Results for 'Paulo César de Amorim Chagas'

1000+ found
Order:
  1. Henri Bergson e a crítica à psicologia científica.Paulo César Rodrigues - 2011 - Princípios 18 (29):231-244.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O que se pretende examinar com este estudo é a relaçáo visivelmente polêmica que Bergson estabelece, desde seus primeiros trabalhos, com a psicologia de seu tempo. Trata-se, mais exatamente, de investigar a denúncia bergsoniana dos problemas metodológicos presentes na pesquisa científica em psicologia, em particular na psicofísica do século XIX. Ao acompanhar a argumentaçáo crítica do autor, espera-se determinar as intenções filosóficas que animaram semelhante polêmica, bem como compreender o valor teórico das formulações (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em pesquisadores (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Nodari, Paulo César. “El diálogo entre saber y creer en la sociedad postsecular: una lectura del lugar y el papel de la religión en la actualidad.” La religión en la sociedad postsecular. Ed. Carlos Miguel Gómez. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2014. 65-112. [REVIEW]Jorge Aurelio Díaz - 2018 - Ideas Y Valores 67 (168):377-379.
    RESUMEN Se interroga la atencionalidad propia del amor en cuanto que experiencia privilegiada y primordial del cuidado. En busca de un acceso al fenómeno del amor, se propone interrogarlo conforme al tipo de atención que promueve, asumiendo y discutiendo los recursos aportados por la fenomenología husserliana, así como por las fenomenologías contraintencionales, en particular la de Waldenfels. De este modo, si para describir este fenómeno es preciso dar cuenta del fundamento afectivo de la atención, también hay que reconocer que el (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    O Papel do Hábito na Constituição da Cognição: Bergson leitor de Hume.Paulo Cesar Rodrigues - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education.Paulo César Carbonari - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):14-38.
    O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o ser (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Leituras de Um Realismo Jurídico-Penal Marginal: Homenagem a Alessandro Baratta.Paulo César Corrêa Borges (ed.) - 2012 - Unesp, Programa de Pós-Graduação Em Direito, Núcleo de Estudos da Tutela Penal E Educação Em Direitos Humanos.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    De Núcleo de Povoamento À Praça de Guerra: A Colônia Do Sacramento de 1735 a 1777.Paulo César Possamai - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):23-36.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A noçao de boa vontade em Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):533-558.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    O Sumo Bem E a Relação Moralidade E Felicidade Na Crítica da Razão Pura de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):125.
    Esse artigo tem como propósito mostrar que a moralidade e a felicidade são dois elementos do Sumo Bem. Buscar-se-á, então, em primeiro lugar, elucidar a tese de que o Sumo Bem é o objeto da razão prática pura; em seguida, explicitar-se-á a importância da distinção entre saber e acreditar, salientando, portando, que esta distinção é muito importante para a compreensão dos postulados da razão prática pura, ou seja, para a compreensão dos limites da razão em seu âmbito, especulativo e prático. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    O Fotojornalismo E a Sucessão de Costa E Silva: A Imagem Do General Emílio Garrastazu Medici Na Revista Veja.Boni Paulo César & Alves Fabiana Aline - 2012 - Diálogos. Revista de Filosofía de la Universidad de Puerto Rico 16 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    O Fotojornalismo E a Sucessão de Costa E Silva: A Imagem Do General Emílio Garrastazu Medici Na Revista Veja.Paulo César Boni & Fabiana Aline Alves - 2012 - Diálogos (Maringa) 16 (1).
  12. Liberdade e educação no Do contrato social de Rousseau.Paulo César Nodari - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):43-68.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  52
    Psychology, Metaphysics and Literature: The Description of Deep Feelings in Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura, a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  60
    Psicologia, Metafísica e Literatura: a Descrição dos Sentimentos Profundos em Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura,a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso de um (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Rousseau e a Paz.Paulo César Nodari - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):167-184.
    O propósito do presente artigo é analisar o conceito de paz em Rousseau. Para atingir tal objetivo, é preciso ter presente três aspectos imprescindíveis de desenvolvimento: primeiro, o contexto do século XVI e século XVII a partir de dois questionamentos centrais desta época: o crescimento da desigualdade entre os seres humanos e a legitimidade do absolutismo político; segundo, a proposta de paz à Europa elaborada por Abbé de Saint-Pierre; terceiro, o projeto de paz articulado por Rousseau para a Europa.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity.Paulo César Nodari & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):263-280.
