Results for 'Em Von Hornbostel'

992 found
Order:
  1.  14
    The unity of the senses.Em Von Hornbostel - 1927 - PSYCHE: An Interdisciplinary Journal of Research On Consciousness 4 (28):1-6.
    Your session will time out in 5 minutes. Tip: Save your search strategies for future use at Recent Searches. Your APA PsycNET session timed out because it was inactive for 30 minutes. Ellis, Willis D. (Ed). (1938). A source book of Gestalt psychology. (pp. 210-216). London.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  7
    Crítica À Idéia de Formação a Partir da Obra de Foucault.Marco de Camargo von Zuben & Marcelo Senna Guimarães - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:36-44.
    Neste texto, pretende-se investigar a apropriação das idéias de Foucault em textos de Jorge Larrosa, na medida em que essa apropriação contribui para a discussão da formação. Através da análise dos modos como a pedagogia é produtora de subjetividades, Larrosa pretende construir as bases de um método que permita avaliar exemplos pedagógicos concretos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  45
    A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger.Newton Aquiles von Zuben - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):85-102.
    a elaboração de uma ontologia fenomenológica era uma possibilidade inscrita no próprio projeto filosófico husserliano. Em que sentido, no entanto, o espírito da máxima da ?volta às coisas mesmas? serviu de inspiração ao retorno à questão do ser? Em que medida as elaborações ontológicas que se atribuíram o título de fenomenológicas permaneceram fiéis ao espírito geral e às diretrizes formais do pensamento de Husserl? É na tentativa de responder a essas questões que nos propomos examinar a posição especial de Heidegger (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A virada linguística na pesquisa educacional: mapeando tendências para a análise filosófica.Volmir von Dentz - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):33.
    O presente artigo aborda a virada linguística no contexto da produção acadêmica de teses em nível de doutorado em Educação e apresenta uma pesquisa que foi concluída em 2015. Iniciamos com algumas considerações epistemológicas da pesquisa educacional situando as tendências em destaque. Em seguida, apresentamos um resumo dos três momentos fundamentais da análise e, por fim, os dados que revelam a significativa utilização dos referenciais pós-críticos na pesquisa educacional brasileira, alguns dos seus pressupostos essenciais e algumas indicações em defesa da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    A unidade da alma com o corpo em Tomás de Aquino.Monica von Oertzen - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):107-118.
    Between the Spiritualistic tendency, which characterizes itself for seeing man as rational soul, and the body as its cage; and, on the other hand, the Materialistic tendency of viewing man as a body, the Thomistic Anthropology conceives man as compound of body and soul, matter and spirit. Thomas of Aquinas, within an ontological analysis of the sensible real, establishes from the ontological unity between body and soul, the possibility for one to observe the external movement of the body as evidence (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O acervo Nietzsche na biblioteca herzogin Anna amalia em weimar.Erdmann Von Wilamowitz-Moellendorff - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):367.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. TRADUÇÃO: Suplemento à Poética de Aristóteles.J. W. Von Goethe - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1).
    Quem quer que de algum modo tenha se ocupado da teoria da poesia, e particularmente da tragédia, recordar-se-á de uma passagem em Aristóteles que causou muita dificuldade aos intérpretes, sem que pudessem concordar completamente sobre o seu significado. Numa caracterização mais precisa da tragédia, o grande homem parece esperar dela que, por meio da encenação de ações e acontecimentos que suscitam compaixão e medo, purifique (reinigen) o ânimo do espectador das paixões mencionadas. Acredito poder comunicar de melhor maneira meus pensamentos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    A lucta pelo direito.Rudolf Von Jhering - 1909 - Lisboa: Antiga casa Bertrand, J. Bastos.
