Results for 'Lívia Chaves de Melo'

998 found
Order:
  1.  3
    Escrita Acadêmica Na Escrita Reflexiva Profissional: Citações de Literatura Científica Em Relatórios de Estágio Supervisionado.Lívia Chaves de Melo, Adair Vieira Gonçalves & Wagner Rodrigues Silva - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):95-119.
    Neste artigo, investigamos práticas de citação de literatura científica na escrita reflexiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação, em disciplinas de estágio obrigatório em Ensino de Língua Inglesa numa Licenciatura em Letras. Analisaremos, especificamente, como esses professores se representam a partir de citações de literatura científica, e caracterizaremos algumas funções exercidas pelas citações na escrita reflexiva emergente na esfera acadêmica. Utilizamos a abordagem dialógica da linguagem dos estudos bakhtinianos como referencial teórico de base, além de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Academic Writing in Reflexive Professional Writing: Citations of Scientific Literature in Supervised Pre-Service Training Reports.Lívia Chaves de Melo, Adair Vieira Gonçalves & Wagner Rodrigues Silva - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):95 - 119.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  28
    Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio.Railda Fernandes Alves, Myriam de Oliveira Melo, Samkya Fernandes de Oliveira Andrade, Thiago Silva Fernandes, Deize Lima Gonçalves & Adriano Araújo Freire - 2012 - Revista Aletheia 38:39-54.
    Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida em pessoas com câncer que buscam assistência em casas de apoio. A amostra foi composta por mulheres (82,5%) e homens (17,5%), (N=57). A metodologia foi quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, a escala de qualida..
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder para mostrar como (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Critérios Éticos E Políticos Para a Triagem Em Tempos de Crise: Pensando a Alocação de Recursos Escassos a Partir da Deficiência.Luana Adriano Araújo, Arthur Cezar Alves de Melo & Ana Paula Barbosa-Fohrmann - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e28.
    A crise sanitária global provocada pela Covid-19 impôs um cenário crítico de escassez de recursos médicos. As pessoas com deficiência, nessas circunstâncias, são sujeitadas a maior vulnerabilidade do que ocorreria em circunstâncias normais. À luz dessa realidade, nos propomos a apresentar alguns critérios de alocação de recursos empregados durante a crise, destacando seu caráter nocivo para às pessoas com deficiência, e analisar de que forma o princípio da não-discriminação pode, se tomado como referência, contribuir para a reflexão ética e política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    O significado histórica religiosa da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011.Mario Henrique Resende Melo - 2013 - Horizonte 11 (29):405-406.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MELO, Mário Henrique Resende. O significado histórico religioso da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Probabilidade Indutiva e sua Relação com o Princí­pio de Casualidade.Lia Maria Alcoforado de Melo - 1995 - Princípios 2 (3):102-109.
    A questao do estabelecimento de quais argumentos indutivos tem maior probabilidade de se aproximar mais da verdade, liga-se com maior intensidade aos raciocinios que envolvem generaliza<;oes humeanas. 0 principio de causalidade, suporte basico da legitimidade da indu<;ao cientifica, e discutido neste trabalho a partir das obje¢es de HUME, a existencia de uma logica que garanta sua racionalidade. Objetivou-se construir uma arqumentacao justificativa que mostrasse que HUME nao prova atraves de sua teoria cetica, que 0 principio causal e irracional; muito embora (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Sobredeterminação da Vida moral em face da Vida biológica: Abordagens kantianas para questões de bioética(s).Noêmia Sousa Chaves - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):181-203.
    O objetivo deste artigo é demonstrar como, apesar da sobredeterminação, a vida moral e a biológica se articulam, observando-se não apenas a grandeza daquela sobre esta, mas realçando o papel da vida moral ao significar a vida biológica, seja ela humana ou de outra espécie. Nesse contexto, pode-se perguntar: por quais caminhos morais é possível se chegar à significação da vida biológica? É possível se fugir do paradigma da consciência e se aquilatar moralmente tanto um quanto outro tipo de vida? (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Do “Sonho Literário” Ao “Sonho Político” da Peste: Foucault, Leitor (Crítico) de Camus.Ernani Chaves - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e21.
    A partir da oposição entre “sonho literário” e “sonho político”, pretendemos analisar a crítica que Foucault faz à “literatura da peste”, na qual se inclui o conhecido livro de Albert Camus. Ao final, procuramos sinalizar para o fato de que, tomando o caso do Brasil, é pertinente dizer, com Foucault, que as relações entre medicina e política constituem o pano de fundo das formas de normalização instituídas durante a pandemia do covid 19, mas que também, apesar das críticas de Foucault (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Nem gênio, nem herói: Nietzsche, Renan E a figura de Jesus.Ernani Chaves & Allan Davy Santos Senab - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):321.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A crítica de Habermas ao paradigma “produtivista” como orientação emancipatória da esquerda.Rúrion Soares Melo - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:69-82.