    Este trabalho tem o propósito de analisar a terminologia direitos naturais e direitos humanos nos séculos XVII e XVIII. Trata-se de mostrar, por um lado, que, não obstante a terminologia direitos humanos, à primeira vista faça referência, sobretudo, ao denominado Século das Luzes, urge dar-se conta de que a terminologia mais comum no período era a de direitos naturais fundamentais, ou inalienáveis, e, por outro lado, que a compreensão da passagem e, por conseguinte, a mudança terminológica que se dá dos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  79
    Educação e cultura da paz: à luz do esboço kantiano, À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], ainda é possível pensar uma cultura da paz?Paulo César Nodari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):11-30.
    O intento deste trabalho é refletir sobre a importância da educação para a superação da violência, criando condições para o desenvolvimento de uma cultura da não violência. Em primeiro lugar, defenderemos a ideia da relevância da educação para a paz, apresentando argumentos que sustentam a tese da cultura da paz. Para tanto, em segundo lugar, analisaremos o esboço kantiano À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], sobretudo, no que se refere aos seis artigos preliminares e aos três artigos definitivos, a fim (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  77
    Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
    Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil.Paulo César Nodari & Marcelo Larger Carneiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:90-118.
    O presente artigo tem o objetivo de analisar como Eric Weil entende a Educação com vistas à compreensão do ser humano no mundo. Pretende-se demonstrar que a Educação Moral, defendida por Eric Weil, é um caminho privilegiado, sine qua non, que auxilia o ser humano no enfrentamento da violência. Evidencia que o educador toma lugar de destaque nessa discussão, pois lhe cabe a responsabilidade de indicar os meios e os caminhos para a universalização, para que a não violência possa subsidiar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  26
    Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
    O objetivo deste artigo é mostrar que a concepção de liberdade situa-se no rol da crítica levinasiana à ontologia ocidental e no cenário da ética como filosofia primeira. Levinas concebe, então, a liberdade como acolhimento do Outro. A liberdade deve cessar de manter-se na certeza solitária da supremacia do Mesmo sobre o Outro. Assim, Levinas distancia-se da ontologia e recorre à proximidade não como estado de consciência que conceitua, mas como relação proximal que clama por justiça e responsabilidade. PALAVRAS-CHAVE – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Pacheco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):69-95.
    Esta pesquisa, norteada pela abordagem metodológica analítica, tem como horizonte de investigação a responsabilidade solidária na época da ciência, especialmente, no que tange ao "futuro da natureza humana" e da vida no Planeta diante das possibilidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem. Hans Jonas ressalta que um dos problemas do Século XX é a vulnerabilidade a que todos indistintamente estamos imersos e afetados, exigindo de todos não apenas a constatação, mas, sobretudo, a responsabilidade pela vida humana e extra-humana. (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
    Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso ser visto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Laboratórios de pesquisa E prática pedagógica: A experiência do curso de licenciaturas em ciências sociais.José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz Cezar Oliveira Diniz & Valdonilson Barbosa dos Santos - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):74-91.
    A presente proposta tem por objetivo refletir sobre a experiência didático­ pedagógica dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, componente curricular necessário à formação de professores de sociologia para o ensino médio, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG. Os LAPPCS podem ser caracterizados como espaços de análise crítico­reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural, nos quais se analisa (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    A questão da alteridade na recepção levinasiana de Heidegger.Paulo Cesar Duque-Estrada - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):29-35.
