Results for ' contato cognitivo direto'

728 found
Order:
  1.  13
    Fatores de adesão a programas de formação e de desenvolvimento de profissionais da área da saúde.Cristiane Contato Rosa, Jean Carlo da Silva & Marisa Afonso Andrade Brunherotti - 2022 - Aletheia 55 (2):129-143.
    Introdução: A Educação Permanente (EP) tem relação entre ensino e as práticas de atenção, levando em consideração a gestão, o desenvolvimento institucional e o controle social. Objetivo: Identificar fatores envolvidos na adesão dos profissionais nos programas de formação oferecidos pelo Complexo Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Metodologia: Questionário aplicado a colaboradores da saúde do Complexo Hospitalar, relacionado às características dos profissionais e ao programa de EP. Resultados: A maioria dos participantes não sabia o verdadeiro conceito de EP. Participam das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    O que Hegel diria da nossa cordialidade?John Karley Sousa Aquino - 2021 - Perspectivas 6 (1):74-95.
    Para Hegel a liberdade pressupõe normas e as instituições impessoais são indispensáveis na mediação das relações intersubjetivas. Por sua vez Sérgio Buarque de Holanda explica como os sujeitos cordiais lidam com dificuldade com as coerções normativas visando flexibilizá-las ou burlá-las. Pretendemos explicar como e por quais motivos desenvolvemos um tipo de sociabilidade avesso a normatividade impessoal, priorizando o contato pessoal direto e a intimidade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Touching hands.Donn Welton - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):83-102.
    Face às afirmações da fenomenologiade que todo ato de consciência é intencionalna estrutura, há a dificuldade de caractertzaraquela que temos em nossa vida mental. Senosso conhecimento é produzido somentenuma segunda ordem de atos de reflexão queatingem o objeto, que parece ser exigido pelanoção de intencionalidade, então somos presade um infinito retorno de atos reflexos. Husserl,contudo, sustenta que nosso conhecimento éimediato e direto. Ele discrtmina istoa partir de uma subseqüente e reflexiva análisemas equivocadamente cleduzida de que aprecepção como refletida é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  21
    The Arabic Aristotle in the 10th century Bagdad: the case of Yaiya ibn ‘Adi’s Commentary on Metaph. Alpha Elatton.Cecilia Martini Bonadeo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    Neste estudo, procura-se mostrar, através de um autor cristão do século 10, como comentários às obras de Aristóteles foram continuamente feitos, desde os gregos até Averróis. Por meio de alguns textos da Metafísica, é possível perceber que, mesmo sem ter contato direto com o original grego, foram cotejadas pelo autor diversas traduções, tanto do grego como do siríaco. Nesses casos, tratava-se, não apenas de tradução, mas também de comentário ao texto de Aristóteles. PALAVRAS-CHAVE – Aristóteles. Metafísica. Filosofia islâmica. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    "Ana" e "Eliana": relações Interétnicas entre uma cigana do Clã Calon e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba.Silvany Ferreira Da Silva, Washington Santos Nascimento & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):297-326.
    Esta pesquisa tem como temática as relações Interétnicas entre uma cigana Calón e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba. Para a coleta dos dados utilizamos o método etnográfico. Como técnica de investigação utilizamos a observação participante de contato direto da pesquisadora com a pesquisadas e entrevistas semiestruturadas e o apoio do diário de campo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  72
    O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade.Pedro Geraldo Aparecido Novelli - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):129-148.
    É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770- 1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  31
    The teaching of philosophy according to Hegel.Pedro Geraldo Aparecido Novelli - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):129-148.
    Is it possible to teach philosophy? The German philosopher G. W. F. Hegel not only answers positively to such question but also indicates what has to be taught in philosophy and how. Hegel's answer has as its source his activity in the High School of Nürnberg where he searches to establish the aims and the procedures so that philosophy may be taught to the young people. According to Hegel philosophy is always meaningful when it considers what is basic for men, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    A práxis curricular do estágio supervisionado em filosofia e a constituição da identidade profissional docente: relatos de uma experiência.José Elielton Sousa & Antonio Felix Silva Neto - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):40-49.
    O presente trabalho visa refletir sobre a experiência vivenciada durante os Estágios Supervisionados em Filosofia III e IV, as dificuldades encontradas, as descobertas no contato direto com a sala de aula e os aprendizados proporcionados ao graduando, de fundamental importancia para a constituição de sua identidade profissional.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. Esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    A práxis curricular do estágio supervisionado em filosofia E a constituição da identidade profissional docente: Relatos de Uma experiência.Antonio Felix Silva Neto - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):40-49.
