Results for 'Critica da Razão Pura'

1000+ found
Order:
  1.  13
    Crítica da razão pura: Uma leitura cosmo-política.Otfried Hoffe - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):77-97.
    O presente trabalho apresenta uma nova perspectiva de interpretação da Crítica darazão pura. O autor empreende uma leitura cosmo-politica da obra principal de Kant, não apenas por sua primeira Crítica conter referências políticas explícitas, mas, sobretudo, pelo fato de o filósofo de Kônigsberg apresentar nela umarazão que não é solipsista, mas sim republicana.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A ilusão transcendental e o seu mecanismo em geral na Crítica da razão pura.Patrícia Fernandes da Cruz - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):25-42.
    Neste artigo, percorremos os principais momentos da análise kantiana na Dialética transcendental da Crítica da razão pura sobre a relação intrínseca entre a ilusão transcendental e os princípios racionais. Kant trata brevemente da passagem entre a máxima lógica e o princípio transcendental, que é de suma importância para a caracterização do mecanismo geral da ilusão transcendental. Depois de analisarmos detidamente essa passagem, traremos da interpretação de Grier (2001) sobre a ilusão transcendental e dos possíveis desdobramentos da crítica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  28
    Kant, Crítica da razão pura[REVIEW]L. Codato - 2014 - Discurso 43:291-300.
  4. A base ontológica da Crítica da Razão Pura e os postulados do Beweisgrund: uma comparação.Filicio Mulinari Silva - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):74-91.
    Dada a importância que o predicado de existência tem não só para os escritos kantianos, mas para toda a ontologia moderna, o presente artigo tem como objetivo realizar uma comparação da noção de ser em dois períodos distintos da filosofia de Kant. De modo específico, pretende-se ver como a noção de ser presente na Crítica da Razão Pura (1781) já estava, em certa medida, formulada em um trabalho pré-crítico do filósofo redigido em 1763, a saber, na obra O (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    O Espaço na Crítica da Razão Pura.Maria Da Penha Petit - 1973 - Discurso 4 (4):113-132.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    Notas sobre o esquematismo na Crítica da Razão Pura de Kant.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 1995 - Trans/Form/Ação 18:121-140.
    Trata-se de uma abordagem introdutória à doutrina do esquematismo, segundo o contexto de seu surgimento na Crítica da Razão Pura.This article is an introductory approach to the doctrine of the schematism according to the context of its appearance in the Critique of Pure Reason.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  37
    A metafísica na crítica da razão pura.Franklin Leopoldo E. Silva - 1988 - Trans/Form/Ação 11:01-11.
    This paper discuss the relations between the transcendental analysis of Kantian's Ideas of Reason and the traditional Metaphysical heritage. We try to understand the first Part of the Apendix Transcendental Dialectics under the light of critical remaking of the metaphysical themes, with special accent on the scholastic notion of "Transcendental atribute of Being".O presente artigo discute as relações entre a perspectiva transcendental inscrita na análise Kantiana das Idéias da Razão e a herança metafísica tradicional. Para tanto ensaia-se uma leitura (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Negação e objetividade na crítica da razão pura: uma leitura da dialética transcendental.Silvana de Souza Ramos - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:41.
    O artigo analisa - a partir da leitura da Dialética Transcendental - a relação entre a teoria kantiana da objetividade e a demarcação de um uso válido da negação da determinação de objetos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Dedução transcendental e realismo na Crítica da razão pura.Gabriel Cunha Hickmann - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):43-60.
