Results for 'Boa vontade'

999 found
Order:
  1.  10
    A Boa Vontade: Uma Análise da Fundamentação Das Ações Morais Em Kant.Douglas João Orben - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O artigo busca analisar algumas questões relacionadas à concepção de boa vontade e dever moral na filosofia prática de Kant. Inicialmente, apresenta-se a investigação kantiana acerca do princípio supremo da moralidade, como exposto na primeira parte da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Em seguida, a partir do estabelecimento da razão prática pura como o fundamento de todas as leis morais, evidencia-se a distinção kantiana entre moralidade e felicidade. Com isso, pretende-se mostrar que a origem do valor moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    A relev'ncia da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contempor'neo sobre a ética das virtudes.Rafael Rodrigues Pereira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo sustenta que a distinç ão entre virtude (_Tugend_) e boa vontade (_guter Wille_) na ética de Kant fornece uma chave para compreendermos a tese da centralidade da virtude na Ética das Virtudes contemporânea. A partir de uma comparação entre as éticas de Kant e de Aristóteles, argumentaremos que o conceito de excelência (_areté_) cumpre, na obra do filósofo grego, a mesma função da boa vontade em Kant, constituindo o valor moral a partir das razões corretas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    A noção de boa vontade na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):533 - 558.
    O objectivo do presente artigo é investigar a noção de boa vontade na primeira secção da Fundamentação, da Metafísica dos Costumes de Kant. O artigo começa por elucidar em que sentido Kant realiza uma verdadeira revolução copernicana no domínio da fundamentação da ética para, em seguida, mostrar porque é que a boa vontade constitui a única coisa boa em si mesma e é boa sem limitação. /// The main purpose of this article is to research the notion of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A noçao de boa vontade em Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):533-558.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Aos Homens de Boa Vontade: estudos sobre sujeição e singularidade.Sergio Alarcon - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O Ele, os K.’s, o homem de boa vontade: Arendt, leitora de Kafka.Lara Rocha - 2021 - Perspectivas 6 (2):200-227.
    O presente artigo analisa a leitura de Hannah Arendt sobre os textos de Franz Kafka, o que será feito a partir do prefácio de Entre o passado e o futuro, dos ensaios Franz Kafka: uma reavaliação e O judeu como pária: uma tradição oculta, além das narrativas kafkianas Descrição de uma luta, O Processo, O Castelo e da parábola Ele, identificando tanto o que as vincula como o definhamento do humano retratado pelo escritor. Porquanto o absurdo que reveste o cenário (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    A estrutura da moral kantiana.Francisco Eliandro Souza do Nascimento & Francisco Rogelio dos Santos - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):61-84.
    Neste artigo, faremos uma exposição da estrutura da moral kantiana partindo da análise dos seus principais pressupostos. Iniciaremos com a análise do conceito de homem em Kant, abordando as suas duas dimensões, racional e sensível, buscando uma compreensão da dualidade que se estabelece no nível da razão prática, entre o caráter empírico do sujeito prático e o caráter inteligível, e qual dessas duas dimensões se sobressaem no campo da ética. Em seguida trataremos da liberdade como princípio fundante da moral perguntando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A arte de poder não ter razão.Irene Borges-Duarte - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):118-125.
    Partindo do debate de Paris, com Derrida, que se defende ter tido uma importante repercussão no caminho de Gadamer, pretende aclarar-se a noção de boa vontade. Tardiamente surgida e não isenta de certa imprecisão, que se detecta no debate em que ganha relevo, está ausente de Verdade e Método e só chega a explicitar-se posteriormente em relação com a solidaridade. O presente trabalho procura mostrar que antes do conteúdo ético, que chega a assumir, tem inicialmente um sentido pré-ético, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho.Patricia Ketzer - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):496-513.
    Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois auxilia-nos a pensar a ordem política e a cooperação social. Mas está longe de possuir uma definição única. A procura por uma definição mostrou-nos ser necessário retornar às origens do conceito, na busca por compreender seu uso em Epistemologia. Na Filosofia Moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança, que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, a qual envolve (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  69
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Rationality in children: the first steps.Andrew Woodfield - 1991 - Trans/Form/Ação 14:53-72.
    Not all categorization is conceptual. Many of the experimental findings concerning infant and animal categorization invite the hypothesis that the subjects form abstract perceptual representations, mental models or cognitive maps that are not composed of concepts. The paper is a reflection upon the idea that conceptual categorization involves the ability to make categorical judgements under the guidance of norms of rationality. These include a norm of truth-seeking and a norm of good evidence. Acceptance of these norms implies willingness to defer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    O Estado em Schopenhauer e o reino dos fins kantiano.Vinícius Schueda Ramos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Expomos o conceito kantiano de reino dos fins como um ideal prático que estabelece um horizonte a ser buscado. Este conceito seria um ponto de referência que podemos nos utilizar para nos adequarmos e, pouco a pouco, através de uma ligação sistemática entre seres racionais, comparar ao progresso que fizemos nas tentativas consecutivas de implementá-lo no cotidiano societário. O horizonte apontado pelo conceito possui como motor e chave para sua realização a boa vontade dos indivíduos, que determinada pela razão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o deus é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    O Enigma do Mal: uma leitura do 'De casu diaboli'de Santo Anselmo.Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - 2013 - Horizonte 11 (32):1551-1570.
    O presente artigo quer investigar o problema do mal na perspectiva de Santo Anselmo, tomando como ponto de partida sua obra "De casu diaboli", onde o tema é abordado, a partir da íntima ligação entre mal e pecado. Ao enfocar o mal na perspectiva da queda diabólica, o Doutor Magnífico intenta mostrar a conexão entre vontade, liberdade e justiça. Sua preocupação é investigar o significado moral da má escolha, realizada por uma criatura racional e puramente espiritual, feita boa e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    A educação do homem interior.Daiane Costa & Angelo Vitório Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):273-299.
    A educação do homem interior: O cultivo da vontade em Agostinho de Hipona Resumo: O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal a investigação da formação humana nas obras filosóficas Comentários Literal ao Gênesis, A Trindade e O livre-arbítrio, de Agostinho de Hipona. Para isso, aborda-se a noção da antropologia do referido autor; a sua compreensão de corpo e alma (dimensão humana no homem animal) e, por último, objetiva-se explicitar alguns pressupostos de uma educação do ser humano orientada a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Niilismo, neoliberalismo e catástrofe.Ronaldo Pelli Junior & Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259.
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, demonstrando que os atuais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Justiça: igualdade e bondade no Platonismo Medieval.Noeli Dutra Rossato - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:155-164.
    Alguns filósofos medievais subscrevem certo cognitivismo moral, de raiz platônica, ao entenderem que a boa escolha tem em vista o conhecimento da Ideia do Bem; e, por conseguinte, a má escolha residiria na sua ignorância ou num certo grau de afastamento da mesma. Grande parte, porém, firma uma tese distinta: de que a escolha é motivada secundariamente pelo conhecimento e primariamente pela vontade; e em última análise: que a vontade delibera a respeito de alternativas conhecidas pelos agentes. Tomando (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. O Mal no Pensamento Africano.John Mbiti - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):847 - 858.
    Muitas sociedades africanas dizem que Deus só faz o que é bom e não criou o mal. Cada sociedade tem costumes, tradições, comportamentos e relações interpessoais estabelecidos que mantêm a boa ordem na comunidade. Contudo, as relaçães intensas também criam animosidades e as pessoas tentam fazer-lhes frente através da feitiçaria, bruxaria e magia. Os indivíduos usam os poderes "escondidos" ou "secretes" para fazer mal aos vizinhos e colegas, ou aos seus bens e actividades. Nalgumas sociedades, as pessoas pensam que os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  29
    On the institution of the moral subject: on the commander and the commanded in Nietzsche's discussion of law.Peter Bornedal - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):439-457.
