Results for 'Educação Cristã'

1000+ found
Order:
  1.  2
    A educação cristã de crianças: algumas reflexões a partir de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2009 - Synesis 1 (2):63-75.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    A essência e finalidade da educação cristã Patrística.Levi Leonido Fernandes da Silva, João Rodrigues & Elsa Morgado - 2023 - Horizonte 21 (64):206211-206211.
    Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (_Katecumenoi_ no oriente, e _audientes_ no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.): a expressão de projetos em defesa da educação cristã[REVIEW]Juliana Calabresei Voss Duarte & Terezinha Oliveira - 2024 - Horizonte 21 (64):206312-206312.
    Esse artigo tem por objetivo analisar um conjunto de onze [11] cartas trocadas entre Jerônimo de Estridão (347 -420 d. C.) e Agostinho de Hipona (354-430 d. C.) e reconhecer que mesmo em meio a divergências de pensamento, os dois teólogos defenderam a fé cristã e os ensinamentos de Jesus Cristo como modelo a ser seguido pelo homem. Por meio dessas epístolas é possível perceber a autoridade eclesial mantida por Jerônimo e Agostinho em defesa das concepções e projetos cristãos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Erasmo de Roterdam ea educação humanista cristã.Sidnei Francisco Do Nascimento - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):47-60.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.Valdirene Pereira Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):37-57.
    O artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã.Charles Lamartine de Sousa Freitas - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):287-309.
    Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106. [REVIEW]Edson Pereira Lopes - 2013 - Horizonte 11 (31):1106-1128.
    No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno. Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Políticas do imaginário: História, educação e cultura visual.Cayo Honorato - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):38.
    Neste texto, repasso algumas questões do livro A guerra das imagens, do historiador Serge Gruzinski, enfatizando o caráter contraprodutivo das visualidades indígenas em relação às imagens cristãs. Mas, principalmente, proponho que essa leitura seja considerada em um contexto particular de problemas, que diz respeito às narrativas do ensino da arte que trabalham a partir das premissas de uma virada pictorial ; qual seja: o de um domínio da visão pelas imagens e de um déficit de historicidade das visualidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Aproximações Filosóficas e Históricas Entre a Teologia da Educação e a Pedagogia Social.Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira & Sueli Ribeiro Mota Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:136-152.
    O presente artigo apresenta um recorte histórico da Teologia da Educação em seus fundamentos filosóficos e pedagógicos. Nesse sentido apresentamos os fundamentos que aproximam a Filosofia e a Teologia, na compreensão da realidade. As práticas educativas estão presentes na história da humanidade e na sua relação existencial e transcendental. Assim, a Teologia da Educação presente na religiosidade da igreja cristã elabora um fundamento educativo, com vistas a propagação e manutenção de sua profissão. A Pedagogia Social compreende que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    A crítica cristã ao prazer epicureu.Rogério Lopes Santos - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    O presente artigo tem o objetivo de apresentar e analisar as críticas e deturpações promovidas pelos Padres Apologistas acerca da Filosofia de Epicuro, mais especificamente a parte dessa Filosofia relativa à fruição dos prazeres. Para tanto, elegemos aqui quatro dos vários Padres Apologistas que criticaram e deturparam a Filosofia de Epicuro, a saber: Tito Flávio Clemente, mais conhecido como Clemente de Alexandria; Justino de Nablus ; Ambrósio Aurélio e Jerônimo de Estridão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A paideia: cultura, cibercultura e a educação à dist'ncia.Juliana Savoy Fonari - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):154-165.
    Apresenta os fundamentos históricos e institucionais da Educação grega clássica e da proposta de educação originada na Paideia Cristã. Aponta aspectos da formação do Cristianismo a partir da missionarização de Paulo e de suas Cartas, destinadas às comunidades cristãs emergentes, distantes de Jerusalém, núcleo originário do Cristianismo. Destaca o papel das Cartas Paulinas na constituição das comunidades cristãs primordiais. Apresenta as atuais definições de Educação à Distância e de Cibercultura, analisando aspectos da dinâmica atual de apresentação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Kant, sua interpretação moral do cristianismo e raízes bíblico-cristãs da sua ética.Leonel Ribeiro dos Santos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):226-278.
