Results for ' imanência'

83 found
Order:
  1. Imanência E transcendência? O problema Das relações lógicas entre deus E o universo em Spinoza.Leonardo Ribeiro - 2012 - Synesis 4 (2).
    O artigo propõe problematizar ou inquirir sobre as relações lógicas [ e não apenas uma – como é normalmente defendido pelos comentadores imanentistas ] entre Deus ou substância e o universo dos modos em Spinoza (1632-1677), provando, ao seu fim, a hipótese de que podem [tais relações] ser devidamente demarcadas como de transcendência e de imanência em conciliação. Para tanto, o trabalho efetua o estudo do escólio da EIPXXIX [condição da prova] sob o apoio de outras passagens da Ethica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Imanência & Vida Filosófica, Considerações Preliminares acerca da Idéia de Plano de Imanência em Gilles Deleuze.Jorge Vasconcellos - 1998 - Princípios 5 (6):115-122.
    Estabelecer uma cone çáo entre um pressuposto etico - viver a vida e um enunciado ontologico: uma vida em sua imanencia. Articular os conceitos filosoficos ao seu plano de imanencia. lnstaurar uma relaç áo inequivoca entre imanencia e vida filosofica em Gilles Deleuze. ' Palavras-chave: Imanencia/ vidal ontologia/ Deleuze.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Imanência e Luz: Espinosa, Vermeer e Rembrandt.Marilena Chauí - 1996 - Discurso 26:113-130.
    Tradicionalmente. a filosofia de Espinosa é interpretada como acosmismo no qual o percurso intelectual consiste em ir de Deus a Deus, única realidade. Propomos tomar a concepção espinosana da imanência como movimento pelo qual o infinito se conhece através do intelecto finito e este se realiza através do pensamento divino. Julgamos que uma referência indispensável para compreender a refração da substância divina em infinitos intelectos finitos e sua reflexão neles seja a da óptica de Kepler e do olho kepleriano, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    A imanência, apresentação de um roteiro de estudo sobre Gilles Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):119-132.
    O texto pretende mostrar um tipo de abordagem e de entrada no texto deleuziano. A partir do problema do fato da não existência de consenso no mundo da vida sentiu-se a necessidade de começar a pensar e formular um conceito de formas de vida. Escolheu-se, para isto, a idéia de plano de imanência e o conceito de multiplicidade virtual de Deleuze. Apresentamos, então, uma espécie de roteiro desse percurso. É o conceito de formas de vida, articulado e pensado a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Imanência e amor na filosofia de Espinosa.José Ezcurdia - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:11.
    O texto apresenta uma interpretação pouco comum da filosofia de Espinosa, pois recupera não só os elementos propriamente modernos sobre que ela se constitui, mas também a peculiar apropriação que o filósofo realiza de conceitos ligados à tradição neoplatônico-cristã como vida, amor Dei intellectualis, caridade ou a própria figura de Cristo consignados em sua correspondência. Neste sentido, a explicitação do conteúdo e da relação entre os conceitos de imanência e de amor surge como ponto de apoio para sublinhar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Versões da "transcendência na imanência" na fenomenologia de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):107-130.
    The present paper approaches the idea of a "transcendence in immanence" in the phenomenology of Husserl. Shows us that the exercise of phenomenological method in relation to the position of existence of facts imposes a variation of the "transcendent" in Husserl. Initially conceived as a source of doubt and uncertainty, the transcendent is revealed in a second moment in the immanence of transcendental subjectivity: the thing in its originary giving. The paper focuses thus in the polarity between the pure self (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. A Imanência: Uma Vida.Gilles Deleuze - 2002 - Ethic@ 9 (1-2):39-43.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  8. Plano de Imanência e Univocidade do Ser em Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    O texto pretende mostrar que, apesar de Deleuze dizer que a univocidade possui três grandes momentos na história da filosofia, Duns Scoto, Spinoza e Nietzsche, sua filosofia mesma constitui um momento contemporâneo nesta história. Será a idéia de plano de imanência a resposta propriamente deleuziana ao problema da oposição entre a analogia de proporção e a univocidade do ser na história da filosofia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Resenha: arte e imanência: um bom encontro entre Espinosa e Vermeer.Marcos Ferreira de Paula - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:183.