    O artigo aborda o mérito da Dedução Transcendental, argumento central para a Crítica da razão pura, no que concerne especificamente ao embate com o ceticismo epistemológico de Hume. Desenvolve-se a ideia de que o preço pago por Kant em seu projeto (em algum sentido) anti-humeano, a posição idealista transcendental, apesar de conceitualmente distinta do idealismo de Berkeley e aliás o desenvolvimento consequente de um antirrealismo comum aos dois autores, situa-se, ainda e exatamente por conta desse apego antirrealista, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Acerca do Conceito de Fenômeno na Crí­tica da Razão Pura.Juan Adolfo Bonaccini - 1997 - Princípios 4 (5):159-186.
    conceito de fenomeno (Erscheinung) cumpre um papel fundamental na filosofia de Kant. Na Critica da Razáo Pura', constitui a chave que abre todas as portas da filosofia transcendental e as fecha à metafisica tradicional. Isto parece ser urn ponto pacifico para os kantianos e para muitos outros o que, contudo, tem gerado urna ampla polemica é o estatuto de legitimidade deste conceito, sobretudo em funçao de suas implicações. 0 presente texto pretende elucidar algumas dessas implicações à luz dos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Método, Exposição e Definição Na Crítica da Razão Pura de Kant.Pedro Casalotti Farhat - 2021 - Pólemos 8 (15):214-233.
    The aim of this article consists in presenting an interpretation of the Critique of Pure Reason that begins with the notion of method in philosophy and it is way of exposition. This interpretation obeys the imperative of comprehending Kant’s philosophy as a whole and intends, doing do, point out the importance of the method in the study of kantian philosophy. After getting into the preliminary discussion about the possible interpretation of Kant’s method of philosophy and its importance, we present the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Kant e a liberdade prática na Crítica da Razão Pura.Alcino Eduardo Bonella - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):177.
    Kant estruturou sua filosofia de modo a manter a possibilidade de afirmarmos que somos seres pertencentes ao mundo sensível e, enquanto tais, termos todos os nossos comportamentos explicados de um modo natural; todavia, ele também sustentou que somos seres com uma capacidade racional de representação de um dever ser do mundo, capacidade que nos permite termos todas as nossas decisões avaliadas de uma maneira que independe de como o mundo realmente é. Neste trabalho, examinaremos a posição de Kant em alguns (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Das Proposições Práticas da Crítica da Razão Prática Pura: Uma Análise dos Conceitos Norteadores da Ética Kantiana.Filicio Mulinari - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):85-98.
    Muitos filósofos fizeram referência à teoria ética proposta por Immanuel Kant em sua obra Crítica da Razão Pura, ora tomando-a como fundamento para desenvolvimento de teorias éticas contemporâneas, ora tomando-a como alvo de crítica pós-moderna. Contudo, apesar da grande repercussão da obra kantiana, deve-se salientar não é incomum encontrar leituras errôneas e comentários equivocados sobre as teses de Kant. Nesse sentido, o presente artigo almeja apresentar e esclarecer os principais conceitos da primeira parte da Analítica da Razão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Apercepção subjetiva E conhecimento objetivo: Uma leitura sobre O Lugar do §18 na estratégia da dedução B da crítica da razão pura.Pedro Costa Rego - 2011 - Manuscrito 34 (2):523-555.
    Neste artigo, procuro avaliar o sentido para o projeto dedutivo da Crítica da Razão Pura da distinção, apresentada no §18 dessa obra, entre unidade objetiva e unidade subjetiva da apercepção. Primeiramente, apresento o objetivo geral e os passos fundamentais da dedução transcendental das categorias do entendimento. Em seguida, identifico o esboço de uma estratégia argumentativa, inaugurada no §18 da Dedução, fundada na compreensão da unidade subjetiva da apercepção como um juízo de percepção acerca de “objetos subjetivos”. Finalmente, defendo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O enigma da representação na Crítica da razão pura entre epistemologia e idealismo absoluto.Paulo R. Licht dos Santos - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):733.
    A filosofia crítica apoia-se na noção de representação, de ponta a ponta, como fundamento de sua investigação. Essa noção, contudo, acaba por tornar-se um problema na Dedução Transcendental da Crítica da razão pura, ponto de partida de pelo menos duas tradições distintas de apropriação da filosofia kantiana: a epistemologia e o idealism absoluto. Para compreender os momentos estruturais do problema representação, tal como se apresenta na Dedução Transcendental, recuamos para duas etapas da trajetória kantiana, de algum modo pressupostas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Apontamentos acerca do Idealismo Transcendental no contexto da Crítica da razão pura de Kant.Renata Cristina L. Andrade - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):52.
