Results for 'Sem-Religião'

1000+ found
Order:
  1.  50
    Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1130. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2012 - Horizonte 10 (28):1130-1153.
    Este artigo apresenta a evolução e a consolidação da categoria de pessoas que se declaram sem religião nos recenseamentos brasileiros desde a década de 1960. Embora este grupo tenha sido apresentado como se fosse homogêneo, os resultados de nossa pesquisa revelaram um grupo claramente heterogêneo, composto por tipos diferenciados de indivíduos e atitudes: daqueles aparentemente secularizados àqueles que misturam diferentes modelos de religiosidade, reproduzindo algumas das principais tendências dos tempos atuais, movidos por uma intensa reflexividade que desafia os dogmas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  85
    Aurora de uma espiritualidade sem religião: análise dos sem religião a partir da concepção de espiritualidade não religiosa de Marià Corbí.José Álvaro Campos Vieira - 2014 - Horizonte 12 (35):1009-1011.
    VIEIRA, José Álvaro Campos. Aurora de uma espiritualidade sem religião: análise dos sem religião a partir da concepção de espiritualidade não religiosa de Marià Corbi. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    Senso religioso dos sem religião: estudo a partir da noção de cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Sandson Almeida Rotterdan - 2014 - Horizonte 12 (35):1016-1017.
    Dissertação ROTTERDAN, Sandson Almeida. Senso religioso dos sem religião: estudo a partir da noção de cristianismo não religioso de Gianni Vattimo. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Os "sem religião": alguns dados para estimular a reflexão sobre o fenômeno.José Álvaro Campos Vieira - 2015 - Horizonte 13 (37).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Os 'sem religião' no Brasil: um estudo socioantropológico sobre suas interpretações e consequências.Juliana Alves Magaldi - 2008 - Horizonte 6 (12):203-203.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  45
    Crepúsculo da religião: aurora da espiritualidade? Reflexão a partir da dissertação “Aurora de uma Espiritualidade sem Religião”, de José Álvaro Campos Vieira.Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (37):625-629.
    Resenha a partir de: VIEIRA, José Álvaro Campos. Aurora de uma espiritualidade sem religião: análise dos sem religião a partir da concepção de espiritualidade não religiosa de Marià Corbi. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1130. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2012 - Horizonte 10 (28):1130-1153.
  8.  30
    Viver sem Deus e sem Religião: a vida possível no ateísmo (Living without God and religion: the possibility of atheism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p85. [REVIEW]Amauri Carlos Ferreira - 2010 - Horizonte 8 (18):85-103.
    É possível viver no mundo sem Deus? É possível viver no mundo sem religião? O autor deste texto apresenta uma resposta afirmativa a essas indagações, fundamentando-a com as ideias de Bertrand Russell. Para o autor, quando a noção de viver bem é fundamentada na verdade provisória da ciência e contrária à vida proposta pela religião, os fiéis e os representantes eclesiásticos utilizam argumentos emocionais e falaciosos para postular a verdade da fé. Ele parte do pressuposto de que entre (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião.Cristina Satie de Oliveira Pátaro & Frank Antonio Mezzomo - 2018 - Horizonte 16 (50):812-844.
    A pesquisa aqui relatada problematiza a constituição das identidades juvenis na interface com as dimensões da religião e da política, buscando discutir as influências que as vivências e aprendizagens junto à Universidade trazem às compreensões dos jovens. São analisados dados de três grupos de estudantes universitários: católicos, evangélicos e sem religião, obtidos a partir de survey com questões abertas e fechadas, referentes às temáticas da religião, da política e das vivências junto à Graduação. Os resultados evidenciam compreensões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Ensaio de espiritualidade não religiosa: um estudo a partir de indivíduos sem religião em Belo Horizonte.José Álvaro Campos Vieira - forthcoming - Horizonte:1420.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Religião e educação no Brasil: o programa “Escola sem Partido” como um obstáculo ao Ensino Religioso e à formação cidadã.Andréa Silveira de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):122-122.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do projeto de lei que institui o programa Escola sem Partido, no intuito de indicar como e porque tal projeto se constitui um obstáculo para a ação pedagógica no âmbito do componente curricular Ensino Religioso na escola básica, consolidando-se assim um entrave para a formação integral conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para tal análise, mobilizamos categorias do campo do direito internacional, como decisões da Corte Interamericana de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Transcender sem transcendência: elementos para uma reabilitação materialista da religião.Rosalvo Schütz - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36155.