    O assunto de que se trata neste ensaio situa-se na confluência entre a filosofia moral e a filosofia da religião de Kant, uma zona de coabitação problemática ou, antes, uma zona de passagens e de tensões, que muito raramente é visitada, mesmo pelos kantianos. E, todavia, da sua abordagem podem resultar importantes clarificações para pontos fulcrais nomeadamente da ética kantiana. Em termos gerais, essa relação está determinada pelas duas questões – que devo fazer? e que me é permitido esperar? -, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  14.  3
    Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Silva Lincow - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético-morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como tal, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Lincow Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético- morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    A Inovação Tecnológica e a Formação Nas Humanidades.Juliane Marschall Morgenstern & Marcio Paulo Cenci - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):15-24.
    O artigo discute a centralidade da inovação na gramática discursiva da educação contemporânea a fim de refletir sobre as possibilidades de inovar nas Humanidades. Para tanto, realizou-se uma historicização do campo das Humanidades mapeando a rede de sentidos em que o termo Humanidades emergiu e da qual provêm. Analisou-se que a primeira referência de “humanidade” remonta aos autores da Antiguidade Latina, quando o termo grego Paidéia é traduzido por Humanitas significando “filantropia”, “cultura geral” ou “amor à humanidade”. Já na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    "Seven" -.Paulo Cesar Cedran - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    O presente artigo analisa aspectos do filme Seven de David Fincher, correlacionando-o à chamada crise da modernidade e da própria razão Iluminista. Nesse contexto trabalha-se a relação psicótica do personagem John Doe à própria hipertrofia da racionalidade, ou seja, a exacerbação da razão destrói a própria essência da racionalidade, gerando uma situação de anomia, que foi marcada pela tentativa de se resgatar uma racionalidade ética cristã, através da punição dos 7 pecados capitais e da seqüência mórbida dos crimes cometidos, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    O que é que se sente diante de σοφία? amor cristão, amor pagão, amores avulsos.Pedro Mentor & Hilan Nissior Bensusan - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):141-161.
    O seguinte ensaio escrito em texto corrido é uma breve apresentação da Filosofia do Amor no Cristianismo e na Antiguidade Clássica. Partimos do pressuposto que a palavra ‘filosofia’ tem uma dívida não apenas etimológica, mas conceitual com as definições de Amor, de forma que se faz pertinente uma investigação mais detida sobre o assunto. Começamos então com a interpretação cristã de C.S. Lewis sobre a Afeição, Amizade, Eros e Caridade para em seguida introduzir a visão pagã greco-romana. Concluímos com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  19
    Do cristão moralista ao budista niilista: reflexões sobre a moral contempor'nea a partir da Genealogia da moral de Nietzsche.Daniel Bittencourt Portugal & Marcos Namba Beccari - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022038.
    Este artigo visa refletir sobre a moral contemporânea a partir da ética de Nietzsche, tendo como foco principal a sua _Genealogia da Moral_ e, como contraponto a ser problematizado, o livro _The weariness of the self_ do sociólogo francês Alain Ehrenberg. De início, para analisar alguns tipos morais relevantes na primeira obra, revisamos o itinerário genealógico entre a “vontade de verdade” cristã e o niilismo budista (ou “ceticismo em matéria de moral”), destacando ainda alguns comentários de Nietzsche em torno (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio.Manoel Vasconcellos - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):249-263.
    Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Langton's turmite meets Lights Out.Crista Arangala - 2016 - Complexity 21 (5):155-161.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  4
    Playing three color light's out with Langton's turmite.Crista Arangala & Michael O' Brien - 2016 - Complexity 21 (S2):243-248.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Hard a' Lee.Crista Lebens - 2012-07-01 - In Patrick Goold & Fritz Allhoff (eds.), Sailing – Philosophy for Everyone. Blackwell. pp. 23–35.
    This chapter contains sections titled: Preparing the Boat to Sail Casting Off Some Existentialist Reflections Cruising The Social Dimensions of Sailing “Hard a' Lee” or Coming About Sailing Close‐Hauled Noticing the “Presence of the Absence” (Heavy Sailing Ahead) The Broad Reach Practical Wisdom Capsizing Human Experience Returning to the Pier Pleasure, Elegance, and Truth Final Tasks.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Sacredly Cultivated Ignorance.Crista Lebens - 2015 - Social Philosophy Today 31:85-97.
