Results for 'Psicologia descritiva'

1000+ found
Order:
  1. Fenomenologia e psicologia descritiva (A propósito de algumas relações entre a fenomenologia, a lógica e a matemática).Carlos Morujão - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):87-98.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  49
    DILTHEY, Wilhelm. Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Via verita, 2011. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    Em 2011, celebra-se o centenário de morte de Wilhelm Dilthey (1833-1911). Para esta data, no Brasil e no exterior, editoras e universidades vêm se mobilizando, desde o ano passado, para organizar novas edições e eventos acadêmicos sobre o filósofo alemão. Associados à Fundação Fritz Thyssen em Colônia, Alemanha, tradutores de diversos idiomas vêm vertendo a obra para o inglês, o russo e o japonês. Também traduções para o português estão sendo preparadas no Brasil.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Psicologismo e psicología em Edmund Husserl.Sávio Passafaro Peres - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O objetivo deste trabalho é examinar a crítica ao psicologismo de Edmund Husserl paraavaliar sua posição no que diz respeito à psicologia empírica. Procurarei mostrar, em primeirolugar, que Husserl, em Investigações lógicas, tem como alvo o psicologismo lógico e umadeterminada forma de psicologismo epistemológico. Em segundo lugar, buscarei mostrar quea fundamentação epistemológica da lógica pura, como ciência teórica, implica em uma teoriada subjetividade. Um dos objetivos de Husserl em Investigações lógicas é empregar afenomenologia, entendida como forma peculiar de (...) descritiva, para elaborar umanova teoria da subjetividade, por meio de uma análise descritiva das vivências envolvidas naobtenção do conhecimento teórico. Depois irei discutir o lugar que a psicologia empírica passaa ocupar depois da crítica ao psicologismo em Investigações lógicas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Hermann Lotze e Franz Brentano.Nikolay Milkov - 2018 - Guairacá - Revista de Filosofia 34 (1):26-44.
    Resumo: Franz Brentano não foi uma figura solitária que propôs sua filosofia isolada de outros filósofos contemporâneos na Alemanha, tal como alguns neo-brentanianos reivindicaram nos últimos anos. O objetivo deste artigo é corrigir tais concepções equivocadas estabelecendo que Brentano desenvolveu sua psicologia filosófica engajado ativamente no rico contexto histórico-intelectual e acadêmico de seu tempo - em particular, sob a influência de Hermann Lotze. Especificamente, Brentano: (i) adota de Lotze a ideia de que juízo não é apenas uma associação de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. A Pesquisa Científica e a Psicologia.Michel Foucault & Marcio Miotto - Tradutor - 2010 - Espaço Michel Foucault.
    As múltiplas psicologias que pretendem descrever o homem dão a impressão de ser tentativas desordenadas. Elas pretendem se construir a partir das estruturas biológicas e reduzem seu objeto de estudo ao corpo ou o deduzem das funções orgânicas; a pesquisa psicológica não é mais que um ramo da fisiologia (ou de um domínio dela): a reflexologia. Ou então elas são reflexivas, introspectivas, fenomenológicas e o homem é puro espírito. Elas estudam as diversidades humanas e descrevem a evolução da criança, as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Intercursos entre a psicologia genética e a ética do discurso de Jürgen Habermas.Francisco Romulo Alves Diniz & Carlos Henrique de Aragão Cavalcante - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):166-176.
    Neste artigo visa-se demarcar os intercursos da ética do discurso de Habermas e da psicologia genética de Lawrence Kohlberg. Se, por um lado, para o filósofo alemão a sua proposta ética pode contribuir para suprir os déficits da psicologia genética em relação ao desenvolvimento moral, por outro lado, a ética do discurso se apoia nas pesquisas empíricas realizadas pelos teóricos da psicologia e, com isso, reforçam a tese da universalidade ética defendida por Habermas e Carl Otto-Apel. No (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  43
    Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica.Kátia Ovídia José de Souza & Renata Fabiana Pegoraro - 2009 - Revista Aletheia 29:73-87.
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C. G. Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do profissional para atuar em contexto hospitalar. A partir de uma pesquisa em campo qualitativa-descritiva, est..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Oração e Saúde: questões para a Teologia e para a Psicologia da Religião (Prayer and Health: issues for theology and psychology of religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p627. [REVIEW]Mary Rute Gomes Esperandio & Kevin Lee Ladd - 2013 - Horizonte 11 (30):627-656.