    COM BASE NA TESE DE QUE DEVEMOS ENTENDER A “DEMOCRACIA RADICAL” COMO O NÚCLEO NORMATIVO DE SOCIEDADES EMANCIPADAS, O ARTIGO EXPÕE A CRÍTICA DE HABERMAS AO PARADIGMA “PRODUTIVISTA” COMO ORIENTAÇÃO EMANCIPATÓRIA DA ESQUERDA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  29
    Nietzsche, F. A Vontade de Poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes E Francisco José Dias de Moraes. Apresentação de Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. [REVIEW]Ernani Chaves - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):449.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Do “Sujeito de Desejo” Ao “Sujeito Do Desejo”: Foucault Leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional.Olívia Rochadel, Regina Célia Linhares Hostins & Alessandra Giacomett Melo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vem assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o ensino médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A doutrina neofuncionalista de integração regional E a necessidade de adoção do mecanismo eletivo direto no âmbito do parlasul: A teoria de Ernst Haas na consolidação parlamentar supranacional.Lucas Augusto Macedo Chaves - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    A DOUTRINA NEOFUNCIONALISTA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E A NECESSIDADE DE ADOÇÃO DO MECANISMO ELETIVO DIRETO NO ÂMBITO DO PARLASUL: A TEORIA DE ERNST HAAS NA CONSOLIDAÇÃO PARLAMENTAR SUPRANACIONAL.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Ética y economía: La perspectiva de Amartya Sen.Jorge Arturo Chaves - 2002 - Estudios Filosóficos 51 (146):5-37.
    El divorcio entre ética y economía tiene lamentables consecuencias en nuestra sociedad contemporánea. El Nobel de Economía Amartya Sen constata el hecho y analiza las raíces del problema en la propia estructura y práctica de la disciplina económica. El presente artículo sintetiza las ideas que al respecto ha elaborado Sen por tres décadas. Se exponen los argumentos de este autor donde se entrelazan el razonamiento económico, el filosófico y el histórico crítico, ofreciendo una síntesis de esta contribución de Sen a (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Acesso à justiça: Delineamentos gerais E análise no projeto de novo código processual civil.Débora Daniele Rodrigues E. Melo & Denise Rocha Dias da Silveira - 2013 - Revista Fides 4 (2):119-134.
    ACESSO À JUSTIÇA: DELINEAMENTOS GERAIS E ANÁLISE NO PROJETO DE NOVO CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Sobre o Significado Ea Importância Do Pensamento de Nietzsche: A Correspondência Entre Max Horkheimer E Wolfgang Müller-Lauter.Ernani Chaves - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    De la relation entre la pensée et le langage selon trois approches philosophiques majeures.Candida Melo - 2006 - Manuscrito 29 (2):597-636.
    La plupart des approches développées en philosophie adop-tent la notion de représentation pour expliquer la relation entre l’esprit, le langage et le monde. L’idée générale est que les pensées représentent les faits du monde via des concepts et que le langage sert d’intermédiaire entre les deux en exprimant les pensées. Le lien est tissé par la signifi-cation. Certains pensent que la signification peut être analysée en termes des pensées des locuteurs. Comme pareilles pensées sont essentiellement intentionnelles, on explique la signification (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Yo y el otro: actitudes ambivalentes hacia la immigración entre los estudiantes de secundaria en Extremadura.A. Baigorri, M. M. Chaves & R. Fernández Díaz - 2004 - Aposta 9:2.
    El presente artículo da cuenta de las actitudes hacia los inmigrantes entre los estudiantes de educación secundaria de edades comprendidas entre 12 y 13 años en Extremadura, España. Los datos proceden de una investigación financiada por el Gobierno Regional de Extremadura y en ellos se muestran ¿mediante análisis de contenido y utilización de citas textuales¿ los componentes estructurales que alimentan las actitudes positivas y/o negativas hacia la inmigración y los inmigrantes por parte de los adolescentes extremeños, en la medida en (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Breve perspectiva de los fundamentos de la mecánica cuántica: el primer centenario.Max Chaves - 2002 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 40 (100):133-144.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Decisoes médicas em fim de vida. Questoes éticas para a medicina nas sociedades ocidentais.Jorge Orlando Melo - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):487-504.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A importância da boa-fé nas relações de consumo.Leonardo Albuquerque Melo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A IMPORTÂNCIA DA BOA-FÉ NAS RELAÇÕES DE CONSUMO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Damiao de Góis na Europa do Renascimiento.António Melo - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):907-910.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Acerca da relação do discurso de Alcibíades com os outros discursos do Banquete platônico.Friedrich Nietzsche & Ernani Chaves - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:183-186.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Decisões Médicas em Fim de Vida. Questões Éticas para a Medicina nas Sociedades Ocidentais.Jorge A. S. Melo - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):487 - 503.