    O objetivo deste artigo é compreender como Ernst Bloch articula as concepções de materialismo e religião. Apoiando-se especialmente em F. Schelling, Bloch elaborou uma concepção de materialismo que concebe a capacidade de transcender sem a necessidade de recorrer a um ente transcendente. É a recusa radical de qualquer forma de idolatria. Carregadas de conteúdo utópico, como indicara Feuerbach, as religiões seriam um locus privilegiado de pré-anúncio e emergência do inédito. Seria preciso, no entanto, trazer esses conteúdos para o âmbito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Ética, religião e política.Alberto Antoniazzi - 1997 - Horizonte 1 (1):59-70.
    O tema é, evidentemente, muito amplo. Era necessário escolher uma abordagem particular, limitada. Escolhi uma abordagem empírica, uma análise de fatos, tomada como ponto de partida para provocar reflexões e debates. O presente artigo pretende responder às seguintes questões: a religião ameaça a paz?; como se pode refletir hoje sobre o tema religião e modernidade?; quais as perspectivas de futuro: conservadores ou progressistas?; pode haver ética política sem democracia?; e, finalmente, a democracia ameaça a religião?
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30758.
    O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O mal em um mundo sem Deus-The evil in a world without god.Jean-Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste artigo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O mal em um mundo sem Deus.Jean Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):83-100.
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste artigo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado (Between Thought, Religion and Contemporary: hyperbole of being and miscommunication of the sacred) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p879. [REVIEW]José Carlos Aguiar de Souza - 2012 - Horizonte 10 (27):879-895.
    Between Thought, Religion, and Contemporaneity: the hyperboles of being and the equivocal communication of the sacred (Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado).The contemporary philosophical thought regards itself as postmetaphysical, post-religious, postmodern, and post-philosophical. It advocates for metaphysics without metaphysics, ethics without ethics, and religion without religion. This paper aims at exploring the possibilities of thinking through the place and role of God, religion, and mystique in the philosophical (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Viver sem Deus: expressões de uma espiritualidade ateia na literatura de José Saramago.Karina Masci Silveira Raydan - 2019 - Horizonte 17 (52):527-529.
    Resumo e abstract da Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá. [REVIEW]Elivaldo Serrão Custódio & Célia Souza da Costa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):96-117.
    O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do quilombo do Mel da Pedreira, localizado no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante nessa localidade tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo são abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Naturaza humana como domínio de aplicação da religião da razão: Série 2.Zeljko Loparic - 2007 - Kant E-Prints 2:73-91.
    Depois de formular, de modo esquemático, o problema fundamental de religião em Kant – o de decidir se o homem é moralmente bom ou mau –, o artigo trata do conceito kantiano de religião da razão, enfatizando que Kant propõe uma doutrina da religião sem Deus, embora não sem a idéia de Deus. Na seqüência, desenvolve a concepção kantiana da natureza humana, mostrando que essa concepção delimita o domínio factual sobre o qual Kant interpreta os predicados religiosos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  44
    “O Messias sou eu”: a hermenêutica da religião em Lévinas (“I am The Messiah ": the hermeneutics of religion in Levinas). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p175. [REVIEW]Márcio Antônio Paiva & Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):175-195.
    A expressão “o Messias sou eu” aplica-se à relação ética como primeiro acontecer do messias. Subjetividade mesma do sujeito. Através de comentários rabínicos do Talmude, Lévinas traz uma hermenêutica que faz recurso à ética como proximidade e responsabilidade inalienável e insubstituível por outrem. Nesse sentido, as noções hebraicas de messianismo e dizer profético , lidas no midraxe da hermenêutica rabínica, permitem avançar na ideia da linguagem religiosa em seu sentido original: ética. Tais noções habitam uma ordem metafórica que permite ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    O caso dos judeus laicos: a complexidade das identidades étnicas e religiosas nas classificações censitárias (The Jewish Laic: the complexity of the ethnic and religious identities in the census classifications) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1525. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2013 - Horizonte 11 (32):1525-1550.
