Results for 'Verdade e Método'

991 found
Order:
  1.  3
    O Papel da Linguagem Na Obra Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer.Susan Karolaine Gonçalves Soares Barbosa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):141.
    O presente artigo pretende discorrer acerca do papel da linguagem, enquanto fenômeno ontológico, na hermenêutica filosófica promovida por Hans-Georg Gadamer. A temática é proposta a partir da discussão sobre em que medida a linguagem encontra-se conectada com a tradição, o questionamento que movimenta a intenção da pesquisa é conduzido com a intenção de reconhecer a correspondência entre linguagem e tradição. Deste modo, visa-se apresentar no âmbito da experiência hermenêutica a ligação entre os conceitos de linguagem e tradição que resulta no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Hans-Georg Gadamer 1997: Verdade e método.Róbson Ramos dos Reis - 1999 - Natureza Humana 1 (2):433-437.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Verdad y Método. El lenguaje como experiencia humana en la conciencia de la historia y en el arte poético: Hans Georg Gadamer.Andrés Eugenio Cáceres Milnes - 2018 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 74 (282):963-977.
    La hermenéutica de Gadamer se presenta como otro modo de pensar el ser en la experiencia de la comprensión del arte. De ahí, su expresión «el ser que puede ser comprendido es lenguaje ». El trabajo gira en torno a este enunciado como una actitud vital de la época contemporánea, más allá de la era de la fe y la razón. En ello, se funde la conciencia histórica efectual y circula el juego entre diálogo/traducción/interpretación como modelo de una estética del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Atenção e método na filosofia de Descartes.Lia Levy - 2010 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Lia Levy, Marcos A. Gleizer & Luiz Carlos Pereira (eds.), Caminhos da razão. Estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128.
    Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Verdade E indicação formal: A hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger.Róbson Ramos Dos Reis - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):607-620.
    No presente artigo, é apresentado um aspecto central da concepção heideggeriana da fenomenologia nos escritos posteriores a 1919, que, à luz dos textos disponíveis na Gesamtausgabe de Martin Heidegger, revela um componente dialógico específico do método filosófico. A tese de que os conceitos e enunciados próprios da filosofia têm um caráter indicativo-formal conduz a uma noção de verdade filosófica, que tem na recepção produtiva e conversacional das sinalizações formais o seu traço definitório. Associada com a noção especulativa de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Assimetria entre verdade e falsidade e a fecundidade da falsidade.César Augusto Battisti - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240074.
    This article aims to highlight the productivity of falsehood in the context of its asymmetrical position with truth. The core of the discussion can be summarized in the following statement: if only truths can be drawn from truths, it cannot be said that truth cannot be drawn from falsehood. The central thesis of the text is that the asymmetrical behavior of falsehood promotes the dissociation between the criterion (based on the conservation of truth) and the field of validity so that (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  3
    Verdade E ficção em textos utópicos.Bento Itamar Borges - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Campo de jogo e din'mica existencial.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):84-92.
    O propósito do artigo é abordar o conceito de jogo (Spiel) na hermenêutica filosófica de Gadamer, tal como aparece na obra Verdade e Método. Questionamos como o jogo, tratado como metáfora, nos permite compreender conceitos genuinamente hermenêuticos como compreensão e interpretação. O objetivo é mostrar o jogo como uma dinâmica existencial quando a questão é compreender e interpretar. Centramo-nos na noção de compreensão e no campo de jogo que a constitui; também, o quanto a interpretação é formada a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Frei Manuel Dos Anjos e Immanuel Kant. Similaridades e Diferenças Entre Duas Lógicas Do Século XVIII.Lúcio Álvaro Marques - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):253.
    A filosofia é filha do tempo e reflete a compreensão possível de deter- minado momento histórico. Embora isso pareça banal, não o é. Se a afirmação é justa, deve-se admitir que a filosofia segue o espírito do tempo (Zeitgeist ou a forma mentis) em que foi produzida. Isso torna-a mais próxima da compreensão resultante da pedagogia que a originou e da mentalidade reinante em certo tempo. Partindo da forma mentis que instituiu o ensino no Colégio Serenense no Mato Grosso e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Interpretação Musical - Uma Leitura Hermenêutica.Luciano Cesar de Morais E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):172.
    Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada mais como área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico como o terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação que acredito oferecer fundamento para uma epistemologia da interpretação musical. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Ernesto Mayz Vallenilla In memoriam Rememorando una clase magistral.Dinu Garber E. - 2016 - Ideas Y Valores 65 (162):353-366.
    El ser en su riqueza se expresa en el lenguaje que emana también del ser. El lenguaje emergió de su olvido en la filosofía griega, gracias a las ideas cristianas de encarnación y trinidad que le hicieron más justicia. El mayor milagro del lenguaje no estriba en que la palabra aparezca en su ser externo, sino en el hecho de que lo que emerge y se manifiesta sea siempre palabra. La vuelta de Gadamer al final de Verdad y método, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Niilismo e Herança Nietzschiana Na Constituição Do Método Genealógico Em Michel Foucault.Carlos Renato Moiteiro - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):85-103.
    O presente texto procura refletir acerca da herança nietzschiana no pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), especificamente em torno da questão sobre a existência ou não de um niilismo na produção teórica foucaultiana e seus reflexos na consolidação do método genealógico, afastando-o em certa medida das perspectivas teóricas elaboradas nos trabalhos das décadas de 1950 e 1960. Definir quais os aportes que Foucault empresta da própria genealogia da moral nietzschiana para a constituição de seu procedimento, faz-se necessário para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Niilismo e as Potências Do Falso: Vida, Arte e Verdade Em Nietzsche e Orson Welles.Davison Roberto de Paula - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):43.
    O objetivo deste artigo é analisar as relações entre o niilismo e as potências do falso, a partir dos conceitos de vida, arte e a crítica à vontade de verdade na filosofia de Nietzsche e no cinema de Orson Welles, através do filme A marca da maldade. O niilismo caracterizado como o movimento de deslocamento do centro de gravidade da vida e a invenção de outro mundo, o mundo verdadeiro, empreendida como forma de vingança articula-se com a vontade de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Arte e liberdade.Gaetano Chiurazzi - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):49-64.
    Partindo das discussões que Gadamer realiza em Verdade e Método sobre a Crítica do Juízo de Kant, e em particular sobre a distinção entre beleza livre e beleza aderente, o objetivo deste texto é mostrar as implicações políticas do projeto de Gadamer. Contra as interpretações niilistas e conservadoras de Verdade e Método, queremos argumentar que o verdadeiro objetivo de Gadamer é conceber uma verdade que seja emancipadora, ou melhor, que, enquanto vivenciada e histórica, ultrapasse as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza.Otília Beatriz Fiori Arantes - 2005 - Discurso 35:11-28.
    Aliando a própria experiência perceptiva à arqueologia visual dos mestres da escola de Warburg, à prática indiciária dos connaisseurs e, principalmente, do mais conhecido deles, o médico italiano do século XIX, Giovanni Morelli - junto com um pouco de psicanálise e a técnica dos romances policiais -, Gilda de Mello e Souxa desenvolveu um "método" crítico inteiramente livre e original, que rendeu enormes frutos. Entre outras tantas coisas, foi ela a primeira a compreender o "caipirismo imanente" ou, mais exatamente, (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  3
    Goethe e Mozart – o problema Ópera.Raimundo Rajobac - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e39511.
    O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método, principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Compreensão E linguagem: O caminho para a reabilitação da tradição no pensamento de Hans-Georg Gadamer.Renata Ramos - 2014 - Synesis 6 (1):205-225.
    Gadamer pretende realizar uma defesa da tradição, reabilitando-a no cenário filosófico como elemento fundamental do conhecimento em geral. Para tanto, o filósofo procura refutar a tese de que os sentidos herdados constituem uma determinação acrítica de nossas compreensões. Como mostraremos, a resposta gadameriana a tal problema deve ser extraída da sua análise da linguagem, que podemos encontrar, de maneira especial, na terceira parte de Verdade e Método . Assim, esta análise condicionaria a verdadeira reabilitação da tradição, uma vez (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  5
    Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia.Nuno Venturinha - 2010 - Lisboa, Portugal: INCM.
