado um grande projeto agostiniano no âmbito das artes liberais resultante de seu magistério de retórica durante sua estadia em Milão. Nele podemos identificar elementos importantes para se pensar uma ‘estética’ agostiniana, com bases nas estruturas mentis neoplatónicas, cujo enfoque maior se dá no carácter ascensional da alma e seus sentidos. Na concepção neoplatónica assumida (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Tempestade em copo d'água.Marilena Soneghet - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:15-17.
    Nuvens baixas, pesadas, sombrias vestem o dia de melancolia... mas nem sempre está no céu que nos cobre a iminência de um temporal - por vezes está numa sensação, num presságio, numa angústia sem nome - ou que traz todos os nomes: inquietação, esgotamento, ansiedade, impotência, desolação, saudades que se enredam no poente do inesquecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  41
    The seven degrees of activity of the human soul in Saint Augustine’s "de Quantitate Animae".Sérgio Ricardo Strefling - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):179-200.
    A alma é, sem dúvida, um dos problemas que mais interessou a Santo Agostinho; ele a define como uma substância partícipe da razão adequada ao governo de um corpo. A alma não tem quantidade corporal, contudo, é uma coisa grande. Este estudo pretende refletir sobre os sete graus de atividade da alma, os quais o autor apresenta na sua obra De quantitate animae. São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    The role of sensation in knowledge according to Heraclitus: first part: direct use of sensation.Celso Oliveira Vieira - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:41-50.
    Dividido em duas partes o artigo tem o objetivo de determinar qual a função das sensações no processo de conhecimento prescrito por Heráclito. Essa primeira parte é dedicada ao uso direto dos sentidos, aquele sem nenhum tipo de mediação entre a coisa percebida e quem a percebe. Após o exame de fragmentos abordando principalmente os sentidos do olfato, paladar e tato são encontrados os requisitos para obtenção de uma sensação direta apropriada. Tudo começa na coisa percebida que para ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Tecnociências: as vertigens na experiência e no experimento.Débora Aymoré - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    Resenha da obra: Bensaude-Vincent, Bernadette (2009). As vertigens da tecnociência: moldar o mundo átomo por átomo. Tradução José Luiz Cazarotto. São Paulo: Idéias & Letras, 2013, 255p. Nosso mundo está materialmente se desfazendo em uma aceleração talvez nunca antes experimentada. Neste momento em que os limites entre as experiências e os experimentos parecem cada vez mais tênues, trata-se de pressentir (ou mesmo sentir) uma sensação de vertigem que, na sintomatologia, pode estar relacionada à labirintite, à enxaqueca ou à cinetose; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A estudante E a professora fugitiva... Um encontro necessário.Lisete Bampi & Miriam Telichevesky - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):459-476.
    A palavra-chave é encontro, ou, talvez sua estranha intenção: a impossibilidade de expressar uma experiência que certos modos de classificação, ou uma tradição, impedem de ver o que é. Experiência que resiste ao acabado e inicia um processo de reconhecimento para dar lugar à expressão de seus vazios. Como criar esse percurso que se apodera de singularidades que a constituem? Deparamos-nos com a expressão de um ser em potência: toda vez que se tenta apreendê-lo, ele se deixa unir novamente por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Science and Kantian critical project.Eduardo Salles de Oliveira Barra - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Uma filosofia da percepção em Platão.Hugo Filgueiras de Araújo - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:109-114.
    O presente trabalho defende, na filosofia platônica, a hipótese das Formas tem como escopo explicar os sensíveis e a sensibilidade, e não rechaçá-los, como fora pregado pela tradição. No Teeteto , Sócrates chega a analisar exaustivamente a possibilidade de a sensação ser encarada como conhecimento; no Fédon , no argumento da reminiscência, o mestre admite que para haver aprendizado/recordação é necessário que haja duas experiências cognitivas correlatas e mutuamente necessárias: a percepção sensível ( aísthesis ) que suscita a anamnese (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Somos todos canibais: antropofagia, corpo e educação sensível.Analwik Tatielle Pereira De Lima - 2019 - São Paulo: LiberArs.
    Este livro apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que, ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, criando e recriando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Pierre boulez-Gilles Deleuze: Ideas para Una lógica de la sensación sonora.Ricardo Espinoza-Lolas & Boris Alvarado - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):413-428.
    RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma "lógica da sensação visual" em que o conceito de "Figura" fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Philosophy of science and scientific controversy: a variety of physical conceptions and of philosophical interpretations of quantum physics.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    O comum do paradoxo: notas sobre a produção de vínculos em comunicações mediadas.Camila Mozzini - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):02-14.
    O presente escrito busca, a partir da sensação de luto descrita por um rapaz frente à desativação do perfil em rede social de sua companheira, esmiuçar o território das materialidades corpóreas, dos vínculos e dos comuns em jogo nas atuais comunicações mediadas digitalmente. Como é possível que nos afetemos por presenças que não mais se restringem ao toque da pele? A partir desta questão, pretende-se acompanhar cartograficamente algumas pistas que possam visibilizar dos processos de produção de afetos que perpassam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Platão, Protágoras e o homem-medida.Alonso Tordesillas - 2009 - Dissertatio 29:11-42.
    No Teeteto, Platão continua apresentando em conjunto a doutrina do homem medida de Protágoras com a doutrina de Heráclito. Assim, na apresentação de Platão, a doutrina do homem medida parece estar ligadaàs sensações e à sua relação com o particular. Ao retornar a uma doutrina da percepção e da sensação, Platão está tentando separar a doutrina de Protágoras de suas bases linguísticas e de sua importância política. Ainda, ele reconhece que esta doutrina necessita de algumas correções. A versão corrigida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. Processamento Preditivo: uma introdução à proposta de unificação da cognição humana.Maria Luiza Iennaco, Thales Maia & Paulo Sayeg - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (3):425-452.
    O presente artigo objetiva fornecer uma apresentação crítica, compreensiva e inédita na língua portuguesa do Processamento Preditivo (PP) – um esquema teórico para a compreensão da cognição que propõe uma inversão de nosso entendimento padrão da ação, percepção, sensação e sua relação. Aqui, nosso objetivo primário será introduzir os principais conceitos e ideias do PP, tratando-o como um modelo moderadamente corporificado de cognição e analisando suas credenciais como uma proposta teórica unificadora. Para tanto, partiremos de uma contextualização histórica de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Uma leitura do desejo do corpo e da alma no Filebo e no Banquete de Platão.Juliano Paccos Caram & Leandro Lunkes - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):211-223.
    O objetivo deste artigo consiste em propor uma leitura acerca da necessária relação entre corpo e alma na elaboração do desejo, tal como exposto em obras como o Filebo e o Banquete de Platão. Na medida em que esses textos versam, dentre seus assuntos principais e de modo mais específico, sobre temas como o prazer e o amor respectivamente, ambos discutem o componente do desejo na gênese tanto da sensação prazerosa, quanto na afecção amorosa. Assim, o que se pretende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Solidão como consequência do Caos em Francis Bacon e Nietzsche | Loneliness as a consequence of Chaos in Francis Bacon and Nietzsche.Micael Rosa Silva - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Deleuze, em Francis Bacon – Lógica da sensação, destaca três elementos pictóricos como características fundamentais das pinturas de Bacon: a estrutura material, a figura e o contorno que isola a figura. Esses elementos revelam que o tema do pintor é o sofrimento do homem moderno, sozinho em seu quarto. Sofrimento entendido como o tormento interior de um corpo imerso no caos, em um universo sem sentido. O artista exprime o “corpo vivido” em meio ao desmoronamento da ordem das coisas. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Um Novo Status Ontológico da Responsabilidade.Leonardo Nunes Camargo - 2024 - Dissertatio 58:115-135.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar o novo status ontológico e fenomenológico daresponsabilidade a partir de uma releitura do animal na obra de Hans Jonas. Neste trabalho,sustentamos que a responsabilidade deve ser entendida como um degrau presente na escala dofenômeno vida. Por ser uma escala que acumula, conserva e compartilha as características de outrosseres, nos parece possível afirmar que a responsabilidade, mesmo que em estado latente, deve estargerminalmente prefigurada em outros seres vivos. Nosso problema de pesquisa coloca o seguintequestionamento: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Estresse ocupacional e bem-estar.Paulo Eduardo Benzoni & Andréa Richinho Silveira Cruz - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:262-272.