    O presente trabalho visa refletir sobre a experiência vivenciada durante os Estágios Supervisionados em Filosofia III e IV, as dificuldades encontradas, as descobertas no contato direto com a sala de aula e os aprendizados proporcionados ao graduando, de fundamental importancia para a constituição de sua identidade profissional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    A educação de superdotados na educação matemática crítica.Heloísa Gabriela Paterno, Kauane Ferrari Luiz, Larissa Hang & Paula Civiero - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:731-740.
    O presente artigo deriva de uma pesquisa qualitativa de cunho propositivo que busca levantar questões relacionadas à diferenciação e os atendimentos voltados para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, à luz da educação matemática crítica. Para tal, é necessário compreender a definição, características, dificuldades e necessidades educacionais dos educandos com altas habilidades. Dentre estas necessidades estão o estímulo intelectual, o contato com pares, menos tempo em espera e desafios à altura de seu nível cognitivo, fatores que implicam na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito.Aline Elisabete Pereira & Onici Claro Flôres - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):31-47.
    A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Naturalismo cognitivo: per una teoria materialistica della mente.Sandro Nannini - 2007 - Macerata: Quodlibet.
  15. Criterios Cognitivos versus Criterios Epistémicos sobre el Progreso Científico.Damian Islas - 2014 - Graffylia 12 (19):134-150.
    En los últimas décadas se han elaborado diferentes teorías al interior de la filosofía de la ciencia que pretenden explicar cuál es la mejor manera de entender el progreso científico cognitivo. De entre ellas sobresalen por su extensión, especificidad y alcance las propuestas de Larry Laudan y de Philip Kitcher. Laudan, siguiendo a Karl Popper, Thomas S. Kuhn y retomando varias ideas de Imre Lakatos, defendió una perspectiva funcionalista a partir de la cual propuso la resolución de problemas como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Los sesgos cognitivos y la legitimidad racional de las decisiones judiciales.Andrés Páez - 2021 - In Federico Arena, Pau Luque & Diego Moreno Cruz (eds.), Razonamiento Jurídico y Ciencias Cognitivas. Bogotá: Universidad Externado de Colombia. pp. 187-222.
    Los sesgos cognitivos afectan negativamente la toma de decisiones en todas las esferas de la vida, incluyendo las decisiones de los jueces. La imposibilidad de eliminarlos por completo de la práctica del derecho, o incluso de controlar sus efectos, contrasta con el anhelo de que las decisiones judiciales sean el resultado exclusivo de un razonamiento lógico-jurídico correcto. Frente el efecto sistemático, recalcitrante y porfiado de los sesgos cognitivos, una posible estrategia para disminuir su efecto es enfocarse, no en modificar el (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  11
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção.Márcia Elisa Jager, Isadora Esteve Torres, Laís Ismael Freitas & Samara Silva dos Santos - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O objetivo deste artigo é descrever técnicas grupais desenvolvidas nas turmas do 3º e 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. As técnicas tiveram o intuito de intervir em demandas escolares associadas a relações interpessoais e comportamentos desafiadores e opositores tendo como base os pressupostos teóricos e práticos da abordagem cognitivo-comportamental. Os grupos foram homogêneos, com média de 10 estudantes, com objetivo de psicoeducação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Éxito cognitivo y virtud extendida.Rodrigo Laera - 2019 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 24 (3).
    El objetivo del presente trabajo consiste en presentar la noción de virtud extendida considerando tres aspectos fundamentales de éxito cognitivo el carácter dinámico de la recolección y evaluación de evidencias; la fiabilidad de los procesos de predicción; la aptitud para tratar con un contexto dado, donde las capacidades extendidas se integran con las no extendidas. En este sentido, el éxito cognitivo es producto de una función entre la recolección de evidencias y su costo en tiempo y esfuerzo. La (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Domínios cognitivos e domínios ideológicos na teoria da relatividade e suas implicações epistemológicas.Ricardo Capiberibe Nunes & Wellington Pereira de Queirós - 2023 - Perspectivas 8 (1):72-104.