    Ludwig Wittgenstein é unanimemente reconhecido como um dos pensadores mais marcantes do século xx, tendo influenciado decisivamente o debate filosófico da contemporaneidade. Apoiando-se não nas edições clássicas mas no espólio do autor, problematizando a formalidade sui generis característica daquele, esta obra propõe-se acompanhar o evoluir do pensamento wittgensteiniano, nos seus diferentes planos, determinando a metodologia que o vai definir, enquanto possibilidade concreta de compreensão da visão filosófica que lhe subjaz. Ao indagar toda a trajectória reflexiva que se estabelece entre o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19.  2
    Heidegger e a noção de jogo como disposição.José Fernando Schuck - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):193-203.
    Na filosofia contemporânea, as abordagens da noção de jogo raramente fazem referência a Heidegger; em preleções ministradas no curso de inverno de 1928/1929, Heidegger apresentou importantes reflexões sobre o que considerava ser o jogo originário da transcendência, as quais exerceram influência em autores que aprofundaram o debate sobre a noção de jogo, tais como Hans-Georg Gadamer, em Verdade e Método, e Eugen Fink, em O jogo como símbolo do mundo. Este artigo pretende tratar da noção de jogo desenvolvida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Gadamer e a experiência hermenêutica da arquitetura.Gustavo Silvano Batista - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37243.
    Na abordagem hermenêutica das obras de arte, Gadamer discute a arquitetura como uma das expressões artísticas na qual se pode reconsiderar a relação ontológico-interpretativa com as coisas em geral. Repensando a estrutura representativa própria da experiência hermenêutica das obras de arte, Gadamer introduz a arquitetura como uma expressão artística peculiar, na qual as obras de arte resistem aos posicionamentos estéticos atuais, reinserindo-as na esfera prática da vida. Essa tematização encontra ecos importantes na teoria e prática arquitetônicas, à medida que possibilita (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Verdad extrametódica y ontología de la praxis: la racionalidad mediadora de la phrónesis.Gaetano Chiurazzi - 2016 - Hybris, Revista de Filosofí­A 7 (1):151-170.
    La defensa gadameriana del carácter extra-metódico de la verdad de las ciencias humanas, teorizada en Verdad y método, no es el simple rechazo del método; ella nace de la conciencia de que hay verdades que no pueden ser reducibles a las condiciones del método, porque se refieren a una dimensión ontológica que no se refiere a la repetitividad y a la conmensurabilidad. Tales aspectos de lo real son los acontecimientos contingentes, accidentales, aquellos que definimos como propiamente históricos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Verdade da Metafí­sica: Descartes na Rota da Descoberta dos Fundamentos da Ciência.Roberto Lima de Souza - 1996 - Princípios 3 (4):156-177.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Este artigo trata fundamentalmente de dois grandes aspectos da filosofia de Descartes: a metafísica como fundamento da Ciência e a própria concepçáo cartesiana de Ciência. Na abordagem da primeira questáo – formalmente a primeira parte deste artigo – procura-se evidenciar a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Verdade da Metafí­sica: Descartes na Rota da Descoberta dos Fundamentos da Ciência.Roberto Lima de Souza - 1996 - Princípios 3 (4):156-177.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Este artigo trata fundamentalmente de dois grandes aspectos da filosofia de Descartes: a metafísica como fundamento da Ciência e a própria concepçáo cartesiana de Ciência. Na abordagem da primeira questáo – formalmente a primeira parte deste artigo – procura-se evidenciar a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Filosofia pratica e phrónesis.Enrico Berti - 2012 - Tópicos: Revista de Filosofía 43:9-24.
    En su libro Verdad y Método H.G. Gadamer fomentó el renacimiento de la filosofía práctica de Aristóteles. Sin embargo, de acuerdo a su interpretación, la filosofía práctica tiende a ser identificada con la phrónesis, i.e. con la sabiduría práctica. Para Aristóteles, la filosofía práctica es un conocimiento científico, si bien es menos rigurosa que la filosofía teórica, y hace uso de demostraciones, aunque sus demostraciones no son siempre válidas, sino sólo en la mayoría de los casos. Además, la filosofía (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Que Lugar É Este, o da Pergunta Para a Filosofia? Uma Linha de Resposta Fenomenológico-Hermenêutica.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):57-65.