    O estresse percebido afeta diretamente a sensação de bem-estar e sabe-se que o trabalho é uma das principais fontes de estresse. Neste artigo, objetivou-se analisar a percepção de estresse e bem-estar entre trabalhadores da cidade de Franca (SP) em comparação com o restante do Brasil. Participaram 291 trabalhadores, sendo 110 de Franca (Grupo Franca – GF) e 181 do restante do Brasil (Grupo Brasil – GB). Do total amostral, a maioria foi de mulheres (67,4%) em idade economicamente ativa (75,6%), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Hobbes sensualista: uma leitura diderotiana da Natureza humana.Clara Carnicero de Castro - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O sensualismo é comumente atribuído a Condillac. O tratado sobre a Natureza humana (1650) de Hobbes traz, porém, um século antes do Tratado das sensações (1754) de Condillac, as marcas mais características dessa corrente filosófica: o desenvolvimento das faculdades e das operações mentais unicamente por meio das sensações, de modo que todo pensamento seja algum tipo de modificação da sensação. A Natureza humana foi traduzida para o francês por d'Holbach em 1772, proporcionando uma sorte de revelação hobbesiana em Diderot. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
    SÍNTESE - Toda antropologia agostiniana gira em torno do problema da busca da felicidade do homem, que só será alcançada em Deus – a verdade. Assim sendo, o problema do homem converte-se na busca da verdade. Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência. Além disso há um quarto grau – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga.Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues & João Pereira Matos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019026.
    Neste texto pretendemos explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidenciamos a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que nos chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: A metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Partimos, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari enquanto estado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    The message, the messenger, and the translator: on the Portuguese translation of Sidereus nuncius.Paulo Tadeu da Silva - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  35
    Flash Aesthesis: a neurophilosophy of aesthetic experience.Ronaldo Bispo - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):113-142.
    Following text places in dialogue or applies to a certain conception of aesthetic experience a vast set of experimental evidences extracted from the inquiry of other mental phenomena, in particular the subjective experience of emotions and feelings. Comimg from António Damásio the beam master, the skeleton, the base, the structure of all my argument. My main hypothesis is that certain objects and situations activate cerebral dispositional hyper-spaces associated to the ocurrence of phenomena like sensation of beauty, pleasure and joy. I (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  34
    Flash Aesthesis: uma neurofilosofia da experiência estética.Ronaldo Bispo - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):113-142.
    O texto a seguir apresenta em diálogo ou aplica a uma certa concepção de experiência estética um amplo conjunto de evidências experimentais retirado da investigação de outros fenômenos mentais, em particular a experiência subjetiva de emoções e sentimentos. Provém de António Damásio a viga mestra, o esqueleto, a base, a estrutura de toda a minha argumentação. Minha principal hipótese é a de que certos objetos e situações ativam hiper-espaços dispositivos cerebrais associados à ocorrência de fenômenos como sensação de beleza, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    A Dor Do Ponto de Vista Clínico.Noéli Boscato & Gabriela Garcia Torino - forthcoming - Dissertatio:16-32.
    A dor do ponto de vista clínico é definida como estímulo e resposta a partir de fenômeno biológicos complexos e subjetivos nas dimensões sensorial-discriminativa, afetivo-motivacional e cognitivo-avaliativo. Sua definição tem sido um desafio ao longo da história, desde a sua percepção como uma experiência espiritual e mística nos primórdios tempos, até o seu entendimento em termos biológicos como uma sensação física e mecânica que passa pelas fibras e alcança o cérebro. A dor é um efeito extremamente necessário uma vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  48
    O Cristianismo diante dos Desafios da Globalização Econômica e Cultural (Christianity before the challenges of economic globalization and cultural) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p110. [REVIEW]Paulo Fernando Carneiro Andrade - 2009 - Horizonte 7 (15):110-121.
    O presente artigo objetiva refletir sobre os impactos da globalização econômica na cultura contemporânea. O processo acelerado de transformação da cultura e das relações sociais distingue-se de outros processos de mudança estrutural porque as mudanças no campo da economia desde a década de 1980 provocaram uma grave crise cultural. O que mais caracteriza os novos tempos é a expansão do mercado que se torna omniabrangente e omnipresente, transformando as relações humanas em relações de mercado. Globalização neoliberal e a expansão do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    A metáfora do olhar em nicolau de cusa.Maria Simone Cabral Marinho - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):455-460.
    A autora oferece as linhas gerais da obra De vistone de Nicolau de Cusa, expondo a sua metáfora da visão. Nesta metáfora, é possivel ver um tema importante do pensamento de Nicolau de Cusa, a saber, o modo como Deus serelaciona para com as suas criaturas e o modo como as suas criaturas se relacionam com ele, em diferentes modos de ver. A metáfora da visão toca também a natureza dos seres humanos, destinado a uma sensação privilegiada, a visão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 51