    Este artigo avalia o impacto das transformações da contemporaneidade em religiões tradicionais como o judaísmo, cujos membros podem assumir uma faceta secular, interferindo no monitoramento de sua presença num território. A restrição da classificação censitária de certos grupos étnicos unicamente ao quesito religião pode confundir a interpretação das oscilações de certos grupos, uma vez que pode camuflar sua real representatividade numérica. Lembramos que um membro de um grupo étnico pode sentir-se livre para assumir uma identidade religiosa diferente de sua (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    O “ensino do religioso” e as Ciências da Religião (Teaching “of the religious” and Sciences of Religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p839. [REVIEW]Faustino Luiz Couto Teixeira - 2011 - Horizonte 9 (23):839-861.
    Tendo em vista o amplo debate que divide a opinião de pesquisadores hoje no Brasil em torno da complexa questão do “ensino religioso” na escola pública, este artigo busca situar o tema na perspectiva das ciências da religião. Busca-se apontar a possibilidade de um aporte singular desse novo campo disciplinar no “ensino do religioso”. Sem cair num proselitismo problemático, busca-se mostrar a pertinência e plausibilidade de uma reflexão que favoreça a aproximação e o conhecimento por parte dos alunos das (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Crer ou não crer: uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico.Fábio de Melo - 2017 - São Paulo, SP: Planeta. Edited by Leandro Karnal.
    O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    John Rawls: a questão da religião e da razão pratica.Elnora Maria Gondim - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):39-50.
    As questões religiosas permeiam o conjunto da obra rawlsiana. O problema é saber como pessoas com diferentes doutrinas compreensivas religiosas podem chegar a um consenso sobreposto. A solução para o problema de como a legitimidade política pode ser alcançada, apesar do conflito religioso, e de como, entre cidadãos de diferentes crenças, a justificação política pode prosseguir sem referência à convicção religiosa é relacionada com a ideia de razão pública.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto?Alberto Antoniazzi - 2004 - Horizonte 3 (5):13-39.
    Entre 1991 e 2000, a porcentagem de católicos caiu de 83,3% para 73,9%, a dos evangélicos cresceu de 9% para 15,6% e a dos “sem religião” subiu de 4,7% para 7,4%. Como entender essas mudanças? Qual a responsabilidade da Igreja católica? O artigo apresenta, primeiramente, a visão sobre a diversidade religiosa, as mudanças ocorridas nas últimas décadas. Discute a seguir sobre a “Força e fraqueza da presença católica”, construindo um “mapa do catolicismo”. O terceiro enfoque reflete sobre as causas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  15
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais ocupam uma posição (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ.Leonardo Gonçalves de Alvarenga & Fabio Py Murta de Almeida - 2019 - Horizonte 17 (52):389-413.
    Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças socioeconômicas ocorridas na cidade de Macaé a partir de 1980 e seus efeitos sobre o campo religioso, com foco nos evangélicos e nos sem-religião. A metodologia lança mão de dados quantitativos do IBGE e procura analisar esses dados para ultrapassar uma leitura superficial e avançar na análise desse campo religioso complexo, que está diretamente relacionada à chegada da Petrobras na cidade de Macaé, inaugurando uma nova era na região, com a injeção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    The God Who May Be: Quis ergo amo cum deum meum amo?Brian Treanor - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (4):985 - 1010.
    This paper takes up Richard Kearney's work The God Who May Be, specifically in the context of postmodern debates concerning epistemological claims regarding the other. Kearney's hermeneutics of religion attempts to forge a middle path between ontotheological philosophies of religion and various quasi-religious manifestations of postmodernism; however, my main concern is to address certain points of disagreement between Kearney and proponents of a deconstructive "religion without religion" principally Jacques Derrida and John D. Caputo. The main issue at stake is just (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Presentimento di una religione senza dio in Friedrich Feuerbach.Ferruccio Andolfi - 2021 - Perspectivas 6 (1):12-26.
    O artigo trata da hipótese de que nos escritos de Friedrich Feuerbach sobre a a religião do futuro e sobre a igreja do futuro, possamos encontrar elementos de reflexão úteis para a articulação do tema, hoje tão discutido, de uma religião sem deus. De um lado, esse exercício sublinha a perspectiva humanista da filosofia em questão e, por outro, destaca a necessidade da criação de uma nova forma de laço capaz de difundir uma fé que una os homens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  80
    A correspondência entre Espinosa e Oldenburg, ou os equívocos de duas ideologias.Atiliano Dominguez - 2000 - Discurso 31:285-322.