    "O fim do direito é a paz, e o meio para atingi-lo é a luta. Enquanto o direito precisar estar pronto ante a agressão da injustiça, o que ocorrerá enquanto existir o mundo, não poderá ele poupar se da luta. A vida do direito é luta, uma luta dos povos, do poder do estado, das classes, dos indivíduos." O jurista Rudolf von Ihering expõe neste livro de 1872 sua ideia de que o direito não é cedido ao povo naturalmente, mas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Aspectos educacionais do ensino de Filosofia.Marcos Von Zuben - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposta de reflexão sobre os aspectos educacionais do ensino da filosofia nos coloca diante de uma pergunta que podemos formular nos seguinte termos: qual o papel da filosofia na formação das crianças, dos jovens, dos adultos? ou qual o valor educativo do discurso e da reflexão filosófica? Dessa forma, se coloca a questão sobre a prática de um discurso filosófico e seus efeitos educacionais sobre as pessoas que se iniciam nela. Vê-se, de início, que a dimensão da formação do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  28
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Piedade popular e o culto a Maria: um olhar a partir do Diretório de Piedade Popular e Liturgia e da Exortação Apostólica Marialis Cultus.Newton Aquiles Von Zuben & Robert Donizeti Landgraf - 2018 - Revista de Cultura Teológica 91:209-228.
    O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o que a instituição católica entende por piedade popular, tendo como base o Diretório de Piedade Popular e Liturgia, para em seguida, abordar o tema piedade popular mariana, com suas características próprias, como sentimento via cordis, exuberância, expressividade, vitalidade e caráter maravilhoso, e analisar a postura do catolicismo oficial, diante dessa maneira de vivenciar a fé. Posto isso, pesquisou-se o culto mariano, tendo como horizonte a exortação apostólica Marialis Cultus, de Paulo VI, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Revisão narrativa sobre a automutilação não suicida entre adolescentes.Mara Cristiane von Mühlen & Sheila Gonçalves Câmara - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Nas últimas décadas, pode se perceber o aumento dos comportamentos de automutilação na adolescência. Embora isso possa ser explicado pelo crescente interesse de pesquisadores e especialistas em estudo esse fenômeno, é notório que a automutilação não suicida, considerada até recentemente como um comportamento específico inerente a quadros patológicos graves, tem sido utilizada como uma estratégia de enfrentamento mal-adaptativa por um número expressivo de adolescentes pelo menos uma vez na vida ou até mesmo por todo o período da adolescência. Nesta revisão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia.Maria Lúcia Tiellet Nunes, Ana Elisa Hallberg, Denise Steibel, Paula von Mengden Campezatto, Bianca Sanchotene & Milena da Rosa Silva - 2011 - Revista Aletheia 35:51-68.
    A latência é o período do desenvolvimento menos abordado pela literatura psicanalítica e menos compreendido, apesar de corresponder à idade na qual ocorre a maior procura por atendimento psicológico. Além disso, questiona-se um possível encurtamento do período da latência em nossa cultura. Partindo ..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Teatro Filosófico: Aprender e Ensinar Filosofia Com Deleuze.Aldo Batista de Azevedo Júnior & Marcos de Camargo von Zuben - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:140-158.
    O artigo aborda o ensino e a aprendizagem de filosofia a partir da noção de criação de conceitos, conforme o entendimento de Deleuze. Para isso, discute o que significa criar conceitos em filosofia, associando essa concepção a uma nova imagem do pensamento que entende a criação de conceitos como o dizer do acontecimento, o sentido incorporal produzido pelo efeito do encontro dos corpos. Depois estabelece os vínculos entre o sentido e o acontecimento com uma nova imagem sobre ensinar e aprender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  50
    O conceito de ressurreição em Hans Urs Von balthasar: Cristologia-trinitária.Vanderson de Souza Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):121-132.
    Nosso trabalho intenta perquirir, ainda que laconicamente, a categoria teológica da ressurreição no contexto da reflexão de Hans Urs von Balthasar. Para tanto, não se apresentará de forma a esgotar a cristologia balthasariana, mas apenas, buscar-se-á adentrar-se em sua obra: Mysterium Paschale, perquirindo, como o referido autor compreende as implicações da ressusrreição na cristologia, não olvidando que Balthasar realiza nesta obra uma reflexão cristológico-trinitária.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Radikalskepsis und Philosophiekritik. Zum 100. Geburtstag von EM Cioran.Jurgen Grosharpe - 2011 - Perspektiven der Philosophie 37 (1):215-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Albrecht von Haller e o Debates sobre a existéncia de los Seres Humanos hermafroditas.Palmira Fontes da Costa - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):70-80.