    A pesquisa quantitativa tem sido predominante nos estudos sobre oração. A partir de uma abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo, este estudo examina as relações entre oração e saúde. Os dados são provenientes de 104 vídeos com entrevistas gravadas com participantes de igrejas Católicas, Protestantes e Pentecostais. A análise levantou quatro categorias descritivas do uso da oração: 1. Como estratégia de coping (enfrentamento) (62,5%); 2. Para manter viva a espiritualidade (15,3%); 3. Como técnica de empoderamento mútuo (8,6%); 4. Como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Contribuições e limites da abordagem analítica na filosofia da psicologia de Ludwig Wittgenstein.Pedro Dulci - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):240-255.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de Ludwig Wittgenstein à fundamentação do saber e prática psicológica. Isso será feito em dois movimentos fundamentais: em primeiro lugar, reconstruiremos os interlocutores de Wittgenstein e as questões que estavam pressupostas em cada um deles. Em segundo lugar, argumentaremos sobre o método analítico que Wittgenstein escolheu para lidar com essas questões. Isto significa, pelo menos, duas coisas: Wittgenstein assume que a linguagem descritiva é o padrão para a interlocução humana, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Conhecimento de Fenômenos Psíquicos em Brentano.Johannes L. Brandl & Joelma Marques de Carvalho - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):51-77.
    O objetivo principal deste artigo é esclarecer como Brentano define a relação entre (a) o conhecimento de nossos próprios fenômenos de consciência e (b) o conhecimento de fenômenos de consciência de outros sujeitos. Por um lado, Brentano argumenta, seguindo a tradição moderna, que o conhecimento dos próprios atos mentais é absolutamente fundamental. Ao mesmo tempo, porém, ele quer mostrar com sua Psicologia do ponto de vista empírico uma clara alternativa ao introspeccionismo. Mostraremos como Brentano busca unir estes dois objetivos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  58
    Franz Brentano's theory of judgment (1889): a critique of Aristotle's correspondence theory of truth.Evandro Oliveira de Brito - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):39-56.
    Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a análise, o problema, a solução, mas, em particular, o conceito de verdade formulado por Franz Brentano, em 1889. Como base textual, eu analiso a comunicação de Brentano apresentada à comunidade filosófica de Viena, em março de 1889, intitulada Sobre o conceito de verdade (Über den Begriff der Wahrheit), e faço uma exposição sistemática da análise de Brentano acerca dos problemas que envolvem a interpretação do conceito aristotélico de verdade como correspondência. Minha interpretação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Embustes fenomenológicos entre Husserl e Brentano sobre a origem do tempo.Isabela Carolina Carneiro de Oliveira - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):8-25.
    O tempo é um grande tema para a fenomenologia. O atual artigo remonta alguns dos embates teóricos entre as primeiras teorias elaboradas por Husserl e Brentano sobre esta temática. É curioso notarmos que Husserl também se deparou com muitos dos problemas epistêmicos enfrentados pelo Brentano. No entanto, Husserl não tinha o compromisso de melhorar a teoria brentaniana, uma vez que o autor não quis continuar como um membro de sua escola. Conforme veremos, Husserl elaborou desde os seus escritos iniciais sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference.Sandra Mara Corazza & Marina dos Reis - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020032.
    Tão aberto como um sonho, este artigo de teor ensaístico aborda alguns estudos em filosofia e psicologia que tratam sobre a interpretação e a função social do sonho, aproximando escrita e educação. Essa educação sensível torna-se crítica e artística ao lidar com evocações de imagens e sensações do inconsciente individual e do coletivo. Pelo diapasão da Filosofia da Diferença, traçamos proposições a pensar pelo ritmo do sonho, sentir suas ressonâncias sociais e para a elaboração da escrita em educação. Aulas-sonho, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática.Cinthia Aranovich & Maria da Graça Taffarel Krieger - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O presente Trabalho de Conclusão de Residência multidisciplinar em Saúde possui o objetivo de conhecer a percepção e a prática de profissionais médicos, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no que concerne aos Cuidados Paliativos (CP) na Atenção Primária à Saúde (APS). Os seis profissionais desta amostra estão vinculados a ESF de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Canoas/RS. O estudo possuimetodologia de natureza qualitativa e abordagem descritiva. O referencial teórico utiliza-se de áreas da (...) da saúde, medicina paliativa, e do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados apontam para necessidade de incluir nas práticas de CP dimensões subjetivas no cuidado e a interdisciplinaridade como método de trabalho. Ademais, identificaram-se lacunas referentes acapacitações e formações especificas em CP, sobrecarga de trabalho e insatisfação profissional. Essa pesquisa pretende ampliar a discussão dos muitos desafios éticos a serem vencidos na APS, referente aos CP. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Depressão, Suicídio e Habilidades Sociais No Ensino Médio Nas Escolas de Corumbá e Ladário – Ms.Débora Sodré Gonçalves Carneiro & Cláudia Araujo de Lima - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:215-232.