    No primeiro caderno do cárcere, Gramsci sugeriu que o conhecimento científico poderia ser decomposto em dois domínios: um cognitivo e um ideológico; e por essa razão, não era necessário opor a ciência burguesa, uma ciência do proletariado, pois estes poderiam se apropriar do conteúdo cognitivo das ciências burguesas, sem se comprometer com o conteúdo ideológico. Nesse ensaio, propomos elevar a proposta de Gramsci de que todo saber é o produto de uma relação dialética e dialógica entre domínios (...) e um ideológico a categoria de dispositivo de análise epistemológica que permite caracterizar e analisar teorias científicas. Utilizamos esse dispositivo de análise epistemológica para estudar a Teoria da Relatividade Especial e propor soluções para algumas divergências meta-científicas associadas a ela. Portanto, esse ensaio pretende ser uma contribuição para a epistemologia, com possibilidades de aplicações à axiologia das ciências, bem como uma alternativa as abordagens positivistas-cientificistas e relativistas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Estados cognitivos de magnitudes analógicas y conceptos.Laura Danón - 2015 - In Mariela Aguilera, Laura Danón, Carolina Scotto & Elisabeth Camp (eds.), Conceptos, lenguaje y cognición. [Córdoba, Argentina]: Editorial Universidad Nacional de Córdoba.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  82
    Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.Glaucia Gabriela Bagattini de Souza, Adriana Nobre de Paula Simão, Sylvia Maria Ciasca & Ricardo Franco de Lima - 2011 - Revista Aletheia 35:69-78.
    O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos regis..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Mejoramiento cognitivo y la Objeción de la Identidad.Mark Walker & Jérôme Velásquez Verbena - 2022 - Revista Ethika+ 6:227-242.
    Se presenta la traducción del artículo publicado originalmente como Walker, M. (2008). Cognitive Enhancement and the Identity Objection. Journal of Evolution and Technology, 18(1), 108-115. Resumen: Sostengo que la tecnología para intentar crear posthumanos es mucho más cercana de lo que muchos se percatan, y que el derecho de convertirse en posthumano es mucho más complicado de lo que podría parecer a primera vista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    Aspectos cognitivos e sociais das práticas científicas.Hugh Lacey - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):83-96.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  25.  9
    Processos Cognitivos e Mente Estendida: uma metáfora neofuncionalista?Léo Peruzzo Júnior & Amanda Luiza Stroparo - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1).
    Este artigo pretende analisar como a hipótese da mente estendida, por um lado, redesenha o conceito de processos cognitivos a partir de uma crítica ao paralelismo físico/mental e, por outro, se ampara em argumentos funcionalistas para considerar outros níveis do organismo e do ambiente. Para tanto, inicialmente, mostramos como a dicotomia físico/mental constrói uma imagem epistemologicamente confusa, especialmente quando se considera o argumento da causação mental. A tese de que os processos mentais interfiram nos fenômenos físicos, ou vice-versa, é um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  3
    A Carnavalização Do Direto: Um Convite Metafórico Aos Cúmplices Waratianos.Rosângela Lurnadelli Cavallazzi & Vívian Alves de Assis - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):1.
    O presente artigo apresenta a carnavalização proposta por Warat ao adotar a obra A Ciência Jurídica e seus dois maridos como marco de seu estilo narrativo e polifônico, multiplicador de metáforas, com vistas a revelar e superar o paradigma moderno dominante, representado pelo normativismo jurídico no campo do Direito. Para tanto, se reproduzem metáforas waratianas de modelos epistemológicos opostos mas complementares e se traça um paralelo com o duelo de modernidades. A partir da epistemologia crítica waratiana sua proposta pedagógica é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    A ética do aprimoramento cognitivo: Efeito Flynn e a falácia dos talentos naturais.Marcelo de Araujo - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):1-14.
    O debate contemporâneo sobre a ética do aprimoramento cognitivo tem se concentrado sobretudo na pergunta sobre se, e em que medida, os indivíduos deveriam ou não ter o direito a fazer uso de novas tecnologias na expectativa de aumentar suas respectivas faculdades cognitivas. A pergunta sobre se haveria uma obrigação de implementarmos o aprimoramento cognitivo dos indivíduos não tem recebido muita atenção. Neste artigo, eu defendo a tese segundo a qual o Estado tem, em princípio, a obrigação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    JÜRGEN HABERMAS : o direto como linguagem.Marcelo Pereira de Mello - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):61-83.
    Este artigo tem como objetivo analisar a Sociologia do Direito de Jürgen Habermas, mostrando a centralidade do direito na sua teoria da ordem social. Como sociólogo formado na tradição alemã de grandes sínteses filosóficas, Habermas, em seu livro " Direito e Democracia – Entre facticidade e validade ", que nos guiará neste artigo, descreve o objetivo ambicioso de produzir uma teoria geral da ação social à maneira de Parsons. Em sua explicação sobre a natureza das sociedades, o direito positivo é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. " Valor cognitivo" de Frege y paradoja de Dudman.Christian Thiel - 1972 - Teorema: International Journal of Philosophy 2 (6):93-100.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Procesos cognitivos atención, memoria y funciones ejecutivas en estudiantes de medicina en prueba académica.Yelixa Fernanada Abril Cruz, Nubia Yanneth Álvarez Vargas & Yolima Andrea Torres Solano - 2018 - Enfoques (Misc.) 2 (2):11.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Relativismo Cognitivo E Historicidad: (Dilthey, Collingwood, Gadamer).Pablo Arnau - 1997 - Universitat de València.