    Este trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Uma exposição cronológica das ideias acerca da constituição da Crítica da razão pura retratada nas Correspondências de Kant.André Renato Oliveira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):114-153.
    This study explores and presents some of correspondences of Kant, how to use to touch up or follow the schedule of the ideas that have established the structure, problems and receipt of Pure Reason critique of Kant. Our focus in this exhibition is to demonstrate that the development issues involving Critique of Pure Reason. For this, we will make a chronological return starting this exhibition from the 1760s; advancing to the inaugural dissertation of 1770, this until the first edition of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  33
    A reconstituição da moral na Crítica da razão pura.Vinicius de Figueiredo - 2004 - Discurso 34:87-108.
    O questionamento da validade do princípio sistemático do kantismo trouxe inicialmente consigo tentativas de aperfeiçoá-lo e, em seguida, a suspeita de que a revolução filosófica trazida pela Crítica sela um compromisso arbitrário com os dogmas da moral e da religião, reforçada pelo fato de serem eles reabilitados na filosofia prática a despeito da interdição do dogmatismo. Ao revés dessas interpretações e a partir da retomada do "2 Préfácio" da Crítica da razão pura, argumenta-se aqui que, em Kant, moralidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    O Sumo Bem e a relação moralidade e felicidade na Crítica da Razão Pura de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):125-153.
    Esse artigo tem como propósito mostrar que a moralidade e a felicidade são dois elementos do Sumo Bem. Buscar-se-á, então, em primeiro lugar, elucidar a tese de que o Sumo Bem é o objeto da razão prática pura; em seguida, explicitar-se-á a importância da distinção entre saber e acreditar, salientando, portando, que esta distinção é muito importante para a compreensão dos postulados da razão prática pura, ou seja, para a compreensão dos limites da razão em (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Comentários às obras de Kant: Crítica da Razão Pura.Joel Thiago Klein - 2012 - Nefiponline.
  22.  14
    Kant e a liberdade prática na Crítica da Razão Pura.Alcino Eduardo Bonella - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):177.
    Kant estruturou sua filosofia de modo a manter a possibilidade de afirmarmos que somos seres pertencentes ao mundo sensível e, enquanto tais, termos todos os nossos comportamentos explicados de um modo natural; todavia, ele também sustentou que somos seres com uma capacidade racional de representação de um dever ser do mundo, capacidade que nos permite termos todas as nossas decisões avaliadas de uma maneira que independe de como o mundo realmente é. Neste trabalho, examinaremos a posição de Kant em alguns (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  85
    Os problemas da razão pura e a semântica transcendental.Zeljko Loparic - 2005 - Doispontos 2 (2).
    O presente artigo tem como objetivo mostrar que a teoria kantiana da possibilidade de juízos a priori, o conteúdo essencial da sua crítica da razão pura, foi elaborada no intuito de garantir a solubilidade dos problemas necessários da razão pura e que essa teoria pode ser interpretada como uma semântica transcendental (a priori). The problems of pure reason and the transcendental semanticsThis article aims at showing that Kant´s theory of possibility of a priori judgments, which is (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  24
    A refutação dos argumentos ontológico, cosmológico e físico-teológico na crítica da razão pura em Immanuel Kanti.Filício Mulinari - 2011 - Synesis 3 (1):23-39.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Apercepção subjetiva e conhecimento objetivo: uma leitura sobre o lugar do 18 na estratégia da Dedução B da Crítica da Razão Pura[REVIEW]Pedro Costa Rego - 2011 - Manuscrito 34 (2):521-552.