  26.  8
    White Feminism and Antiracism.Crista Lebens - 2006 - International Studies in Philosophy 38 (1):73-84.
  27. O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo.Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.) - 1982 - Rio de Janeiro, RJ: Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Brasileira: Reforma do estado E mudança na produção.Novas Faces da Educação Superior - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Seven things to know about female genital surgeries in Africa.Jasmine Abdulcadir, Fuambai Sia Ahmadu, Lucrezia Catania, Birgitta Essén, Ellen Gruenbaum, Sara Johnsdotter, Michelle C. Johnson, Crista Johnson-Agbakwu, Corinne Kratz & Carlos Londoño Sulkin - 2012 - Hastings Center Report 42 (6):19-27.
  30. Seven Things to Know about Female Genital Surgeries in Africa.Jasmine Abdulcadir, Fuambai Sia Ahmadu, Lucrezia Catania, Birgitta Essen, Ellen Gruenbaum, Sara Johnsdotter, Michelle C. Johnson, Crista Johnson-Agbakwu, Corinne Kratz, Carlos Londoño Sulkin, Michelle McKinley, Wairimu Njambi, Juliet Rogers, Bettina Shell-Duncan & Richard A. Shweder - 2012 - Hastings Center Report 42 (6):19-27.
    Western media coverage of female genital modifications in Africa has been hyperbolic and one-sided, presenting them uniformly as mutilation and ignoring the cultural complexities that underlie these practices. Even if we ultimately decide that female genital modifications should be abandoned, the debate around them should be grounded in a better account of the facts.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  22
    The Center Must Not Hold: White Women Philosophers on the Whiteness of Philosophy.George Yancy, Barbara Applebaum, Susan E. Babbitt, Alison Bailey, Berit Brogaard, Lisa Heldke, Sarah Hoagland, Cynthia Kaufman, Crista Lebens, Cris Mayo, Alexis Shotwell, Shannon Sullivan, Lisa Tessman & Audrey Thompson - 2010 - Lexington Books.
    In this collection, white women philosophers engage boldly in critical acts of exploring ways of naming and disrupting whiteness in terms of how it has defined the conceptual field of philosophy. Focuses on the whiteness of the epistemic and value-laden norms within philosophy itself, the text dares to identify the proverbial elephant in the room known as white supremacy and how that supremacy functions as the measure of reason, knowledge, and philosophical intelligibility.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    White Self-Criticality Beyond Anti-Racism: How Does It Feel to Be a White Problem?Rebecca Aanerud, Barbara Applebaum, Alison Bailey, Steve Garner, Robin James, Crista Lebens, Steve Martinot, Nancy McHugh, Bridget M. Newell, David S. Owen, Alexis Sartwell & Karen Teel - 2014 - Lexington Books.
    George Yancy gathers white scholarship that dwells on the experience of whiteness as a problem without sidestepping the question’s implications for Black people or people of color. This unprecedented reversion of the “Black problem” narrative challenges contemporary rhetoric of a color-evasive world in a critically engaging and persuasive study.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Entrevista com FILIPE CEPPAS - Atual coordenador do Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF-Brasil).Revista Sul-Americana de Filosofia E. Educação Resafe - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:109-114.
    O Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) surgiu em 2006 e vem se consolidando através de reuniões anuais, publicações, circulação de informações e debates em sua lista eletrônica. Nesta entrevista conferida à RESAFE, Filipe Ceppas, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colaborador do Programa de Pós-graduação da Universidade Gama Filho (UGF) e atual coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, descreve alguns dos principais desafios do ensino (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues.Vanessa Regina de Oliveira Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Apresenta-se resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da educação de surdos, realizada no período de 2015 a 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A investigação aconteceu em salas de aulas do ensino fundamental II, com a presença de alunos surdos e intérpretes educacionais, de uma escola municipal inclusiva no interior do estado de São Paulo. Percebe-se em que medida o percurso escolar anterior dos alunos surdos facilitaram a interação com os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Educação à dist'ncia: ampliando o alcance da crítica social.Vicente E. R. Marçal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):82-92.
    A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Educação.José Maria de Paiva - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):269-288.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Educação como percurso: por uma mestria ativa, criativa e inventiva na educação de surdos.Vanessa Regina de Oliveira Martins & Sílvio Gallo - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):83-103.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Perspectivas cristãs para o diálogo inter-religioso atual.Edward Neves M. B. Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):80-96.