  32.  8
    Desarrollo cognitivo y educación formal: análisis a partir de la propuesta de L. S. Vygotsky.Leonardo Gómez Martínez - 2017 - Universitas Philosophica 34 (69):53-75.
    The article explains the relationship between formal education and cog- nitive development in chapter 6 of Vygostky’s Thought and Language, “The development of scientific concepts in childhood; the design of a working hypothesis”. Subsequently, it frames the proposal of Vygotsky in Annette Karmiloff-Smith’s theory of cognitive development. The thesis is that formal education is fundamental in the child’s mental develop- ment because it enables the child to become aware of spontaneous thin- king, that is, to recognize spontaneous thinking as a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Construtivismo cognitivo e estatística bayesiana.Julio Michael Stern - 2006 - Scientiae Studia 4 (4):598-613.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A Marca do Cognitivo e Cognição 4E.Bernardo Gonçalves Alonso & Ronaldo de Oliveira Ramos - 2022 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 29 (58):24-48.
    In this article it is defended that the notion known as “The mark of the cognitive” is better characterized as a process that performs the function of generating intelligent behavior, in a flexible and adaptive way, capable of adapting to circumstances, given it is a context sensitive process. For that, some relevant definitions of cognition are examined. In the end, it is pointed out that the definition of the mark of cognition as a context-sensitive process takes into account several factors (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  1
    Nostro tempo contato.Filiberto Battistin - 2015 - Saonara (PD): Il prato.
    La felice libertà -- La morte di un maestro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sesgos cognitivos y convicciones morales.Ciencia Cognitiva - forthcoming - Ciencia Cognitiva.
    Javier Rodríguez-Ferreiro e Itxaso Barberia Dep. de Cognició, Desenvolupament i Psicologia de l’Educació, Universitat de Barcelona, España La correlación ilusoria … Read More →.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Valore cognitivo, stereotipi e contenuto.Eros Corazza - 1994 - In Marcello Ostinelli & Virginio Pedroni (eds.), Il realismo pragmatico di Hilary Putnam: saggi critici. Napoli: Liguori.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  60
    O Relativismo Cognitivo é Autorrefutante?Robinson Guitarrari - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):139-158.
    RESUMO: Hilary Putnam procurou solapar o relativismo cognitivo, mediante acusações de incoerência autodestrutiva. A concepção de Thomas Kuhn de desenvolvimento do conhecimento científico ocupa um lugar de destaque nesse empreendimento crítico, e a incomensurabilidade entre paradigmas rivais constitui o núcleo da disputa. Putnam afirmou que a incomensurabilidade é autorrefutante, levando em conta apenas sua dimensão semântica. Este artigo examina essa investida antirrelativista. Considero dois sentidos de autorrefutação, o material e o formal, e defendo que essa acusação não atinge a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Procesos Cognitivos y Las Habilidades Lectoras En Estudiantes de Enfermería.María de los Ángeles Sánchez Trujillo & Eduar Antonio Rodríguez Flores - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (4):1-16.
    Desde un enfoque neuropsicológico, este estudio busca describir las operaciones cognitivas aplicadas durante la lectura. Este es un estudio de caso mixto, orientado a una muestra de 200 estudiantes de Enfermería. Para el recojo de información, se aplicó una prueba y un cuestionario de autopercepción lectora a los estudiantes; así como una guía de entrevista semiestructurada, dirigida a docentes. Entre los resultados, destaca que la velocidad lectora, la memoria y la atención impactan en el acto lector, además de las emociones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Realismo cognitivo, naturalismo e pragmatismo ético: a estrutura normativa das “formas de vida” segundo Habermas e Putnam.Erick Lima - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (3):459.
    The paper aims at recovering some epistemological issues in the debate between Putnam and Habermas about the objectivity of values. To begin with, I take up some discussions in philosophy of language and pragmatism in order to develop a framework according to which it is possible a less unilateral comprehension of the relation between naturalism and the normativity of ‘life forms’ (1). This account attempts to contextualize the Habermas /Putnam debate. Then I summarize Putnamt’s positions (2). Thirdly, after pointing out (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Principios cognitivos y pragmáticos del procesamiento y la comprensión.Francisco J. Ruiz de Mendoza Ibáñez - 2004 - Arbor 177 (697):1-28.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    El rol cognitivo de los () y su uso científico en los tratados de ciencia de Aristóteles.Manuel Berrón - 2013 - Areté. Revista de Filosofía 25 (1):7-26.