    Pretende-se situar os momentos determinantes que dão sustentação à proposta de Levinas, elaborada ao longo de sua leitura de Heidegger, no sentido de romper com o pensamento do ser e propor um pensamento do Outro. A leitura de Levinas, como se pretende demonstrar, é atravessada, desde o seu início, pelo fio condutor de uma problematização da pretendida abertura para fora de si mesmo, na qual o Dasein heideggeriano quer se afirmar para além de toda autoconfirmação inerente às filosofias da consciência. (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Democracia E Autoritarismo.Esio Francisco Salvetti & Paulo César Carbonari - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37137.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma visão crítica da democracia contemporânea. Acontecimentos atuais demonstram a vigênciade nuances características do autoritarismoque corrói as bases da democracia. Permanecerá como pano de fundo deste artigo o seguinte questionamento: a defesa da democracia e do direito é suficiente para assegurar os direitos humanos, ainda mais profundamente, para garantir a vida de todos/as? Para responder a essa questão dar-se-á destaque a três aspectos: de que há vidas matáveis; de que há relação perversa entre democracia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  44
    A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n1p1 A teoria darwinista tem contribuído para a discussão de problemas nos mais diversos campos filosóficos, entre os quais se inclui a ética e a teoria moral. A sociobiologia e a psicologia evolucionista elucidaram muitos aspectos do comportamento social de diversas espécies animais, a partir de mecanismos como a seleção de parentesco e o altruísmo recíproco que, contudo, são insuficientes para explicar a cooperação no caso humano. Como alternativa, a teoria da dupla herança busca explicar o comportamento humano considerando tanto (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  30
    Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire.Amorim Filipi Vieira & Calloni Humberto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):380-392.
    Trata-se de uma contextualização filosófica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista: que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade são legítimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isto mesmo, fontes primárias da religação ética entre o eu e o outro. Debruçar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire, remete à discussão acerca da ética como campo ontológico (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Série Diachronica, 1.César Nardelli Cambraia, Antônio Gerado Da Cunha & Heitor Megale - forthcoming - Humanitas.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    A estrutura formal da argumentação de São Paulo e as suas possíveis relações com a lógica estóica.Jorge Cesar Mota - 1974 - Trans/Form/Ação 1:173-214.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo.Maria Cristiani Gonçalves Silva & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 244.
    O presente ensaio pretende analisar o Cooperativismo Educacional no estado de São Paulo, em suas formas institucionais, agora voltados para a organização escolar a partir de 1980. O cooperativismo educacional ocupou um lugar de destaque, com um discurso aparentemente renovador, pois tanto pretendia formar o indivíduo integralmente, afirmando superar a ética da competição pela ética da cooperação, de modo a superar a tradição administrativa hierárquica da escola pública e privada e, apresentar, inclusive, supondo desencadear disposições políticas emancipatórias para todos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Editorial: Atualidade da Filosofia de Espinosa: Matéria E Potência.Cesar Candiotto, Léo Peruzzo Júnior, Antonio Valverde, Ricardo Espinosa Lolas & Eladio Craia - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Pensar é uma espécie de exercício responsável que não pode ser omitido neste momento que vivenciamos e partilhamos. Por isso, cultivar boas reflexões depende, por um lado, da capacidade técnico-acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores e, por outro, da maneira como conduzem o seu horizonte filosófico diante de um quadro de perspectivas e desafios. Assim, a produção filosófica não precisa de milagres para compreender a natureza, como afirmará Espinosa, mas de uma aliança entre liberdade e razão.É neste sentido que o presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares.Júlio Cesar Tavares Tavares Dias - 2017 - Horizonte 15 (47):1097-1101.
    Book reviews: NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. 446 p.. ISBN 978-85-349-4187-7.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    NODARI, Paulo César. Ética, direito e política: a paz em Hobbes, Locke, Rousseau e Kant. São Paulo: Paulus, 2014, 301p.Moisés João Rech - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):401-407.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Considerations on the Paradox of Perception in Bergson.Paulo César Rodrigues - 2018 - Filosofia Unisinos 19 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):7-8.
  37.  26
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):7-8.
  38.  13
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):7-8.
  39.  12
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):7-8.
  40.  9
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):7-8.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):7-8.
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):7-8.
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):7-8.
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Palavra Do Editor.Paulo César Rodrigues - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):7-8.
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Equality and Right to Development as Neuroethical Concerns: Assuring Defendants' Rights.Ana Rosa Tenorio de Amorim - 2008 - American Journal of Bioethics 8 (1):28 - 30.
  46. NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas.Daniel José Crocoli - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):193-197.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A crise ecológica e a ética planetária à luz das perspectivas filosófica e teológica.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):61-80.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A fundamentação da ética do discurso em Apel.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):51-58.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  39
    No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education.Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira & Luiz Fernando Gomes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):120-134.
    O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizados pelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos de (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Horizontes da filosofia do exílio: as Américas de Horkheimer e de Flusser.Sertório de Amorim E. Silva Neto - 2012 - Flusser Studies 14.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000