    Durante todo o século XVIII, existiu um grande fascínio por seres humanos hermafroditas. Este interesse encontra-se patenteado nas suas inúmeras exibiçōes públicas e nas vánas dissertaçōes académicas sobre o tema. Neste período, e em contraste com o anterior, a existência de seres humanos hermafroditas passou a ser questionada por membros da comunidade médica da época incluindo James Parsons, para o qual a figura do hermafrodita deveria ser erradicada do entendimento anatómico da diferença sexual. Albrecht von Haller nāo ficou indiferente à (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Pensar em opostos: a crítica cultural de Friedrich Schiller e Friedrich Nietzsche.Arno Gimber - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):63-82.
    Resumo O entendimento de Friedrich Nietzsche sobre Friedrich Schiller é bem conhecido e culmina em 1888, na desqualificação que se tem com “Schiller: ou o trompetista moral de Säckingen”. Mas é sabido que suas considerações são contraditórias, mudando com frequência nas diferentes etapas de sua vida produtiva. A monografia de Nicholas Martin marca um ponto de viragem no que diz respeito a este tema, refutando a disseminada compreensão de que somente o jovem Nietzsche teria experimentado admiração por Schiller, depois vindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil.Fernando Sá Moreira - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):429-454.
    Resumo: O presente artigo analisa a composição étnico-racial dos programas de pós-graduação brasileiros da área de filosofia. O propósito é identificar as características gerais da área e analisar os dados disponíveis sobre as declarações de cor/raça em seus mestrados e doutorados. Espera-se que essas análises sejam úteis para a discussão e proposição de ações afirmativas em tais programas. O resultado obtido evidenciou que negros estão largamente sub-representados na pós-graduação em filosofia. Com efeito, a área é atualmente entre as humanidades a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Die Frage der jüdischen Identität in den Werken von EM Lilien und anderen jüdischen Künstlern des späten 19. und 20. Jahrhunderts La question de l'identité juive dans les oeuvres d'EM Lilien et d'autres artistes juifs du XIXe-XXe s. [REVIEW]H. Kunzl - 1988 - Kairos (misc) 30:188-217.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Filosofia do direito em perspectiva genealógica.Luiz Felipe Xavier Gonçalves - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):166-191.
    Resumo: Neste artigo, investigamos a concepção nietzschiana para a “filosofia do direito”. Assim, apresentamos a hipótese de que o autor possui uma conceituação heterodoxa acerca da filosofia do direito, podendo ser entendida numa perspectiva genealógica. Para coloca-la à prova, analisamos um fragmento póstumo de 1883 em três momentos: incialmente, apresentamos a crítica nietzschiana à filosofia do direito de Rudolf von Jhering. Em um segundo momento, indicamos que Nietzsche sinaliza uma perspectiva genealógica como novo método para ela. Por fim, apresentamos o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Do problema da espacialidade em Heidegger à esferologia de Sloterdijk.Maurício Fernando Pitta - 2017 - Synesis 9 (1):141-164.
    Este artigo tem o objetivo de articular a crítica feita por Peter Sloterdijk em Esferas I, de 1998, à insuficiência da tematização do problema da espacialidade em Ser e tempo, obra de Martin Heidegger publicada em 1927, explicitando a solução que Sloterdijk oferece ao recuperar aquilo que, para ele, estava prenhe na obra heideggeriana, isto é, o desenvolvimento apropriado da questão da espacialidade. Nos reportamos primeiramente aos parágrafos em que Heidegger disserta sobre a espacialidade em Ser e tempo para servir (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25. A discussão em torno da "Parte II" das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2019 - Sofia 8 (1):171-186.
    O artigo tem dois propósitos centrais: primeiramente, expor a discussão sobre a inclusão do TS 234 nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Para atingir esse primeiro objetivo, iremos analisar as justificativas de inclusão dadas por Anscombe e Rhees na primeira edição do livro, as críticas feitas por von Wright e, por fim, os motivos que levaram Hacker e Schulte, editores da quarta edição do livro, a considerar o TS 234 como parte de um trabalho distinto das Investigações Filosóficas. O segundo objetivo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Gott Denken: Zur Philosophie von Religion.Christoph Böhr & Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz (eds.) - 2018 - Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden.