    No século XVII, Espinosa desempenha um papel filosófico relevante porque vive em um período central (1632-77), está em relação com núcleos decisivos da cultura (Amsterdã, Londres e Paris) e sua melhor contribuição consiste em aplicar o método científico a todos os campos do saber, sem excetuar a política, a moral e a religião. Para nossa contribuição, escolhemos sua correspondência com H. Oldenburg (1620-77), secretário da Royal Society. Em consequência da cronologia das cartas e de seus temas, trataremos dos seguintes (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Do Jardim do Éden ao martírio do estado civil.Genildo Ferreira da Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):36-47.
    Sem a ambição de expor todas as aproximações e contradições entre o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean Jacques Rousseau, e o Livro da Gênesis Bíblica, o presente texto tem por finalidade realizar um estudo comparativo entre essas duas obras, visando propor uma reflexão em torno do mito do jardim do Éden, assim como se encontra exposta tal história na Bíblia, em contraponto com a obra do iluminista Jean-Jacques, ressaltando os elementos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    A epistemologia reformista de Plantinga.Domingos Faria - 2011 - Critica.
    A epistemologia da crença religiosa é uma área da filosofia da religião que procura responder ao seguinte problema: haverá justificação para se ter fé sem provas, argumentos ou indícios? Ou formulando de outra forma: será epistemicamente legítimo acreditar em Deus sem provas, argumentos ou indícios? Além das respostas tradicionais de William Clifford e de William James a esse problema, há uma resposta mais contemporânea e filosoficamente prometedora: a epistemologia reformista de Alvin Plantinga (n. 1932). Chama-se “reformista” à sua epistemologia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  27
    A literatura fantástica e a influência do imaginário religioso infantil.Vera Lucia Lins Sant’Anna - 2005 - Horizonte 3 (6):59-76.
    No momento em que oposições seculares – tais como real versus imaginário, razão versus mito, inteligível versus sensível, vida mental versus vida material – se encurtam e o poder passa a ser exercido não só pela coerção material, mas também pela dominação simbólica, percebe-se que, cada vez mais, procura-se conciliar razão e imaginário. Entende-se, assim, que a tradição é mantida através dos mitos e das lendas. O que se deseja, realmente, é manter-se o passado dentro do futuro. A sociedade tem, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  32
    As irmandades de negros: resistência e repressão (The black brotherhoods: resistance and repression) DOI 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p202. [REVIEW]Ana Lúcia Eduardo Farah Valente - 2011 - Horizonte 9 (21):202-219.
    A Igreja Católica legitimou prática e teoricamente o sistema colonial brasileiro e teve um caráter predominantemente leigo, por força da instituição do padroado. Pouco foi escrito sobre as irmandades de negros. As análises têm se restringido a observar que desempenharam um importante papel na manutenção das crenças religiosas africanas. Com a República, o processo de romanização empreendido pela Igreja teve por objetivo a desvalorização do catolicismo laico, com o desmantelamento das antigas irmandades e sua substituição por novas organizações leigas. Impõe-se (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    DWORKIN, Ronald. Religion without God.Rodrigo Coppe Caldeira - 2014 - Horizonte 12 (34):625-630.
    Resenha: DWORKIN, Ronald. Religion without God. Cambridge: Harvard University Press, 2013. 180p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  67
    Kant e Leibniz sobre o problema da teodiceia.Bruno Cunha - 2024 - Kant Em Diálogo.
    O pensamento de Leibniz foi, sem dúvida, essencial para o desenvolvimento das linhas fundamentais da filosofia crítico-transcendental de Kant. A interlocução entre Kant e Leibniz é evidente no decorrer do pensamento kantiano, seja diretamente, nos diversos momentos em que Kant busca um enfrentamento explícito com seu predecessor, seja indiretamente, quando Kant discute com os autores da escolástica alemã que são considerados discípulos de Leibniz Pretendo observar, em particular, que uma das discussões pouco noticiadas, mas de grande relevância para o desenvolvimento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  52
    The conquest of happiness through philosophy: the example of Boethius.Idalgo José Sangalli - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):65-86.