    A grande incidência de adolescentes com depressão, ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio em todo o mundo vem se apresentando como uma das principais causas de doença e incapacidade. Múltiplos fatores determinam a saúde mental de um estudante. O objetivo desse artigo é descrever os indicadores de depressão, suicídio e habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar. O estudo de caso investigou indicadores sobre a depressão, relacionados a habilidades sociais e ideação suicida no contexto escolar. Foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Psicología integral de la persona. Bases para un meta-modelo de Psicología clínica.Asociación de Psicología Integral de la Persona - 2022 - Studium Filosofía y Teología 25 (49):91-116.
    En el presente artículo se busca exponer sintéticamente el meta-modelo de la Psicología integral de la persona. A partir de seis preguntas fundamentales se intenta mostrar sus principales planteamientos: (1) qué es la Psicología clínica, (2) qué es la salud psíquica, (3) qué es el desorden psíquico, (4) en qué consiste el diagnóstico clínico, (5) en qué consiste el proceso de sanar psíquicamente y (6) cuál es el rol del terapeuta.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Tabla de contenidos.Acta Colombiana de Psicología - 2021 - Acta Colombiana de Psicología 24 (2).
    ISSN:1909-9711 Misión La Revista Acta Colombiana de Psicología publica hallazgos originales de las investigaciones en Psicología y de esta disciplina en diálogo con otras, con el propósito de divulgarlas a la comunidad universitaria y a todas las personas interesadas en conocer sus nuevos avances y aplicaciones a distintos campos y necesidades de la sociedad contemporánea.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Tabla de contenido.Acta Colombiana de Psicología - 2021 - Acta Colombiana de Psicología 25 (1).
    ISSN:1909-9711 Misión La Revista Acta Colombiana de Psicología publica hallazgos originales de las investigaciones en Psicología y de esta disciplina en diálogo con otras, con el propósito de divulgarlas a la comunidad universitaria y a todas las personas interesadas en conocer sus nuevos avances y aplicaciones a distintos campos y necesidades de la sociedad contemporánea.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Tabla de contenido.Acta Colombiana de Psicología - 2022 - Acta Colombiana de Psicología 25 (2).
    ISSN:1909-9711 (En línea) Misión La Revista Acta Colombiana de Psicología publica hallazgos originales de las investigaciones en Psicología y de esta disciplina en diálogo con otras, con el propósito de divulgarlas a la comunidad universitaria y a todas las personas interesadas en conocer sus nuevos avances y aplicaciones a distintos campos y necesidades de la sociedad contemporánea.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  84
    A Psicologia da Religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung.Luiz Henrique Lemos - 2014 - Horizonte 12 (33):251-252.
    LEMOS, Luiz Henrique. A Psicologia da religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Psicologia e arte: um paradigma estético dos processos de criação.Aline Groff Vivian & Jorge Trindade - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:107-121.
    O artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso em psicologia e busca compreender como se dá o processo de criação artístico, qual sua função e o que expressa o artista através de sua obra. Apresenta um referencial teórico que aborda psicologia e sua inter-relação com a Arte, além das importa..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Psicologia clínica e psicologia comunitária – Uma proposta de convivência pacífica.Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):4-15.
    Na tentativa de propor uma conciliação das práticas comunitária e clínica em Psicologia, pretendemos desenvolver os seguintes elementos em ambas as propostas: uma prática de escuta às situações emergentes, uma postura ética e política de escuta aos sujeitos e a promoção da saúde engajada na realidade social brasileira. Ambas as perspectivas podem ser complementares desde que partamos da unidade e não da dicotomia entre elas. Defendemos que as propostas de Psicologia Comunitária, inaugurada por Martin-Baró, e de Psicologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Psicologia Racional e a Ideia Pseudo-Racional de Alma.Michelle Grier - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):166-185.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    A psicologia fenomenológica como anunciada por Edmund Husserl.Edmund Husserl & José Olinda Braga - 2023 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2).