    Neste artigo, procuro avaliar o sentido para o projeto dedutivo da Crítica da Razão Pura da distinção, apresentada no §18 dessa obra, entre unidade objetiva e unidade subjetiva da apercepção. Primeiramente, apresento o objetivo geral e os passos fundamentais da dedução transcendental das categorias do entendimento. Em seguida, identifico o esboço de uma estratégia argumentativa, inaugurada no §18 da Dedução, fundada na compreensão da unidade subjetiva da apercepção como um juízo de percepção acerca de “objetos subjetivos”. Finalmente, defendo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  47
    Extensão e forma lógica na Crítica da razão pura.Luciano Codato - 2004 - Discurso 34:145-202.
    Since Kant interprets the logical form of judgment as a subordination of concepts' extensions, how should we understand their relationship to an unknown = x? Against traditional interpretations, elaborated from the background either of analytic philosophy or of Port-Royal Logic, one recovers the specificity of Kant’s notion of extension. It is necessary to distinguish: (1) the predicative relationship between the superior concept P and the inferior concept S, (2) the non-predicative relationship between the intuition of something individual = x and (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  3
    Liberdade: uma relação entre c'non e dialética na Crítica da razão pura.Nilmar Pellizzaro - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):169-187.
    O presente estudo investiga a consistência entre as afirmações da Dialética e as do Cânon acerca do problema da liberdade e o faz através de uma análise comparativa de três interpretações, mostrando por que duas delas seriam equivocadas, e, uma terceira, defensável. Carnois aponta que haveria uma incompatibilidade entre Dialética e Cânon ao considerar que a liberdade do Cânon seria uma liberdade limitada e empírica, enquanto que, na Dialética, teria uma espontaneidade absoluta. Allison considera que os textos seriam compatíveis, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    A função transcendental do Gemüt na Crítica da razão pura.Valerio Rohden - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):7-22.
  29.  10
    A função transcendental do Gemüt na Crítica da razão pura.Valerio Rohden - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):7-22.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30. Uma interpretação da relacão entre libertade e razão no ámbito da Crítica da razão pura.Valério Rohden - 1977 - Revista Latinoamericana de Filosofia 3 (1):69.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  24
    Diferenças entre as deduções nas duas edições da crítica da razão pura.Ricardo Musse - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):45-55.
    Comparação entre as duas versões da dedução kantiana dos conceitos puros do entendimento, a da 1ª edição de 1781 e a de 1787. Focam-se aqui principalmente as discrepâncias referentes à dedução objetiva, isto é, aquela encarregada de demonstrar que as categorias são as condições de possibilidade dos objetos de experiência.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Foucault, Kant eo lugar simbólico da Crítica da Razão Pura em As Palavras e as Coisas.Cesar Candiotto - 2009 - Kant E-Prints 4 (1):185-200.
    This article deals with the importance that Foucault attributes to the Critic of Pure Reason, in his book, The Order of Things . According to Foucault, the Critic occupies a symbolic place because of the problematic of finitude that this work inaugurates in the history of philosophy. First of all, Kant thinks about finitude from itself, and this differentiates him from Descartes, to whom this concept is referred to the infinite. Then, the Kantian finite transcendental subject is not an empirical (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  11
    A reconstituição da moral na Crítica da razão pura.Vinicius De Figueiredo - 2004 - Discurso 34:87-108.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  46
    Diferenças entre as deduções nas duas edições da crítica da razão pura.Musse Ricardo - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):45-55.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A liberdade no Cânon da Crítica da Razão Pura: uma discussão com Julio Esteves.Aguinaldo Pavão - 2009 - Kant E-Prints. Campinas: Series2 4 (1):121-130.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36. Kant, Da utilidado de uma nova critica da razão pura, tr. M. Pugliesi. [REVIEW]J. E. Fernandez - 1982 - Kant Studien 73 (3):367.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A Discreta Antinomia Da Razão Pura Prática De Kant Na MetafísicaDos Costumes.Heiner Klemme - 2008 - Cadernos de Filosofia Alemã 11:11-32.