    O objetivo central deste trabalho é explorar criticamente o tema proposto para o Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia, realizado na UFSM, a saber, “que lugar é este, o da filosofia?”. Mais especificamente, esta exploração crítica toma como impulso inicial uma inflexão na formulação deste questionamento que desloca a pergunta (e o perguntar) para a posição de destaque e como o lugar da filosofia. Desde um ponto de vista histórico, a perspectiva aqui adotada aproxima-se da famosa perspectiva de Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    O Texto como obra de arte: Gadamer e o caso da literatura.Gustavo Silvano Batista - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):152.
    Neste artigo pretendemos discutir a reflexão hermenêutica acerca da literatura, tomando como ponto central a abordagem realizada em Verdade e Método, na qual Gadamer tece considerações sobre a relação entre o texto literário e o evento da compreensão, questão diretriz de seu pensamento. Contudo, não temos como objetivo aplicar o seu pensamento nas atividades literárias, nem simplesmente sugerir métodos de interpretação de textos, mas analisar o fenômeno hermenêutico da literatura, enfatizando os elementos básicos apontados por Gadamer neste mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Foucault Genealógico: Considerações de Método para a Possibilidade de uma análise do poder.João Lourenço Borges Neto - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):286-299.
    Em entrevista a Alexandre Fontana intitulada “Verdade e Poder”, publicada na coletânea organizada por Roberto Machado, Microfísica do Poder, Michel Foucault esclarece que em seus primeiros escritos, História da Loucura (1961) e Nascimento da Clínica (1963), o campo de análise acerca do poder não estava a sua disposição, deixa claro ao leitor que a situação política a qual se achava no momento o incapacitava para tal empreendimento. Segundo Foucault, somente após os acontecimentos revolucionários de 1968 houve fecundidade possível para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    A concepção de verdade na razão dos efeitos de Pascal.Rodrigo Hayasi Pinto - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:65-94.
    O objetivo desse artigo é fazer uma discussão acerca da concepção de verdade presente no método A Razão dos Efeitos do filósofo francês Blaise Pascal. No opúsculo Do Espírito Geométrico, Pascal constata a presença de limites no âmbito da racionalidade que impedem a apreensão dos princípios da geometria de modo absoluto. Segundo pensamos, o método A Razão dos Efeitos, utilizado na obra Pensamentos, também estaria estruturado a partir desse pressuposto. Nos Pensamentos Pascal, na medida em que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  66
    Verdad y universalidad: ¿una antinomia necesaria?José Ramón Fabelo Corzo - 2021 - Sophia, Colección de Filosofía de la Educación 31 (31):41-63.
    Entre las múltiples formas de violencia que los opresores históricamente han utilizado para imponer su lógica propia al universo humano que oprime, está la ‘violencia epistémica’. Ella se basa en el control monopólico de la ‘verdad’ y en el secuestro de la universalidad. Quienes la aplican buscan convencer a todos del carácter absoluto de sus supuestas verdades, de la universalidad cuasi-natural de sus maneras de pensar, de vivir, de organizarse socialmente. ‘Verdad’ y ‘universalidad’ se convierten en insoslayables objetos disputables entre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    O conceito de "cena" na obra de Jacques Rancière: A prática do "método da igualdade".André F. Voigt - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):23-41.
    RESUMO O presente artigo pretende sistematizar os principais elementos do conceito de "cena", termo fundamental para a conexão entre teoria e método no pensamento do filósofo francês Jacques Rancière. O "método da igualdade" empregado por Rancière pretende, entre outras coisas, delimitar os diferentes momentos de conflito entre regimes de verdade e atos de tomada da palavra - independentemente de classificações feitas a priori como dados para se investigar um objeto de estudo - por meio do conceito de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Razão e Memória em H.-G. Gadamer.Maria Luísa Portocarrero Silva - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3/4):333 - 344.