    Resenha do livro Espinosa e Vermeer: imanência na filosofia e na pintura, de Sara Hornäk, publicado no Brasil, em 2010, pela editora Paulus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Imanência, Discurso e Passagens da Obra de Arte.Maria Carlota de Alencar Pires - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.), Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 83.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O projeto de uma filosofia da imanência e a questão da subjetividade em Deleuze.Yasmin de Oliveira Alves Teixeira - 2023 - Griot 23 (2):130-147.
    O conceito tardio de plano de imanência na filosofia de Gilles Deleuze diz respeito não apenas à recusa de um segundo mundo transcendente, mas também de um campo transcendental organizado sob a determinação recíproca entre sujeito universal e forma geral de objeto. A construção desse conceito passa, portanto, pela crítica do fundamento transcendental kantiano desenvolvida por Deleuze através de um resgate original do empirismo de Hume. A discussão gira em torno do estatuto da subjetividade: segundo a crítica empírica, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Pluralismo e Imanência na Teoria Política de William E. Connolly.Leonardo Monteiro Crespo de Almeida - 2022 - Dissertatio 53:207-237.
    O objetivo deste artigo reside em esclarecer a associação entre pluralismo e imanência na teoria política de William E. Connolly para, em seguida, trabalhar algumas implicações filosóficas sobre a sua concepção de democracia. Ao desenvolver uma contraposição entre o posicionamento do autor e os de Ralws, Habermas e Laclau, o artigo situa as contribuições e possíveis ressalvas de uma teoria política calcada na imanência acerca dos desafios presentes nas democracias contemporâneas pluralistas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Imanência e "arte" de interpretar em Spinoza.José Soares Chagas - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    O nosso objetivo é apresentar e discutir o método de interpretar as Escrituras desenvolvido e aplicado por Spinoza. Com efeito, já se encontrando na maturidade de seu pensamento, e envolvido na política a favor de seu pensionista Jan de Witt, chefe do partido liberal, Spinoza interrompe a sua obra suma, a Ética, para escrever o Tractatus thelogico-politicus, no qual irá defender a libertas philosofandi a partir da distinção entre os campos da razão e da fé, de maneira a associar esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A filosofia de Deleuze a partir da imanência, do acontecimento e do conceito.Carlos Machado - 2023 - Griot 23 (1):28-38.
    Célebre por um tipo de filosofia que se caracteriza pelas linhas de fuga e pela desterritorialização de um pensamento nômade, Deleuze se reconhece como um filósofo sistemático. Como todo sistema, uma filosofia sistemática se define por um conjunto de elementos que se compõem e se alinham de modo a conferir a ele uma coerência. O presente artigo pretende demonstrar como o conjunto da filosofia de Deleuze confere uma organicidade e verosimilhança a seu sistema de pensamento a partir da articulação entre (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Nas trilhas da imanência.Vitor Sartori - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):482-486.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    Plano de Imanência e Univocidade do Ser em Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2011 - Doispontos 8 (2).
    The text intends to show that, despite of Deleuze's affirmation that the univocity has three great moments in the history of philosophy, Duns Scoto, Spinoza and Nietzsche, his philosophy constitutes a contemporary moment of this history. The idea of Plane of Immanence will be the personal Deleuze's answer to the problem of the opposition between the analogy of proportion and the univocity of being on the history of philosophy.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Nietzsche e a Imanência da Experiência Divina na Práxis Crística.R. N. Bittencourt - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):129-153.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A transcendência acima da imanência: a Alma na mística de São Bernardo de Claraval (1090-1153).Ricardo da Costa - 2009 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 26:97-105.
    Este trabalho versará sobre o conceito de alma desenvolvido na mística do abade Bernardo de Claraval (1090-1153). Para isso, analisaremos, principalmente, extratos de cinco escritos seus: a Terceira Série de Sentenças, três de seus Sermões Litúrgicos, e a parábola As Três Filhas do Rei.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da eternidade. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  44
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é que a analogia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  23
    Ontologia dos monstros – Antonio Negri e as questões sobre a política e imanência.Miroslav Milovic - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:162-177.
    While Agamben and Foucault see politics as the modern danger, Negri sees its emancipatory sense. The biopolitics as well will be thought of as the bearer of a new emancipatory subjectivity called multitude.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  4
    A reversibilidade ontológica no conceito de imanência.Symon Sales Souto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):61-74.