    Examinamos una discusión ya clásica sobre el sentido del término φαινόμενα en Aristóteles. Criticamos la interpretación de G. E. L. Owen, quien identifica su significado al de opinión (ἔνδοξα). Con base textual en los tratados de ciencia de Aristóteles, proponemos otra interpretación sobre este tópico. Así,podremos enfatizar el rol cognitivo que poseen los φαινόμενα; para ello, destacamos la función que tienen en tanto que son fuente del conocimiento de los principios (cf. APr. I 30) así como en cuanto se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica.Beatriz Brandão Polivanov - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} Este trabalho pretende discutir como jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica se autoproduzem online, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook. Argumentamos que o pertencimento ao segundo traz marcas de distinção social e que duas questões são cruciais nesse processo: a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Calabozos ideológicos y dragones cognitivos.Leonardo Bloise, Carlos Arias Grandio & Guillermo Folguera - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:177-192.
    En los últimos años han aparecido publicaciones que intentan generar un marco para la aplicación de conocimientos neurocognitivos para la resolución de problemáticas sociales. Bajo el mote de “ciencias de comportamiento”, este campo de estudios que se presenta como profundamente interdisciplinario se propone aportar herramientas para resolver diversas problemáticas sociales, mediante la dilucidación de los mecanismos subyacentes a la conducta humana y su posterior operacionalización en forma de políticas públicas. Enfocamos nuestra mirada en ciertos aspectos epistemológicos e ideológicos que subyacen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A História Por Contato.Tito Palmeiro - 2002 - O Que Nos Faz Pensar 15:39-55.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    El esquema cognitivo del agente experimental.Gustavo Adolfo Gómez Hernández - 2012 - Luxiérnaga - Revista de Estudiantes de Filosofía 2 (3):12-23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    La convergencia de lo cognitivo y lo social en los errores humanos.Anna Estany - 2008 - Tópicos: Revista de Filosofía 35 (1):9-35.
    El objetivo de este artículo es mostrar no sólo que no hay incompatibilidad entre los factores cognitivos y sociales en el análisis de fenómenos científicos y tecnológicos, sino que se complementan. Esta idea se ejemplifica con el estudio del error humano desde una doble perspectiva: la de un científico cognitivo como James Reason y la de un ingeniero como Henry Petroski. El análisis de catástrofes a causa de fallos en estructuras arquitectónicas o en procesos industriales muestra que sólo teniendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    ¿Aproximación Natural o Método Cognitivo? La Enseñanza del Español como Segunda Lengua.Enriqueta Claudia Serrano Romero - 2018 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 7 (1):1-12.
    En los Estados Unidos, típicamente desde la década de los 70’s, los instructores que se enfrentan al dilema sobre qué método es más conveniente para la enseñanza de una segunda lenguas. La aparente causa puede ser la confusión pedagógica sobre el término de competencia y la enseñanza de las reglas gramaticales. Los instructores han recurrido al método cognitivo por figurar éste como la alternativa viable e inmediata para tal propósito. Sin embargo, la literatura especializada muestra que el tema sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Propuesta Didáctica de Aprendizaje Cognitivo Emocional Del Inglés.Consuelo Montes_Granado - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (3):1-10.
    El emergente paradigma educativo del aprendizaje ubicuo está dando lugar a nuevos entornos virtuales de aprendizaje. El objetivo de este estudio es contribuir a esta transformación en los procesos de aprendizaje para avanzar en el dominio del inglés, con un diseño didáctico innovador inspirado en el concepto de ‘entorno personal de aprendizaje’, con el uso de vídeos de YouTube. Los resultados demuestran el potencial pedagógico de los PLE, su eficacia no sólo a nivel cognitivo sino también como experiencia emocional. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Un approccio ecologico cognitivo alla presenza scenica nelle arti della performance.Sarah Pini - 2021 - Antropologia E Teatro 12 (12):88-108.
    The concept of stage presence in performing arts is generally understood as the ability of the skilled performer to capture the attention of the audience, a prerogative of the talented actor, who occupies a position of power in respect to the audience. This work challenges the classic model of stage presence as an intrinsic quality of the performer and proposes instead a cognitive ecological ethnographic framework which considers the role played by various social actors — the public and the performers, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 728