    Este artigo reflecte sobre o significado critico dos conceitos de tradição e preconceito, noções fundamentias da filosofia hermeneutica de Hans-Georg Gadamer. Visa de forma particular a contestação que o autor faz da moderna redução do sentido da filosofia. Filosofia ou teoria da ciência, eis os termos de uma questão que atravessa o pensamento de Gadamer, desde Verdade e Método, até aos últimos textos. Para o filosofo, na raiz originária do sentido está um modo ôntico de ser, caracterizado pela (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    CARTESIANISMO E STORIA: Dal Rifiuto del passato alla "Histoire Critique".Gregorio Piaia - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):319-328.
    SÍNTESE - No Discurso sobre o método e em outros textos Descartes vê uma oposição entre verdade e história e, por isso, recusa metodologicamente qualquer relação com o passado filosófico. Nisto é seguido por muitos de sua época, sendo que Malebranche o supera nesta reivindicação. Entretanto, a "astúcia da razão" mostra que coube exatamente à filosofia anti-histórica de Descartes o mérito de haver dado uma nova fisionomia à história filosófica que se desenvolveu no século XVI como gênero literário, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A via extralógica da pesquisa pela verdade nos diálogos platônicos.Jacir Silvio Sanson Junior - 2015 - Discusiones Filosóficas 16 (26):13-31.
    No artigo nos damos à tarefa de mostrar e demarcar a presença de uma via extralógica nos diálogos socráticos. É frequente no texto platônico a recorrência a essa via, sendo de fato uma dimensão que se soma ao percurso lógico-racional de uma conversação filosófica, tal como Sócrates tipicamente a empreendia conforme seu método, a maiêutica. O modo como realizamos isso foi o de percorrer algumas obras, principalmente Êutifron e Hípias menor, Lísis e O Banquete, de forma a ressaltar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    A verdade como limite ideal.Caetano Ernesto Plastino - 2000 - Cognitio 1:86-93.
    Resumo: Peirce toma como verdadeiras as conclusões estáveis obtidas, a longo prazo, pela aplicação sistemática do método de pesquisa científica. Como notou Hacking, o realismo interno de Putnam duplica o processo de levar ao limite, pois acrescenta que também as normas ou padrões de racionalidade são produtos históricos que podem evoluir com o tempo e postula, no limite da investigação, uma situação epistemicamente ideal. Nossa intenção é examinar criticamente a proposta de Putnam de caracterizar a verdade como idealização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Há Legitimidade Nos Preconceitos? Uma Reabilitação À Luz da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer.Talia Giacomini Tomazi - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):65-78.
    O pensamento filosófico moderno geralmente considerou os preconceitos como juízos sem fundamentação e que levam a mal-entendidos. Contudo, Hans-Georg Gadamer pretende restituir o potencial produtivo e o caráter condicionante dos preconceitos para a compreensão a partir de sua hermenêutica filosófica. Deste modo, o presente artigo retomará a discussão desenvolvida por Gadamer em Verdade e Método, sobretudo na segunda parte, e dará ênfase aos seguintes aspectos: a descoberta da estrutura prévia da compreensão (posição prévia, visão prévia e concepção prévia) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  55
    Princípios metafísicos do método newtoniano.Bruno Camilo de Oliveira - 2011 - In Luiz Henrique de Araújo Dutra & Alexandre Meyer Luz (eds.), Coleção rumos da epistemologia. pp. 172-183.
    CAMILO, Bruno. Princípios metafísicos do método newtoniano. In: CONTE, Jaimir; MORTARI, Cezar Augusto. (org.). Temas em filosofia contemporânea. Florianópolis: NEL/UFSC, 2014. p. 172-183. (Coleção rumos da epistemologia; 13). -/- É no modus operandi de Isaac Newton que visualizamos a relação entre o método dedutivo e o indutivo na análise científica dos fenômenos e a relação entre a metafísica e a prática científica. Pois, de um lado temos a “mecânica racional”, a qual compreende que a única forma de garantir (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    A arte de poder não ter razão.Irene Borges-Duarte - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):118-125.