    O estudo que se segue, tratar-se-á, a prima facie, de uma tentativa de justificar a necessidade de Michel Henry em radicalizar o método fenomenológico a fim de conceber a dualidade visível-invisível na Imanência absoluta de um sujeito patético sem, contudo, afastar-se do campo fenomenológico. No entanto, nos será preciso entender que suas considerações se tratam de um projeto onto-fenomenológico pois, segundo o autor, é apenas submetendo toda a ontologia à fenomenologia que o desvelar do Ser é suscetível de dar-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Metafísica e imanência em Schopenhauer com um olhar especial para Nietzsche.Jair Barboza - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):74.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Conceito, valor, imanência: Sohn-rethel E a formação da ideia de crítica imanente em Adorno.Luiz Philipe de Caux - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):681-703.
    RESUMO Na segunda metade da década de 1930, Theodor W. Adorno e Alfred Sohn-Rethel estabeleceram um rico intercâmbio teórico, no qual uma enorme convergência inicial evolui para um gradual afastamento. Apesar de não reconhecer de pronto a procedência dos argumentos de Sohn-Rethel contra a formulação de seu procedimento de crítica imanente, Adorno os incorpora anos mais tarde. Além disso, a descoberta dessa revisão subterrânea ajuda a explicitar o sentido da transcendência da crítica imanente adorniana e sua relação com a crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  35
    Fenomenologia do corpo em Michel Henry: uma leitura a partir da imanência subjetiva.Silvestre Dallek Grzibowski - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (1):53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  69
    A autonomia do direito como imanência interdisciplinar: reflexões a partir da querela entre Gustav Hugo e Hegel.André Santos Campos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):26-37.
    In the debate between the Historische Rechtschule (Hugo and Savigny) and Hegel about who is legitimately entitled to develop legal theory, the former considered philosophy of law to be inherent to systematic science of law, whereas the latter considered the concept of Law in a necessary transdisciplinary dialectic – there would then be a difference between ‘the jurists’ philosophy of law’ and ‘the philosophers’ philosophy of law’. I will demonstrate that such distinction cannot stand. A ‘jurists’ philosophy of law’ does (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    A Stirring Alphabet of Thought José Gil O Imperceptível Devir da Imanência – Sobre a Filosofia de Deleuze, Lisbon: Relógio D’Água. [REVIEW]Marcelo Svirsky - 2009 - Deleuze and Guatarri Studies 3 (2):311-324.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  9
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  29.  24
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Diálogo com Bradley em a refutação do idealismo de Moore.Marcos Amatucci - 2015 - Synesis 7 (2):97-109.
    No seu texto A Refutação do Idealismo, faz, primeiro, uma análise lógica da proposição esse é percipi pois considera-a o fundamento da crença idealista de que o universo é espiritual. Após demonstrar a inconsistência lógica da proposição, Moore, ao invés de dar o artigo por encerrado, dá uma guinada fenomenológica e passa a discutir a fenomenologia da percepção idealista que identifica o perceber com o percebido. Por que Moore julga necessário complementar sua análise lógica com uma análise fenomenológica? O texto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre inf'ncia / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood.Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer & Helena Almeida E. Silva Sampaio - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020002.
    As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Dança Imanente – Presenças de Deleuze.Robson Farias Gomes - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):86.
    Este artigo objetiva identificar e analisar as múltiplas presenças do filósofo francês contemporâneo Gilles Deleuze no arranjo teórico-conceitual da Teoria da Dança Imanente. A Teoria da Dança Imanente, criada pela pensadora do corpo e da dança Ana Flávia Mendes, pretende atribuir um caráter de pessoalidade, idiossincrasia e subjetividade à obra coreográfica que se insere nos terrenos discursivos do corpo, das artes performativas e da ontologia da arte. Os conceitos-cernes abordados nesta investigação estão aliançados aos pressupostos contemporâneos dos estudos do corpo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Bulgakov's sophiology as philosopheme: non-ontology and ontogenesis.Myroslav Feodosijeviè Hryschko - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):203-224.
    The text examines Sergej Nikolajeviè Bulgakov's description of the philosopheme as thoroughly "immanent" and the corollary that such immanence necessarily excludes the problematic of the "creation of the world." Because of this resolute immanence and the notion that the creation of the world in the form of creatio ex nihilo requires a non-immanent or non-ontological thought and concept, the problematic for Bulgakov is approached only by a theologeme. Appropriating this argument as material for a cursory philosopheme, the text attempts to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Contribuição para uma topologia epistemológica para a ética e a bioética.Ení­dio Ilário - 2005 - Princípios 12 (17):125-143.
