Results for 'possibilidade lógica'

1000+ found
Order:
  1.  44
    Uma “possibilidade impossível de dizer”: O acontecimento em filosofia E em literatura, segundo Jacques Derrida.Osvaldo Fontes Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):143-161.
    Este artigo focaliza certa “possibilidade impossível de dizer o acontecimento”, motivo fértil nos últimos escritos de Derrida. A expressão “a possibilidade do impossível”, emprestada do pensamento heideggeriano da Ereignis, concorre a uma ética aporética que repensa as figuras da responsabilidade face à “inapropriabilidade do que acontece”. Nos lugares bem conhecidos da lógica derridiana da aporia – a justiça rebelde à regra, o “fantasma do indecidível” em cada acontecimento de decisão, a ilegalidade de toda invenção –, uma ética (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    “O tempo como critério de verificação da possibilidade do discurso filosófico” A lógica do tempo e de outras palavras fundamentais.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):187-192.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Lógica e a Narração da Contingência em Hegel.Alberto L. Siani - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Os principais objetivos do artigo podem ser formulados da seguinte forma: a) Hegel tem uma noção forte de contingência. Contingência não é, para ele, a ausência simples de necessidade, tampouco subdeterminidade simples. Contingencia é uma noção original, que tem o mesmo peso e a mesma dignidade lógica e metafísica que a noção de necessidade; b) essa noção forte de contingência é decisiva para a concepção de Hegel de subjetividade na medida em que pode ser remetida a sua filosofia do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    Educação crítica: uma possibilidade de formação "ambientalista" para professores de educação física.Soraya Corrêa Domingues & Elenor Kunz - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 332.
    As possibilidades de diálogo pedagógico entre os campos da Educação Ambiental e Formação Humana nos cursos de Educação Física é objeto deste estudo. Buscando revisar e evidenciar os princípios e objetivos construídos historicamente da Educação Ambiental e a atual realidade da formação de professores, identificando os limites e possibilidades para a construção de uma proposta crítica pedagógica que altera a lógica na Formação de Professores em Educação Física a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão e a Educação Ambiental.The (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia.Nuno Venturinha - 2010 - Lisboa, Portugal: INCM.
    Ludwig Wittgenstein é unanimemente reconhecido como um dos pensadores mais marcantes do século xx, tendo influenciado decisivamente o debate filosófico da contemporaneidade. Apoiando-se não nas edições clássicas mas no espólio do autor, problematizando a formalidade sui generis característica daquele, esta obra propõe-se acompanhar o evoluir do pensamento wittgensteiniano, nos seus diferentes planos, determinando a metodologia que o vai definir, enquanto possibilidade concreta de compreensão da visão filosófica que lhe subjaz. Ao indagar toda a trajectória reflexiva que se estabelece entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  6.  3
    Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula.Patrícia Del Nero Velasco - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:64-75.
    Sintetiza parte da pesquisa que a autora vem desenvolvendo sobre a possibilidade de ministrar conteúdos lógicos sob um viés essencialmente informal. Por conseguinte, procura fundamentar a importância da inclusão de conceitos de lógica no Ensino Médio.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Observações Sobre Logica e Linguagem No Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein e o Pressuposto de Ockham da Redução Do Entes Numa Explicação.Leandro Sousa Costa - 2023 - Dissertatio 54:101-111.
    As observações dessa pesquisa propõem como hipótese de trabalho a perspectiva de que o Princípio de Ockham pode ser identificado na estrutura do Tractatus logico-philosophicus de Wittgenstein. O texto aborda aspectos da lógica e da linguagem na filosofia analítica, aspectos da lógica e da linguagem na filosofia do Tractatus e estabelece uma intermediação que permite tratar com a possibilidade de uma aproximação entre o Princípio de Ockham e a filosofia tractariana. Os resultados contidos nas observações explicitadas nesse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Tradução: Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1).
    Sendo, como a ciência, um esforço para conhecer e compreender o real,a filosofia institui, como ela, uma problemática. Todas as grandes doutrinas podem se caracterizar a partir de problemas: problema do uno e do múltiplo entre os pré-socráticos; problema da possibilidade da ciência e da predicação em Platão; problema das causas primeiras, da demonstração, do método geral das ciências da natureza em Aristóteles; problema do fundamento da física matemática em Descartes; problema do fundamento da possibilidade das ciências e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O logos em Heidegger: lógica, verdade e metafísica.Jaqueline Stefani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):47-61.