    Entre os anos 1925 e 1928, Edmund Husserl elaborou uma série de reflexões acerca do que deveria ser uma psicologia fenomenológica e sua relação com a fenomenologia transcendental, presentes na Husserliana IX, com o título de “Psicologia fenomenológica” (Phänomenologische Psychologie). Esses escritos são partes constitutivas das preleções do semestre de verão de 1925, somados à quarta e última versão do artigo destinado à Enciclopédia Britânica, as Conferências de Amsterdam e, adicionalmente, alguns apêndices bastante ilustrativos do que ficara amplamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência.Ana Maria Melo de Pinho, Geísa Sombra de Castro, Verônica Morais Ximenes, Carolina Pinheiro Moreira & Gabriela Pimentel Barreto - 2009 - Revista Aletheia 30:27-38.
    A Psicologia Comunitária pode ser defi nida como uma área da Psicologia Social da Libertação (Góis, 2005), voltada para a compreensão da atividade comunitária como atividade social significativa e consciente e para a compreensão dos seus reflexos nas dimensões objetivas e subjetivas. O presente arti..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    La psicología fenomenológica en Colombia: siglo XXI.Lina Marcela Gil Congote - 2020 - Eikasia Revista de Filosofía 94:51-72.
    Este artículo da los siguientes pasos: 1. Expone las principales tesis de E. Husserl que sustentan la psicología fenomenológica como estudio de la subjetividad: región de las regiones, en sus vertientes empírica y trascendental, en dos de sus obras: Psicología fenomenológica e Ideas II; 2) Desde esta orientación teórica plantea la recepción de la psicología fenomenológica en Colombia en las primeras décadas de este siglo, sintetizadas así: a) el proyecto de naturalización, b) fenomenología y psiquiatría, c) la vía psicológica: inteligencia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  34
    Psicología Comunitaria: prácticas en Valparaíso y visión disciplinar de los académicos nacionales.Héctor Berroeta Torres, Fuad Hatibovic Diaz & Domingo Asún Salazar - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    Este trabajo analiza las características de las prácticas de intervención y el desarrollo disciplinar de la Psicología Comunitaria en el país. El estudio se organizó a partir de los antecedentes aportados por distintas investigaciones que plantean la existencia de un desfase entre el marco disciplinar y las practicas de intervención. La investigación se llevó a cabo en una muestra de psicólogos de la Provincia de Valparaíso (N=51), quienes respondieron a un cuestionario y luego una sub muestra (N= 5) que fueron (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Psicologia e Inclusão.Ana Paula Camilo Ciantelli & Lúcia Pereira Leite - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):97-132.
    Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Psicologiá y literatura.Rafael Altamira - 1905 - Barcelona,: Henrich y ca.
    Este libro es una exploracion profunda sobre la relacion entre la psicologia y la literatura. El autor Rafael Altamira analiza como los personajes literarios reflejan y dan forma a nuestras propias experiencias de la vida y la mente humana, y demuestra como la literatura puede ser una herramienta poderosa para comprender el mundo que nos rodea. This work has been selected by scholars as being culturally important, and is part of the knowledge base of civilization as we know it. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  17
    Ética y Psicología.Jorge Rivas - 2022 - Revista Ethika+ 6:97-114.
    Tanto en el ámbito académico como en el de las instituciones profesionales de la psicología se suele reconocer el aporte de la reflexión ética. Sin embargo, la forma como los mismos profesionales enfrentan los dilemas éticos evidencia un apego a valores personales antes que a principios deontológicos. Es posible que esto pueda entenderse a partir de la posmodernidad, pero es claro que para ahondar en el tema es necesario hacer un análisis que parta desde el carácter moral de la psicología, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Psicologia Racional e Antropologia Empírica em Kant.Alexandre Hahn - 2019 - Natureza Humana 21 (2):53-76.
    o presente artigo busca destacar a importância dos “Paralogismos da razão pura” para o projeto kantiano de uma antropologia empírica sistematicamente constituída, isto é, uma ciência do homem. Mais precisamente, defenderá que o principal resultado da crítica à psicologia racional (enquanto doutrina da alma) foigarantir a possibilidade lógica do “eu numênico”. Isso permitiu que o homem fosse pensado como agente livre, capaz de fazer algo de si mesmo, superando sua condição demero produto da natureza. Essa ideia de homem é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  58
    Psicologia E religião em Viktor Frankl: A relação entre ciência E espiritualidade na logoterapia.Me Julio Cezar Lazzari Junio - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 60-75.