    O artigo discute como Nietzsche compreende a instituição da lei e da moral em distinção a Kant e à tradição cristã. Ele argumenta que Nietzsche é, em grande medida, inspirado pela mudança de paradigma em direção a um pensamento biológico evolutivo, introduzido por diversos de seus colegas ao final do século XIX, entre os quais F. A. Lange, que vê esta mudança como uma sóbria alternativa científico-materialista a Kant. Em Nietzsche, a imperativa moral kantiana é substituída pela noção de uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  63
    Art and Illusion. A Study in the Psychology of Pictorial Representation.George Boas - 1960 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 19 (2):229-229.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   142 citations  
  22.  21
    Boas on the Cult of ChildhoodThe Cult of Childhood.Julius A. Elias & George Boas - 1967 - Journal of the History of Ideas 28 (3):451.
  23.  95
    Warfare in the Cosmos.George Boas - 1972 - Diogenes 20 (78):38-51.
  24.  31
    Does Fair Trade Breed Contempt? A Cross-Country Examination on the Moderating Role of Brand Familiarity and Consumer Expertise on Product Evaluation.Sofia B. Villas-Boas, Rita Coelho do Vale & Vera Herédia-Colaço - 2019 - Journal of Business Ethics 156 (3):737-758.
    This article is a within- and cross-country examination of the impact of fair trade certification on consumers’ evaluations and attitudes toward ethically certified products. Across three experimental studies, the authors analyze how different levels of brand familiarity and fair trade expertise impact consumer decisions. The authors study this phenomenon across markets with different social orientation cultures to analyze potential dissimilarities in the way consumers evaluate and behave toward ethically certified products. Findings suggest that fair trade certifications enhance product valuations. However, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  72
    Fact and legend in the biography of Plato.George Boas - 1948 - Philosophical Review 57 (5):439-457.
  26.  2
    Work and History. An Essay on the Structure of Civilization.George Boas - 1949 - Philosophy and Phenomenological Research 10 (1):142-144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    American Renaissance. Art and Expression in the Age of Emerson and Whitman.George Boas - 1941 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 1 (4):88-91.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  28.  16
    Acoustic Measures of Brazilian Transgender Women's Voices: A Case–Control Study.Anna Paula Villas-Bôas, Karine Schwarz, Anna Martha Vaitses Fontanari, Angelo Brandelli Costa, Dhiordan Cardoso da Silva, Maiko Abel Schneider, Carla Aparecida Cielo, Poli Mara Spritzer & Maria Inês Rodrigues Lobato - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Objective: This study aims to compare the acoustic vocal analysis results of a group of transgender women relative to those of cisgender women.Methods: Thirty transgender women between the ages of 19 and 52 years old participated in the study. The control group was composed of 31 cisgender women between the ages of 20 and 48 years old. A standardized questionnaire was administered to collect general patient data to better characterize the participants. The vowel /a/ sounds of all participants were collected (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Homenagem à Memória da Professora Ana Maria Galano.Gláucia Villas Bôas - 2002 - Enfoques 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Nietzsches Auseinandersetzung mit Spinoza. Drei Neuerscheinungen.João Paulo Simões Vilas Bôas - 2012 - Nietzsche Studien 41 (1):447-455.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Williamson, Timothy. Epistemologia da prioridade do conhecimento.Israel Meneses Santos Vilas Bôas - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (15):338.