    Partindo do debate de Paris, com Derrida, que se defende ter tido uma importante repercussão no caminho de Gadamer, pretende aclarar-se a noção de boa vontade. Tardiamente surgida e não isenta de certa imprecisão, que se detecta no debate em que ganha relevo, está ausente de Verdade e Método e só chega a explicitar-se posteriormente em relação com a solidaridade. O presente trabalho procura mostrar que antes do conteúdo ético, que chega a assumir, tem inicialmente um sentido pré-ético, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Esperanza y verdad: Prolegómenos a una filosofía de la esperanza.Einar Iván Monroy Gutiérrez - 2022 - Cuestiones de Filosofía 8 (30).
    Aunque una filosofía de la esperanza pareciera ser una propuesta del todo contemporánea (Bloch, Fromm, Husserl, Laín, Marcel, Heidegger, Patočka, Stein), sus esbozos tuvieron lugar en el siglo VI a.n.e. El objetivo principal de esta investigación es exponer los ejercicios preliminares en torno a una filosofía de la esperanza en el marco de la controversia de Heráclito con Pitágoras. Desde un enfoque cualitativo, mediante el método histórico hermenéutico, se hizo un análisis de datos. Como muestra tomamos fuentes primarias sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Freud e a ética do fragmento.Pedro Fernandez de Souza - 2023 - Griot 23 (3):131-146.
    O tema do fragmento e do que é fragmentário perpassa a obra de Freud: pedaços de memórias, vestígios do passado, retalhos de textos são alguns dos elementos que figuram em sua prática empírica e em seu afazer teórico. Não somente o passado reaparece, no presente, por meio de fragmentos, mas também a verdade ou o significado (de um sonho, de um sintoma) pode emergir, na atividade interpretativa e terapêutica, em estado fragmentário. Neste texto, buscamos compreender o papel do fragmento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    Os quatro preceitos metodológicos do Discurso do Método.César Augusto Battisti - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:37-62.
    O artigo se propõe a cumprir dois objetivos: a) avaliar em que sentido podemos atribuir autossuficiência aos famosos quatro preceitos metodológicos da Segunda Parte do Discurso do Método; b) propor uma leitura destes preceitos que considere seu entorno, as outras obras metodológicas e o pensamento cartesiano como um todo, mas, principalmente, que reavalie elementos metodológicos tanto pouco quanto excessivamente valorizados. As conclusões correspondentes mais importantes são: (1) os quatro preceitos do Discurso contêm a totalidade do método, mas apenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    O papel da cultura na hermenêutica jurídica.Juan Arcides Chirino Colina & Mauro Augusto Ponce de Leão Braga - 2024 - Aufklärung 10 (3):141-150.
    Este é um estudo sobre a mediação da cultura no processo de compreensão e interpretação das normas jurídicas na determinação de seu significado e alcance de sua aplicação concreta, com base no estudo da obra Verdade e Método, de Hans-Georg Gadamer, analisa-se o papel da cultura no procedimento hermenêutico jurídico, tanto do ponto de vista do intérprete, quanto do destinatário da norma jurídica, onde o jurista entra no jogo da interpretação da norma, com o conjunto de preconceitos proporcionado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Afetividade e Pessoa na Fenomenologia de Dietrich Von Hildebrand.Tommy Akira Goto & Marília Zampieri da Silva - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O presente estudo tem o objetivo de apresentar a "fenomenologia da afetividade" elaboradapelo filósofo Dietrich von Hildebrand (1889-1977), discípulo de Husserl e que produziuanálises filosóficas a partir da denominada "fenomenologia realista", ou seja,uma filosofia fenomenológica da verdade, mas que mantém o contato existencial com arealidade, a partir do conhecimento das essências genuínas e do conhecimento a priori. Para ofilósofo somente por meio do método fenomenológico é possível alcançar genuinamente oconhecimento a priori das essências dos fenômenos e assim, chegar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. ¿Cómo podemos visitar la experiencia humana? El método de las Ciencias Sociales según Hannah Arendt.Carlos Kohn Wacher - 2010 - Postconvencionales: Ética, Universidad, Democracia 2:97-110.