    A logoterapia é a terapia do sentido da vida e a sua aproximação com a teologia e a filosofia é muito clara. Suas bases são constituídas por elementos espirituais, em sua maioria, e tal fato faz de Viktor Frankl, seu criador, alguém que tentou separar a barreira entre religião e ciência. Partindo do princípio de que o homem é um ser espiritual, a logoterapia contempla o indivíduo como alguém autônomo diante de sua existência, capaz de decidir por onde caminhar e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Psicología, política y poesía en República IV y X.Lucas Soares - 2022 - Areté. Revista de Filosofía 36:129-148.
    En este artículo me interesa sostener que en la República la posibilidad de una buena koinōnía se ve obstaculizada por la potencia emocional y perversión psicológica de la poesía mimético-placentera, la cual estimula y fortalece la parte irracional del alma de sus receptores mediante la imitación de personajes ligados al deseo y la ira. Para tal fin examino, en primer lugar, algunos de los pasajes de República IV en los que es posible suscribir la prioridad que tiene la tripartición psíquica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Determinismo, psicología y moral en las fuentes de William James.Jose Jatuff - 2023 - Cuestiones de Filosofía 9 (32):105-125.
    Hacia la segunda mitad del siglo XIX, una fuerte actitud positivista dio forma a un mundo determinado. El método científico parecía exigir la continuidad del sistema causal en todas las dimensiones de los fenómenos, lo cual entró en tensión con todo lo relativo a la estructura motivacional y volitiva del sujeto. William James interviene en el debate, tiene en cuenta diversas aristas del problema y pone en juego su lectura de los psicólogos ingleses (Mill, Bain y Spencer) y de Renouvier. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. La Psicología Platónica de la Acción a la luz de la relación República-Filebo.Gabriela Silva C. - 2009 - Apuntes Filosóficos 19 (34).
    La posibilidad de sentar las bases para una psicología platónica de la acción puede ser abordada desde la perspectiva de la conexión entre la doctrina del alma tripartita de República y la psicología del placer del Filebo. A la luz de dicha conexión, la noción del alma como fuente del deseo se constituye en factor determinante de nuestro carácter personal y nuestra forma de actuar, lo que hace posible construir una tipología de hombre basada en la primacía de una parte (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  60
    Psicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida.Jardel Sander da Silva - 2008 - Revista Aletheia 27:222-232.
    Este artigo versa sobre as questões epistemológicas basilares que envolvem a psicologia como ciência da subjetividade humana. Realiza-se uma investigação crítica e contemporânea sobre estas questões, avaliando a pertinência à psicologia de uma verificação epistemológica que separaria um sujeito de c..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    A psicologia experimenterende de Kierkegaard como resposta à psychologia empirica e à experimentelle psychologie.Natalia Mendes Teixeira - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):144-156.
    The question about the object, method, and nature of Psychology in the first half of the 19th century received three proposals: the first, presented by Christian Wolff, appealed to the conciliation between the Psychologia Rationalis and the Psychologia Empirica based on the process of Experimentalphysik and in the Principle of Sufficient Reason; the second, proposed a shift towards Physiology this proposal was responsible for establishing the Psychology as an independent Science; the third offers an existential approach to mental phenomena. We (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Hacia una Psicología integralmente humana: ¿es el hombre un objeto más de la naturaleza?Pablo Verdier Mazzara - 2022 - Studium Filosofía y Teología 25 (49):77-90.
    Se presenta una reflexión antropológica y epistemológica de la situación actual de la Psicología clínica y de la Psiquiatría. Partiendo de los hechos y datos clínicos se plantea la necesidad de explicitar el fundamento filosófico (antropológico y ético) de estas disciplinas, y abrir estas áreas del saber a dimensiones no contempladas por las ciencias positivas. La equiparación de estas materias a las ciencias naturales lleva irremediablemente a un reduccionismo cientificista, que a su vez nos conduce a unas aporías clínicas insalvables, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  81
    Para uma Historia da Psicologia.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - jul-dez 2016 - Ideação 34:355-374.