    O autor recolhe, no interior da experiência cristã, perspectivas pertinentes e necessárias à concretização histórica do diálogo inter-religioso. Sua tese é a de que elementos básicos para essa práxis libertadora estão presentes na própria experiência religiosa de Jesus de Nazaré. O ponto de partida é o reconhecimento, pressuposto epocal, da legitimidade do pluralismo cultural e religioso. Na primeira parte, explicita a dimensão antropológica e os pressupostos críticos de compreensão de uma tradição religiosa. Na segunda, recolhe contribuições importantes da tradição (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    How mitochondrial cristae illuminate the important role of oxygen during eukaryogenesis.Dave Speijer - 2024 - Bioessays 46 (5):2300193.
    Inner membranes of mitochondria are extensively folded, forming cristae. The observed overall correlation between efficient eukaryotic ATP generation and the area of internal mitochondrial inner membranes both in unicellular organisms and metazoan tissues seems to explain why they evolved. However, the crucial use of molecular oxygen (O2) as final acceptor of the electron transport chain is still not sufficiently appreciated. O2 was an essential prerequisite for cristae development during early eukaryogenesis and could be the factor allowing cristae retention upon loss (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco.Daniela Regina Souza Brito & Alfrancio Ferreira Dias - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135.
    O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Educação e Qualificação Profissional no Contexto do Trabalho Migrante Sul-Norte.Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani & Sérgio Paulo Morais - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1359-1387.
    O artigo aborda historicamente a imigração internacional no sentido dos países do Sul aos países do Norte, apresentando indicativos recentes sobre o tema, a partir da perspectiva da atual globalização econômica, na fase da divisão sociotécnica do trabalho marcada pela difusão da tecnologia digital ou Indústria 4.0. São considerados dados da EUROSTAT (2020), e relatórios da International Organization for Migration (IOM, 2020) e da World Migration Report (2019). Os referenciais teóricos remetem ao materialismo histórico-dialético, centrando-se na relação entre expropriação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    A Educação No Contempor'neo Frente Às Emoções e Sentimentos.Sandra Elisa Réquia Souza & Amarildo Luiz Trevisan - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023033-023033.
    Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Educação para a liberdade em Paulo Freire.Rubens Luiz Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):729-756.
    Resumo: Este artigo analisa a educação para a liberdade em Paulo Freire, considerando seus desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência. Considera-se que as formulações freireanas de uma educação para a liberdade permitem a mobilização e a organização das lutas x se manifestam no contexto da crise do Capital. O artigo cumpre os seguintes objetivos na análise dos contributos de Paulo Freire: abordar sua atuação política e intelectual em favor de uma educação para a liberdade; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A Cultura Cristã e a Cultura Pagã na Perspectiva de Basílio Magno.Irineu Letenski - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):53-67.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a possibilidade de um diálogo entre a cultura cristã e a cultura pagã na perspectiva de Basílio Magno, ou de Cesareia. Com efeito, três tendências marcaram a relação “sabedoria cristã” e “sabedoria pagã” nos primeiros séculos do pensamento cristão: uma tendência que vê uma quase equivalência entre estas duas áreas do saber (Justino Mártir), uma segunda tendência que estabelece um fosso intransponível entre ambas as esferas (Tertuliano) e, finalmente, uma tendência intermediária (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights.Everaldo Cescon & Stecanela - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):85-100.
    Educação em Direitos Humanos, como educação em valores e princípios éticos, é algo impostergável, especialmente na sociedade globalizada do século XXI. Mas não há como tratar de EDH senão a partir do contexto local. Assim, no texto, propomo-nos a: apresentar alguns antecedentes relativos à EDH na América Latina, mostrando claramente que esta é uma contribuição social que teve um desenvolvimento e apresentou certas tensões e obstáculos; refletir sobre o sentido e a significação da EDH; e, complementarmente, fazer referência (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A educação pública como instrumento para O desenvolvimento social E econômico sustentável do brasil.Carlos Sérgio Gurgel da Silva & Claudomiro Batista de Oliveira Jr - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views.Alexandre Anselmo Guilherme, Bettina Steren dos Santos & Carla Spagnolo - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020025.
    A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Resistir Com a Filosofia e a Educação.Paula Ramos de Oliveira - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:1-3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000