    Gott denken: Diese Aufgabe zielt in die Mitte der Philosophie – und eben dieser Aufgabe widmet sich dieses Buch: einem Kompendium der europäischen Religionsphilosophie und ihrer wichtigsten Fragestellungen unter historischen wie systematischen Aspekten. Am Beginn des Bandes findet sich der hier erstmals veröffentlichte Habilitationsvortrag des bedeutenden deutschen Religionsphilosophen Richard Schaeffler – dem dieses Buch gewidmet ist – über Anselm von Canterbury und seinen Widersacher Gaunilo von Marmoutiers. Schaeffler geht der Frage nach, die vor und nach Anselm der Philosophie keine Ruhe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Vorformen der Zukunft. Dungern, Eleonore von & [From Old Catalog] (eds.) - 1966 - Basel,: E. Reinhardt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Tonkörper : ein eigenständiger Parameter der Wesenbestimmung und der Analyse von Musik?Albrecht von Massow - 2006 - In Hans Heinrich Eggebrecht, Michael Beiche & Albrecht Riethmüller (eds.), Musik--zu Begriff und Konzepten: Berliner Symposion zum Andenken an Hans Heinrich Eggebrecht. [Stuttgart]: Franz Steiner.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Effort and Achievement.Hasko von Kriegstein - 2017 - Utilitas 29 (1):27-51.
    Achievements have recently begun to attract increased attention from value theorists. One recurring idea in this budding literature is that one important factor determining the magnitude or value of an achievement is the amount of effort the achiever invested. The aim of this paper is to present the most plausible version of this idea. This advances the current state of debate where authors are invoking substantially different notions of effort and are thus talking past each other. While the concept of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   25 citations  
  30.  13
    Die Überwindung des mathematischen Erkenntnisideals: Kants Grenzbestimmung von Mathematik und Philosophie.Brigitta-Sophie von Wolff-Metternich - 1995 - New York: Walter de Gruyter.
    Keine ausführliche Beschreibung für "Die Überwindung des mathematischen Erkenntnisideals" verfügbar.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  31. Deliberating foresight knowledge for policy and foresight knowledge assessment.Rene von Schomberg, Angela Guimaraes Pereira & Silvio Funtowicz - 2006 - In Ângela Guimarães Pereira, Sofia Guedes Vaz & Sylvia S. Tognetti (eds.), Interfaces between science and society. Sheffield, UK: Greenleaf.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  88
    Towards a Theory of Collective Emotions.Christian von Scheve & Sven Ismer - 2013 - Emotion Review 5 (4):406-413.
    Collective emotions are at the heart of any society and become evident in gatherings, crowds, or responses to widely salient events. However, they remain poorly understood and conceptualized in scientific terms. Here, we provide first steps towards a theory of collective emotions. We first review accounts of the social and cultural embeddedness of emotion that contribute to understanding collective emotions from three broad perspectives: face-to-face encounters, culture and shared knowledge, and identification with a social collective. In discussing their strengths and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   31 citations  
  33.  7
    Die vier Funktionen von Indikatoren.Wolfgang Meyer - 2023 - In Julia Mörtel, Alfred Nordmann & Oliver Schlaudt (eds.), Indikatoren in Entscheidungsprozessen: Stärken und strukturelle Schwächen. Springer Fachmedien Wiesbaden. pp. 7-15.
    Indikatoren sind Anzeiger, die zur Steuerung verwendet werden. Als Anzeiger dienen sie dazu, Auskunft über Gegenstände oder Sachverhalte zu geben, die nicht, schwer oder nur unter großem Aufwand messbar sind. In der Regel werden quantitative Maßzahlen erstellt, die entsprechend dem eigentlich interessierenden Objekt interpretiert werden (Kenngrößen).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  22
    The sensitivity of the eye to two kinds of continuous transformation of a shadow-pattern.Kai Von Fieandt & James J. Gibson - 1959 - Journal of Experimental Psychology 57 (5):344.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   34 citations  
  35. On being difficult: towards an account of the nature of difficulty.Hasko von Kriegstein - 2019 - Philosophical Studies 176 (1):45-64.
    This paper critically assesses existing accounts of the nature of difficulty, finds them wanting, and proposes a new account. The concept of difficulty is routinely invoked in debates regarding degrees of moral responsibility, and the value of achievement. Until recently, however, there has not been any sustained attempt to provide an account of the nature of difficulty itself. This has changed with Gwen Bradford’s Achievement, which argues that difficulty is a matter of how much intense effort is expended. But while (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   17 citations  
  36. why responsible innovation.Rene Von Schomberg - 2019 - In René von Schomberg & Jonathan Hankins (eds.), International Handbook on Responsible Innovation. A global resource. Cheltenham, Royaume-Uni: Edward Elgar Publishing. pp. 12-32.