    NA PRIMEIRA PARTE DO PRESENTE ARTIGO, COMEÇO POR UM ESBOÇO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE, MORAL E MUNDO EM KANT. NA SEGUNDA PARTE DISCUTO OS EXEMPLOS DE CHRISTIAN WOLFF E CHRISTIAN AUGUST CRUSIUS COMO DUAS VERSÕES MODERNAS DO INDIFFERENTISMUS MORAL. NA TERCEIRA PARTE, PROPONHO A IDÉIA DE QUE A CONCEPÇÃO DE DEVER MORAL, EXPLICITADA POR KANT NOS ANOS 1780 E 90, PRESSUPÕE A LIBERDADE HUMANA DE PODER ESCOLHER ENTRE UMA AÇÃO POR DEVER, UMA AÇÃO CONFORME AO DEVER E UMA CONTRÁRIA (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Os problemas da razão pura e a sem'ntica transcendental.Zeljko Loparic - 2005 - Dois Pontos 2 (2).
    O presente artigo tem como objetivo mostrar que a teoria kantiana da possibilidade de juízos a priori, o conteúdo essencial da sua crítica da razão pura, foi elaborada no intuito de garantir a solubilidade dos problemas necessários da razão pura e que essa teoria pode ser interpretada como uma semântica transcendental (a priori). The problems of pure reason and the transcendental semantics Abstract This article aims at showing that Kant´s theory of possibility of a priori judgments, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  34
    O método da razão pura em Kant: o filosofar como exercício arquitetônico.Marcio Pires - 2014 - Studia Kantiana 17:51-73.
    O foco deste artigo é identificar e expor o conceito de racionalidade que opera na filosofia kantiana, considerando, sobretudo, a “Doutrina transcendental do método” da Crítica da razão pura. De modo mais específico, a investigação toma como ponto de partida o texto da “Arquitetônica da razão pura” e destaca o conceito de sistema ali exposto, levando em conta sua paridade com o organismo, que lhe serve de metáfora. A partir daí, tem-se a ocasião para qualificar o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Kant, Da utilidado de uma nova critica da razão pura, tr. M. Pugliesi. [REVIEW]J. E. Fernandez - 1982 - Société Française de Philosophie, Bulletin 73 (3):367.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    A liberdade como causalidade da razão pura: entre o formalismo da lei e a sua aplicação à natureza.Felipe Rodrigues Simões - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):118-130.
    Seguiremos com a leitura da Crítica da razão prática, de Immanuel Kant, buscando apoio em dois eixos centrais: a) a formulação do imperativo categórico; b) a doutrina do fato da razão. A escolha desse percurso sustenta a posição de que, não obstante as inúmeras formulações dadas ao imperativo da moralidade ao longo da Fundamentação, haveria, nos termos da segunda Crítica, uma formulação mais clara e precisa desse princípio. Em relação à doutrina do fato da razão, a mesma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Sublime na Crítica da razão prática.Emanuele Tredanaro - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O trabalho visa uma leitura da teoria da sublimidade na Crítica da razão prática, a partir da análise das passagens nas quais, em particular na conclusão da obra e no terceiro capítulo da Analítica da razão prática pura, Kant oferece respaldo textual para destacarmos certa distância teórica com relação à concepção estética do sublime sucessivamente apresentada na Crítica da faculdade do juízo, notadamente na formulação geral do §23. Para isso, e tendo como plano de fundo uma perspectiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    De Kant a Schopenhauer: análise da Terceira Antinomia da Razão Pura e de sua solução.Fabiano Queiroz da Silva - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):35-48.