    Resumo: A proposta desse trabalho é repensar a linguagem, tema central da filosofia contemporânea, não mais como um instrumento do qual o sujeito se apropria e desapropria de acordo com a própria vontade, mas, juntamente com Heidegger, como a própria casa do ser. A função de comunicação é apenas uma das múltiplas possibilidades da linguagem. Com Heidegger é desenvolvida a questão de como a fenomenologia transforma-se em hermenêutica e de como a autocompreensão surge paralela a toda compreensão. A filosofia autêntica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Experiência, Lógica e Geometria como fontes de reconhecimento da verdade a partir de Frege/Experience, logic and geometry as sources of recognition of the truth from Frege.Cleverson Leite Bastos & Willian Dos Santos Godoi - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):81.
    O objetivo desse artigo é apresentar com base no pensamento do filósofo alemão Gottlob Frege, a concepção de conhecimento, partindo especialmente dos artigos “Sobre o sentido e a referência” e “As fontes de conhecimento em Matemática e em Ciências Naturais Matemáticas”. Para Frege só poderíamos afirmar que conhecemos alguma coisa, se o pensamento expressado por esta coisa for reconhecido como verdadeiro. Desta forma, antes de apresentarmos a concepção do autor relacionada à forma de reconhecer a verdade expressada por um pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Três Tipos de Necessidade Lógica.João Vergílio Cuter - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
    Há pelo menos três concepções diferentes de verdade no Tractatus Logico-Philosophicus. A primeira delas é dada pela tautologia, essa proposição única que pode ser diferentemente obtida aplicando-se operações de verdade às proposições elementares de tal modo que todas as possibilidades de desacordo com a realidade sejam finalmente canceladas. A segunda é dada pelas propriedades internas que podem ser previstas antes que a análise efetiva de nossa linguagem esteja completamente feita. A terceira é dada pelas propriedades internas que apenas a análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A dialogue about possibilities: a philosophical discussion on determinism and possibilities / Diálogo sobre a Possibilidade: uma discussão filosófica sobre o determinismo e as possibilidades.Rodrigo Cid - 2010 - Revista da Faculdade de Letras. Série Filosofia 26:163-172.
    O objetivo deste artigo é ser uma introdução aos diversos tipos de possibilidades e mostrar o caminho que a discussão sobre a existência de possibilidades não-atuais deve seguir a partir da aceitação do determinismo. E essa discussão é relevante porque sua resposta tem bastante infl uência em nossos pensamentos e lógicas sobre as modalidades da necessidade e da possibilidade. Cumprimos tal objetivo através de um diálogo a respeito das possibilidades. Este formato de texto tem a vantagem de ser mais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2012 - Dissertation,
    Esta dissertação investiga a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva, elaborado por Max Weber em sua obra Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura. Foi aqui examinado, particularmente, a segunda seção intitulada “Possibilidade objetiva e causação adequada na consideração causal da história”. Na primeira parte deste trabalho, procurou-se analisar a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana, que refere-se basicamente a um modo de imputação causal aplicado às ciências da ação. Desse modo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Revista Cadernos Do PET Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Relação Mundo-Linguagem Estabelecida Por Vico e Wittgenstein: Sobre a Diferença Do Status de Possibilidade de Sentenças Éticas Dotadas de Sentido.Antônio Pedro de Souza Dias & Antônio Sergio da Costa Nunes - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Vico e Wittgenstein apresentam concepções diferentes a respeito da relação entre linguagem e mundo. Essa diferença resulta no modo como julgam a possibilidade da ética ser tratada dentro da linguagem, portanto, de possuir sentido. Enquanto Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus, apresenta uma concepção da relação linguagem-mundo pautada no isomorfismo da forma lógica das sentenças com a forma lógica dos fatos, Vico, na Ciência Nova, a concebe por meio das experiências e condições de existência humanas, na qual a linguagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Uma hermenêutica do mal na lógica da filosofia de Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):174-185.