    A reflexáo bioética, em tempos de globalizaçáo, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da Ética e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Ceticismo de Hume através do Empirismo Transcendental de Deleuze: disjunção inclusiva e sujeito empírico.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    re s u m o O pre s e nte artigo se inic ia com uma cláusula interna à filosof ia de l e u z e a na, a de que todo pens a me nto pode ser carc t e r i z a do pelo grau de ima n ê nc ia que o me s mo realiza. O pens a me nto de Hu me, como “e m p i r i s mo superior”, segundo ex (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  8
    A metamorfose das ideias: os sentidos das impressões em Hume.Guilherme Müller Junior - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):253-269.
    O cerne da problemática empirista de Hume está na questão do estatuto da experiência. Esse conceito se desdobra, em sua filosofia, nas distinções que ele faz entre as diferentes impressões, entre os diferentes processos originários de ideias. Sejam elas simples ou complexas, de sensação ou de reflexão, cada impressão produz uma determinada ideia. Cada impressão, portanto, corresponde a um processo específico de produção das ideias. O presente artigo tem como propósito investigar o estatuto das impressões em Hume, bem como o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Actual Infinity in Or Hashem by Hasdai Crescas.Alexandre Leone - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:1-39.
    Este artigo enfoca a concepção de infinito atual do filósofo judeu medieval Hasdai Crescas, formuladas no livro Or Hashem às três primeiras proposições de Maimônides, tal como são enunciadas na segunda parte do Guia dos Perplexos. As teses de Maimônides têm como objetivo negar a possibilidade do infinito atual como magnitude imaterial ou material, como conjunto infinito de seres finitos e como série infinita de causa e efeito. Após uma breve exposição da trajetória dos conceitos de infinito nas diversas tradições (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  35
    Considerações sobre a prova da existência de deus elaborada Por hasdai crescas.Alexandre Leone - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):191-212.
    Neste artigo,é exposto e discutido o caminho percorrido por Hasdai Crescas , filósofo judeu medieval que viveu em Barcelona, na elaboração de sua prova para a existência de Deus, formulada com base em sua crítica às provas apresentadas por Maimônides no "Guia dos Perplexos". A crítica de Crescas parte da formulação de um conceito geral de existência aplicável tanto ao ser necessário quanto aos seres contingentes. Outro aspecto interessante em seu caminho para a elaboração da prova da existência de Deus (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Pensar Com a Arte.Diego Marques - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O propósito deste artigo é o de pensar sobre uma estética a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trata-se de uma estética da imanência, ou seja, a filosofia deve pensar com a arte e não sobre a arte. Nesse sentido, em um primeiro momento, discutiremos como a filosofia inventa conceitos, em seguida, detalharemos o conceito de bloco de sensações como produto do encontro da filosofia com a arte. Por fim, assumiremos a hipótese de que o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Meister Eckhart leitor do "liber de causis".Matteo Raschietti - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):377-401.
    RESUMO A tradução árabe de alguns trechos do tratado de metafísica "Elementatio Theologiae" de Proclo, conhecida com o nome de "Liber de Causis" e atribuída erroneamente a Aristóteles, influenciou três grandes pensadores dominicanos da Idade Média: Alberto Magno, Tomás de Aquino e Meister Eckhart. Composto de 31 proposições, defende a tese da existência de uma causa primeira que dá o ser a tudo o que existe, sem nenhuma exceção. Os estudiosos são unânimes em reconhecer que este livro pseudoepigráfico possui um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Post-Secularity, Orthodoxy, and the "Theosis" Factor: Blondel and St. Gregory Palamas.Manuel Sumares - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (1):81-102.
    The expression "post-secular" has emerged in the context of contemporary culture. But it is especially due to the Radical Orthodoxy movement, especially its extension of the thematic concerns advanced by La nouvelle théologie about how to best conceive the supernatural in our times, that two important possibilities have come to the fore: firstly, the rethinking of the relationship between philosophy and theology; secondly, the reconsidering of Christian orthodoxy's potential to resituate the human experience in regard to orthodoxy's most daring proposal: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    O projeto hegeliano de Uma filosofia livre de pressuposições.Federico Orsini - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):521-538.