    Uma história inicial exemplifica a extensão dos problemas com que doentes e profissionais de saúde se confrontam hoje, nas fases finais de vida. O desenvolvimento científico e tecnológico do último século onginou problemas de índole moral que levaram à criação de um novo corpo teórico que complementa a ética médica, incapaz de, por si só, dar resposta aos problemas da biomedicina actual. No artigo aborda-se esta evolução e tipificam-se os problemas associados com as intervenções médicas em fim de vida. From (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Habermas et la nécessaire révision de la gauche.Rurion Melo & Adélaïde Gregorio Fins - 2012 - Rue Descartes 76 (4):42.
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  19
    O “Paradoxo” da Democracia Radical: Crise, Protestos E Perda de Legitimação.Rúrion Melo - 2016 - Doispontos 13 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    Gênero e Revolução Cubana: reflexões sobre as relações de gênero no Exército Rebelde.Rafael Saddi & Érica Isabel Melo - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    Construção e validação de tarefa de Stroop Emocional para avaliação de viés de atenção em mulheres com Transtorno de Ansiedade Generalizada.Débora Cristina Fava, Christian Haag Kristensen, Wilson Vieira Melo & Lisiane Bizarro Araujo - 2009 - Paideia (Misc) 19 (43):159-165.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    À toa na vida até chegar o tempo de ler, ouvir e ver – não podemos ignorar.António Melo - 2015 - Cultura.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Mito E Política: Notas Sobre o Conceito de Destino No "Jovem" Benjamin.Ernani Chaves - 1994 - Trans/Form/Ação 17:15-30.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    Santos, Rodrigo Barboza dos. Filosofia do ensino de Filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia. [REVIEW]Kleber Santos Chaves - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019032.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    A Avaliação de Crianças Para Adoção; Children Evaluation for Adoption.Verônica Petersen Chaves - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:27-42.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    Do Céu Patrão Neves, M.: 1996, Comissões de Ética: das Bases Teóricas à Actividade Quotidiana (Ethics Committees: from Theory to Daily Practice).Jorge Melo - 1998 - Medicine, Healthcare and Philosophy 1 (3):291-291.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    A Filosofia como dispositivo de transformação na educação.Danilo Melo - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):5.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
  38.  8
    Lessing, Um Espírito Livre. Sobre o Aforismo 103 de O Andarilho E Sua Sombra.Ernani Chaves - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):297-316.
  39. Considerações a respeito da tese de 1932 de Lacan: da psicose paranóica em suas relações com a personalidade.Wilson Camilo Chaves - 2003 - Princípios 10 (13):157-169.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    O Trágico, o Cômico E a "Dist'ncia Artística": Arte E Conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Espiritualidade como acesso à verdade: uma provocação de Michel Foucault para a Teologia.Irenio Silveira Chaves - 2014 - Horizonte 12 (35).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Reseña de "Intelligent Virtue" de Annas, Julia.Santiago Melo - 2012 - Ideas Y Valores 61 (149):174-180.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. El Modelo de Urbe Global.M. M. Chaves - 2004 - Aposta 4:1.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Sarcocystis En Músculo de Alpaca. II. Estudio Con El Microscopio Electrónico de Las Formas Celulares En Los Macroquistes.D. Melo, N. Rojas & E. Neira - 1990 - Teorema: International Journal of Philosophy 1 (2).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. El agua: representaciones y creencias de ahorro y dispendio.O. Rodríguez, M. Melo, A. Sánchez, K. García & D. Lázaro - 2002 - Polis 1:29-44.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  49
    Leibniz on Estimating the Uncertain.Wolfgang David Cirilo de Melo & James Cussens - 2004 - The Leibniz Review 14:31-41.
    Leibniz’s De incerti aestimatione, which contains his solution to the division problem, has not received much attention, let alone much appreciation. This is surprising because it is in this work that the definition of probability in terms of equally possible cases appears for the first time. The division problem is used to establish and test probability theory; it can be stated as follows: if two players agree to play a game in which one has to win a certain number of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  29
    Crónica.Lúcio Craveiro Da Sitva, José Antônio de C. R. De Souza, Alfredo Dinis, B. F., António Melo, Barros Dias, Ângelo Alves, João Vila-Chã, Joaquim Domingues, Roque Cabral, Jorge Neves & F. Gama Caeiro - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):301 - 320.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Entrevista com Castor Ruiz: "A Vida Humana, um Problema Filosófico".por Rosângela Chaves & Carmelita Brito de Freitas Felício - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):212-233.
    Professor de Filosofia da Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Castor M.M. Bartolomé Ruiz é um estudioso dos mecanismos do poder e da chamada “biopolítica”, dialogando sobretudo com as obras dos filósofos Giorgio Agamben e Michel Foucault. Doutor em Filosofia pela Universidade de Deusto, na Espanha, e autor de vários livros, Ruiz foi um dos palestrantes do 3º Colóquio de Biopolítica, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG de 10 a 14 (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Alfabetização Como Empoderamento da Cidadania Em Idosas Com Doença Crônica.Luzia Wilma Santana Da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara De Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 998