    A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procura-se compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos os homens desejam alcançar o bem final identificado como felicidade. Perdidos na multiplicidade fragmentada dos bens exteriores das paixões, os homens devem (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  35
    O Papa precisa do marxismo? Bento XVI e a incompatibilidade entre a fé cristã e a fé marxista (Does Pope need of Marxism? Benedict XVI and the incompatibility between the Christian faith and the Marxist faith).Rudy Albino Assunção - 2012 - Horizonte 10 (27):1042-1059.
    O marxismo aparece insistentemente na teologia e no magistério de Joseph Ratzinger-Bento XVI como um inimigo permanente ao qual o cristianismo deve se contrapor, sem possibilidades de conciliação entre ambos. Mas qual concepção subjaz essa rejeição tão peremptória, tão decidida? Para alcançarmos a resposta a tal questão, aprofundamos a visão de Joseph Ratzinger a partir de alguns de seus escritos teológicos (anteriores ao pontificado) e, em seguida, nas suas três encíclicas, o ponto alto de seu magistério papal ( Deus caritas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da pós-graduação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    From the contemplative to the unbalanced intellect: Schopenhauer, Nietzsche and Piaget.Tristan Guillermo Torriani - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):134.
    O discernimento entre o bem e o mal pode ser considerado a preocupação central da Filosofia, mas seu cultivo requer uma combinação complexa de habilidades cognitivas, linguísticas e sociais complexas. Diferentemente da religião ou da Teologia, espera-se que os filósofos superem a confusão ao apresentarem posições sustentáveis forma puramente lógica, sem apelos à autoridade ou às emoções. Isto deposita altas expectativas sobre o intelecto, a nossa habilidade de usar a razão discursiva. Schopenhauer defendia que a Filosofia seria primariamente teórica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  51
    O caráter insondável das ações morais em Kant.Aguinaldo Pavão - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):101-113.
    À primeira vista, o que parece razoavelmente defensável na posição kantiana, com base na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, é que as ações imorais são insondáveis, mas não o são como as ações morais. Estas são sempre insondáveis, aquelas quando vestem a conformidade ao dever, pois quando são contrárias ao dever são sondáveis. Mas na Crítica da Razão Pura (1980b, p.279, n.; B 579, n.80) Kant afirma que “a moralidade própria das ações (mérito e culpa), mesmo a de nosso próprio (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    A virtude da “mulher adúltera”: Ibn Gabirol e a dignidade da matéria.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):9-25.
    Podemos dizer que a predominância da forma sobre a matéria - ontologicamente, em hierarquia e em dignidade - no pensamento medieval é quase unânime. Na maior parte das propostas medievais de compatibilização entre filosofia e religião, a matéria sensível foi vista como bastarda, como fonte da imperfeição, da carência e da falha, e, por vezes, associada diretamente ao mal e ao pecado. A imagem da matéria como mulher pecadora de origem duvidosa está já presente em Ibn Sina e passa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Blaise Pascal.Henri Gouhier - 1966 - Paris,: J. Vrin.
    Havia sobre uma mesa folhas de papel em branco, tinta, uma pena. Ora, um dia, há sobre essas mesmas folhas o texto 'Discurso do método'. Aconteceu, então, alguma coisa, um texto que significa uma filosofia nova; apresenta-se então uma história dos acontecimentos da filosofia. Isto, sem dúvida, numa época em que as histórias tradicionalmente dos acontecimentos tentavam sê-lo o menos possível; mas por que não enxergar uma reação ao mesmo tempo análoga e de sentido contrário no caso de uma história (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Heidegger E Paulo: A modalidade de Vida autêntica ( wie ) E a temporalidade escatológica na apropriação fenomenológica da proclamação da παρoυσíα.Bento Silva Santos - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):581-607.
    RESUMO O artigo trata da apropriação fenomenológica das epístolas aos Tessalonicenses levada a termo por Martin Heidegger em sua prelação do semestre de inverno de 1920-1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião”, quando era assistente de Edmund Husserl na Universidade de Freiburg. A preleção foi publicada pela primeira vez no quadro da Edição Integral das obras de Heidegger em 1995. No artigo considerarei especialmente a noção de temporalidade escatológica a partir da análise do fenômeno cristão da παρoυσíα fora do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  97
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  28
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000