    Este artigo visa a apresentar, em linhas gerais, o que é a epistemologia da prioridade do conhecimento, quais são suas principais características e o que a distingue das teorias concorrentes. Focalizando essa meta, o autor avalia alguns problemas tanto do ponto de vista de sua posição, quanto do ponto de vista das principais concorrentes e analisa os resultados.Tradução de: Williamson, Timothy. Knowledge First Epistemology. In Sven Bernecker & Duncan Pritchard. The Routledge Companion to Epistemology. Routledge, 2011, pp. 208-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Nietzsches Auseinandersetzung mit Spinoza. Drei Neuerscheinungen.João Paulo Simões Vilas Bôas - 2012 - Nietzsche Studien 41 (1):447-455.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  28
    Terror e fanatismo religioso: niilismo disfarçado? Um diagnóstico do fundamentalismo e do terrorismo a partir de Friedrich Nietzsche.João Paulo Simões Vilas Bôas - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:181-201.
    The events of September 11th, 2001 have irreversibly marked the outlook of the entire world in the beginning of the twentieth-first century and its consequences will certainly continue to be felt for years to come. Although relatively new, such events have not passed without receiving attention from some among the foremost thinkers of our time. Given that, we intend to develop an interpretative hypothesis which, starting from the perspective opened by the reflections of Friedrich Nietzsche concerning the nihilism and the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento Stricto Sensu.Jaildo Vilas Bôas Junior, Kátia Oliver de Sá & Moisés Henrique Zeferino Alves - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2056-2081.
    Objetivamos elaborar um balanço sobre lógica das perguntas científicas na produção do conhecimento stricto sensu. Tomamos como fontes 100 dissertações e 32 teses escritas por docentes que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando enquanto objeto a lógica instituída pelas perguntas científicas na referida produção. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método o materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que 48% das produções têm suas perguntas de investigação construída a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    An Early Version of Boyle's: Sceptical Chymist.Marie Boas - 1954 - Isis 45:153-168.
  36.  1
    Two Currents in the Thought Stream of Europe.George Boas - 1942 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 2 (7):72-75.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    A History of Western Philosophy.George Boas - 1947 - Journal of the History of Ideas 8 (1):117.
  38.  2
    Human Dignity and the Great Victorians.George Boas - 1947 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 6 (1):73-73.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Midah shel ḥerut.Boas Evron - 1975
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  36
    The role of protophilosophies in intellectual history.George Boas - 1948 - Journal of Philosophy 45 (25):673-684.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  13
    In defense of the unintelligible.George Boas - 1951 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 9 (4):285-293.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Mr. Dawes Hicks's theory of perception.George Boas - 1927 - Journal of Philosophy 24 (21):561-569.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  95
    The datum as essence.George Boas - 1927 - Journal of Philosophy 24 (18):487-497.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  52
    The ninth international congress of philosophy and the second international congress of esthetics and of the science of art.George Boas - 1937 - Journal of Philosophy 34 (21):561-574.
  45.  9
    Types of internationalism in early nineteenth-century France.George Boas - 1928 - International Journal of Ethics 38 (2):141-152.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  58
    A natureza poética da espiritualidade não religiosa: Um olhar a partir de Jean Paul Sartre.Alex Villas Boas - 2014 - Horizonte 12 (35):777-804.
    This article proposes to examine some theories of non-religious spirituality in light of the growing phenomenon of those individuals who declared themselves as having "no religion" by Brazilian religious census conducted in 2010 by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The intention here is to identify how the poetic question presents itself as the fundamental element of these proposals about spirituality for authors, since beauty is part of the spiritual quest, as in: Viktor Frankl and existential religiosity grounded (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Fides et ratio: As asas de ícaro na modernidade.Alex Villas Boas - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Introduction : bioethics in Israel.Nadav Davidovitch Hagai Boas, Dani Filc Yael Hashiloni-Dolev & Shai Lavi - 2018 - In Hagai Boas, Shai Joshua Lavi, Yael Hashiloni-Dolev, Dani Filc & Nadav Davidovitch (eds.), Bioethics and biopolitics in Israel: socio-legal, political and empirical analysis. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Maine de Biran.George Boas - 1925 - Philosophical Review 34 (5):477-490.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  3
    Storia della filosofia italiana dal Genovesi al Galluppi.George Boas - 1932 - Philosophical Review 41:326.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999