    Responsible Research and Innovation (RRI) reflects an innovation paradigm that acknowledges that market innovations do not automatically deliver on socially desirable objectives, and requires a broad governance of knowledge coalitions of governmental bodies as well as industrial and societal actors to address market deficits. Responsible Innovation should be understood as a new paradigm for innovation which requires institutional changes in the research and innovation system and the public governance of the economy. It also requires the institutionalisation of an ethics of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  37.  26
    A teoria do significado de Jakob Von uexküll como um Caso de tradução radical.Arthur Araújo & Elaine Cristina Borges de Souza - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):671-686.
    RESUMO No segundo capítulo de "Word and Object", Quine procura mostrar o quanto da linguagem pode ser esclarecida em termos estimulantes, bem como a limitação da tradução a partir de diferentes esquemas conceituais. O autor apresenta a tese de indeterminação da tradução por meio de uma situação de tradução radical. O objetivo deste artigo é apresentar de que modo Quine desenvolve a tradução radical e destacar os conceitos de informações colaterais, significado estimulativo e esquema conceitual. Em seguida, procuraremos mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  54
    The Varieties of Goodness.Georg Henrik von Wright - 1963 - London: Routledge & Kegan Paul Ltd.
    IN 1959 and 1960 I gave the Gifford Lectures in the University of St. Andrews. The lectures were called 'Norms and Values, an Inquiry into the Conceptual Foundations of Morals and Legislation'. The present work is substantially the same as the content of the second series of lectures, then advertised under the not very adequate title 'Values'. It is my plan to publish a revised version of the content of the first series of lectures, called 'Norms', as a separate book. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   54 citations  
  39. An Opinionated Guide to Epistemic Modality.Kai von Fintel & Anthony S. Gillies - 2007 - In Tamar Gendler & John Hawthorne (eds.), Oxford Studies in Epistemology:Volume 2: Volume 2. Oxford University Press. pp. 32-62.
    way on the information available in the contexts in which they are used, it’s not surprising that there is a minor but growing industry of work in semantics and the philosophy of language concerned with the precise nature of the context-dependency of epistemically modalized sentences. Take, for instance, an epistemic might-claim like..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   65 citations  
  40.  10
    Wittgenstein.G. H. von Wright - 1982 - Minneapolis: University of Minnesota Press.
  41. Professionalism, Agency, and Market Failures.Hasko von Kriegstein - 2016 - Business Ethics Quarterly 26 (4):445-464.
    According to the Market Failures Approach to business ethics, beyond-compliance duties can be derived by employing the same rationale and arguments that justify state regulation of economic conduct. Very roughly the idea is that managers have a duty to behave as if they were complying with an ideal regulatory regime ensuring Pareto-optimal market outcomes. Proponents of the approach argue that managers have a professional duty not to undermine the institutional setting that defines their role, namely the competitive market. This answer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   14 citations  
  42.  19
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel.Marcos Lutz Müller - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1255-1294.
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel Resumo: Após uma sucinta caracterização do processo de diferenciação e separação histórico-conceitual entre sociedade civil e Estado, respectivamente, entre o indivíduo burguês e o cidadão como traço principal da modernidade política, empreende-se uma análise concisa dos três registros da “apresentação” do conceito de liberdade, que, no âmbito do espírito objetivo, culmina no desenvolvimento do conceito de eticidade. Em seguida, explicita-se os três momentos lógicos, isto é, os três elementos constitutivos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Succeeding competently: towards an anti-luck condition for achievement.Hasko von Kriegstein - 2019 - Canadian Journal of Philosophy 49 (3):394-418.
    ABSTRACTAchievements are among the things that make a life good. Assessing the plausibility of this intuitive claim requires an account of the nature of achievements. One necessary condition for achievement appears to be that the achieving agent acted competently, i.e. was not just lucky. I begin by critically assessing existing accounts of anti-luck conditions for achievements in both the ethics and epistemology literature. My own proposal is that a goal is reached competently, only if the actions of the would-be-achiever make (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  44. Moral Encroachment, Symmetry, and Believing Against the Evidence.Caroline von Klemperer - 2023 - Philosophical Studies (7).