    Entendendo a violência como a negação do sentido e da razão, bem como a recusa daquilo que compõe a essência do mundo do homem que vive em uma determinada atitude, nosso objetivo no presente trabalho é analisar esse conceito na Lógica da Filosofia de Eric Weil, que apresenta o conjunto dos discursos filosóficos no seu itinerário na forma de categorias, nos detendo naquelas nas quais a violência aparece na forma de mal. Tenciona-se tratar do mal na sua especificidade conforme (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia.Werner Ludwig Euler - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).
    Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Hegel leitor de deleuze: uma perspectiva crítica da ontologia afirmativa a partir das objeções a spinoza na ciência da lógica.Julián Ferreyra - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):89-107.
    Este artículo se propone realizar un abordaje crítico de la ontología afirmativa de Gilles Deleuze a partir de las objeciones realizadas por Georg Hegel a Spinoza en su Ciencia de la lógica. La hipótesis de trabajo es que, dada la herencia spinozista del pensamiento de Deleuze, estas críticas pueden resultar pertinentes para reflexionar sobre algunos puntos fundamentales. De esta manera, se intenta contrariar la habitual tendencia de los estudios deleuzianos de trabajar en una clave anti-hegeliana, es decir, a partir (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Do Projeto Crítico Kantiano: os Direitos da Razão entre a Lógica da Verdade e a Lógica da Aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (2):85-109.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  56
    O reconhecimento da alteridade como possibilidade de construção de um novo paradigma na cultura ocidental em Joel Birman e Emmanuel Lévinas.José Geraldo Estevam - 2008 - Horizonte 6 (12):169-179.
    Resumo A cultura ocidental, erigida sob a égide da ontologia grega, historicamente relegou o outro em sua alteridade ao esquecimento, numa supremacia do ser que justificou as cruzadas, a colonização, a escravidão, os regimes totalitários como o fascismo e o nazismo, entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do professor Joel Birman e do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a importância da construção de um novo paradigma na cultura ocidental. Paradigma que reconheça a alteridade, numa abertura inédita do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Política, carisma, poder e mídia: lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus.Jadir Gonçalves Rodrigues - 2008 - Horizonte 7 (13):39-68.
    No presente artigo, pretendemos discutir algumas possibilidades e limites das categorias de Política, carisma, poder e mídia no conjunto de lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus. As leituras acadêmicas já concluídas sobre desenvolvimento histórico dessa Igreja trabalham com a idéia de que foi o contexto de crise política, social e econômica presente nas décadas de 1970 e 1980 que propiciaram as condições adequadas ao surgimento e expansão da IURD no Brasil. Propomos uma análise que enfatize a importância (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Texto E contexto: A dupla lógica do discurso filosófico.Marilena De Souza Chaui - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:15-31.
    A pesquisa em história da filosofia visa compreender de onde o filósofo fala, a quem se dirige, contra quem escreve, por que decidiu escrever e os efeitos de sua escrita, unificando texto e contexto. Por isso, se distingue da leitura rigorosa que caracteriza o procedimento estrutural. Inaugurada como disciplina filosófica por Hegel, a história da filosofia foi interpretada de maneiras diferentes pela posição relativista, pela posição estrutural francesa e por Merleau-Ponty. Este propõe a noção de “impensado” das obras de pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  59
    É o naturalismo biológico uma concepção fisicalista?Tárik de Athayde Prata - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):255-276.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p255 O artigo investiga se o naturalismo biológico (a solução de John Searle para o problema mente-corpo) pode ser considerado uma concepção fisicalista acerca da mente. Apesar de defender um fisicalismo a respeito dos particulares (seção 2), Searle adere ao argumento básico dos dualistas para a irredutibilidade das propriedades mentais (seção 3), e não consegue fundamentar sua alegação de que tal irredutibilidade é compatível com o fisicalismo (seção 4). Desse modo, sua teoria da mente se revela como um dualismo de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  25
    Obligaciones Hacia Generaciones Futuras: El Caso Contractual.Daniel Loewe - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):21-66.