    Este artigo será dividido em três tópicos: “I. Os conflitos antinômicos da razão consigo mesma”, “II. Reconstrução dos argumentos da Terceira antinomia e da solução crítica” e “III. Liberdade transcendental e liberdade prática”. O primeiro exporá em que consiste os problemas antinômicos. O segundo irá se deter no Terceiro problema antinômico e na solução crítica promulgada por Kant. O terceiro, finalmente, apresentará um embate entre Kant e Schopenhauer, salientando o por quê da solução schopenhauriana à Terceira antinomia ser recusada, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    A crítica de Schopenhauer à concepção de um uso prático da razão pura.Glauber Cesar Klein - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):48.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  53
    Razão (prática) e natureza na Crítica da faculdade do juízo.Heiner F. Klemme - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):55-72.
    Na Crítica da Razão Pura e em outros lugares, Kant apresenta uma aguda distinção entre natureza e razão prática. De acordo com Kant, não é possível deduzir ou derivar todos os sentidos dos imperativos morais dos conhecimentos empíricos sobre o mundo. Alguns intérpretes (como John MacDowell) argumentam que a concepção de razão prática em Kant pode ser ilusória se baseada em uma visão da natureza indefinida, decorrente de um ponto de vista newtoniano. Nesse texto discutirei a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Kant E a metafísica "crítica" da natureza.Diego Kosbiau Trevisan - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é examinar os Primeiros Princípios Metafísicos da Ciência da Natureza de Kant, obra-chave para a interpretação das filosofias da natureza do idealismo alemão, no interior d’“A Arquitetônica da Razão Pura”, a saber, como uma metafísica aplicada da substância corporal. Para tanto será inicialmente discutida a distinção, feita no prefácio à obra, entre uma parte transcendental e outra metafísico-específica da metafísica da natureza, surgindo aqui a concepção de matéria enquanto movente no espaço como conceito empírico (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    O projeto da "Grande Instauração" de Francis Bacon e por que Kant lhe dedicou a "Crítica".Miguel Spinelli - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2).
    O objetivo principal deste artigo consiste em averiguar os propósitos que levaram Bacon a compor o que chamou de Instauratio Magna: uma grande instauração da ciência futura nos termos de uma ampla restauração do passado da ciência. Trata-se de uma exposição de seu projeto em contraposição ao que efetivamente realizou. Visto que Kant dedicou a Bacon a Crítica da Razão pura, também se impôs como objetivo deste artigo a necessidade de buscar o motivo dessa dedicatória.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  7
    Humilhação da presunção e interiorização da lei moral em Immanuel Kant.Reginaldo Oliveira Silva - 2022 - Griot 22 (3):116-127.
    Na _Crítica da razão prática_, Kant desenvolve o fundamento da lei moral em seus aspectos objetivo e subjetivo. Depois de afirmar ser plausível postular a determinação da vontade tão somente por meio da razão pura em seu uso prático, foi necessário ao filósofo demonstrar como ela se torna consciente e aceitável para o agente moral. Neste passo, ele examina o sentimento de prazer e desprazer, ao qual associa, de início, a humilhação da vontade entregue ao agrado dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    Sentidos de metafísica na filosofia crítica de Kant.Diego Kosbiau Trevisan - 2014 - Studia Kantiana 17:104-125.
    O artigo tem por objetivo contribuir para a já antiga discussão sobre a relação de Kant com a metafísica expondo os diversos sentidos que esta disciplina assume na filosofia crítica. Orientada por um interesse sistemático e tendo por base o capítulo sobre a Arquitetônica da Razão Pura da Crítica da razão pura, a presente investigação procura esclarecer a reformulação por que passam na filosofia crítica kantiana as disciplinas tradicionais da metafísica racionalista, mais precisamente a metaphysica generalis (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  15
    Pressupostos da dedução transcendental (B).Vinicius de Figueiredo - 1992 - Discurso 19:123-134.
    A investigação transcendental pressupõe um exercício de abstração, que na Crítica da Razão Pura se aplica ao conhecimento da experiência. Sua bipartição em dois modos-de-representação, contudo, levanta duas dificuldades à teoria da objetividade kantiana: como conciliar os, elementos separados pela análise e como assegurar a legitimidade da abstração sobre o conhecimento empírico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000