    Resumo O objetivo de meu trabalho é o esclarecimento de quatro características distintivas do sistema hegeliano como projeto de uma filosofia livre de pressuposições. Para tanto, pretendo reconstruir a conexão entre os seguintes traços constitutivos do conceito operativo de Voraussetzungslosigkeit : em primeiro lugar, a imanência do real ao pensar objetivo; em segundo, a integração do ceticismo pirrônico ou antigo ao modo de apresentação científica do pensar; em terceiro lugar, a configuração do elemento lógico em termos de um movimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. O método dialético de Hegel.Konrad Utz - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):165-185.
    A questão do método na Ciência da Lógica (CL) é uma das mais controvertidas na discussão da filosofia de Hegel. O artigo defende a opinião de que o “método absoluto” de fato apresenta uma estrutura formal definida e distinta que seja o princípio geral de todo o desenvolvimento do sistema hegeliano (maduro). Defende essa interpretação contra mal-entendimentos, sobretudo contra aquele que um tal método geral tornaria a CL num formalismo vazio. O método hegeliano é apresentado como método do determinar, sendo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  17
    Quaestio de Infinito. El problema de la temporalidad en la carta 12 a Meyer.Guillermo Sibilia - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:15-44.
    Na carta 12 de sua correspondência, Spinoza expõe sua con-cepção do infinito atual. Nesse contexto, ele desenvolve certos aspectos de sua ontologia de imanência, assim como o significado que para ele possuem os conceitos de eternidade, duração e tempo. Este texto tor-na-se então central para qualquer estudioso da questão da temporalidade em Spinoza. Nosso autor distancia-se da perspectiva cartesiana que, na mesma questão, expôs —não sem críticas— nos Princípios da Filosofia Cartesiana e nos Pensamentos Metafísicos, ambos publicados em 1663. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  24
    Husserl: significação e fenômeno.Carlos Alberto Ribeiro De Moura - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    O objetivo deste artigo é discutir o modo como Husserl desenha a originalidade da subjetividade transcendental, frente à sua homônima psicológica. Se é certo que a noção de “imanência autêntica” pode apontar para as diferentes fronteiras entre o transcendental e o psicológico, resta que por si só ela não permite decidir nada quanto ao “modo de ser” transcendental, em sua diferença face ao “mundano”. Sendo assim, procura-se reconstituir alguns dos momentos centrais do esforço husserliano para construir um conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Carne ou Afecto: fronteiras entre Merleau-Ponty e Deleuze-Guattari.Reinaldo Furlan - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    Em primeiro lugar, investigamos a pertinência das críticas de Deleuze-Guattari à filosofia da carne, em Merleau-Ponty, particularmente essa de introduzir a imagem do transcendente na imanência da experiência. Por fim, esboçamos a possibilidade da noção de afecto em Deleuze-Guattari ser uma maneira de encaminhar a questão ontológica que Merleau-Ponty enfrentava, superando os limites da noção de carne, particularmente esse da suposta ambigüidade ainda presente no par "carne do mundo" e minha carne, segundo a crítica de Renaud Barbaras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    Para uma Aproximação da Estética à Metafísica: Reflexão a partir da Fenomenologia "Afetiva" de Mikel Dufrenne.Carlos Morais - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (3):579 - 590.
    Este texto sinaliza o itinerário da fenomenologia à metafísica através da mediação da experiência estética, tal como a interpretamos na obra de Mikel Dufrenne. Deste modo, procuramos mostrar que a vivência estética comporta um "impulso" que a lança na demanda de uma radicalidade que configura um horizonte de "absoluto", superando a imanência. The present text signals the itinerary from phenomenology to metaphysics, mediated by aesthetic experience, as we interpret it in Mikel Dufrennes work. Thus, we intend to show that (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno.Jéverton Soares dos Santos & Robson da Rosa Almeida - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):427-452.
    O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, “Ästhetische Theorie”, presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Transcender sem transcendência: elementos para uma reabilitação materialista da religião.Rosalvo Schütz - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36155.
    O objetivo deste artigo é compreender como Ernst Bloch articula as concepções de materialismo e religião. Apoiando-se especialmente em F. Schelling, Bloch elaborou uma concepção de materialismo que concebe a capacidade de transcender sem a necessidade de recorrer a um ente transcendente. É a recusa radical de qualquer forma de idolatria. Carregadas de conteúdo utópico, como indicara Feuerbach, as religiões seriam um locus privilegiado de pré-anúncio e emergência do inédito. Seria preciso, no entanto, trazer esses conteúdos para o âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 83