    Neste texto, investiga-se a extensão diacrônica da comuni- dade moral no âmbito de teorias contratualistas. Para isso, examinam-se críticas à possibilidade lógica de sustentar obrigações em relação a gerações futuras e se abordam modelos argumentativos contratualistas de justificação dessas obrigações que se baseiam no interesse próprio e na imparcialidade. De acordo com essa pesquisa, a melhor defesa dessas obrigações se pode articular recorrendo a esse último tipo de contratualismo.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  26.  11
    Psicologia Racional e Antropologia Empírica em Kant.Alexandre Hahn - 2019 - Natureza Humana 21 (2):53-76.
    o presente artigo busca destacar a importância dos “Paralogismos da razão pura” para o projeto kantiano de uma antropologia empírica sistematicamente constituída, isto é, uma ciência do homem. Mais precisamente, defenderá que o principal resultado da crítica à psicologia racional (enquanto doutrina da alma) foigarantir a possibilidade lógica do “eu numênico”. Isso permitiu que o homem fosse pensado como agente livre, capaz de fazer algo de si mesmo, superando sua condição demero produto da natureza. Essa ideia de homem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Charles Sanders Peirce: ciência enquanto semiótica.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1989 - Trans/Form/Ação 12:71-83.
    The diagram of sign when applied to the understanding of science gives place to an original correation correlation of abduction or retroduction, deduction and induction. The conjunction of abduction and deduction consists of a general Form of logical possibility. Induction in its turn, establishes, in the long run, the ratio of frequency of the accomplishment of expected consequences of general representations in the universe of facts. As a formal construction, science as semiotics sustains itself even if it has as its (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  28.  7
    Idealismo transcendental e realismo empírico: uma interpretação sem'ntica do problema da cognoscibilidade dos objetos externos.Daniel Omar Perez - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    O objetivo deste artigo é apresentar o idealismo transcendental (e o realismo empírico) como uma semântica transcendental, que permite resolver problemas cognitivos da ciência e decidir sobre problemas filosóficos, por meio de novos argumentos e documentos textuais da filosofia kantiana. Para tal fim, mostraremos que a pergunta fundamental que aparece em todo o percurso da obra kantiana é a da possibilidade das proposições sintéticas. Essa pergunta demanda o desenvolvimento de uma resposta que essencialmente diz respeito não apenas a sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Grammaticale ivdicivm.F. Seabra - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):79-84.
    Visão lógica e funcional da gramática latina; características de língua sintética; os nomes: radicais e desinências; modo e significado das formações nominais; o verbo: temas; características número-pessoais; características modo-temporais; significado e emprego das formas nominais do verbo latino. Sintaxe: recursos de linguagem do latim clássico; emprego e significado dos casos em frases de construções sintáticas diferentes da portuguesa; o largo emprego das orações reduzidas; concordâncias temporais; o emprego do subjuntivo na oração subordinada; possibilidades de tradução. Confronto entre o latim (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Prolegômenos.Paulo de Tarso Menegon - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):54-70.
    Nossa pesquisa, em três momentos, tem o objetivo de acompanhar a virada noética da lógica a partir do parágrafo 67 dos Prolegômenos quando Husserl buscará fundamentar a estrutura subjetiva e a lógica pura enquanto condição de possibilidade de conhecimento e, assim separar os domínios lógicos dos domínios psicológicos do conhecimento. Num segundo momento, tentaremos elucidar como essas demarcações são possíveis a partir da lógica em vista da passagem à possibilidade subjetiva em geral do conhecimento a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Quine e o pluralismo lógico.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):115.
    Investiga-se a possibilidade de uma abordagem do fenômeno do pluralismo lógico a partir de uma perspectiva inspirada no pensamento de Quine. A matematização da lógica termina por levar à flexibilização da teoria lógica, logo surgindo, não apenas sistemas complementares e alternativos à lógica clássica, mas também a questão da admissibilidade de mais do que um sistema lógico. A tal posição se dá o nome “pluralismo lógico”. Quine foi um destacado defensor da lógica clássica a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A fundamentação dos conceitos lógico-metodológicos na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2009 - Revista Eletrônica de Ciências Sociais 1 (1):84-96.
    Na tentativa de resolver problemas concretos para a ciência, Max Weber toma por objeto de estudo o trabalho histórico, em especial o de um renomado historiador, Eduard Meyer. Para demonstrar e fundamentar o trabalho histórico, Eduard Meyer torna-se um exemplo para Weber da confusão lógica em que se encontram as ciências especializadas. Partindo deste fato, este artigo pretende mostrar como Max Weber fundamenta os conceitos lógico metodológicos que o auxiliam na construção da objetividade das ciências histórico-sociais. Nosso objetivo é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica.Walter Kohan - 2019 - Belo Horizonte, MG: Vestígio.