    A história da psicologia, tal como aparece em algumas obras (E.G. Boring 1950; M. Reuchlin 1957; P. Fraisse e J. Piaget 1963) ou em capítulos introdutórios de alguns manuais (M. Reuchlin 1977), reflete uma adesão — raramente discutida — a uma concepção internalista. Segundo essa concepção, a psicologia seria animada por uma dinâmica própria, um processo evolutivo totalmente endógeno, e seria independente de fatores externos tais como os domínios religiosos, sociopolíticos e econômicos. Além do mais, os partidários dessa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Psicologia, Metafísica e Literatura: a Descrição dos Sentimentos Profundos em Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura,a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Psicología intencional e indeterminación. El problema de los casos Quine en la psicología popular de Fodor.Camilo Ramírez Motoa - 2022 - Humanitas Hodie 5 (1):H51a2.
    En el presente artículo se exploran las implicaciones de la proliferación sistemática de los casos-Quine en las generalizaciones intencionales legaliformes propios de la psicología popular de Fodor. En un primer momento, se presentan los aspectos básicos de la semántica informacional de Fodor. En un segundo momento, se analiza la irrupción de los problemáticos casos-Quine, para lo cual se presta especial atención a las concesiones a las que se ve obligado Fodor para hacerles frente, al sugerir que la indeterminación asociada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Psicología pura de la primera infancia y las experiencias fundantes. Estudios desde la fenomenología de Edmund Husserl.Andrés Felipe López López - 2017 - Escritos 25 (55):357-395.
    Understanding the origins of consciousness and human experience, the relation between phylogenetic development and the development of “soul”; these are two issues that could be addressed by means of phenomenological method, through which one might reach the founding elements concerning the creation of meaning of the world, of oneself and of alterity. Traditionally, it has been regarded that in order to understand the life of consciousness in its volitive, cognitive, aesthetic and practical aspects; one should approach adult life. The article (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  5
    Neurociência, Psicologia Moral e Direito: Primeiras Reflexões sobre (Im)possibilidade de Convencimento Racional.Thais de Bessa Gontijo de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Ainda que sejam muitos os momentos em que o Direito se deixa influenciar pelos valores, existe hoje uma convicção de que os processos de aplicação do Direito resultam de processos racionais. Acredita-se que o aplicador do direito é influenciado pelos argumentos das partes, e constrói sua decisão racionalmente. Todavia, novas descobertas da Neurociência e da Psicologia Moral mostram que muitos desses julgamentos morais, que inevitavelmente influenciam os julgamentos jurídicos, são feitos de forma inconsciente e não-racional. Quando formados, esses julgamentos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. La psicología de las emociones: Félix García Moriyón entrevista a Roberto Colom.Félix García Moriyón - 2005 - Diálogo Filosófico 62:223-256.
    La psicología y los psicólogos han dedicado bastante esfuerzo para conseguir una comprensión mejor y más profundea de las emociones y los sentimientos. Roberto Colom con sus respuestas nos ofrece una visión de primera mano de todas esas aportaciones así como el punto de vista de un psicólogo sobre el valos y la importancia de las emociones, los sntimientos y la vida afectiva en general para la personalidad humana.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Nascimentos da Psicologia: A Natureza e o Espírito.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - 2015 - Ideação 32:259-288.
    Desde sua constituição como domínio do saber no fim do século XVI, a psicologia divide-se rapidamente em duas tendências com orientações diferentes. A primeira, de inspiração naturalista, situa-se no prolongamento do comentário da Física aristotélica e se desenvolve principalmente nas universidades protestantes de Marburgo e Leiden. Nesses estabelecimentos onde reinava então um espírito humanista, racionalista e tolerante, toma lugar a primeira forma de dualismo da alma e do corpo. Mas na mesma época, em círculos místicos e herméticos, desenvolve-se uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crí­tica í racionalidade.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Princípios 17 (27):53-74.
    Resumo : o objetivo do trabalho é analisar a crítica de Nietzsche à razáo ocidental bem como aos elementos epistemológicos que fornecem suporte à racionalidade. Através do mapeamento de alguns textos do último período de produçáo filosófica de Nietzsche, esse estudo parte da associaçáo entre razáo e décadence através de uma trajetória que começa com Sócrates e que se desdobra ao longo da modernidade, a fim de constatar a maneira pela qual um determinado processo decadencial resulta na "perversáo da razáo", (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000