    Las ciencias sociales, desde sus orígenes, consideraron sencillo explicar sucesos relevantes y, en general, todas las manifestaciones de la vida humana, a través de un discurso que tenía como meta la reducción del significado de las acciones sociales a explicaciones nomológicas que se asumieron como verdades absolutas. Sostengo que este paradigma epistemológico fue asumido por las ciencias sociales como si el conocimiento de los hechos del pasado y del presente no fuese más que el resultado de explananda, inferidos de la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    O conceito de tradição na hermenêutica filosófica de Gadamer.Luciano Lima Maquiné Santiago & Luis Uribe Miranda - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):43-61.
    Gadamer resgata o valor da tradição e explicita o desprezo feito pela Aufklärung a mesma. A questão da reabilitação da tradição enquanto fundamental para a compreensão é o que está em questão neste artigo. Um dos problemas a ser analisado é se há incompatibilidade entre razão e tradição, e se não há de que forma podemos buscar resgatar o valor da tradição como algo fundamental para a compreensão de como se dá o processo do entendimento humano. É, portanto, uma análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    DESCARTES: os quatro preceitos do Discurso do Método.Paulo R. R. Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):365-369.
    SÍNTESE - Descartes ao compor o seu Discurso do Método nos apresenta os quatro preceitos do método que é o modo de bem conduzir a razão. Estes quatro preceitos, a evidência, a divisão, a condução em ordem dos pensamentos do simples ao complexo e por fim fazer as enumerações completas e revisões, são capazes, como instrumento, de levar seu espirita à conquista da verdade. Pois são regras fáceis que tomam impossível tomar o falso por verdadeiro. E são (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Vattimo, G. A ontologia hermenêutica na filosofia contempor'nea.Gabriel Debatin - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):107.
    O presente texto é uma tradução da Introdução redigida por Gianni Vattimo à sua tradução para o italiano do magnum opus de Hans-Georg Gadamer, Verdade e Método. A tradução de Vattimo da obra de Gadamer foi, dentre todas as línguas, a primeira a ser realizada, e contou com a assistência do próprio autor em questões pertinentes ao processo tradutivo. Devido à primazia e à notória importância de tal tradução, sua Introdução,publicada originalmente em 1972, possui relevante mérito, constituindo verdadeiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Verità e libertà come fundamenti del circolo fenomenologico.Renato Cristin - 2014 - Investigaciones Fenomenológicas 4:93.
    Il tema principale del saggio è un’interpretazione del metodo fenomenologico che, focalizzando la questione dell’identità, ne mette in evidenza il lato trascendentale ed egologico. L’obiettivo è il recupero dell’idea di filosofia come scienza rigorosa e il conseguente ritorno alla centralità del soggetto fenomenologico-trascendentale.Viene introdotto il concetto di circolo fenome-nologico, con il quale si intende indicare la ricorsività della riduzione e la necessità di restare in essa, per mantenere il livello fenomenologico dell’esperienza e della conoscenza. Si tratta di una circolarità virtuosa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Potencial Crítico da Loucura Contra os Regimes de Verdade.Rafaela Pasqualin - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Através dos parâmetros pós-estruturalistas, busca-se uma prática crítica e humanizada da clínica e que esteja aberta para repensar seus próprios acordos conceituais, ao abrirem-se para métodos que concedam em alguma medida reconhecimento aos pacientes psicóticos que não são capazes de realizar transferência em terapia. A loucura, sendo um fenômeno de dissociação com o nexo dos regimes de verdade estabelecidos, é uma tecnologia de defesa da psique contra a ultra identificação cultural com o Ego da sociedade contemporânea neoliberal. É através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    A reabilitação da Tradição Humanista como experiência de verdade em Hans-Georg Gadamer/The rehabilitation of the humanist tradition as experience of truth on Hans-Georg Gadamer.Cristiano Capovilla & Almir Ferreira da Silva Júnior - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):239.
    O trabalho parte da investigação de Gadamer sobre o desdobramento do projeto iluminista e sua pretensão de envolver a totalidade do saber humano, condicionando seus caminhos e determinando seus meios a partir do sucesso e eficácia do horizonte físico-matemático. As repercussões dessa influência na própria autofundamentação das ciências humanas representam um grande risco, pois transcende as questões das diferenças entre métodos, dizendo respeito aos próprios objetivos do conhecimento humano. Trata-se, pois, da finalidade do conhecimento, isto é, das questões referentes à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991