    Paulo Freire está hoje no meio de uma acirrada disputa ideológica. Mas este não é um livro sobre a ideologia ou a política partidária de Paulo Freire. Aqui não se entende por política o que se faz dentro da lógica do sistema democrático representativo, mas sim, num sentido mais amplo, o modo como se exerce o poder nas relações estabelecidas com outros e outras numa trama social e, mais especificamente, os modos de exercer o poder ao ensinar e aprender. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Materialism in Limbo: Democritus, Santayana, and the ethics of Metaphysics.Jessica Wahman - 2017 - Cognitio 18 (1):135.
    Neste artigo, argumento que a marca de uma metafísica viável é tanto prática e ética quanto é lógica e sistemática. Para tal, analiso os Diálogos no Limbo de George Santayana, no qual ele afirma seu apoio ao materialismo atomístico de Demócrito em bases pragmáticas. Uma metafísica, ele sugere, é uma visão de mundo que acomoda uma pessoa – vista como um determinado tipo de organismo psicológico – sabiamente às forças da natureza e da melhor forma possibilita essa pessoa a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  11
    La ‘Vuelta del Otro’ en el Contexto de Globalización.Luis Alfonso González Valencia - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (4):727-746.
    A imagem sugestiva "retorno do outro" ajuda a indicar o modo como a alteridade interpela no actual contexto de globalização. Esse "outro", o grande ausente da maior parte da história da filosofia ocidental, aparece com força renovada (ou, pelo menos, resiste aos embates da homo-geneização) frente à lógica económica, política e cultural, que pretende anulá-lo na imposição uniforme de um estilo de vida. O seu "retorno" abre possibilidades em várias perspectivas. Aqui apenas esboçamos o que significou este "retorno do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  31
    Friends and Neighbors: Kierkegaard and the Possibility of Transformative Friendship.Brian Gregor - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):921 - 941.
    This paper offers a critical examination of Kierkegaard's account of friendship, and considers whether he accounts sufficiently for the transformative possibilities of friendship. Part I gives a brief discussion of ethical friendship in Either/Or, then turns to Works of Love and its critique of friendship. Kierkegaard does, however, retrieve and affirm friendship insofar as it is transformed by Christian neighbor love. The author then proceeds to consider whether this transformed friendship can also be genuinely transformative. Part II draws on Kierkegaard's (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Os métodos de prova nos Primeiros Analíticos de Aristóteles e sua natureza normativa.Ralph Leal Heck - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35620.
    Este artigo se divide em duas etapas. A primeira etapa tem o objetivo de apresentar, dos tópicos 1 ao 5, três métodos de prova e um de contraprova presentes nos Primeiros Analíticos de Aristóteles. Fornecendo uma notação de fácil acesso, compreensão e relativamente neutra à interpretações com o objetivo de demonstrar que a silogística preserva interessantes ferramentas de dedução e questões intuitivamente férteis para investigação filosófica, em especial, àqueles que desejam compreender leituras filosóficas à lógica de Aristóteles, como as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento // The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics.Cezar Luís Seibt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):200-226.
    O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido. Não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar esse horizonte originário e prévio, além de indicar algumas possibilidades que com ele se abrem. Daremos ênfase à questão do horizonte (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Autorregulação Regulada e o Combate a Mercantilização Dos Direitos Humanos.Jéssica Cindy Kempfer - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):73.
    Com os processos de globalização e das novas tecnologias de informação, começam a surgir uma série de atores políticos que passam a exercer grande força política, econômica e jurídica, afetando diretamente os direitos humanos. A partir disso, pretende-se analisar a possibilidade de aplicação da técnica da autorregulação regulada como forma de garantir a proteção dos direitos humanos no ambiente das empresas transnacionais. Para isso, utilizando-se o método dedutivo, se abordará os elementos básicos do processo de globalização, o surgimento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    A intuição doadora de sentido é o termo último da fenomenologia? // Is the sense-giving intuition the last term of phenomenology?Felipe Bragagnolo & Everaldo Cescon - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020037.