    It is widely held that our beliefs can be epistemically faultless despite being morally flawed. Theories of moral encroachment challenge this, holding that moral considerations bear on the epistemic status of our attitudes. According to attitude-based theories of moral encroachment, morality encroaches upon the epistemic standing of our attitudes on the grounds that we can morally injure others with our epistemic practices. In this paper, I aim to show that current attitude-based theories have asymmetric mechanisms: moral features only make it (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  45.  64
    Sobre pensamento e linguagem Wilhelm Von Humboldt On thought and language.Antonio Ianni Segatto - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):193-198.
    Wilhelm von Humboldt, na esteira de autores como Johann Georg Hamann e Johann Gottfied Herder, inaugura uma das versões daquela tradição de pensamento conhecida sob a rubrica de “virada lingüística”. Mais de um século antes da consolidação dessa tradição, esses autores já realizavam uma crítica decisiva da concepção de linguagem vigente em quase toda a história da filosofia e propunham uma nova maneira de conceber as relações entre pensamento, razão e linguagem. Basta para atestá-lo, a recordação seja dos famosos bordões (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Kant e Beck Face ao Problema da "Coisa-Em-Si".Pedro M. S. Alves - 1993 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 1 (2):53-81.
    In dieser Arbeit werden die Thesen S. J. Becks über den kantischen Begriff von Ding-an-sich geprüft. Es sollen weder die zwei Doktrinen verglichen werden, noch die Punkte, in denen sie übereinstimmen, noch die Punkte, in denen sie sich voneinander entfernen. Basis-Voraussetzung ist mehr die Idee, dass es eine kantische Lehre des Ding-an-sich nicht gibt, sondern, dass es vielfältige divergente Tendenzen gibt in der Art, wie Kant das Problem bearbeitet. Die Auffassung Becks wird als ein Dialog mit denjenigen divergenten Tendenzen dargestellt, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. The Radical Behavioral Challenge and Wide-Scope Obligations in Business.Hasko von Kriegstein - 2022 - Journal of Business Ethics 177 (3):507-517.
    This paper responds to the Radical Behavioral Challenge to normative business ethics. According to RBC, recent research on bounded ethicality shows that it is psychologically impossible for people to follow the prescriptions of normative business ethics. Thus, said prescriptions run afoul of the principle that nobody has an obligation to do something that they cannot do. I show that the only explicit response to this challenge in the business ethics literature is flawed because it limits normative business ethics to condemning (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  9
    Gott denken: zur Philosophie von Religion: Richard Schaeffler zu Ehren.Richard Schaeffler, Christoph Böhr & Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz (eds.) - 2019 - Wiesbaden: Springer VS.
    Gott denken: Diese Aufgabe zielt in die Mitte der Philosophie – und eben dieser Aufgabe widmet sich dieses Buch: einem Kompendium der europäischen Religionsphilosophie und ihrer wichtigsten Fragestellungen unter historischen wie systematischen Aspekten. Am Beginn des Bandes findet sich der hier erstmals veröffentlichte Habilitationsvortrag des bedeutenden deutschen Religionsphilosophen Richard Schaeffler – dem dieses Buch gewidmet ist – über Anselm von Canterbury und seinen Widersacher Gaunilo von Marmoutiers. Schaeffler geht der Frage nach, die vor und nach Anselm der Philosophie keine Ruhe (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Would you Believe It? The King of France is Back! (Presuppositions and Truth-Value Intuitions).Kai von Fintel - 2004 - In Marga Reimer & Anne Bezuidenhout (eds.), Descriptions and beyond. New York: Oxford University Press.
  50.  3
    Bilder beweglich denken: Akten des Symposions zu Ehren von Kazuhiko Yamaki.Kazuhiko Yamaki, Tilman Borsche & Harald Schwaetzer (eds.) - 2019 - Münster: Aschendorff Verlag.
    Du sollst dir kein Bildnis noch irgendein Gleichnis machen, fordert das zweite der zehn mosaischen Gebote. Aber wir müssen uns Bilder machen, indem wir denken. Das menschliche Denken lebt aus Bildern, es bewegt sich in Bildern, und diese entwickeln dabei ihr eigenes Leben. Wie lassen sich jenes Gebot und diese Notwendigkeit verbinden? Wie lässt sich eine jeweils zeitgemässe Ordnung in diese Bilderflut bringen, ohne sie dauerhaft zu fixieren und damit das lebendige Denken zu töten? In diese Fragen lässt sich die (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 992