    O objetivo deste artigo é analisar quais são os pressupostos teóricos contidos na intuição doadora de sentido husserliana e na ontologia fundamental heideggeriana que possibilitaram a Marion pensar na fenomenologia da doação. Para tanto, retomamos a teoria da intuição de Husserl conforme a sua obra Investigações lógicas ; refletimos a partir dos Prolegômenos de Heidegger sobre uma possível crítica ao projeto de redução do ser à intuição categorial e de sua transposição à esfera da existência; e, em Marion, recorremos às (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Educação para o pensar.Francisco Evangelista & Paulo de Tarso Gomes (eds.) - 2003 - Campinas, SP: Alínea Editora.
    Para além da doutrinação, que busca dizer ao educando precisamente o que pensar e da lógica que busca dizer uma forma correta de pensar, os debates contifos neste livro enfocam as possibilidades do pensar, desenvolvendo temas tão diversos como a necessidade social do pensar, as possibilidades da argumentação no conflito social, o sentido da filosofia como prática na educação, as relações que provocam o pensar nas diferentes fases de desenvolvimento do educando.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Regras de interpretação a partir da leitura realista-normativista de Chiassoni da teoria pura de Hans Kelsen.Rubin Assis da Silveira Souza - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A hipótese da existência de transições na obra deKelsen tornou-se um dos grandes temas entre os especialistas da sua filosofia e teoria jurídica, especialmente no que se refere ao processo decisório. Dois campos antagônicos formaram-se a partir dessa ideia de ruptura e transição entre suas obras: o normativista (focado nos primeiros trabalhos do autor) versus o realista (fundamentado a partir da segunda edição da Teoria pura do direito e da Teoria geral das normas). Perluigi Chiassoni defende, entretanto, uma leitura realista-normativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise.Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti & Rafael Cunha - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):628-644.
    A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    The challenge of a fraternal social coexistence. A reflection stemming from the essay “la sfida Della convivenza” by Alberto pirni.Israel Moura Barroso - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):747-768.
    ABSTRACT This article starts from the analysis of the work “La sfida della convivenza”, by Italian philosopher Alberto Pirni, to establish with it a dialogue around the principle of fraternity. In his essay, Pirni offers an essential lexicon to discuss the possibilities of social coexistence between different individuals, groups, communities and cultures in contemporary societies. The first part of the article offers a summary of the ideas of the author, who seeks to deepen the meaning of key concepts for the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Transformando o patriarcado? O papel da luta feminista na reconfiguração das categorias marxistas.Marta Nunes da Costa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):125-144.
    Resumo: A partir de uma análise de categorias marxistas, neste artigo, quero trazer para o domínio da visibilidade a "questão da mulher" e defender que esta deve ser o fio condutor no processo de identificação de condições de possibilidade para a transformação do sistema das práticas que visam à emancipação humana, entendida como superação da lógica de dominação.: Based on an analysis of Marxist categories, I attempt in this article to bring into the domain of visibility the 'issue (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Il paradigma Nietzsche di M. Heidegger tra metafisica e im-possibilità dell’oltre // The paradigm of M. Heidegger's Nietzsche between metaphysics and im-possibility of addition.Luigi De Blasi - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):24-52.
    Nietzsche, para Heidegger, não teria levado a termo a desvalorização dos valores considerados até então válidos. A transvalorização, ao invés de garantir a renovação da condição existencial do homem, antepõe, à tematização do ser, o nada mudado em vontade e representação. O querido, contra os pressupostos da vontade de poder, se esclerosa na tangibilidade das coisas sem a possibilidade do além por meio do qual Nietzsche pensava superar o niilismo. A transvaloração conserva em tal aspecto a lógica dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    Linguagem natural e música em Rousseaus: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2007 - Discurso 37:113-148.
    As análises de Rousseaus indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e, com ela, a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração de que a mediaão dos signos representativos se dá em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. Demonstra-se aqui a ideia de que uma sequência hierarquizada de valores, que vão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  44
    Progresso Científico e Verdade em Popper.Elizabeth de Assis Dias - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):163-173.
    O presente trabalho pretende mostrar que, para solucionar a questão da possibilidade do progresso científico, Popper precisou introduzir a ideia de verdade no âmbito de sua teoria da ciência. Essa concepção de progresso, em termos da noção de verdade, só será delineada na obra Conjectura e refutações, pois a ideia de que o alvo da ciência é a verdade ainda não aparece teorizada em suas primeiras obras. Quando Popper escreveu sua A lógica da pesquisa científica, a ciência era (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000